Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 232 :: 03 de Novembro de 2011


Por Simôni Costa

O mês de dezembro tem uma atmosfera diferente: é tempo de bolas coloridas, estrelas, sinos, renas e, muitos, Papais Noéis. É o natal, uma época para confraternizar com a família e amigos. E, entrando neste clima natalino, o Caderno Pampa preparou uma série de edições especiais com dicas de decoração, sugestões para a ceia, além de apresentar iniciativas de pessoas que fazem o Natal de outras pessoas melhor, como o exemplo da Oficina de Brinquedos do Papai Noel.

E você também pode participar. Envie uma foto da sua família em clima natalino que vamos publicar as melhores na edição do dia 24. Você pode participar pelo zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com

Em tempo: na matéria que publicamos sobre o Colégio Auxiliadora na semana passada sobre a novidade das aulas em turno inverso que serão realizadas na escola a partir de 2012, é bom lembrar que as aulas não serão de reforço, recapitulação ou recuperação. Elas seguem o currículo normal de conteúdos.




Oficina de brinquedos do Papai Noel leva alegria à crianças carentes

Uma iniciativa já está se tornando tradição em Bagé e tem feito o natal de várias crianças carentes mais feliz. A oficina de brinquedos do Papai Noel recebe doações da comunidade e voluntárias recuperam os brinquedos que são entregues a crianças de baixa renda no município. Desde o início de novembro a oficina recebeu também cartinhas das crianças destinadas ao Papai Noel que amanhã, dia 4 de dezembro, às 20h irá chegar à cidade e inaugurar as luzes de Natal além de abrir a oficina para visitação do público que poderá escolher uma cartinha para adotar. O Papai Noel chegará no carro do Corpo de Bombeiros e após receberá a chave da cidade. No final do mês de dezembro os brinquedos arrecadados serão entregues às crianças em uma grande festa. O projeto é uma realização do Movimento da Mulher Gaúcha e Sônia Leite.


Candiota encaminha projetos para implantação de Padaria e Cozinha Comunitária

Visando a melhoria da qualidade de vida e de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda de Candiota encaminhou para a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) dois projetos de implantação de uma padaria e de uma cozinha comunitária no município. Antes, os projetos foram apresentados ao prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador. Após serem encaminhados ao Estado, os projetos passarão, agora, por um processo de análise técnica.

A Padaria Comunitária – Construindo Sonhos –, se viabilizada, deve ser instalada junto à comunidade de Seival. De acordo a Secretária de Candiota, Hilda Rejane Bom, a iniciativa tem por finalidade de fornecer produtos oriundos de panificação, e outros alimentos a preços populares, com geração de trabalho e renda, desenvolvimento da consciência de cidadania, estimulo ao trabalho solidário. A proposta prevê um investimento estimado de R$ 30 mil.

Por sua vez, o segundo projeto busca a instalação de duas Cozinhas Comunitárias no interior do município. Uma delas, na localidade do Assentamento Conquista do Cerro e assentamento Paraíso. Os equipamentos devem ser instalados nas dependências da sede da Associação das Mulheres Camponesas Terra Luta e Libertação, onde serão desenvolvidas ações de segurança alimentar e geração de renda às famílias de baixa renda. A outra unidade deve ser implantada na comunidade Santa Marta.

O projeto das Cozinhas Comunitárias terá vigência de 12 meses com inicio previsto em dezembro de 2011 e término em novembro 2012, a partir da publicação do Diário Oficial do Estado (DOE). O valor estimado de investimento é de cerca de R$ 15 mil para cada uma das unidades.


Mitos e verdades sobre o chá verde

É sabido que o chá verde traz inúmeros benefícios para a saúde e ajuda a queimar gorduras. Mas será que você sabe tudo sobre essa maravilha? Alguns mitos ainda estão presentes no imaginário popular, enquanto algumas verdades precisam ser esclarecidas.

Faz emagrecer?

Nenhum estudo comprovou que beber chá emagrece. Entretanto, substituir sucos ou leite por chá verde faz com que a ingestão de calorias seja menor – o que evita o aumento de peso. Faz sentido também associar o chá verde à dieta, devido às suas propriedades diuréticas e digestivas

Diminui os sinais da idade?

É cedo para dar um veredicto porque as pesquisas ligadas à dermatologia têm amostragem reduzida e dão sinais contrários. A Universidade da Califórnia concluiu que o extrato do chá contribui para a melhora da textura e da aparência da pele ao ser aplicado no rosto duas vezes ao dia, durante um mês. Estudo da Universidade de Michigan, de 2005, mostrou que o resultado obtido com uma fórmula com chá verde não difere do alcançado com hidratante comum

Afasta os riscos de infarto?

Estudo japonês publicado no Journal of the American Medical Association neste ano mostra que existe uma relação entre o consumo de chá verde e a redução na taxa de mortalidade por doenças do coração. Para chegarem à conclusão, pesquisadores monitoraram 40530 adultos saudáveis por onze anos.



Intercâmbio

O garotão aí da foto, Luis Felipe Leal Martins da Silva, que está bem `a vontade com os “pais” estrangeiros, está fazendo o High School nos Estados Unidos através do intercâmbio do Yázigi. Maria do Carmo Machado, cap do curso de idiomas em Bagé ,em janeiro próximo irá acompanhar, junto com outros professores, um grupo de 120 alunos que visitarão Salt Lake City e Los Angeles. Como ela é muito antenada já prepara outro grupo para um programa de férias nos EUA em 2013! Que legal!

***************************************************************

Sim em Pelotas

Em bonita cerimônia na cidade de Pelotas, Lúcia Wolf Acevedo disse “sim” ao Administrador de Empresas Carlos Augusto Vaz Nave. A festa aconteceu no Clube Caça e Pesca e contou com diversos amigos bageenses de Débora e Auro Acevedo, pais da noiva. Entre eles estavam, Jaime Suñé e Gládis, Renata Suñé Martins da Silva, Daniel Marques e Geny Maria Pimentel, Fábio e Fabiana Lucas, Rafaela Ribas e Vera Lucas. Lúcia é arquiteta e reside numa casa lidíssima em condomínio fechado em Pelotas. Os noivos partiram em lua-de-mel para a paradisíaca Cancún! Felicidades aos noivos!

Os noivos Lúcia e Carlos Augusto Fragment

Fábio e Fabiana Lucas com os pais da noiva Débora e Auro Acevedo

*********************************************************

Troféu Jovem Empreendedor

Roberta Bandeira Parera, gracinha de guria, recebeu das mãos de Franco Alves, presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Bagé (AJE) o troféu Jovem Empreendedor de 2011. É uma justa homenagem para ela que vem se destacando em seu trabalho na sua agência de propaganda B3. Na foto com o maridão Paulinho Parera.

Roberta e Paulinho Parera

*****************************************

Sim em Bagé

Os noivos Renata Zago e Pedro Gössling

Muito comentado o casamento de Renata Zago com Pedro Manica Gössling que aconteceu sábado passado. A igreja Nossa Senhora Auxiliadora estava repleta de copos-de-leite e eras entrelaçadas, decorada com luxo por Miriam Akagi. Na iluminação, as cores de Fabrício Leal davam o toque de glamour. O som de vozes afinadas vinham do Coral Auxiliadora, regido pela maestrina Gilca Collares. Após a cerimônia, os noivos recepcionaram os convidados no Clube Comercial que estava igualmente lindo! Os clics da noite foram de Diones Alves.

*********************************

Curtas

Rachel Morgado e Veridiana Borba inauguraram a Design Iluminação, na Caetano Gonçalves , 1214, em Bagé. Iluminação em uma casa é tudo. E lá, pode-se encontrar qualidade e luminárias. Show!

*********************************

A escolha da Glamour Jeans e Glamour Baby, no último domingo, foi um grande sucesso! A diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé está feliz da vida com o resultado da arrecadação. E as meninas são umas gracinhas... Vitória Coradini Móglia é a nova Glamour Jeans e a simpatia, Amanda Ferreira Kader. Valentina Becker de Moura é a Glamour Baby Simpatia e Charlize Scheer , a Glamour Baby 2011. Parabéns a todas!

**********************************

Para os criadores e simpatizantes de cavalos crioulos, amanhã é noite para apreciar lindos exemplares da raça. Na Associação Rural de Bagé acontece o III Leilão Legenda Crioula, uma parceria das Cabanhas Cinco Salsos, Forquilha, Banhado e Condomínio Rural Weiller. Quem não puder participar no local, tem a oportunidade de assistir ao vivo pelo Canal Rural à partir das 21horas. Adoro!



Os amores da Dinda Tainara Brum

Diogo Brum Brito

Maria Clara Brum do Nascimento



O gatinho sapeca Picolé. O dono é Arthur Pires


Trabalho parcial e horas extras

Os empregados contratados em regime de tempo parcial não podem ser obrigados a fazer horas extras. Conforme o artigo 58-A e seus parágrafos, da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT), considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a 25 (vinte e cinco) horas semanais.

O referido regime se submete a certas regras específicas, como, por exemplo, a proibição da prestação de jornada extraordinária, consoante estabelece o artigo 59, parágrafo 4º, da CLT.

Tal medida visa incentivar a oferta de postos de trabalho e atender às políticas voltadas para a busca do pleno emprego, princípio ordenador da ordem econômica estabelecida na Constituição Federal.

Em caso julgado pela Justiça do Trabalho de Minas Gerais, ficou comprovada a exigência de prestação de horas extras no contrato a tempo parcial, apesar da proibição estabelecida em lei. No entender do juiz, essa exigência, prevista em norma coletiva firmada pelos sindicatos a que estão filiadas as partes, contraria o espírito da norma que introduziu o contrato a tempo parcial no Direito do Trabalho brasileiro e, por essa razão, deve ser considerada inválida.

A reclamante, que trabalhou em regime parcial desempenhando a função de auxiliar de sauna, alegou que o clube reclamado sempre exigia a prorrogação da jornada sem o correto pagamento das horas extras. Além disso, a trabalhadora afirmou que não tinha intervalo para alimentação e descanso no período em que prestou serviços na boate do clube.

De acordo com o magistrado, ficou comprovado que o intervalo intrajornada não foi concedido, já que o próprio preposto da empresa confessou que a reclamante, durante o período em que trabalhou na boate, fazia o registro do horário de alimentação, mas não usufruía do intervalo, tendo em vista que, justamente nesse horário, era grande o movimento de consumidores.

O julgador declarou a cláusula da convenção coletiva inválida, uma vez que o artigo 59, parágrafo 4º, da CLT proíbe expressamente a prestação de serviço extraordinário pelos empregados que trabalham em regime de tempo parcial.

O magistrado ressaltou que são vedadas as disposições dessa natureza, estabelecidas por meio de instrumentos coletivos, tendo em vista que são lesivas aos interesses do trabalhador e, principalmente, pelo fato de ir de encontro à legislação vigente. Lembrou o julgador que a autonomia privada é, sim, reconhecida pela Constituição, de acordo com o seu artigo 7º, XXVI. No entanto, ela não é ilimitada, não podendo servir de meio para se inutilizar normas imperativas e indisponíveis. Portanto, de acordo com as ponderações do juiz, não se pode admitir que o acordo prevaleça sobre a legislação vigente, quando ele é menos benéfico do que a própria lei. Nesse sentido, o caráter imperativo da legislação restringe o campo de atuação da vontade das partes.

Há que se considerar que os direitos trabalhistas são indisponíveis.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




A coleção primavera-verão do setor masculino da ASM está repleta de novidades que seguem as últimas tendências de moda, assim como atendem aos gostos mais exigentes. As opções vão desde aquelas para os homens de estilo mais clássico, como para os que preferem um look mais despojado. E para quem não abre mão de estar na moda, a dica da ASM é investir em florais, cores quentes e o xadrez.

Modelo: Diogo de Moura



Brigadeirão branco de micro-ondas

Ingredientes

1 embalagem de 100g de coco ralado

200g de chocolate branco picado

1 lata de leite condensado

4 ovos

1 lata de creme de leite

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem e despeje numa fôrma refratária de anel, untada com manteiga. Cozinhe no micro-ondas em potência alta de 7 a 8 minutos. Depois que amornar, desenforme e deixe na geladeira até o momento de servir.

Se desejar fazer no forno convencional: deixar no forno em banho maria até dourar.


Produção e conservação do Pampa é tema de palestra

A produção de carne aliada à conservação do meio ambiente foi tema de palestra durante a IV Semana Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Dom Pedrito. A palestra “Produzir e Conservar o Pampa é possível?” foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Rogério Jaworski dos Santos – coordenador do Projeto Pampa/SAVE Brasil–Alianza del Pastizal e secretário-executivo da Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (APROPAMPA).

A Semana Acadêmica teve três dias de duração com temas diversificados sobre a produção agropecuária e mini-cursos sobre nutrição animal e preservação ambiental.

*************************
Rotary promove churrasco de confraternização

O Rotary Minuano promove amanhã, dia 4, ao meio dia o I Churrasco de Confraternização. A festa acontece no Santuário de Nossa Senhora Conquistadora e é uma homenagem ao casal Maria Anunciação e Álvaro José de Godoy. O valor do almoço é R$ 30,00 e pode ser adquirido com os rotarianos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário