Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 228 :: 05 de Novembro de 2011


Por Simôni Costa

Quem não gosta de ir ao cinema e assistir a um bom filme? O hábito de frequentar cinemas e teatros é uma questão cultural que ganha impulso a medida que os espetáculos apresentados ganham qualidade e chamam a atenção do público. A melhora significativa dos filmes produzidos no Brasil também tem feito com que cada vez mais pessoas acreditem nas “pratas da casa” e lotem os cinemas como aconteceu no lançamento de Tropa de Elite II, por exemplo. Assim, no Dia do Cinema Nacional merecem os parabéns não só quem jamais desistiu de fazer cinema no Brasil, mas também os espectadores que sabem reconhecer a crescente qualidade dos filmes feitos por aqui.

De outro lado, a aproximação do verão traz de volta um alerta importante: preste atenção aos alimentos que são servidos em restaurantes, bares, lancherias e supermercados. Afinal, uma intoxicação por ingestão de alimentos estragados pelo calor em nada combina com o verão.

Fim de semana de muito churrasco em Bagé

9ª Festa Internacional do Churrasco prevê shows, festa campeira e churrascada como atrações

Fogo de chão, muita carne e shows nativistas fazem parte da tradicional festa campeira que acontece desde sexta-feira no Parque do Gaúcho, em Bagé. A 9ª Edição da Festa do Churrasco tem ainda a novidade da troca de porções de churrasco por um quilo de alimento não perecível. Na parte artística, a programação tem como atrações principais os shows de Luiz Marenco, Joca Martins e Volmir Martins. Além destes, grupos e artistas de Bagé e região também realizam apresentações durante os três dias de festa. Já na festa campeira, que acontece paralelamente aos shows, as provas prevêem um total de mais de R$ 9 mil em prêmios.

O coordenador do Parque do Gaúcho, Jorge Luiz Braga Abott, desta que a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas circulem pelo parque durante os três dias de evento.

“É a maior festa da nossa cidade. No ano passado superamos as expectativas e, neste ano, temos certeza de que não será diferente. A comunidade aprova e participa efetivamente da Festa do Churrasco, que já faz parte da cultura e da tradição dos bageenses”, observa o coordenador.

Programação:

Sábado

17h: Concurso de Trova (Galpão de eventos)

21h: Apresentação Tarciane Tebaldi (Galpão de eventos)

22h: Apresentação Grupo À Moda Antiga (Galpão de eventos)

23h: Apresentação Volmir Martins (Galpão de eventos)

Domingo

10h: Apresentação Tiago Correa (Concha Acústica)

11h: Apresentação Sonido del Alma Gaucha (Concha Acústica)

12h: Apresentação Luis Marenco (Concha Acústica)

14h: Apresentações de Deise Veiga (Galpão de eventos), Os tchês (Galpão de eventos), Canto Nativo (Galpão de eventos), Embalo Campeiro (Galpão de eventos), Pedro Silveira (Concha acústica), Grupo de Marca e Sinal (Galpão de eventos)

18h: Apresentações de Zé Maria e Expresso da Vaneira (Concha acústica), Alemão Preto (Concha acústica), Anitas (Concha acústica), Dança dos Facões (Concha acústica)


Atenção precisa ser redobrada com os alimentos nos dias mais quentes

As saladas, os condimentos, carnes e frutas necessitam de cuidado especial na sua manutenção.

Com as temperaturas mais altas alguns cuidados básicos precisam ser tomados para evitar a ingestão de alimentos estragados. As saladas, os condimentos, carnes e frutas necessitam de cuidado especial na sua manutenção. O Fiscal Sanitário Marcelo Inchauspe lembra que grande parte dos problemas acontece durante o preparo dos lanches rápidos em carrochinhas na rua. Ele destaca que além do bom acondicionamento dos alimentos, quem prepara o lanche precisa estar vestido de maneira adequada com luvas, avental e touca no cabelo.

“Todos os condimentos precisam estar dentro de um isopor com gelo e, na dúvida, o consumidor não deve comer um alimento que suspeite que não esta bom”.

Já nos restaurantes a dica de Inchauspe é que o consumidor fique atento se o estabelecimento possui controle de pragas e se os alimentos que usam maionese estão em ambiente climatizado.

“A maionese quando fica mais escura e consistente é porque já não está boa. É bom também estar atento a quantidade de alimento exposto. Quando há muito é bom evitar, porque não se sabe desde quando aquele alimento esta e também quanto tempo mais vai ficar exposto”.

No supermercado, as carnes e frutas são o que merecem mais atenção. O prazo de validade deve ser a primeira coisa a ser verificada. E quando se trata das carnes é importante estar atento a coloração. Inchauspe lembra que a carne comprada no açougue pode ser melhor visualizada e escolhida. Para as frutas a dica é a mesma: prefira comprar aquelas que se pode manusear.

E quando o consumidor se deparar com alguma irregularidade pode denunciar a Vigilância Sanitária, lembra Inchauspe.

Contabilidade e planejamento tributário

Com a informatização dos registros contábeis, a emissão de notas fiscais eletrônicas e o maior controle do Fisco sobre as operações das empresas, através de uma série de informativos fiscais, cada vez mais a contabilidade das empresas se torna mais instantânea e fiel à sua realidade patrimonial.

Com isso, cresce a importância da escrituração contábil como base do planejamento tributário, fornecendo dados regulares e confiáveis.

Por contabilidade, entende-se um conjunto de escrituração das receitas, custos e despesas, bem como de controle patrimonial (ativos e passivos), representado por diversos livros, dentre os quais:

- Livro Diário;

- Livro (ou fichas) Razão;

- Inventário e Controle de Estoques;

- Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR);

- Apuração do ICMS;

- Apuração do IPI;

- Apuração do ISS;

- Balancetes mensais e balanço anual, etc.

Esse conujunto de demonstrativos e de informações produz os dados preliminares para a análise tributária.

Obviamente, se desejamos reduzir tributos, temos que saber quanto estamos gastando com eles na atualidade! Parte-se da situação real (Quais são os tributos incidentes? Quanto é pago?) para compará-la com as alternativas existentes e suas estimativas (Quanto será pago?).

Sem a escrituração contábil, o planejamento tributário ficará dependente de informações avulsas, não regulares, sujeita a estimativas, erros e avaliações equivocadas.

Para que a contabilidade se preste ao planejamento, a mesma deverá estar refletindo a situação real do patrimônio e das receitas e despesas.

Contas com saldos distorcidos, não observância ao princípio de competência, atrasos na escrituração, conciliações incorretas etc. são fatores que diminuem a qualidade da informação contábil. Por conseguinte, diminuirão a qualidade do planejamento pretendido.

O planejador da área tributária deve buscar:

a) informações precisas sobre os tributos (base de cálculo, alíquotas, prazos de recolhimento, fato gerador etc.);

b) dados internos e externos do contribuinte (lucratividade, volume de negócios, formas de operações, entre outros).

Com base nesses dados, pode-se comparar, analisar, verificar, deduzir, pressupor e idealizar alternativas lícitas para redução fiscal.

Assim, possibilita-se a análise se, dependendo do ramo do negócio, do número de empregados etc., é mais vantajoso para uma empresa se enquadrar no Simples Nacional ou permanecer no regime geral de tributação, e estando nessa última situação, optar pelo Lucro Real anual ou trimestral ou pelo Lucro Presumido. Ou mesmo se, dentro de um tipo de tributação escolhido, é possível reduzir legalmente a carga de tributos.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Mérito Empresarial

No início da semana foram conhecidos os vencedores do Prêmio Mérito Empresarial. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bagé e ACIBA e funciona como um reconhecimento ao trabalho das empresas Bageenses. Ao todo, serão 45 homenageados na noite do dia 10/11 no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

*************************

Concurso na Unipampa

A Unipampa realiza concurso para os cargos de Professor Assistente nas áreas de Construção Civil e Materiais de Construção, Processos de Fabricação, Música: Educação Musical, Música: Instrumentos (violão ou teclado) / Fundamentos Teóricos da Música, Sociologia Geral e Microeconomia. As vagas são para Alegrete, Bagé e Sant’Ana do Livramento. As inscrições vão até 16 de novembro através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

************************

Curso de Excel para iniciantes

O Grupo Alvecar de Bagé promove a partir de hoje novas turmas para o curso de Excel para iniciantes com o foco voltado para a gestão. Os horários são flexíveis conforme cada aluno. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3311.3651.

*************************

Pedágio beneficente da Apae

A ação terá como objetivo a arrecadação de recursos para o pagamento das despesas gerais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Bagé). O pedágio será realizado no dia 9 de novembro, das 8h às 18h, nas esquinas do Supermercado Nacional, Colégio Auxiliadora e das lojas Salim Kalil e Ponto Útil.


Oportunidade de bons negócios na Multifeira de Bagé

Até amanha os bageenses tem a oportunidade de desfrutar da estrutura da Multifeira de Bagé e ir as compras aproveitando os descontos oferecidos pelos logistas que participam da 16ª edição do evento. Promovido pelo Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (Cobame) em parceria com o Comitê da Qualidade de Bagé a Multifeira esta renovada este ano. Entre as novidades estão a ampliação da praça de alimentação e os três jantares oferecidos e o sorteio da motocicleta. Os 68 estandes disponíveis foram comercializados prometendo grande movimentação no Centro Cultural Auxiliadora.

Sandra Moraes coordenadora da Feira e presidente do Comitê conta que a expectativa é de que o público compareça em peso e que a feira seja não somente uma oportunidade de compra, mas que os consumidores possam passar horas agradáveis num espaço amplo e planejado para o lazer de toda a família. Na semana passada um encontro reuniu todos os lojistas que participam da Feira para sanar dúvidas e acertar os últimos detalhes do evento.
*****************************

Cinema ganha impulso e novidades produzidas na região

LEGENDA: Zeca em ação durante as gravações do Histórias Curtas “Um Breve Assalto”, da RBS TV. CRÉDITO: Daniel Petry

Hoje, Dia do Cinema Nacional, é mais uma oportunidade de valorizar o trabalho realizado por brasileiros.

Depois de muitos anos no esquecimento o cinema brasileiro vive hoje um ótimo momento. Novos filmes têm alcançado grandes públicos mostrando que as produções nacionais caem, cada vez mais, no gosto da população. Hoje, Dia do Cinema Nacional, é mais uma oportunidade de valorizar o trabalho realizado por brasileiros.

O cineasta Zeca Brito lembra que o cinema brasileiro tem a cara do país e das muitas culturas aqui existentes.

“São filmes de muita identidade, filmes que possuem um senso de lugar, que só existem porque o Brasil existe. Como linguagem o cinema brasileiro deu uma grande contribuição ao mundo”.

Na região, o cinema tem ganhado incremento com a realização de diversas oficinas, de sessões comunitárias e incremento ao cineclubismo. Além disso, entre os dias 10 e 17 de dezembro acontece em Bagé o III Festival de Cinema da Fronteira que abre espaço para valorização da cultura, folclore, tradição e história.

“Janela para o turismo cultural e ecológico. Momento de valorização antropológica e social da população de Bagé e oportunidade de troca e intercâmbio cultural com realizadores brasileiros e latinos, assimilação de idéias novas e possibilidade de expansão de janelas de exibição através de trocas e parcerias”, ressalta Zeca sobre a importância do Festival.

Novidades

Depois de alcançar grande projeção com o longa-metragem “O Guri”, Zeca dedica-se agora à “Legalidade”:

“Uma produção complexa, dentro de um modelo grandioso. Um filme que exige um amplo trabalho de pesquisa, além um orçamento a altura. Um filme com muito planejamento, que pretendemos filmar em 2012. O projeto é da Prana Filmes e tem a produção executiva de Luciana Tomasi e Montagem de Giba Assis Brasil. Uma emocionante história de amor vivida durante um dos períodos mais tensos da história do Brasil”, explica Zeca.



Da Bahia para Bagé

Christian Guimarães Severo, que veio da Bahia, e está cursando o Mestrado em Administração da UNIFACS, em Salvador, arrebatou o troféu de primeiro lugar na Jornada de Pós-Graduação em "Ciências Sociais Aplicadas", apresentando o trabalho em Simpósio aqui em Bagé no Congrega URCAMP/2011 com o artigo "A Gestão do Conhecimento e suas Implicações para a Gestão de Pessoas". Chris é sobrinha da professora Ada Maria Machado Guimarães. Inteligência que vem de famíia..

Christian Gimarães Severo recebendo o troféu dos professores da URCAMP

**********************************

Baile High-Tech

Quem esteve na noite do Baile de Debutantes do Clube Comercial de Bagé assistiu não só o desfile das lindas meninas debutantes como também um show tecnológico. Bem ao gosto da nova geração que já não vive sem estes aparatos. Em um gigantesco telão de 22 metros, que cobria toda a parede da entrada do salão principal, rodava um vídeo em 3D, cheio de simbolismos, ao som do Bolero de Ravel. A iluminação do espaço acompanhava o modernismo da decoração trocando de cor a todo instante enquanto a atmosfera futurística rondava as mesas brancas. No hall de entrada, a exposição dos vestidos de debutantes de várias décadas, tornava o espaço clean e elegante. O cerimonial era o tradicional, com os pais, padrinhos e pares se revezando no desfile e nas valsas. Depois, o baile pegou fogo ao som de DJs competentes. Parabéns `a diretoria do Clube, em especial a Fernanda Ceolin, presidente da entidade, que cuidou de tudo e ainda ensaiou as meninas. Linda festa! Os registros são de Emília e Gleider Ayres.

As debutantes e seus vestidos maravilhosos com a Presidente do Clube Comercial Fernanda Ceolin

Isabella Marinho Kalil veio de Porto Alegre para debutar em Bagé

Isadora Martins da Silva Stumpf , cheia de estilo

Alexia Cabrera Gomes

Mariana Bispo da Costa Dalé

Eduarda Medeiros Lopes

Luana Sarmento Enns

***********************************************

CURTAS

O Rotary Bagé Sul fez bonita homenagem a três profissionais da cidade. Ao Comandante Alan da Policia Ambiental da Brigada Militar, a atleta Jane Morales Costa e a sapateira Mara Borba. O Clube já está preparando o tradicional Almoço do Peixe, que será realizado no próximo dia 20. A novidade será o sorteio de uma viagem `a Fortaleza entre os participantes. Os convites (30 reais) podem ser adquiridos com os integrantes da entidade.

*************************************

Recebí o convite para participar da 9˚ Festa Internacional do Churrasco promovido pela Prefeitura de Bagé que está acontecendo no Parque do Gaúcho. A festa prevê a apresentação de shows nativistas, festa campeira e muito churrasco. Este ano a novidade é que serão distribuídos 2 mil quilos de carne assada para a comunidade. A estimativa é que passe pelo parque mais de 30 mil pessoas. Divertimento garantido.

***************************************

Amanhã, no Militão, vai acontecer mais um espetáculo “Asas de um sonho” com o Grupo Cia. Sorriso com Arte que apresenta arte circense e acrobática. O grupo foi criado em Santa Maria e já recebeu diversos prêmios por suas apresentações. Show bonito de ver!


Novo passeio público em Candiota

CRÉDITO: Raíssa Vargas

Desde a semana passada, quem transita em frente ao Centro Administrativo de Candiota já pode conferir a conclusão da obra de instalação de um passeio público realizada no local. O trabalho, iniciado no final de setembro, consistiu na implantação de blocos de concreto intertravado pigmentado em uma área de 720 metros quadrados.

O material necessário para o serviço foi adquirido pela Administração Municipal, através de pregão presencial, e a mão de obra ficou sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Conforme o secretário Artêmio Parcianello, a obra visou atender uma das demandas da atual gestão, no que diz respeito à qualidade dos passeios públicos da cidade.

“Estamos executando serviços de pavimentação de ruas em praticamente todos os bairros da cidade. O cuidado com os passeios públicos também está inserido neste processo, já que é referente a mobilidade da população”, argumentou.

************************************

Programa Leite Gaúcho é apresentado a São Gabriel

Aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais, proporcionando assim, o aumento da renda familiar e também a qualidade de vida dos produtores de leite. Este é o objetivo do Programa Leite Gaúcho que chega a São Gabriel. Para que o Programa tenha sucesso, cursos de qualificação serão oferecidos aos produtores.

A Assistência Técnica e Extensão Rural ficam por conta da EMATER em parceria com técnicos das cooperativas, prefeituras e sindicatos. O Programa Leite Gaúcho é direcionado aos agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, pecuaristas familiares, atuais produtores de leite, bem como novos produtores e as pessoas do meio rural em situação de extrema pobreza.

De acordo com o censo Agropecuário de 2006, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com uma produção de 9,5 milhões de litros por dia. O Estado tem uma das melhores produtividades e chega a 2.336 litros por ano. O que torna a atividade uma das principais da agricultura familiar. Para ingressar no Programa, os produtores de leite interessados devem procurar o escritório local da EMATER.

***************************************

Rosário do Sul promove concurso de culinária durante Semana da Alimentação

A Semana da Alimentação em Rosário do Sul ficou marcada pela realização de um concurso de culinária, que teve como participantes dez merendeiras das escolas municipais da cidade. Elas tiveram que preparar pratos apenas com ingredientes utilizados na alimentação escolar, como uma forma de valorizar o sabor e a riqueza dos nutrientes encontrados nestes alimentos.

As atividades foram promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Educação do município, e tiveram como objetivo ressaltar a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Conforme a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Cátia Cavalheiro, a avaliação do concurso e da Semana da Alimentação foi positiva. “As merendeiras revelaram que esta foi a primeira vez que receberam este tipo de auxílio. Elas se sentiram reconhecidas e valorizadas”, destacou.

************************************

Feira do Livro de Livramento promove integração

Em sua segunda edição, a Feira do Livro de Sant´Ana do Livramento que acontece desde quinta-feira até domingo, dia 06, no Parque Internacional, está caracterizada pela integração entre Brasil e Uruguai que, em conjunto, buscam incentivar o hábito da leitura. Com amplo espaço, o parque abrigara os estandes e o Palco Binacional que receberá muitos shows artísticos.

Entre as atividades previstas no cronograma da II Feira Binacional estão: palestras, oficinas, contação de histórias, mostras de projetos educativos e culturais realizados na Fronteira, espaço especial para escritores santanenses e riverenses, I Conferência Binacional de Cultura, lançamentos de livros, sessão de autógrafos e apresentações teatrais.

Para a comercialização dos livros, livreiros de todo o estado gaúcho e do Uruguai estarão presentes na Feira. Os estandes serão montados no Parque Internacional, metade deles localizados no Brasil e a outra metade no lado uruguaio.


Pizza Marguerita de Pão de Forma

Ingredientes

Fatias de pão de forma

Molho de tomate pronto

Tomates cortados em pequenos cubos

Azeite de Oliva

Fatias de queijo

Orégano ou manjericão

Modo de Preparo

Unte uma forma com o azeite de oliva. Acomode os pães. Cubra-os com o molho e uma pitada de azeite de oliva. Coloque o tomate cortados em pequenos cubos e cubra com o queijo. Salpique o orégano ou o manjericão e leve ao forno com temperatura média até o queijo derreter e o pão ficar crocante.


Centenário do Mélanie Granier

A semana em comemoração ao centenário do Instituto Anglicano Mélanie Granier iniciou com a sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, da qual participaram professores, alunos e pais de alunos da escola. A sessão solene foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Silvio Machado, que ressaltou a importância da escola centenária na cidade de Bagé, formando ao longo do tempo, centenas de lideranças, entre elas, o atual Secretário de Cultura da cidade, Sapiran Brito, presente na sessão. A professora mais antiga da escola, Alice dos Santos Bastos, também esteve presente. A sessão solene teve ainda a participação do Grupo de Canto e da banda do Mélanie Granier.

A programação seguiu com os jogos inter séries. Da competição participaram equipes de handebol feminino, equipes de futsal feminino e equipes de futsal masculino, divididas em duas categorias: mirim e infanto-juvenil. O maior número de equipes, num total de nove, foi no futsal. Na categoria handebol feminino, a vencedora foi a equipe do 1ºA.E, já no futsal mirim masculino a equipe da 7ªA¹ foi a campeã. No futsal masculino infanto-juvenil a equipe do Ensino Médio 1 sagrou-se campeã, e no futsal feminino mirim a equipe campeã foi a da turma da 6ªA.

O VIII Concurso de Poemas, realizado nos dias 5 e 6 de outubro, também fez parte das comemorações e teve como tema os 100 anos da escola. Foram apresentados os poemas escritos pelos próprios alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, e foram premiados 1º, 2º, 3º lugar e declamador destaque da noite. O corpo de jurados foi composto por ex-alunos, educadores renomados da cidade, comunicadores da RBS TV e Jornal Minuano. A diretora da Instituição, Maria Simone Barbacovi, destacou a presença de ex-alunos declamando seus poemas. “Foi uma demonstração da riqueza deste evento que tem sido ponto de referência em nossa instituição”, disse.

Fechando as comemorações do centenário, no dia 8 de outubro, houve uma celebração e após confraternização com os pais, alunos, professores e funcionários do Instituto Anglicano Mélanie Granier.


Participe!

Você pode mandar as suas fotos para publicarmos na coluna Kids e Teens. Basta encaminhar para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Estamos esperando a sua participação!

Viviane Ferreira Garcia de um ano e oito meses. Filha de Fabiana e Visiosmar

Vitoria e Rayssa Ribeiro de Souza, de 9 e 7 anos, respectivamente. Filhas de Patrícia e Itamar.

Júlia Bruni e Mariana Freitas, ambas com 5 anos. As meninas são alunas de dança do ventre da Biocenter

******************************

Glamour Girl Bagé

O próximo final de semana será de muito charme e solidariedade. Isso porque acontece mais um concurso Glamour Girl promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. O desfile das candidatas e escolha das vencedoras acontece no sábado, dia 12, a partir das 20h no Clube Comercial. A presidente da Liga, Márcia Ivanoff lembra que os clubes devem se apresar em inscrever as suas candidatas. Toda a renda do evento será revertida para as obras assistências realizadas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé.

******************************

Asas de um sonho

Depois do grande sucesso da primeira apresentação, o grupo Asas de um Sonho de Santa Maria retorna a Bagé para mais um espetáculo. O evento acontece amanhã, dia 6, às 20h e 21h no Ginásio do Militão. Os ingressos antecipados já estão à venda e tem desconto.


O charme da coleção primavera-verão de Madalena Calçados

Bolsa Dimarly's e Sandália Colcci

Um belo sapato consegue fazer toda a diferença no visual. Principalmente se ele for da coleção primavera-verão 2012 da Madalena Calçados. As peças, que nesta estação vieram bastante coloridas, agradam a todos os estilos, com saltos de várias alturas e modelos. Quem preferir mais comodidade pode optar pelos saltos Ana Bela que voltaram com tudo em 2012 e as mais ousadas terão ótimas opção em saltos altos de vários estilos. A Madalena oferece também uma ampla variedade em bolsas, com exclusividade da marca Dimarly’s. Outra novidade e exclusividade da Madalena é a marca de sapatos Colcci.


Treinamentos gratuitos para o setor rural

O Senar e a Associação e Sindicato Rural de Bagé estão oferecendo 14 cursos de formação de mão de obra rural no mês de novembro. Os treinamentos são oferecidos de forma gratuita para os municípios de Bagé, Hulha Negra e Aceguá.

A maioria dos cursos estão divididos em aulas teóricas e práticas. Para o mês de novembro estão programados dois cursos na Hulha Negra, um em Aceguá e o restante em Bagé. Para maiores informações e dúvidas pode-se procurar o Sindicato Rural de Bagé com Micheline Araujo – 53-3242-8888 ou 9957-096.

Expofeira de São Gabriel supera R$ 1,6 milhão

A 77ª edição da Expofeira de São Gabriel chegou ao seu final totalizou mais de R$ 1.653.870,00 no volume total de comercialização, superando em meio milhão o valor alcançado em 2010.

As médias de comercialização dos animais estão entre as mais altas das feiras de primavera de toda a região, com média de R$ 6,6 mil para os touros e R$ 2,8 mil para os ventres. Segundo Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, isso se deveu tanto ao desempenho tecnológico dos rebanhos como ao bom ambiente de negócios para a indústria de máquinas agrícolas, que também conquistou crescimento significativo.

“O ambiente de negócios desta Expofeira foi imensamente favorável. Neste ano, concentramos os investimentos do evento na formação de bons negócios, e o crescimento da comercialização demonstra que esta foi uma decisão acertada”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário