Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 250 :: 07 de Abril de 2012 ::


Por Simôni Costa

Uma das datas mais gostosas é a Páscoa. E não só pelo chocolate, mas pela alegria que envolve as crianças rodeadas de ovos coloridos e coelhos fofinhos. No entanto, é sempre bom lembrar que a Páscoa vai muito além destes tradicionais símbolos, ela é a morte e ressureição de Jesus Cristo e o início de um novo período para os católicos. Assim, distribuía seus chocolates, confraternize com a família, mas não esqueça de lembrar da verdadeira mensagem da data que é de amor incondicional.

E, já que é uma data para comer chocolate, nada melhor do que o fazer sem culpa, afinal o chocolate além de saboroso faz bem à saúde. A boa noticia veio de pesquisadores de Taiwan e com certeza tornará a Páscoa de muita gente mais doce.

Se você tiver a sorte de cruzar com um dos atores do Tempo e o Vento e tiver a oportunidade de tirar uma foto com eles, nos encaminhe. Você pode participar pelos e-mails zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Vamos adorar ver você tirando uma casquinha das gravações que acontecem por toda a região.Participe!

Amanhã é dia de encontrar com o Coelhinho da Páscoa

Ideias simples ajudam quem quer entrar no clima da Páscoa

O dia santo mais importante do calendário Cristão, que marca a morte e ressureição de Jesus Cristo é marcado nos dias atuais pela Páscoa, comemorada este ano dia 08 de abril, amanhã. A data, com o passar dos anos, ganhou novos símbolos como os coelhos e ovos de chocolates, que significam o início de uma nova vida. E, são os ovos de chocolate que costumam atrair a atenção da maioria da criançada. Com isso, a expectativa dos lojistas é de um aumento de 10% nas vendas de chocolates.

Mas, para quem não quer estourar o orçamento nessa Páscoa a ideia é investir em ovos caseiros e em incrementar a decoração da casa com sugestões simples da decoradora Pamela Cruz como reunir a criançada para colorir e decorar cascas de ovos de galinha que podem estar recheados com amendoim. Depois a festa fica ainda melhor quando todos saem a caça dos ovinhos. Outra dica é utilizar as caixinhas de ovos como cestinha, para isso basta decorá-la.

“A criatividade é a melhor receita para a Páscoa, que é uma data bastante colorida e que costuma mexer bastante com o imaginário infantil. Invista nos ovos coloridos, nas cestinhas feitas de papelão e para dar um clima de suspense para os pequenos, você pode fazer com farinha de trigo pequenas patinhas de coelho pela casa que levem até os chocolates”.

- Acil comemora 121 anos e homenageia destaques de Livramento

A Associação Comercial e Industrial de Livramento comemorou seus 120 em grande estilo e homenageando diversos setores de Sant’Ana do Livramento que se destacaram e que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade. O prêmio Acil reuniu diversas pessoas na sexta-feira, dia 30, quando os vencedores dos sete segmentos foram conhecidos. O Presidente da Acil, Sérgio Renato Oliveira, destaca que o evento foi bastante positivo e que a intenção é de ampliá-lo para os próximos anos.

Na categoria lojista o vencedor foi a Ótica Ponto de Vista, na categoria gastronomia, o Restaurante Green Palace, na categoria indústria, a Usina Eólica do Cerro Chato, na categoria empreendedor individual, Mozart Hillal, na categoria saúde, o Laboratório Dr. Pio e na categoria ativismo social, a Escola de Dança Melina Lampadt.

- Gravações de “O Tempo e o Vento”

Está quase tudo pronto na cidade cenográfica de Santa Fé para o início das gravações do filme “O Tempo e o Vento” em Bagé. A primeira cena a ser rodada aqui será a chegada de da carroça de Pedro Terra, personagem vivido pelo ator Cacá Amaral, ambientada no ano de 1806, após outras tramas do filme se desenrolaram no entorno da cidade cenográfica e, principalmente, da Figueira, que foi construída no centro de Santa Fé. E, desde o inicio do mês de março vários atores e grande parte da equipe de produção estão em Bagé dando inicio aos preparativos para o filme e também dando forma aos personagens. Tiago Lacerda foi um dos primeiros a chegar e logo disse já sentir-se em casa no sul e, depois de alguns dias de preparação, o ator partiu para Pelotas onde gravou as primeiras cenas ao lado de Fernanda Montenegro. Já as atrizes Cléo Pires e Suzana Pires, que interpretaram Bibiana, em fases diferentes de sua vida, chegaram a Bagé na semana passada quando começaram com aulas de equitação e também a se ambientar com os costumes da região.

Além de gostoso, o chocolate ainda faz bem à saúde

Prefira o chocolate amargo e não abuse

Em tempos de Páscoa, a pesquisa de uma Universidade de Taiwan garante: os ácidos fenólicos presentes no cacau são responsáveis pela ação emagrecedora no organismo. Eles interferem na produção do hormônio da saciedade, que nos obesos já é reduzida, e ainda auxilia na queima de calorias. Sem esquecer dos antioxidantes, que previnem o acumulo de gordura nas células. A pesquisa aponta também que o cacau pode inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. E, quanto mais amargo, melhor!

O chocolate é também o responsável pela produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A pesquisa apontou que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Depois de todos esses resultados, a conclusão dos pesquisadores é que o chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que:

-Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.

-O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).

Bagé inicia Campanha do Agasalho

Desde a semana passada foi dada a largada para a arrecadação de agasalhos em Bagé. A Campanha do Agasalho é uma iniciativa que objetiva auxiliar famílias carentes a enfrentar o rigoroso inverno do Rio Grande do Sul. A primeira ação da campanha deste ano foi a formação de agentes comunitários de saúde, que farão o cadastro das famílias que devem receber os donativos. Já as famílias de bairros que não possuem cobertura dos Posto Estratégia Saúde da Família (ESF), poderão realizar o cadastro diretamente no Prociba. A previsão de lançamento da campanha é dia 26 de abril. Até lá, estima-se que todas as famílias já tenham sido cadastradas.

Segundo a secretária executiva do Prociba, Fabiana Vaz, a escolha do cadastramento pelos agentes de saúde se dá pela proximidade dos profissionais com as famílias que precisam de auxílio. “Tudo que pode ser aproveitado com dignidade por outro cidadão, é bem vindo. A cada ano a qualidade dos itens doados está sendo melhor. Espero que este ano as pessoas, empresas, entidades se conscientizem e contribuam para que possamos melhorar a vida de muita gente”, enfatizou.

As doações já podem ser realizadas no Prociba, localizado na rua João Telles, 862. O órgão também disponibiliza o Tele-busca pelo telefone (53) 3242-6133.

Tinho é o melhor amigo de Liliana Rodrigues

“Sim” em Paris

“Vivemos um conto de fadas”. Assim descreveu Elisabeth Antonelo a cerimônia de seu casamento ocorrido no dia 22 de março com o engenheiro químico Emerson Dienstman de Morais. Os noivos decidiram trocar a festa das bodas no Brasil por uma viagem de sonho pela Europa, onde fizeram uma celebração íntima de votos. Tudo ocorreu aos pés da Torre Eiffel com direito a jantar romântico a bordo do tradicional Bateaux Mouches que singrava pelo Sena. O roteiro foi organizado por uma empresa de brasileiros em Paris e ainda incluia fotos pelos principais pontos turísticos da Cidade Luz. O casal reside em Bagé por conta de suas atividades profissionais, mas Elisabeth é de Sant’Ana do Livramento e Emerson da cidade de Erechim. Félicitations aux jeunes mariés pour leur union!

Lindos, Elisabeth e Emerson, em Paris

Miolo Wine Store

Foi inaugurada a loja de vinhos da Miolo no interior da Churrascaria Betemps. O proprietário, Vilson Betemps, o filho Eduardo e a nora Márcia Walesco apresentaram a novíssima instalação com direito a produtos diferenciados e que não estão disponíveis nos supermercados. A inauguração contou com a presença de Galvão Bueno que, muito simpático, brincou com os presentes iniciando o bate-papo com a sua conhecida frase: “Bem amigos de Bagé!” Galvão participa na store com produtos de sua marca, como o tinto Paralelo 31. Ah!, os vinhos importados também estão nas prateleiras da loja, além de cosméticos de uva e acessórios. Show!

Galvão Bueno na boutique Miolo

Vilson Betemps com Jorge e Mirian Kaé na inauguração

Sexta-feira em Pelotas

Estive na cidade de Pelotas para acompanhar o leilão de cavalos crioulos de criação de amigos queridos da Estância da Gruta, de Anna Luisa Sampaio Quinto de Cameli, da Estância da Graça de Luis Antônio Simões Lopes e da Estância da Páscoa e Cerro do Jarau, da família Peró Osório. O hight society pelotense, além de Jayme Monjardim e a equipe de produção do filme “O Tempo e o Vento” prestigiaram o evento no coquetel que precedeu o remate. No outro dia fomos convidados para o almoço na bela residência da família Peró Osório às margens do Arroio Pelotas. Dona Marta, matriarca da tradicional família, é uma pessoa elegante que junto com os filhos, Francisca, Fernando, Carolina e Anna Joaquina, recebem como poucos. Nos acompanharam no almoço, os queridos José Luiz Kessler e Nina Ferreira. Amei!

Nina Ferreira, Marta Peró Osório, Francisca Osório, Caia Martins e Anna Osório.

Sábado em Bagé

Outro acontecimento muito prestigiado e bonito de se ver foi o Remate da Estância São Francisco, de Manuel Rossel Sarmento e família. Eunice Sarmento, Manuel Luis e Maria de Lourdes com os filhos Luisa e Manuel receberam os convidados com almoço na linda propriedade. Logo após iniciou o leilão que teve pista limpa e médias altas. Estiveram lá Beth Lemos, Gedeão Pereira, Galvão Bueno, Zuleika Torrealba, Paulo e Zilá Móglia, Roberto Davis, Felipe Nery Martins, Aluísio e Ana Tavares, Eduardo Suñé e Ane, Piva e Carlos Mario Suñé, e muitos, muitos mais...

Lito e Renato Sarmento antes da entrega de homenagens aos ex presidentes da ABCCC

Semana Crioula

Acabou a Semana Crioula Internacional de Bagé. Mas ficou aquele gostinho de quero mais. É sempre assim quando um evento é sucesso. Estão de parabéns pela organização do evento a diretoria da Associação Rural de Bagé, que tem como comandante Aluísio Tavares, o coordenador da Campeira, Eduardo Suñé, o Alvim Faria, o Eduardo Romero, Felipe Meirelles, Paulo Ricardo Dias, Eduardo Condorelli, José Tavares, Diogo Madruga Duarte, a Rural Jovem, a Associação dos Arrozeiros de Bagé e muitos outros que proporcionaram a linda festa. Que venha a 34˚!

Alvim Faria com o filho Alvim e a esposa Marly no melhor estilo Semana Crioula

Simone Móglia e Débora Dias em noite da Semana Crioula

CURTAS

Na Casa de Cultura Pedro Wayne, exposição imperdível é a do Grupo Superfície chamada de Deslocamentos Poéticos. As seis artistas, Paloma De Leon, Carla Borin, Daniela Meine, Mariza Fernandes e Natália Hax expõem belíssimos trabalhos que podem ter como início apenas um traço, ou uma mancha e assim compartilhado por todas que acabam por concluir a obra. Início dia 11 de abril até dia 4 de maio.

Adorei reencontrar o jornalista e colunista social Flávio Mansur do Diário Popular de Pelotas. Conversamos por um longo tempo e ele me colocou a par de todas as news de Pelotas. Querido ele. Vamos trocar figurinhas em breve...

Os preparativos para o Baile da Glamour de Dom Pedrito estão a mil!! A festa prestigiadíssima será no dia 19 de maio no Country Club da cidade. Toda a comunidade se envolve com o evento da Liga Feminina de Combate ao Câncer. É lindo de ver…

Luiza e Diego Oyarzabal. Filhos de Taiane e Tiago.

Os primos Gabriela Mendonça e Otávio Mendonça curtindo a praia de Tramandaí. Eles são de Alegrete.

Dicas sobre o Imposto de Renda

Para quem vai apresentar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) até 30/04/2012, seguem as explicações abaixo:

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Na ficha Pagamentos e Doações Efetuados (código 36), informe somente os valores depositados, durante o ano de 2011, em planos do tipo PGBL. Com relação a esses planos, nenhuma informação deve constar na ficha Bens e Direitos. Ao contrário, informe na relação de bens os saldos dos depósitos referentes aos planos do tipo VGBL (código 97).

Se durante o ano de 2011, houve resgates dos valores depositados nos planos PGBL ou VGBL, tais valores devem ser classificados conforme o comprovante de rendimentos emitido pela seguradora. O valor do resgate (PGBL) ou dos rendimentos (VGBL) irá compor sua renda tributável, se você optou pelo regime tributável que adota a tabela progressiva do Imposto de Renda. Se o regime escolhido foi o definitivo, o IR já foi retido na fonte, e os valores são reportados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

Somente o modelo completo permite deduzir, com caráter de diferimento (adiamento), as contribuições feitas em PGBL. Nesse caso, há um limite: até 12% da renda tributável.

Se o contribuinte utiliza o modelo simplificado e tem um PGBL, deve rever sua escolha. Nessa situação, o plano VGBL é o mais adequado, gerando menos imposto a pagar.

COMPRA E VENDA DE AÇÕES

O investimento em ações e outros instrumentos de renda variável é um dos únicos a atribuir ao contribuinte a responsabilidade de apurar o ganho de capital e recolher o IR devido.

Quando as ações são vendidas, a corretora faz uma pequena retenção (de 0,005%), permitindo que a Receita Federal cruze com as informações prestadas pelo contribuinte, podendo perceber a falta do pagamento do imposto, via Darf.

Na ficha Bens e Direitos, na coluna “Situação em 31/12/2011”, lance o valor de aquisição das ações e dos fundos de ações durante o ano, bem como repita os lotes adquiridos em exercícios anteriores e não vendidos. Não atualize os valores.

Preencha o Demonstrativo de Renda Variável se você vendeu ações no mercado à vista em Bolsa de Valores.

A venda de ações com valor não superior a R$ 20 mil a cada mês é isenta. No caso, não é necessário preencher o Demonstrativo de Ganho de Capital, a não ser que o contribuinte deseje compensar eventuais perdas apuradas com ganhos em outras operações sujeitas à incidência do imposto.

DOAÇÕES

As doações em dinheiro ou em bens que você fez a filhos, por exemplo, devem ser reportadas na ficha Pagamentos e Doações Efetuados.

A transação é isenta do IR, mas está sujeita ao recolhimento do Imposto de Transmissão (ITCMD), um tributo estadual sobre heranças e doações.

A Receita Federal e as Secretarias Estaduais da Fazenda têm cruzado informações para cobrar os impostos devidos e aumentar a arrecadação. (Fonte: UOL)

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Vista-se bem e com grandes grifes

Grandes maras desfilam charme e estilo na MG. Os looks que vão desde o mais casual até super produções agradam a mulheres de várias personalidades e idades. Os homens também tem um setor especial na loja, que trabalha além das roupas, com sapatos, bolsas e acessórios.

Produção: MG Modas

Modelos: Renata Gomes Costa da Fonseca e Vitória Gomes Costa dos Santos


Ovo de Páscoa Caseiro

Ingredientes:

Para o Ovo

500g de cobertura de chocolate meio amargo

Para o recheio

100g de coco seco em flocos

1 xícara (chá) de açúcar

1 abacaxi grande em cubos médios (cerca de 600 g)

Modo de Preparo

Comece preparando o recheio: cozinhe o abacaxi, o açúcar e o coco em fogo baixo, mexendo até obter um doce bem seco. Deixe esfriar e reserve.

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria com cuidado. Espalhe o chocolate derretido pela forma e reserve no freezer até que esteja endurecido novamente para após desenformar.

Depois que os ovos estiverem secos e desenformados, com uma colher espalhe o recheio e passe mais uma fina camada de chocolate. Repita o processo no dois lados do ovo. Leve à geladeira para secar.

Aqueça uma assadeira ou placa de alumínio, coloque rapidamente as metades do ovo e cole-as em seguida, segurando-as até secar. Embale-o com celofane transparente e prenda-o com um laço de fita.


É tudo tão simples

Em um sucesso de vendas, Danuza Leão fala sobre etiqueta pós-internet, romance pós-celular e outras pós-modernidades. Danuza aposta num mundo sem ostentação e regras rígidas de etiqueta, em que, segundo ela, o chique é ser simples e de bem com a vida.

Assassin’sCreed – Irmandade

O segundo livro da saga do autor Oliver Bowden repete o sucesso do primeiro – Renascença. A outrora poderosa cidade de Roma está diante do colapso e da ruína. Para enfrentar o problema, Ezio precisará contar novamente com o Credo dos Assassinos.

A Parisiense

Ines de laFressange conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante sua experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir como as parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de sete itens básicos e bons acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário