Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 266 :: 28 de julho de 2012






Por Simôni Costa 
Na Fronteira do Brasil com o Uruguai, a cidade de Sant’Ana do Livramento completa 189 anos em ótimo momento de expansão econômica e social. A cidade que por anos ficou à sombra dos Frees Shops uruguaios hoje se projeta para o futuro e vislumbra resultados otimistas e que são o retorno de muito trabalho e empenho. Quem ganha ao final de tudo? A população de toda a região que tem muito com o que se orgulhar e também inúmeros atrativos para conhecer na cidade. Aos santanenes, Parabéns! E, não somente pelo aniversário, mas pela demonstração de força e vontade de crescer.
Por Bagé, todas as atenções estiveram voltadas ao FIMP, que por cinco dias proporcionou momentos de encantamento à população bageense com suas notas musicais suaves e precisas, Ao final de mais um festival, o gostinho de quero mais retorna ao paladar dos bageenses, que agora aguardam pela 4ª edição do festival, programada para 2013.





Música conquista bageenses mais uma vez 


Durante toda a semana notas musicais ecoaram pelos pampas bageenses. A terceira edição do Festival Internacional de Música do Pampa (FIMP) confirmou o sucesso das edições anteriores e agradou o público que lotou as dependências do Clube Comercial durante todas as noites do evento. Além disso, concertos especiais e acadêmicos levaram música para os mais diversos espaços da cidade, democratizando o acesso a cultura.
Já na noite de abertura, com o salão lotado do Clube Comercial,contou com a participação de 12 músicos e os sons dos violinos, violoncelos, oboés, clarinetes, violas, flautas e trompetes emocionaram o público.
Durante os seis dias do FIMP em Bagé, artistas nacionais e internacionais circularam pela cidade e atraíram jovens músicos e estudantes de música, que participaram de uma programação diária de concertos, que alcançou espaços como hospitais, asilos, universidades e instituições de assistência à portadores de necessidades especiais. Nesta edição do FIMP, mais de 300 pessoas estiveram envolvidas, representando mais de 50 cidades brasileiras e seis países. A grande atração foi a presença de François Rabbath, que esteve pela primeira vez no Brasil a convite do Diretor Pedagógico do festival, o bageense Marcos Machado. A direção Artística do FIMP esteve a cargo do Maestro Jean Reis.

Marcado leilão de objetos de “O Tempo e o Vento”
As gravações do filme “O Tempo e o Vento” movimentaram Bagé e toda a região. E a passagem de toda a equipe ainda rende frutos para a cidade. Agora, serão levados a leilão um chapéu em couro assinado pela equipe de atores, direção e produção do filme O Tempo e o Vento, o baú da personagem Ana Terra, a faixa do Capitão Rodrigo, uma imagem grande de Nossa Senhora da Conceição, xale de Ana Terra, chapéu de Ricardo Amaral. O evento será realizado dia 11 de outubro na Associação Rural, junto à Expofeira de Bagé.
O leilão é uma iniciativa da equipe do Comitê da Qualidade de Bagé que entregou o projeto do Leilão em benefício da Vila Vicentina aos líderes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A entrega aconteceu durante o 13° Congresso Internacional da Gestão. A diretoria de Bagé, liderada pela presidente Sandra Farias de Moraes, registrou a entrega do projeto, em fotografia com o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Menna Barreto Felizzola, e do presidente do Conselho Superior do Programa, Jorge Gerdau Johannpeter.

Detalhes de Bagé 

Na edição em que comemoramos o aniversário de 201 anos de Bagé lançamos um desafio: três fotos de três detalhes da cidade. Você conseguiu identificar de quais prédios estávamos falando?
A primeira foto mostrava o relógio da Igreja de Santa Thereza. A segunda foto mostrava o sino que está no Centro Administrativo e que por anos serviu para alertar para a chegada do trem. E a terceira foto é do muro do Palacete Pedro Osório visto por dentro. Os alunos do curso de aprendizagem – Serviços Administrativos do Senac Bagé mataram a charada e acertaram as três fotos. Liliane Becker também participou via Facebook e acertou duas fotos.




Equipe CC Seguros em constante qualificação
Treinamento contou com a presença de 17 colaboradores da Seguradora



Com a intenção de proporcionar mais conhecimento e uma melhor performance aos seus consultores de venda, a CC Corretora de Seguros realizou na semana passada um treinamento sobre previdência privada com a presença da Especialista em Vida e Previdência, Lisiane Mendes de Porto Alegre, que com dinâmicas de grupo e outras atividades, passou aos colaboradores da CC conceitos básicos e técnicos sobre a modalidade de previdência privada objetivando a melhoria na qualidade do atendimento aos clientes.
“A ideia é que os consultores de venda consigam ter uma qualificação maior e prestem uma consultoria mais efetiva e próxima ao perfil de cada cliente e, assim, possam entender as necessidades do cliente e oferecer um produto mais próximo ao desejado”.
Outro destaque feito por Lisiane é a iniciativa da CC Corretora de Seguros em prestar treinamento aos seus colaboradores. Segundo ela, uma equipe bem qualificada e preparada para entender as demandas de mercado é fundamental para a satisfação dos clientes e também para o sucesso da empresa.
Participaram do treinamento 17 consultores de vendas que, segundo Lisiane, obtiveram ótimos resultados, interagindo durante todo o tempo e demonstrando interesse e participação.



CURTAS

Vinícola Peruzzo recebe três premiações no Concurso Mundial de Bruxelas
Realizado pela Revista Vinho Magazine, o Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil - Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil (CMBB) avaliou mais de 220 amostras, com um júri formado por experts brasileiros e estrangeiros, com larga experiência em analise de vinhos. Do total de amostras avaliadas, segundo os critérios internacionais do Concurso, 30% receberam medalhas. A Vinícola Peruzzo obteve três premiações. Ouro com Peruzzo Extra BrutChampenoise e duas pratas com Peruzzo Cabernet Sauvignon 2008 e PeruzzoSensus Cabernet Sauvignon 2010.

Inscrições para o Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Entre os dias 20 e 25 de novembro Bagé realiza o 4° Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que contará com mostras de filmes regionais, nacionais, latino-americano e uma apresentação lusófona de países africanos de língua portuguesa. As inscrições para os filmes iniciam em agosto pelo site www.festivaldafronteira.com.br. Mais informações pelo telefone (53) 3242 9012.

Chuvas continuam fracas
Mesmo com as previsões para o fim do período de estiagem, as precipitações continuam aquém do esperado em Bagé. Até o momento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 52 milímetros de chuva em julho, enquanto que a média histórica do mês é 127 milímetros.Desde agosto de 2010 todos os meses registraram chuvas abaixo da média, com exceção de fevereiro de 2012. O déficit pluviométrico já está em 1720 milímetros. 


CTG Prenda Minha realiza atividades
Com o objetivo de arrecadar fundos em beneficio das invernadas e manutenção do seu prédio, o CTG Prenda Minha vem realizando uma série de atividades. Na semana passada, foi realizada uma festa julina e a venda de mocotó. Agora, dia 5 de agosto, acontece a Festa da Melhor Idade. A festa acontece a partir das 16h30 no CTG com entrada franca.
“Entendo que em pouco tempo, talvez 10 anos, a cidade terá uma realidade bem diferente, mas isto também dependerá da comunidade local, pois não depende só do poder público. A comunidade empresarial deve se fazer presente nas atração de novos negócios, e tudo indica que isto ocorrerá”.





189 anos de Sant’Ana do Livramento 


Uma cidade de futuro promissor, com potencial para alcançar vários outros anos em pleno desenvolvimento e proporcionando qualidade de vida para sua população com ótimas opções de lazer, educação, turismo, saúde, segurança, emprego e em muitos outros aspectos. Sant’Ana do Livramento completa no próximo dia 31, 189 anos com muitos motivos para comemorar.
Durante todo o mês de julho ouvimos representantes da sociedade santanense, que listaram os pontos positivos da cidade e as perspectivas para o futuro. Muito se falou sobre o potencial da fronteira com o Uruguai, que atraí visitantes para ambos os lados, impulsiona o comércio, gera empregos na rede hoteleira e de restaurantes e promove a cidade. Outros lembraram ainda da possibilidade de criação de Free Shops no lado brasileiro, o que viria à agregar ao potencial de Livramento para o turismo de Compras. Outros tantos lembraram da energia eólica, recentemente inaugurada na cidade que projeta novos e promissores rumos. A educação, com o crescimento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também foi lembrada. O potencial do campo, com a pecuária e agricultura ganhou destaque em muitas respostas e vários outros aspectos também foram lembrados.
Para o futuro, muitas projeções foram feitas, mas todos foram unânimes em afirmar que a cidade possui grande potencial para crescer e se desenvolver ainda mais, assim como analisa o Economista Eduardo Mauch Palmeira. Ele lembra que por muitos anos a metade sul foi deixada de lado, mas que este quadro está em mudança e a região vem se projetando para todo o país e reativando as potencialidades desta terra.
“O que noto é uma mudança na matriz produtiva, saindo apenas da orizicultura e da pecuária, passando para novas atividades como a energia eólica e a vitivinicultura. A cidade de Livramento/Rivera tem tudo para ter sucesso nos próximos anos, impulsionada pelos Free Shops no lado brasileiro. Mas não podemos ficar só nisso, precisamos agregar valor aos produtos locais e atrair novos investimentos. Creio que o setor turístico possa ser o caminho. Quanto a educação é fato que com a chegada da Unipampa a cidade torna-se pólo educacional, atraindo também alunos do país vizinho”.
Palmeira também projeta um futuro promissor para Livramento.
“Entendo que em pouco tempo, talvez 10 anos, a cidade terá uma realidade bem diferente, mas isto também dependerá da comunidade local, pois não depende só do poder público. A comunidade empresarial deve se fazer presente nas atração de novos negócios, e tudo indica que isto ocorrerá”.


Turismo, vinicultura e energia    



Quem deseja conhecer melhor Sant’Ana do Livramento precisa visitar alguns pontos fundamentais da cidade. O Lago do Batuva é uma excelente opção de turismo e lazer. No local é possível aproveitar os raios de sol em contato com a natureza e ainda tem a opção de praticar esportes e se divertir em família ou com amigos. O turismo em Livramento também tem ponto alto junto a cidade de Rivera. Lá é possível visitar os Free Shops, além de desfrutar de ótimos restaurantes. A vinicultura também agrega opções ao turismo. Logo na entrada da cidade é possível visitar algumas vinícolas e conhecer o processo de fabricação dos vinhos. Também na entrada da cidade pode-se avistar o Cerro das Palomas, conhecido ponto turístico da cidade.
A energia eólica transformou a paisagem da Fronteira. A Usina Eólica do Cerro Chato foi inaugurada no mês de junho em uma área de 8mil hectares e já conta com 45 aerogeradores, que juntos são capazes de gerar 900 megawatts com capacidade de abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. Nesta primeira fase do empreendimento, cinco aerogeradores já estão em funcionamento. Tudo isso, para utilizar o potencial do vento local na fabricação de energia elétrica limpa.

A Festa!
Com a aproximação do dia 30 de julho, quando completa 189 anos, uma grande festa está sendo preparada.

Programação oficial
28 de julho:
Festa do Ovino e Vinho – Durante todo o dia no Parque Internacional
29 de julho:
Torneio de futsal – 9h – na Praça OriosvaldoBrecelé
Corrida ciclística – 14h – no Lago do Batuva
30 de julho:
Abertura oficial com hasteamento das bandeiras – 8h – Na praça Internacional
Durante todo o dia os espaços culturais estarão abertos a visitação com exposições em comemoração ao aniversário da cidade
31 de julho:
Apresentações artísticas em homenagem às empresas que impulsionam o desenvolvimento da cidade – 20h – Salão Nobre da prefeitura
02 de agosto:
Inauguração da exposição Livramento 189 anos no Museu Municipal Davi Canabarro
03 de agosto:
Mateada em frente a Casa de Cultura durante todo o dia com apresentações artísticas, brinquedos infláveis, jogos da Secretaria do Esporte com campeonatos de Pênalti e Embaixadinhas em comemoração a reinauguração do monumento de homenagem a Copa do Mundo de 1970.
04 de agosto:
Torneio de Futebol de Bombachas – das 9h às 17h na Praça OriosvaldoBrecelé
Culto da Amel – 19h no Salão Cultural
06 de agosto:
Encerramento oficial da programação no Salão Cultural da Prefeitura





CURTAS

Olá, caros leitores do Caderno Pampa! Mais uma vez, minha colega Caia Martins me solicitou para que eu estivesse por aqui informando vocês dos principais acontecimentos da cidade e região. Fico muito grata e espero fazer um trabalho a altura da competência dela.

Estive em Santa Fé, cidade cenográfica que deu vida ao longa-metragem O Tempo e o Vento, no último final de semana e pude constatar que o  poder público municipal está se organizando para tornar, de fato, aquele belo local em mais um ponto turístico da nossa Rainha da Fronteira. Esperamos, agora, que a comunidade também faça a sua parte e contribua para eternizar Santa Fé por várias gerações.

O Rotary Bagé Sul está organizando um mocotó para o próximo dia 05 de agosto, cuja renda será revertida a comunidades carentes assistidas pela entidade. Aqueles que desejarem contribuir podem adquirir os convites ao valor de R$ 6,00 com os próprios integrantes do Rotary, e depois só buscar o seu prato na residência da Rua Antenor Gonçalves Pereira, 851, onde os rotarianos estarão preparando o delicioso mocotó.
***********************************
Pedido de Casamento


Não foram apenas Capitão Rodrigo e Bibiana que uniram seus amores na pacata, mas não menos bela, Santa Fé. Fui testemunha no último domingo, dia 22, de um romântico e inusitado pedido de casamento naquele magnífico local. Maurício Maggi pediu Cassandra Rodrigues em casamento, claro, os amigos foram cúmplices da surpresa e todos já esperam a noiva por lá, que num passeio descontraído pela cidade cenográfica, num belo domingo de sol, foi surpreendida por seu amado. O acontecimento parou Santa Fé e todos compartilharam da felicidade do casal. Parabéns!!!

O casal posando para a foto com a capela de Santa Fé ao fundo (bem apropriada, diga-se de passagem)

Maurício e Cassandra com a mãe dele, Elizete Mesquita e os pais dela, Naira e Bento Cleber Rodrigues

Os amigos num brinde coletivo à felicidade do casal
****************************************
Intercambio
Aproveitando as férias escolares, Lucas Abascal Bulcão trocou o frio rigoroso dos pampas pelo clima ameno e prazeroso de Londres e Paris. O jovem também esteve em Kent, interior da Inglaterra, para um intercambio na Bele International School.


Lucas posando para foto na London Eye, em Londres

O estudante em frente ao cartão postal de Paris, a Torre Eiffel
******************************************
UP-D
As amigas Kelly Pinheiro e Caroline Zanini estrearam uma nova proposta no mundo da moda: Up-D. As profissionais irão prestar consultoria de moda a empresas e marcas. Bagé e Porto Alegre foram as cidades escolhidas para o lançamento. E o que esperar de Up-D? Só sucesso, é claro! Afinal, quem não lembra da super organização que foi o Bagé Sob o Olhar da Moda, dirigido por Kelly? 

Caroline Zanini e Kelly Pinheiro durante lançamento de Up-D, na Madre Maria, no último dia 19. Click Gabriel Haag



Reconhecimento ao trabalho realizado pelos Agricultores
Dia do Agricultor é comemorado hoje, 28 de julho

De acordo com dados do último Censo do IBGE (2010), mais de 15% da população brasileira conquista seu sustento com atividades ligadas à agricultura, pecuária ou pesca. Tal dado demonstra o potencial do setor, que movimenta milhões de reais anualmente e é a base da economia, além de tornar o Brasil um país autossustentável em alimentos e o segundo maior exportador do mundo. São milhões de grãos, legumes, verduras, frutas que levam alimentos de qualidade a mesa do brasileiro, vindos de todas as regiões do país. Na base de todo este trabalho está a figura principal de todo o setor: o agricultor e, dia 28 de julho, quando comemora-se nacionalmente o Dia do Agricultor, tem-se uma ótima oportunidade para destacar o trabalho destes homens e mulheres que cuidam da terra e semeiam a prosperidade de todo o país.
O Dia do Agricultor foi instituído no ano de 1960 por ocasião do centenário de criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pelo então presidente, Juscelino Kubitschek. O Decreto nº 48.630, que determinou a comemoração da data fala da importância do setor: “O país deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola; é justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais”.
A data é, ainda, uma ótima oportunidade para parabenizar à todos  que trabalham no meio agrícola, setor importantíssimo para o crescimento do Brasil, afinal, é através do trabalho do agricultor que todo o mercado de alimentos é abastecido, assim como a matéria prima para diversos produtos é produzida. O empresário Odacir Cezar Pillon lembra que é o agricultor que possui intimidade com a terra e, através dela,e com o seu trabalho, é uma fonte geradora de riqueza.
Outro empresário do setor, ValmorCoradini Júnior destaca que o agricultor é fundamental para a economia da região.
“O agricultor além de produzir, viabiliza muitas atividades ligadas a pecuária, hoje temos em nossa cidade várias famílias vocacionadas a atividade agrícola. Outro dado importante é que o agricultor sempre investe todo seu ganho na sua cidade, não transfere para outro lugar”.
Também atento a importância deste trabalhador, o empresário SieghardOtt, Presidente da Camal, lembra que é o agricultor o responsável por toda a produção primária, o que resulta na alimentação humana diretamente.
“É o agricultor o produtor da matéria prima, que é a base para tudo. É através da agricultura que tudo se inicia, então precisamos valorizar muito este profissional tão fundamental, que além de tirar o seu sustento do campo é o produtor de toda a nossa base alimentar”.



Contexto atual

Na região, a agricultura destaca-se pela alta tecnologia empregada na produção e manejo do arroz irrigado e também da soja, que vive momento de expansão em toda a região, com a implantação de novas tecnologias ao seu manejo. No entanto, a agricultura vive momentos de dificuldades sempre que esbarra em fatores climáticos desfavoráveis, como o atual que atrapalha o cultivo do arroz e impede o aumento de área. Já a soja passa por um momento bom, já que a falta de produto no mercado favorece os preços,que são recordes e apresenta-se como uma ótima oportunidade para o agricultor.Ott destaca que a instabilidade nas garantias de preços dos produtos é o ponto mais vulnerável da agricultura, sendo o grande entrave do setor. Os fatores climáticos também prejudicam bastante o trabalho no campo.
Em reconhecimento ao trabalho dos agricultores Pillon parabeniza os produtores.
“Nosso reconhecimento pela coragem e persistênciado agricultor por enfrentar esta atividade árdua, mas não menos digna de outras atividades”.
Coradini também destaca que a data merece ser sempre lembradapelo belo trabalho realizado pelos agricultores e que a parceria entre os homens do campo e as empresas do setor é peça fundamental para o sucesso.

 Associação dos Agricultores promove seminário
Cerca de 400 produtores rurais são esperados no evento
No próximo dia 10 de agosto, a Associação de Agricultores de Dom Pedrito realizará o 13° Seminário Lavoura em Evolução em Dom Pedrito. O evento acontecerá no Clube Comercial, com programação voltada às questões de mercado, clima e tecnologias para as principais culturas da Região da Campanha. À noite, a entidade promove o 11º Jantar do Arroz, no Dom Pedrito Country Club, com uma palestra sobre as políticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a orizicultura, pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, seguido do jantar e o show com Rodrigo Soltton.
Já o Seminário Lavoura em Evolução, na parte da manhã, abordará as tendências do mercado de soja para o ciclo 2012/13 com o economista Argemiro Brum, da Universidade de Ijuí, seguido pela palestra da pesquisadora Ana Berneche, da Embrapa Clima Temperado, sobre as cultivares de soja indicadas para o plantio em áreas de arroz. Ainda na parte da manhã, após um breve intervalo, o consultor ambiental da Farsul, Eduardo Condorelli, abordará aspectos gerais do novo Código Florestal Brasileiro e responderá perguntas dos participantes. Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, finalizará a programação da manhã apresentando as tendências climáticas para a safra de verão 2012/13.
Na parte da tarde a programação começa com o painel: Desafios e oportunidades para o arroz brasileiro no mercado internacional. O palestrante será Tiago Sarmento Barata, da Agrotendências Consultoria. Após, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, ClênioPilon, abordará as estratégias para a diversificação sustentável da agricultura na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria - da governança às tecnologias. No retorno de um coffee break, os participantes terão a palestra: Lavoura Protegida - Seguro Agrícola Privado, pelo diretor executivo da Tovese Corretora de Seguros, Otávio Simch. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, falará sobre a diversificação de culturas - alternativa para o desenvolvimento da orizicultura gaúcha. A palestra de encerramento será do Secretário Estadual da Agricultura, Pesca e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que tratará do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Rio Grande do Sul.





Toda prosa, a prenda Isabelle Trindade é filha de Micheli e Éder

A caipirinha Tainá Domingues, filha de Lilian e Márlon

O amor de EliangeRoyes. Ramiro de Souza Ribeiro.







Presentes e acessórios diferenciados
Para quem precisa escolher um presente de formatura ou aniversário e quer ter a certeza de acertar a Angélica Pratas e Folheados tem as melhores opções. São colares, anéis, pulseiras, gargantilhas, relógios, brincos e muito mais, tudo de acordo com as últimas tendências do mercado e para homens, mulheres e crianças de vários estilos e personalidades. A dica da Angélica Pratas e Folheados é investir no dourado que voltou com tudo nesta estação. As peças contra o “olho gordo” e com o símbolo do infinito também estão em alta. E no assunto pulseiras, a regra é quanto mais melhor. Assim, inspire-se e arrase.
Produção: Angélica Pratas e Folheados – Av. Marechal Floriano1518 (Bagé)




Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé com novo presidente
Tomou posse na semana passada a nova diretoria do Núcleo de Criadores de cavalos Crioulos de Bagé, que será presidida pelo Administrador Rural Rogério Zílio da Rosa. A atividade aconteceu após um dia de provas classificatórias para a Expointer no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.

Perfil
Rogério recebeu do pai, em 1989, o primeiro cavalo crioulo, que deu origem a sua atual criação. Ele e a família são proprietários da Cabanha Rincão das Talas, localizada em Dom Pedrito. Há seis anos se tornou membro do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, e há dois ocupa a função de tesoureiro.De acordo com o administrador, que também é proprietário da TrevoAgroveterinária, projetos como Prova Campeira, Paleteada Oficial e Prova de 21 Dias já estão agendadas e serão as primeiras atividades de sua gestão.

Candiota oficializa criação da Unidade de Conservação Biopampa
Área de dois mil hectares terá fauna e flora preservada
A Reserva Biológica Biopampa – assim denominada – estabelecida pela LM nº 1371/2012, está situada junto à foz do arroio Candiota e possui uma área aproximada de dois mil hectares. O espaço tem como limites, ao norte, a ponte de concreto fronteiriça com Pedras Altas; e ao sul, a ponte de madeira de fronteira com Aceguá. As margens dos rios Candiota e Jaguarão e suas matas ciliares, entre as referidas pontes, também são referências limitantes de domínio da Unidade.
Agora, um estudo mais aprofundado da fauna e da flora existente deverá ser realizado para encaminhar e cadastrar a Unidade junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que tornará o município apto a receber as verbas necessárias para gerir a Unidade, que será executado de forma participativa e democrática, com a participação efetiva de um Conselho Gestor, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil.
O grupo terá, entre suas atribuições, as tarefas de estabelecer normas de interesse da Unidade e acompanhar sua gestão; elaborar um Plano de Manejo; aprovar planos, programas e projetos a serem implementados; estimular a captação de recursos para programas, entre outras funções. Também, segundo o artigo 2 da nova Lei, não poderá haver interferências humanas ou modificações ambientais no âmbito da reserva, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais, além de atividades de educação ambiental.

Livramento marca Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama com atividades
A 8ª Edição do Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mana movimentou Sant’Ana do Livramento. Inúmeras atividades foram realizadas na Praça General Osório para marcar a data. Entre elas a assistência médica no local; com realização de exames clínicos da mama, prestação de informações sobre a prevenção e diagnóstico da doença, verificação da pressão arterial, entre várias outras atividades.





Baguete Recheada 


Esta receita foi enviada por Vania Gonçalves para o Receita da Clau.
Veja esta e outras receitas no www.receitadaclau.com
Rendimento: 2baguetes
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes

Massa
2 ovos
1 copo (200ml) de leite morno
2 tabletes de fermento para pão, ou um envelope
2 colheres (de sopa) de margarina ou manteiga
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
2/3 copo de amido de milho
Aproximadamente 300 gramas de farinha de trigo
Queijo parmesão ralado

Recheio (sugestão)
400 gramas de presunto
350 gramas de queijo mussarela
Orégano

Modo de Preparo
Recheio
Pique o presunto e a mussarela em cubinhos bem pequenos (se estiverem fatiados, pique em quadradinhos). Coloque numa vasilha e tempere com o orégano. Reserve.

Massa
Bata por um minuto no liquidificador: ovos, leite, fermento, manteiga, sal e açúcar.
Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a farinha de trigo e o amido de milho ao poucos, até formar uma bola. Se precisar, coloque mais farinha, mas misture aos poucos, devagar, para que a farinha absorva todo o líquido. Deixe a massa descansar dentro do microondas (desligado) por 40 minutos.
Depois do descanso, divida a massa ao meio (pois a receita rende 2baguetes), abra com o rolo, passe margarina ou manteiga (como se fosse untar a massa) e acrescente o recheio.Enrole as baguetes (como um rocambole) e faça cortes transversais na parte de cima. Polvilhe orégano e/ou queijo parmesão e coloque no forno a 200°C (pré-aquecido). Deixe assar por cerca de 40 minutos, até dourar.

Dicas e opções
Troque o recheio por: refogado de calabresa, cebola, salsa e alho ou refogado de calabresa, cebola, alho e escarola ou frango desfiado com catupiry ou queijo branco e peito de peru.
Polvilhe a baguete com orégano, queijo parmesão ou gergelim (branco ou preto).
Coloque a farinha aos poucos, para formar um mingau primeiro. Depois, acrescente mais, bem devagar.
A margarina ou manteiga que se coloca na massa aberta é para folhear a massa.
O recheio deve ser utilizado sempre frio, para não interferir no cozimento do pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário