Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 225 :: 15 de Outubro de 2011


Por Simôni Costa

Os cuidados com a saúde passam inicialmente por atitudes e hábitos simples com a alimentação e a prática de exercícios. Isto, que deveria ser uma preocupação constante, renova-se e aumenta com a chegada do verão, isso porque é nessa época do ano que as pessoas pensam em perder alguns quilinhos, sem perceber que cuidar da alimentação e praticar atividades físicas regularmente é fundamental para a qualidade de vida. Com isso, apresentamos algumas dicas simples de especialistas da região para que mais do que você esteja em forma no verão, tenha qualidade de vida para aproveitar cada vez mais os dias.

E, como boas opções de lazer também contribuem para o bem estar, uma ótima opção para este final de semana é passar pela 99ª Expofeira de Bagé. Além do mais, para os fãs do Sertanejo Universitário hoje é a noite da apresentação de Luan Santana em Bagé.


Último final de semana para aproveitar a Expofeira de Bagé

LEGENDA: Julgamentos aconteceram durante toda a semana e agora é de conhecer os campeões - CRÉDITO: Fabiana Gonçalves

Na programação de hoje, mais remates e julgamentos, além da entrega de prêmios e a final das gineatadas.

Depois de uma semana de muitos remates, julgamentos de raça, exposição e grandes apresentações artísticas, a 99ª Expofeira de Bagé chega ao seu fim neste final de semana. Mas, quem ainda não passou pelo Parque Visconde Ribeiro de Magalhães tem neste final de semana a última oportunidade de 2011. Entre a programação de hoje, mais remates e julgamentos, além da entrega de prêmios e a final das gineatadas. É hoje também que acontece o show de encerramento da feira com Luan Santana, a partir das 23h.

Desde o primeiro dia a 99ª Expofeira de Bagé foi recheada de surpresas e novidades. A começar pelo jantar de homenagem a personalidades que se destacaram no meio rural. O troféu foi entregue a oito produtores indicados pelos núcleos de criadores, e duas pessoas indicadas pela Rural. Carmen Sylvia Moglia Suñé foi agraciada como o troféu Ana Terra, e o Troféu Parceiro da Rural foi para Carlos Jacinto dos Santos. Já os núcleos indicaram os nomes de Amilcar da Rosa Bittencourt, Paulo Tavares Móglia, Augusto de Souza Costallat, José Francisco Teixeira, Aloísio Sá Vieira, Claudio Nery Martins, José Ricardo Pereira Saraiva e Laudo Orestes Antunes Del Duca.

Ainda no tom de homenagens, Jeea Bárbara de Macedo recebeu um troféu das mãos da Rural Jovem, que quis agradecer a produtora o apoio e incentivo que sempre receberam. O ex-presidente, Eduardo Móglia Suñé também foi destacado, com a outorga da comenda Emilio Guilayn.

Outros grandes sucessos foram os remates da feira que, quase em sua maioria, atingiram a liquidez total, e os shows, com destaque para a apresentação de Michel Teló que lotou o parque no primeiro final de semana. A participação do público durante os demais dias da feira também foi bastante grande.


Superioridade Braford em pista no remate Aurora e Sossego

As Estâncias Aurora e Sossego, de Uruguaiana, promovem Remate de seu renomado plantel Braford no dia 21 de outubro, às 19h, no Parque Agrícola e Pastoril.

A previsão de venda é de 100 touros e 250 ventres, procedentes de uma seleção genética de mais de 36 anos. Luciano Dornelles, administrador da Estância do Sossego, destaca dois diferenciais produtos da oferta 2011 do Remate Aurora e Sossego: prenhes de embriões e terneiras de elite resultantes de transferência de embriões.

Já Fernando Fabrício de Faria Corrêa, proprietário da Estância Aurora, fala da significativa demanda existente por reprodutores nesta primavera, especialmente da raça Braford.

“O Braford está muito bem adaptado a diversidade de climas do Brasil, o que aumenta a procura e reflete em boas médias”, explica Faria Corrêa, um dos idealizadores da Raça no País.

Em relação à comercialização, os organizadores têm na comprovação da raça Braford e na sinalização dos remates já realizados a certeza de um ano de importantes negócios.

“A qualidade do rebanho Braford e o cenário apontam bons resultados”, aspiram.

Além dos exemplares Braford, estarão em pista, também, 15 equinos Crioulos, sendo 1 garanhão e 14 éguas registradas, domadas e mansas, prontas para toda a lida no campo. Em relação aos Crioulos, também boas expectativas, uma vez que representam 40 anos de aprimoramento.

O Remate Anual Braford Aurora e Sossego terá transmissão on-line e ao vivo pelo c2rural. Rematará Trajano Silva Remates.

*******************************************

Guatambu e Alvorada premiadas nas feiras de Bagé e Caçapava do sul

No final de semana passado, a Guatambu e Alvorada saíram pelo estado a fim de participar dos julgamentos das raças Hereford e Braford na 76ª Expofeira Agropecuária de Caçapava do Sul e na 99ª Expofeira de Bagé, retornando com ótimos resultados a Dom Pedrito. Nas pistas de julgamento das duas cidades, a genética das estâncias teve grande destaque, conquistando diversos prêmios nas categorias em que concorreram.

Em Caçapava do Sul, os lotes exemplares das duas raças levados ao concurso, Polled Hereford e Hereford, pela Guatambu sagraram-se os grandes campeões da feira. Já na raça Braford, os touros da Guatambu formavam o lote selecionado como Melhor Trio 2 anos e Trio Grande Campeão Braford, sendo, ainda, o reprodutor tatuagem I265 escolhido como Melhor Macho Braford. Conforme destacou o jurado Pedro Brasil, esse trio é formado por exemplares da raça de grande destaque, pois apresentam prepúcio correto e grande volume de carne.

Já no dia seguinte, domingo, foi a vez da genética da Alvorada se sobressair na concorrida pista de julgamento da Expofeira de Bagé, levando o Grande Campeonato Braford da Feira, além de ser escolhido como o Melhor Trio 2 anos da raça. O grande destaque, ainda, ficou por conta do reprodutor Braford I166, eleito pelo jurado Aldo José Tavares dos Santos como o Melhor Macho Braford entre os concorrentes. Nas palavras do julgador, “É um touro perfeito, pois apresenta todas as características genéticas, fenotípicas e raciais que se buscam para a raça”.

A Guatambu, na mesma oportunidade, levou à concurso terneiras Braford de sua propriedade, levando o prêmio de Reservado Grande Campeão com o lote formado pelas fêmeas tatuagem.



Saúde e exercício

Os benefícios dos exercícios são comuns a todos os tipos de atividade física, esportiva ou laborativa, desde que os esforços não sejam excessivos em relação à condição física da pessoa. O exercício é uma forma de sobrecarga para o organismo e, sobrecargas bem dosadas estimulam adaptações de aprimoramento funcional de todos os órgãos envolvidos, mas quando excessivos, produzem lesões ou deterioração da função.

O sedentarismo caracteriza-se por uma ausência de sobrecargas para todo o sistema neuro-músculo-esquelético e metabólico, levando ao enfraquecimento progressivo de estruturas com funções biomecânicas e a alterações funcionais que estatisticamente se correlacionam com maior incidência ou gravidade de doenças.

O exercício estimula a saúde em diversos aspectos. Entre eles:

- Alivio das tensões emocionais: a atividade física é uma forma eficiente para aliviar o estresse emocional, diminuindo um fator de risco para diversas doenças crônicas.

- Melhora da composição sanguínea: exercícios tendem a normalizar os níveis de glicose, gorduras e diversas outras substâncias no sangue.

-Redução da pressão arterial: pessoas ativas fisicamente tendem a ter níveis pressóricos mais baixos, e os exercícios auxiliam a diminuir a P.A. dos hipertensos.

- Estimulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exercício estimula a redução da gordura corporal, diminuindo assim a possibilidade da pessoa desenvolver doenças como a aterosclerose, o diabete e outras.

-Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva à diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas. Os exercícios físicos também constituem recurso de alta relevância para evitar e reverter essa situação.

- Aumento da massa muscular: a atividade física habitual leva a um aumento do volume e força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.

-Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a capacidade das pessoas realizarem esforços, permitindo assim maior autonomia motora, condição conhecida como Boa Qualidade de Vida.

É importante que independente do tipo de atividade física escolhida, se adéqüe o grau de esforço do exercício à condição física atual da pessoa. Por isso, procurar um profissional de educação física para ter uma orientação especializada é o primeiro passo.

Daniela Fernandez

CREF. 008844 – C/RS

Academia Harmony – Barão do Amazonas, 98. Telefone (53) 3242.4966

*******************************************************

Crianças obesas. De quem é a responsabilidade?

Um problema que antigamente atingia somente os adultos, hoje é uma realidade também entre as crianças. A obesidade tornou-se um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, e agora levanta novos debates. Entre eles, a responsabilidade dos pais por crianças obesas. Estima-se que 10% das crianças brasileiras e 20% dos adolescentes estejam com sobrepeso e destes, 80% vão se tornar um adulto com sérios problemas de saúde, como hipertensão ou diabetes, por exemplo. E, como a forma mais efetiva de prevenir a obesidade é tratar o problema desde a infância, a necessidade de cuidados especiais.

No entanto, tudo o que as crianças mais gostam são doces, refrigerantes e todo o tipo de alimento industrializado e que contenha bastante conservante e colorante. E, como se não bastasse, as crianças desta geração perderam hábitos da geração passada como andar de bicicleta ou jogar bola e, tornam-se cada vez mais sedentárias. Com tais mudanças, quem precisa fiscalizar para que os pequenos mantenham uma alimentação mais saudável e assim tenham uma qualidade de vida melhor?

A responsabilidade da obesidade infantil é dos pais, da família, dos educadores e do sistema de saúde pública. Desses, os pais é que tem a maior responsabilidade de cuidar dos costumes alimentares e da necessidade de exercícios. O problema é que muitos pais acham que a obesidade de seus filhos é de origem hormonal, ou outro problema médico e até acham “bonitinhos” os filhos mais gordinhos, sem perceber que, na maioria das vezes, a causa da obesidade nas crianças é o consumo excessivo de calorias (alimentos calóricos, açúcar, refrigerantes, etc).

O envolvimento dos pais e da família é fundamental para prevenir a obesidade dos seus filhos, a começar pelo exemplo diário quanto a forma de alimentação e os hábitos de exercícios, etc. Eles devem regular o consumo de refrigerante, a ida a restaurantes de “fast-foods”, evitar fazer refeições em frente a televisão, devem estimular a pratica de atividade física continua em seus filhos, evitar que usem a televisão, ou computadores por mais de três horas por dia.

E, quando a obesidade infantil ocorre, é preciso ser tratada como um problema médico, e o especialista deve ser consultado. O primeiro passo é encontrar o programa certo que implicará em novos hábitos alimentares, e atividade física constante.

Portando cuidados médicos, atenção da família e dos professores nas escolas é fundamental para se minorar os efeitos da obesidade na população jovem em todo o mundo.

João Luis Ricalde Gervasio

Nutricionista – CRN 5114

*********************************************

Aula experimental de Pilates

A aula experimental é uma cortesia oferecida para promover o conhecimento sobre o Pilates, do método até a sua execução. A aula serve ainda para verificar como é trabalhado, o método e se ele realmente está sendo aplicado conforme os princípios básicos da contrologia (precisão, respiração, centralização, fluidez, concentração e estabilização).

Todo profissional deve abordar o aluno fazendo uma breve investigação dos motivos que o levaram a procurar a modalidade, se há prescrição médica, se tem a existência de dor muscular ou articular, osteoporose, problemas de coluna, de marcha, se é sedentário ou se pratica alguma atividade física. Essas informações são significantes para direcionar o tipo de aula para o aluno. A aula deve ter sempre a presença do professor /instrutor para explicar a metodologia de trabalho, com uma série de exercícios simples e básicos, com repertório variado, facilitando sua execução inicial e contemplando todos os aparelhos. Este primeiro momento é importante para que o aluno tenha uma idéia do método, seus objetivos e sua eficácia. Pode-se ainda simular os movimentos utilizados em cada esporte, reproduzindo-os nos exercícios realizados nos equipamentos.

Já acessórios como bolas, círculos, faixas, rolos, discos e pranchas oferecem uma capacidade enorme de diversificar os exercícios e logo, a aula. Esses acessórios são uma maneira divertida e mais econômica de incrementar seu programa de aulas.

A aula em circuito é uma maneira pouco usada, mas divertida de animar as aulas. Mas atenção, para aulas de circuito é preciso ficar muito atento nos alunos. É preciso habilidade para modificar os exercícios rapidamente, conforme o nível de cada aluno. Não esqueça! Pilates é qualidade de movimentos não quantidade. Menos repetições serão mais eficientes.

Cármen Regina Schimitd Barbosa

Profª. Universitária da URCAMP do Curso de Educação Física/Fisioterapeuta/Especialista em Ciências do Movimento humano, em Psicomotricidade, em Saúde Pública e Educação Especial. Proprietária e Professora da PILATESTADIUM. CREF 276 – CREFITO 16859

Maiores informações e bibliografia: Av.Presidente Vargas, 101,Centro –Bagé/ RS(53)33129093caresbar@brturbo.com.br

*********************************************

A banalização da cirurgia plastica

É muito comum encontrarmos anúncios e até profissionais médicos que tentam tornar um ato cirúrgico, principalmente os de finalidade estética, em algo banal. Uma cirurgia seja ela qual for é sempre algo complexo, pois exige que certas regras sejam seguidas. Estas regras são definidas pela Técnica Operatória que é uma das bases da cirurgia. Quando a Técnica Operatória não é seguida, significa que o procedimento pode ter sido, de alguma maneira comprometido.

De modo geral não há cirurgia simples. O que há são procedimentos mais ou menos complexos do ponto de vista técnico. Uma regra da Técnica Operatória que muitos insistem em quebrar é a de realizar um procedimento cirúrgico em um ambiente adequado. Além da Técnica Operatória a Agência Nacional de Vigilância Sanitária define através de normas o que é um ambiente adequado para a realização de cirurgia. Qualquer situação que fuja a estas normas além de colocar em risco a integridade do paciente corresponde a infração e é passível de punição.

O ato cirúrgico é uma agressão, controlada, mas ainda presente, ao organismo. A isto chamamos de Trauma Cirúrgico. O resultado desta agressão é uma reação do nosso organismo onde uma série de mecanismos biológicos são ativados com a finalidade de promover o reparo aos danos causados pela cirurgia. A cicatrização é um destes processos que, dependente da resposta inflamatória, é ativada no momento da cirurgia e se prolonga por aproximadamente 24 meses e que esta completamente finalizada somente no final do sexto mês após a cirurgia e se o paciente realizar esforços físicos durante este período, dependendo da sua intensidade, pode resultar em sua deformidade ou migração dos implantes. Por isso evitar esforços físicos durante este período é muito importante para o resultado final da cirurgia.

Apesar disto é muito comum vermos quem diga que com apenas alguns dias de pós-operatório ou que com o uso “da técnica X” tudo volta ao normal imediatamente. Esta situação é algo muito perigoso, pois se os cuidados de repouso, se os esforços físicos não forem evitados, podemos ter uma perda total do resultado final da cirurgia, ou o aparecimento de sequelas, muitas vezes de tratamento difícil.

O que ocorre é que na grande maioria das vezes uma pessoa não quer passar por um período de recuperação tão longo, deseja e que o resultado final seja imediato. É difícil mostrar a um paciente que este processo é lento e que independe da vontade do cirurgião e do próprio paciente, mas sim do seu organismo.

Muitos profissionais acabam por tentar minimizar este fato prometendo ao paciente uma recuperação milagrosamente rápida. Soma-se ao descrito outros fatores e ocorrências e o resultado final é uma verdadeira banalização da Cirurgia Plástica.

Cirurgia é algo sério e não pode ser banalizada. Lembre-se de que quando ocorre isto geralmente é o próprio paciente que sofre as consequências. É preciso estar bem informado e saber que não há forma milagrosa e muito menos como burlar a natureza do corpo. Mas, principalmente é preciso que aqueles que prometem algo que não pode ser obtido, aqueles que querem burlar o que é preconizado pela Técnica Operatória, ou se valem de nomes e denominações especulativas para um determinado procedimento cirúrgico sejam evitados, pois, pode ser que este profissional, possa estar interessado apenas em benefícios próprios deixando de lado os cuidados, o zelo e a segurança que todo paciente merece e deve ter.

Dr. André Previtalli CRM 16.444

Cirurgião Plástico



Festa da Agropecuária

O jantar dos Destaques da Associação Rural de Bagé, que dá início a tradicional Expofeira, esteve maravilhoso. Logo na chegada os convidados eram recebidos com musica ao vivo tocada por Ivonléo no antigo piano do Salão Nobre da centenária instituição . A decoração que alternava mesas antigas com modernas e lindos arranjos feitos por Mirian Akagi estava divina. Salgados e jantar estiveram a cargo do Buffet Cliff , de Pelotas, que dispensa elogios por ser considerado um dos melhores do Estado. Depois das homenagens, o som de Fabrício embalou os dançarinos da noite. Os homenageados, Carmen Sylvia Suñé (Troféu Ana Terra), Carlos Jacinto dos Santos (Parceiro da Rural), Claudio Nery Martins ( Nucleo de Gado Jersey), Paulo Móglia ( Núcleo de Cavalos Crioulos), Amilcar Bittencourt ( Núcleo de Gado Hereford), José FanciscoTeixeira ( Nucleo de Gado Angus), José Ricardio Saraiva (Nucleo de Gado Holandês) ,Laudo Del Duca ( Nucleo de Gado Brangus Ibajé)) e Aloísio Viera ( Núcleo de Ovinos) ficaram emocionados com o reconhecimento por parte da comunidade ruralista. O Presidente da Rural, Aluísio Tavares e sua esposa Ana Beatriz , bem como sua diretoria, estão de parabéns pelo evento. Clics de Cema Isquierdo.


A turma do Café do Parque

Inaiara e Luis Olavo Azambuja no Café do Parque

O casal Ana Beatriz e Aluísio Tavares

Simone Salles, Maria de Lourdes Sarmento e Sandra Krause

Marta Salis Martins, Roseli Hamm e Maria Carmem Paiva

Zilá Moglia e Mara Móglia

Jeea Macedo , que foi homenageada pela Rural Jovem e Marcia Ivanoff

Piva Suñé, homenageada com o Troféu Ana Terra

Vera e Caio Botelho

O embalo do show de Michel Teló

**************************************
Curtas

Na sequência de inaugurações no Parque da Rural, destaque para o Café do Parque. Local super bacana capetaneado pela cafeteria LEB, onde os visitantes da Feira podem fazer um pit stop e saborear as delícias da casa. Decoração show, ambiente tudo a ver. Vai bombar!

*****************************

O show de Michel Teló na abertura da 99˚ Expofeira de Bagé foi incrível!! Milhares de fãs estiveram cantando os sucessos do astro da música sertaneja do momento. Vem aí, Luan Santana hoje `a noite no mesmo espaço. Imperdível!

18º Canto Moleque da Canção Nativa reúne jovens artistas da música

A música tradicionalista teve palco em Candiota no final de semana passado, quando ocorreram as apresentações dos 56 jovens talentos da música tradicionalista gaúcha no 18º Canto Moleque da Canção Nativa. Na primeira noite de apresentações, um público de pouco mais de 600 pessoas acompanhou as atividades. Isto em virtude do mau tempo que atingiu o município, com fortes chuvas. Na ocasião, além dos concorrentes, os presentes puderam conferir os shows dos músicos Davi Covalesky e Ângelo Franco, além do baile do grupo Tchê Guri.

Já no sábado, com o clima mais ameno, as atividades foram acompanhadas por cerca de mil pessoas. Neste dia, os shows artísticos ficaram por conta de Jackson e Alexandre Barreto e de Wilson Paim. E no domingo foram conhecidos os vencedores desta edição do Canto Moleque.

********************************************

Aceguá recebe certificado para municipalização do trânsito

Técnicos do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) e DETRAN/RS estiveram reunidos com o Diretor de Trânsito Rodoviário de Aceguá e Chefe de Gabinete do Executivo Municipal Mauricio Porto, para finalizarem o processo de municipalização do Trânsito no Município.

Na oportunidade os técnicos entregaram o Certificado de Conformidade Operacional e Aceguá passa a fazer parte dos 232 municípios do Rio Grande do Sul a ter o trânsito municipalizado.

Segundo Mauricio Porto, após a assinatura do convênio de reciprocidade entre DETRAN, Brigada Militar e prefeitura de Aceguá, teve inicio a estruturação da CTMR (Coordenadoria Municipal de Trânsito Rodoviário), que após criado e com os membros da junta administrativa de recursos de infração (JARI) e responsáveis pela Engenharia de tráfego e educação no trânsito nomeados, estava completo.

O próximo passo, segundo o Diretor de Trânsito, será a implantação de mais de 100 placas de sinalização na sede e na zona rural do município, conforme o estudo técnico desenvolvido pela engenharia de tráfego juntamente com a Brigada Militar de Aceguá.

Estiveram presentes no encontro, o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, o Diretor de Trânsito Mauricio Porto, o Presidente da Junta Administrativa Marcelo Pinheiro, acompanhado do membro titular Danilo Torres e do engenheiro João Hubert, e o Diretor Técnico do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) Fernando Forni.

Quiche de couve-flor

Ingredientes

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

120 gramas de manteiga sem sal

1 ovo

Sal

Recheio:

1 couve-flor media

150 gramas de bacon defumado

200 gramas de creme de leite

50 gramas de queijo provolone

50 gramas de queijo mussarela

4 ovos

200 ml de leite

2 colheres de mostarda

Sal e pimenta

Óleo de oliva

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque a farinha, despeje sobre ela a manteiga derretida no micro-ondas.

Junte o ovo e uma pitada de sal. Sove bem essa mistura com as mãos. Se necessário, para ligar bem a massa use mais manteiga. Abra essa massa com as mãos em um prato refratário, forrando com ela o fundo e as laterais do mesmo. Reserve.

Corte a couve-flor em pequenos buques. Lave-os bem e deixe escorrer. Depois, distribua-os na superfície da massa de forma uniforme. Pique o bacon em pedaços pequenos e leve-os ao fogo forte em uma caçarola, até que dourem. Distribua os pedaços de bacon sobre a couve-flor.

Em uma tigela, junte o creme de leite, o leite, os ovos, o sal e a pimenta moída na hora. Com um misturador de arame bata bem estes ingredientes. Junte as colheres de mostarda e bata mais um pouco. Despeje a mistura sobre a couve-flor. Polvilhe tudo com os queijos ralados em ralo grosso e regue com óleo de oliva.

Leve a quiche ao forno médio até que doure, mais ou menos 35 minutos. Pode ser servida quente ou fria.


ISS e Cartórios

Há pouco tempo, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, decidiu pela constitucionalidade da cobrança do ISS sobre os serviços notariais e de registro, apesar desses serviços serem prestados por delegação do poder público.

A Corte Suprema considerou que, sendo o serviço explorado em regime de direito privado (art. 236 da CF), não há razão para tributar os serviços concedidos ou permitidos e não tributar os serviços delegados (Adin nº 3.089, Rel. Min. Carlos Brito, Relator para acórdão Min. Joaquim Barbosa, DJe e DOU de 21-8-2008).

Contudo, para o analista Kiyoshi Harada, “a decisão do Plenário da Corte Suprema não eliminou, por completo, as dúvidas e incertezas quanto à base de cálculo do ISS. Os serviços notariais e de registros públicos são tributados pelo preço dos serviços prestados ou por quantia fixa?”, indaga ele.

Para Harada, a regra geral é a tributação pelo preço do serviço prestado (art. 7º, da LC nº 116/2003). Excepcionalmente, os trabalhadores autônomos e as sociedades de profissionais legalmente regulamentados podem ser tributados por alíquotas fixas, conforme prescrições dos §§1º e 3º, do art. 9º do DL nº 406/68 mantidos pela atual lei de regência nacional do ISS.

Há quem sustente que o STF, ao se reportar à exceção prevista no art. 150, § 3º da CF, que se refere à tributação dos serviços explorados mediante pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, teria afastado a idéia de trabalho pessoal dos notários e registradores. Assim, tais serviços públicos seriam explorados com o intuito de lucro, afastando-se da idéia do trabalho executado de forma pessoal e autônoma.

Este foi o entendimento do STJ - Superior Tribunal de Justiça (no Resp nº 1.187.464/RS, Rel. Min. Herman Benjamin, DJe de 7-7-2010), julgando que descabia a analogia com os profissionais liberais, cujo tratamento diferenciado foi previsto no Decreto nº 406/1968, pois a atividade é prestada com intuito lucrativo, incompatível com a noção de simples "remuneração do próprio trabalho", prevista no art. 9º, § 1º, da LC nº 116/2003, sendo “inviável o benefício da tributação fixa em relação ao ISS sobre os serviços de registros públicos, cartorários e notariais”.

Todavia, há também opiniões diversas, que interpretaram que a decisão do STF apenas se limitou a decidir quanto à incidência do ISS sobre os serviços prestados pelos notários e registradores, não fazendo distinção entre o serviço público concedido e o serviço público delegado, levando em conta apenas a prestação do serviço em caráter de regime privado, isto é, com intuito lucrativo. Por isso, julgou constitucionais os itens 21 e 21.l da lista anexa à Lei Complementar nº 116/03. Alegam que não cabe à Constituição Federal prescrever regime jurídico de tributação de impostos.

Por outro lado, entendem que mesmo o serviço público delegado sendo prestado com intuito lucrativo, isso não descaracteriza o caráter de trabalho autônomo. Há advogados, médicos, engenheiros e outros profissionais que cobram altos preços por seus serviços, a tpitulo de honorários, sobre os quais não se poderia afastar a idéia do intuito lucrativo. Nem por isso eles perdem a condição de profissionais liberais ou de profissionais autônomos.

Para Harada, “o fato de o notário ou o oficial de registro contar com a colaboração de substitutos e escreventes, nos termos do § 3º, do art. 20, da Lei nº 8.935/94, que regulamentou o art. 236 da CF, também, não é relevante para descaracterizar o trabalho pessoal”. “Estes são pessoas físicas, profissionais de direito, dotados de fé pública e que, para efeito da legislação tributária recebem tratamento semelhante ao de profissional autônomo (profissional liberal). Como é sabido, a Constituição não autoriza a delegação do serviço público para uma pessoa jurídica, mas apenas à pessoa física que é investida no cargo por meio de concurso público de provas e títulos”, acrescenta.

Escreventes são meros colaboradores do titular do serviço público delegado. A presença de outros funcionários que executam simples atividade-meio, também, não caracterizam o titular de Cartório como um empresário. Prescreve o parágrafo único, do art. 966 do Código Civil:

"Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa".

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Luan Santana em Bagé

O grande show nacional que marcará o encerramento da 99ª Expofeira de Bagé acontece hoje. Luan Santana sobe ao palco do Parque Visconde Ribeiro Magalhães para um grande e apaixonado público.



Vanessa Budó, 14 anos, reside em Bagé.

“Gosto de estar com os meus amigos, de viajar e ir às aulas de inglês. Espero que o Debut seja uma noite inesquecível tanto para mim, quanto para todas as debutantes familiares e amigos”.

Mariana Bispo da Costa Dallé, 14 anos, reside em Bagé.

Pedro Henrique Costa de Leon de um ano e três meses. Filho de Débora e Izidoro.

Maria Eduarda, de 8 anos e Santiago de um e 10 meses. Filhos de Taís e Alex Marques.

Ben-Hur, filho de Fernando e Tania de Cogoy


Opções de lazer e decoração

Peças de decoração conseguem fazer toda a diferença em qualquer ambiente e, principalmente, quando elas são de bom gosto e conseguem dar um toque especial a qualquer refugio da casa. Na loja Patuás, as opções vão desde as peças de decoração, com Budás e elefantes, que trazem sorte, até as almofadas e penduricalhos de teto. São várias alternativas para encher a sua casa de cor e charme. A loja Patuás é localizada na Bento Gonçalves 222 e atende pelo telefone (53) 3242.7171.



A tradicionalíssima Cabanha Paineiras abre suas porteiras, no dia 23 de outubro, para receber clientes e amigos para a 54ª edição de seu Remate Anual. As Cabanhas Basca e Reconquista participam como convidadas.

Na oportunidade, serão ofertados exemplares Aberdeen Angus e Brangus destas propriedades; sendo 100 touros e 120 ventres Aberdeen Angus / 50 touros e 50 ventres Brangus.

O Remate Cabanha Paineiras e Convidadas representa a excelência de 80 anos de seleção, com grandes conquistas nas principais pistas do País. “Os clientes terão a sua disposição uma oferta com a qualidade dos plantéis das cabanhas realizadoras, baseada em animais raçadores e melhoradores, portadores das melhores genéticas do Brasil, Argentina e Estados Unidos”, salienta Mariana Tellechea, proprietária da Cabanha Basca.

Da diferenciada oferta, além de filhos e filhas de importantes e premiadas vacas, merecem destaque o 3º Melhor Macho Brangus da Expointer 2010 - Basco Lapacho 9008, a Melhor Fêmea rústica Angus da Exposição de Uruguaiana 2011 – Basca Muy Amiga Brigadier 298 e os exemplares Paineiras Brigadier Lambourguine 1525 e Paineiras Candombe La Paz 5272.

Ainda segundo Mariana, estarão em pista touros especiais para plantel e também para produção de gado de corte. “Buscamos animais carniceiros e precoces. Vamos vender terneiras da cabeceira da produção e vacas com prenhez de importantes touros da atualidade”, ressalta a cabanheira. Para mais, seguro de vida de 100 dias para touros e frete free, também para touros, dentro do Rio Grande do Sul.

Como importante palco da pecuária brasileira, pelo qual criadores de todo o País aguardam para somar qualidade a seus plantéis, o Remate da Cabanha Paineiras terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 14h. “Através deste veículo podemos mostrar o nosso trabalho para um maior número de pessoas. Sempre temos clientes de fora do Estado, que muitas vezes não podem estar presentes no evento, e o Canal Rural facilita muito a nossa comercialização”, afirma Mariana.

Além da oferta qualificada e confirmada, os negócios estão aquecidos, com destaque para a grande procura por gado de corte, tornando muito boas as expectativas em relação ao Remate. Às 10h30min será realizada a revisão dos animais e, na sequência, almoço e remate. Participe e bons negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário