Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Caderno Pampa :: Edição 254 :: 05 de Maio de 2012



Por Simôni Costa

Mãe é verdadeiramente um ser especial, afinal, já diz o ditado: “ser mãe é padecer no paraíso”. E, como retribuir anos e mais anos de carinho, amor e dedicação não é uma tarefa fácil, nada melhor como um dia especial, como é o Dia das Mães, comemorado este ano em 13 de maio, para tentar expressar, mesmo que de forma simbólica, toda a gratidão e amor que se sente por uma figura tão especial como são as nossas mães. Pode ser um presente, um beijo, um abraço, um telefonema, o importante é não deixar passar em branco. Vale um almoço em família, um bolo especial, um carinho. Sem esquecer que, umalembrança enrolada em um belo embrulho, sempre agrada e, como escolher um presente para uma pessoa tão especial não é uma tarefa fácil selecionamos algumas dicas que podem ser valiosas na hora da sua escolha.
Presentes a parte, a data é também uma oportunidade para lembrar que mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção, por isso, merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida, mas é bom destacar que as mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “motheringday”.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha MomRajawongseSirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.
Assim, aproveite o próximo domingo e Feliz Dia das Mães!

*********************************
ÓPTICA BAGÉ 
Presentes sofisticados e que agradam a todos os estilos e personalidades de mães, afinal ninguém mais do que elas merecem belos acessórios. Na Óptica Bagé as opções são muitas e a garantia de agradar a sua mãe é garantida. Além disso, a loja oferece opções de parcelamentos especiais.


*********************************
NOVA ERA 
Presentes diferenciados e que conquistam qualquer mãe. As opções oferecidas pela Nova Era tocam diretamente no coração da pessoa mais especial da sua vida com muito charme e bom gosto. A Nova Era oferece ainda descontos para as compras a vista e parcelamentos especiais.


***************************************
RAINHA DAS NOIVAS 
No Dia das Mães, a Rainha das Noivas está com um encarte todo especial, recheado de carinho e presentes para a mulher mais importante do mundo. Aceitamos todos os cartões, trabalhamos com crediário próprio (em 1+4) e com financeira com até 100 dias para o primeiro pagamento.


************************************
MULATA 
Está por fora pensar que apenas um tailleur, calça social, terninho vestem as mulheres elegantes, casuais e esportivas. Por isso, a MULATA tem as grifes sob medida para deixá-la linda, sexy e clássica. E, aindass coleções de Inverno 2012 das melhores marcas trazem peças lindíssimas e com uma modelagem irreverente. Confiram: MOIKANA, FATO BÁSICO, CHITA BRASIL e CHOPPER.




Show de Imagens

Por conta das filmagens de “O Tempo e o Vento”, estamos assistindo um verdadeiro show de imagens coletadas nos sets das gravações e espalhadas pelas redes sociais. Um dos responsáveis pelas belíssimas imagens é o mineiro Albert Moreira, que acompanha as gravações desde o seu início na cidade de Pelotas. Ele é o responsável pelo making of em vídeo (cenas de bastidores) do filme e que vai se transformar em um documentário. Albert está radicado em Paulínia, cidade que é um dos pólos cinematográficos mais importantes do país. Vale muito conferir o seu trabalho. Aqui vai uma palhinha...


Momento captado na Estância da Lagoa, com o bageense Diogo Sacco e Thiago Lacerda

 

Minga Blanco como "carreteiro" está perfeito!


************************************
Tarde Solidária

Na tarde do dia 27 de abril, o gramado do estádio Pedra Moura, do Grêmio Esportivo Bagé, recebeu celebridades do mundo futebolístico como Dunga, Romário e Paulo Roberto. Os craques participaram do “Jogo Solidário” que beneficiou crianças e adolescentes do Caminho da Luz e APAE. Muita gente foi conferir o espetáculo idealizado pelo também ex-atleta Afonso Hamm que também comemorava aniversário. Bonito de ver!


O capitão do tetra, Dunga, Afonso Hamm e Romário foram recebidos por representantes da APAE e caminho da Luz

****************************************
A família Nicolini durante a inauguração da nova loja em Pelotas


**********************************************
Parabéns
Quem assoprou as velinhas do bolo de aniversário domingo passado foi a fofíssima Maria Eduarda Suñé. A lindinha recebeu os amiguinhos na casa de festas Megateen e aproveitou para valer a “junção”. Os pais, Ane e Dado Suñé, mais as manas Mariana e Silvia ajudaram a pequena a receber os convidados da família para a festa. Estiveram lá para abraçá-la: os avós, Nelson e Lola Silveira, Piva Suñé, a bisa Alice Silveira, Lucia e Joaquim Blanco com os filhos Carlos, Paula, Helena e Rodrigo, Marcelo e Roberta Móglia com os filhos Joaquim e Francisco, Rodrigo e Bárbara Móglia e as filhotas Vitória e Manuela, Fábio Crespo e a filha Manuela, Pedro Silveira, Marcia e Luis Alberto Ivanoff, Jeea Macedo, Rejane e Paulo Osório, Cema Isquierdo, Nilza Severo e muitos outros...


As manas Silvia e Mariana com a aniversariante Maria Eduarda
 

O carinho da "bisa" Alice Silveira com Maria
Momento especial: Nelson e Lola Silveira



CURTAS
 Mais uma filial do supermercado Nicolini foi inaugurada. Desta vez a cidade escolhida foi a de Pelotas, que ganhou uma loja moderna e ampla. A família Nicolini está de parabéns por mais um empreendimento de sucesso!

Foi com coquetel, discursos e a presença de autoridades e personalidades do mundo acadêmico que a Faculdade Anglo-Americano deu início as atividades aqui em Bagé. Na ocasião o Reitor Paulo Alonso descerrou uma placa e o prefeito Dudu fez discurso de boas-vindas. Dia 25 de abril, nas dependências da faculdade.

Evento de muito sucesso foi o tradicional chocolate com desfile de pijamas que aconteceu na residência de Mara Móglia. Ela trabalha incansavelmente pelos mais necessitados e o valor arrecadado dos ingressos foi totalmente revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. Volto a falar no evento na próxima coluna.


Período de vacinação se estende até 25 de maio

Idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, grávidas em qualquer período da gestação, povos indígenas e trabalhadores de Saúde que atendem casos de gripe tem a partir de hoje, até dia 25 de maio, o período para se prevenir contra a gripe e também contra a influenza A (H1N1) – também conhecida como gripe suína.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
O Dia D, de mobilização nacional, será hoje, dia 05 de maio, quando todas as unidades de saúde estarão de plantão das 07 às 17 horas para a vacinação.Também neste dia, as unidades estarão realizando as outras vacinas disponíveis. É importante levar o cartão de vacina e o cartão do SUS.
Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de Saúde em todo o país vão distribuir as doses.Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230. Este ano, mais de 24 milhões de pessoas devem ser vacinadas, segundo a meta do Ministério da Saúde.
Segundo dados da 7ª Coordenadoria de Saúde, que atende os municípios de Bagé,Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul a meta deste ano é imunizar mais de 500 mil pessoas este ano em todos os municípios.
Dados da Coordenadoria de Saúde apontam que em 2011 803,820 mil pessoas foram vacinadas na região, o que representa,em média, 80% da população alvo. Ainda assim, foram registrados poucos casos de H1N1.
A novidade neste ano é que o governo prevê vacinar também 500 mil detentos do sistema prisional. “São pessoas que têm contato permanente com a comunidade. Como vivem confinados, transmitem a doença com muita velocidade. Vamos bloquear uma importante cadeia de transmissão, além de proteger essa população”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Universidade Anglo-Americano completa primeiro semestre em Bagé 
O reitor recebeu o Padre Carlini que abençoou a universidade

Em funcionamento em Bagé desde o início de 2011,a Universidade Anglo-Americanojá conta com mais de 300 alunos e já acumula resultados positivos. Na semana passada, a comunidade acadêmica recebeu autoridades e representantes da imprensa para a inauguração da universidade e o reitor, Paulo Alonso aproveitou para anunciar o vestibular de inverno com a abertura de quatro novos cursos, além dos sete que já estão em andamento.
“Este primeiro semestre superou todas as nossas expectativas, tanto em número de alunos como no seu estimulo. Temos mais de 300 alunos matriculados e com a expectativa de aumentar este número significativamente já no vestibular de inverno. Além disso, estamos contentes em estar contribuindo com progresso e desenvolvimento da região através da oferta de ensino superior de qualidade”, destacou Alonso.

Chá e bazar solidário
A Associação Espirita Amor e Caridade estará realizando seu chá-bazar amanhã, dia 06 de maio,às 15h no Núcleo Nova Esperança no bairro Malafaia, rua Clélia Gomes Araújo 495. Os convites estão disponíveis na secretaria do Amor e Caridade na rua Fernando Machado 98, Centro.

- Sorriso Maroto em Bagé
Em comemoração aos 29 anos da Rádio Delta FM, o grupo de pagode Sorriso Maroto se apresenta em Bagé dia 09 de maio no ginásio Presidente Médice, o Militão, a partir das 22h.

- Capital Inicial
O show acontece dia 26 de maio no ginásio do Militão em Bagé.



Pronatec é lançado em Candiota

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada já está em pleno funcionamento e com inscrições abertas até o dia 17 de maio junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na agência do Sine de Candiota.
Segundo a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a iniciativa será direcionada aos contemplados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. “Foram disponibilizadas 55 vagas. No caso de haver um número superior de inscritos será realizada uma análise para a seleção. É uma oportunidade de qualificação aos assistidos do município”, salientou.
No Rio Grande do Sul esta modalidade de cursos está sob a coordenação da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social que, para Candiota, destinou capacitações para soldador e operador de máquinas. O município foi selecionado através da avaliação do programa Pacto pelo Emprego, que consistiu em identificar quais cursos garantiriam, além da formação, a inserção dos participantes no mercado após a conclusão da capacitação.
De acordo com o delegado regional do trabalho, Alexandre Camargo, a capacitação será dividida em três turmas e será realizada em dois períodos, em local a ser definido. “O curso de soldador terá 200 horas/aulas e irá iniciar no dia 12 de junho, sendo dividido em duas turmas, com 16 alunos em cada uma. O funcionamento será nos turnos da manhã e tarde”, informou. Já a capacitação para operador de máquinas terá início em agosto, com 300 horas de duração, com aulas no turno da noite. Serão disponibilizadas 23 vagas.
************************
- Obras da UPA em Bagé estão na fase de conclusão

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Bagé estão na fase de conclusão. Com um investimento de R$ 2.573.894,81, a construção localizada na rua Félix Contreiras Rodrigues, deverá atender 9 mil usuários por mês, ou seja, 300 pessoas por dia. A previsão de inauguração da obra é em junho deste ano.
De acordo com a coordenadora de Convênios e Projetos da Secretaria de Saúde (SMS), Gisele Lima, foi protocolado junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES), um projeto para aquisição de equipamentos e materiais para a UPA no valor de R$ 896 mil. “Segundo informações da SES, o projeto foi aprovado e estamos aguardando o repasse do recurso para licitar os itens. Este repasse deve acontecer o mais breve possível. Após a aquisição e entrega dos equipamentos e materiais, poderemos efetivamente iniciar as atividades da UPA”, declarou.
A enfermeira Simone Aparecida Luiz, explica que o pronto atendimento atenderá urgências nos sete dias semana e 24h por dia. “Quatro médicos serão colocados à disposição e uma equipe multidisciplinar. Haverá 14 leitos de observação”, destacou.
Simone ainda salientou que a unidade considerada de médio porte, é o primeiro serviço público com classificação de risco que vai funcionar 24h por dia. “A UPA é municipal e atenderá a rede”, afirmou.

Marjorye Ouvires, completou 2mesinhos dia 23 de abril e é a felicidade dos pais Josiele e Maicon e da titia Daiane.


Érick Soares completou seu primeiro aninho. Ele é filho de Rosane e Tiago.


Guilherme Alves, filho de Josiane e Luiz Carlos Alves que nasceu dia 15 de abril.


Luisa Feres Barbosa de 7 meses. Ela é filha de Reísa Feres e Juliano Barbosa.


Juros de mora

         Os créditos relativos a dívidas de terceiros devem constar no balanço patrimonial da empresa, em conta pertencente ao Ativo Circulante, que engloba os direitos e haveres que esta possui.
         Sendo tais créditos oriundos de operações baseadas em contratos (por exemplo, aluguéis de bens móveis e/ou imóveis) ou em duplicatas, nos quais há o devido marco inicial da mora, tais contas a receber devem ser periodicamente atualizadas (de acordo com os índices oficiais de correção monetária) e os juros moratórios legais.
         No que se refere à correção monetária, se não há outro índice indicado no documento que deu origem ao crédito, a atualização da dívida se dá a partir das datas de vencimento dos títulos com base na variação do IGP-M (FGV), índice usado pelo Poder Judiciário.
         No que respeita aos juros de mora, caso não tenha sido estipulado outra taxa, aplica-se o percentual legal de 1% (um por cento) ao mês, previsto no Código Civil, também a partir das respectivas datas de vencimentos.
         Periodicamente, na escrita contábil, tais acréscimos legais ao valor original devem ser registrados, adequando o patrimônio da empresa à realidade, independentemente de ajuizamento da cobrança da dívida.
         Ocorre, porém, que quando os créditos são ajuizados, muitas vezes o Judiciário determina que a contagem dos juros de mora ocorra somente a partir da data de citação do devedor.
         Tal entendimento se baseia numa leitura apressada do artigo 219 do Código de Processo Civil (CPC). Este dispositivo legal estabelece:
         Art. 219 - A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.
         Ora, os acessórios do crédito principal (aí incluídos os juros de mora e a atualização monetária) pertencem ao direito material (Código Civil - CC) e não ao formal (Código de Processo Civil - CPC).
         O artigo 219 do CPC somente deve ser utilizado, para fins de determinação do termo inicial da mora, nos casos em que este não estiver expresso em convenção entre as partes ou não existir previsão legal.
         E isso em decorrência do que dispõe o artigo 397 do Código Civil:
         Art. 397 - O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.
         Parágrafo único - Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.
         Este entendimento envolve o princípio que veda o enriquecimento ilícito do devedor e é matéria de direito material e não formal. Do contrário, seria um grande negócio para o devedor não adimplir suas dívidas, contando com sua sensível redução (perda de valor), após o ajuizamento.
         Nesse sentido, estipula o artigo 394 do CC:
         Art. 394 - Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.
         E o artigo 395 do CC aclara os efeitos da mora:
         Art. 395 - Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.
         Portanto, prevendo o título executivo extrajudicial a data de vencimento e o percentual de juros de mora, estes e a atualização monetária do principal devem ser calculados desde o termo inicial convencionado e não da data de ajuizamento ou citação do devedor.

Mario Pinheiro
(jornalista, contador a advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Último dia da 24ª edição da Fenovinos em Bagé

Sob a coordenação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ARCO), da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (ABACO), e a Associação Rural de Bagé, a XXIV Fenovinos, feira itinerante de ovinos, expos 205 animais (133 galpão/18 lotes) no Parque de Exposições Visconde Ribeiro Magalhães, em Bagé desde a quarta-feira, dia 2, até hoje, quando acontece o encerramento da programação.
A participação expressiva de animais surpreendeu o presidente da ABACO, Geraldo Brossard Correa de Melo.
“Tínhamos uma expectativa menor de quantidade, mas agora vemos um número extremamente satisfatório. A Fenovinos teve este ano grandes e importantes novidades que valorizaram ainda mais a feira, como o artesanato em lã, a degustação de carne ovina, 2º Concurso de Carcaças e Vitrine da Carne ABACO/MARFRIG com desossa de animais do concurso”.
Paulo Afonso Schwab, presidente da ARCO diz que a expressiva quantidade de animais na Fenovinos só reafirma o ótimo momento da ovinocultura nacional.


Bellynha Costa filha da Família Costa dos Santos. Ela é uma maltês e tem 7 anos. 



Nicolini inaugura mais uma loja


A expansão do supermercado Nicolini chegou a Pelotas na semana passada. Lá foi inaugurada uma ampla e moderna loja com ampla variedade de produtos. A inauguração aconteceu na noite de quarta-feira, dia 24, na loja, com a presença de autoridades, imprensa e convidados.
*****************

Feira do Livro de Dom Pedrito encerra amanhã
A programação da 8ª edição da Feira do Livro de Dom Pedrito encerra amanhã, mas antes, várias atrações estão previstas. A feira que iniciou dia 1° de maio acontece no Calçadão da praça General Osório e é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Assessoria de Cultura.
Entre os diversos objetivos desta 8ª Feira do Livro está oferecer um evento cultural à população e mostrar às pessoas a importância do livro na nossa vida.
Na programação da feira estão previstas diversas atividades como sessão de autógrafo com a presença de diversos escritores, homenagens, animação, oficinas de arte, palestras, contação de histórias, apresentações artísticas e outras com a participação de diversas entidades entre elas as universidades Urcamp e Unipampa.
Apesar de bastante jovem, a Feira do Livro de Dom Pedrito já tem tradição no Estado pela sua organização e pela presença de expoentes da cultura no Estado. Neste ano a feira contará com uma caravana de poetas e trovadores literários.


Liberta-te do mal 
A obra espirita aborda questões relacionadas às problemáticas sociais e existenciais, apresenta uma oportunidade de reflexão sobre o comportamento do indivíduo enquanto ser social e espiritual em constante transformação. Em Liberta-te do Mal a autora espiritual Joanna de Ângelis, baseada nas vigorosas lições de Jesus e nas sábias diretrizes do Espiritismo.



Estilhaça-me 
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo - ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar, até ser presa numa cela e, anos depois, livre se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.



Livre para viver 
Escrito por um psiquiatra que dirigiu o centro de distúrbios de ansiedade da Universidade de Harvard, este livro busca ser um guia para compreender os mecanismos relacionados ao medo, ansiedade e estresse do cérebro e um manual relacionando os métodos eficazes para superá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário