Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Caderno Pampa:: Edição nº 260 :: 16 de junho de 2012 ::




Por Simôni Costa
Desde a semana passada os termômetros em toda a região mostraram o despencar das temperaturas e registraram a chegada da primeira onda de frio deste ano. É o anúncio da chegada do inverno, que oficialmente inicia dia 21 de junho, e que traz mudanças significativas no cotidiano das pessoas que precisam se preparar para enfrentar as temperaturas negativas. A lareira, o fogão a lenha, o banho mais quente, e vários outros hábitos entram em cena com a intenção de amenizar o frio. Então, pensando em proporcionar sugestões para aproveitar ainda mais o inverno, preparamos uma coletânea de informações que podem ajudar você e sua família a se preparar para o inverno. Agora de posse destas dicas é hora de preparar a casa e aproveitar, afinal o inverno é uma das estações mais charmosas do ano e ideal para curtir o aconchego da família.
Esta semana está marcada também pelo início da campanha de vacinação contra a poliomielite. E tão importante quanto alcançar 100% da meta é garantir que o Brasil continue com a doença erradicada. Então faça a sua parte e leve suas crianças a um posto de vacinação.



Madalena Sports completa 1 ano

Equipe Madalena Sports recepcionou os clientes no dia do aniversário com várias promoções
Especializa em artigos esportivos, a Madalena Sports completou na segunda-feira, dia 11, um ano de inauguração e sucesso. O empreendimento administrado por Michele e Antônio Cougo está constantemente recebendo novidades na linha esportiva e trabalha com as principais marcas do mercado, entre elas: Topper, Adidas, Timberland, Rebook, Olympicus, Joma, Fila, Puma, Mizzuno, Mormaii, entre diversas outras. Também estão chegando os estoques da Nike e da LaCoste. A loja divide a exposição de produtos por linhas: Indoor (futsal, dia a dia), running (academia, caminhada), adventure (trilhas) e fitness.


- Bagé organiza Festival Hípico

Entre os dias 7 e 8 de julho o Círculo Militar de Bagé receberá cavaleiros e amazonas de toda a região para o Festival Hípico. O Comandante do 6ª Regimento de Polícia Montada (RPMon) Major Emílio Teixeira conta que o Festival tem como objetivo manter as tradições da cavalaria e propiciar a prática do esporte, além de ser uma opção de lazer para a população. O Major recebeu da prefeitura de Bagé R$15 mil para a organização do evento.
O Tenente-Coronel Cláudio Louzada, comandante do 3º RCMEC, afirmou que diversas cidades participam do evento. “É aberto ao público. A comunidade bageense está convidada para prestigiar este grande evento”, destacou.



- Associação Rural inicia preparativos para 100ª Expofeira
Há pouco mais de quatro meses da 100ª Expofeira de Bagé, o Vice-Presidente da Associação/Sindicato Rural, Paulo Ricardo de Souza Dias, criou, com apoio da diretoria da entidade, um Gabinete de Gestão para tratar e definir assuntos relacionados ao evento. O objetivo do Gabinete é reunir os responsáveis, que estarão envolvidos direto ou indiretamente com o evento, para intensificar os preparativos.
O Vice-Presidente adiantou ainda que além das atrações tradicionais da Expofeira, a edição comemorativa deste ano contará com o Fórum “Cenários do Agronégocio”.

- Biblioteca renovada
A Biblioteca Pública Otávio Santos recebeu 680 volumes referentes a 340 títulos, através do Programa de Livro Baixo Custo, da Biblioteca Nacional. E, até o próximo mês serão, ao total, 1068 volumes e 540 novos títulos. Os volumes beneficiarão áreas como educação, direito, administração, informática, marketing, turismo, física, história, literatura infanto-juvenil e romances.



Região inicia vacinação contra a poliomielite

Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas

A partir de hoje tem inicio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012. Para a data, todos os postos de saúde de estarão abertos, das 8h às 17h, prestando atendimento. Posteriormente, a aplicação das doses ocorrerá no horário normal de cada unidade.
Em Candiota, a meta é garantir a vacinação de cerca de 650 crianças. A enfermeira Ariadne Meira da Costa destaca a importância da prevenção. “O vírus não existe no Brasil, mas enquanto houver diagnósticos em qualquer região do mundo é necessário continuar com as campanhas preventivas”, avaliou.
Todas as crianças com menos de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a paralisia infantil, independente de tê-la recebido anteriormente. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.
A Campanha Nacional tem por objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.



- Ponche Verde de Dom Pedrito com inscrições abertas
Um dos maiores eventos da música tradicionalista do Rio Grande do Sul acontece este ano entre os dias 16 e 18 de novembro em Dom Pedrito. A 27ª edição do Ponche Verde da Canção Nativa e 11ª Mostra do Canto Campeiro contará com shows e apresentações artísticas, além da apresentação de músicas inéditas. Os compositores têm até o dia 21 de setembro para se inscrever. A organização do evento atenta que todos os participantes podem ter acesso ao regulamento do evento através do blog do festival (www.poncheverdedp.blogspot.com.br). Entre as atrações confirmadas estão os shows de Marcello Caminha dia 16, de César Oliveira e Rogério Melo dia 17, e Pedro Ortaça e Grupo no domingo. Entre os bailes estão confirmadas as presenças de Volmir Martins e Grupo Bem Gaúcho na sexta-feira e Os Mateadores no sábado.

- São Gabriel realiza Cena Pop neste final de semana
Com a intenção de promover um espaço de integração entre os músicos do município, São Gabriel realiza amanhã, dia 17, o Cena Pop, que acontece simultaneamente a outro evento jovem ligado ao skate: o PushRace. Esta será a sexta edição do evento, que sempre contou com grande participação do público.
Na organização do evento, a Secretária de Educação, Ana Paula Capiotti destaca que a ideia é criar um palco para que os jovens músicos da cidade possam mostrar o seu trabalho, integrando ainda a música ao skate. O Cena Pop acontece na praça Fernando Abott.

- Livramento distribui alimentos arrecadados durante festival
O festival de fronteira Um Canto para Martin Fierro já teve a definição de seus vencedores e já tem a sua próxima edição planejada pelos organizadores, mas as ações voltadas para o bem estar social continuam sendo desencadeadas na cidade. Na semana passada, foi a vez de vinte entidades serem contempladas com os alimentos arrecadados nos três dias do evento, realizado no Parque Internacional.
No total foram arrecadados 6.829 quilos de alimentos não perecíveis, sendo 10% destinados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que recebeu 692 quilos e as demais entidades, que receberam 323 quilos cada uma.



Homens na Cozinha
Foi confirmado o sucesso do evento “Homens na Cozinha - II Edição” que aconteceu no sábado, 09, no Salão Nobre da Associação Rural de Bagé. Como no ano anterior, três homens que entendem de culinária foram convidados pela diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé para “pilotar” os fogões e apresentar a 200 convidados suas criações. Neste ano, Luis Guaraní de Bem, Jorge César Teixeira e Eduardo Romero prepararam as delícias: galinha ao molho pardo, bacalhau à JC e cangica de trigo com carne de ovelha acompanhadas de saladas variadas e complementado com uma espetacular mesa de doces confeccionados por inúmeras pessoas. Vários brindes foram sorteados e ainda houve um leilão tipo americano de um quadro pintado por Talita Suñé, que foi arrematado por mil reais. No final, todos dançaram embalados pelo som de Murilo Dotto. A rapidez com que os ingressos foram vendidos já sinalizava o resultado: sucesso total! Confiram nas fotos algumas pessoas que estiveram por lá:


Claudia Meirelles, Nilza Severo, Eliane Kalil e Marli Faria, integrantes da LFCC


Antônio Cougo e a esposa Carmem Gonçalves. Presenças no "Homens na Cozinha"


Os "donos das panelas", Luis Guaraní, Jorge César e Eduardo Romero em intervalo para o clic


Stela e Ronaldo Cantão prestigiando o jantar da Liga


****************************************
Reunião em Santa Maria


Na segunda-feira, dia 11 de junho, houve um encontro dos coordenadores comerciais das Casas ZH na sede do Grupo RBS em Santa Maria, cidade que em breve estará recebendo uma nova emissora da Rádio Gaúcha. Na foto, o registro do evento! 

**********************************************
Parabéns
  Os irmãos George e Paolla Dalé comemoraram os 15 anos de vida com festa produzida pela mamãe, Simone Ebert  na última quinta-feira na Casa de Festas do Jardim do Castelo com jantarzinho para familia, colegas e amigos. Depois, seguiu a noitada para a gurizada com som do Dj Fabrício Leal, salgados de Neiza Budó, comes de Clarice Dotto, cupcakes das Doces Gurias, fotos de Diones Alves e, claro, a decoração impecável de Simone com direito a mesa de doces com espelhos e cristais com adornos de rosas, lírios e lisiantos em tom pink. Tudo muito lindo!


A lindinha Paolla Dalé em clic de Diones Alves

George Dalé com a mãe Simone Ebert 

************************************************
Curtas

 A artista plástica bageense, Sylvinha Martins, vem de Nova York, onde reside, especialmente para integrar a mostra "Panorama Terra" com curadoria de Alexandre Murucci para o calendário cultural da RIO +20. Sylvia traz a instalação “Vargem Florida”. Um luxo!

 Os Clubes de Rotary da região estarão presentes na posse do Governador do Distrito 4780 do Rotary, Carlos Frederico Gonçalves, no próximo dia 30 de junho na cidade de Jaguarão. O novo Governador Distrital também irá empossar os presidentes dos Clubes de Rotary para a gestão 2012-2013. A próxima presidente do Rotary Bagé Sul, Rosa Cardona, estará presente na solenidade. Vera Wachter, atual presidente da entidade, entregará o comando à Rosa na reunião do clube que acontecerá no dia 2 de julho.



Empresa Individual Limitada

         Com a sanção da Lei nº 12.44/2011, que alterou o Código Civil, criou-se a possibilidade de constituição de empresa individual de responsabilidade limitada.
            A nova legislação acaba com a necessidade de sócio para abrir pequenas empresas, permitindo que apenas uma pessoa responda pelo empreendimento. Ainda de acordo com a norma, o capital social mínimo exigido será de 100 (cem) salários mínimos, o que atualmente representa R$ 62.200,00 (sessenta e dois mil e duzentos reais).
            A pessoa que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade. Tal tipo de empresa também poderá resultar da concentração das cotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
            A criação de uma nova modalidade de negócios denominada Empresa Individual de Responsabilidade Limitada busca favorecer o empreendedor individual, que não precisa mais necessitar de outrro sócio para abrir uma sociedade limitada, nem responder solidariamente com todo o seu patrimônio pessoal pelos atos da empresa.
            De acordo com a nova lei, apenas o patrimônio da empresa responde pelas dívidas do negócio, ficando de fora o patrimônio do dono. A não ser em casos de dissolução irregular do empreendimento, o empresário não poderá ser responsabilizado pessoalmente pelas dívidas do negócio.
            Esta modalidade de empresa será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário mínimo vigente no país. Ela também poderá resultar da concentração das cotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração (por exemplo, falecimento do outro sócio).

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



O inverno chegou. É preciso se preparar!

Aproveitar a casa, cuidar da beleza e da saúde são atitudes fundamentais para curtir ainda mais o inverno

A mudança radical de temperatura que o inverno impõe exige também mudanças de hábitos. Nos dias mais frios passamos mais tempo em casa, então nada melhor do que deixar a sala mais aconchegante e acolhedora. Também no inverno, precisamos ter mais cuidado com doenças respiratórias e quadros alérgicos, a dica principal para este caso é investir na limpeza. E, como não poderia ser diferente, nossa pele e cabelos também sofrem com as temperaturas negativas, então invista na prevenção e em cuidados especiais que objetivam manter a beleza e a saúde.

Com a saúde...
O inverno também requer cuidados especiais, já que ficamos mais tempo com as janelas fechadas e criamos o ambiente perfeito para que os microorganismos se proliferem com mais facilidade. Assim, é preciso estar, mais do que nunca, atento à limpeza.
- O primeiro passo é arejar! Abra as janelas, mesmo que por apenas 10 minutos. É preciso deixar o ar circular um pouco.
- Não esqueça de manter o pó longe. Num dia de tempo firme, tire todas as cobertas que estavam guardadas e deixe-as respirar um pouco. Se estiverem com muito cheiro de “guarda-roupa” o ideal será lavá-las.
- Outra dica é separar todas as roupas de verão e coloque-as em sacos plásticos, de preferência, aqueles à vácuo. Eles ajudam a deixar as roupas livres do contato com a poeira e umidade.

Mantenha a beleza...
A pele e os cabelos são atingidos diretamente pelas temperaturas baixas do inverno. A boa noticia é que existem dicas simples e rápidas que podem salvar a sua beleza durante o inverno. A esteticista Tainá Brito conta que cuidados básicos podem fazer a diferença.
- Nada melhor do que um bom banho quente para espantar o frio, mas a temperatura da água pode esconder problemas para o couro cabeludo e para a pele, já que a temperatura elevada estimula a produção de oleosidade. Então encontre um meio termo e fuja do banho escaldante.
- Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno. Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.
- Os lábios e a pele ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam. É preciso hidratar regularmente. Além do uso regular de filtros solares, é importante beber muita água. Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, as vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles.A hidratação é essencial para termos a pele saudável e linda.


Em casa...
Nesta época do ano, passamos mais tempo em casa. Assim, nada melhor do que investir na decoração para tornar os ambientes mais acolhedores e quentinhos. A Arquiteta Silvia Pereira sugere alguns passos para você transformar sua casa:
- Substitua o revestimento das paredes. Em vez de papel, utilize tecidos em tons invernais. Você também pode mudar a cor de uma das paredes, aplicando uma tinta de cor mais fechada, como uva, vinho, berinjela, marrom ou café.O mesmo vale para as cortinas! Invista em bons tecidos invernais para aquecer o ambiente.
- Dê novo acabamento a móveis como sofás, poltronas e pufes, revestindo com tecidos de texturas mais evidentes, linhos bordados ou cores mais quentes misturadas a cores sóbrias.Almofadas são fundamentais! Capriche nas capas.
- Uma manta no braço do sofá ou nos pés da cama é uma maneira fácil e rápida de mudar. Tapetes de lã e felpudos aquecem ainda mais o ambiente.
Preparar a casa para o inverno pode ser bastante agradável e prático com as sugestões da loja Objeto Direto. A empresária Édila Dias destaca alguns artigos que podem fazer a diferença na sua casa e ajudar a enfrentar o inverno.


Para servir a sopa ou um creme, nada melhor do que usar uma bolws, que são estas pequenas travessas ideais para quem gosta de se aquecer com caldos quentes.




A bandeja térmica é uma excelente opção para manter os alimentos aquecidos durante as refeições. E, para tal, bastam alguns poucos minutos ligadas na energia elétrica para a certeza de uma refeição deliciosa e quentinha mesmo nos dias mais gelados.


As canecas térmicas são uma verdadeira sensação em países como os Estados Unidos e agora também começam a ganhar adeptos por aqui, afinal nada melhor do que desfrutar de um chá ou café quente.






Gabriel Gonçalves Gomes, filho de Jocilene e Luciano

O orgulho dos pais Fabiana e Michel é sua Ana Júlia. A lindinha completou 10 anos dia 13 de maio

Leonardo, 10 anos, Luís Eduardo, 7 e Isabella, 10 meses. Eles são filhos de Rochele Oliveira, de Quaraí.


Este espaço é uma oportunidade para que você tenha boas sugestões para apreciar a arte de ler. Assim, aproveite as dicas e, boa leitura! E caso o livro que você procura esteja em falta, a LEB faz a encomenda sem custo adicional e em, no máximo, uma semana você já pode iniciar sua leitura.



Uma biografia definitiva – Chaplin 
O maior ícone da história do cinema, Charlie Chaplin, viveu uma das mais dramáticas jornadas da pobreza à fama. Sua vida foi marcada por contrastes extraordinários: a criança de um bairro pobre de Londres que se tornou multimilionário; o palhaço cinematográfico que era um perfeccionista compulsivo por trás das câmeras; o astro bajulado que caiu publicamente em desgraça após escândalos pessoais e políticos. Esta biografia, definitiva e atraente, é a única a ter acesso irrestrito aos arquivos de Chaplin.



O vôo da vespa 
Perseguidos pelo inimigo, em plena Segunda Guerra, caçados pelos colaboradores dos nazistas, quase sem treinamento de vôo, com uma quantidade limitada de gasolina, Harald Olufsen e sua amiga Karen não sabem se sobreviverão ao vôo de 930 quilômetros de um biplano arruinado, que talvez represente a única esperança da Inglaterra evitar o grande desastre.


Excalibur – As crônicas de Arthur 
A saga do maior guerreiro de todos os tempos vista à luz das mais recentes descobertas arqueológicas chega ao seu final neste terceiro volume da trilogia “As Crônicas de Arthur”. Uma conclusão surpreendente das aventuras de um homem que todos pensavam ter sido Rei, mas que jamais usou uma coroa. Os primeiros volumes são “O Rei do Inverno” e “O Inimigo de Deus”.



Criança Índigo 
As crianças índigo estão chegando. Preparadas na espiritualidade, estão nascendo por toda a parte. Sua missão é ajudar a construir um mundo novo. Neste livro, pais, educadores e psicólogos encontram tudo o que precisam saber para identificar e entender as crianças índigo e para conviver com os futuros líderes de um mundo de transformação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário