Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 244 :: 25 de Fevereiro de 2012



Por Simôni Costa

Por mais bela que seja, é difícil encontrar uma mulher que esteja completamente satisfeita com o seu corpo e, principalmente, quando se tem um desfile somente de biquíni pela frente, como é o caso das candidatas ao Garota Verão 2012. Mas, as representantes da região de cobertura da RBS TV Bagé ganharam mais motivos para acreditar na sua beleza e seguir confiantes para a final do concurso em Capão da Canoa. Isso graças aos tratamentos estáticos que elas estão realizando na Clínica Madruga, que ajudam a aumentar as suas chances de fazer bonito no concurso, mesmo que, tanto a Raquel quanto a Julia, tenham beleza e simpatia de sobra para fazer muito bonito nas areias de Capão da Canoa. Para nós, resta torcer e mandar energias positivas para as meninas no próximo final de semana, quando acontece o concurso.

Mas, como a beleza não anda sem a companhia da saúde, o alerta é para que pais e professores fiquem atentos ao peso que as crianças e os adolescentes carregam nas suas mochilas escolares. Pequenas atitudes hoje podem fazer a diferença e evitar que os pequenos sofram futuramente com problemas de coluna. Fica a dica!


Contagem regressiva para a final do Garota Verão

Raquel, Nani e Julia contam que os tratamentos oferecem resultados rápidos e dentro do desejado

Faltando apenas uma semana para a grande final do maior concurso de beleza do sul do Brasil, os preparativos estão acelerados em Capão da Canoa para que tudo fique pronto a tempo da chegada das candidatas. Antes, as meninas vivem dias de muita expectativa e preparação para representar bem a sua cidade e região.

As candidatas da região de cobertura da RBS TV Bagé, Julia Eisenhardt de Mello de 18 anos, que representa Dom Pedrito e Raquel Guê Rita de 16 anos, que representa Bagé, contam que na reta final do concurso a ansiedade aumenta ainda mais. Desde que foram eleitas as representantes da região, elas têm vividos dias de princesa realizando tratamentos estéticos na Clinica Madruga.

“É relaxante e muito gostoso. Além disso, este é um tempo que temos para diminuir a correria e pensar um pouco na vida”, destaca Raquel.

Já a candidata bageense lembra que com a proximidade do concurso, o nervosismo está aumentando.

“Depois de todos estes tratamentos estéticos que estamos recebendo a expectativa de trazer para Bagé um bom resultado”.

A Responsável Técnica da Clínica Madruga, Nani Bueno, explica que sempre que uma paciente chega à clinica é realizado um protocolo personalizado, onde são avaliadas as necessidades de cada paciente e são indicados os tratamentos mais adequados. No caso das representantes do Garota Verão, um total de dez sessões foram agendadas com a realização de vários procedimentos que vão de encontro ao que as meninas precisam para melhorar ainda mais a sua beleza na passarela do Garota Verão.

Nani destaca ainda que a utilização de aparelhos modernos e que são considerados top de linha auxilia no resultado dos procedimentos. Outro destaque é a rapidez dos resultados obtidos, que já podem ser percebidos na primeira sessão, conforme o tratamento que é realizado.

Um dos tratamentos realizados pelas candidatas ao Garota Verão é o Mantus, que segundo Nani age diretamente na camada de gordura da pele, fazendo com que ela seja derretida e eliminada pelo organismo. Este tratamento é bastante indicado para pacientes que desejam reduzir as medidas e age também contra a celulite, entre outros benefícios.

Outro aparelho, o de Lipocativação, que é importado e uma exclusividade da Clinica Madruga em Bagé, oferece uma redução mínima de 6 cm por sessão graças a alta frequência, de 20.000 mega hertz, em que funciona. Nina explica que após a sessão a paciente passa três dias expulsando a gordura derretida do organismo.

“Este aparelho é o que há de mais moderno no mercado. É uma lipocirurgia sem procedimento invasivoe com ótimos e rápidos resultados. Até porque, a nosso intenção é que a paciente venha até a clinica e em pouco tempo obtenha o resultado esperado”, destaca Nani.

A grande novidade, adianta Nani, é a próxima aquisição da Clínica Madruga, que é um aparelho de Lipo a laser para as áreas dos braços e coxas, com ótimos resultados.


Maria do Carmo com alunos do Programa YázigiTravelna Disney, Califórnia

O intercâmbista Luis Felipe que está nos Estados Unidos

Anderson Schneider Pradeçça que acabou de voltar de Nova York também pelo YázigiTravel

As férias podem ser uma ótima oportunidade de aprimorar os conhecimentos de inglês ou espanhol em um Programa de Férias do YázigiTravel como o que aconteceu no início de 2012 quando um grupo de 120 jovens, entre 12 e 18 anos, esteve acompanhado da Diretora do Yázigi Bagé, Maria do Carmo Machado e de outros professores, em Salt Lake City e Los Angeles.

O YázigiTravel é uma agência especializada em serviços de consultoria e assessoria na área de educação internacional, onde você terá a oportunidade de realizar um intercâmbio ou muitos outros cursos mundo afora, que irão aumentar sua fluência no idioma e sua bagagem cultural. Um exemplo é o bageenseLuis Felipe Leal Martins da Silva que está cursando o High School nos Estados Unidos. Ele está viajando desde agosto de 2011, num total de dez meses de intercâmbio.

O Programa de Férias do YázigiTravel é especialmente desenvolvido para adolescentes. Combina aulas de inglês com atividades culturais e de lazer. Os alunos aproveitam as férias escolares para dar um upgrade no idioma e se divertir (assistir a jogos de hockey e basquete), praticar esportes (skiing, snowboarding, cross-country skiing, iceskating, tubing, bowling, etc), conhecer a cultura de um país e conviver com outros jovens de diferentes nacionalidades. Os alunos também têm vários passeios reservados para compras.

Ainda, durante todo o ano, há programas de aprendizagem de idiomas no exterior para adultos de qualquer idade e em qualquer época do ano. Nesses casos, as inscrições estão sempre abertas.

Matrículas Abertas

E, para quem deseja começar a tornar-se um cidadão do mundo, o Yázigi Bagé está com matrículas abertas para crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos, tanto nos cursos de inglês como espanhol. Para o ano de 2012, a escola teve as salas de aula reformadas visando maior conforto dos alunos e um melhor acolhimento de todos. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da escola. Outra novidade são as novas turmas de pós-avançado para quem já terminou o seu curso de inglês e deseja dar um upgrande no idioma.

Maria do Carmo destaca também que o Yázigi oferece serviços de excelência para crianças, jovens e adultos que desejam aprender inglês ou espanhol com acompanhamento constante, professores altamente qualificados e aulas dinâmicas com assuntos do dia-a-dia.

UNIP – Graduação e Pós-Graduação

O Yázigi Bagé agora também é polo de Educação à Distância da UNIP – Universidade Paulista, e traz à comunidade da região a qualidade e a tradição de seus cursos, oferecendo 13 cursos de Graduação e 20 de Pós-Graduação. A flexibilidade nos horários de estudos e as mensalidades com valores mais acessíveis são diferenciais deste sistema de ensino. Inscrições para o processo seletivo para os cursos de Pós-Graduação até 03 de março. Para os cursos de Graduação, as inscrições estarão abertas novamente a partir de abril. Informações pelo site www.unip.br/ead ou no polo UNIP/Yázigi Bagé.


Cuidado com as mochilas pesadas. Elas podem prejudicar as crianças

Pais precisam estar atentos para que as crianças levem para a escola somente o necessário

Na hora de comprar a mochila escolar, as crianças logo escolhem a cor e modelo, e de preferência, que tenha a estampa dos seus personagens favoritos. Enquanto isso, os pais se preocupam com o peso do acessório. E não é para menos, já que é cada vez maior o número de estudantes que apresentam problemas relacionados à coluna, sendo que esse percentual se eleva na época da volta às aulas.

Para a Academia Americana de Pediatria, as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos. E, se não observadas desde cedo e levadas a sério, as dores iniciais causadas pelo excesso de peso podem se tornar crônicas. A Fisioterapeuta Marisa Flores de Quadros lembra ainda que crianças e adolescentes por estarem em um período de crescimento e desenvolvimento, podem ficar mais suscetíveis à lesões (como por exemplo, alterações no crescimento ou alinhamento postural), devido a forças externas, como as impostas pelas mochilas.

“Existe sim uma grande relação entre o excesso de peso na mochila, com a queixa de dores nas costas e até mesmo desvios na coluna, como escolioses, hiperlordoses e hipercifoses, além de alterações na marcha.As mochilas escolares muito pesadas aumentam a pressão em tecidos em crescimento como articulações e tendões, aumentando o estresse na coluna”.

Segundo a Fisioterapeuta Ana Flores de Quadroso peso excessivo das mochilas é o grande mal das crianças e adolescentes, mas outros hábitos também podesm ser bastante nocivos como carregar a mochila só com um ombro, em apenas uma alça ou a carregar na frente e, ainda, em outras atividades como assistindo televisão ou no computador, quando a postura está inadequada. A prevenção, explica Ana, está em ter cuidados como uma mochila adequada ao tamanho da criança e com as tiras largas e acolchoadas para não machucar o ombro. É bom ainda manter a bolsa bem próxima do corpo e com a parte superior da mochila ao nível do ombro e a parte inferior apoiada na região lombar.

“Outra recomendação importante é que os pais coloquem seus filhos desde cedo em algum esporte, pois as atividades físicas auxiliam as crianças a manter a postura correta e a evitar problemas, que possam ocorrer devido ao excesso de peso das mochilas e também compensar o tempo parado na frente da televisão, computador e vídeo-games”, argumenta Ana.

Neste cenário de volta às aulas, a mochila de rodinhas aparenta ser uma boa opção. Mas é tão perigosa quanto as bolsas comuns, alerta Marisa.

“A mochila de rodinha é uma boa opção se a criança ficar com a coluna reta, nunca encurvada ou inclinada para o lado. O prejuízo geralmente está relacionado com o excesso de peso, que também precisa estar adequado ao peso da criança. É importante também estar atento a maneira de carregar a mochila de rodinha que deve ser com o braço esticado para evitar dores na coluna, ombros e braços”, lembra Marisa.

Ainda assim, se persistirem algumas dúvidas, as fisioterapeutas ensinam uma receita para que os pais não errem na hora de controlar os pesos das mochilas:

“Segundo a organização mundial da Saúde (OMS) o peso ideal para ser carregado na mochila por crianças do ensino fundamental deve ser abaixo de 10% do peso corporal da criança.Além disso, é importante que se discuta na escola formas alternativas para diminuir o peso da mochila. Como por exemplo, tentar evitar muitas disciplinas diferentes no mesmo dia”, explicam Ana e Marisa.

lvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, tem um investimento máximo previsto de R$ 350.464,49. Depois de encerrado o processo licitatório, a empresa vencedora terá um prazo de quatro meses para a conclusão dos serviços.

Quando concluídas as obras, a capacidade de captação e armazenamento das comunidades do interior deverá ser aumentada fazendo com que os impactos causados pela estiagem sejam menores. Os açudes garantirão uma melhor condição produtiva aos agricultores, que no próximo verão passarão a ter água em abundância para executar ações como, por exemplo, a irrigação dos seus cultivos.


Semana Crioula de Bagé está com inscrições abertas

Semana Crioula acontece de 29 de março a 1° de abril

Na 33ª Semana Crioula Internacional a Associação Rural de Bagé e Emater/RS-Ascar realizam os Concursos de Artesanato Campeiro e de Culinária Campeira, e fazem um resgate da cultura tradicionalista. A comunidade e as entidades tradicionalistas podem participar. As inscrições estão abertas no escritório municipal Emater, e são gratuitas.

No concurso de Artesanato Campeiro concorrerão três modalidades com matéria-prima típica da região: couro cru, lã crua e peles.Já para o concurso Culinária Campeira as categorias serão de doces e salgados e cada participante poderá apresentar um prato em cada modalidade.

- Urcamp Alegrete realiza curso de extensão sobre a qualidade do tempo

Líderes: “O diferencial está na qualidade dada ao tempo”. Este será o tema do primeiro curso na área de gestão do Programa de Educação Continuada da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que acontece dia 10 de março no Campus de Alegrete da universidade. O Curso tem como objetivo entender que a diferença entre qualidade e quantidade do tempo faz a diferença nas corretas relações. A palestrante será a Psicóloga Ana Del Carmem. As inscrições podem ser feitas no site www.urcamp.tche.br/pec.

- São Gabriel comemora um ano de implantação do SAMU

A comunidade de São Gabriel comemorou na semana passada um ano de implantação do Serviço Móvel de Urgência no município. Durante todo o dia a praça Dr. Fernando Abbott recebeu representantes da Santa Casa de Caridade, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, CFC gabrielense e Conselho Municipla de Trânsito que colocaram a disposição da população serviços de enfermagem, como pesagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outros. A equipe do SAMU junto ao Corpo de Bombeiros realizou um teste simulado de resgate em acidentes.

- Mais 38 açudes devem ser construídos no interior de Candiota

OLHO: Obras devem beneficiar atingidos pela estiagem

O edital de licitação, na modalidade de tomada de preço, para a contratação de empresa de engenharia responsável pela abertura de açudes já foi publicado e, com isso, a comunidade do interior de Candiota deve, em breve, ser beneficiada com a construção de 38 novos açudes.

O projeto em questão, viabilizado através de convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, via Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, tem um investimento máximo previsto de R$ 350.464,49. Depois de encerrado o processo licitatório, a empresa vencedora terá um prazo de quatro meses para a conclusão dos serviços.

Quando concluídas as obras, a capacidade de captação e armazenamento das comunidades do interior deverá ser aumentada fazendo com que os impactos causados pela estiagem sejam menores. Os açudes garantirão uma melhor condição produtiva aos agricultores, que no próximo verão passarão a ter água em abundância para executar ações como, por exemplo, a irrigação dos seus cultivos.


Teatro

O grupo teatral Os Bufões da Rainha retomam ensaios e apresentações já no próximo mês de março. Além disto, os artistas comemoram em 2012 nove anos ininterruptos de atividades. O primeiro espetáculo deve acontecer no dia 27, marcado no calendário cultural como Dia Mundial do Teatro.

Os Bufões da Rainha

Na balada

O casal Tailiane e Márcio Cancio, além de aproveitarem o sol e o mar da praia do Cassino, deram uma passadinha no Moa. Eles também integram a equipe responsável por organizar a folia do bloco Os Fora da Casinha no balneário.

Tailiane e Márcio Cancio do Cassino. Ela é filha da bela Manuela Barbosa.

Fofura

A gracinha desta foto é a pequena Valentina Barbosa Garcia que, no maior estilo, curte a praia do Cassino. Ela é filha da bela Manuela Barbosa.

Valentina Barbosa Garcia

Pós-Graduação

A encantadora Luciana Bulcão, filha dos médicos Devanir e Ivan Bulcão, partiu recentemente para Madrid, Espanha, onde deu início a um curso de pós-graduação em Fashion Business, na ESDEN Madrid, Escuela Superior de Negocios y Tecnologias. Sucesso a bageense!

Luciana (segunda da esquerda) entre colegas participando do badaladíssimo Fashionweek Madrid

Férias

A família Zago Marden aproveitou as férias para dar um pulinho no país hermano Uruguay e aproveitou todos os encantos da bela capital Montevideo para registrar o passeio.

O papai Reinaldo Marden com o pequeno João Gabriel num clic, é claro, da mamãe Cris Zago

CURTAS:

O Carnaval já passou, mas faço questão de registrar aqui o evento que elegeu a corte do Carnaval do Movimento da Mulher Gaúcha. A escolha foi feita durante o primeiro baile da Cara Metade do ano, tradicionalmente promovido pelo MMG. Os eleitos foram Adão Batista de Moraes, rei momo, Ieda Lacerda, rainha, e Verani Gomes, princesa.

Depois da folia o ano, de fato, recomeça. Trabalho, escola, projetos, enfim, tudo novo, de novo. Muito especialmente para nós bageenses que em breve, muito em breve, estaremos recebendo em nossa Rainha da Fronteira artistas, diretores, produtores, cinegrafistas, imprensa, gente de todo o país que estará tão ligada quanto nós mesmos nas gravações do longa O Tempo e Vento. E o Pampa Vip, com certeza, sob o comando da minha amiga Caia Martins, levará a vocês todas as novidades e os flashes deste período que marcará a história de Bagé. Aguardem!

Devido ao feriado, tive que antecipar os fatos, afinal, também sou filha de Deus, por isso, vou ficar devendo a vocês os flashes do Carnaval, mas os garanto no próximo Pampa Vip. Aliás, quem desejar pode enviar registros da sua folia para o meu e-mail graciela.freitas@hotmail.com. Até lá!

Acessórios que fazem a diferença

Tanto no dia-a-dia como em ocasiões especiais um belo acessório é capaz de fazer a diferença no visual e, principalmente, quando eles possuem o charme e o estilo como os da Intuição Acessórios. A loja oferece ainda ótimas opções de presentes para formaturas e aniversários.




Na casa da Rafaela, da Simone e do Beto Camponogara, os cachorrinhos Guri e Keity são os xodós.

Thaís Silva de Jesus e a sua Latika, que sabe bater a patinha.


Pequenos produtores beneficiados com limpeza de açudes

Após o decreto de situação de emergência em Sant’Ana do Livramento devido as perdas e danos causados pela estiagem, especialmente ao que refere-se ao acesso de água potável para seres humanos bem como a recuperação das perdas de produtividade da agricultura, foram agilizados, pelo poder executivo, processos de regularização de reformas e limpezas de açudes para pequenos produtores que vem sendo assolados pela seca.

- Programa Dissemina forma técnicos

Os responsáveis técnicos que atuarão no Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), que faz parte do “Programa Carne Gaúcha” já passaram por capacitação e estão prontos para atuar. A iniciativa é da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

A pesquisadora, veterinária e doutora em reprodução animal da Fepagro, Adriana Tarouco, ministrou a palestra "Critérios básicos para escolha e utilização de reprodutores melhoradores em corte", juntamente com o veterinário da Seapa, Francisco Ortiz, que tem grande experiência na área de melhoramento animal, para os técnicos credenciados pelas prefeituras conveniadas. O objetivo foi explicar as necessidades e os benefícios para a produção, sanidade e economia que a inseminação artificial pode trazer, mesmo que a sua maioria sejam de pequenos produtores e sem grandes estruturas.

O coordenador do Dissemina, Mário Antônio de Freitas Oliveira, ficou satisfeito com esta primeira etapa e destaca a importância do curso para o sucesso da iniciativa.

Contratempos do Judiciário

O Poder Judiciário Estadual terá novo horário de funcionamento a partir do dia 05/03/2012. De acordo com a Ordem de Serviço nº 01/2012, assinada pelo novo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, a medida “considera os princípios da igualdade e isonomia entre os funcionários de 1º e 2º Graus e da impessoalidade no serviço público, atendendo decisão do Órgão Especial do TJRS do dia 27/6/2011”.

Até aqui, o Judiciário funcionava das 08:30 às 11:30 horas, no turno da manhã (sendo que o atendimento externo era depois das 10 horas) e das 13:30 às 18:30 horas no turno da tarde, com interregno de duas horas para o almoço.

Com o novo horário de funcionamento, o expediente interno e externo será ininterrupto, das 09:00 às 18:00 horas, apenas com uma hora de intervalo, mediante revezamento, para os trabalhadores judiciários.

Provavelmente, a decisão irá desagradar usuários e advogados, que terão menos tempo para procolar petições ao final do período vespertino, bem como aos servidores que trabalham no interior do estado.

Se a medida pode ser boa para os funcionários lotados no Foro de Porto Alegre e no Tribunal de Justiça, que, geralmente, não retornam para casa no horário de almoço, alimentando-se nas imediações do local de trabalho, e que serão ainda beneficiados com a possibilidade de chegar meia hora mais tarde ao serviço e encerrar o expediente outro tanto mais cedo, a realidade dos trabalhadores cartorários no interior do estado é diferente.

Nas pequenas e médias cidades, as pessoas costumam almoçar em suas residências com a família, buscar e levar os filhos na escola etc.. O intervalo de duas horas era razoável para isso. Contudo, com a redução, restará pouco tempo para o almoço e convívio familiar. Ou para ir numa agência bancária, pagar uma conta. E o pouco tempo deverá acarretar despesas, com o pagamento de refeição em local próximo ao Foro.

Portanto, seguindo a velha máxima de que se deve tratar de forma desigual os desiguais, como forma de fazer justiça, verifica-se que foi conferido um tratamento igual a realidades diferentes, ocasionando prejuízos aos servidores interioranos.

Igualmente, os advogados do interior do estado costumam almoçar em casa, com suas famílias. O novo horário significa, na verdade, a redução do tempo real de atendimento à categoria.

E, ao que parece, não houve maior diálogo da cúpula do Poder Judiciário com os servidores ou com a OAB gaúcha, ou desta com seus associados.

É na prática que se constata a coerência e a observância aos princípios democráticos e de transparência dos Poderes Públicos!

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Prazo para participar da Revista Agroecologia encerra em março

Os autores que desejarem enviar artigos e textos para a Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável devem mandar o material por e-mail para revistaagroecologia@emater.tche.br até o dia 5 de março de 2012. A revista, quadrimestral, terá sua segunda edição publicada em abril pela Emater/RS-Ascar, após um período de dez anos fora de circulação. Podem participar agricultores, extensionistas, professores, pesquisadores e outros profissionais dedicados aos temas centrais – agricultura e desenvolvimento rural sustentáveis, Agroecologia, agricultura familiar, extensão rural, relações sociais nos processos de desenvolvimento rural, manejo sustentável de agroecossistemas, sociedade e ambiente.

A revista publica artigos científicos, resultados de pesquisa, estudos de caso, resenhas de teses e livros, assim como experiências e relatos de trabalhos orientados pelos princípios da Agroecologia. Além disso, aceita artigos que tratem de estratégias e práticas que promovam o fortalecimento da agricultura familiar, do desenvolvimento rural sustentável e da agricultura sustentável, entendida como toda a forma ou estilo de agricultura de base ecológica, independentemente da orientação teórica sobre a qual se assenta.

O material será selecionado conferindo-se prioridade aos textos inéditos e àqueles dedicados ao debate de temas atuais, bem como ao “estado da arte” do campo de estudo a que se refere. Os textos podem ser enviados em português ou espanhol. As orientações detalhadas das normas para publicação estão disponíveis no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br).

Unipampa promove seminário docente

Formação continuada dos professores e compartilhamento do que a Universidade tem construído nas práticas docentes. Esse é o intuito do V Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nos dias 8 e 9 de março em Bagé. Os cerca de 560 professores da universidadeparticiparão do evento. A temática deste ano, “Práticas Docentes em construção: realidades e perspectivas”, será desenvolvida por meio de palestras, oficinas, mostra de trabalhos, debates e painéis.

Além da quinta edição do Seminário, no dia 7 de março ocorre o III Seminário para Professores Ingressantes, que reunirá todos os docentes que entraram na Instituição no segundo semestre de 2011 para apresentar a Unipampa nos seus aspectos normativos, estruturais e pedagógicos. Na programação, estão previstos palestras e painéis com a reitora, Ulrika Arns, o vice-reitor Almir Barros da Silva Santos Neto, e com os pró-reitores de Graduação, Elena Billig Mello; de Pesquisa, Eduardo Ceretta Moreira; de Extensão, Vera Lúcia Cardoso Medeiros; de Assuntos Estudantis e Comunitários, Simone Barros de Oliveira; de Pós-Graduação, Ricardo José Gunski.

A programação e atualizações sobre os seminários podem ser conferidas no site http://eventos.unipampa.edu.br/vseminariodocente/


Estudantes de Administração podem concorrer a prêmios

O Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) está recebendo indicações para o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos. A distinção – que é inédita no Brasil - tem como objetivo a divulgação e a valorização dos estudos realizados por estudantes dos cursos de Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no país. Nesta primeira edição, podem concorrer alunos que apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no 1º e 2º semestre de 2011, sendo que cada Instituição de Ensino Superior pode indicar um aluno. O edital e o regulamento podem ser acessados no site www.crars.org.br.

Os acadêmicos de Administração de toda a região podem ter seus trabalhos indicados até o dia 15 de maio de 2012, onde será feita a inscrição do candidato. Os prêmios serão concedidos, para o primeiro lugar (certificado e R$ 3.000,00), segundo lugar (certificado e R$ 1.500,00) e terceiro lugar (certificado e R$ 750,00), em nível estadual. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores receberão Certificado de Reconhecimento.

Rotary Club Rainha da Fronteira avalia ações

A primeira reunião do ano serviu para que os integrantes do Rotary Club de Bagé Rainha da Fronteira realizaram uma retrospectiva das ações efetuadas no segundo semestre de 2011. Ao mesmo tempo os rotarianos projetaram as ações que serão desenvolvidas em benefício da comunidade para este ano.

Para 2012, uma das primeiras ações será a realização da terceira edição do tradicional Cordeiro & Vinho, cuja receita será destinada para a continuidade de projetos em prol da comunidade de Bagé, segundo o presidente do Rotary Club Rainha da Fronteira, Márcio Marun Gomes.



A Luiza filha de Débora Santos e Jonas Gonçalves completou seu primeiro mês.

Mariana Portela Ferreira, filha de Priscila e Rafael. Ela nasceu dia 21 de novembro e acabou de completar três meses.

Marjorye Hernandes Ourives, filha de Josielee Maicon que nasceu no dia 26 de janeiro.

A sorridente Fabielen, neta de Cris Zambrano

Gelatina com creme de iogurte

Ingredientes

1 caixa de gelatina zero sabor abacaxi

1 caixa de gelatina zero sabor morango

1 iogurte light sabor amora e alecrim (170ml)

2 fatias de abacaxi em cubinhos

6 morangos para decorar

Modo de Preparo

Prepare a gelatina de abacaxi conforme instruções da embalagem. Deixe esfriar. Distribua a gelatina em taças, preenchendo 1/3 da capacidade de cada taça. Leve à geladeira até começar a endurecer a gelatina. Prepare a gelatina de morango, deixe esfriar e distribua nas taças sobre a gelatina de abacaxi, sem encher totalmente a taça. Leve à geladeira para endurecer. Retire as taças da geladeira, cubra com o iogurte e decore com morangos e abacaxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário