Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 251 :: 14 de Abril de 2012 ::


Por Simôni Costa

Um município bastante próspero, que se orgulha de sua excelência em saúde, educação e infraestrutura é também uma cidade de povo hospitaleiro e pacato, que convive em harmonia e que, de quebra, convive com lindas paisagens do pampa gaúcho. Este é Aceguá. Que soube sair das sombras de Bagé e hoje caminhas com fôlego próprio e tem muito que comemorar em seus 16 anos de emancipação. E o reconhecimento às potencialidades de Aceguá parte agora também para o cinema, afinal lá acontecem as gravações de algumas cenas do filme “O Tempo e o Vento”. Parabéns Aceguá!

Muito o que comemorar tem também os criadores de gado que realizam seus remates nesta época do ano, a exemplo do Remate Britânicos de Sant’Ana do Livramento e do Remate da Estância Itapitocai de Uruguaiana. A alta do mercado pecuário aliada a qualidade genética dos animais colocados em pista garantem grandes negócios e a certeza de ótimas compras.

Participe!

Se você tiver a sorte de cruzar com um dos atores do Tempo e o Vento e tiver a oportunidade de tirar uma foto com eles, nos encaminhe. Você pode participar pelos e-mails zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Vamos adorar ver você tirando uma casquinha das gravações que acontecem por toda a região.

Imba completa 91 anos

Diversas gerações já passaram pelo instituto que é também patrimônio histórico

Primeira atração foi o recital de piano de Marcelo Cazarré

Os atuais 950 alunos do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) iniciaram na semana passada as comemorações pelos 91 anos de serviços prestados à comunidade bageense. Um o workshop de interpretação pianística ministrada pelo o ex-aluno do instituto, Marcelo Cazarré marcou o inicio dos festejos, com a apresentação de três obras emblemáticas de Franz Litz.

“O instituto é a minha segunda casa. É um prazer estar aqui novamente e ser muito bem recebido. Foi no Imba que apresentei o meu primeiro recital de piano solo, o que influenciou na minha formação”, declarou o professor de música da UFPel, Cazarré.

Segundo a diretora do Imba, Leila Cabeda, Cazarré só veioa acrescentar à escola que é uma das instituições voltadas para a arte e que vive na era digital. “É muito bom saber que podemos oferecer outras opções de educação. Enquanto o aluno está aqui, não está com a mente vazia e se prepara para a vida”, enfatizou.

Durante toda a semana diversos outros workshops e apresentações serão realizadas em comemoração ao aniversário.

- Exposição na Casa de Cultura de Bagé

O grupo Superfície traz a Bagé a exposição Deslocamentos Poéticos, onde cores, manchas, escorridos, respingos e desenhos resultam em telas que demonstram toda uma poética em arte. A exposição teve inicio na quarta-feira, dia 11, e se estende até 05 de maio na Casa de Cultura Pedro Wayne com entrada franca.Participam da exposição as artistas Carla Borin Moura, Carla Viviane ThielLautenschlager, Daniela de Moraes Meine, Mariza Fernanda Vargas de Souza, Natália Cardoso Hax e Paloma Chagas de Leon.

- Barragem Sanga Rasa está mais de 5m abaixo do normal

Com as escassas precipitações em Bagé, o nível da Barragem da Sanga Rasa continua diminuindo. O reservatório está 5,70 m abaixo do normal, enquanto a Barragem do Piraí está 3,10 m aquém do ideal. A Emergencial está cheia. Em abril, até o momento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 42 milímetros de chuva. A média histórica do mês é 211,3 milímetros.O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) segue com o racionamento de água de 12 horas por dia. A autarquia também continua realizando fiscalização do desperdício de água tratada. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 08005102219 e 115. Desde janeiro, já foram recebidas 303 denúncias, resultando em 120 advertências e sete multas.

Aceguá tem muito que comemorar em 16 anos de emancipação

Escola Municipal Nossa Senhora das Graças é referencia em educação e será a sede do ginásio poliesportivo

Há 16 anos a população de Aceguá dava um importante passo ao desenvolvimento. Decidir pela emancipação trouxe mais do que a chance de estruturar uma nova cidade, mas promoveu a autoestima de uma comunidade que hoje comprova que tem potencial para andar com as próprias pernas e alcançar importantes conquistas na saúde, educação, infraestrutura e demais áreas.

O Hospital da Colônia Nova é um belo exemplo. Em atividade desde 1969, ele recebia poucos recursos e não tinha a atenção merecida. Hoje com a emancipação a realidade é outra e a cidade tornou-se referencia em atendimento de saúde, com o hospital funcionando em ótima situação, atendendo a pacientes de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas tanto em procedimentos clínicos como em internações. A qualidade dos serviços oferecidos representam um alento a comunidade de Aceguá que tem a certeza de ter a disposição 24h por dia um serviço de qualidade a seu alcance. Outro avanço é o serviço de telemedicina que funciona em parceira com o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e permite um atendimento de qualidade e com agilidade. Ainda no quesito saúde, a população de Aceguá tem a sua disposição na sede do município o serviço de Atenção Básica, inclusive com exames de ecografia e praticamente todos os exames clínicos laboratoriais, de pré-natal, serviço de fisioterapia, odontologia e nutrição. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também está em funcionamento.

A educação de Aceguá também merece destaque. São três escolas, duas na zona rural e a outra na zona urbana. Todos receberam melhorias de infraestrutura recentemente e contam com 100% da frota do transporte escolar renovada. Outra atenção que dada a educação de Aceguá é com a merenda escolar, o que faz com que os estudantes tenham total condições de frequentar a escola e realmente focar seus esforços nos estudos. Os professores também recebem atenção constante e passam por frequentes capacitações e, desde o ano passado, já estão recebendo o piso nacional do magistério. Para os estudantes do Ensino Superior o município subsidia 60% do transporte até Bagé e ainda tem 16 bolsas do PROESC em parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

Um marco na educação de Aceguá é a aquisição de 800 laptops dentro do PROUCA (Programa Um Computador Por Aluno). Os computadores serão entregues dentro da programação de aniversário da cidade. Outros investimentos nas escolas proporcionaram a construções de quadras poliesportivas e, há ainda, a perspectiva para a construção de um ginásio coberto na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.

Aceguá tem o que se orgulhar também no assunto infraestrutura. Atualmente todas as estradas vicinais do interior estão em ótimas condições de trafegabilidade permitindo o melhor escoamento da produção da agricultura familiar. Ao todo, foram investidos mais de 2 milhões para a melhoria das estradas. A estrada que dá acesso à Colônia Nova, a ERS 647, foi pavimentada atendendo a um antigo anseio da comunidade. Para as famílias do interior as atenções se voltam também para levar água a estas comunidades.

Depois de todos estes investimentos, a população de Aceguá ganhou em qualidade de vida e hoje vive ares de desenvolvimento e prosperidade. E a vinda dos free shops do lado uruguaio também alavancou a economia e despertou nos comerciantes a oportunidade de visibilidade turística que também será reforçada com as gravações do filme “O Tempo e o Vento” que usarão três locações em Aceguá reconhecendo as belezas naturais do município.

Programação de aniversário

Até dia 15 de abril - 23ª Festa Campeira do Grupo Tradição Pátria e Coragem e 9ª Festa em Homenagem ao Aniversário do Município na Pista Sem Fronteira.

17 de abril– Inauguração da ampliação das instalações da SMED ás 11h.

- Ampliação Escola Pioneira e Quadra Poliesportiva da Escola às 14h.

18 de abril - Lançamento do Programa de Microcrédito na Secretaria de Administração e Fazenda às 11h.

- Inauguração das placas de sinalização e inauguração da ponte da Maria Castelhana na Estrada Maria Castelhana às 14h.

19 de abril - Lançamento do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) e lançamento da pedra fundamental da quadra poliesportiva da Escola Francisco de Paula Pereira às 9h.

- Lançamento do PROUCA e lançamento da pedra fundamental do ginásio da Escola Nossa Senhora das Graças às 10h30.

- Lançamento do PROUCA na Escola da Colônia Pioneira às 15h.

20 de abril - Inauguração da barragem do Assentamento Santa Vitória às 11h.

- Inauguração do moinho no Assentamento Jaguarão ás 14h.

22 de abril- 3° Festival de Balonismo do Pampa. A partir das 8hno Módulo Esportivo Municipal. Abertura Oficial da Semana de Aceguá e Entrega de 29 unidades habitacionais no Módulo Esportivo Municipalàs 15h.

- 2ª Etapa Zona Sul de Cross Country 2012 no Parque Recreio, a partir das 9h.

29 de abril - Corrida de Galgos na Pista da Corticeira a partir das 9hs.

O outono chegou e com eles algumas doenças típicas

Os problemas mais comuns são os respiratórios

O outono chegou com ele, os meses mais frios do ano e, consequentemente, alguns hábitos que facilitam a propagação de algumas doenças. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados por exemplo e, é exatamente este costume o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.

Os problemas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas as características do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas.

Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica de cama

Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarréia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista. Para evitar problemas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Não se automedique.

A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina, mesmo com as mutações que o influenza sofre. Os médicos alertam que sua eficácia não é de 100%, mas que, no mínimo, a injeção garante sintomas mais amenos. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre pequenas mutações todos os anos.

Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites, meningites. Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Isso principalmente quando há alguém doente no local. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.

Cuidados extras

Como o ressecamento das mucosas pode levar a inflamações e diminuir a produção de secreções (que contêm anticorpos), é importante ficar atento à hidratação. Portanto, beba bastante água (um adulto normal precisa, em média, de cerca de dois litros de líquido por dia). Em dias de baixa umidade relativa do ar, coloque bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias. Pode-se apostar no umidificador, mas por pouco tempo, já que o uso prolongado pode facilitar a proliferação de fungos e ácaros.

Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h.

Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia.


Roberval é o Beagle de Vinícius Monteiro.

As grandes amigas de Simone Marques, a Lessie de seis meses e a Laica de pouco menos de um ano.

Animais de excelente qualidade em pista em Sant’Ana do Livramento

Remate acontece dia 24 de abril a partir das 18h

O Remate Britânicos é um evento criado pelo Núcleo de Criadores de Hereford e Braford do Pampa Gaúcho em parceria com os núcleos de criadores de Sant’Ana do Livramento e tem como objetivo divulgar as raças Hereford, Braford, Angus e Brangus e comercializar animais de qualidade genética superior, 100% chancelados e aptos para programas de carnes de todo o Estado. Serão ofertados 1.500 animais entre terneiros, terneiras e ventres das raças Hereford, Braford, Angus e Brangus.

Na terceira edição do remate a expectativa dos organizadores é de repetir o sucesso dos anos anteriores graças a qualidade dos animais que estarão em pista e também em função da valorização do mercado que vive um momento muito próspero. Além disso, um dos organizadores do Remate e Presidente do Núcleo de Criadores de Hereford e Braford do Pampa Gaúcho, o médico veterinário, Eduardo Soares destaca ainda que o remate serve também como reposição das invernadas de produção.

O remate acontece dentro da programação oficial da feira de Livramento e, com isso, todos os animais estão aptos a financiamento bancário. O remate fica a cargo de Balcão Agronegócios (telefone de contato: (55) 3241. 2000) e Escritório Mercado Agropecuário (telefone de contato: (55) 3242. 5989). No martelo estará o leiloeiro Fábio Crespo. A programação está marcada para 24 de abril a partir das 18h no Parque do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, devendo atrair compradores de várias regiões do Estado.

O olhar da artista

Dia desses tive o privilégio de conhecer e entrevistar Tiza de Oliveira que é a diretora de arte do filme “O Tempo e o Vento”. Foi um papo agradável com uma pessoa inteligente e sensível. Apesar de possuir em seu currículo a direção de arte de inúmeros sucessos da TV, como a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, dezenas de novelas da Rede Globo, onde trabalha a 30 anos, e também no cinema com o filme Olga, Tiza ainda tem um extremo cuidado com os objetos de cena e detalhes de ambientes que acabam por compor o visual perfeito das tomadas do filme. Ela é apaixonada pela história do Rio Grande do Sul e pelos gaúchos com seus costumes e o amor à terra. Passei umas “horinhas” conhecendo de perto a cidade cenográfica de Santa Fé com pessoas “de peso”, como os cenógrafos Gilson Santos e Eduardo Antunes e Adriana Alexander, assistente de cenografia. Amei!

A “insensada” diretora de arte Tiza de Oliveira com toda sua simpatia na entrevista

As pessoas que dão “vida” ao cenário: O cenógrafo Eduardo Antunes, Adriana Alexander e a assistente de cenografia Paula Osório. Ao fundo, a perfeição das construções

***********************************

Um ator

Também gostei de conversar com Gladimir Aguzzi, editor do Jornal Folha do Sul, e que é ator e diretor de teatro e gravou cenas para o filme na cidade de Pelotas. Ele integra o elenco com o personagem Antero, empregado de Licurgo Cambará. Gladimir destacou a atenção e carinho dispensados pela direção e produção do filme com o elenco de atores. Ele ainda participa das gravações finais no estúdio em São Paulo.

Gladimir Aguzzi e o cenógrafo da Rede Globo, Gilson dos Santos

**************************

Lançamento

Mais um empreendimento da família JW foi inaugurado semana passada. Trata-se da franquia da Localiza que é uma empresa de aluguéis de automóveis. Os empresários José Walter e Neli Lopes, mais os filhos Walterli, Walterilen e Walterlei estão sempre atentos às necessidades da comunidade. Já não era sem tempo. Bagé precisava deste tipo de serviço. Parabéns à família!

José Walter Lopes, os filhos e Guilherme em recente coquetel de inauguração da Localiza

*************************************

Soliedariedade

Dia 26 de abril acontecerá mais uma edição do desfile (com direito à chocolate quente) “Construindo Solidariedade” na casa de Mara Móglia. A apresentação da nova coleção dos bonitos pijamas e camisolas com certeza vai lotar as dependências da morada da família Móglia. O valor do ingresso (R$20) será totalmente revertido para as obras da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. E por falar em Liga, já está marcado no calendário da city que dia 8 de maio haverá o tradicional Pedágio da Esperança. Quem quiser colaborar no trabalho voluntário é só se apresentar no dia nas dependências do Clube Comercial e se cadastrar. A Liga agradece...

Zilá Gomes Móglia e Mara Móglia

*******************************************

A bonitinha aí ao lado chama-se Maitê Motta e foi a rainha do carnaval do Clube Caixeiral de Livramento. Ela comemorou o niver dia 12 de março na sede campestre do clube onde recebeu os amigos e familiares. Parabéns!

CURTAS

Vem aí a 3˚ edição do Cordeiro & Vinho promovido pelo Rotary Clube Rainha da Fronteira. O evento será no dia 28 de abril às 20h30min na sede campestre do Clube Caixeiral de Bagé. E os convites já estão à disposição dos interessados com os integrantes do clube ao preço de R$ 45. Não dá para perder estas delícias!

O coiffeur Paulo Veiga e sua equipe em breve estarão em novo endereço. O querido cabeleireiro da mulherada bageense prepara um salão novíssimo e moderno para melhor atender a sua clientela. Estamos aguardando...

No dia 11 de abril aconteceu o lançamento do livro “Médici, a Verdadeira História” de autoria do general Del Nero Augusto de Bagé, nas dependências do Clube Comercial. Estou curiosa para saber o conteúdo do livro...

O Filme “Titanic” em versão 3D está chegando as telonas à partir do dia 13 de abril. Tive a oportunidade de ver o trailer da nova versão do filme de James Cameron e, acreditem, é espetacular. Impossível não assistir!


Maria Alice de Freitas Madeira Bianchin, filha de Vanessa e Rafael. Foto de Tatiane Cougo.

Gabriel Gonçalves Gomes é filhe de Jocilene e Luciano. Foto de Tatiane Cougo.

A pequena Helena Leão de três meses. Ela é filha de Larissa Leão.

Valentine dos Santos de Souza, filha de Rogério e Jóice que completou seu primeiro aninho em 28 de fevereiro.

Celebração de Páscoa

Os alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora celebraram em grande estilo a Páscoa. Isso porque a escola reuniu toda a sua comunidade escolar para uma grande celebração de Páscoa na quinta-feira, dia 5.


Circuito bageense de skate movimenta Bagé

Foto: Cristiano Lameira

O final de semana foi de muitas manobras radicais e voos de tirar o folego. O Circuito Amador Bageense de Skate reuniu muitos apaixonados pelo esporte e curiosos no último final de semana na pista pública de skate de Bagé. Lá o que se pode ver foi um verdadeiro show de manobras e animação. Para 2012, estão programadas três etapas, sendo que a primeira foi a do final de semana passado, da competição que, a cada realização, ganha mais adeptos e público.

O campeonato está organizado nas seguintes categorias: no mirim, iniciante, amador I e II, além do kids, nova categoria reservada a crianças até 11 anos. No domingo à tarde, aconteceram as finais e o sorteio de diversos brindes de apoiadores do campeonato. Mais de 100 atletas participaram do evento, que contou ainda com a presença de representantes de outras cidades. As demais etapas vão acontecer no segundo semestre. Além do certame amador, para o decorrer do ano existe a expectativa da inauguração da pista municipal de Candiota e o lançamento de um circuito colegial.

No decorrer do campeonato, os skatistas puderam conferir ainda a estreia do filme “A Evolução” que é o resultado das filmagens do Circuito de 2011. Um novo filme será produzido para 2012 com o material colhido este ano.

ArtSesc chega a Sant’Ana do Livramento

Os dias 19 e 26 de abril serão de cinema gratuito em Sant’Ana do Livramento. Isso porque o Arte Sesc - Cultura por toda parte apresenta, em sessões gratuitas, “O segredo dos seus olhos” e “Stella”, respectivamente. Todas as sessões são às 19h, têm entrada franca e acontecem no Sesc Sant’Ana do Livramento, na Rua Brigadeiro David Canabarro, 650. Os interessados devem entrar em contato com o Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3242-3210.

- Centro de Reabilitação e Apoio de Candiota completa 18 anos

O Centro de Reabilitação e Apoio (CRA) de Candiota comemora na semana passada 18 anos de existência. A festa aconteceu no Ginásio Domingão, na Vila Operária. Na ocasião, uma grande confraternização foi desenvolvida junto à comunidade, alunos da rede municipal de ensino, usuários e profissionais da instituição. As festividades contaram com apresentações artísticas e brincadeiras recreativas para as crianças.

Segunda a diretora do CRA, Fabiana Viero, o Centro atende crianças do município que apresentam algum tipo de comprometimento no seu desenvolvimento neuropsicomotor e que necessitam de acompanhamento de uma equipe especializada. “Nesses 18 anos o trabalho oferecido pelo CRA vem evoluindo e, hoje, temos por objetivo desenvolver potencialidades, independente do ritmo de aprendizado de cada um, ou de suas limitações”, relatou.

Para encerrar as comemorações, o CRA também ofereceu, aos professores da rede municipal de ensino, uma palestra ministrada pela neuropediatra NewraRotta, de Porto Alegre. O tema foi: “Dificuldades na Aprendizagem: Um desafio diagnóstico”.

- Alunos de São Gabriel recebem material escolar

Mochila, cadernos, estojo (com lápis e borracha), além do uniforme, que conta com abrigo, calça e camiseta e o material escolar do projeto “Aprende Brasil”, do Sistema Positivo de Ensino. Este é o kit que os alunos da rede municipal de ensino de São Gabriel estão recebendo. A última escola a ser contemplada foi a Presidente João Goulart, no bairro Independência.

Durante a entrega dos kits, foi ressaltado o trabalho realizado pela escola tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e que prioriza a integração com a comunidade que esta inserida, educando e prevenindo contra os diferentes tipos deviolência.

Cupcake de Limão

Enviada por Receita da Clau (www.receitadaclau.com.br)

Ingredientes

5 ovos inteiros (separe gemas e claras: 2 claras para a massa; 3 para o suspiro)

12 colheres (de sopa) de açúcar

2 colheres (de sopa) de margarina

8 colheres (de sopa) de farinha de trigo

3/4 de copo de leite (180 ml)

1 colher (de sopa) de fermento em pó

3 limões

1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Massa

Na batedeira, misture as 5 gemas, as 8 colheres de açúcar e a margarina e bata até clarear. Acrescente a farinha e o leite e bata mais um pouco.

Em uma vasilha separada, bata 2 das claras em neve. Com uma colher, incorpore as claras à mistura da batedeira. Adicione o fermento e as cascas dos limões raladas.

Coloque a massa na forma de cupcake (já com as forminhas de papel), enchendo até 2/3, no máximo. Asse a 200°C (por cerca de 20 minutos).

Creme

Em um potinho, misture bem o leite condensado e o suco dos 3 limões.

Suspiro

Bata as 3 claras em neve. Acrescente 4 colheres de açúcar e bata mais um pouco, até ficar consistente.Depois de assar os bolinhos, coloque o creme e depois o suspiro. Volte ao forno até dourar o suspiro (cerca de 3 minutos).

Dicas para o Imposto de Renda (II)

Para quem vai apresentar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) até 30/04/2012, seguem as explicações abaixo:

LIVRO- CAIXA

Os contribuintes que recebem de terceiros pessoas físicas, pela prestação de serviço por conta própria, seja por exercer profissão regulamentada ou não, pode optar pelo modelo completo da declaração de renda, utilizando as despesas apuradas em Livro-Caixa.

Portanto, caso as despesas para o exercício da atividade, somadas às outras deduções permitidas pela lei (dependentes, despesas médicas etc.), ultrapassem os 20% (vinte por cento) dos rendimentos auferidos (limite para a dedução no modelo simplificado, sem comprovação dos gastos), passa a ser vantagem optar pelo modelo completo e escriturar o Livro-Caixa.

É o caso dos autônomos e profissionais liberais (contadores, médicos, dentistas, fisioterapeutas, advogados etc.).

O Livro-Caixa permite ao contribuinte a dedução das despesas mensais relacionadas com o exercício da atividade que gerou os rendimentos. Nele, podem ser utilizados os gastos com energia elétrica, aluguel, água, telefone, internet, material de consumo, bem como os salários e encargos sociais de pessoal contratado para auxiliar na atividade.

Os documentos registrados no Livro-Caixa devem ser guardados pelo prazo de 5 (cinco) anos, contados do exercício da entrega da declaração, visto que a Receita Federal pode, eventualmente, requisitá-los.

A escrituração do livro-caixa é obrigatória para quem optou pela utilização das despesas realizadas no exercício da atividade.

Além disso, convém ressaltar que os rendimentos pagos por outras pessoas físicas está sujeito ao carnê-leão mensal, forma antecipada do imposto de renda. Assim, os rendimentos auferidos em dado mês devem ser somados, devendo ser aplicada a tabela mensal do IR, cujo limite de isenção, hoje, está em R$ 1.637,11 (valor mensal em 2012). O carnê-leão deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao da auferição dos rendimentos.

Quem recebe de outras pessoas físicas quantias superiores ao limite acima, está sujeito à antecipação do IR. Nesse caso, convém analisar se vale a pena escriturar o Livro-Caixa, como forma de abater as despesas efetuadas e reduzir o tributo a ser antecipado mês a mês.

Embora muitos contribuintes autônomos sintam-se tentados a não declarar o imposto de renda, todos aqueles que possuem proventos acima de R$ 1.637,11 por mês, ou de R$ 23.499,15 anuais (no caso do ano de 2011), devem fazê-lo, para evitar problemas com a Receita Federal no futuro. O Fisco, através do cruzamento de informações, pode identificar que o contribuinte não declarou ou não antecipou o IR devido, e multá-lo.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Conforto e causalidade na moda

Pais e filhos vestidos com a moda da Salim Kalil aproveitam melhor os dias mais frios para curtir o clima familiar. Isso porque as peças levam em conta o conforto e a qualidade que agradam a todos os estilos e personalidades. Ainda, grande marcas agregam estilo e causalidade os looks masculinos, femininos e infantis. A Salim Kalil oferecem grande variedade de calçados e brinquedos.

Produção: Salim Kalil

Modelos: Diogo de Moura Guilhon e Mateus Gusmão Guilhon




3º Remate de Produção Itapitocai

CRÉDITO: Fazenda Itapitocai

O remate faz parte da programação da 10ª Expoutono de Uruguaiana

No dia 24 de abril, às 14horas, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Uruguaiana, a Estância Itapitocai, de Carlos Alberto Martins Bastos e filhos, promove grande remate de produção.

A Estância Itapitocai é um reconhecido criatório gaúcho, com forte tradição em bovinos Angus e Normandos e equinos de Polo e Crioulos. Originária de um desmembramento da memorável Estância Nazareth, a Itapitocai mantém a natural vocação da família Martins Bastos na seleção de animais do mais alto padrão de qualidade.

Neste 3º Remate de Produção, serão leiloados 600 terneiros e 200 terneiras Angus e seus cruzamentos. Considerada a raça completa, o Angus acrescenta rusticidade, precocidade, fertilidade e qualidade de carne inigualável à pecuária de corte.

Marcelo Napoleão, Veterinário da Estância Itapitocai, ressalta que o aprimoramento genético é uma constante na propriedade. “É a qualidade que destaca e diferencia os rebanhos gaúchos frente a outros mercados brasileiros de carne. Por isso, trabalhamos muito em seleção Angus na Itapitocai, e investimos na aquisição de genética melhoradora em importantes remates do Rio Grande do Sul e Argentina”, explica Napoleão.

O Remate Itapitocai abre a programação da 10ª Expoutono de Uruguaiana, que se estende até 29 de abril, no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, com julgamentos e muitas outras atrações. Rematará Tellechea&Bastos Leilões. Acesse www.itapitocai.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário