Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 256:: 19 de Maio de 2012 ::


Por Simôni Costa

A festa da co-padroeira de Bagé é bastante especial. A cidade ilumina-se com a tradição das velas votivas e desperta uma atmosfera de fé e homenagens à santa que, conta a história, tanto já protegeu e abençoou os bageenses. Na quinta-feira, dia 24, a tradição se repete e, mais uma vez, a procissão luminosa sai da Paróquia Auxiliadora e percorre as principais ruas da cidade entoando cânticos e levando fé e devoção. Voltando a história, contam os mais antigos que, as velas votivas surgiram em agradecimento a Nossa Senhora por ter trazido de volta os bageenses que estavam na 2° Guerra Mundial e, de lá para cá, outros tantos feitos fizeram com que a Santa seja uma das mais queridas e respeitadas pela população. Neste feriado municipal, então, aproveite para reunir a família em uma oração e não esqueça de acender a sua velinha na janela.
E, antes de participar da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, acontece hoje o Dia de Ação Voluntária. Uma iniciativa da Fundação Bradesco que, além de prestar diversos serviços à comunidade, é uma excelente maneira de integrar a escola com a sociedade bageense. A atividade acontece durante todo o dia na própria escola, em Bagé, e merece visitação.
idade. O mesmo acontece para as demais pessoas envolvidas, como parentes dos alunos e profissionais que residem próximos das escolas, que dedicam horas do dia para realizar ações que beneficiam, em sua maioria, pessoas carentes.



Dia Nacional de Ação Voluntária acontece hoje em Bagé

Durante todo o sábado, dia 19, alunos, pais de alunos, professores e funcionários da escola da Fundação Bradesco e da Organização Bradesco, além de pessoas da comunidade que atuam em diversas áreas realizam o Dia Nacional de Ação Voluntária. Serão desenvolvidas atividades gratuitas que deverão proporcionar atendimentos para os moradores das comunidades em torno da escola da Fundação Bradesco.
Em sua décima edição, o Dia Nacional de Ação Voluntária acontece simultaneamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco, distribuídas em todos estados brasileiros e Distrito Federal.Em Bagé serão atividades de prestação de serviços ligadas à diversas áreas.
Para a Fundação Bradesco, apoiar e incentivar o envolvimento de seus alunos em atividades voluntárias contribui para a formação de cidadãos participantes, sensíveis a questões sociais de sua comunidade. O mesmo acontece para as demais pessoas envolvidas, como parentes dos alunos e profissionais que residem próximos das escolas, que dedicam horas do dia para realizar ações que beneficiam, em sua maioria, pessoas carentes.


Algumas das atividades desenvolvidas:
- Exames preventivos de saúde (medição de pressão, diabetes, exames clínicos, aplicação de flúor eetc);
- Orientação sobre saúde (Dentistas/PIM/Pastoral da criança);
- Palestras sobre riscos do uso de drogas, prevenção de DSTs/Aids (Proerd e CAPS);
- Encaminhamento de emissão de Carteira Profissional – (RG/ CPF/FOTO recente sem óculos – acima de 14 anos);
- Cadastramento do Programa Bolsa Família (RG/ CPF/FOTO);
- Cadastramento para Oportunidades de Estágio CIEE e Prodesp (RG/ CPF/FOTO);
- Oficina de Manutenção Elétrica –Rede Doméstica;
- Corte de cabelo; Pintura de unhas; Reparação de óculos;
- Doação de animais (cães e gatos);
- Arrecadação de alimentos (troca de 1 kg de alimento por 1 livro);
- Recreação e jogos;
- Oficina de dança;
- Oficina sobre sexualidade para meninos e meninas (conversa em grupos);
- Passeio turístico;
- Orientações de prevenção de acidentes domésticos/salvamento;
Obs.: Alguns serviços ainda estão sujeitos a confirmação.

- Depois de comprar o presente do Dia das Mães é chegada a hora da troca
Todo filho busca o presente ideal para a sua mãe, mas, às vezes, a cor não agrada ou o tamanho não é o ideal. Há ainda os casos em que os produtos apresentam defeitos e, em todas essas situações, é hora de voltar ao comércio para realizar a troca destes produtos.
O Procon de Bagé alerta, no entanto, que o lojista não é obrigado a realizar a troca se o produto não apresenta nenhum defeito, mas que está conduta costuma ser adotada como uma maneira de conquistar o cliente. Já nos casos de problemas técnicos, o consumidor tem trinta dias para reclamar no caso de produtos não duráveis (alimentos, flores, etc.) e noventa dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, etc.). Neste caso, se o fornecedor não solucionar o problema em 30 dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto por outro, em perfeitas condições de uso da mesma espécie ou a devolução dos valores pagos ou, ainda, o abatimento proporcional do preço.
O Procon ressalta também que a contagem do prazo inicia a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução do serviço. Quando precisar, procure o fornecedor (pessoalmente ou através do serviço de atendimento ao cliente SAC) e tente solucionar a questão. Caso não consiga, recorra a um órgão de Defesa do Consumidor em sua cidade.




O leite como aliado do cérebro

Um copo por dia já é suficiente para melhorar as funções cognitivas
A ideia de que o leite auxilia no fortalecimento dos ossos é verdadeira, mas não são apenas os ossos que saem ganhando quando a bebida entra na dieta. Uma pesquisa da Universidade de Maine, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro é outro grande favorecido. Ao submeter 900 homens e mulheres de 23 a 98 anos a uma bateria de testes os estudiosos perceberam que aqueles que possuem o hábito de consumirum copo de leite diariamente obtiveram melhores resultados.
Os pesquisadores justificaram o resultado na composição nutricional dos produtos lácteos, que são ricas fontes de nutrientes importantes para a função mental, como cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D. Por outro lado, como possui proteínas de difícil digestão, nem todos se beneficiam ao consumir leite de vaca. Nesse caso, as versões de soja, arroz e quinua são boas pedidas. Existem também diferenças entre os tipos de leite que precisam ser observadas na hora de escolher o produto.
O Integral é o menos indicado, já que possui altas taxas de gordura saturada, que é responsável por aumentar o peso e o risco de doenças cardiovasculares.
No Semidesnatado a quantidade de gordura saturada encontrada é considerada intermediária. Portanto, engorda menos que o integral, mas não é tão magrinho como o desnatado.
Já o Desnatado apresenta, no máximo, 0,5% de gordura saturada. Assim, é ótima opção para quem deseja emagrecer ou conservar o peso. Além disso, todos os nutrientes são preservados.



Mil hectares da região devem receber recomposição de matas ciliares

Com a finalidade de atender ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE), IBAMA, Ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente, e Advocacia Geral da União, para a adequação ambiental das Fases A e B da Usina Termelétrica Presidente Médici – localizada em Candiota –, cerca de mil hectares de cidades da região devem ser beneficiados com o plantio de árvores nativas.
Para tanto, o Ibama está avaliando as áreas para a plantação das espécies de mudas. A recomposição das áreas de matas ciliares e degradadas nas bacias hidrográficas do Rio Jaguarão e do Arroio Candiota, prevista no TAC, será executada através de convênio, celebrado com o Instituto Cultural Padre Josimo. O projeto conta, ainda, com a cooperação técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-RS).
Na semana passada, um encontro realizado no Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecológica (CEPA), em Candiota, apresentou o plano de trabalho, proposto pelo Instituto Padre Josimo, para a implantação do projeto. A atividade contou com a presença de representantes da CGTEE/Eletrobras, Ibama, Instituto, Incra/RS, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Prefeitura de Candiota e Câmara de Vereadores.
Agora, o Ibama realiza a análise do plano e deve divulgar a autorização dos trabalhos dentro de um mês.
Segundo o consultor ambiental do projeto, Fernando Bernal, no momento, a CGTEE está em fase de aquisição das mudas.
“Devemos iniciar a plantação efetiva em 400 hectares de junho a agosto deste ano. Nos outros 600 hectares, a perspectiva é realizar no ano que vem”, relatou.
De acordo com representantes do Ibama, os trabalhos de vistoria das áreas estão sendo concluídos. A meta é avaliar se os espaços estão aptos ou não ao plantio.


- São Gabriel marca Dia da Família com caminhada

Com o propósito de marcar o Dia Internacional da Família e enaltecer a importância da participação familiar no processo educativo, a Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel promoveu, no dia 15 de maio, terça-feira, a primeira edição da “Caminhada da Família”, que mobilizou a comunidade para a importância dos valores familiares na construção da cidadania.
A caminhada contou com a participação de estudantes, professores e comunidade, com saída da Praça Carlos Pereira (largo do Museu da FEB) em direção à Praça Fernando Abbott, onde aconteceu um ato ecumênico.


Niver
  Um aniversário que esteve muito concorrido e que aconteceu nas dependências do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé foi o do médico Jorge Kaé que recebeu inúmeros amigos para comemorar a chegada dos 50. Estiveram lá para abraçá-lo Airton Lacerda e Renata Fonseca, Fernando Farinha e Caroline, Paulo Ricardo de Souza Dias e Débora, André Previtali e Eveline , Antônio Luis Silva e Gárdia, Michel Kaé e Laura, Fábio e Fabiana Lucas, Rodrigo Pillon e Rachel, Alexandre Mayer e Michele...


O aniversariante com a esposa Miriam e os filhos Jorginho e Júlia
Lucinha Coelho, Fabiana Lucas e Miriam Kaé
 

Jorge Kaé com Simone e Bob Machado
 **********************************************

1 ano

Na casa de festas Balakatoon, o pequeno Gonzalo, filho de Marcel Pons Silva e Tatiana comemorou o primeiro aniversário junto com a família e amiguinhos. Gracinha ele!
 ***********************************************

Lançamento

A loja Mulata de Sant’Ana do Livramento lançou sua coleção outono/inverno 2012 em um concorrido desfile no Rivera Cassino & Resort. O evento contou com a presença de grande público que pode conferir belos modelos de grandes marcas. O evento aconteceu dia 04 de maio. A foto as proprietárias Nasmi e Nasir Bulmini, com a mãe Nasime e a equipe da loja. 


**************************************************
68 anos de amor
Paulo Tavares Móglia e sua querida esposa Zilá Gomes Móglia completaram 68 anos de união no dia 15 de maio. Juntos, construíram uma família que mantém forte os laços do amor e do carinho. São mais de 70 pessoas entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos que juntos celebram esta união hoje à noite com um jantar no Grande Hotel de Termas do Arapey no Uruguai. Não faltará nenhum membro da família. Que lindo! Parabéns para este maravilhoso casal!
 

Paulo e Zilá Moglia


CURTAS

Entre hoje e amanhã muita gente bacana vai desfilar pelo green do Cantegril Clube de Bagé onde está acontecendo o 10˚ Torneio Aberto de Golfe. Os melhores competidores da região e do estado confirmaram presença na competição que ainda vai contar com atividades sociais paralelas como o tradicional churrasco oferecido hoje à noite. O torneio é aberto ao público. Bom programa para o findi.

Na última quinta-feira, em Porto Alegre, houve o lançamento de livros de escritores bageenses no Café Chaves, localizado no interior de uma das mais tradicionais galerias da cidade, a Galeria Chaves Barcellos que agora está totalmente revitalizada. Os livros “A árvore que falava Aramaico” de Francisco Botelho e “Semeando Crônicas” de Valdir Alves Ramos foram lançados junto com a exposição de obras de artistas aqui da terra que enfeitarão as vitrines das lojas da Galeria até o dia 26 de maio. Este é um programa que não dá para perder...




Também em clima de Dia das Mães, Alessandra e a mãe Liliane Ferreira.

Antônio Carlos Coradini Filho que vai comemorar seu aniversário dia 25 de maio no Balakatooncom o tema “O Circo do PatatiPatatá”. Ele é filho de Antônio e Daiane.

Em clima de comemoração no Dia das Mães, Simone Rosa da Silva e o seu filhote lindo Tarsinho.


Doações e Imposto de Renda (II)

            Como já foi assinalado antes, por falta de previsão em lei, as contribuições feitas a diversas entidades filantrópicas, de educação, de pesquisa científica ou de cultura não são dedutíveis do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Mesmo quando tais instituições possuam certificados de utilidade pública e reconhecimento em leis municipais ou estaduais.
            O que não impede que o espírito caridoso, que não condiciona seus atos a recompensas terrenas, continue a fazer doações a estas entidades, cujos serviços prestados às comunidades locais são de grande importância.
            Por outro lado, as pessoas que são contribuintes do IR e querem deduzir as contribuições quando do pagamento do tributo, podem se beneficiar do abatimentno de até 6% (seis por cento) do imposto devido, fazendo doações para os  Fundos da Criança e do Adolescente, do idoso, de Incentivo à Cultura, de Incentivo à Atividade Audiovisual e de Incentivo ao Desporto.
            Para que seja concedido o abatimento, é preciso:
            1) que o doador seja contribuinte individual do IR;
            2) que tenha imposto devido na Declaração Anual de ajuste (DIRPF), mesmo que, na apuração final, haja saldo de imposto a pagar ou a restituir (com o abatimento da doação, provavelmente, haverá, no primeiro caso, menor saldo a pagar; na hipótese de restituição, esta deverá ser maior);
            3) que a declaração seja feita no modelo completo;
            4) que a doação seja efetuada no ano-base da declaração (ou seja, em 2012, para quem for utilizar o abatimento na Declaração de ajuste de 2013).
            Assim, quem teve imposto devido na Declaração do ano anterior e recebe rendimentos constantes, não só pode como deve (para reduzir seu imposto ou aumentar sua restituição) fazer as doações mencionadas.
            Para tanto, deve observar os seguintes procedimentos:
            a) verificar se durante o exercício não teve ou terá outros gastos excepcionais, sujeitos a deduções do IR (por exemplo, com saúde ou educação);
            b) verificar imposto devido, relativo ao ano anterior, na última Declaração apresentada;
            c) calcular os 6% (seis por cento) do imposto devido;
            d) efetuar o pagamento da doação até o dia 30 de dezembro deste ano. 
            É interessante salientar que todo o valor doado será revertido em benefício do próprio doador, pois reduzirá o IR a pagar na sua Declaração de Renda.
            E o mais importante é que tais contribuições vão ajudar sua cidade a dar melhor assistência a crianças e idosos, ou a desenvolver projetos culturais ou esportivos, gerando mais empregos e rendas e difundindo a cultura.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Produções com estilo e casualidade
Mulheres cheias de charme, estilo e casualidade tem na loja Maguí uma excelente referência para montar o seu look. Com peças que primam pela qualidade e conforto, mas sem esquecer das tendências de moda, a Maguí oferece produções para o dia-a-dia e, outras, mais elaboradas para festas e eventos.
Produção: Maguí Modas
Modelos: DieniferUrrutia Pereira e Marcia Ferreira
Fotos: Thaís Noble



Bagé celebra Nossa Senhora Auxiliadora

 Co-padroeira será lembrada dia 24 de maio
O mês de maio, em Bagé, é dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora. Tradicionalmente os festejos da co-padroeira iluminação a cidade com as velas votivas, que ganham colorido especial com os vitrais de imagens religiosas que muitas casas e prédios públicos produzem. O espetáculo produzido traduz em uma manifestação clara de devoção do povo aos seus santos, que são expressões da espiritualidade da comunidade bageense e que tem seu auge na procissão de Nossa Senhora Auxiliadora, que acontece na quinta-feira, dia 24, quando também é feriado municipal.
Conta a história que o mundo estava em guerra em 1942 e o Brasil convocava os jovens para lutar, foi então que muitas preces foram feitas a Nossa Senhora Auxiliadora para proteger os filhos da cidade. Quando a guerra terminou, os poucos bageenses que foram lutar, retornaram. E, no ano seguinte, a população passou a montar altares em homenagem a Nossa Senhora em suas janelas, dando início a tradição das velas votivas.
Os festejos de Nossa Senhora Auxiliadora deste ano iniciaram dia 15 de maio com a realização de novenas, que se estendem até dia 23, sempre às 19h na igreja. Já no dia 24 haverá missa às 18h seguida de procissão luminosa, para tal, leve sua vela. A procissão sai da Igreja Auxiliadora, desce pela avenida Sete de Setembro até a Casa de Cultura e retorna até a Igreja Auxiliadora pela rua Marechal Floriano, onde acontece o encerramento.

- Atividades Rotary Bagé Sul
Os integrantes do Rotary Bagé Sul realizam hoje seminário com as integrantes de 13 clubes de mães de Bagé. A atividade acontece durante todo o dia, com almoço e palestras sobre Lei Maria da Penha, saúde, educação e mercado de trabalho. Dia 2 de Junho outra atividade está prevista. Será um seminário com jovens dos bairros de Bagé, indicados pelos clubes de mães. A programação acontece durante todo o dia, com recreação, almoço e palestras sobreprevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mercado de trabalho e experiências de vida. Já no dia 16 de junho o Clube participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil com posto de vacinação na Praça Silveira Martins.

- Núcleo promove palestra
Na tarde do dia 15 de maio o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, em parceria com a Casa de Cultura Pedro Wayne promoveram a palestra "Silo Jesuítico de Santa Tecla", tendo como convidados Cassio Lopes e Edgar Lopes Lucas.O tema refere-se aos resquícios de construções em pedra encontradas na área próxima ao Forte.

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia 
“O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, de Luiz Felipe Pondé, e o terceiro da coleção Politicamente Incorreto. Nele, Pondé, com a ironia costumeira, desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros.


Rios de Sangue – 100 anos de guerra no continente americano 
Com acuidade histórica, força narrativa e descrições de batalhas apoteóticas, José Antônio Severo cria um romance épico que expõe o sacrifício de gerações de brasileiros. Com ares de clássico, “Rios de Sangue” conta a formação da identidade latino-americana, em meio a conflitos que se arrastaram por décadas, numa versão tropical da Guerra dos Cem Anos.


Questões do coração 
Emily Giffinaborda o tema da infidelidade em seu romance contado em capítulos alternados pela esposa injustiçada e a outra mulher. A esposa vê seu marido se aproximar da mãe de um paciente e, neste cenário, está criado um triângulo amoroso envolvente, com personagens referenciais e encantadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário