Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 235 :: 24 de Dezembro de 2011




Por Simôni Costa

Depois de um mês inteirinho de expectativa, de muitos pedidos e desejos à Papai Noel, o Natal finalmente chegou. Hoje a noite é mágica e vai muito além dos pacotes de presentes coloridos ou da mesa farta, é quando famílias inteiras se reencontrar para celebrar o amor e a solidariedade entre as pessoas. A nossa dica para esta noite? Aproveite, celebre e, principalmente, divirta-se! Curta sua família, seja na inocência das crianças amedrontadas pela expectativa da figura do Papai Noel ou pelos adultos envolvidos em preservar a magia da data. Feliz Natal!

Mas, como a nossa intensão é sempre ajudar você a desfrutar dos belos momentos da vida, preparamos uma edição especial com sugestões para você embelezar sua mesa ou para comprar os presentes de última hora. E para quem deseja assistir a um espetáculo emocionante de Natal, o caminho leva até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que realiza um belo espetáculo de fé, independente de religião, som e luzes, capaz de emocionar e fazer reviver o espirito do Natal.



Inscrições abertas para o Garota Verão 2012

Meninas entre 14 e 18 anos, solteiras e que não tenham filhos já podem se inscrever para o maior concurso de beleza da região: o Garota Verão 2012. As meninas selecionadas nas etapas regionais participam da grande final, que acontece no dia 3 de março, nas areias de Capão da Canoa. Neste ano, o concurso no Rio Grande do Sul comemora 30 anos, com o tema “Não existe verão sem Garota Verão”. As interessadas da região podem procurar a RBS TV Bagé pelo telefone: (53) 3240.5300.

Candiota
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Cultura do município, das 8h às 14h30 (53-3245.5065). A etapa municipal acontece dia 8 de janeiro, na Prainha de Candiota, a partir das 19h.

Sant’Ana do Livramento / Rivera:
As inscrições poderão ser feitas na Sucursal da RBS TV (informações pelo telefone: 55-3242.4177).

Bagé
As inscrições poderão ser feitas na RBS TV Bagé (informações pelo telefone: 53 3240. 5300).

Dom Pedrito
As inscrições poderão ser feitas na Assessoria de Turismo do Município, das 7h30 às 13h30 (53-3243.3177).A etapa municipal acontece dia 29 de janeiro, no Largo da Prefeitura, a partir das 19h.

Pinheiro Machado
A etapa municipal acontece dia 15 de janeiro de 2012, na Praça Angelino Goulart, a partir das 19h.




Vestibular Urcamp
As inscrições para o vestibular de verão da Universidade da Região da Campanha vão até o dia 12 de janeiro e devem ser feitas pelo site: www.urcamp.tche.br. A prova será realizada no dia 15 de janeiro, às 14h. O período de matrículas é de 18 a 20 de janeiro. Já as matrículas para suplentes serão realizadas no dia 23 de janeiro.
***************************
- Nova reitora Unipampa
Ulrika Arns é a nova reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ela tomou posse na quinta-feira, dia 22, após ser eleita pelo voto direto de professores, funcionários e alunos da instituição. A publicação da nova reitoria foi realizada dia 16 no Diário Oficial da União.
****************************
- Exposição no Palacete
Até o próximo final de semana o porão do Palacete Pedro Osório expõe os trabalhos de Ana Quadros, Bruna Fischoeder, Carmen Barros, Deli Germano, Neiva Cardoso, Márcia Berwanger, Soraia Regina e Suzana Quintana. Intitulado “Entre Anhos e Guirlandas” a exposição está aberta das 8h às 14h.




Fuja as situações em que as mastigadas só servem para aumentar os problemas com a balança

As férias e as festas de final de ano são uma verdadeira tentação quando o assunto é comida. E todo o excesso realizado durante este período acaba se transformando em quilinhos indesejados. A boa noticia é que mudanças simples de hábitos podem fazer bastante diferença sem que seja necessário abrir mão das delicias típicas desta época do ano.

Um dos principais motivos de problemas com a balança pode estar no hábito de comer mesmo sem sentir fome, as chamadas “beliscadinhas”, que normalmente acontecem a todo momento do dia. Especialistas alertam que sentir fome o dia todo não é normal e que não conseguir passar mais do que meia hora sem mastigar é o sinal de alerta para as dificuldades em emagrecer. A vontade constante de comer trata-se de um sintoma que mascara a ansiedade ou é disparado quando somos expostos a sensações visuais ou olfativas, do tipo passar na frente de uma confeitaria incrível, mesmo tendo acabado de comer sobremesa ou vasculhar a geladeira enquanto o computador ligado lembra que há trabalho a fazer.

Sucumbir frequentemente à vontade de comer pode levar ao excesso de peso e à sensação de descontrole. Por isso, a principal atitude é estabelecer uma rotina alimentar, estipulando horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches intermediários.

Fique atento!
- Se você tem mania de ficar beliscando, mesmo tendo acabado de comer, vai acabar perdendo a noção de quanto alimento já foi consumido. A solução é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais, isso evita ficar beliscando.

- É comum querer desviar a atenção em situações que exigem muita concentração. Em casa, facilmente a geladeira é o alvo preferido. Se o cansaço bateu, faça outra atividade. Mas, o importante, é não transferir para o alimento algum sentimento ou recompensa por um trabalho que está sendo realizado.

- No momento em que chegar ao restaurante, a fome pode estar dando sinal de vida. Entretanto, o mais prudente é fazer logo o pedido e dispensar petiscos ou o couvert, que acrescentam calorias desnecessárias no seu cardápio.

- Ao assistir ao seu programa preferido, evite comer em frente à TV. Dividir a atenção com o alimento faz com que você perca a noção da quantidade ingerida, comendo demais.



Decoração para a ceia de Natal

A ceia de Natal é um dos pontos altos da noite. E, principalmente quando a decoração da mesa consegue reforçar a importância da data. A exposição de Mesas Natalinas promovida em beneficio a Liga Feminina de Combate ao Câncer no inicio de dezembro em Bagé ofereceu belas sugestões para quem deseja uma inspiração a mais na hora de arrumar a sua mesa de Natal.

Entre os elementos presentes na maioria das mesas estão as imagens de Papais Noéis, anjos e bolas de Natal, sem esquecer que as cores predominantes são o verde, vermelho e o dourado, mas que também não há o que impeça você de inovar e arrumar a sua mesa como preferir.





Serenatas que embalam o Natal
Uma iniciativa do Movimento Familiar Cristão anima há três anos as noites que antecedem o Natal dos bageenses e, este ano, até dos moradores de Hulha Negra. A programação deste ano iniciou no dia 17 de dezembro e passou por pontos turísticos importantes de Bagé como o Centro Histórico de Vila Santa Thereza com tradicionais canções natalinas.
O grupo conta com cerca de 60 integrantes, entre membros do MFC e voluntários para o evento. Este ano, ensaiam sob o lema “Família com Cristo sabe aonde vai”.



As pequenas integrantes do grupo Ana Helena Bonoto e Manuela Alves Torres


Grupo se apresentou em diversos pontos de Bagé e, inclusive, em Santa Thereza


Uma missa especial de Natal

Tradicionalmente a Igreja Católica comemora o natal com a missa do galo, às 24h, dia 24 de dezembro. Com as mudanças que a sociedade viveu nos últimos tempos, a meia noite passou a ser reservada pelas famílias para a troca de presentes e a ceia de natal. Percebendo essa alteração, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição resolveu inovar na sua missa de Natal. Passou a celebração para as 21h, convidou músicos para alegrar a festa e organizou um presépio vivo. O resultado: uma igreja lotada de famílias que juntas assistem o nascimento do menino Jesus.

Para este ano, mais uma novidade: a participação do grupo de teatro Bufões da Rainha que irão encenar o presépio vivo. A missa tem duração de pouco mais de uma hora e chega este ano a sua quinta edição. Já as músicas ficam a cargo do grupo Som da Cor que interpreta canções natalinas acompanhados de convidados.

A missa de Natal acontece hoje, às 21h na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Já no domingo, dia 25, as missas acontecem em horário normal, ás 10h e 20h.
Em Bagé, as demais igrejas também realizam missas especiais de Natal. Na Nossa Senhora Auxiliadora e na Catedral de São Sebastião a missa hoje é às 21hs. Já dia 25 os horários são os tradicionais. Em Dom Pedrito, às 20hs a celebração é no Santuário Nossa Senhora de Fátima e às 21hs na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Já em Sant'Ana do Livramento, a igreja Matriz de Santana realiza sua missa às 20hs e no domingo, dia 25, em horário normal.


Torna teus dias teu Natal

Micaela Alcalde Machado, de 7 anos, é a neta de Sônia Alcalde. Na foto com os pais Eleonora e Marcos.

No meio da noite acordei. À procura de água para me aliviar. Em busca da luz para me guiar. Em busca do sono para descansar.

Esperança apareceu estendendo a mão: sou o sonho do homem acordado, que Aristóteles entendeu e lhe envia do passado. Sou como Sirius, Canopus, Arcturus, RigilKentaurus, Vega, Capela, Antares que brilham no céu esperando teu olhar.

Vem, torna os dias teu Natal. Vem, lembra Aquele que nasceu iluminando a escuridão do homem dos séculos. Deixa-te envolver no abraço amigo, no apoio inconteste ao teu lado.

Pare e sinta o amor, não cultive a dor que é teste de valor. O tempo pede calma para ver o amanhecer. Para ver a magnitude da existência como prova de honra para o futuro.
Vem, torna os dias teu Natal. Presenteie a vida com a certeza de que tudo passa, que logo mais será uma página revisada e melhores virão.

Enxergue adiante, onde a harmonia surgirá. Não te apegues à noite, veja luz na escuridão.

Torna os dias TEU NATAL. (Sônia Alcalde)


Sugestões criativas para os pacotes de presente
Um belo pacote é o primeiro passo para um presente que tem como objetivo agradar. E, para isso, vale inovar e procurar materiais diferentes na hora de embrulhar os seus presentes que ainda antes de abertos darão um charme a mais a árvore de Natal pela originalidade e beleza.

Saco de pão

Bastante econômica, está sugestão é também original e criativa. Você vai precisar de um saco de pão, dois prendedores de roupa e enfeites de Natal. Para montar a embalagem basta colocar o presente dentro do saco, dobrar a ponta e colocar os prendedores, que antes devem ser enfeitados com cola colorida ou outro material de sua preferencia. Você também pode pendurar nos prendedores um cartão ou um enfeite de natal.

Trouxinhas de tecido

Ao invés do tradicional papel de presente você pode usar tecido, que após o Natal ainda pode ter alguma utilidade na decoração da casa. Para isso é só recortar no tecido um quadrado com dimensões suficientes para empacotar o presente, unir as pontas e passar uma fita, formando uma espécie de trouxinha. Para finalizar, você pode ainda usar algum enfeite da árvore pendurado junto ao presente.

Marmita de papel alumínio

As caixinhas de marmita de alumínio podem se transformar em belas caixas de presentes ou de doces, para isso cole com fita dupla face ou cola quente um pedaço de tecido ou papel colorido na parte branca da tampinha. Depois é só enfeitar conforme o seu gosto.



Formatura
No último domingo, dia 18, Céli Madeira e Marcos Machado formaram-se no Curso de Teologia. A cerimônia aconteceu na Igreja Assembléia de Deus Bom Retiro. Parabéns aos formandos!

Os formandos Céli Madeira e Marcos Machado
***********************************
Noite de Bagé
Fim de semana em Bagé é agitado mesmo! Dois lugares que lotaram na sexta e no sábado passado foram o novíssimo Gabana Bar e o Parador de Verão da Griffe. Por lá circularam as carinhas mais descoladas da cidade, entre elas as que ilustram esta nota. Hoje, a festa rola solta nos dois locais, prometendo muita alegria e descontração para a noite. Aproveito para desejar um Natal cheio de alegria e amor `a todos os amigos e colaboradores da Coluna Pampa Vip. Que Deus esteja presente na casa de cada um de vocês!

As lindinhas Sophia Magalhães, Irma Maura, Luiza Loughi e Marina Lopes

Marina Lopes , Leonardo Pacheco ( querido que "clicou" a noite bageense) e Laura Móglia

Thiago Segredo, Léo Salles e Fernando Bandeira no Gabana

Moçada bonita: Carolina Gehres, Álvaro Kaiser, Priscila Garrastazú, Silvana Nogueira e Vinicius Mendonça
**********************************
Niver
A agrônoma Rita Vaz de Souza comemorou mais um ano esta semana. A beleza morena da moça atraí todos os olhares por onde ela anda. Parece que o tempo não passa para esta bela! Na foto ela está com o filhote Francisco em Punta del Este. Show!

***********************************
5 Estrelas
Existem lugares e pessoas que se destacam por suas gentilezas e pelo seu trabalho. Hoje, carimbo "5 estrelas" no Restaurante Betemp's, em Bagé, pelo atendimento de sua equipe e do proprietário Wilson Betemp's que mesmo com a casa lotada, não perde em qualidade. Comida boa e horário estendido, é uma boa pedida aos visitantes da cidade. Outra pessoa que leva as estrelas é Leilah Kalil Castro que sabe, como poucos, retribuir os elogios que recebe por sua casa , a Solaetela. Leilah enviou-me um perfume para casa com grife da loja, que é um luxo!
***********************************
CURTAS
Para quem ainda não visitou a exposição "Entre Anjos e Guirlandas" na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório, aviso que ainda dá tempo, pois a mostra vai até dia 31 de dezembro. Lá, as artistas Ana Quadros, Bruna Fischoeder, Carmem Barros, Deli Germano, Neiva Cardoso, Marcia Berwanger, Soraia Rogina e Suzana Quintana expõem seus trabalhos em cerâmica barroca. Boa dica para presente de final de ano! Horário: das 08:00 `as 14:00.
************************************
Linda foi a promoção que a JW Empreendimentos realizou durante o ano onde o participante que preenchia o cupom poderia ser sorteado com um carro zero e ainda poderia presentear com outro automóvel uma entidade escolhida entre três da cidade. Pois bem, a feliz comtemplada fez o seu Natal e o da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes mais rico. Parabéns `a todos os envolvidos nesta promoção!


Bagé realiza seminário de Olivicultura
Na semana passada a cidade de Bagé realizou o 1° Seminário de Olivicultura, projeto Olivais do Pampa – Brasil Próximo. O evento contou com a presença dos representantes das instituições bancárias, produtores rurais servidores das prefeituras da região e dirigentes de entidades de classes. Na ocasião foram tratados as principais ações do projeto para serem desenvolvidas na Rainha da Fronteira, e nos seis municípios da região. Principal tópico foram os assuntos relacionados com os primeiros cultivos de oliveiras produzidos no solo rural gaúcho.
*************************************
Dia de Campo aborda acesso a crédito rural em Bagé
A propriedade do pecuarista familiar Eider Brasil Pons, localizada na Coxilha do Haedo, em Bagé, recebeu uma tarde de campo que abordou a aplicação de crédito rural na pecuária familiar.

De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar, Mário Silveira, o objetivo da Tarde de Campo foi mostrar de que forma os produtores podem acessar estes créditos rurais. “De preferência com assistência e da forma correta”, completa Silveira.

Durante as atividades foram mostrados detalhes da propriedade e como o proprietário realizou a aplicação do crédito rural. Também foram abordadas recomendações técnicas sobre pecuária familiar. O evento contou, ainda, com uma explanação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).



ISS e Filiais

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é de competência municipal. Portanto, o município é o sujeito titular do poder-dever de cobrar este tributo.
Entretanto, surgem polêmicas sobre qual o município que tem o efetivo poder de cobrar o imposto nas mais diversas modalidades de serviços, ou quando o sujeito passivo, a empresa portadora de serviços, possui estabelecimentos em mais de uma localidade.
Assim, onde deve ser recolhido o ISS quando a empresa possui filial em outra cidade?
A Lei Complementar n. 116/2003 definiu a territorialidade do ISS, ou seja, o local onde o serviços é prestado e onde o tributo é devido:
"Art. 3º - O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto será devido no local."
Portanto, a legislação determina que o ISS seja pago no local do estabelecimento prestador do serviço.
O Código Civil, em seu artigo 1.142, define o conceito de estabelecimento:
"Art. 1.142 - Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária."
Neste conceito estão enquadrados tanto os estabelecimentos principais (matriz) quanto os estabelecimentos secundários (filiais).
Para caracterizar o local de um estabelecimento, deve-se levar em conta os seguintes elementos:
a) manutenção de pessoal, máquinas, instrumentos e equipamentos necessários à execução de serviços;
b) existência de estrutura gerencial, organizacional e administrativa compatível com as atividades desenvolvidas;
c) ter havido, ali, inscrição na prefeitura do município e nos órgãos previdenciários;
d) informações desse local como domicílio fiscal, para efeitos de outros tributos;
e) divulgação do endereço desse lugar em impressos, formulários, correspondência, ou contas de telefone, de energia elétrica, de água, ou gás em nome do prestador.
No entanto, o mais comum é a legislação tributária considerar que o imposto é devido onde ocorre a efetiva prestação do serviço, independentemente do local do esptabelecimento prestador.
Portanto, em primeiro lugar deve-se observar o lugar em que o serviço foi prestado, para fins de recolhimento do tributo. Após, será responsável pelo recolhimento do imposto o estabelecimento (matriz ou filial) que prestar o serviço e emitir o documento fiscal respectivo.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Avaliação e novas perspectivas para os municípios do Cideja

Na semana passada os prefeitos das cidades integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) estiveram reunidos em Candiota. O objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas através do órgão, como conquistas obtidas e metas a serem implementadas.

O Cideja é composto pelos municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. O atual presidente do Consórcio é o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

Avaliações
Presente no encontro, o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, apontou a criação do Consórcio como o maior acerto das cidades da região. Ele justifica a aquisição do parque de máquinas – orçado em R$ 9 milhões – como o maior exemplo para tal citação.
“Isto solucionou um dos maiores problemas dos municípios da nossa região, que era a dificuldade de manutenção das estradas existentes. A Prefeitura não teria condições de adquirir este maquinário por conta própria”, argumentou.

O mesmo entendimento é compartilhado pelo atual prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa.
“É, com certeza, a solução para vencermos os serviços voltados a levar benefícios às pessoas que vivem no campo. É uma luta conjunta”, avaliou.

Por sua vez, o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado, reitera que os investimentos obtidos são fruto da harmonia existente entre os membros do Consórcio.
“Conseguimos melhorar o atendimento aos agricultores, garantimos o escoamento da produção com qualidade e tornamos mais acessível a chegada de serviços de Educação e Saúde ao interior. E, agora em 2012, devemos intensificar os trabalhos”, enalteceu.

A constituição do Cideja é o resultado da construção organizativa do Fórum Regional de Desenvolvimento do Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens, iniciada em 2005.
“Este processo, sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores ações concretizadas para estes cinco municípios nos últimos anos”, salientou o prefeito de Candiota.




Manuela Barcelos da Silva, filha de Tatiani e Palinha.


Yuri Paz Cremona, completou 7 aninhos sexta dia 23, o papai Igor, tia Cris e a maninha Isabella desejam muitas felicidades.


Isabelle Trindade no Natal Luz em Gramado


Isabela Alves Leal, filha de Débora Simone e Sérgio.


Luiza e Fernanda filhas de Mario e Luciane Cazartelli Freitas


Laísa Lima Sanches, filha de Rosangel e Valmir, de Dom Pedrito é Embaixatriz do Turismo Internacional 2011. Ela tem cinco anos e vai representar o Brasil na categoria Mini no Equador em 2012.



Manuella, a poodle rosa de Graziele Martins


De Candiota, o linguicinha Duck. A dona é Deize Rosa


A shhi-tzuAmy de Liane e Flávio Silveira


Festa de encerramento do Mélanie Granier lembrou o centenário da escola

A festa de encerramento das atividades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Mélanie Granier contou a história da escola, através da música, da leitura, da poesia, do contato com a natureza, das brincadeiras, do esporte, do amor à pátria e da espiritualidade. As apresentações retrataram a escola como um espaço de aprender a viver e a conviver, mostrando a missão e os valores de forma criativa. “Isso nos proporciona oferecer recursos para o desenvolvimento integral do aluno”, disse a diretora, Maria Simone Barbacovi.
A escola com o espaço para música foi mostrada na apresentação dos alunos do 1º ano; As brincadeiras foram encenadas pelos alunos do Jardim 1 e 2; o momento do recreio teve uma encenação de dança moderna e a escola despertando valores foi demonstrado pela apresentação dos alunos do Pré 1 e 2. A apresentação também mostrou a escola como espaço para o contato com a natureza, com os alunos do2º ano; com espaço para a diversidade cultural brasileira, com os alunos da Educação Infantil e como espaço para o esporte, pela turma do 3º ano. A poesia, a leitura e a festa que acontecem no ambiente escolar também foram retratadas, com apresentações das alunas de dança do Baby-Class e de dança moderna e das turmas do 4º e 5º ano. A criatividade presente no ambiente escolar foi simbolizada pela apresentação da Banda MG5, que ganhou o festival de musica do ISPEA, com a música Horas difíceis, de autoria do aluno do 2º ano, Matheus Silveira.
A diretora salienta que os projetos desenvolvidos durante o ano em que se comemorou o centenário do Mélanie Granier “fez a comunidade escolar aprender sobre o poder de acreditar em um sonho, de trabalhar para realizá-lo e de não desistir frente a desafios”.
A festa foi organizada pelas professoras do Ensino Globalizado, pela Diretora Maria Simone Barbacovi, pela Coordenadora Pedagógica, Scheila Farias, pela Psicóloga, Rosangela Medeiros e pelo reverendo Jorge Guaraci.



ARROZ à Grega


Ingredientes
2 cenouras média, em cubos;
150 gr de vagem, picada;
1 cebola média, triturada;
1 xícara (chá) de ervilha fresca, pré cozida;
1 xícara (chá) de uva passa;
1 xícara (chá) de pimentão verde e/ou vermelho, picado;
Cheiro verde e sal a gosto;
2 folhas de louro;
4 colheres (sopa) de óleo;
4 xícaras (chá) de água fervente;
2 xícaras (chá) de arroz, lavado;

Modo de preparo:
Em uma panela, em potência média, refogue no óleo a cebola e o arroz. Junte os legumes picados e a uva passa e refogue, adicione a água fervente, a folha de louro, e o sal a gosto. Cozinhar até secar a água. Deixe descansar por 5 minutos. Misture e salpique o cheiro verde.


Peru de NATAL

Ingredientes
Para o peru
1 peru temperado
3 colheres de sopa de margarina

Para a farofa
8 colheres de sopa de azeite de oliva
Bacon
3 cebolas médias picadas
300g de azeitonas verdes picadas
1 ½ de ameixas preta seca picadas
1 xícara de chá de queijo parmesão picado
1 pimenta dedo-de-moça picada
4 xicaras de chá de farinha de mandioca
1 maço de cheiro-verde picado
Sal a gosto

Para o molho
1 xícara de chá de espumante ou vinho branco

Modo de Preparo
Para o peru
- Descongele o peru de acordo com as instruções da embalagem e separe o saquinho com os miúdos.
- Pré-aqueça o forno em temperatura média alta (210 ºC).
- Numa panela com água e sal, cozinhe os miúdos e desfie a carne do pescoço. Corte o fígado, o coração e a moela em pedaços pequenos. Junte todos os miúdos e reserve.
- Numa assadeira grande, coloque o peru, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por aproximadamente por 2 horas.
- Retire o papel-alumínio, besunte o peru a cada 30 minutos com a margarina e continue assando até o termômetro pular (cerca de 2 horas e 20 minutos). Se a assadeira secar, acrescente 1 xícara (chá) de água.

Para a farofa
- Numa panela, aqueça o azeite e frite o bacon até ele liberar toda a gordura. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta dedo-de-moça, a farinha de mandioca, o cheiro-verde, o sal e os miúdos. Misture bem.
- Transfira o peru para a travessa em que for servi-lo e retire os palitos e o barbante das asas e das coxas.

Para o molho
- Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, acrescente o espumante e misture bem, raspando o fundo com uma espátula. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, acomode em uma molheira e sirva em seguida acompanhando o peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário