Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 218 :: 27 de Agosto de 2011


Juros de mora

Os créditos relativos a dívidas de terceiros devem constar no balanço patrimonial da empresa, em conta pertencente ao Ativo Circulante, que engloba os direitos e haveres que esta possui.

Sendo tais créditos oriundos de operações baseadas em contratos (por exemplo, aluguéis de bens móveis e/ou imóveis) ou em duplicatas, nos quais há o devido marco inicial da mora, tais contas a receber devem ser periodicamente atualizadas (de acordo com os índices oficiais de correção monetária) e os juros moratórios legais.

No que se refere à correção monetária, se não há outro índice indicado no documento que deu origem ao crédito, a atualização da dívida se dá a partir das datas de vencimento dos títulos com base na variação do IGP-M (FGV), índice usado pelo Poder Judiciário.

No que respeita aos juros de mora, caso não tenha sido estipulado outra taxa, aplica-se o percentual legal de 1% (um por cento) ao mês, previsto no Código Civil, também a partir das respectivas datas de vencimentos.

Periodicamente, na escrita contábil, tais acréscimos legais ao valor original devem ser registrados, adequando o patrimônio da empresa à realidade, independentemente de ajuizamento da cobrança da dívida.

Ocorre, porém, que quando os créditos são ajuizados, muitas vezes o Judiciário determina que a contagem dos juros de mora ocorra somente a partir da data de citação do devedor.

Tal entendimento se baseia numa leitura apressada do artigo 219 do Código de Processo Civil (CPC). Este dispositivo legal estabelece:

Art. 219 - A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

Ora, os acessórios do crédito principal (aí incluídos os juros de mora e a atualização monetária) pertencem ao direito material (Código Civil - CC) e não ao formal (Código de Processo Civil - CPC).

O artigo 219 do CPC somente deve ser utilizado, para fins de determinação do termo inicial da mora, nos casos em que este não estiver expresso em convenção entre as partes ou não existir previsão legal.

E isso em decorrência do que dispõe o artigo 397 do Código Civil:

Art. 397 - O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

Parágrafo único - Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.

Este entendimento envolve o princípio que veda o enriquecimento ilícito do devedor e é matéria de direito material e não formal. Do contrário, seria um grande negócio para o devedor não adimplir suas dívidas, contando com sua sensível redução (perda de valor), após o ajuizamento.

Nesse sentido, estipula o artigo 394 do CC:

Art. 394 - Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.

E o artigo 395 do CC aclara os efeitos da mora:

Art. 395 - Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

Portanto, prevendo o título executivo extrajudicial a data de vencimento e o percentual de juros de mora, estes e a atualização monetária do principal devem ser calculados desde o termo inicial convencionado e não da data de ajuizamento ou citação do devedor.

Mario Pinheiro

(jornalista, contador a advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Poemas espalhados pelos ônibus

Com objetivo de estimular e divulgar de forma abrangente a produção poética, a Prefeitura de Bagé em parceria com as empresas do transporte coletivo Anversa e Stadtbus, realizam a 1ª edição do Concurso Poemas no Ônibus. Cerca de 50 poesias serão selecionadas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Bagé. O concurso é organizado pela Secretaria Municipal da Cultura.

As inscrições serão realizadas até o dia 2 de setembro na Casa de Cultura Pedro Wayne e na Biblioteca Pública Municipal, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, pessoalmente, pelos Correios ou pela Internet, pelo e-mail poemanosonibus.bage@hotmail.com.

Cada candidato poderá inscrever até três poemas inéditos com, no máximo, 14 linhas. Um júri composto por cinco pessoas, representantes da área da literatura escolherá os vencedores, que serão conhecidos dia 16 de setembro e, então, passaram a circular impressos nos ônibus até julho de 2012.

Com doção das Lojas Obino, já chegam a 70 mil os agasalhos recolhidos na Campanha do Agasalho

A última contagem realizada pelo Programa Cidadão Bageense (Prociba), na semana passada, já contabilizava um número recorde de peças de roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho 2011, no entanto, uma doação feita pela rede de Lojas Obino fez alcançar o número de 70 mil agasalhos.

O Gabinete da Primeira Dama recebeu a doção de 10 mil roupas e 500 pares de calçados da Rede. Agora, o Gabinete é quem executa a tarefa de selecionar e doar as roupas e calados para a população.

O Presidente da Obino, Pedro Ernesto Obino, ressalta a importância da doação. “A gente sempre trabalha para poder ajudar a comunidade. Escolhemos Bagé porque aqui nossa terra, nossa raiz”, frisou.

Segundo a primeira dama Silvana Caetano, este ano a Campanha do Agasalho bateu os recordes de arrecadação, ainda assim é muito importante a ajuda de empresas bageenses para com a comunidade.

“A importância que a gente percebe das lojas de Bagé é o comprometimento de todas pessoas com os menos favorecidos”.


Hora de começar a preparar o corpo para o verão

Parece estranho, mas é verdade: mesmo com todas tentações do inverno é possível passar pela estação sem engordar e, inclusive, aproveitar os dias mais frios para emagrecer. Isso porque nesta época do ano o metabolismo acelera para manter o nosso corpo aquecido e, acaba por queimar mais calorias!

Mas, o inverno também é a época em que comemos mais, abusamos das sopas e dos assados. Até porque como lembra a nutricionista Paula Fernandes, as comidas quentes são preferidas porque sua energia ajuda a proteger do frio.

“Existem quentes que são ótimos e ajudam a não engordar. São os chás, sopas de legumes, chimarrão. Aliás, sopa é uma ótima maneira de continuar consumindo vegetais no inverno. Mas essa sopa deve ser só de vegetais e legumes para ser consumida a vontade. Nada de batata, aipim, arroz e macarrão”.

Outra dica é deixar as frutas fora da geladeira e manter a atividade física durante o ano inteiro. É necessário ainda manter o consumo de água, que em dias muito gelados pode ser substituída pelo chimarrão ou chá.

Quanto ao inicio de uma dieta, Paula alerta que não adianta deixar para fazer isso em setembro ou outubro achando que vai estar ótima para o verão.

“As pessoas têm que pensar na saúde e se você perder peso muito rápido, você ganha os quilos de volta também muito rápido e perde saúde, sem falar na flacidez”

A dica é que se você tem tendência a engordar ou percebeu que exagerou na comida, deve ter cuidados mais constantes, até porque o sobrepeso ou a obesidade são doenças crônicas e sem cura, elas têm apenas controle.

“É melhor pensar em reeducação alimentar ao invés de dieta, o que significa comer de tudo nos horários certos e na quantidade adequada para cada pessoa”, ensina Paula.

Caminhada faz bem para a saúde do corpo e da mente

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra a depressão e ainda emagrece. Além disso, não existe exercício mais fácil e prático do que a caminhada. Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana”, explica o professor de Educação Física Paulo Correia.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O professor destaca que com a chegada da primavera no próximo mês, muitas pessoas passam a praticar a atividades, mas que não existe motivo para interrompê-la durante o inverno.

Entre os principais benefícios trazidos pela atividade estão a melhora na circulação do sangue, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, mantém o peso em equilíbrio e emagrece, controla a vontade de comer, protege contra derrames e infartos e auxilia no controla do diabetes.

O professor ressalta, porém, que toda a atividade física deve ser supervisionada por um profissional especializado. Ele recomenda que quem não tem o hábito de caminhar comece a atividade com duração de 20 minutos e que conforme o condicionamento físico for melhorando, o tempo poderá ser aumentado.

O primeiro animal da casa

Companhia para todas as horas, um animalzinho de estimação é também uma grande responsabilidade. E, na hora de adotar um cachorro ou gato é preciso estar atento a características da raça, bem como a nova rotina que será necessária e o que o pet necessitará para conviver bem com a sua família.

O casal Mariliz e Thiago Barsotti acabaram de adotar um animalzinho de estimação, eles optaram por um golden retriever e estão muito felizes com a chegada do novo amigo. O cachorro se acostumou rápido com os hábitos da casa e com as pessoas.

“O Budder é um doce, obediente, carinhoso e fiel. Dorme no nosso quarto e é um grande companheiro para minha filha. É como se eu tivesse um outro bebê gigante e dourado.”

Adotar um filhote é sempre mais fácil do que um adulto, explica a veterinária Silvana Torres. Ela alerta que os adultos têm a fase de adaptação mais longa, mas que é perfeitamente possível.

“É necessário observar quais são as condições em que o animal viverá e qual é o perfil adequado à família. Só assim é possível fazer a escolha certa entre gato ou cachorro e até mesmo entre as várias raças dos cães”, completa.

Algumas adaptações devem ser feitas na casa da família. Plantas devem ser replantadas fora do alcance e o sofá pode ser forrado com um tecido mais resistente, por exemplo.

Será que eu estou preparado?

A dúvida de quando e qual animal adquirir é mais comum do que se imagina. E, embora, muitas vezes, o desejo maior pelo animal venha das crianças, a responsabilidade é sempre dos adultos, embora a criança deva participar desse processo. Vale lembrar que escolher um pet é muito mais fácil do que cuidar dele. Há despesas com alimentação e veterinário, além do tempo que deve ser gasto diariamente com o animal para que ele não fique deprimido.

“Cães não devem passar mais que 4 horas sozinhos, pois são animais sociais. Os gatos são mais independentes, territorialistas, opção certeira para quem passa mais tempo fora de casa”, conta Silvana.

É necessário que o adotante esteja disposto a abdicar de algumas coisas ao optar por um amigo bicho. Se alguma resposta às perguntas abaixo for não, repense. Talvez não seja o melhor momento para tamanha responsabilidade.

- Alguns animais de estimação vivem até 15 ou 18 anos. Você pretende cuidar dele até o fim de sua vida?

- Novos ambientes deixam filhotes ansiosos e estressados, por isso choram à noite. Ok para você perder algumas horas de sono?

- Pode haver algum deslize e o xixi, que deveria estar no quintal, vai parar no seu tapete preferido. Está disposto a ensinar novamente que ali não é o lugar certo?

- Os meses de dezembro e janeiro são considerados os mais críticos quanto ao abandono de animais na rua, pois é época de férias e nem sempre dá para levá-los junto. Você gastaria um dinheiro extra para hospedar seu pet em um hotel para animais?

- Assim como nós, os animais estão suscetíveis a algumas doenças. Você pagaria uma conta mais salgada no veterinário caso o bichinho precise?

“Se todas as suas respostas forem sim, provavelmente em breve você será o mais novo dono de primeira viagem”, brinca Silvana.

E para os donos preparados, o Núcleo de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, em Bagé, possibilita adoções gratuitas de animais recolhidos nas ruas ou que sofreram alguma violência e estão preparados para receber um novo lar. Para adotar basta entrar em contato pelo telefone (53) 8114.0998. Após, uma visita será agendada e se não houver nenhum problema, a pessoa assina um termo de compromisso e pode escolher o animalzinho que mais lhe agradar.

A coordenadora do Núcleo, Cleonice Rezende, lembra que as pessoas precisam ter noção das responsabilidades trazidas pelos animais.

“Vai ser preciso cuidar, levar ao veterinário, sair para passear, alimentar. Também não oferecemos animais para pessoas que pretendem manter eles presos. É preciso ter claro também que quanto maior o animal, maior será o espaço que ele precisará”.

Cinco motivos para adotar um bichinho

1. Não apenas cães e gatos provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade em pacientes à espera de uma cirurgia, por exemplo. E melhor: aquários são obras vivas de decoração.

2. Tanto para adultos quanto para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial. Essa relação acalma e também mobiliza a sair da inércia. Quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.

3. Animais em geral também são bons aliados de adultos e crianças mais inibidos e para idosos, podem até ajudá-los a sair da depressão.

4. Para a ciência, animais se integram tão facilmente em nossa vida porque possuem estruturas anatômicas idênticas às nossas. Eles têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e como ser humano.

5. Uma tese um pouco mais audaciosa sustenta até uma certa telepatia entre homens e animais. Cães sabem quando seus donos estão chegando, e para que a comunicação telepática funcione basta olhar fundo nos olhos deles para sentir essa interação mágica.



Patrimônio é para ser cuidado e preservado

Ao mesmo tempo em que Bagé completou duzentos anos, um olhar especial começou a ser dado ao patrimônio histórico da cidade e, uma das primeiras ações realizadas, foi o inicio da preservação dos prédios históricos da cidade. Dando continuidade ao trabalho e empossando uma espécie de “guardiões do patrimônio” foi criado o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Comprebe) no mesmo dia em que se comemorou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, dia 17 de agosto. As novidades prevêem ainda a recuperação da área do antigo Forte de Santa Tecla.

A integrante do Comprebe, que conta ainda com representantes de outras 16 entidades, Heloísa Beckmann, manifestou a importância de toda a sociedade valorizar a história e o patrimônio. Recordou o papel de Bagé durante episódios como revoluções, artes, arquitetura, bem como aspectos como a indumentária e provas campeiras, que tornam a Rainha da Fronteira conhecida nacionalmente.

“É necessário que saibamos cuidar e preservar este patrimônio que temos, para que ele também possa ser um dos fatores de desenvolvimento para o município”, salientou.

O inicio da preservação do patrimônio bageense acontece em meio a uma explosão do setor imobiliário, quando a cidade teve inúmeras casas destruídas e substituídas por novos e mais modernos prédios. O urbanismo desenfreado tem modificado a antiga paisagem do centro da cidade, dando novos e mais modernos ares e criando uma nova polêmica entre a população. De um lado, uns defendem o progresso, de outro, outros valorizam a história representada através da arquitetura. No centro da discussão, hà também quem argumente que assim como toda a arquitetura conta uma história, quem cria a identidade de uma cidade é o seu povo.

Um exemplo

Situada na zona norte da cidade de Bagé, a Capela São José é testemunha silenciosa da celebração de vários batizados e casamentos de inúmeras gerações. Suas paredes com mais de 80 anos foram erguidas pelo salesiano Dom Antonio Lustosa e, atualmente são administradas pelo conhecido Diácono Pai João em conjunto com o Conselho Diocesano da Capela, que esta lançando uma campanha pela sensibilização da população para a necessidade das pessoas se envolverem mais com a São José.

A integrante do Conselho, Vera Regina Brasil, lembra que a Capela já teve uma grande importância para a cidade e era a única da Zona Norte, até que a Igreja da Sagrada Família, no Bairro Mascarenhas, foi construída. Hoje, a Capela da São José precisa de reparos físicos e, principalmente, que as pessoas participem mais das suas atividades.

“Temos que nos sensibilizar que a Capela da São José é um patrimônio histórico de Bagé, que já abrigou celebrações de várias famílias. Por isso, queremos chamar as pessoas que, em algum momento, já participaram da vida da São José para retornarem”, argumenta Vera.

Prestes a completar 85 anos o Pai João é um exemplo de dedicação à São José. Ele, que é Diácono, deu vida a pela preservação da Capela.

“Tanta gente já passou por aqui e hoje ver a Capela tão esquecida é triste. Temos que trazer as pessoas de volta a este, que é um patrimônio bageense”.

Semanalmente acontecem missas na São José aos sábados às 17h e aos domingos às 19h.


Michel Teló e Luan Santana em Bagé durante a 99ª Expofeira



Dois grandes shows de nível nacional farão a abertura e encerramento da 99ª Expofeira de Bagé, dias 8 e 15 de outubro. Michel Teló e Luan Santana apresentam-se no parque de exposições Visconde Ribeiro de Magalhães para um público estimado de 12 e 15mil pessoas. Para o presidente da Associação e Sindicato Rural, Aluísio S. da Silva Tavares, as expectativas são as melhores. Ele lembra que este é um ano que reúne eventos importantes na cidade, pela passagem do seu 200º aniversário, e convida toda a comunidade para estar junto com a Rural em mais esta festa.

Ambos os shows estão sendo produzidos em parceria com a GDO Produções, que já divulgou a venda de um lote promocional de ingressos, a R$ 15,00, no dia 1º de setembro. Mais adiante serão anunciadas mais modalidades de ingressos – que vão do popular até camarotes com mesas. Uma opção de compra é pelo site http://www.blueticket.com.br.


********************************************************

Curtas:

Aguardem que vem aí um evento pra lá de especial: Trata-se do Glamour Mais. É um acontecimento diferente para as mulheres divertirem-se. Só posso adiantar que será dia 30 de setembro no Clube Comercial. Evento da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé.

Começou a feira agropecuária mais importante da América Latina, a Expointer. A maior e mais esperada festa do mundo rural tem como palco a cidade de Esteio e é para lá que muitos vão rumar esta semana. Inclusive eu que trarei notinhas dos principais acontecimentos da feira que tem como um dos pontos altos o concurso Freio de Ouro.

*****************************************************

Aqui em Bagé já se comenta os shows agendados para a próxima Expofeira: Luan Santana e Michel Teló. Vai bombar!

*****************************************************

A professora Mônica Palomino comunica que o Curso de Nutrição da URCAMP estará comemorando , no dia 31 de agosto, o dia do Nutricionista com evento no Madre Maria onde o chef da casa irá elaborar receitas com degustação. As inscrições vão até segunda-feira na secretaria do Centro de Ciências da Saúde da URCAMP. Parabéns aos Nutricionistas!

*******************************************************

Só Gourmets

Muito legal é a iniciativa de Rita Dias Borges , de São Gabriel, que junto com amigos e sócios do Clube Comercial da cidade realiza jantares elaborados por quem realmente tem talento na cozinha. São pratos maravilhosos que amigos gentilmente confeccionam para o deleite dos convidados. Estes jantares começaram em 2007 com o intuito de arrecadar fundos para algumas reformas do tradicional Clube e vem se repetindo até hoje. As fotos que ilustram a nota, são do último encontro que teve como "chef" , o Dr. Heraldo Amann que caprichou no risoto de filé!

O chef da hora, Dr. Heraldo Amann.

Comissão organizadora dos deliciosos jantares


Niver em Bagé

Amigas e familiares de Cenir Mendes Costa foram abraçá-la ontem `a tarde pela passagem dos seus bem-vividos 90 anos. A reunião foi no Spaço Neisa, que aliás, é perfeito para comemorações. Cenir sempre foi uma mulher `a frente de seu tempo. Mulher guerreira, que criou os filhos trabalhando sem medo dos preconceitos da época. Ela é exemplo de dinamismo e superação. Parabéns!

Cenir Mendes Costa em recente acontecimento social


DEBUTANTE
Mônica Machado dos Santos é mais uma lindinha que escolheu o Clube Comercial de Bagé para dançar a primeira valsa no dia 29 de outubro. A garota é filha de José Itamar Zago dos Santos e Marta Machado dos Santos. O clic é da equipe de Gleider Ayres.



Niver em Livramento

A elegante Carmen Beatriz Silveira soprou velinhas no dia 11 de agosto. Para a comemoração do aniversário não faltaram as amigas e a família. As filhas, Giana e Laura prepararam a residência para o encontro que teve ótimos quitutes e champanhota. O marido, Nestor Silveira, acompanhava tudinho de perto. Show!

As amigas, Carmita, Teca Barboza, Carmen e Eleonora Rocha

Giana, Carmen, Nestor e Laura

Mirian, Mari Nice, Suzani, Carmen, Carmen Nuri e Ivone



Projeto contra obesidade infantil chega às escolas rurais de São Gabriel

A partir da iniciativa de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis em cada comunidade, inclusive o adubo orgânico das propriedades rurais, esta auxiliando na produção de alimentos saudáveis e combatendo a obesidade infantil nas escolas rurais de São Gabriel.

A escola João Giulianni, na localidade Formosa, é a primeira a receber o projeto. Inicialmente, pais, alunos e professores receberam informações técnicas de como prevenir doenças crônicas através de uma alimentação saudável. Foi com perguntas direcionadas, que a nutricionista Nara Gonçalves constatou a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares dos alunos. Ela esclareceu a importância do uso moderado de óleo, e as quantidades de verdura e carboidratos recomendados para uma boa alimentação.

O Serviço de Nutrição também fez a avaliação nutricional, pesando e medindo os alunos e, o resultado foi preocupante. Entre os alunos avaliados, 46% estão sobrepeso ou obesidade.

O Projeto “Obesidade na Escola: Não alimente este problema” é desenvolvido em etapas. A segunda será em outubro, quando as equipes retornam na escola para outra avaliação nutricional, alguns ajustes e também para esclarecer dúvidas. Na última etapa, em dezembro, serão feitas análises de resultados individuais.

Um bolo recheado de cartas em homenagem aos 188 anos de Sant’Ana do Livramento

Os alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho, no centro de Sant’Ana do Livramento, encontraram uma forma alternativa e inusitada para homenagear a passagem dos 188 anos da cidade. Acompanhados da diretora Niria Mendes e da sua vice-diretora, Neivsy Molinos, mais as professoras Carmen Silvia, Luciana Maia e Maria Elaine, os estudantes visitaram a Prefeitura e entregaram ao prefeito Wainer Machado, um bolo recheado com diversas cartas onde contam o que acreditam ser bom e ruim na cidade.

Ainda durante a visita, os alunos ouviram do prefeito explicações sobre as responsabilidades de administrar o município.

“É preciso acreditar que as coisas boas irão seguir acontecendo em nosso município, e lembrar que estes jovens, hoje com seis e sete anos, estarão conquistando a maioridade em 2023, quando Sant’Ana fará 200 anos” ressaltou.


Garantida implantação do programa “Passo a Passo” em Candiota

Foto: Felipe Valduga

Um investimento de R$ 215 mil foi garantido para a iniciativa que deve beneficiar mais de 200 jovens em Candiota., com atividades físicas, recreativas e artísticas.

A iniciativa prevê o atendimento de núcleos urbanos e rurais do município com aulas de violão, flauta, acordeão, tambores, atividades físicas, sempre com acompanhamento profissional nas ações executadas.

Já o prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, destacou que o programa trará benefícios aos jovens.

“Todos os beneficiados passarão por uma transformação. As atividades previstas vão auxiliar, consideravelmente, na formação de cada um”.

Para viabilizar o processo, o Ministério de Justiça destinou um total de R$ 200 mil que, somados a R$ 15 mil de contrapartida do município, garantiu a aquisição dos instrumentos musicais, um projetor multimídia, telão, TV, máquina fotográfica digital e uma Kombi – já entregue ao município – para o transporte dos profissionais que atuarão do projeto. Os trabalhos serão acompanhados por um psicólogo, dois professores de Educação Física, além de oficineiros de música.

. E destacou que qualquer um ainda pode ser convocado, em caso de emergência, até atingir os 45 anos.


Jovens de Pinheiro Machado participaram da cerimônia da entrega de Certificados de Dispensa do serviço Militar

Entre os jovens da classe de 1993 que se alistaram para o serviço militar, 33 o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) por excesso de contingente na semana passada em Pinheiro Machado.

Na cerimônia realizada no Teatro Municipal também foi feito o juramento coletivo de compromisso à Bandeira, que foi acompanhado por autoridades municipais e do Exército Brasileiro. O evento foi coordenado pela 4ª Delegacia do Serviço Militar, que tem como delegado o 1º tenente Alceu Vargas.

"As Forças Armadas desejam total sucesso para todos vocês que, com trabalho e estudo, continuarão tendo as mesmas responsabilidades militares pela segurança do país", disse aos jovens compromitentes.

O delegado lembrou também que, conforme a Lei do Serviço Militar, mesmo dispensados os jovens continuam tendo compromissos com a Pátria. E destacou que qualquer um ainda pode ser convocado, em caso de emergência, até atingir os 45 anos.

Universidade e Sindicato dos Trabalhadores Rurais firmam acordo de cooperação

O objetivo de conjugar esforços para o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica foi firmado pelo acordo entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Associação Educacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) da Regional Fronteira.

Na ocasião, a reitora Maria Beatriz Luce falou sobre a oportunidade de vários cursos da Unipampa poderem colaborar para o desenvolvimento de projetos de assistência técnica, inovação tecnológica e capacitação. O presidente do Sindicato, Milton Domingues Brasil, destacou a importância do ato e salientou que a assinatura do Acordo de Cooperação auxiliará em diferentes atividades focadas pela Associação Educacional.

Leilão de Elite Hereford & Braford é uma das atrações da ABHB na Expointer 2011

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) que terá a participação de 320 animais nos julgamentos entre os dias 29, 30 e 31 de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), anuncia a realização do 1º Leilão de Elite Hereford & Braford, a ocorrer na noite de 30 de agosto (terça-feira) no estande da entidade no Boulevard. No leilão, serão ofertados apenas animais de elite, prenhezes e embriões oriundos de tradicionais criatórios de HB. No martelo, estará a equipe do escritório Trajano Silva Remates.

Muita expectativa e emoção para a final do Freio de Ouro

Foto: Alexandre Teixeira

Um dos pontos altos da Expointer é a prova de cavalos crioulos, o Freio de Ouro, que reúne os melhores animais da raça. Os apaixonados pela prova defendem que só quem já assistiu ao espetáculo da final do Freio de Ouro consegue entender o espírito crioulista. Durante dois dias, mais de 50 mil pessoas lotam as arquibancadas para assistir ao desempenho das estrelas na pista. Cada evolução é acompanhada com atenção e os corações batem no ritmo das patas dos cavalos. A prova se transforma em um show de habilidade e raça, com direito a muitos holofotes para aquele que se sagrar campeão.

O presidente do Núcleo de Cavalos Crioulos de Bagé, Felipe Gomes Martins, destaca a tradição dos bageenses na prova. Ele lembra que foi da cidade o primeiro vencedor do Freio de Ouro, o ginete Vilson Charlat de Souza com o cavalo Itaí Tupambaé e que desde então várias vezes os bageenses sagraram-se os melhores da competição.

“Bagé sempre esteve presente nessa prova com vários cavalos e ginetes. Estamos torcendo e com uma expectativa muito grande, até porque todos têm chance e a prova se define somente no domingo. O importante é que temos grandes candidatos a vencedor na região”, destaca Martins.

O Freio de Ouro, que iniciou na quinta-feira, dia 25, com o julgamento morfológico, encerra no domingo, dia 28, com a celebração dos seus 30 anos de atividade. A prova é considerada a principal ferramenta de seleção da raça Crioula, por unir de forma eficaz o julgamento morfológico ao funcional.

Na edição passada o prêmio a emoção foi tamanha que na última prova, a Paleteada, o cavalo que estava na frente, o Viragro Rio Tinto, perdeu o novilho na saída do brete e zerou a pontuação.



Os manos Nicolas e Andressa comemoraram aniversário juntos. Eles são filhos do casal Andréia e Dione Martins de Souza. Já as fotos são Click Produções.

Arthur Dias Simões, filho de Juliana Dias e Quelton Simões.

Núcleo de Línguas Estrangeiras da Unipampa abre novas turmas

O “Núcleo de Línguas Estrangeiras” do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) abre novas turmas de inglês e espanhol que serão ofertadas no segundo semestre. O trabalho está vinculado ao Programa de Extensão “Observatório de Aprendizagem”, coordenado pela Professora Valesca Brasil Irala. Os cursos, ofertados em módulos de 20 horas, serão ministrados por graduandos do Curso de Letras da Universidade de forma gratuita a toda a comunidade interessada. Atualmente, o núcleo é coordenado pela Professora Sara Mota.

Cada turma terá no máximo 15 alunos e cada pessoa poderá se inscrever em apenas uma. Serão formadas as turmas por ordem de chegada e os demais inscritos ficarão em uma lista de espera. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 29, 30 e 31 de agosto nos horários entre às 16h e às 21 horas no saguão do bloco dois do Campus da Bagé, localizado na Travessa 45, n° 1650, no Bairro Malafaia, mesmo local onde acontecerão as aulas. Confira na tabela abaixo as turmas ofertas, dias e horários das aulas.

INGLÊS

Curso/turma

Professor

Dia/Horário

Início

Inglês básico I

para adolescentes

(dos 12 aos 16 anos)

Mégui

Quarta-feira, das 16h-18h.

14/09

Inglês básico I para adultos

Suiene

Quarta-feira, das 19h-21h.

14/09

Inglês básico I para adultos

Gabriela

Quinta-feira, das 19h-21h.

06/10

Conversação em Inglês (ter conhecimento básico de inglês)

Gladimir

Sexta-feira, das 19h-21h.

17/09


Curso/turma

Professor

Dia/Horário

Início

Espanhol através da cultura platina

(a partir de 18anos)

Jéssica

Terça-feira,

das 16h30min- 18h30min.

13/09

Conversação em Espanhol (ter conhecimento básico de espanhol)

Reni

Sexta-feira, das 16h-18h.

17/09

Produção Oral e Escrita em Espanhol

Fabiana

Segunda-feira, das 16h30min-18h30min.

12/09

Espanhol através de textos

Pablo

Terça-feira, das 18h30min-20h30min.

13/09

Espanhol básico I

Laura

Sábado, das 09h30min-11h30min.

18/09



DECORAÇÃO:

Pequenos toques diferenciados na decoração podem fazer toda a diferença nos ambientes. E, assim como a moda, a decoração também segue tendências. A loja Bella Casa, em Bagé, apresenta peças que trazem um charme especial para qualquer ambiente. E, para a nova estação, a dica é investir em estampas animais nos tapetes da sala e do quatro, além de telas que renovem o ambiente. Para as cozinhas, as chaleiras em forma de galinha, vaca ou joaninha são puro charme, assim como as canecas decoradas, que são também uma ótima opção de presentes. E para o banheiro, nada melhor do que investir em toalhas coloridas.





Celebração e comunhão para comemorar o Dia dos Pais no Mélanie Granier

A Igreja do Crucificado lotou no dia 12 de agosto. Os pais dos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio do Instituto Anglicano Mélanie Granier participaram de um momento de comunhão e vivência comunitária promovido pela direção da escola e a Igreja Anglicana para comemorar o Dia dos Pais. As crianças e jovens prepararam cantos, poesias, citações e participaram ativamente da celebração conduzida pelo capelão da escola, reverendo Jorge Guaraci. Alguns pais também participaram. “A sociedade tem uma idéia errada de que os homens não vão, ou não gostam de ir à igreja. Esta foi a segunda vez que a Igreja lotou para um encontro com as famílias dos alunos. Isso demonstra uma resposta positiva dos pais ao projeto da escola”, disse o reverendo, que realiza um trabalho de acompanhamento e orientação aos alunos e às famílias. “Há uma interação com os setores de orientação educacional, psicologia e as coordenações, a partir de um fio condutor que valoriza a disciplina, a e espiritualidade e a construção do conhecimento”, destaca a diretora da escola, Maria Simone Barbacovi. Dentro deste contexto, as celebrações têm o objetivo de incentivar e favorecer a espiritualidade nas crianças como um ponto de referência para desenvolver valores morais e éticos durante a sua formação humana. Buscando a universalidade, a celebração foi conduzida levando em conta que as famílias vivenciam várias confissões religiosas. A Igreja Anglicana e o Instituto Anglicano Mélanie Granier estão entre os mais tradicionais de Bagé. Neste ano a escola comemora 100 anos. A Igreja é ainda mais antiga: em setembro, comemora 113 anos.



Torta de legumes

Ingredientes:

Buquês de couve-flor

6 folhas de couve picados em fios

2 cenouras medias raladas

1 batata cozida cortada em cubos pequenos

4 ovos

100 gramas de queijo parmesão ralado

1/3 de copo americano de leite

Tempero verde picado

1 cubo de caldo para legumes

Sal e óleo vegetal

Modo de preparo:

Em uma caçarola coloque um pouco de óleo. Junte todos os legumes e o cubo de caldo picado. Refogue um pouco e mexa para misturar bem os legumes. Tampe a caçarola e deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando amaciar a cenoura, retire do fogo e reserve.

Na batedeira coloque as claras de ovos e bata em neve. Junte as gemas uma a uma e continue a bater até clarear um pouco. Desligue a batedeira e junte aos ovos batidos o queijo e os temperos verdes picados.

Coloque os legumes em prato refratário, distribuídos de forma uniforme. Despeje sobre eles a mistura de ovos. Polvilhe com parmesão e regue com um pouco de óleo.

Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário