Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caderno Pampa 14 de agosto


A importância de se ter um pai presente e amoroso

O segundo domingo de agosto é um dia especial para muitas famílias. É a hora de retribuir o carinho e dedicação que os filhos recebem o ano inteiro de seus pais, mas em tempos de comemoração do Dia dos Pais a sociedade moderna vive mudanças. A tradicional família, com a figura do pai, mãe e filhos em sintonia, já não é a mesma representação de muitos lares. A família moderna transformou-se e vem adaptando-se. Por isso, a importância de lembrarmos a figura paterna e a diferença que ela pode fazer no desenvolvimento de uma criança.

A psicóloga Sandra Gonçalves Mattos argumenta que o pai tem um papel fundamental nesse desenvolvimento, uma vez que a figura paterna é aquela que representa os limites.

“O pai representa a Lei que, na relação com a criança, materializa-se no estabelecimento dos limites. O pai, como terceiro na relação entre mãe e filho, colabora para o desenvolvimento da autonomia da criança.

A falta que a figura paterna pode fazer no desenvolvimento infantil é outro destaque feito por Sandra. A psicóloga alerta para a diferença entre pai e função paterna é que a segunda pode ser desempenhada por outro homem, como um tio ou um avô, por exemplo.

“Se outras pessoas desempenharem a função paterna, não haverá, necessariamente, prejuízos. Outra das funções desta figura centra-se na constituição da identidade sexual, sua ausência ou insignificância, pode ter como consequências dificuldades na construção desta identidade”.

Já as crianças que perderam seus pais e nesta época do ano se vêem envolvidas na escola com presentes e apresentações necessitam de atenção especial. Sandra ressalta que é preciso respeitar o desejo da criança de participar ou não deste tipo de comemoração. Se a criança demonstra desejo em participar, pode-se incitá-la a escolher outra pessoa para receber o presente feito na escola.

“Nestas datas são comuns as perguntas sobre a ausência paterna ou o desejo de falar sobre a questão da morte. Quanto maior a naturalidade da família sobre estas questões, dando explicações verdadeiras e condizentes com a idade da criança, melhor ela vai lidar com a perda desta figura”, argumenta Sandra.

Pais de primeira viagem

Ser pai é uma experiência incomum em qualquer momento da vida, mas o primeiro Dia dos Pais tem um gostinho especial, principalmente quando o bebê acaba de chegar. Leonardo Borges Rabello esta experimentando este momento. O seu primeiro filho, o João Manuel nasceu na segunda-feira, dia 8 de agosto com 2,145kg.

O pai acompanhou e filmou todo o parto. Ele conta que foi muito emocionante poder estar junto do filho e da esposa na hora do nascimento. Antes, o nervosismo e a ansiedade estavam tomando conta.

“Foi um momento mágico, afinal é o meu primeiro filho e eu pude acompanhar todo o nascimento. Foi a coisa mais linda da minha vida”.

Na mesma tarde nasceu o segundo filho de Leonardo Gomes. O menino Pierre foi recebido com muita festa pelo pai e familiares.

“Não tem explicação o sentimento enquanto a gente espera um filho nascer, é uma ansiedade muito grande, e passar o Dia dos Pais com um bebê novo em casa é uma alegria muito grande”.


“Quem lê viaja”
A importância de manter o hábito da leitura é conhecida por muitos, assim como a frase “Quem lê viaja”, que retrata a sensação de quem aproveita um bom livro. A pedagoga e diretora da Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos, Ana Lúcia Soares, destaca ainda que para que tenhamos adultos leitores, precisamos incentivar este hábito desde a infância.

Pensando nisso e criando alternativas para, cada vez mais, atrair a comunidade a participar das atividades da Biblioteca esta acontecendo o concurso literário e artístico “Conhecendo Minha História – Bagé 200 anos”, que reúne todos os estudantes da rede municipal de ensino de Bagé com a produção de redações e desenhos sobre a cidade.

“Começamos a formar o interesse dos adultos durante a infância, por isso temos que tê-los sempre dentro da Biblioteca. E conseguimos isso com atividades lúdicas e que valorizem suas produções. Com esse projeto incentivamos as escolas e trazemos os alunos para a Biblioteca”.

Os três melhores alunos em cada categoria, que pode ser literária ou artística, serão premiados em dinheiro, mais um troféu e dois livros. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de agosto quando as escolas devem realizar a primeira triagem entre os trabalhos de seus alunos para encaminhá-los a Biblioteca, onde outra seleção acontece e, então, serão conhecidos os vencedores.

Além dos prêmios, a diretora lembra que a leitura trás outros benefícios ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

“Com a leitura eles desenvolvem maior capacidade de se expressar, de ver o mundo de outras maneiras, de aumentar sua variedade de vocabulário, além de outras inúmeras vantagens. Tmos é que aumentar, cada vez mais, o interesse deles pelos livros”, destaca Ana.

A Biblioteca Pública de Bagé Dr. Otávio Santos oferece ainda atividades diárias como o Telecentro, a leitura de jornais e revistas e a pesquisa didática, em um acervo que já alcança mais de 36 mil obras.

Alimento que dá vida
Até os seis meses de vida o bebê precisa somente do leite materno para sobreviver e ter saúde. Rico em nutrientes, o alimento é também um gesto de carinho entre mãe e filho, que tem os vínculos reforçados durante a amamentação. Reconhecendo este gesto, dia 3 de agosto comemorou-se o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Em Bagé, durante toda a semana passada foram realizadas atividades com profissionais da saúde e comunidade em geral para reforçar a importância do aleitamento materno. Cledinara salientou que amamentar é um vínculo muito forte entre mãe e filho.

“Cabe a nós todos conscientizar e ajudar as mães a saberem que amamentar é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças”, afirmou.

Banco de leite

No Hospital São Sebastião, em Bagé, um trabalho do Banco de Leite vem sendo realizado com o intuito de incentivar cada vez mais a amamentação materna. A enfermeira responsável, Fabrícia Gazolla, explica que depois que o bebê nasce é realizado um trabalho para auxiliar as mães na amamentação.

“Auxiliamos no início tanto a mãe que esta tendo dificuldades em amamentar como também aquela que tem muito leite e que acaba doando para os bebês prematuros”.

Em média, o Banco de Leite realiza mais de 400 atendimentos por mês, entre mães doadoras, bebês prematuros que recebem o leite e orientações sobre amamentação. A enfermeira destaca ainda que até os seis meses de idade o bebê não necessita de nenhum outro alimento, além do leite materno.

“O leite é o melhor alimento que existe para os bebês. O ideal seria que todos eles mamassem até os seis meses para, a partir de então, começar a receber outros alimentos”.

Oito maneiras de manter o bom humor durante o inverno

Sair das cobertas quentes logo cedo e ficar constantemente com o nariz entupido são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem de mau humor no inverno. E essa "depressão sazonal" é, de certa forma, inevitável, uma vez que nosso humor está intimamente ligado à luminosidade solar. Apesar dessa situação, há dicas práticas para que a estação mais fria do ano seja mais prazerosa. Confira algumas:

1. Acorde motivado

Em vez de imaginar como seria bom se você tivesse mais cinco minutinhos de sono, imagine que algo incrível pode acontecer naquele dia.

2. Não caia na tentação de hibernar

Vencer a preguiça e manter o convívio social é importante não só para levantar o ânimo, mas também para encerrar o dia com a consciência de que ele foi produtivo.

3. Aproveite o sol

O sol aumenta nossos níveis de hormônios que influenciam o sono, o apetite e o humor. A falta de luminosidade faz com que fiquemos mais tristes e irritados.

4. Continue a fazer exercícios

Se o frio é um fator desestimulante para quem vai à academia, talvez seja o momento de renovar o treino com novos exercícios que podem quebrar a rotina.

5. Use a criatividade

É inevitável que passemos mais dias dentro de casa no inverno. Por isso, seja criativo e mantenha-se ativo mesmo nos limites do lar aproveitando bons momentos em família.

6. Cuide do lar

Algumas pessoas sofrem com problemas respiratórios durante o inverno. Para evitar, basta manter a ventilação da casa e não esquecer de eliminar o pó e o mofo.

7. Controle a vontade de comer

O frio não é desculpa para quebrar a dieta. É preciso resistir à tentação de encher o prato de coisas quentes, deixando de lado frutas, legumes e verduras.

8. Abuse da água

O inverno tende a ser uma estação em que o ar fica mais seco. Por isso, hidratar-se é essencial. É preciso também cuidar para que o ambiente não fique muito seco.


Candiota mobilizada pelo carvão mineral

A busca pela inclusão das usinas a carvão mineral nos leilões de energia A -5, que o governo federal realizará até o final do ano, motivou a realização do 1º Manifesto Regional Pró-Carvão, na segunda-feira, dia 8, no município de Candiota.

A atividade, que consistiu em um pedágio às margens da BR-293, no acesso da cidade, com distribuição de material informativo e adesivagem de veículos, contou com a presença de diversas lideranças políticas favoráveis à inclusão. Segundo dados da organização do evento, mais de mil pessoas participaram do Manifesto.

Ainda, durante o ato, um abaixo-assinado colheu a assinatura de apoiadores da causa. A meta agora é estender a coleta para demais localidades do estado, de Santa Catarina e Paraná, até alcançar a marca de 30 mil assinaturas. Este documento, ao finalizado, será encaminhado para todas as lideranças políticas do país.

Campanha de doadores de medula óssea mobiliza Sant’Ana do Livramento

Uma atividade que teve como objetivo mobilizar a comunidade santanense sobre a questão do voluntariado na questão da doação de medula óssea. A campanha "Doe Vida", seja um doador de medula óssea e sangue, mobilizou cerca de 250 pessoas, que se cadastraram em um programa nacional que verifica a compatibilidade de medula para doação. Para fazer o cadastramento é simples e rápido, apenas cinco mililitros de sangue são o suficiente para fazer o teste de compatibilidade e um termo de consentimento, contendo identificação e endereço.

Já para Paulo Roberto Farias Alves e Marcelo Marques Alves, diretores do Laboratório Marques Alves, um dos organizadores da campanha, o destaque ficou por conta do grande número de pessoas que foi até o local para buscar informações sobre a questão da doação em si e suas consequências e efeitos colaterais.

"Tem que ficar bem claro para as pessoas que ser doador não irá acarretar nenhum mal ao organismo, que depois de 15 dias estará totalmente recuperado. A questão mais importante e que tem que ser lembrada por todos é que a doação vai salvar uma vida, e isto tem um valor muito grande", comenta Roberto.

Em uma avaliação geral de ambos, o evento foi altamente satisfatório, graças a grande participação da população.

"Doação de medula é uma palavra muito forte, e não é da primeira vez que vamos convencer as pessoas da importância do ato de doar. Nem o governo nacional de um país que tem mais de 200 milhões de habitantes, consegue 1% de doadores, não somos nós que vamos conseguir em um evento apenas. Mas vamos ficar tentando, sensibilizando cada vez mais as pessoas”, completa Roberto.

Dom Pedrito firma compromisso para produzir etanol

A assinatura de um termo de compromisso entre Dom Pedrito, Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz) e a Associação dos Agricultores local com a empresa Vinema Multióleos Vegetais, coloca o município como candidato potencial para implementação de uma unidade de biorefinaria produtora de etanol e seus co-produtos, utilizando arroz em casca como matéria-prima e mediante materialização de investimentos privados e concessões estatais.

O fato de Dom Pedrito estar incluído neste projeto se deve a tradição da cidade em produzir arroz e possuir ampla e moderna infra-estrutura para a produção da matéria-prima (arroz em casca), que será utilizada na unidade de biorefinaria de etanol.

Cave Vinhos da Campanha é inaugurada em Sant’Ana do Livramento

O segmento vitivinícola da região da campanha ganhou um espaço diferenciado para destacar a produção. A sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da campanha gaúcha com uma loja especializada para vender os produtos das vinícolas da região do pampa foi inaugurada na semana passada em Sant’Ana do Livramento com a presença de diversas autoridades.

Sob o comando de Paulo Roberto Menezes, diretor executivo da associação, foi montada uma loja de primeiro mundo, que não deixa nada a dever aos Free Shops uruguaios, e conta com a participação de 13 das 16 vinícolas que atualmente fazem parte da associação, que estarão mostrando e vendendo seus vinhos para turistas e moradores de Livramento e Rivera. A loja, denominada “Cave Vinhos da Campanha”, fica no subsolo do edifício Palácio do Comércio, situado em frente à praça internacional, onde está a linha divisória com Rivera, no Uruguai, e terá show-room com venda de mais de 100 rótulos da Campanha Gaúcha, a preços diferenciados, das vinícolas Guatambu, Rio Velho, Almadén, Seival State, Bela Vista State, Cordinheira do Santana, Peruzzo, Rigo, Dunamis, Campos de Cima, Camponogara, Nova Aliança e Routhier & Darricarrerè.

“Será uma bela maneira de mostrar os vinhos da Campanha, já responsáveis por 15% do mercado brasileiro de vinho fino”, destacou Menezes.

Presente na inauguração, o governador Tarso Genro enfatizou todo apoio possível ao empreendimento e aos pleitos apresentados pelo setor vitivinícola regional, como implementar linhas de financiamento mais adequados a novos investimentos vitivinícolas na metade sul, estruturar um laboratório enológico oficial no Instituto Farroupilha, em Jaguari, e criar gestões políticas que possibilitem às vinícolas operar com venda a varejo em áreas contíguas as rodovias federais, assim como existe em áreas urbanas.

Valter José Pötter, da Guatambu e vice-presidente da Associação, destaca ainda que a loja já está aberta para vendas.

Aceguá sedia 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social

O município de Aceguá foi sede da 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento contou com a presença de membros da comunidade, autoridades locais e integrantes do conselho de Assistência Social do Município.

O Prefeito Gerhard Martens abriu a solenidade e falou da importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais desta área, bem como as ações que hoje são voltadas àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

O tema em debate este ano foi a Consolidação do Sistema Único da Assistência Social com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão.

O evento contou com as palestras da Assistente Social Ariana Funari e Liana Pfarrius Place, Coordenadora do Departamento de Assistência Social do Estado. Depois aconteceram debates entre os grupos de trabalho e também a escolha dos delegados que irão participar da Conferência Estadual este ano.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Aceguá tem como presidente o servidor Igor da Silva Antunes.

Dom Pedrito apresenta alternativa para reduzir impactos da seca entre os animais

As características próprias de clima da região da campanha, com uma estação fria demarcada por geadas e uma estação quente e seca com chuvas abaixo do necessário, comprometem de maneira decisiva a produtividade das pastagens e em consequência a produtividade da pecuária. Como resultado deste quadro, os campos de Dom Pedrito enfrentam extrema carência de fontes de alimentos volumosos para os animais.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, recomendou aos produtores da região a utilização de fen
o e silagem para a alimentação dos animais. A alternativa foi apresentada pelo Médico Veterinário e Secretário de Agricultura, Jerferson Vargas, e pelo Médico Veterinário Leoni Palma dos Santos, que é o técnico responsável pelo apoio a pecuária leiteira no município.
“Destaca-se a silagem, por tornar possível a reserva e conservação de grandes quantidades de alimentos, por períodos relativamente prolongados e com condições nutricionais muito próximas a forragem in natura”, explica Vargas.

Seminário aborda sementes olerícolas em Hulha Negra

Dentro da programação da XVI Festa do Colono de Hulha Negra, o escritório da Emater/RS-Ascar, a prefeitura e a Câmara de Vereadores locais promoveramo Seminário Técnico de Produção de Sementes Olerícolas. O evento, realizado no prédio da Câmara de Vereadores, contou com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas, Luis Eduardo Rodrigues, que explicou as realidades internacional e nacional do setor, até chegar ao panorama da produção em Hulha Negra.

Durante o Seminário, Rodrigues ressaltou que, apesar da cidade apresentar índices maiores na produção de sementes de cebola, cenoura e coentro, há outras potencialidades na região, especialmente para o cultivo de sementes de verão, como quiabo, abóboras, melancias e melões. O especialista alertou, no entanto, que a estação do ano em que estas culturas se desenvolvem pode, em alguns casos, condicionar a produção à necessidade de irrigação. A produção de sementes olerícolas é uma das principais atividades econômicas da cidade de Hulha Negra, atrás apenas do setor industrial, pecuária e cultura do arroz.

Núcleo de Lavras do Sul comemora um ano de sucesso

Com apenas um ano de existência o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul já está entre os maiores representantes com exemplares da raça classificados ao Freio de Ouro 2011. Fundado em julho de 2010 o núcleo já possui quase 70 associados que participam ativamente de todas as atividades promovidas periodicamente.

A finalidade do grupo é trabalhar pelo fortalecimento do segmento, por mais investimentos em capacitação e por ações de marketing capazes de melhorar os resultados de um conjunto de criadores.

Atual presidente do Núcleo, o criador e ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary, foi grande campeão do Freio de Ouro 2004, quando comandava o cavalo LS Balaqueiro, da Cabanha São Crispim e foi um dos maiores estimuladores para a criação do grupo.

“Temos um quadro de associados que vem crescendo e procuramos atender a todos por igual” comenta Delabary.

Com filiação à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, o NCCC realiza diversos eventos tradicionalistas visando projetar a criação dos cavalos da raça, bastante difundida aqui no Pampa Gaúcho.


Pais cheios de charme e estilo
Neste Dia dos Pais, duas coisas não podem faltar: a primeira é um abraço bem apertado para dizer o quanto se ama e a segunda é um presente da Óptica Conquistadora. São opções que agradam a todos os estilos de pais, em sugestões que vão se tornar presentes inesquecíveis. Além disso, a Óptica oferece condições especiais nos cartões de crédito e compras a vista. Modelos: Nairo e Nairinho Severo e Mariana Godoy

Pudim Prestígio

Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó incolor, 150 gramas de chocolate meio amargo picado, 1 xícara (chá) de leite, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 2 claras batidas em neve, 1 pacote de coco ralado (100 gramas), manteiga e açucar.

Modo de preparo
Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve. No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina reservada. Misture as claras em neve e divida o pudim em duas partes. Em uma delas, misture o chocolate derretido e despeje em uma fôrma para pudim, untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve a geladeira até começar a endurecer. Na segunda parte, misture o coco ralado e despeje sobre o pudim de chocolate. Leve novamente à geladeira até firmar. Desenforme, decore com raspas de chocolate e coco ralado. Uma dica é servir o pudim com calda de chocolate. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário