Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Caderno Pampa :: Edição 267 :: 04 de agosto 2012


Por Simôni Costa
Todo o início de ano letivo os conselhos são os mesmos: estude desde o início, não deixe a matéria acumular, mantenha uma rotina de estudos, deixe a preguiça de lado e etc. Mas, agora, já passada metade do ano o que dizer para aqueles alunos que estão com as notas baixas e com o ano em risco? A boa notícia é que ainda há remédio e que a aprovação ainda pode ser conquistada mesmo sem a temida recuperação final, basta dedicação, esforço e estudo. Então, mãos a obra, porque as aulas já recomeçaram e não há mais tempo a se perder.
O gosto pela música erudita dos bageenses está cada vez mais aguçado e nem bem a terceira edição do Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) terminou e os bageenses já estão esperando pelo próximo. Até lá, uma campanha está arrecadando fundos para a aquisição de um novo piano. A causa é nobre e o resultado beneficiará a todos que serão encantados pelas notas que sairão do novo piano.


 Hora de voltar para a rotina escolar 

As férias foram boas, mas já acabaram. A hora agora é de retomar a rotina e, no caso das crianças e adolescentes, voltar aos estudos. O segundo semestre do ano letivo é decisivo, mas depende diretamente do desempenho do início do ano. Garantir boas notas desde as primeiras provas é um dos melhores conselhos, mas nem tudo está perdido para quem não conseguiu atingir os objetivos do primeiro semestre e agora terá que correr contra o tempo perdido para não colocar o ano em risco e ainda, quem sabe, fugir da recuperação final.
A Pedagoga Sônia Pires conta que o mais importante neste momento é reorganizar a rotina de estudos e retomar os conteúdos. Ela garante que ainda há tempo suficiente para recuperar as notas sem precisar recorrer a recuperação. Mesmo porque, a Pedagogo explica que a recuperação é uma oportunidade para os alunos que tiveram alguma dificuldade de aprendizagem, que pode ter relação emocional ou de saúde, e não uma chance de recuperar todos os conteúdos que não foram apreendidos.
E, nessa hora, a parceria com a família é fundamental.
“O estudante, muitas vezes, não tem maturidade suficiente para compreender que precisa estudar. Então, a família tem que auxiliar nesse processo, controlando para que o aluno não perca o foco e impondo uma rotina de responsabilidade e estudo”, destaca Sônia.

Não se enrole nos estudos
A receita para chegar ao final do ano com os conteúdos na ponta da língua e livre da recuperação é prestar atenção em aula e manter o hábito do estudo diário em casa, quando é a hora de rever os conteúdos e reforçar a aprendizagem.
Outras dicas também podem ajudar. Organize o tempo. Se o dia possui 24horas, você deve separar o tempo de dormir, comer, ir a escola e estudar em casa. É possível continuar com todas as atividades, desde que haja um tempo reservado diariamente para a revisão dos conteúdos.
Não adianta querer estudar enquanto assiste a televisão ou mexe no computador. É preciso criar um ambiente de estudo e se concentrar somente nos livros. Para quem estuda no período da manhã, um cochilo depois do almoço pode ser muito útil. O que não pode acontecer é que a soneca se estenda durante todo o período da tarde, é ai que entra a importância da família. Uma hora de sono é o suficiente.
Uma forma de recuperar o que foi dado nos bimestres anteriores é fazer resumos do material de estudo, grifando o que achar mais importante e encontrando palavras-chaves que resumem o assunto em tópicos.

Lanche divertido
A escola pode ser muito divertida e atraente. Agora, a hora do lanche também está se tornando mais alegre e, o mais importante, saudável. A onda é usar de alimentos naturais, que normalmente não atrairiam as crianças, para preparar lanches inusitados e saborosos.
A dica é que os pratos podem ser adaptados para serem levados na lancheiras escolares. Para preparar o sanduiche “Boneca Raladinha” você vai precisar de queijo e peito de peru. Para incrementar o recheio, misture uma cenoura e uma beterraba raladas e acrescente uma colher (chá) de azeite, uma colher (chá) de vinagre ou suco de limão e sal a gosto. Os cabelos da boneca são feitos com a salada ralada, o olho com azeitona preta, os cílios e a boca com catchup. Uma rodela de pepino faz o lacinho.
Outra sugestão é o sanduiche “flores de primavera”. Para esse sanduíche quente, coloque numa chapa ou frigideira antiaderente já aquecida o peito de peru e o queijo mussarela por cima. Antes de tampar a panela, jogue um pouco de água para fazer vapor e derreter melhor o queijo. Coloque tudo no pão branco. O desenho das flores você consegue com forminhas de biscoito. O contorno pode ser feito com catchup e o miolo, com cenoura.

 Mitos sobre o estresse 


A maneira como conduzimos a vida contemporânea impõe muitos desafios, correria e, consequentemente o estresse passa a ser um companheiro diário de muitas pessoas. No entanto, dicas simples podem ajudar a amenizar a situação e a melhorar sua qualidade de vida. O primeiro passo é entender que dependendo de como se encara cada situação, ela pode se tornar um sonho ou um aborrecimento. A confusão, entretanto, começa na hora de decidir o que fazer para lidar com o nervosismo. Certas práticas que aparentemente esfriam a cabeça podem, na verdade, acabar esquentando os ânimos.
1 - Não se programe
Priorizar certos assuntos, organizar-se e manter uma agenda dos eventos são passos importantes para manter a serenidade. Afinal, aí estão enumerados jeitos simples de se preparar para enfrentar o que vem ao longo do dia e, então, evitar surpresas desagradáveis ou instantes embaraçosos, dois fatores capazes de alavancar os níveis de adrenalina no organismo. Mas que fique claro: a disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. Ficar engessado também atrapalha, porque qualquer imprevisto pode desencadear nervosismo.
2 - Medite!
A tal arte milenar oriental, assim como a ioga ou até o tai chi chuan, é preconizada como um dos alívios mais eficazes para a tensão excessiva. Ela realmente tem seu valor, porém somente para quem a aprecia. Forçar alguém reconhecidamente elétrico a ficar imóvel enquanto se concentra em seu próprio corpo, além de não adiantar nada, contribui para o surgimento de uma sensação precursora do estresse: a ansiedade. A regra, portanto, é investir no que você gosta.
3 - Fale até ficar rouco!
Discutir a perda de um emprego ou a de um ente querido auxilia a superar o trauma. Entre outras coisas, o próprio ato de falar exige uma organização prévia do pensamento — premissa essencial para passar por cima das pedras que atravessam o seu caminho. Acontece que, em contrapartida, a insistência no assunto quase sempre culmina em nervos exaltados. O pior é que isso não ocorre só porque a questão continua a rondar as conversas do sujeito. Na verdade, as próprias palavras dos companheiros às vezes causam desconforto por se oporem ao raciocínio do estressado do momento. Por isso, os especialistas aconselham buscar parceiros de papo que sejam bons ouvintes e que busquem apenas aprofundar o debate.
4 - Nunca durma nervoso
Em um mundo ideal, as preocupações ficariam restritas ao período em que o sol dá as caras. Mas, na realidade, cada vez mais elementos interferem no equilíbrio do dia — e muitos deles não têm medo do escuro da noite. Por isso, sejamos sinceros: aquela velha máxima de não levar problemas para a cama é difícil de ser aplicada ao pé da letra. E, mais do que isso, se trocamos horas de sono para resolver pendências, o risco de o estresse despertar junto com você aumenta. Uma estratégia que traz bons resultados é, em vez de resolver o que o atormenta na calada da madrugada, traçar um planejamento do que realizar ao amanhecer para solucionar a situação. Essa luz no fim do túnel serve como calmante e, de quebra, agiliza a resolução de fatores enervantes.
5 - Sempre recorra aos familiares
As pessoas da sua família, até pela intimidade, servem como válvula de escape em muitas ocasiões. E a ciência realmente comprova que uma boa estrutura em casa reduz a inquietação excessiva. Agora, há momentos e momentos para apelar à mãe, ao pai... Na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pesquisadores observaram que, durante uma atividade aflitiva, voluntários colocados ao lado do seu animal de estimação apresentavam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea mais controladas do que os participantes que ficavam junto do marido ou da mulher. Isto é, se um irmão ou mesmo um primo podem até servir como um bom ouvido, aquele companheiro peludo e de quatro patas funciona melhor para atenuar os efeitos do estresse
6 – Respire fundo!
Pôr oxigênio para dentro e gás carbônico para fora não é tão fácil quanto parece. Ao longo da vida — e inclusive por causa de traumas ou acontecimentos emocionalmente marcantes —, a respiração vai ficando apressada. Isso, por sua vez, não contribui em nada quando os circuitos cerebrais já estão funcionando sob alta tensão. É por essas e por outras que os especialistas são unânimes: usar e abusar do diafragma, o músculo responsável por encher e esvaziar os pulmões, ajuda demais a manter a paciência.
CURTAS
O nosso Guarany bem que tentou, mas não foi desta vez, ainda! O time que conta com o campeão mundial Adriano Gabiru mostrou entrosamento em campo, mas não foi suficiente para evitar o 1X0 contra o Internacional. Tudo bem! Nós bageenses continuaremos na torcida. Vai Guarany!

E por falar em times locais, nosso querido Bagé completa amanhã, dia 05, 92 anos de história. E que história! Os jalde-negros vão festejar a data, no próximo dia 11 de agosto, a partir das 20h30, num jantar na Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros. Parabéns!

Já é do conhecimento de todos que a RBS TV completa 50 anos em dezembro, mas os festejos para celebrar a data tiveram início, oficialmente, no mês passado. Com o slogan “A gente faz com você”, a emissora pretende homenagear aqueles que todos os dias criam e recriam a história da TV: os telespectadores. Brilhante homenagem!


Inauguração
A Pedagoga, que agora também é empresária, Kélen Gervasio, inaugurou no Iporã Center a Happy Fest. Uma loja super bacana para quem procura por produtos diferenciados para festas infantis, de 15 anos, e também para os mais velhinhos. Vale a penas dar uma passadinha por lá e conferir esta novidade.

Kélen celebra seu novo empreendimento, a Happy Fest

FIMP
Não poderia deixar de registrar o sucesso que foi a terceira edição do Festival Internacional Música no Pampa – FIMP. Mais uma vez o público de Bagé pode prestigiar grandes nomes da música clássica internacional, como François Rabbath. Aqui, é claro, cliques do talentosíssimo fotógrafo Leko Machado.

A jornalista Roberta Mércio, com seu pequeno Inácio, prestigiando o FIMP

O “pai” do Festival, Marcos Machado. Sempre impecável!
 


Destaques Natura 2011/2012
A dona destes prêmios é Raquel Vidart. Ela é consultora da Natura e foi premiada, no dia 03 de julho, em duas categorias, durante evento promovido pela empresa no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Raquel se destacou em volume de vendas e em perfil. Parabéns a consultora!

Raquel exibindo o resultado de seu trabalho
 
Festa do Cobertor
Sucesso total! Assim se descreve a Festa do Cobertor, idealizada pelo jornalista Nando Farinha. A ideia contou com o apoio dos Amigos da Imprensa, que apoiaram e divulgaram a iniciativa. O resultado foi casa cheia e mais de 150 cobertores doados ao José e Auta Gomes e, também, a algumas famílias carentes. Parabéns a todos os envolvidos. E que venha a segunda edição! Clics Gabriel Haag.

Nando ao lado da esposa, Caroline Salles

Os DJs Tiago Garcia e Favorino Collares, que embalaram a noite sem cobrar nadinha

 
Adote um piano!
A participação de grande músicos de renome internacional no Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) trouxe a tona uma deficiência bageense: o piano do IMBA precisa ser aposentado e a compra de um novo é fundamental. Para viabilizar a compra do novo piano foi lançado um projeto para que a população adote teclas do novo piano e viabilize a compra do novo. Até agora, oito teclas já foram compradas, em um total de 88. Para mais informações, basta procurar a organização do festival. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail 88teclas@fimp.com.br.

Aniversário do Caderno Pampa
Estamos completando nove anos e queremos a sua participação. Envie por e-mail ou através das redes sociais “O que mais você gostou de ver no Caderno Pampa nesses nove anos de existência?” Estamos aguardando a sua participação em uma matéria especial que estamos preparando para o aniversário do Caderno.

Baile do Rubi em Bagé
A Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Bagé está organizando mais uma edição do tradicional Baile do Rubi, que neste ano acontece dia 10 de agosto sexta-feira, a partir das 19h no Clube Caixeiral. Na ocasião serão homenageados os Advogados com 30 anos de exercício da profissão. Os Advogados que doarem 1kg de alimento não perecível não pagam pelo jantar, os acompanhantes pagam R$40 pelo talher. A programação inclui coquetel, show com Luciano Pavão e Banda Leblon. Ainda no mesmo dia, uma sessão especial na Câmara de Vereadores contará com a presença do Presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia. Na ocasião serão homenageados os Advogados com mais de 50 anos de inscrição e também os aniversários de 80 anos da OAB/RS e 79 anos da OAB/Bagé. Outra atividades serão realizadas em comemoração ao Dia do Advogado, comemorado 11 de agosto.

Inauguração Peruzzo
Mais três loja juntaram-se ao grupo Peruzzo Supermercados. A aquisição aconteceu no mês de junho da rede varejista Lehma Cerealista e a inauguração das novas lojas aconteceu dia 01 de agosto em Venâncio Aires. Agora, além de Bagé, que é a sede do grupo, suas lojas também estão presentes em Dom Pedrito, Pelotas, Caçapava do Sul, Canguçu, Candiota, Alegrete e Santa Maria, num total de 23 lojas, consolidando sua participação como a quarta maior rede de supermercados em faturamento do estado.

Movimento de Caixa (I)

O controle das entradas e saídas de recursos monetários na empresa, através da elaboração do caixa, fornece ao empresário um meio prático para a quantificação das despesas do mês e dos pagamentos efetuados, facilitando, também, a verificação de algum pagamento realizado ou de um recebimento de clientes.

Para o contador, a remessa do movimento do caixa, junto com a documentação, possibilita uma maior rapidez no serviço; para a empresa, evita as famosas “quebras de caixa”, ou seja: saídas (pagamentos) superiores às entradas (recebimentos). Tendo em vista que não pode haver pagamento sem existir o devido lastro, a situação de “caixa negativo” resulta, geralmente, de omissões de receitas, o que constitui um evidente sinal de sonegação de impostos.

Geralmente, a falta de controle diário das entradas e saída de caixa leva ao uso de artifícios (geralmente glosados pela fiscalização), como as entregas de numerários pelos sócios, para cobrir a “inexistência” de recursos em caixa. Aliás, estas entregas de numerários devem possuir comprovantes (recibos de depósitos identificados, cheques em favor da empresa, etc.) e o sócio deve justificar a origem dos recursos.

Desse modo, a empresa deve efetuar o controle de caixa (que pode ser adquirido em qualquer livraria). É importante atualizar o saldo todos os meses, conferindo com o escritório os ajustes possíveis.
Também, é importante que, junto com as despesas da empresa (água, luz, duplicatas, telefone, salários, impostos, etc.), sejam registradas no caixa as retiradas dos sócios, pois são os recursos com os quais estes pagam as suas despesas particulares.

O movimento bancário (em conta corrente exclusiva da empresa) deve ser anotado no caixa, sendo que os depósitos constituem uma saída de dinheiro no caixa, enquanto que os cheques emitidos pela empresa e os cheques de terceiros depositados e devolvidos constituem uma entrada de dinheiro. Despesas bancárias não alteram o saldo de caixa, apenas modificam o saldo da conta bancária, não sendo lançadas no caixa.

O caixa é composto por 4 colunas básicas: na coluna DATA, deve ser informado o dia a que se refere o lançamento; o HISTÓRICO corresponde a informações que explicam o lançamento realizado (ex.: “Pg. duplicata nnn”); as colunas ENTRADAS e SAÍDAS referem-se aos valores monetários dos lançamentos. Se entrar dinheiro em caixa (seja por venda de mercadoria ou serviço, recebimento de duplicata, venda de algum bem ou emissão de cheque), deve-se dar uma “entrada” no caixa. Se, ao contrário, sair dinheiro do caixa (pagamento de duplicata ou guia, depósito bancário), deve-se registrar na coluna “saída”.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Emater/RS-Ascar realiza balanço das atividades em Livramento
A diretoria da Emater/RS-Ascar reuniu-se em Santana do Livramento, com todos os empregados da região administrativa de Bagé para fazer um balanço do ano e meio de gestão, contextualizar as diretrizes, estratégias e missão da Instituição e planejar ações futuras. Durante a reunião, o presidente e o diretor técnico da Emater/RS, respectivamente, Lino De David e Gervásio Paulus, discorreram sobre o caminho percorrido até o momento e os próximos passos dentro do planejamento estratégico da Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural (Ater).
Na parte da manhã, De David e Paulus apresentaram o panorama atual da agricultura familiar e como a Emater/RS-Ascar se coloca diante desta realidade, dando destaque para as ações prioritárias em cinco grandes eixos: organização econômica, que engloba temas como associativismo, cooperativismo, agroindústria, turismo rural, artesanato, entre outros; inclusão social e produtiva, com as políticas de combate à pobreza; dimensão ambiental no desenvolvimento, com assuntos que abrangem desde a agroecologia até o apoio à implantação da legislação ambiental; execução de políticas públicas nas áreas de crédito, proteção ambiental, social, comercialização, proteção e agroindustrialização; e o trabalho de Ater na produção sustentável.
Balanço da Gestão
Na parte da tarde, a diretoria fez um balanço da gestão atual, destacando temas como os principais desafios e dificuldades, assuntos resolvidos e programas em andamento e futuros. A recuperação financeira, aumento da capacidade operacional e melhor definição das funções técnicas, melhoria da infraestrutura de trabalho e nova regionalização da Instituição, com a formatação dos regionais de acordo com as regiões do Corede, também foram assuntos abordados.

Barragem da Arvorezinha receberá ações ambientais
A empresa ECOSSIS Soluções Ambientais, apresentou na semana passada  dois dos 19 programas que fazem parte do Plano Básico Ambiental da Barragem da Arvorezinha (PBA). Dentre eles, destacam-se a identificação, registro e preservação dos sítios paisagísticos e de valor cênico na área do empreendimento, bem como, a preservação da memória da região para que se mantenha a identidade cultural da população local.
Resgate Socioambiental da Paisagem
De acordo com Maria Isabel da Silva Galvão, geógrafa responsável pelo Programa de Resgate Socioambiental da Paisagem, o programa vem identificando as memórias-vivas do entorno do empreendimento, através das visitas aos moradores situados na área de 1000 metros a partir da área da APP do reservatório. O material coletado (fotografias antigas e atuais) será apresentado para a comunidade bageense através de exposições permanentes e itinerantes da memória histórica da paisagem do entorno do Reservatório da Barragem da Arvorezinha
PACUERA
Já a geógrafa responsável pelo Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Barragem da Arvorezinha (PACUERA), Juliana da Silva Rodrigues, apresentou os objetivos do programa e a etapa em que se encontra. Juliana informou que o programa contempla o zoneamento dos usos futuros das águas e entorno do reservatório e priorizará a preservação ambiental, dando atenção para a fauna e flora, recomposição da mata ciliar e os proprietários remanescentes da área do entorno.

Este espaço é uma oportunidade para que você tenha boas sugestões para apreciar a arte de ler. Assim, aproveite as dicas e, boa leitura! E caso o livro que você procura esteja em falta, a LEB faz a encomenda sem custo adicional e em, no máximo, uma semana você já pode iniciar sua leitura.

Diário de um Banana – volume 6 
Greg é um garoto comum de 11 anos que vai à escola e enfrenta os desafios da pré-adolescência como milhões de outros. O que o torna tão especial é a vontade de dividir essas experiências com todo mundo, para o caso de tornar-se rico e famoso quando crescer. E é por isso que ele escreve um diário - ou Livro de Memórias. Em sua sexta aventura, Greg Heffley passará por grandes apuros. Em pouco tempo, o seu lar doce lar se transformará em uma verdadeira Casa dos horrores.

A ideia de Justiça
Neste livro, o autor se volta para a filosofia política e a teoria da justiça. Entendendo as desigualdades do mundo como principais obstáculos ao seu desenvolvimento humano e social, ele realiza uma anatomia dos fundamentos da injustiça. Segundo Amarty Sen, concentrada na discussão dos arranjos institucionais ideais necessários para a realização da justiça perfeita, a hegemonia 'contratualista' no direito tende a negligenciar a realidade dos cidadãos.

127 horas – Uma empolgante história de sobrevivência 
O relato de Aron Ralston, que passou seis dias preso em um dos lugares mais remotos dos Estados Unidos, e como um ato repleto de coragem o trouxe de volta para casa. Usando sua câmera de vídeo, Aron começou a gravar mensagens de despedida para sua família e amigos, esperando que alguém pudesse achar essa gravação. Mas, na manhã de quinta-feira, teve uma inspiração que poderia resolver o 'enigma' da rocha, um extremo e desesperado ato de bravura que salvaria a sua vida.

A Rainha Branca 
Este livro procura relatar a Guerra das Duas Rosas, o conflito que opôs a Casa de Lancaster, cujo símbolo é uma rosa vermelha, à Casa de York, representada pela rosa branca. Em meio à guerra, a viúva Elizabeth Woodville desperta a atenção do jovem rei Eduardo IV, e os dois se casam em segredo. Rainha em um país instável, Elizabeth se vê enredada nas intrigas da corte, ao mesmo tempo em que luta pelo êxito de sua família e precisa enfrentar inimigos poderosos, como os irmãos do rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário