Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caderno Pampa:: Edição nº 252 :: 21 de Abril de 2012



Por Simôni Costa

Por alguns dias, Bagé e toda a região respiram ares cinematográficos e viram o seu cotidiano modificado em função das gravações do longa-metragem “O Tempo e o Vento”    . O diretor Jayme Monjardim e toda a sua equipe atraíram olhares com a promessa de entregar um filme de belas imagens e com história marcante, assim como a contada pelo escritor Érico Verissimo. Aos bageenses, resta aguardar e se orgulhar do trabalho, afinal, muitos fazem parte desta história. E, a proposito, é isto que vai evidenciar o Caderno Especial O Tempo e o Vento que a casa Zero Hora Bagé está produzindo para o próximo sábado, dia 28. Lá, uma verdadeira coletânea de rostos de ilustres bageenses que também ajudam a contar a história de Érico Verissimo. Vale a pena esperar!
Participe!
Se você tiver a sorte de cruzar com um dos atores de “O Tempo e o Vento” e tiver a oportunidade de tirar uma foto com eles, nos encaminhe. Você pode participar pelos e-mails zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Vamos adorar ver você tirando uma casquinha das gravações que acontecem por toda a região. E, vale também fotos de uma visita a cidade cenográfica de Santa Fé.



Filmagens de “O Tempo e o Vento” tomam novos rumosna história


A quinta semana de gravações do longa-metragem “O Tempo e o Vento” de Jayme Monjardim prometem alcançar novos rumos da história. Até agora a equipe do filme estava filmando em estâncias nos arredores de Bagé as cenas no rancho dos Terra e na casa de Pedro Missioneiro, interpretado pelo argentino Martin Rodriguez. No final de semana passado, foram rodadas cenas como a que Ana Terra (Cléo Pires), desesperada, conta à mãe, Henriqueta (Cyria Coentro), que está grávida de Pedro.Depois das cenas da fase de Ana Terra no rancho, a equipe partiu para a fase de filmagens na cidade cenográfica de Santa Fé, dentro do Parque do Gaúcho, em Bagé.
Agora o filme parte para o ambiente épico do pampa. Locações como Galpão de Pedra e Campo Verde (próximo a Bagé), além do Paredão (Aceguá), cortado pelo Rio Jaguarão, e estâncias da redondeza, revelam incríveis cenários onde se passa a trama da família Terra. Em Bagé, ainda serão feitas as sequências do início e do desenvolvimento da cidade de Santa Fé, passando pela chegada de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), seu casamento com Bibiana (MarjorieEstiano, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro) e demais acontecimentos que permeiam essa história que se desenrola ao longo de 150 anos. Entre as cenas “de campo” ainda estão por vir as batalhas de guerra. As tomadas na cidade cenográfica mostrarão a evolução da cidade desde a chegada de Ana Terra e seu filho, Pedro, até os acontecimentos que levaram ao cerco ao sobrado dos Terra Cambará, em 1893, cerca de 100 anos depois.
A previsão de conclusão dos trabalhos na região é para 26 de maio, até lá muita emoção ainda está garantida. E, após é só aguardar o lançamento do filme, previsto para 2013. O filme também será adaptado para a televisão em formato de minissérie.


ASCOM ABHB realiza dia de campo
Depois de várias provas e avaliações que levaram em consideração o desempenho de cada raça com medição, pesagem, avaliação por ultra-sonografia e exames andrológicos o Dia de Campo que acontece dia 24 de maio, na sede da Embrapa Pecuária Sul apresentará os touros campeões. O evento é uma realização da ASCOM ABHB, que é pioneira nacional na realização deste tipo de avaliação, buscando fomentar a seleção de características de importância econômica nas raças - afetando diretamente a rentabilidade da pecuária de corte.
"As PAC's comprovam de forma técnica aquilo que já é fato conhecido de grande parte dos produtores: Hereford e Braford produzem muito e com qualidade, sob condições diversas. A genética nacional das raças HB é adaptada, rústica, sem perder a qualidade pela qual são tão conhecidas. São animais que ganham peso e geram resultados positivos nos sistemas de criação reais", comenta Gabriel Isaacsson, superintendente da ABHB.
A participação no dia de campo é livre e maiores informações podem ser obtidas através da secretaria da ABHB pelo e-mail secretaria.hereford@braford.com.br ou telefone (53) 3242-1332.

- Pesquisa avalia emissão de gases de efeito estufa pela pecuária no Bioma Pampa
Muito se tem difundido que a atividade pecuária brasileira está entre os principais responsáveis pela emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Porém, são poucas as pesquisas que demonstram de forma científica e precisa qual a participação da atividade nesse processo. É justamente com o objetivo de avaliar o papel da pecuária na dinâmica de emissão dos gases de efeito estufa (GEE), que foi criada Rede de Pesquisa Pecus, liderada pela Embrapa, e que vai estudar a atividade nos seis biomas brasileiros, entre eles o Pampa Gaúcho.
Nesta semana, a líder nacional da Rede Pecus, Patrícia Perondi de Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste, e membros da equipe na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, onde está sendo iniciado um experimento para analisar o balanço entre emissão de gases e a retenção de carbono pela pecuária em campos nativos, com diferentes cargas de lotação e de níveis de oferta de alimentos. Acompanhada pela coordenadora dos trabalhos no Bioma Pampa, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Cristina Genro, a equipe conheceu as metodologias que serão empregadas e também como será desenvolvida a pesquisa.
Segundo Patrícia é no Bioma Pampa que os estudos se encontram em estágios mais avançados. A avaliação é feita em três compartimentos: solo, planta e animal. Ainda segundo Patrícia, os resultados serão fundamentais para desmistificar o papel da pecuária no aquecimento global. “Até hoje nunca foi feito um levantamento deste porte e precisão. Hoje, muitos países utilizam a falsa imagem da atividade para criar barreiras não tarifárias”, afirmou. Ainda segundo ela, especialmente no Bioma Pampa, a pecuária é uma atividade que pode ser considerada sustentável, uma vez que sua exploração leva também à conservação do ambiente natural, o campo nativo.



Remate Britânicos leva à pista animais de alta qualidade

Remate acontece às 18h no Parque do Sindicato Rural de Livramento

Um dos principais diferenciais do Remate Britânicos, que acontece na próxima terça-feira, dia 24, em Sant’Ana do Livramento é a qualidade genética dos animais que serão levados a pista. Ao todo serão 1.500 animais entre terneiros, terneiras e ventres das raças Hereford, Braford, Angus e Brangus.
A terceira edição do remate, que é uma realização do Núcleo de Criadores de Hereford e Braford do Pampa Gaúcho e dos Núcleos de Criadores de Sant’Ana do Livramento objetiva a divulgação das raças e a afirmação da qualidade dos animais que são de qualidade genética superior, 100% chancelados e aptos para os programas de carne dos núcleos de criadores.
O presidente do Núcleo de Criadores de Angus e Brangus de Sant’Ana do Livramento, Fernando Osório lembra ainda que animais, certificados e aptos aos programas de carne Angus e Hereford podem obter bonificações de até 10% sobre o preço base dos frigoríficos, o que vem a se tornar um diferencial na oferta do Britânicos de Livramento 2012.
O remate acontece dentro da programação oficial da feira de Livramento e, com isso, todos os animais estão aptos a financiamento bancário. O remate fica a cargo de Balcão Agronegócios (telefone de contato: (55) 3241. 2000) e Escritório Mercado Agropecuário (telefone de contato: (55) 3242. 5989). No martelo estará o leiloeiro Fábio Crespo. A programação está marcada para 24 de abril a partir das 18h no Parque do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, devendo atrair compradores de várias regiões do Estado.



Pequenas dores que podem significar muito



Sete dores que não devem ser menosprezadas

Uma pequena dor pode significar apenas um mal passageiro resolvido facilmente com um analgésico, mas a automedicação pode mascarar um problema maior e a falta de uma visita ao médico pode agravar ainda mais o quadro. Estudos indicam que 64% dos brasileiros tentam se livrar da sensação dolorosa sem procurar ajuda. O mesmo estudo ressalta que a dor é um mecanismo de proteção que avisa quando algo nocivo está acontecendo e, por isso a importância de investigar sempre a origem do mal estar. Assim, os pesquisadores apontam sete dores que jamais devem ser deixadas de lado e que merecem atenção sempre que aparecem.

Dor de cabeça
Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causada por alterações na visão ou nos hormônios. E esses são justamente os casos em que a automedicação aumenta o tormento. Isso porque, quando mal usado, o analgésico transforma uma dorzinha esporádica em diária. Acima dos 50 anos, as dores de cabeça merecem ainda mais atenção já que podem estar relacionadas à hipertensão.
Dor de garganta
Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral, que se não for tratada, pode exigir até cirurgia. A do tipo viral baixa a imunidade e, em 10% dos casos, vira bacteriana. Portanto, pare de banalizar essa dor. Se ela parece nunca ir embora, abra os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecções.
Dor no peito
Quando o coração padece, a dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços. Em geral, isso acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue devido a um entupimento das artérias. A sensação no peito é como a de um dedo apertado por um elástico. E piora com o estresse e o esforço físico. Não dá para marcar bobeira em casos assim: o rápido diagnóstico pode salvar a vida.
Dor nas pernas
Muita gente não hesita em culpar as varizes, às vezes injustamente, já que a causa pode ser outra. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno. Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabete, que afetam a circulação nos membros.
Dor abdominal
Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença. Se a pessoa não for socorrida, podem surgir perfurações nessa bolsa que guarda a bile fabricada no fígado. Nas mulheres, cólicas constantes, insuportáveis no período menstrual, levantam a suspeita de uma endometriose, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos.
Dor nas costas
A má postura e o esforço físico podem machucar a coluna lombar. É uma dor diária, causada pelo desgaste físico e pelo sedentarismo. Conviver com o tormento? Essa é a pior saída. A dor nas costas, além de minar a qualidade de vida, pode escamotear o câncer no pâncreas também, que surge como uma dor lenta e progressiva. Por precaução, aprenda que a dor nas costas que não some em dois dias sempre é motivo de visitar o médico.
Dor no corpo
Se ele vive moído, atenção às suas emoções. A depressão, por exemplo, não raro desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés. Quem tem dores constantes aparentemente sem causa e que vive triste, pessimista, sem ver prazer nas coisas nem conseguir se concentrar direito pode apostar em problemas de ordem emocional. E, claro, essas dores que no fundo são da alma também precisam de alívio.



Rede Cegonha chega à região

Com o objetivo de frear os índices de mortalidade infantil através de uma série de medidas voltadas à saúde da gestante e do bebê a Rede Cegonha atende através do Sistema Único de Saúde (SUS) e garante o acesso a exames de pré-natal,acompanhamento médico até o bebê completar 24 meses e auxílio para deslocar-se para realização de exames. Agora, todos esses serviços também estão a disposição da região de Bagé, já que funcionários da saúde estadual apresentaram o Programa a representantes dos municípios da 7ª CRS, prefeitos, secretários de saúde, conselhos municipais de saúde e para o Ministério Público Estadual. 
A região depois de um período de resultados positivos em 2010 atravessa uma fase de ascendência em resultados na mortalidade infantil. Em 2012 segundo dados da 7ªCRS os índices de mortalidade infantil no primeiro trimestre teve uma suba em relação aos outros anos. Um dado positivo é que vem diminuindo há cinco anos o número de adolescentes grávidas.
Estavam presente no evento a médica e Adjunta da Equipe da Saúde da Mulher, Nadiane Lemos e a Médica Pediatra e Coordenadora de Saúde da Criança no Estado, Eleonora Walcher, que frisou a importância da implantação do programa para a região sul do Estado “Ao organizar a rede, melhoramos o atendimento e acolhimento, garantindo atendimento para a gestante e para o bebê, com o objetivo de redução da mortalidade materna e infantil na região”.
Após, cerca de cinco horas de debate, foram apresentadas as novas propostas do Estado para que haja a regionalização de parto. Com esta medida diminuindo riscos que possam ocorrer com a insuficiência de recursos humanos e inviabilidade de estrutura hospitalar. Segundo a coordenadora da Saúde da Criança, com consequências positivas em outros municípios que adotaram esta modalidade, com a redução das taxas de mortalidade infantil.


- Romário em Bagé
A próxima sexta-feira, dia 27, será de futebol solidário em Bagé e contará com a presença o ex-jogador de futebol Romário. Ele visitará às estruturas da dupla Ba-Gua e realizará um jogo-treino, com a arrecadação sendo repassada ao Caminho da Luz e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

- Unipampa forma alunos na região
O final de semana passado foi marcado pela formatura de mais 100 alunos de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nas cidades de Uruguaiana e Bagé.
No Campus Uruguaiana, 30 formandos recebem seus diplomas dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Superior de Tecnologia em Aquicultura. Os 70 formandos deste semestre do Campus Bagé colam grau em duas cerimônias no Ginásio de Esportes Presidente Médici (Militão) nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias Renováveis e Meio Ambiente, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Licenciatura em Física, Letras, Matemática e Química.
A série de formaturas da Unipampa segue nos próximos fins de semana, ainda, com as colações dos campi Alegrete e Jaguarão.



Punta Residense Club entregará primeiras unidades ainda em 2012

Sobrados tem arquitetura contemporânea

Acabamento diferenciado pode ser visto já no showroom

três suítes, salas amplas, lareira, cozinha americana, lavabo, banheiro de serviço, garagem para dois carros e pátio privativo. O empreendimento da JW e Cleary é uma inovação no mercado bageense, mas segue a tendência de grades centros ao oferecer um condomínio fechado horizontal, com grande preocupação com a segurança, lazer e sustentabilidade, conforme explicam os empresários Valterli e Valterilen Ribas Lopes.
E, ao mesmo tempo em que finaliza a primeira etapa da obra, com previsão de entrega ainda para 2012, a JW e Cleary firmou uma parceira com o Banco Banrisul que garante a pré-aprovação para o financiamento de até 80% do valor do empreendimento e prazo de até 30 anos para pagar com juros diferenciados. Outra novidade apresentada é o showroom montado em um dos sobrados e que permite uma real visualização dos espaços e qualidade dos acabamentos, um dos principais diferenciais da obra. Ao todo são 190m²privativos em uma estrutura de 10.000m² que inclui salão de festas, escritório, sala de cinema e jogos, academia, piscina adulto e infantil, pista de caminhada e playground.
No interior, pisos de porcelanato na área social, na área intima laminado de madeira, aberturas em madeira de lei, pergolado com vidro, instalações para água quente, louças e metais deca, espera para ar condicionado Split e vários outros detalhes que fazem a diferença. Outro diferencial está na arquitetura contemporânea e de alta qualidade. A localização escolhida, a menos de 100 metros da Santa Tecla, leva em consideração o potencial de desenvolvimento da região que vem recebendo altos investimentos públicos e privados. 

Quando estiver totalmente construído o PuntaResidense Club contará com 36 sobrados de alto padrão de acabamento com três suítes, salas amplas, lareira, cozinha americana, lavabo, banheiro de serviço, garagem para dois carros e pátio privativo. O empreendimento da JW e Cleary é uma inovação no mercado bageense, mas segue a tendência de grades centros ao oferecer um condomínio fechado horizontal, com grande preocupação com a segurança, lazer e sustentabilidade, conforme explicam os empresários Valterli e Valterilen Ribas Lopes.
E, ao mesmo tempo em que finaliza a primeira etapa da obra, com previsão de entrega ainda para 2012, a JW e Cleary firmou uma parceira com o Banco Banrisul que garante a pré-aprovação para o financiamento de até 80% do valor do empreendimento e prazo de até 30 anos para pagar com juros diferenciados. Outra novidade apresentada é o showroom montado em um dos sobrados e que permite uma real visualização dos espaços e qualidade dos acabamentos, um dos principais diferenciais da obra. Ao todo são 190m²privativos em uma estrutura de 10.000m² que inclui salão de festas, escritório, sala de cinema e jogos, academia, piscina adulto e infantil, pista de caminhada e playground.
No interior, pisos de porcelanato na área social, na área intima laminado de madeira, aberturas em madeira de lei, pergolado com vidro, instalações para água quente, louças e metais deca, espera para ar condicionado Split e vários outros detalhes que fazem a diferença. Outro diferencial está na arquitetura contemporânea e de alta qualidade. A localização escolhida, a menos de 100 metros da Santa Tecla, leva em consideração o potencial de desenvolvimento da região que vem recebendo altos investimentos públicos e privados. 



Festa de família

A numerosa família Infantini fez grande encontro aqui em Bagé no dia 7 de abril. A reunião  aconteceu no restaurante Betemps que ficou repleto de gente bonita que veio de várias partes do Estado. Muitos mimos e carinhos foram dispensados à Dona Alvarina que completará cem anos no próximo mês cheia de saúde e disposição. Sua filha, Magda Infantini foi quem organizou todo o evento. Confiram nos clics de Jorge Goulart o sucesso da primeira edição da festa.


A linda família Infantini com a matriarca D. Alvarina

Olhem só quantos membros da família compareceram à festa!


 Eu amo Bagé


No sábado passado Nando Farinha reuniu muita gente conhecida na boate Gabana para o lançamento do leilão “Eu Amo Bagé” que já vai para a segunda edição. O primeiro aconteceu no Círculo Militar e arrecadou uma soma importante que beneficiou algumas entidades da cidade. O comunicador merece muitos elogios por estar sempre engajado em campanhas beneficentes e usando seu carisma para arrecadar em prol dos mais carentes. Lugar bonito mais gente bacana mais espírito de solidariedade, resultado: sucesso. Assim será o próximo leilão que já conta com várias doações de animais de importantes criatórios da região. Estiveram no coquetel: Fábio e Fabiana Lucas, Pedro Afonso e Andréia Salles, Mirian e Jorge Kaé, Felipe e Claudia Meirelles, Márcia e Luis Alberto Ivanoff, Luís Augusto Lara, Rosália e José Funari, Aluísio e Ana Beatriz Tavares e muitas outras figuras importantes da cidade.
 

Fernando Farinha e sua Caroline em noite beneficente

José Francisco Moura e a esposa Ana

José Airton e Rita Menezes

Rosalia e Luis Funari


CURTAS
Amigos queridos da colunista assopraram velinhas esta semana. O meu carinho prá lá de especial a Ecyla Tavares, Jéea Macedo e Felipe Meirelles pela passagem de seus aniversários!

O autor do gol mais importante da história do Sport Club Internacional, Adriano Gabirú, desembarcou de mala e cuia em Bagé esta semana. Ele agora defende a camisa do Guarany Futebol Clube. Chegou com pompa e circunstância. Sucesso ao jogador!

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito já tem sua sede própria. Ela fica na rua Bernardino Ângelo, 693. As voluntárias da Capital da Paz estão em festa com esta conquista. Assim falou Evelin Coradini, presidente da entidade.

Na Griffe Privé, em Bagé, tem show de Rafael Brasil e banda neste sábado à partir das 2h. Lugar de gente bonita, a Griffe é uma boa pedida para a noite de hoje.



Final de semana de balonismo em Aceguá
Dentro da programação de aniversário de 16 anos de emancipação de Aceguá acontece neste final de semana o Festival de Balonismo do Pampa. A programação está marcada para o dia de hoje e amanhã no Complexo Esportivo Municipal e deverá reunir balconistas de todo o estado que prometem um espetáculo colorido nos céus de Aceguá.

- Bagé realiza 9ª Galponeira
Quem gosta de música tradicionalista tem destino certo neste final de semana. É a 9ª edição da Galponeira de Bagé que reunirá 18 músicas inéditas, sendo que 12 irão compor o tradicional CD do evento. Este ano, a Galponeira irá ser realizada no Largo do Centro Administrativo em função das gravações do filme “O Tempo e o Vento” que acontecem no Parque do Gaúcho. A expectativa dos organizadores é que mais de cinco mil pessoas prestigiem o evento.

- Bairro São Simão começa a ser pavimentado em Candiota
Desde o início do mês, a obra que vai beneficiar a totalidade do bairro São Simão com a pavimentação das vias existentes já está sendo executada. Ao todo, no local, serão investidos R$ 860 mil, oriundos do caixa municipal.
Como informa o engenheiro da prefeitura, Marcelo Leal, o projeto prevê a pavimentação com blocos de concreto intertravado de uma área total de 14.726,33 metros quadrados. "Com isto, serão atendidas as ruas Padre Emílio, Norival Brum, Álvaro Farias da Silveira, Carlos Santaiana, Elói Azambuja Oliveira, Rua Seis e Clementino Madeira Gonçalves", relata. A previsão para a conclusão dos serviços é agosto deste ano.
Antes de receber o pavimento, o bairro foi beneficiado, ainda em 2011, com obras de esgotamento pluvial. Na ação, foram instalados 27 bocas de lobo e cerca de 450 metros de tubulação (400 milímetros). Estes serviços, orçados em mais de R$ 70 mil, garantiram a drenagem total da localidade.


Dicas para o Imposto de Renda (III)

            Para quem vai apresentar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) até 30/04/2012, seguem as explicações abaixo:

            RECEBIMENTO DE PENSÕES ALIMENTÍCIAS

            Os rendimentos auferidos a título de pensão alimentícia estão sujeitos ao recolhimento mensal de imposto antecipado (carnê-leão – código 0190) e à tributação na Declaração de Ajuste Anual. O beneficiário deve utilizar a tabela mensal do IR, para fins de verificar se há incidência do IR (rendimentos superiores a R 1.637,11 (em 2012), e efetuar o recolhimento do carnê-leão até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento.
            Se a declaração do beneficiário for efetuada em separado, os rendimentos são tributados na declaração dele. Se for dependente, a pensão deve ser incluída nos rendimentos tributados pelo responsável (Instrução Normativa SRF nº 15/2001, arts. 49 e 50).
            O contribuinte do imposto é o beneficiário da pensão, ainda que esta tenha sido paga a seu representante legal.
            No caso de a pensão alimentícia ter sido recebida acumuladamente, em cumprimento de decisão judicial, a Receita Federal entende que deve ser integralmente tributada no momento em que se torna disponível para o beneficiário, sob a forma da antecipação via carnê-leão, sendo posteriormente tributada na declaração anual de ajuste, com a compensação do IR antecipado (Lei nº 7.713/1988, art. 12; Decreto nº 3.000/1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 718; Instrução Normativa RFB nº 867/2008).
            Se a pensão alimentícia for paga por meio de bens e direitos não está sujeita à tributação, pelo beneficiário, sob a forma de carnê-leão, por não ter sido efetuada em dinheiro. No entanto, o alimentando que recebeu os bens e direitos a título de pensão deve incluí-los na declaração de ajuste, considerando como custo de aquisição o valor relativo à pensão alimentícia.
            Já o responsável pelo pagamento da pensão alimentícia, desde que esta seja estabelecida judicialmente, pode deduzi-la de seus rendimentos tributáveis, optando pela entrega da declaração de ajuste no modelo completo.
            Somente o valor definido judicialmente como pensão é dedutível, não interessando se o alimentante (pagador da pensão) fez outros pagamentos de forma espontânea.
            Na hipótese de que a pensão ou parte dela seja paga através de bens e direitos e não em espécie (dinheiro), o alimentante deve apurar o ganho de capital relativo aos bens e direitos dados em pagamento, quando tributáveis, considerando como valor de alienação o valor da pensão alimentícia paga na forma de tais bens ((Decreto nº 3.000/1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 54).

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Canjica com creme de amendoim 


Ingredientes
500g de canjica
1,5 litro de água
1 canela em pau
1 lata de leite condensado
750 ml de leite
1 pote creme de amendoim (200g)
Para decorar
1 xícara de amendoim tostado e moído
Modo de preparo
Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Escorra a canjica, coloque na panela de pressão, acrescente a água e a canela. Feche a panela e cozinhe durante 45 minutos no fogo brando após o início da pressão. Deixe sair a pressão, abra a panela e acrescente o leite condensado e metade do leite. No liquidificador, bata o restante do leite com o creme de amendoim e misture à canjica. Deixe cozinhar até ferver e ficar cremosa. Coloque em um refratário e por cima distribua o amendoim picado.


O Livro da Filosofia 
Da Editora Globo apresenta a filosofia desde a Antiguidade e é composto por capítulos organizados em torno de máximas de expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é estudado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. 


Coleção “O Tempo e o Vento” 
A trilogia “O tempo e o Vento”reúne 150 anos de história do Brasil protagonizados por personagens como a Ana Terra e o capitão Rodrigo Cambará. As disputas familiares, as brigas pelo poder e as guerras civis são narradas por Érico Veríssimo nesta saga. A coleção contém“O continente” vols. 1 e 2; “O retrato” vols. 1 e 2; “O arquipélago” vols. 1, 2 e 3.

Veneno nas veias – Memórias de Lucrécia Bórgia 
Quem foi, de fato, Lucrécia, a filha do Papa Alexandre VI, pertencente à família Bórgia, que já rendeu romances, filmes e minisséries de TV? Neste romance histórico, a própria Lucrécia Bórgia narra sua história, buscando revelar a vida, os costumes, os crimes e intrigas na Europa do século XV. 




A pequena Júli aDepond Dorneles completou seu primeiro aninho e comemorou com o mano Otávio de 5 anos. Eles são filhos de Rosângela e Julio Cesar.


Marcelo Dias de Godoy, filho de Maritielle farias e Godoy Júnior na Semana Criuola de Bagé.


Antônio Fernandes Leal Neto de um ano e 8 meses


Os calçados para o outono-inverno 2012
A nova coleção outono-inverno 2012 encheu de beleza a loja Gathi. As linhas de botas, sapatos, coturnos promete agradar mesmo as mulheres mais exigentes já que agrega charme, estilo, casualidade e conforto. 




3º Remate de Produção Itapitocai 


 O remate faz parte da programação da 10ª Expoutono de Uruguaiana
No dia 24 de abril, às 14horas, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Uruguaiana, a Estância Itapitocai, de Carlos Alberto Martins Bastos e filhos, promove grande remate de produção.
A Estância Itapitocai é um reconhecido criatório gaúcho, com forte tradição em bovinos Angus e Normandos e equinos de Polo e Crioulos. Originária de um desmembramento da memorável Estância Nazareth, a Itapitocai mantém a natural vocação da família Martins Bastos na seleção de animais do mais alto padrão de qualidade.
Neste 3º Remate de Produção, serão leiloados 600 terneiros e 200 terneiras Angus e seus cruzamentos. Considerada a raça completa, o Angus acrescenta rusticidade, precocidade, fertilidade e qualidade de carne inigualável à pecuária de corte.
Marcelo Napoleão, Veterinário da Estância Itapitocai, ressalta que o aprimoramento genético é uma constante na propriedade. “É a qualidade que destaca e diferencia os rebanhos gaúchos frente a outros mercados brasileiros de carne. Por isso, trabalhamos muito em seleção Angus na Itapitocai, e investimos na aquisição de genética melhoradora em importantes remates do Rio Grande do Sul e Argentina”, explica Napoleão.
O Remate Itapitocai abre a programação da 10ª Expoutono de Uruguaiana, que se estende até 29 de abril, no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, com julgamentos e muitas outras atrações. Rematará Tellechea&Bastos Leilões. Acesse www.itapitocai.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário