Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caderno Pampa :: 26 de maio de 2012 :: Edição 257



ESPECIAL INVERNO
Por Simôni Costa
O inverno está chegando e, com ele inúmeras características em nosso dia-a-dia precisam ser alteradas. As temperaturas mais amenas logo darão espaço aos dias gelados, a geada e a sensações térmicas negativas. Todas essas mudanças no clima modificam diretamente nossas vidas e afetam, principalmente, nossa saúde, que fica mais fragilizada e necessitando de cuidados mais específicos. A gripe é uma das doenças mais comuns nessa época do ano, mas com cuidados básicos, como a vacinação, pode ser evitada. Evitar ambientes com muita aglomeração de pessoas e fechados, lavar as mãos frequentemente e alimentar-se bem são dicas fundamentais para enfrentar o inverno que se aproxima evitando a gripe. Outras práticas também auxiliam a enfrentar os dias mais gelados com mais naturalidade e tranquilidade. E é exatamente está a proposta do Especial Inverno que publicamos hoje. Prevenir você dos perigos e armadilhas do inverno, mas destacar que a estação pode esconder boas surpresas se enfrentada de maneira correta e tomando alguns cuidados simples. Por isso, boa leitura e um ótimo inverno.

Também nesta edição, um estudo bastante curioso sobre a saúde ocular. Os pesquisadores comprovaram a relação entre problemas com os olhos e outros de saúde. Assim, é bom ficar atento e frequentar o oftalmologista periodicamente.

Sem esquecer que cuidar da alma também é importante e nada melhor do que aproveitar um teatro de comédia para aliviar os estresses da vida. A peça “Sai daí loco” é então uma ótima oportunidade de rir e se divertir.

Câncer de Boca
Dr. Pedro Moacir P. Orabe
O que é câncer de boca?
É um tumor maligno que pode ser encontrado nos lábios, nas gengivas, na língua, na garganta ou qualquer outra região da boca.
Quais são os principais sintomas?
O câncer de bucal pode se manifestar através de feridas que não cicatrizam, áreas esbranquiçadas, avermelhadas ou escuras, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor de garganta incessante, entre outros sintomas.
Quais os fatores de risco?
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco. Outros fatores associados são: irritação mecânica crônica (próteses mal adaptadas), alimentação pobre em vitaminas e minerais, higiene bucal deficiente, exposição excessiva ao sol (câncer de lábio), genética.
Aprenda a fazer o autoexame do câncer de boca
Em frente a um espelho em ambiente bem iluminado, procure por feridas, sangramentos, manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou escuras, caroços, áreas endurecidas ou dormentes. Faça o autoexame de boca pelo menos a cada 2 meses.
• Caso encontre alguma alteração, não se assuste
• Note se o que você encontrou continua após duas semanas
• Se persistir, procure um Estomatologista.                                    
Lembre-se: nem toda alteração encontrada é câncer. Através do autoexame você conhece mais a sua boca e detecta qualquer alteração logo no início.
Abra a boca e diga não ao câncer de boca!

Dr. Pedro Moacir P. Orabe
Cirurgião-dentista - CRO RS 11018

Maria José Nunes de Freitas

Risque... Arrisque... Faça Acontecer! 
Você já se sentiu como um pássaro em pleno voo, livre e feliz, mudando sua trajetória, a cada nova estação do ano, tentando outra revoada, na busca de uma vida melhor? Tenho certeza que sim. É aquela sensação inesquecível de redescoberta do mundo, de querer voar mais alto e mais rápido, para ir ao encontro de coisas novas, de experiências novas e de um prazer maior.
O inverno está aí e com o frio há uma tendência natural nas pessoas de voltarem-se mais para si mesmas. É um momento de reflexão e interiorização, que poderá resultar numa reestruturação de vida. Quando você percebe sonhos que não foram realizados, projetos que não foram concretizados, metas que não foram atingidas, expectativas frustradas... É hora de mudar. E mudar só depende de você.
Falo isso porque sinto que, às vezes, mesmo sabendo que não estamos felizes, nos acomodamos e adiamos muitas coisas, vamos empurrando com a barriga e vivendo de um jeito “meio”. O trabalho é meio, o namoro ou casamento é meio, o relacionamento com as pessoas é meio, e, claro, nossa felicidade fica absolutamente mediana. A vida assim, se torna um fardo muito pesado para carregar. Passamos a ter medo de tudo, medo de amar, medo de acreditar, medo de sonhar, medo de fazer, medo de mudar, medo de sofrer, medos e medos...
O medo é uma tentativa de evitar o sofrimento necessário para o crescimento. É importante, nessa hora, mudar o rumo da história, uma mudança de postura diante da vida, enfrentando os medos, vencendo-os e partindo para a luta, em busca de uma vida mais plena. A partir daí, você estará comprometido com a própria felicidade. Não é tão difícil, embora no começo a trilha pareça pedregosa e interminável. O essencial é dar o primeiro passo. Saiba que toda mudança representa um risco, mesmo assim, arrisque, aceite o desafio. Você pode não acertar o alvo de cara, mas vai mirar e tentar outra vez, e outra, até conseguir. O problema não é errar, mas sim de desistir de recomeçar. Pense nisso. Todas as tuas possibilidades podem estar aqui e agora.
Imagine novamente o pássaro, livre e feliz, indo em busca daquilo que a natureza tem de melhor para lhe oferecer. É impossível não se contagiar com esse estado explícito de amor a vida.
Essa pode ser a hora que você tanto espera. Aproveite e bata as asas bem abertas!!

Maria José Nunes de Freitas
Psicóloga Clínica – CRP – 07/08041.

Cármen Regina Schmitd Barbosa
A história de Joseph Pilates (1880-1967, Düsseldorf, Alemanha). 
Caracterizou-se pelo seu estado físico, com saúde frágil e determinado a melhorar a sua condição física estudou a prática da construção de um corpo forte e sadio. Ele tornou-se perito numa variedade de esportes como ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e até mesmo artista de circo.  Pilates começou a formar sua filosofia sobre exercício e saúde, estudando yoga, acrobacia, movimento e condicionamento físico, combinando filosofias de saúde e exercícios do Oriente e Ocidente.  Na Inglaterra foi boxeador. Na época da guerra, onde se tornou enfermeiro, fez seu experimento com as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar. Em 1923 partiu para Nova York para montar seu primeiro estúdio junto com sua esposa, Clara, também enfermeira. O método Contrologia de Pilates foi um sucesso, particularmente entre os bailarinos. Entre 1927 e 1951 Joseph obteve as patentes dos equipamentos que ele inventou. Faleceu em 1967, vítima de um incêndio de seu Studio.  Joseph Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar o método. O  método de contrologia de Pilates,:tém os princípios básicos preconizados pelo método:
1.        Respiração: é a oxigenação sanguínea. Para a compreensão e percepção da respiração e a sua anatomia é necessário executar a técnica respiratória, fazendo a conexão do assoalho pélvico, abdominais e cintura escapular dando ênfase na Inspiração e Expiração durante o exercício e manutenção da postura;
2.        Concentração: está relacionado à visualização e realização do exercício enviando SNC (sistema nervoso central) estímulos e informações corretas para o engrama motor, conectando mente e corpo.
3.        Centro - Power House: é onde se origina todos os exercícios, contração da musculatura dos abdominais, do assoalho pélvico, da cintura escapular e dos glúteos, posicionamento do centro, formando um quadrado entre cintura escapular e pélvica para dar estabilidade em qualquer movimento para manter a postura correta na execução;
4.        Precisão: concentração no movimento certo e na execução detalhada de acordo com o objetivo específico do exercício, isolando determinadas partes do corpo, acionando os músculos estabilizadores profundos;
5.        Fluidez: é o movimento associado à respiração, a partir do Power house, resultando em gestos elegantes, lentos, suaves e uniformes;
6.        Controle: Ter consciência do movimento eficiência do gesto, a precisão e o controle devem estar sempre ligados. O princípio está associado à coordenação- relaxamento e vigor, para oferecer as variações de novos exercícios e manutenção da postura correta, pensando no exercício, este controle mental dá.
 As aulas têm duração de 45 min. a 1hora, podem ser individuais e em grupos, deve sempre ser feita avaliação médica prévia, usar roupas confortáveis que não impeçam os movimentos e a transpiração, pés descalços ou com meia antiderrapante.
PILATESTADIUM, RPG e FISIOTERAPIA
Maiores informações e bibliografia, entrar em contato.
Cármen Regina Schimitd Barbosa
Profª Educação Física e Fisioterapeuta

Não esqueça de cuidar da saúde dos seus olhos
Estudo mostrou que a saúde ocular repercute no organismo inteiro

Problemas com os olhos não atrapalham somente a visão, segundo um estudo da Universidade de Kansas nos Estados Unidos, que levantara a suspeita de que vislumbrar um mundo sem imagens nítidas talvez comprometam a mente e o corpo também por razões puramente fisiológicas.
Com dados de pacientes acima dos 50 anos com retinose pigmentar, distúrbio que ataca a retina, e que apresentam 95% de risco de sofrer com insônia, uma incidência alta demais para ser justificada pelo medo de ficar cego e, outros com glaucoma, que poderia seria associado a outros problemas que não são relacionados aos olhos, uma série de experimentos foram conduzidos. A conclusão foi que transtornos oculares são prejudiciais dos pés à cabeça por influenciarem o ritmo circadiano e o relógio biológico controlado pela alternância entre o dia e a noite, isso porque a retina possui células que percebem a luz, mas não com o intuito de formar imagens, e sim de avisar o organismo se está claro ou escuro. E é por meio dessa informação que inúmeras funções são reguladas, desde enviar a mensagem de que está na hora de dormir até produzir anticorpos que contra-atacam infecções. Acontece que algumas doenças oculares destroem essas células ou dificultam a chegada de raios luminosos a elas.
Os achados que relacionam o estado dos órgãos da visão com o do restante do organismo abordam principalmente a catarata, a retinose pigmentar e o glaucoma. Não há até agora estudos contundentes sobre miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Outro ponto fundamental apontado pelo estudo é sobre a radiação solar, que possui potencial ímpar para acertar o relógio biológico humano, mas que também acelera o envelhecimento dos olhos quando nos expomos sem precauções. Assim, óculos de sol com filtros são fundamentais em ambientes de muita claridade.
Visitar um oftalmologista regularmente é outro fator que resguarda o organismo, porque são eles os especialistas mais preparados para detectar anomalias nas estruturas oculares e prescrever o tratamento ideal, impedindo que uma ligeira alteração se transforme em um grande mal.

Entreatos apresenta à Bagé “Sai daí loco"
Apresentação acontece dia 2 de junho
Depois de apresentar um show de improvisos em 2011, o grupo de teatro Entreatos apresenta à Bagé o espetáculo “Sai daí loco”, que trata de temas locais com uma linguagem gaudéria e é um sitcom (comédia de situações) ao estilo do programa “Sai de Baixo” apresentado por anos pela Rede Globo.

Um dos integrantes do grupo, Tom Peres conta que a ideia é que o espetáculo tenha continuação, já que este é apenas o primeiro episódio, intitulado de Música dos Pampa, de um total de quatro.
“O tema deste primeiro episódio é a música, falamos de maneira divertida da diversidade musical aqui na nossa cidade e principalmente do resgate da musica gaúcha e dentro desta discussão mostramos vários outros temas que todo bageense conhece, como por exemplo: festas, universidades, avenida 7 e etc. Escolhemos esse tema e os demais por achar mais próximo do público fazendo com que isso traga eles de volta ao teatro”, destaca Tom.

As apresentações também contarão com participações especiais com personalidades de Bagé. Para o primeiro episódio o convidado é o grupo Sonido del Alma Gaucha e para os seguintes estão sendo convidados a atleta Jane Morales, o cineasta Zeca Brito e o bloco carnavalesco As Mimosas do Jacaré.

O projeto envolve 16 pessoas entre atores, operadores de som e luz, maquiadores e apresentação acontece dia 2 de junho no Teatro Justino Quintana às 19h e 21h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nas Farmácias Mais Econômica.

Filmagens de “O Tempo e o Vento” encerram na região
Após oito semanas de muito trabalho e belas imagens a equipe do filme “O Tempo e o Vento” encerra hoje as gravações em Bagé e região. Diversas locações foram utilizadas nas cidades de Bagé, Candiota e Aceguá, além das cenas gravadas na cidade cenográfica Santa Fé que foi construída no Parque do Gaúcho. Além do diretor Jayme Monjardim e sua equipe técnica, as cidade presenciaram um verdadeiro desfile de atores e atrizes globais como Tiago Lacerda, que interpreta Capitão Rodigo, Cléo Pires e Suzana Pires, que deram vida a Ana Terra, Marjore Estiano e sua Bibiana e vários outros.

Os bageenses também deram um show a parte em suas participações. Agora as filmagens continuam em Pelotas, já a previsão de lançamento do longa metragem baseado na obra de Érico Veríssimo está prevista para 2013. Seis meses após, o filme transforma-se me mini série e será exibido pela Rede Globo.

Poemas de Luiz Coronel a favor da vida
A nova campanha publicitária da Unimed Região da Campanha intitulada “Poemas da Vida” apresenta poemas do bageense Luiz Coronel e será divulgada em datas comemorativas, visando incrementar a cultura por intermédio da mídia regional. Durante o lançamento da campanha, que é uma iniciativa da Estúdio Propaganda, o poeta contou que o convite representa uma honra por ser um trabalho destinado a sua querida cidade natal.

Campanha do Agasalho movimenta bageenses
O Dia Oficial de Arrecadação da Campanha do Agasalho 2012 arrecadou agasalhos no centro e nos bairros de Bagé visando a meta de mais de 15 mil peças que beneficiarão cerca de 1.200 famílias cadastradas e que poderão escolher os agasalhos de acordo com as suas necessidades. O dia oficial de arrecadação, que aconteceu no final de semana passado, contou com duas viaturas do exército e dois ônibus: o do supermercado Nicolini e o do Prociba. Conforme o sargento Wellington Ferreira, o exército ajuda todos os anos. “Buscamos interagir com a sociedade. Sempre procuramos ajudar. Também quero ressaltar a solidariedade do povo gaúcho. Nunca tinha visto dessa forma. Os bageenses estão de parabéns”, completou o nordestino.

A secretária executiva do Prociba, Fabiana Vaz, destacou que o Governo Municipal segue arrecadando. “Quem quiser doar, basta levar o agasalho até o Prociba ou ligar para o tele-busca através do telefone (53) 3242 6133”, frisou. E, já no dia seguinte, foi iniciada a distribuição dos agasalhos arrecadados conforme cronograma estabelecido. A distribuição se estende até o final de mês e, até lá, ainda é possível doar.

Sorteio do “A Nota é Minha” contempla mais uma cartela da UEB/Caminho da Luz
Maria Ivone Ribas da Cruz é a nova contemplada do Programa “Solidariedade – A Nota é Minha” na região. No sorteio realizado dia 11 de maio, cartelas lilás, a bageense, portadora da cartela número 1606827, foi uma das sorteadas da promoção do governo estadual que auxilia entidades com a arrecadação de notas e cupons fiscais, ao mesmo temo em que participando de sorteios para concorrer a prêmios. Maria Ivone irá receber um computador de mesa. A cartela premiada foi fornecida pela União Espírita Bageense – Caminho da Luz.

A data de entrega da premiação ainda não está definida pela coordenação do Programa Solidariedade. Já é possível juntar notas e cupons fiscais para concorrer aos prêmios da Série 031 (cartelas da cor amarela). Os sorteios ocorrem trimestralmente. Trinta documentos fiscais dão direito a uma cartela para concorrer à premiação. A validade das notas e cupons fiscais é de 01 de janeiro de 2012 até 30 de junho deste ano.

Previdência Privada é uma alternativa para garantir o futuro
A CC Seguros oferece a modalidade de Previdência Privada para quem deseja segurança em seu futuro
Scheila explica os benefícios da previdência privada

Uma alternativa para quem deseja se preparar para o futuro é investir em previdência privada. A consultora de vendas Scheila Lucas da CC Corretora de Seguros explica que esta modalidade é uma forma de juntar dinheiro a longo prazo com rendimentos melhores do que os da popança e com a segurança de que o governo jamais poderá interferir, já que é um bem impenhorável. Outro destaque feito por Scheila é que a CC trabalha com uma das melhores companhias de seguros, que é a Mafre, que há sete anos consecutivos apresenta os melhores resultados em rendimentos para previdência privada.
“A pessoa pode iniciar um plano de previdência privada pensando em juntar dinheiro para pagar os custos com a universidade do filho, por exemplo. E, se precisar, antes mesmo de terminar o prazo estipulado para a retirada do dinheiro, ela pode fazer o saque”, explica Scheila.

A previdência privada opera em duas modalidades: a primeira com abatimento sobre o imposto de renda e a outra com isenção sobre os rendimentos. Outra possibilidade oferecida pela CC Corretora de Seguros é o pecúlio que é uma espécie de seguro de vida baseada na previdência privada, onde uma parte dos recursos é destinada a um prêmio secundário, em caso de morte ou outras doenças.
Mais informações sobre a previdência privada podem se obtidas com um dos consultores de venda da CC Seguros, que atende a Bagé e a toda região.


Urso é o bichinho de estimação de Josiele Hernandes Ourives

Pedrita e a labradora Keity são as paixões de Ediene Miranda

Noite badalada

A loja MG das manas Gárdia e Michele Kalil ficou repleta de gente bonita para conhecer as novidades da coleção outono-inverno que as proprietárias escolheram para mostrar na passarela. Uma estrutura com toldo cobria todo o pátio onde as pessoas ficavam acomodadas em cadeiras ao longo do passeio. Puffs e estufas cogumelo foram espalhadas pelo espaço proporcionando conforto as clientes e amigas que desfrutaram de um belo visual. Depois do desfile, Gárdia, Michele e Tânia Kalil receberam em alto estilo os convidados no interior da loja. Muito espumante e caldinhos quentes foram oferecidos enquanto as mulheres se deliciavam com a bela coleção de roupas. Toda a renda dos ingressos foi repassada para o Grupo Amor Solidário. Muito bom!

Michele Kalil Mayer, Gárdia Kalil Silva e Tânia Karam Kalil, as "caps" da MG (Foto de Fábio Lucas)

Umbelina Azambuja e Iolanda Silveira do Grupo Amor Solidário em clic de Fábio Lucas

Coquetel de inauguração

A CT Sul, empresa especializada em diagnóstico por imagens ampliou suas instalações e ofereceu coquetel para receber seus clientes e amigos. Os proprietários e funcionários da CT Sul estão sempre atentos para melhor atender seus clientes que utilizam os sofisticados aparelhos de tomografia e Raio X digital.

Equipe CT Sul com Ivanete, Sharon, Roberta, Itajubá, Rosane, Márcia, Adriana e Adriana Siemionko


 A família Hamm prestigiando o evento da CT Sul: Taís, Roséli, Marta e Carina
Noites Baguales

Foi com este tema que muitos compareceram ao Rivera Casino & Resort, na cidade de Rivera, nos dias 18 e 19 de maio para apreciar pratos da culinária gaúcha e assistir aos shows do tradicionalíssimo "Gaúcho da Fronteira". Quem foi, garantiu que estava muito divertido e os pratos deliciosos! Estavam lá: Ester Severo, Simone Andrade, Rose e Daniel Schwanck, Sérgio Andrade, Pedro Severo, Luis Maciel, Mariana Garragorry, Caroline Vicio, Antonio Riera e mais, mais...

Luis Carlos Aguirre, Sandra Severo Abreu, Cesar Maciel e Maria Carmem Simões Pires


As Glamours de Dom Pedrito

Em noite de casa cheia e de muito glamour, nas dependências do Country Clube de Dom Pedrito foram escolhidas Amanda Motta - Glamour Girl 2012 e Joseane Pardelinhas - Glamour Simpatia.  A dedicação e envolvimento das voluntárias da Liga da Capital da Paz garantem o sucesso do evento. Estão todos de parabéns!


Amanda Motta - Glamour Girl 2012


Joseane Pardelinhas - Glamour Simpatia

Niver
A família Abs da Cruz esteve reunida no último final de semana para comemorar os 80 anos da matriarca Maria de Lourdes. Filhos, netos e bisnetos vieram de Porto Alegre, Livramento, Florianópolis (SC), Dourados (MS) e reuniram-se com os bageenses para comemorar no ensolarado domingo, dia 20.

CURTAS
O coiffeur Eliézer da Luz inaugurou recentemente espaço de beleza na cidade de Bagé, o Eliézer Hair, que fica localizado na rua Félix da Cunha, 153, sala 102. Ele é especialista em mechas e diz que a mulherada sai com cara de "capa de revista" com sua técnica. Bagé sai ganhando...

Eu já anunciei... vem aí um dos melhores jantares da cidade: O "Homens na Cozinha II". Os pratos elaborados pelos homens convidados deste ano são de babar. Durante a semana as integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé estarão vendendo os convites para o evento que tem inúmeras atrações. É muito show!

São Gabriel sedia eventos internacionais de pecuária
Desde a semana passada, São Gabriel está no centro das atenções da pecuária mundial, com a realização de dois eventos quase simultâneos, ambos de porte internacional. No dia 20 de maio, sábado, o município recebeu a etapa local do World Devon Conference (Congresso Mundial da raça Devon), realizado na Cabanha da Saudade, em São Gabriel, e Cabanha Santa Maria, em Santa Margarida do Sul, com a presença de pecuaristas da Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Uruguai, Argentina e Peru. 

Na parte da manhã, os pecuaristas das delegações estrangeiras estiveram na Cabanha Saudade, do produtor José Carlos Senna, onde observaram exemplares da criação local e participaram de um almoço. À tarde, foi a vez de irem à cabanha Santa Maria, em Santa Margarida do Sul, onde o produtor Carlos Benedito Franco apresentou os lotes de Devon de sua propriedade, bem como os touros premiados na Expointer de 2011.

Livramento realiza festival Um Canto para Martin Fierro
A música ganhou destaque especial em Livramento no final de semana passado com o festival de música nativista Um Canto para Matin Fierro. Evento encerrou na madrugada de domingo, dia 20, com a premiação aos vencedores e o anúncio oficial da comissão organizadora da confirmação da edição que virá em 2013.

Foram três noites de música, poesia, cantoria e contato direto com alguns dos maiores nomes em atividade e responsáveis pela manutenção do cancioneiro do Rio Grande do Sul, especialmente no que tange a  música nativista. Durante muitas horas, o público de Sant’Ana do Livramento e de diversas cidades da região, além de visitantes de outros estados e do Uruguai, tiveram a oportunidade de servir como testemunhas do retorno de um dos mais aclamados festivais de música nativista do Sul do Brasil.

Candiota realiza concurso de redações sobre Érico Veríssimo
Embalados pelo clima das gravações do longa metragem “O Tempo e o Vento”, que acontecem na região desde abril, os alunos de Candiota participaram de um concurso de redação sobre o autor Érico Veríssimo. Os melhores textos garatiram aos seus autores acesso à uma das locações do filme.
Ao todo, foram três trabalhos selecionados. Um de alunos de 7ª a 8ª série, um de estudantes do Ensino Médio, e o terceiro das totalidades finais do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O co-produtor do filme, Beto Rodrigues, informa que os autores vencedores puderam acompanhar as filmagens realizadas em Bagé ou em Pelotas. “Tenho certeza de que eles tiveram uma experiência muito valorosa. Eles também terão vaga garantida para acompanhar a pré-estreia do filme, prevista para o ano que vem”, destacou.
Animais da região classificados para o Freio de Ouro
Mais oito classificados à final do Freio de Ouro, durante a Expointer, foram definidos neste domingo, em prova classificatória realizada em Pelotas, no sul do Estado. Os três machos e quatro fêmeas carimbaram passaporte para a final da prova mais importante da raça crioula. Entre eles e em primeiro lugar entre as éguas El Embeleco Esperame, filha de LA Amanecida Esperando e El Embeleco Chismosa com o ginete bageense Lindor Collares, com criador Marcelo Rivas Alonso de Santiago-CH e expositor Gonçalo Porto Silva da Cabanha Don Marcelino de Lavras do Sul. Em segundo lugar, está a égua Nevasca da Boa Vista, filha de Juquiri do Purunã e Garoa da Boa Vista, que tem como expositor Zuleika Borges Torrealba da Cabanha da Maya de Bagé e criador a Fazenda Boa Vista de Vacaria. O ginete foi Raul Lima. 

Associação Rural e SENAR realizam curso de Manejo do Solo
O Engenheiro Agrônomo Elcyr Gausmman, de Santa Maria ministrou, entre os dias 17 e 19 de maio, o curso Manejo do Solo e sua Fertilidade – Plantio Direto nas depêdencias dependências da Associação/Sindicato Rural de Bagé. O curso foi uma promoção da Associação/Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

Entre os conteúdos trabalhados estiveram o enfoque econômico e conservacionista, os sistemas de cultivo e coleta de amostras de solo: diferenciação e vantagens dos diferentes sistemas de cultivo, plano de amostragem de solo, a calagem e adubação: critérios e épocas para aplicação, influência do “PD” na adubação, necessidades das culturas, estratégias de adubação, a rotação de culturas: plantas de cobertura de solo, efeito aleopático; produção de palha, reciclagem de nutrientes e a aplicação de agrotóxicos: uso de herbicida, inseticida e fungicida, aplicação de herbicidas na rotação de culturas (manejo integrado de plantas daninhas), classes toxicológicas, uso de EPI, aspectos importantes na aplicação de agrotóxicos, tríplice lavagem e descarte de embalagem.

O bebê fofo é o Pedro Henrique Paiva Lellis da Silva, filho da Marina Paiva Lellis e neto de Lucina Paiva.


Os irmãos Douglas e Maria Eduarda S. Luiz filhos de Eugenio e Daiane.

Dia 17 de maio a menina Yasmin Soares Barboza Viega completou mais um ano. Ela é filha de Fabiana Soares Barboza e Laerte Gasparoni Viega.

Looks para arrasar no inverno
 
O inverno é uma das estações mais charmosas quando o assunto é se vestir. Looks mais elaborados, com propostas para enfrentar os dias mais frios tomam as ruas e dão um colorido mais especial a estação. Os looks propostos pela loja Essencial baseiam-se na proposta de agregar conforto, modernidade sem esquecer de deixar você linda. A dica da loja é continuar apostando nas combinações de vestidos, meias e botas e investir em produções mais elaboradas com saiões e cintos.
Produção: Loja Essencial
Modelos: Emília Becker, Natalia Maschendorf e Kalieli Cougo

Filé Mignon com Salsa Verde
(Enviada por Receita da Clau - Veja essa e outras receitas no site www.receitadaclau.com)
Ingredientes
2 bifes de filé mignon (com aproximadamente 2 centímetros de expessura)
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino (a gosto)
Óleo de canola
1/2 cebola do tipo chalote picada bem pequena
1 colher (de chá) de vinagre de vinho tinto
1 copo de cheiro-verde picado
1 colher (de sopa) de tomilho fresco picado
1 colher (de chá) de alcaparras picadas
Azeite

Modo de Preparo
Filé Mignon
Tempere a carne dos dois lados com sal, pimenta e alho amassado. Para fritar, coloque um fio de óleo de canola (ou azeite) na panela, na temperatura médio-alta, deixe esquentar e acrescente os filés. Doure por 3 minutos, sem mexer. Vire os filés, deixe dourar por mais 3 minutos e desligue o fogo.
Salsa Verde
Coloque a cebola picada e o vinagre numa tigela e deixe descansar enquanto você prepara os demais ingredientes. Pique o cheiro-verde, o tomilho e as alcaparras e depois coloque-os na tigela com a cebola e o vinagre. Acrescente azeite, sal e pimenta a gosto e misture bem.
Para servir, coloque os filés no prato e cubra com a salsa verde.

Dicas
- Essa Salsa Verde vai bem com muita coisa: diferentes tipos de carne, massas, batata, mandioca, saladas, pães.
- Caso não encontre a cebola tipo chalote, use a roxa.

Sindicato Rural de Dom Pedrito promove 20º Seminário Pastos Pastagens e Suplemento
Mailson da Nóbrega, Ex-ministro da Fazenda, realiza a palestra de abertura do evento

Um dos maiores eventos da pecuária chega no ano de 2012 em sua 20ª edição tendo como enfoque principal assuntos diretamente relacionados à pecuária de corte. O Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos é uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito e conta com a participação de conceituados palestrantes, objetivando promover o aumento da produção nas propriedades rurais da região e, inclusive, em países vizinhos, através de informação sobre novas tecnologias, pesquisas e resultados.

O evento, que é realizado anualmente, tem como público alvo produtores rurais e técnicos do setor, como Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Administradores Rurais, Técnicos em Pecuária e Agrícola, Agricultores, além de estudantes universitários e profissionais que atuam em áreas de apoio da atividade (comércio e representações). Somando-se os anos anteriores, mais de 15 mil produtores, técnicos, estudantes e palestrantes, integrando brasileiros, uruguaios, argentinos e outros já se fizeram presentes.
Este ano o evento está agendado para acontecer entre os dias 31 de maio e 1º de junho.

PROGRAMAÇÃO
31 de maio – Clube Comercial
19h30 - Abertura oficial.
20h – Palestra: Perspectivas da Economia Brasileira com o Dr. Mailson da Nóbrega – Economista, Ex-ministro da Fazenda e Colunista da revista Veja.
01 de junho – Pavilhão Walter Germano Pötter (Parque de Exposições)
Das 8h às 9h – Inscrições.
9h – Abertura.
9h30 – Palestra: Cenários do Agronegócio com João Batista Olivi – Jornalista e apresentador do Canal Rural.
11h – Palestra: Dinâmica do Acúmulo de Matéria Seca em Sistemas Intensivos com Luis Felipe De Moura Pinto – Eng. Agrônomo e Mestre em Pastagens - ESALQ – USP.
Almoço livre
14h – Palestra: Produção de Pasto Irrigado com Mario Afonso Jung – Eng. Agrônomo (Gerente Agrotécnico da Cotrijuí/Ijuí).
3º Curso sobre Produção Bovina: “Agricultura de Baixo Carbono (Abc) - Desafios e Oportunidades para nossos sistemas de produção” – Unipampa.
15h – Palestra: A Integração Lavoura-Pecuária sob a Ótica do Balanço de Carbono com Dr. Paulo Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
16h – Coffee break.
16h30 – Palestra: Planos de Produção Integrada para Abc: Arroz-Soja-Pastagens com Dr. Davi Teixeira (Serviço de Inteligência em Agronegócios).
17h30 – Palestra Sistemas Sustentáveis: do Campo Nativo à Integração Lavoura-Pecuária com Dr. Danilo Santana (Embrapa Pecuária Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário