Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº269 :: 19 de agosto de 2012






Quem nunca visitou a geladeira a noite que atire a primeira pedra. Aquela vontade de comer um doce, beber um suco ou simplesmente garimpar o que a geladeira guarda, surge do nada, interrompe o sono e quando você percebe já está atacando um lanchinho noturno. Uma prática que parece inofensiva, mas que pode causar inúmeros problemas à saúde e, inclusive, causar obesidade e diabetes. Mas, calma. O simples fato de eventualmente visitar a cozinha durante a noite não caracteriza que você precisa de ajuda médica, no entanto, é importante ficar atento e consciente que o ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada durante o dia para que a noite seja reservada ao sono.
Uma novidade promete atrair muitos visitantes à Sant’Ana do Livramento e, especialmente à Rivera. O shopping Siñeriz é uma inovação para toda a região com oferta de produtos e serviços que merecem ser visitados. Então, quando for a Fronteira da Paz, não deixe de conhecer este empreendimento, vale a pena!





 Novo empreendimento será aberto ao público dia 24  Divulgação/ZH
Siñeriz inaugura Shopping em Rivera 
Estrutura oferece várias atrações a poucos metros da Praça Internacional
Em uma ampla estrutura, com segurança, lazer e comodidade. Esta é a proposta do novo Shopping do Siñeriz para Rivera. Um Shopping Center com 32mil m² de área, estacionamento para 700 carros e uma ampla gama de produtos e serviços a disposição de quem visita a fronteira, conforme explica HilmiAbdullah Neto, representante do empreendimento.
Toda esta estrutura poderá começar a ser desfrutada pelos visitantes a partir do dia 24 de agosto, quando o shopping será inaugurado. Lá haverá a disposição uma loja âncora do SiñerizFree Shop com 10 mil m², outras 12 lojas, Celular Center, Book Store, farmácias, lojas de presentes e um supermercado,mais uma praça de alimentação com a presença da rede de fastfood Burger King, além de parrillada, pizzaria. Haverá também uma casa de câmbio e para o lazer dos visitantes, três salas de cinema, todas com suporte para 3D, com filmes alternados entre português e espanhol.

Para chegar ao shopping Siñeriz basta seguir em linha reta a quatro quadras da Praça Internacional. Placas de sinalização estão sendo instaladas na cidade a fim de auxiliar os visitantes.
(página 3) (é apenas um box, mas precisa chamar atenção, então podíamos colocar no canto superior da página, mas bem destacado do resto da matéria)


Novidades no Pampa
Completamos nove anos em agosto e estamos finalizando um ciclo para iniciar outro. Com ele, muitas novidades estão por vir, mas o objetivo principal continuar ser agradar o nosso leitor. Então, a partir de setembro você terá em mãos um novo, mais bonito e moderno Caderno Pampa. Layout, editorias, formato, tudo está sendo remodelado para oferecer uma leitura agradável e informativa aos sábados. Aguardem as novidades e sugestões podem ser encaminhadas por e-mail ou através do nosso Facebook. Também em clima de aniversário estamos realizando uma enquete no Facebook: “Você e o Pampa”. Com ela queremos saber o que você mais gostou de ver ou ler no Caderno ao longo destes nove anos. Participe!
)


Ataques noturnos a geladeira podem causar graves problemas à saúde 
Buscar guloseimas e outros alimentos a noite pode ser um sintoma de uma síndrome alimentar


 Assaltar a geladeira à noite pode ser sintoma de distúrbio alimentar
Fazer um inofensivo lanchinho durante a noite pode não ser uma boa ideia quando a prática torna-se repetitiva. Pelo menos é o que garante o estudo divulgado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Segundo os especialistas, episódios frequentes de excessiva fome noturna podem ser sintoma de um transtorno alimentar: a Síndrome Alimentar Noturna (SAN), que de acordo com a entidade, afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e pode ser responsável por quadros de obesidade.
A Nutricionista Renata Meirelles explica que a Síndrome Alimentar Noturna é uma síndrome caracterizada por hiperfagia noturna, insônia e anorexia matinal. Atualmente associa-se à síndrome também a alterações no padrão alimentar e ao estresse do dia-a-dia. Os sintomas mais importantes são a falta de apetite matutino, ingestão de mais de 50% valor energético diário após às 19h e o despertar, no mínimo uma vez por noite, para comer lanches de alto valor energético.

 Renata lembra que 3 milhões de brasileiros sofrem com o problema 
“Além de afetar a qualidade do sono, a Síndrome Alimentar Noturna é um fator de pré-disposição à diabetes e obesidade. Dados apontam ainda que cerca de 10% dos obesos e 27% dos obesos mórbidos possuem a síndrome, que afeta 3 milhões de brasileiros”, destaca Renata.
De acordo com a nutricionista, a alimentação predominantemente noturna cria um desbalanço no metabolismo, tornando-o mais lento durante o dia e levando o organismo a estocar os nutrientes nos períodos de maior consumo e menor gasto energético, o período noturno.
“O reconhecimento e o tratamento da Síndrome Alimentar Noturna têm crescido, sendo um importante caminho para investigar a relação entre esta síndrome e o processo saúde-doença. O tratamento pode envolver intervenções farmacológicas e comportamentais, incluindo uma reeducação alimentar individualizada que compreenda um maior fracionamento das refeições ao longo do dia para evitar “ataques noturnos”, preconizando a ingestão de alimentos de baixa densidade energética, baixo índice glicêmico, e ricos em fibras para ativar a saciedade. O paciente deve ter estipulados os horários, quantidades e tipos de alimentação. Deve também ter uma adequada ingestão hídrica e ser incentivado à prática de atividade física regular”, recomenda Renata.




Peles
Está acontecendo em Bagé a exposição Habitus Habitar-se da artista plástica Helena Kanaan. A instalação foi feita na galeria do Palacete Pedro Osório e conta com  trabalhos impactantes cuja matéria-prima é o látex e o resultado são peles reinventadas, criando novos “corpos” para elas. A abetura, super prestigiada, contou com a presença de vários artistas, amigos e amantes das artes. Helena é professora de Gravura e Desenho na UFPEL, reside na capital e já apresentou seus trabalhos em inúmeras galerias no país.
A artista Helena Kanaan na companhia de outra artista Heloisa Morgado


Quinze anos
Duas lindinhas comemoram os 15 este ano e se preparam para suas festas e debu. A primeira é Maria Victória Velasques Viera da Rosa, de Livramento, que vai ganhar uma linda festa hoje no Solar Dom Pedro Park. A tia Rita Viera, mais a avó Enecí, o tio Gonzalo e o mano João Vitor estarão recebendo junto com a garota para a badalada festa que terá animação da Moove de Porto Alegre.


 A beleza de Maria Victória


A outra garota que se prepara para debutar é Júlia Gomes que já fez book com o fotógrafo Leko Machado em dois cenários deslumbrantes: Santa Thereza e a Pousada do Sobrado. Parabéns para as meninas!
Júlia Gomes posa para o clic


Inauguração
Aconteceu dia 9 de agosto a inauguração da Loja Ortobom de Lorena e Gilberto Raguzzone, de Dom Pedrito. O casal recebeu os convidados com champanhota e coquetel no interior da loja da Avenida Sete. Elisa Quintanilha organizou o evento que contou com a presença das diretoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé que receberá dos empresários um percentual sobre as vendas nesta primeira semana. Frei Alvaro Bordignon fez benção ao local sempre escolhendo as palavras certas para o momento. Estiveram lá: Mara Móglia, Fúlvia Macedo, Alda Magda Gaffré, Flávia Cachapuz, Marcos Pintos, Gilmar de Quadros, Leo Pacheco, Cema Isquierdo, Giovane e Cristina Xavier, Vera Jardim, muitos amigos de Dom Pedrito e outros tantos! Os clics são de Diones Alves.

 Lorena e Gilberto com os filhos em noite de inauguração

O casal com amigos de Dom Pedrito


Lorena e Gilberto com as componentes da LFCC


CURTAS
Recebi o livro Reserva Legal, das Raizes Históricas ao Código Florestal de 2012, de Leopoldo Corrêa que escreve junto com seu pai, o engenheiro agrônomo Paulo Corrêa. O livro é uma viagem no tempo que nos leva a compreender melhor um dos temas mais discutidos na atualidade. Fiquei muito feliz em acompanhar mais esta realização de dois queridos amigos de longa data. Recomendo a leitura.

................................................................

Mônica Zara Mércio, já está em Porto Alegre para os preparativos finais do casamento de sua filha Victória com o engenheiro português Valter Fernandes. O casamento terá duas celebrações. Na capital e em Lisboa. Aqui como lá, Victória será uma das noivas mais lindas da temporada.

......................................................................

O Da Maya, Espaço Cultural, abre novamente suas portas para mais uma exposição de luxo. Desta vez, o local irá abrigar a mostra das tapeçarias de Willian Horvath, artesão que deixou saudades aqui em Bagé. Na próxima coluna, os clics da noite.




Campanha de Natal em Bagé

A união de esforços entre representantes do comércio, da Aciba, AJE, Cobame, Sindilojas, PGQP e CDL promete uma nova campanha de natal para a cidade. O projeto deve ser divulgado nos próximos dias e poderá contar com a contratação de uma empresa terceirizada especialista no ramo. A intenção é proporcionar um clima natalino para a cidade e, assim, impulsionar as vendas de presentes.

...................................................................................................

Parceiros Voluntários promove curso
Nos dias 16 e 17 e 30 e 31 de agosto a Parceiros Voluntários de Bagé promove o curso “Princípios para Gestão Social Sustentável”.  A participação é gratuita e as capacitações acontecem no Auditório da ACIBa - Gen Neto 19 - tel: (53) 32425022 - 2º andar, onde também podem ser obtidas maiores informações ou com a coordenadora da Ong Parceiros Voluntários, LiseleneBidone pelo telefone (53) 9966.6683.

...................................................................................................

Unipampa realiza Ciclo de Colóquios
Com o tema “Conhecimento em Rede”, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe o professor Vilson Leffa para mais uma edição do Ciclo de Colóquios Interdisciplinares que acontece dia 27 de agosto às 9h30 no auditório da Unipampa em Bagé. Vilson abordará os estudos de novas tecnologias, incluindo o computador e o ensino a distância, temas que são alvo de suas recentes pesquisas.

                                ...................................................................................................

Projeto movimenta Museus de Alegrete
Inserindo-se no VI Primavera nos Museus 2012 proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, está acontecendo em Alegre o projeto “Museus de Alegrete: Identidades Sociais da Trajetória Humana Alegretense”que tem por fim o planejamento das providências e ações a serem executadas, tendo como foco a elaboração da programação de seis museus do município. A proposta é desenvolver uma série de atividades especiais para atrair o público a visitar os museus durante o período de 5 a 30 de setembro.

                                 ...................................................................................................

Exposição em Dom Pedrito
Até o dia 10 de setembro o Museu Paulo Firpo de Dom Pedrito recebe a exposição “Kika. A arte de um talento especial”, que apresenta esculturas e produtos em barro desenvolvidos com um estilo próprio da identidade de artista.





Tendências para a nova estação
Nem bem o inverno terminou e os lojistas já estão preparando suas coleções primavera/verão 2013. Na Lumina Roupas e Acessórios a aposta é ainda em uma super liquidação com vistas já para a nova coleção. A dica é, então, apostar em peças chaves que serão o rit da nova estação e que estão a preços bem acessíveis. Além disso, algumas cores continuam em alta e são a garantia de acerto. O azul Bic, o rosa envelhecido, o verde chiclete e o laranja prometem aparecer bastante nas novas coleções e depois de ser tendência no inverno, vão continuar em alta no verão, que deve ser bastante colorido, vibrante e com muitas estampas florais. Outra dica fundamental antes de começar a montar o guarda-roupa para a nova estação é procurar peças que combinem com o seu estilo e personalidade.
Modelo: Grazi Martins
Fotos: Bia Barcellos
Produção: Lumina Roupas e Acessórios – Bagé


Vestido azul Bic



Dom Pedrito debate meio ambiente
Objetivando debater assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, com foco nas bacias hidrográficas e nas águas, Dom Pedrito realizou nos dias 16 e 17 o 1º Encontro "Águas para o Desenvolvimento" em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria e a Associação de Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria.
O evento aconteceu durante todo o dia e contou com palestras de especialistas que discutiram alternativas para o uso racional dos recursos naturais, além disso os participantes realizaram visitas técnicas a propriedades da região com o objetivo de conhecer as suas práticas.

......................................................................

 Bagé debate as questões do arroz
Evento discutiu rumos da cultura do arroz
Uma parceria entre Embrapa Pecuária Sul, Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) e Associação dos Arrozeiros de Bagé realizou ontem, dia 17, na sede da AABB em Bagé a sétima edição do Seminário Bagé Arroz em Destaque. Participaram do evento produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos e estudantes. O evento consolidou-se como um dos mais importantes da área que é uma das principais culturas agrícolas da região da Campanha.
Entre os temas debatidos estão o sistema de produção de arroz e pecuária de corte no bioma Pampa, crédito para os produtores, uso de soja com arroz irrigado, planejamento forrageiro para sistemas de integração lavoura-pecuária, previsão climática para a primavera, irrigação, além de outros assuntos referentes à orizicultura.

................................................................

“A Hora do Conto” nas escolas infantis de São Gabriel
 Projeto visa o incentivo à leitura nas escolas
Transportar a criança para o mundo da imaginação, fazer com que ela exercite o pensamento em uma verdadeira viagem pelos contos e estórias infantis. Uma aula de interpretação que transforma um momento lúdico em uma bela oportunidade de aprendizado. Assim é desenvolvido o projeto “A Hora do Conto - Uma viagem ao mundo da imaginação”, criado pela professora de São Gabriel, Nádia Vargas.
Antes da leitura, ela se caracteriza,se veste e “incorpora” o personagem da vez. São dezenas deles, mas todos trazem uma mensagem ligada à educação. “O Galinho Apressado”, “A Descoberta da Joaninha”,“O Coelhinho que não era de Páscoa”, são alguns dos contos que iluminam com sorriso o rosto dos pequenos expectadores.
“A minha realização é essa troca que existe enquanto eles assistem e ouvem o conto, mas principalmente, quando eles interagem expressando o que entenderam da estória, aí então tenho certeza de que a mensagem foi entendida e certamente absorvida por eles”,enfatiza Nádia.
A ideia deu certo, e agora o projeto que desperta o gosto pela leitura, propõe o desenvolvimento de valores como respeito, amizade, saber ouvir e solidariedade, faz parte do ensino em todas as Escolas de Educação Infantil do município. A primeira a receber o projeto foi a Escola Vó EdiGaragorri Teixeira.




Anjo da escuridão 
Um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão em Hollywood Hills. A cena do crime é chocante. O detetive Danny McGuire, comovido com a tragédia, empenha-se na busca do culpado. Mas todos os seus esforços mostram-se em vão, até que anos mais tarde é procurado pelo filho do homem assassinado. Danny tem agora novas evidências que apontam para um único suspeito- uma assassina que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.


Os pilares da terra – Volume único 
A obra retrata a construção de uma catedral gótica na Inglaterra do século XII, traçando um panorama de um tempo marcado por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural.


Ciência X Espiritualidade 
Os dois autores desta obra apresentam visões de mundo muito distintas. Para Deepak Chopra, a realidade existe numa consciência que antecede a vida no Universo; Leonard Mlodinow acredita que só a física pode explicar a criação do cosmo. Um defende a espiritualidade, o outro, a ciência. Este livro é o resultado desse diálogo.


Enciclopédia UFC – O Guia Definitivo 
Este compêndio pretende cobrir mais de 170 resultados de lutas e mais de 300 profissionais de MMA. Suas 400 páginas trazem 1.500 imagens e detalhes da história da organização, desde 1993. O livro se propõe a revelar a história do UltimateFightingChampionship desde seu surgimento até a edição 130. As finalizações consideradas inesquecíveis, os nocautes e as lutas consideradas mais memoráveis; Resumos das temporadas do reality show The UltimateFighter e o Hall da Fama do UFC. Com a introdução de Dana White.



Como analisar um balanço (I)

A principal função da contabilidade é registrar todas as transações da empresa, expressas em termos monetários ($), e expor os resultados financeiros dessas operações.
A legislação em vigor estabelece que as empresas (pessoas jurídicas), ao fim de cada período de 12 meses, elaborem, com base na escrituração contábil, os seguintes relatórios:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de resultado do exercício.
A dispensa da escrituração contábil, nos termos da legislação do Imposto de Renda, beneficia somente as empresas com reduzida receita bruta, enquadradas como microempresas. Mesmo assim, para efeitos em relação a conflitos judiciais entre sócios ou perante terceiros, a contabilidade é necessária.
O balanço patrimonial reflete a posição financeira da empresa em determinado período. Este relatório compõe-se de duas partes: o Ativo e o Passivo.
O Ativo relaciona os valores dos bens (dinheiro em caixa, máquinas, imóveis, veículos, estoques, etc.) e os direitos (contas a receber, duplicatas a receber, ações, depósitos bancários, etc.) que a empresa possui ou sobre os quais tem domínio.
O Passivo representa as obrigações que a empresa tem a cumprir com terceiros (contas a pagar, fornecedores, impostos a pagar, financiamentos, etc.). No passivo destaca-se, ainda, o Patrimônio Líquido, ou seja: os recursos (capital) empregados pelo empresário (sócio ou titular de firma individual) no negócio.
Assim, temos que o balanço patrimonial corresponde a uma demonstração equilibrada dos bens, direitos e obrigações de uma empresa. A soma total do Ativo deve ser igual a soma total do Passivo.
As contas do Ativo devem ficar agrupadas de acordo com a capacidade de os bens e direitos serem transformados em dinheiro. No primeiro grupo, chamado de Ativo Circulante, são apresentadas as contas que já estão constituídas em dinheiro (disponível) e as que podem ser convertidas em moeda corrente em prazo curto (realizável), como os estoques de mercadorias a serem comercializadas. Em seguida, vem as contas que se transformarão em dinheiro em um prazo maior (mais de 360 dias) e que são agrupadas no Ativo Não Circulante (ex-Realizável a Longo Prazo). Finalmente, são agrupadas as contas que dificilmente são convertidas em moeda, já que são os meios utilizados pela empresa (máquinas, veículos, etc.) em suas operações, denominados de Ativo Permanente ou Imobilizado.
As contas do Passivo, por outro lado, são organizadas de acordo com o prazo de vencimento das obrigações. Em primeiro lugar, ficam as que deverão ser pagas a curto prazo (menos de 360 dias), formando o Passivo Circulante. Em seguida, aparecem as contas que a empresa deve pagar em prazos superiores a 360 dias, no grupo Passivo Não Circulante (ex-Exigível a Longo Prazo). Por último, agrupam-se as contas relacionadas com as obrigações da empresa com os sócios ou empresário (capital, reserva de lucros, etc.), denominadas Patrimônio Líquido.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário