Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 227 :: 29 de Outubro de 2011


Por Simôni Costa

Uma cidade em pleno desenvolvimento como é Dom Pedrito merece os parabéns ao chegar a mais um aniversário. A Fronteira da Paz completa amanhã, dia 30, 139 anos em pleno desenvolvimento social e econômico. Dom Pedrito é a cidade de importantes e reconhecidos eventos como a Feira do Livro, a Exposição Farm Show e tantos outros que enchem de orgulho a sua população. Assim, parabéns aos pedritenses e que muitos outros anos venham carregados de várias conquistas.

Seguindo a semana, a segunda-feira, dia 31, será mais misteriosa que o normal. De sorte ou azar, o fato é que dia 31 de outubro é um dia como qualquer outro, de trabalho ou estudo, o importante então é aproveitar a vida e fazer de datas como esta uma oportunidade para ser ainda mais feliz. No entanto, a data será também de muita superstição para uns e diversão para outros. Assim, não estranhe se uma bonitinha bruxinha ou um vampiro mirim baterem a sua porta em busca de doces, tema somente pelas travessuras que pode sofrer caso não ceda aos desejos das crianças.

Atenção! As bruxas estão soltas!

A imagem feita pelo cinema das bruxas é bem diferente da realidade, defende Silvia

Para uns, um dia como outro qualquer, mas outros vêem muita superstição e mistério no Dia das Bruxas, comemorado na próxima segunda-feira, 31 de outubro. O Halloween, como é chamado originalmente nos Estados Unidos, onde a festa tem suas origens, é um evento tradicional e cultural, que tem mais força entre os países da America do Norte. O dia é sempre um agito para a criançada norteamericana e também para os adultos que entram no clima e participam da festa.

Criado há mais de 2 mil anos pelos celtas, que habitavam o oeste da Europa, o Halloween se populariza no mundo e já faz sucesso por aqui - a variedade de enfeites temáticos vendidos nas lojas de artigos para festas cresce a cada ano, sem contar nas fantasias a disposição. E para arrasar no Dia das Bruxas não é preciso investir muito: de plástico ou de papel, abóboras, fantasminhas, aranhas e morcegos resolvem a questão e para o cardápio: sanduichinhos bonitos e gostosos, sopa de abóbora e bebidas levíssimas, completam a festa de Hallowen.

Mas há também que leve o Dia das Bruxas mais a sério e entenda a data além de uma festa, mas também como um dia de muitas energias. A cartomante e espírita, Silvia de Ogum, destaca, no entanto, que a segunda-feira será um dia como outro qualquer, mas ressalta que, para as pessoas que crêem, existirá uma energia diferente e que pode ser aproveitada para realização de ações positivas.

“Todo o ser humano tem a opção de fazer o bem ou mal e como o Dia das Bruxas é bastante energizante é um tempo de mantermos posturas positivas e assim afastar as energias negativas”.

A comemoração de 139 anos da Capital da Paz

A comunidade de Dom Pedrito esta em festa. Isso porque amanha, dia 30, a cidade completa 139 anos e uma ampla e variada programação foi pensada para comemorar a data. Desde o inicio do mês estão sendo realizadas atividades como gincanas, premiações, shows, competições, feiras de ciências, sessão solene na Câmara de Vereadores para outorga de títulos, entre outras.

Com economia baseada no campo, Dom Pedrito tem cerca de 70% do seu PIB vindo da atividade agropecuária. Localizada a 441Km de Porto Alegre é também conhecida como a Capital da Paz Farroupilha. Com pouco mais de 38 mil habitantes orgulha-se do seu rebanho bovino, equino e ovino, reconhecido nacionalmente pela qualidade genética.

Dom Pedrito é também terra que se destaca pela produção de arroz, que constitui-se, atualmente, como a atividade básica de exploração para quase todo o mercado nacional, graças a boa qualidade do produto e mão-de-obra qualificada. Ao todo, são cerca de 45 mil hectares de arroz. Outro setor que ganha impulso é a vitivinicultura. No município já são quatro vinícolas que produzem uvas e vinhos de qualidade reconhecida.

O prefeito de Dom Pedrito, Francisco Alves Dias, destaca que o município vive um importante momento na sua história.

“O somatório de todos tornam Dom Pedrito próspero, gerando divisas e contribuindo para que se atenda as necessidades básicas enquanto investimos em infraestrutura urbana e rural. Esta posição nos garante uma grande projeção entre os municípios gaúchos”.

Programação

Hoje - Visitação Mediada ao Museu Paulo Firpo (necessita agendamento)

Até dia 30 - 78ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito- Farm Show

Local: Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura - Promoção. Sindicato Rural de Dom Pedrito.

Até dia 30 - Casa da Amizade na Farm Show

Local: Parque de Exposições – Praça da Alimentação durante todo o dia

Até dia 30 - Unipampa na Farm Show com a divulgação dos cursos e atividades desenvolvidas. Promoção da Unipampa campus Dom Pedrito

Local: Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura – Durante todo o dia

Até dia 30 - Exposição “A Volta Fermina Pedrosa” com promoção do Museu Paulo Firpo

Local: Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura – durante a tarde

Dia 30 - Missa Festiva “139 Anos de Dom Pedrito”- Participação Coral Terra da Paz.

Local: Igreja Matriz Nossa Srª do Patrocínio, às 19h. Promoção da Prefeitura/ SMEC/ Assessoria de Cultura.

Dia 30 - Sessão Musical Aniversário de Dom Pedrito (Música Clássica Popular) Karina Machado, Tiago Correia, Bethi Infantini e Renato Paim.

Local: Igreja Matriz Nossa Srª do Patrocínio às 20h. Promoção da Prefeitura/ SMEC/ Assessoria de Cultura.

Dia 30 - 8ª Etapa do Campeonato Fronteirão de Mountain Bike e 8ª Etapa Zona Sul de

Mountain Bike.

Local: Praça Gen. Osório (largada e chegada) às 9h 30min. Promoção Bike Mania e Assessoria de Esportes.


Sobre o preço da água

Até o início desta semana, continuava a polêmica sobre o projeto de lei que pretende passar a Taxa de Água para tarifa. Devido à falta de informação sobre o tema, seja de quem propôs a ideia, seja de quem a divulga, é preciso voltar a debater essa questão.

Toda a argumentação favorável à mudança, inclusive as enquetes jornalísticas realizadas, parte da falsa indagação se seria melhor pagar pelos serviços de água uma taxa fixa (que prevê um consumo mínimo de 15 metros cúbicos por residência ou terreno), ou pelo consumo efetivo.

Em primeiro lugar, há que se considerar que um metro cúbico equivale a cerca de mil litros de água. Portanto, sendo a estimativa de 15 mil litros/mês, isso representa um consumo médio de 500 litros diários, quantidade razoável para uma família de 4 (quatro) pessoas. Estatísticas consideram que uma pessoa gasta de 100 a 250 litros por dia.

Dessa forma, a previsão de consumo é bem razoável para uma família padrão, podendo-se afirmar que dificilmente se consome muito menos do que isso em determinado mês.

A alteração para tarifa e o pagamento pelo consumo efetivo somente poderia, de fato, beneficiar os proprietários de terrenos, que estão obrigados a pagar a taxa quando a rede passa em frente aos lotes. Esses, que nada consomem, não precisariam pagar.

Com isso, em vez de se beneficiar os usuários, a vantagem seria para os donos de terrenos em área urbana, que não os edificam e/ou especulam com suas valorizações.

Como a implantação da rede de água possui um custo, na forma de taxa ele é coberto pelo Poder Público, que banca sua expansão, mesmo quando não repassa para o valor da taxa.

E sendo a taxa um tributo, é obrigatória e está sujeita ao princípio da anualidade, ou seja, somente é reajustada ou fixada uma vez por ano, com validade para o exercício seguinte. Em geral, devido ao custo político, os tributos seguem a variação inflacionária.

Já a tarifa é um preço público, também fixado pelo Poder concedente (o Município, no caso), sendo facultativa para os usuários, que a pagarão conforme o seu consumo.

Todavia, a tarifa pode ser criada, aumentada e cobrada em qualquer época do ano, por ato do Poder concedente.

E sendo a tarifa um preço público, para a remuneração do serviço prestado, seu valor pode ser alterado a qualquer momento, bastando ocorrer a elevação de um de seus componentes, o que inclui os investimentos de expansão e melhoria da rede de água.

Como esclarece Helly Lopes Meirelles (“Direito Municipal Brasileiro”, 12ª ed., p. 160 e 161), a tarifa e a taxa têm naturezas e finalidades diversas. Além disso, é preciso diferenciar os serviços essenciais (água potável, esgoto etc.) dos serviços utilitários (telefone, transportes etc.).

Quem garante que vai baixar o valor dos serviços de água potável?

Quem garante que eles não serão reajustados várias vezes ao ano?

Quem garante que não haverá repasse para as economias familiares do custo da rede que passa defronte a terrenos?

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Preparativos para o Mérito Empresarial

A ACIBa está organizando a 11ª edição do Mérito Empresarial, um evento realizado em parceria com a Prefeitura de Bagé para homenagear às empresas que mais contribuíram com o retorno de ICMS para o município. Entre as inovações desta edição está a inserção dos produtores rurais na lista de homenageados. A solenidade acontece no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo, no dia 10 de novembro, a partir das 20h. O presidente do Banrisul, Tulio Zamin irá palestrar logo após a entrega dos troféus abordando o tema “Cenário Econômico Atual”. Os premiados devem ser conhecidos nos próximos dias.

O presidente da ACIBA, Valmor Coradini Junior, destaca que a importância do prêmio: “Julgamos muito importante por parte da prefeitura o reconhecimento das atividades que mais contribuem na arrecadação de impostos da nossa cidade, é uma valorização do trabalho dessas pessoas e organizações”, avalia.


Retrato de Família será lançado em Pelotas e Porto Alegre

A escritora bageense, Greice Martins, fará o lançamento do seu romance “Retrato de Família”, nas Feiras do Livro de Pelotas e Porto Alegre. Em Pelotas, a sessão de autógrafos está marcada para o dia 4 de novembro às 18h. Na 57ª Feira do Livro da capital gaúcha, Greice estará no dia 6 de novembro. A obra foi lançada recentemente em Bagé durante a Feira do Livro.

****************************************

IMBA em grande noite musical

Dia 10 de novembro às 21h no Salão Carlos Gomes, o IMBA abre suas portas para mais um evento artístico em homenagem aos seus 90 anos de existência e ao bicentenário de Bagé, intitulado “Pianistas de Bagé em Concerto”. Fazendo parte deste evento, pianistas de diversas gerações se apresentarão tocando obras de grandes compositores.

**********************************

ERRAMOS

Na matéria “Oficina de cinema pela paz”, publicada na semana passada, por um equivoco a foto vinculada não era referente a oficina de documentário citada na matéria. A foto representa um documentário produzido em Aceguá intitulado “No Rumo dos Grileiros” que apresenta uma reconstituição da época dos grileiros, desde o inicio, passando pela invenção da bicicleta até os rumos atuais. O documentário foi dirigido por Pablo Escajedo e Denise Charmi e apresenta um novo panorama sobre o assunto prometendo modificar alguns parâmetros ditados pela grande mídia. Quem passou os dados deste documentário foi o acegualense Edegardo Torres.

A chave para a cura do câncer de mama

Dakir Duarte

O Câncer de Mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres. Anualmente, 50 mil novos casos são diagnosticados e, destes, 11 mil vão a óbito. Os números são alarmantes, mas poderiam ser diferentes se as mulheres cuidassem mais da prevenção e diagnóstico precoce da doença, argumenta o médico especialista no tratamento e diagnóstico de câncer, Dakir Duarte, de Porto Alegre.

Duarte, que esteve em Bagé para palestrar durante a Semana Médica a convite da CTSul, argumenta que a detecção precoce do câncer pode representar uma chance de cura que chega a 95%.

“Existem alguns tipos raros de câncer muito agressivos que nem mesmo o diagnóstico precoce é suficiente, mas na grande maioria dos casos, a descoberta da doença ainda em estagio inicial representa uma grande possibilidade de cura”.

E para que este diagnóstico seja eficiente a mamografia é fundamental. O médico recomenda às mulheres que a partir dos 40 anos realizem o exame. Aquelas que possuem histórico familiar de câncer devem realizar o exame anualmente já as demais podem fazer a mamografia a cada dois anos. Antes disso, é preciso sempre estar atenta, realizar o auto-exame e a qualquer indicio de um nódulo procurar um especialista.

“A mulher que tem auto-estima, que se cuida e se preocupa consigo e sua família realiza o auto-exame e, principalmente, a mamografia. Essa é uma questão de conscientização. A mamografia não dói nada, o que dói é o sofrimento que o diagnóstico tardio causa”, defende Duarte.

Manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e evitar o tabagismo são algumas das indicações do médico especialista para evitar o câncer de mama. Outro destaque feito por Duarte é que nos estados da região sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) os índices de câncer são maiores, no entanto ainda não há nenhuma explicação científica para a situação.

Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro várias ações foram realizadas em todo o país com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizarem o exame preventivo do Câncer de Mama. O chamado Outubro Rosa lançou um manifesto ao Dia Rosa:

“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro lugar.

*******************************
Casal Simpatia

Na noite de homenagens da Associação Rural de Bagé, durante a Expofeira, Augusto Costalat, pessoa de muito carisma, foi homenageado com o Troféu Destaque da Rural pelo Núcleo de Criadores de Terneiros. Ele e sua esposa, Gladis, formam um dos casais mais simpáticos e boa gente da nossa sociedade. Merecida homenagem!

*********************************
Quinze anos

No dia 11 de outubro, a lindinha aí da foto, comemorou seus 15 anos. Larissa Gomes Severo é filha de Dionis Severo e Amanda Gomes e festejou com a família e os amigos a importante data. Parabéns garota!

**********************************

Noite de Gala

Hoje é o dia em que o sonho de muitas meninas se torna realidade. Hoje, no Clube Comercial de Bagé, as luzes estarão seguindo todas elas. Hoje é o dia do Baile das Debutantes. Hoje é a primeira valsa, hoje é o primeiro vestido de gala, hoje é início de uma transformação. Estarei lá para apresentá-las, com muita honra. Aqui, todas elas em clic's de Emilia, da Gleider Ayres produções.

Monica Santos

Isadora Stumpf

Marta Rodrigues

Barbara Herter

Luana Enns

Isabela Kalil

Alexia Gomes

Helena Blanco

Mariana Dalé
Vanessa Dias

***********************************
CURTAS

No dia 12 de novembro a sociedade bageense irá se encontrar nos salões do Clube Comercial para mais uma edição do Baile da Glamour, promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. Muitos nomes e carinhas conhecidas da moçada estarão lá para mais um encontro de solidariedade. Ainda dá tempo de mais garotas inscreverem-se. Alô entidades e associações entreguem as fichas de suas candidatas!

**********************************

Dentro da programação da festa da Glamour está o coquetel na Nory Boutique, que será no dia 9 de novembro. Lá, as garotas podem reunir-se com os jurados e a diretoria da Liga, além, é claro, de curtir um pouco da moda de Norma Kopper.

************************************

No Da Maya Espaço Cultural, inaugurou a exposição GRUPO DE BAGÉ - Convergências, Memórias e Deslocamentos”, referente ao conjunto de gravuras do acervo do Museu da Gravura Brasileira restauradas pelo Da Maya. A exposição acontece simultâneamente em três espaços :“ Convergências”, no Da Maya Espaço Cultural, “ Deslocamentos” no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e “ Memórias” no Museu da Gravura Brasileira, de 26 de outubro a 23 de dezembro, de segunda à sexta das 9 às 12 e das 14 às 18 h, nos sábados das 9 às 12 e das 15 às 19 h e nos domingos das 15 às 19 horas. Não dá para perder...

Bifão Italiano

Ingredientes

1 copo de molho de tomate

500g de guisado

1 pacote de creme de cebola

2 ovos

2 colheres de farinha de rosca

2 tomates

Queijo mussarela

Modo de preparo

- Coloque o guisado, o creme de cebola, os ovos e a farinha em uma tigela e amasse bem até misturar todos os ingredientes e formar uma massa homogênea. Acomode a mistura em uma forma, untada com margarina e leve ao forno a 190ºC por 30 minutos.

- Quando estiver quase pronto, cubra o bife com o molho, o queijo e o tomate. Leve ao forno novamente por mais 15 minutos ou até derreter o queijo.

Fim de semana de Oktoberfest de Hulha Negra

A comunidade da Trigolândia na Hulha Negra realiza neste final de semana a 11ª Oktoberfest na Sociedade Concórdia Cultural e Recreativa. Na programação a presença das rainhas e várias atividades que resgatam as tradições alemãs. Hoje a noite é de shows. A abertura fica por conta do grupo de danças típicas alemãs “Polinésia”, após quem se apresenta é a Banda Arroio do Padre.

E, no domingo, a programação inicia pela manhã com a realização da 7ª etapa do campeonato da Zona Sul de Cross Country. Ao meio dia será servido um almoço, seguido de jogos germânicos, mostra de antiguidades, música com Banda Guarani, apresentação do grupo de dança Friedenau e café colonial, a partir das 16hs.

***************************************

Feira do Livro em São Gabriel

O mundo da leitura e da escrita desembarca em São Gabriel neste final de semana durante a V Feira do Livro. A programação variada desta edição promete agitar a Praça Fernando Abbott. De acordo com o organizador da Feira e Secretário de Turismo, Nairo Gonçalves, a expectativa é que um grande número de pessoas prestigie o evento.

“A feira deste ano tem uma programação bem diversificada, estamos prontos para dar todo o apoio necessário para que o evento seja um sucesso” ressalta.

A programação de hoje inclui apresentação de bandas, exposição de gibis e tarde de autógrafos com os autores da região. Às 20 horas show com Wilson Paim e banda encerrando o penúltimo dia do evento. No último dia da feira, 23, a programação especial fica por conta do sarau de poesias. A tarde haverá mateada cultural e a partir das 20h iniciam os shows artísticos.

***********************************

Professores de Candiota participam de formação pedagógica

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, realizou na semana passada mais uma etapa no processo de qualificação dos docentes da rede municipal de ensino. Para tanto, foi organizado um curso de formação pedagógica destinado aos professores de educação Infantil e dos anos iniciais.

A capacitação foi desenvolvida no Clube Recreativo Candiota e ministrada por integrantes da empresa Base 10 – Práticas Pedagógicas, de Porto Alegre.

Pela manhã, foram abordadas as Múltiplas Linguagens- Alfabetização pelos Sentidos, o qual aprofundou as práticas pedagógicas, reforçando como trabalhar os sentidos em sala de aula. Já pela tarde, a Literatura Infantil Clássica foi pauta principal, a qual reforçou as práticas pedagógicas em Contos, Contos de Fadas, Fábulas, Apólogos e Mitos.



39º remate Guatambu, Alvorada e Caty confirma resultados

Touro I-808 da Alvorada reprodutor mais valorizado

Com faturamento superior em 11,35% do que 2010, as vendas superaram as expectativas, especialmente pela comercialização das fêmeas.

A qualidade dos animais colocados em pista, em Dom Pedrito durante a Farm Show, chamou atenção da clientela fiel que prestigiou a genética das estâncias Guatambu, Alvorada e Caty. Com faturamento de R$ 1.450.565,00, maior 11,35% do que 2010, as vendas superaram as expectativas, especialmente pela comercialização das 168 fêmeas, que roubaram a cena com a média geral de R$ 2.621,00.

Para Valter José Pötter, proprietário da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, o excelente resultado do leilão reflete o trabalho das três estâncias para apresentar animais qualificados em pista.

“Temos homogeneidade na oferta. Oferecemos animais mais produtivos, com objetivo de produção de carne e com dados genéticos à disposição. Essa é a marca desse leilão, e nossa clientela valoriza isso”.

José Ivo Zart, da Alvorada, atribui ao intenso trabalho de melhoramento genético direcionado à seleção objetiva por produção as excelentes médias alcançadas no evento.

“Acredito que por isso tenhamos obtido o reconhecimento dos criadores e nos tornado os realizadores do maior leilão de Hereford e Braford do Brasil”, finalizou.

Expofeira de Livramento é encerrada comemorando resultados

As boas expectativas sobre a 73ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento se confirmaram. O evento registrou boas médias de público, em volume de vendas e reforço nas marcas apresentadas por cada cabanha que marcaram presença no evento.

Em seu discurso, o presidente da Associação e Sindicato Rural, Cesar Maciel, fez questão destacar que o sucesso de evento se deve ao trabalho contínuo dos produtores que não descansam e lutam para manter cada vez mais elevada a qualidade genética de tudo o que é apresentado anualmente na Expofeira.

Os remates da Expofeira de Livramento serviram como um verdadeiro termômetro para o restante do Estado quando o assunto são médias. Neste ano, apesar da redução da oferta de animais que foram levados para pista, os valores negociados forma mais altos do que em 2010.

“Tivemos sim uma redução na oferta de animais por uma retração natural, mas os valores foram maiores. Isso significa que tudo aquilo que foi apresentado, e negociado com muita facilidade e em grandes disputas lance após lance, possui qualidade invejável”, afirmou o presidente.

Em 2010, foram comercializados 635 animais tatuados que totalizaram R$ 2.582.100,00 com uma média de R$ 4.066,00 enquanto em 2011, foram comercializados 604 animais tatuados, porém, com um faturamento que atingiu a marca de R$ 2.965.850,00 com uma média que também se elevou para R$ 4.910,00. Mesmo assim, o faturamento total da 73ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento deverá ficar abaixo da marca dos R$ 4 milhões de reais em função desta oferta reduzida.

“Elevamos as nossas médias. Isso significa definitivamente que quem quer qualidade, terá que vir buscar aquilo que é produzido aqui pelos nossos produtores”, finalizou Maciel.


Julia Hernandez Saraçol de 2 anos e meio, filha de Adriana e Jair e Ingridi Conde Carvalho de 2 anos e 11 meses, filha de Lisiana e Andreus.

Sofia Leite Sittoni de 3 anos. Filha de Claudia e Nilton Luis.

Miguel Dilelio de 8 meses. Filho de Deise e Fabiano.

******************************

Vencedor concurso Cante o Jingle

Com 660 curtições pelo Facebook, o pequeno Ramon Hoffmann foi o grande vencedor do concurso Cante o Jingle da Nova Era no Dia das Crianças. Ele ganho seis super brinquedos.

******************************

Participe!

Você pode mandar as suas fotos para publicarmos na coluna Kids e Teens. Basta encaminhar para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Estamos esperando a sua participação!

*****************************

Exaltasamba em Bagé

Uma das bandas de pagode mais queridas do Brasil estará em Bagé dia 23 de novembro. Esta será a última oportunidade dos fãs do sul assistirem ao vivo o show da banda Exaltasamba, que deve se desfazer no ano que vem. O Exalta, como é carinhosamente chamado pelos fãs, conquistou ao longo dos últimos anos uma carreira de dar inveja a muito artista. Além de fazer shows lotados por todo o país, o grupo é um dos mais tocados nas rádios brasileiras. O show acontece no Parque Associação Rural de Bagé com abertura dos portões às 19h. A apresentação esta prevista para iniciar ás 23h. Antes os grupos Celinho e os Tchucos e Dhamballah e o Dj Daniel Romero realizam a abertura do evento.



Gostosuras ou travessuras?

Para as crianças o Dia das Bruxas, 31 de outubro, é pura diversão, principalmente entre aquelas que entram na festa e saem em busca de doces com promessas de travessuras. E para quem quiser tornar a data ainda mais alegre a Nova Era tem uma serie de fantasias de bruxas, vampiros, piratas e outras que vão super bem com os acessórios da loja 1001 Utilidades e vão tornar o Dia das Bruxas ainda mais assustador e colorido.

Fotos: Tailom Martins/Agência Nova

Modelos: Artur Soares Suñe e Fernanda Casartelli Freitas



ExpoLavras com grande programação

Entre os dias 3 e 8 de novembro, Lavras do Sul, através do Sindicato Rural realiza mais uma ExpoLavras. A extensa programação inclui provas crioulas, palestras e diversas outras atividades de integração. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3282.1256 ou www.srlavrasdosul.com.br

Programação

03/11 – Quinta-feira

14h: Resenha Coletiva da Raça Crioula (para sócios NCCCLS)

16h – Concentração de machos da Raça Crioula e Palestra com o Técnico Luis Francisco de Quadros Leite – Pista de Rodeio

20h30 – Jantar de Posse da Nova Diretoria do Sindicato Rural – Inauguração do Museu do Charque – exposição de maquete e painéis que produzem as xilogravuras da série Charqueadas, do artista plástico Danúbio Gonçalves – Restaurante

04/11 – Sexta-feira

7h30 – Admissão da Exposição Morfológica da Raça Crioula – Pista de Rodeio

8h30 – Inicio do julgamento de morfologia – Jurado Alexandre Pons Suñe – Pista de rodeio

17h – Entrega de prêmios do concurso de morfologia da Raça Crioula – Pavilhão de remates

20h – Remate de Cavalos Crioulos NCCCLS – Pavilhão de remates

23h – Festa com o Dj Favorino Collares – Pavilhão de eventos

05/11 – Sábado

7h – Inscrição e revisão das duplas para Paleteada Nacional

9h – Inicio da paleteada com premiação de R$2 mil – Pista de rodeio

14h – Abertura Oficial da ExpoLavras 2011 – Pavilhão de remates

15h – Final da paleteada

15h – Remate de bovinos – Pavilhão de remates

16h – Concurso de fios em lã ovina, artesanato em lã ovina, exposição de sementes crioulas e de hortifrutigranjeiros, degustação de vinhos e queijos aromáticos – estande da Emater.

17h – Tiro de laço – raspadinha

21h – Gineteadas

23h – Apresentação Grupo Lavrense Coração Estreleiro e baile com Édson Vargas e Grupo Galope do Mouro – Pavilhão de eventos

06/11 – Domingo

8h – Inscrições Crioulaço e Laço Criador – Pista de Rodeio

8h30 – Inicio Laço Criador

10h – Prova Doma e Lã

10h – Circuito de palestras: Perspectivas da Ovinocultura na Pecuária Familiar (Fepag, Emater e Banrisul) – Pavilhão de eventos

13h30 – Remate Doma e Laço – Cabanhas Macanudo e Don Marcelino – Pavilhão de Remates

15h – Remate de Touros – Pavilhão de remates

15h – Inicio do Crioulaço com premiação de R$2 mil – Pista de rodeio

18h30 – Ouro de Lavras com apresentação dos talentos da cidade – Pavilhão de eventos. Abertura com o “O homem do gato”, mostra de filmes com as Lendas da Lavras do Sul: “A cigana e a noiva da estrada” – produzido por alunos do ensino médio do Instituto Dr. Bulcão.

21h – Gineteadas

07/11 – Segunda-feira

Chegada dos animais para a Feira de Terneiros de Corte

9h – Visitação das escolas ao Museu do Charque

14h – Palestra “O Agronegócio do Governo de Dilma Roussef” – com Carolina Bahia, jornalismo do grupo RBS – Pavilhão de remates

21h – Jantar dos produtores de terneiros de corte – Restaurante

08/11 – Terça-feira

13h – Almoço da 28ª Feira de Primavera de terneiros de Corte – Restaurante/Salão de festas

15h – Entrega de prêmios aos lotes ganhadores – Pavilhão de remates

15h30 – Inicio da 28ª Feira de Primavera de Terneiros de Corte – Pavilhão de remates

20h30 – Encerramento da ExpoLavras 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário