Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 242 :: 11 de Fevereiro de 2012 :



Por Simôni Costa

O corre-corre moderno faz com que muitas pessoas percam a paciência e, consequentemente, diminuam sua qualidade de vida. E, como soluções naturais são sempre bem-vindas, apresentamos alguns alertas para que você consiga aproveitar das ervas para diminuir o estresse e assim aproveitar melhor a vida. E, o melhor, todas as ervas têm o aval da ciência sobre sua eficâcia. Então, agora é só relaxar.

Mas, para quem não dispensa um bom agito, a programação da Semana Crioula promete grandes emoções em março com o duelo entre a égua e o ginete invictos. A dica, então, é não perder! Assim, como não se pode ficar de fora de toda a programação preparada pelo Sindicato Rural de Bagé.

La Tômbola e o maior ginete da atualidade

Égua já derrubou ginetes brasileiros, uruguaios e argentinos

A Semana Crioula Internacional de Bagé vem cheia de novidades este ano. No setor das gineteadas, além do tradicional campeonato valendo uma moto zero quilômetro, tem a montaria de gurupa com ginetes nacionais e internacionais.

Mas a grande atração mesmo fica por conta do desafio do ano. Segundo um dos coordenadores da prova, Antônio de Blanco, este desafio vai reunir o maior campeão de gineteadas do Brasil, Jairo Porciuncula Mendes, e a temida égua aporreada La Tômbola. Ele, já ganhou sete carros e 14 motos em provas de gineteadas. Já a La Tômbola, da tropilha Sossego – de Fabrício Lima, já venceu 30 desafios contra ginetes brasileiros, uruguaios e argentinos.

O grande desafio acontece no domingo, dia 1º de abril. “Vai ser o fechamento das gineteadas da 33ª Semana Crioula”, diz Blanco. “Este é um presente para o público, que poderá ver as duas peças mais importantes em ação. Vai ser um espetáculo”, revela.

As inscrições para as provas estão abertas na Secretaria da Rural ao custo de R$ 150,00 as montarias em pelo, e R$ 60,00 para as montarias de gurupa. A Semana Crioula acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, em Bagé.

- Cesarino Espaço Recreativo

Quem desejar passar um dia de lazer e diversão no Cesarino Espaço Recreativo pode ligar para (53) 3247.3461 e obter mais informações ou até reservar o espaço para um evento.

- Lista de espera para SiSU 2012

A relação dos candidatos que integram a lista de espera do Processo Seletivo 2012 para ingresso na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já está disponível por consulta. As listas, que estão disponíveis em arquivos por campus do curso escolhido, trazem os nomes dos candidatos com a respectiva colocação por curso e podem ser acessadas no site da universidade.

- 90 mil inscritos para concurso público

Com as inscrições encerradas na semana passada, o concurso público para o Magistério registrou em 19 dias de inscrições 89275 candidatos interessados em concorrer a 10 mil vagas para as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado.

Preparação para a volta às aulas é uma tarefa de toda a família

Organizar a rotina é o primeiro passo para voltar às aulas

Depois de vários dias de descanso e diversão nas férias está chegando a hora de voltar às aulas e, com isso, retomar a rotina de estudos. Antes, é preciso organizar tudo e se preparar. Questões como o horário de dormir e comer, o material escolar e até o uniforme escolar precisam ser organizadas com antecedência para que o estudante esteja preparado para voltar à rotina escolar.

A Coordenadora Pedagógica do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Rose Doglia, destaca ainda a participação da família neste processo. Segundo ela, o envolvimento e comprometimento de todos é fundamental para a readaptação dos estudantes ao colégio.

“A família precisa organizar a rotina do estudante para que ele saia de um período de entretenimento e passe a uma época de responsabilidade com os seus compromissos escolares. Essa organização começa pelo horário de dormir, de comer, de estudar, até a arrumação do material escolar e preparação do uniforme escolar. Iniciar o ano com tudo organizado é o primeiro passo para começar bem”.

A Orientadora Educacional do Colégio Auxiliadora, Rosane Teixeira, lembra ainda que desde os primeiros dias de aula, o ano letivo já está valendo e por isso, é importante organizar a rotina de estudos para não perder tempo e não deixar a matéria acumular.

E, não é somente os estudantes que precisam se preparar para o retorno às aulas. A escola também passa por adaptações. No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, os professores passaram por uma capacitação em Porto Alegre para esperar os alunos renovados e preparados. A estrutura física da escola também está sendo preparada com a pintura das salas de aula e troca das mesas e cadeiras dos alunos.

No Colégio Auxiliadora as novidades para 2012 são muitas. Entre elas, está a implantação do programa “Escola um dia todo o dia”, quando os estudantes passarão um dia inteiro na escola por semana. Rose destaca que a iniciativa tem como objetivo ampliar o contato dos estudantes com os conteúdos, uma vez que quanto mais tempo se permanece em contato com o estudo, mais chances se têm de aprender.

As Coordenadoras do turno da tarde do Colégio Auxiliadora, Rosana Cunha e Matilde Ferreira, destacam que a escola tem uma acolhida especial para os seus alunos. Para os alunos do turno da tarde, a acolhida inclui dinâmicas e um planejamento diferenciado. Já para o turno da manhã o tema é o “amor incondicional”, e por isso os professores promovem uma grande acolhida, para depois relembrar as regras de convivência e assim retomar o trabalho.

As aulas no Colégio Auxiliadora iniciam dia 13 de fevereiro com o objetivo de cumprir os 200 dias letivos promovendo os pilares do ensino, aprendizagem e estudo.

Calmantes naturais para amenizar o estresse

Diversas plantas são comercializadas com a promessa de apaziguar a mente.

Maracujá é um dos calmantes naturais mais difundido e mais eficaz

O mundo moderno e algumas mudanças de hábitos fizeram com que grande parte da população adoecesse, aumentando assim os casos de ansiedade e depressão em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para piorar, o Brasil foi apontado como o campeão na incidência do distúrbio — 10,8% da população é considerada depressivos graves. E, uma das razões para esse quadro alarmante é o ritmo de vida levado. Sedentarismo, cobranças maiores no ambiente de trabalho e má alimentação são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos.

Para combater os males da mente, os médicos costumam receitar remédios como os ansiolíticos, que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento: entre 2006 e 2010, a venda dos famosos “tarja preta” para a cabeça aumentou 36% no Brasil. Como alternativa para esse uso excessivo, que pode causar sérios efeitos colaterais e até dependência, alguns apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas. Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de camomila para se acalmar? A sabedoria popular indica há tempos algumas ervas como saída para o estresse e as noites maldormidas.

No entanto, vale esclarecer uma confusão corriqueira:os fitoterápicos, como todo medicamento, passam por uma série de pesquisas para comprovar sua eficácia. Já as plantas medicinais podem ser usadas de outras maneiras, no preparo de chás. E nem todos os remédios naturais já caíram nas graças dos cientistas. É preciso conhecê-los bem antes de correr até a farmácia fitoterápica mais próxima.

Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o que garante que o remédio passou por testes que comprovaram sua eficácia. Além disso, o órgão também lançou em 2011 o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. O guia explica aos profissionais de saúde como manipular 58 das plantas medicinais mais conhecidas, auxiliando na produção desse tipo de medicamento.

E, mesmo sendo de origem natural, os fitoterápicos devem ser consumidos com cautela. Um dos principais perigos é a interação medicamentosa, que pode anular ou até potencializar drogas que estejam sendo tomadas paralelamente. Não caia no engano de pensar que as plantas são inofensivas. A orientação médica é indispensável.

Já no caso dos florais, a Anvisa alerta que o comercio das famosas gotinhas à base de flores não é regulamentado, tampouco sua eficácia é garantida.

Plantas que tranquilizam (e têm o aval da ciência!)

- A Melissa, também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Sua forma de consumo mais popular é o chá.

- A Camomila tem efeito calmante e é bastante difundida. Suas folhas e flores são empregadas em infusões

- A Erva-de-são-joão é a mais eficiente para combater a depressão. Comumente é usada na produção de medicamento e só pode ser comprada com receita médica.

- A Passiflora é uma espécie do maracujá e ajuda a controlar as crises de ansiedade e depressão. Além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos

- A Valeriana tem suas propriedades extraídas da raiz. Melhora o sono e é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo.

Guatambu prepara vinícola enoturística em Dom Pedrito

Projeto da vinícola Guatambu, visto de cima demostra a proposta que pretende agradar a turistas brasileiros e estrangeiros

O enólogo da Guatambu, Ariel Pereira, Gabriela e seu pai, Valter José Pötter, na área onde o vinho será produzido

Um projeto grandioso e arrojado pretende atrair turistas de diversas partes do país e também do exterior a Dom Pedrito: a vinícola enoturísticada Guatambu Estância do Vinho deve ser inaugurada já no segundo semestre de 2012 com uma proposta de agregar a produção do vinho, turismo temático e gastronomia. A construção da vinícola, com 3.000m², é o resultado de quase dez anos de trabalho e muitos prêmios já conquistados pelos vinhos produzidos pela Guatambu. Ela segue o estilo arquitetônico espanhol e mantém as bases das estâncias da região. Além disso, a produção dos vinhos será feita com os equipamentos mais modernos, importados da França, e que garantirão a qualidade dos vinhos e espumantes produzidos pela Guatambu, segundo explica uma das proprietárias e idealizadora do projeto, a Eng. Agrônoma e Mestre em Enologia Gabriela Pötter, membro da terceira geração da família proprietária da Estância Guatambu.

Em 2012, ainda, a previsão é de que a Guatambu colha 60.000kg de uvas em oito variedades, que devem ser transformadas em vinhos e espumantes Guatambu de alta qualidade com grandes chances de conquistar prêmios como os já ganhos pelo Vinho “Rastros do Pampa” que já foi medalha de Ouro no 6° Concurso Internacional “Emozionidal Mondo” de vinhos Carbenet e Merlot realizado em Bergamo, na Itália. O mesmo vinho também foi Medalha de Prata no V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, foi selecionado entre os 30 superiores na Avaliação Nacional dos Vinhos 2008 e 2009 e foi selecionado para o projeto Ibravin “Para saber o sabor dos vinhos do Brasil” em 2010 e 2011. Outras variedades Guatambu também já receberam o reconhecimento pela sua qualidade.

Gabriela destaca ainda que as uvas usadas para a produção dos vinhos são 100% produzidas em vinhedos próprios, no coração do pampa gaúcho em uma área basta-nte propícia para a sua produção,em um solo granulítico, onde as rochas originais possuem 2,5 bilhões de anos de idade e contando com um clima com alta insolação e vento constante, mantendo os cachos secos, resultando sem dúvida em um “terroir” diferenciado que garante a qualidade das frutas e, conseqüentemente, a tipicidade dos vinhos e espumantes. Agora, com a instalação da vinícola, a produção dos vinhos será feita completamente em Dom Pedrito, começando já pelas próximas variedades de uvas que devem ser colhidas já nas próximas semanas.

Os vinhos Guatambu podem ser encontrados em mais de 80 pontos de venda em todo Brasil e logo começarão a ser exportados para o exterior.


Casamento

A fisioterapeuta Letícia Dias e o empresário Sérgio Dachery trocaram alianças no dia 27 de janeiro durante uma cerimônia simples e reservada, mas não menos luxuosa, na Vinícola Peruzzo. O casal, que está à espera do pequeno Antônio, passará a lua de mel nas belas Paris e Itália. Felicidades plena aos pombinhos! Clics Diones Alves.

Letícia posando para a lente do renomado fotógrafo Diones Alves

Sérgio e Letícia brindando à felicidade

****************************************

Férias

Durante o mês de janeiro, meus amigos Cassandra Rodrigues e Maurício Maggi, aproveitaram as férias e subiram para o litoral norte do Estado. Por lá, curtiram toda a badalação turística que só as nossas praias oferecem. Show!

Maurício e Cassandra numa vista privilegiada da praia de Torres

******************************

Fofo

A mamãe Bibiana González e o papai Paulo Rosa Noble Júnior têm mais é que se orgulhar deste lindão aí. O pequeno Pedro com pouco mais de um ano já curte uma piscina como gente grande. Ah, sem perder o estilo, de sunga e tudo! Mas é muito fofo! Parabéns aos papais!

Pedro González

**************************************

Cegonha

Eles estão irradiantes de felicidade! Os papais de primeira viagem Chirlene e Leonardo Bezerra esperam por Lavínia, que deve vir ao mundo em meados de março. A família toda já está ansiosa pela chegada da pequena. Clics Tatiana Cougo.

A mamãe Chirlene

Num gesto de puro amor e compaixão, Leonardo e Chirlene são só felicidade

*********************************

CURTAS:

E o Carnaval está se aproximando, falta apenas uma semaninha. Fica aqui uma dica para aqueles que vão curtir estes dias de folia na praia do Cassino. O bloco bageense, Os Fora da Casinha, pelo sexto ano consecutivo desfilará pela avenida principal do balneário. Além disto, a novidade deste ano são as parcerias com o Centro Cultural de Eventos Eventual e a La Gitana. Corram para garantir seus abadas e não fiquem fora da casinha! Contato (53) 9948 3586.

Já aqui em Bagé não se fala em outra coisa que não da homenagem da Escola de Samba Aliança ao empresário Cléo Coelho. Como de praxe, a Escola sempre canta e encanta na avenida com a história de um ilustre de nossa Bagé, e este ano, a vida de Cléo passará pelo sambódromo. Justa e merecida homenagem!

O Guarany Futebol Clube tem novo presidente. Eleito com um número expressivo de votos, no último dia 31 de janeiro, o advogado Álvaro Meira vai conduzir, ao lado de seu vice, o médico Jorge Kaé Filho, o centenário Guarany. Fica aqui nossos votos de sucesso a ele e a todos da equipe.


Expectativas e novidades para 2012

Além da elevação do valor do salário-mínimo, cuja vigência começou em janeiro, outras medidas legais e tributárias adotadas no ano anterior geram expectativas para o exercício fiscal recém iniciado.

Entre as alterações, destacam-se:

- os novos limites do Simples Nacional;

- a criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;

- a instituição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT).

Se o novo piso do Salário-mínimo irá elevar o poder aquisitivo de segmentos como os dos aposentados e pensionistas e empregados domésticos, ampliando o mercado interno e o consumo de bens de primeira necessidade, o que favorece o pequeno negócio, este também deverá ter redução na carga tributária como os novos limites do Simples Nacional.

A redução se deve ao reajuste das faixas anuais de faturamento, que tiveram um aumento de 50% (cinquenta por cento) sobre os valores anteriores. O limite de enquadramento no regime simplificado de tributação para as microempresas passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil. E o das pequenas empresas sobe de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

Estima-se que o o número de beneficiados pelo Simples Nacional atinja, em 2012, cerca de 5,6 milhões de micros e pequenas empresas, gerando rendas e empregos e reduzindo a informalidade.

Por outro lado, a legislação empresarial instituiu um novo tipo de pessoa jurídica: a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. O benefício é duplo:

a) o empresário individual deixa de ser responsável de forma ilimitada pelas dívidas do negócio;

b) o empresário individual fica desobrigado de buscar um sócio apenas para cumprir uma exigência legal, como forma de gozar dos benefícios do tipo societário.

Assim, a nova lei, além de diminuir a burocracia, também evitará as sociedades de “fachada”, ou seja, aquelas onde um segundo sócio consta no contrato social, mas não tem nenhuma participação de fato na sociedade e no negócio.

E a responsabilização do empresário pelas dívidas da empresa fica limitada ao valor do capital informado, deixando de recair, de forma ilimitada, sobre o seu patrimônio pessoal, assemelhando-se com as regras das sociedades limitadas.

Outra novidade é criação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) para as empresas. Este documento servirá como comprovante da inexistência de débitos do empreendimento com a Justiça do Trabalho, devendo ser exigido das pessoas jurídicas que participam de licitações públicas.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Grupo ASM comemora 60 anos

O resultado de anos de muito trabalho e dedicação à comunidade bageense e da região foi comemorado dia 2 de fevereiro pelo grupo ASM que, na data, completou 60 anos de fundação. O idealizador e proprietário do grupo, Aracely dos Santos Menezes, lembra que tudo começou com uma pequena loja onde o foco eram as máquinas de costura, nascia assim a extinta “Eletro-máquinas”, que anos mais tarde foi rebatizada de ASM, uma vez que a ampliação da gama de produtos pediu a alteração no nome. Daí por diante, recorda-se Aracely, um passo foi sendo dado a cada dia, mas sempre com o objetivo de oferecer a população uma gama de produtos e serviços de qualidade e que atendessem as necessidades dos bageenses.

Anos mais tarde, enquanto o filho José Airton já auxiliava na empresa e o mais novo, Marcus, cursava a faculdade de Engenharia em Porto Alegre, surgiu a ideia de lançar a ASM Empreendimentos Imobiliários. Aracely argumenta que possuía o desejo de expandir os negócios e, então, percebeu a oportunidade de agregar mais um serviço.

“Conversamos e decidimos esperar o Marcus com a ASM Empreendimentos Imobiliários pronta e desta decisão já se vão mais de 32 anos. Começamos construindo residências e edifícios para venda até chegarmos a conquistar a confiança dos nossos clientes e vendermos os apartamentos ainda na planta”.

Com o novo empreendimento caminhado, o próximo passo foi a inauguração da ASM Materiais de Construção, que hoje abastece as obras do grupo e oferta todo o tipo de materiais de construção, desde o mais bruto até o acabamento. Depois, a nova empreitada do empresário Aracelyfoi no mundo sobre duas rodas. Foi lançada então a ASM Motos com a bandeira Yamaha para Bagé e região.

“Sabemos que os setores que alavancam a economia são a construção civil e o Agronegócio e que ambos estão aquecidos pelas facilidades dadas pelo governo e também pela aplicação de novas tecnologias, então imagino que temos um futuro extraordinário e com a colaboração dos meus filhos, estamos sempre voltados para a busca de novas alternativas de investimento”, destaca Aracely.

E no quesito mercado aquecido, a Construção Civil é uma das áreas que mais cresce e se desenvolve em todo o país. Marcus Meneses lembra que 2011 foi um ótimo ano para o setor graças a necessidade de suprimir o déficit habitacional vive e também porque o governo lançou ótimas linhas de crédito que permitiram que as pessoas alcançassem o sonho da casa própria. E, Bagé está inserida neste mesmo contexto. Marcus destaca que atualmente a ASM Empreendimentos Imobiliários têm em construção 100 unidades e que mais 120 estão em fase de aprovação para o projeto Minha Casa Minha Vida e que logo estarão a venda no mercado. Isto, segundo ele, demonstra que a cidade tem grande potencial para o setor.

“A facilidade de crédito e o momento vivido pela cidade com a implantação e expansão do polo universitário, tem atraído muitos investidores para o setor, que vive um ótimo momento tanto em Bagé como em toda a região. A ASM acompanha este momento e está atenta, mais uma vez, as necessidades da população”, defende Marcus.


Escola de Samba que homenageia os 200 anos de Bagé expõe fantasias

A Casa de Cultura Pedro Wayne está sendo o palco de uma exposição dos croquis das fantasias da Escola de Samba Bambas da Orgia, que este ano homenageia o bicentenário de Bagé. Ao todo, 30 desenhos estão expostos.

De acordo com Cármen Barros, diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, também serão expostos para a população, os significados de cada fantasia. “O evento é uma oportunidade para as pessoas que não vão estar presentes no desfile de ver as fantasias que serão utilizadas na ocasião. A atividade deve se estender até o final do mês”, disse.

O embaixador da escola no Estado, Renato Borba, acrescenta que a partirdeste evento cultural os bageenses que desejarem participar do desfile poderão escolher suas fantasias e realizar sua inscrição.Borba explica que a exposição também é uma forma de convidar os bageenses para o desfile que acontece na madrugada do dia 18 de fevereiro, às 5h, na capital gaúcha.

A Casa de Cultura está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, onde todas as informações sobre o desfile e a homenagem aos 200 anos de Bagé poderão ser adquiridas.

Os bageenses que desejarem participar do desfile podem se inscrever gratuitamente na Casa de Cultura. Já as fantasias variam de preços entre R$80 e R$140 e o transporte a cidade de Porto Alegre para o dia do desfile será disponibilizado aos participantes gratuitamente. Menores de idade também podem participar, desde que acompanhados por um responsável.

Defesa civil leva apoio às vítimas da seca em São Gabriel

Foto: Solano Lopes Costa

Água potável está sendo levada às comunidades com caminhões pipa

Campos, animais, plantações e pessoas são as maiores vítimas do tempo seco que assola a região. Para piorar, a pouca água que resta é de péssima qualidade e, com isso, o socorro se faz muito importante. Em São Gabriel mais de 478 famílias assentadas já estão recebendo auxilio para enfrentar a estiagem.

Até agora foram distribuídos 380 mil litros de água, 503 caixas d’água e 503 cestas básicas. O trabalho da Defesa Civil conta com o apoio integral da prefeitura, que disponibilizou mão de obra para distribuir os donativos. De acordo com o Coordenador Setorial Capitão Facin, o trabalho conjunto é o diferencial para que o socorro seja rápido e eficaz em situações de seca.

O alimento e a água destinados pelo Governo do Estado são somente para as comunidades assentadas. Sendo assim, a prefeitura está adquirindo cem cestas básicas para distribuir às demais comunidades do interior que sofrem igualmente com a falta da água e de comida. O comércio local também é parceiro da iniciativa e doou 40 caixas d’água de 310 litros para serem distribuídas nessas localidades.

- Final de semana de carnaval em Candiota

A festa mais popular do Brasil já começou em Candiota, isso porque o município definiu que o Carnaval 2012 seja festejado nos dias 10 e 11 de fevereiro e, na noite de ontem, os blocos carnavalescos do município já foram às ruas de Dario Lassance se apresentar a população, após aconteceu um baile de rua. Já no dia 11, a programação começa no período da tarde, com o baile de rua infantil, às 17h. Na parte da noite serão repetidas as atividades do dia anterior.


Britânicos conhecem genética da fronteira

CREDITO: Henrique Bacchio

Comitiva veio conhecer as práticas brasileiras e estabelecer futuros negócios

Um grupo de 24 agropecuaristas, vindos do Reino Unido, Austrália e Canadá, visitou a fronteira no início da semana, avaliando a possibilidade de negócios com empresários rurais locais e, fundamentalmente, conhecendo o sistema de manejo no trabalhado com as raças britânicas. A visita iniciou pela Agropecuária Caty, de Adroaldo Potter, que apresentou rebanhos de cria, novilhas prenhas e tourinhos de um ano.

O britânico Tom Clark disse estar satisfeito com o padrão de animais obtido na raça Hereford e também no sintético Braford, observando a realidade climática adversa e, inclusive, citando a escassez de chuvas que constatara ao visualizar os campos de pedra da região, durante o percurso.

Apos a apresentação da Agropecuária Caty e a explanação sobre o manejo, feita pelo responsável técnico, o veterinário Bernardo Potter, foi apresentado por Fernando Cardoso, pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sul, o resultado de um importante trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa e a Conexão Delta G, programa genético da qual a Agropecuária Caty é uma das fundadoras.

- Livramento inicia colheita de uva na Campanha Gaúcha

A Abertura Oficial da Colheita da Uva Safra 2012 na Campanha Gaúcha aconteceu na semana passada nos vinhedos de Luis Pedro Escosteguy, em Sant’Ana do Livramento, e contou com a presença de diversas demais autoridades locais e regionais.

A expectativa é que as 17 vinícolas em funcionamento na região colham uma safra de 10 milhões de quilos de uva, cerca de 20% superior à safra de 2011 na área. A informação é do presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Afrânio Moraes Filho. Conforme ele, a produção deve gerar aproximadamente 7 milhões de litros de vinho.

“Na prática, a colheita já havia começado e causou uma grande surpresa. Essa é a melhor safra de uvas colhidas na região desde 2005, e o clima no Estado foi o fator fundamental para isso”, afirma Afrânio. Ele aponta que desde as horas de frio, no inverno, que foram suficientes para o período de dormência da uva, até a maturação da fruta durante a atual estiagem, que contribui para que as uvas apresentem agora um grau de açúcar elevado, foram elementos importantes e favoráveis que contribuíram para que a safra atual pudesse ser qualificada como excepcional.

O Ibravin projeta uma colheita entre 560 e 600 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul este ano. A safra passada foi a maior da história, com 707,2 milhões de quilos de uvas. “Tradicionalmente, a Campanha Gaúcha tem safras estáveis. Mas este ano teremos uma matéria-prima de excelente qualidade, que vai gerar vinhos de primeira classe”, observa o diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos RaimundoPaviani.


Thor de Patrícia González

Puff é o cãozinho de Glaucia da Rosa Ferreira e da sua filha


Mochilas e acessórios para a volta às aulas

Iniciar o ano letivo com o material escolar novinho em folha é um estimulo a mais a qualquer estudante e, principalmente, quando as mochilas, lancheiras, estojos e cadernos são da Nova Era, que oferece a garotada o que há de mais moderno e na moda com os personagens preferidos dos pequenos.


Luísa da Cruz Gervasio,que nasceu dia 25 de janeiro, e o mano Luis Eduardo. Eles são filhos de João Luis e Kélen.

Suyane Camponogara Alves é filha de Glauciane Camponogara e Ubirajara Alves. Ela nasceu dia 23 de janeiro.


Bolo de Cenoura

Ingredientes

4 cenouras grandes

4 copos de farinha de trigo

4 copos de açúcar

2 copos de óleo

8 ovos

2 colheres de fermento químico (pó royal)

Cobertura

1 lata de leite condensado

4 colheres de achocolatado

Chocolate granulado

Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o óleo, os ovos e as cenouras cortadas em cubos pequenos. Depois que estiver uma massa bem homogênea, coloque em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o fermento mexendo com uma colher grande.

Unte uma forma de aproximadamente 30x60 (grande) e leve a massa para assar em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente de 30 a 40 minutos, dependendo da potência do forno.

Para a cobertura, prepare um brigadeiro com o leite condensado e o achocolatado. Jogue por cima salpique chocolate granulado. E sirva a seguir. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário