Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº272 :: 29 de setembro de 2012






A tão propagada geração Y agora chegou ao mercado de trabalho e, mais uma vez, está chamando atenção pelo seu comportamento. Os jovens que cresceram realizando inúmeras tarefas ao mesmo tempo e dominando a tecnologia hoje tem novas e grandes ambições: eles desejam o sucesso profissional e, ainda, que ele seja conquistado antes dos 30 anos. Para isso, muito trabalho e esforço. O empreendedorismo passa a ser outra característica marcante desta geração que não mede esforços para conquistar os seus objetivos e ambições.
Também nesta edição, um destaque especial aos remates e programações que iniciam nos próximos dias. Em toda a região, as cidades começam a preparar suas feiras agropecuárias e é chegada a hora do homem do campo mostrar o seu potencial e o resultado de muito trabalho. Vale a pena acompanhar a programação da Expofeira de Bagé e de Sant’Ana do Livramento juntamente com os remates que movimentam as feiras. Ótimas oportunidades de negócios, diversão e lazer para toda a família.






As comemorações pela Revolução Farroupilha já passaram e, mais uma vez, movimentaram os gaúchos por todo o Estado. Selecionamos alguns momentos enviados pelos leitores para marcar a data.


Prendinhas do CTG Lanceiros da Liberdade - Candiota RS

No desfile de 20 de Setembro, Márlon Domingues.

A 1ª Prenda da 18ª RT Andressa Martins e o Peão Farroupilha da 18ª RT Eduardo Eduardo Gusmão, durante o desfile de 20 de Setembro.

Prendas do G.A.N. Campo Aberto durante o acendimento da chama Crioula nos festejos farroupilhas.



Leilão em prol da Vila Vicentina 


Alguns objetos usados durante as gravações do filme “O Tempo e o Vento” e, principalmente, um chapéu assinados pela equipe de direção e atores do longa metragem serão leiloados no próximo dia 11 de outubro em prol da Vila Vicentina de Bagé. O leilão acontece no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé. A realização é do comitê regional do PGQP.


Bagé Sob o Olhar da Moda 2 


Depois do grande sucesso da primeira edição, a produtora Kelly Pinheiro lançou junto ao Cobame a segunda edição do projeto Bagé Sob o Olhar da Moda. Desta vez, a ideia é mostrar a evolução da moda atual. O evento acontece no dia 23 de novembro e apresentará os estilos esporte, clássico, casual, romântico, punk, étnico, rock, vintage, glam, party e andrógino, entre outras propostas que estarão na passarela montada no Clube Comercial e apresentada por 15 lojas locais. A renda arrecadada no evento será em benefício da APAE. Atualmente estão sendo acertadas as participações dos lojistas e demais envolvidos.


Iniciada pesquisa para Distinção Empresarial 2012
A parceria entre ACIBA e Urcamp deu início a pesquisa que irá definir os vencedores do prêmio Distinção Empresarial 2012. Neste ano, um novo formato de questionamento à população irá proporcionar maior visibilidade e transparência à pesquisa que visa identificar as empresas mais lembradas em cerca de 100 segmentos entre industrial, comercial e prestadores de serviços. Serão abordados 2,8 mil entrevistados que deverão responder, além da empresa que lhe chama mais atenção em diferentes segmentos, o que mais lhe satisfaz: qualidade do atendimento, qualidade dos produtos, preços praticados ou todos os itens.


SEBRAE realiza Feira do Empreendedor 2012
A Feira do Empreendedor que está sendo realizada em Porto Alegre desde o dia 27 de setembro contará com uma missão do escritório do SEBRAE Bagé dia 30, amanhã. A Feira é uma oportunidade para a troca de experiências entre empreendedores de todo o Estado.


Genética de alta qualidade e ótimas opções de lazer e negócios na 74ª Expofeira de Livramento
Programação acontece entre os dias 12 e 21 de outubro

Reconhecida nacionalmente pela grande oferta de animais de genética superior, a Expofeira de Sant’Ana do Livramento chega neste ano a sua 74ª edição e entre os dias 12 e 21 de outubro movimentará o parque de exposições do Sindicato e Associação Rural do município. Na programação, a realização de provas campeiras, julgamentos, palestras técnicas e remates são o ponto alto, mas também há opções para quem busca lazer e diversão com a realização de shows artísticos e mateadas.
A primeira ação da 74ª Expofeira será o julgamento das raças Angus e Brangus, sendo que para os Brangus a classificação vale também para o ranking nacional. A partir do segundo dia de feira, dia 13, iniciam os remates, que neste ano estarão em casa nova, já que um novo local para a sua realização foi construído com mais espaço e conforto para atender tanto ao público que prestigia os remates, mas também aos animais que estarão em pista e que são a grande atração dos eventos. Todos os remates também serão transmitidos pelo Canal C2 Rural permitindo que compradores de todo o país participem.
O vice-presidente do Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento, Ricardo de Almeida Brochado, conta que Livramento foi a cidade pioneira no trabalho de inseminação artificial e que hoje os reflexos deste trabalho estão em animais de qualidade genética superior que atraem compradores de diversos lugares do estado, do Brasil e até de países vizinhos.
“Desde muito tempo os produtores de Livramento trabalham com raças definidas e evitando o cruzamento, isso resultou em animais de qualidade superior e transformou Livramento em um celeiro genético atraindo compradores de diversas regiões. A Expofeira é uma ótima opção de bons negócios tanto para os produtores que veem seus animais valorizados, mas também para os compradores que, graças a grande oferta, tem a certeza de encontrar aqui o animal que procuram”.
O presidente do Sindicato Rural de Livramento Luiz Claudio Andrade lembra ainda que estarão à venda 400 touros e 450 ventres tatuados, das raças Hereford, Braford, Montana, Limousin, Holandes, cavalos Crioulos, ovinos Merino Australiano, Ideal, Corriedale e Texel, além de diversas aves. Haverá venda também de terneiros (as) e vaquilhonas.
Além da grande oferta e da qualidade diferenciada de seus animais, Livramento tem outros atrativos, que são os free shops e a gastronomia da região. Assim, a Expofeira de Sant’Ana do Livramento mostra-se como uma ótima opção de lazer e diversão para toda a família que visita a cidade e tem a sua disposição inúmeras atrações.


Uma nova geração e um novo comportamento no mercado de trabalho

Pesquisa entrevistou mais de 10 mil jovens que afirmaram buscar o sucesso profissional antes dos 30 anos

Focados no trabalho e ansiosos por resultados rápidos e grandiosos. Estes são os jovens da chamada Geração Y, que nasceram entre 1982 e 200 e hoje despontam no mercado de trabalho com grandes objetivos e muita vontade de vencer. Além da faixa etária, eles são unidos por sonhos que aparecem como brados de independência e liberdade. Um caminho de conquistas que se constrói pela dedicação ao estudo e ao trabalho. Contemporâneos da revolução digital cresceram com provas de que quase tudo é possível. É por isso que fitam o horizonte com confiança e, não muito longe, enxergam relações mais próximas e obrigações mais prazerosas.
Esse é o perfil dos jovens gaúchos da Geração Y segundo dados de estudo feito pelo Fecomércio-RS este ano. Entre os resultados da pesquisa de opinião realizada com 800 jovens em 31 cidades do Estado, alguns surgem como reveladores — dado o contexto moderno e tecnológico em que se inserem.
Para 82,5%, o grande desejo é a autonomia — conquistada com independência financeira, estudo e emprego. O trabalho é fundamental na vida de 97,5% dos jovens. Visto como um atalho para a emancipação, no entanto, ainda é encarado com forte influência da família.
Para a Geração Y, a vida é um percurso que tem de ser prazeroso. Qualidade, para mais da metade, é sinônimo de prazer, saúde e bons relacionamentos. Quase todos eles acreditam que os objetivos serão alcançados facilmente.


O caminho é empreender
Dedicação e foco no negócio são características importantes para o empreendedor
Além da ansiedade, uma das principais características visíveis entre os jovens é o desejo de vencer profissionalmente muito cedo: de acordo com a pesquisa, a grande maioria objetiva chegar ao topo antes mesmo dos 30 anos e, para isso, empreender tem se mostrado o melhor caminho.
O presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Bagé (AJE) Franco Alves destaca que a ansiedade é uma característica da Geração Y, e que a juventude ansiosa por liberdade, que verifica no ato de empreender uma forma de se tornar livre.
“O empreendedorismo está em foco por ser a única saída para o mercado. Ou você empreende, seja no seu trabalho, seja na sua casa ou até mesmo na sua empresa, e até naquilo que você já pratica e passa a fazer de forma diferente, agregando fatores que farão a diferença ou estará fora do mercado. Empreender não é simplesmente abrir uma empresa nova, mas mudar aquilo que já está ocorrendo. A grande divulgação no mercado de empreendedores de sucesso desperta os jovens para este caminho, que sabem que isto somente se realiza com muito trabalho, estudo e bons relacionamento”.


O Gerente Regional do SEBRAE, Rodrigo Marques de Lima, destaca que este anseio pela liberdade profissional também é uma realidade em toda a região. Segundo ele, em media 10 a 15 novas empresas, através do programa do Micro Empreendedor Individual, são abertas a cada semana, destas, mais da metade são de jovens que buscam principalmente os setores do comércio, da alimentação e da prestação de serviços.
“Este comportamento tem muito a ver com esta geração que busca resultados à curto prazo. É importante, no entanto, estar atento que abrir um negócio é fácil, mas que chegar ao sucesso não é tão simples assim. O grande problema dos jovens é a falta de planejamento em suas ações, então a dica principal é sempre olhar o mercado e identificar as necessidades. Mais do que acreditar em um sonho é preciso ter quem compre este sonho”.



Neste sentido, tanto o SEBRAE quanto a AJE disponibilizam informações e espaço para que os jovens empreendedores tirem suas dúvidas e preparem-se para começar a carreira de negócios.
“A AJE hoje é o caminho para novos empreendedores, pois tem boas lideranças, representatividade o que gera Networking Formal e busca alternativas para sanar as dificuldades dos associados”, afirma Franco.
Já o SEBRAE possui várias opções de cursos e orientação de gestão empresarial. Um dos citados por Rodrigo é o Plano de Negócios, onde o empreendedor colhe informações sobre o seu negócio e com o auxilio do SEBRAE formata um plano com todas as variáveis do seu empreendimento.
Todo esse cuidado objetiva diminuir uma estatística alarmante que aponta que mais de 50% das empresas não sobrevive mais do que dois anos.
“A chave é sempre o planejamento. Ele é crucial e o primeiro passo para alcançar o sucesso”, aponta Rodrigo.




Movimento bancário

O movimento bancário de sua empresa faz parte dos registros contábeis. Os depósitos em agências bancárias, as emissões de cheques, os saldos das contas correntes, os cheques de terceiros devolvidos, as despesas bancárias, tudo deve ser contabilizado!
Constitui prática de algumas empresas não incluir os movimentos bancários no Caixa, bem como não enviar os extratos das contas correntes para serem registrados. Tal procedimento torna incompleta a contabilidade.
Entre as irregularidades observadas, encontra-se o fato de algumas empresas movimentarem seus recursos financeiros na conta corrente do sócio (pessoa física), quando deveriam movimentá-los em conta específica da empresa (pessoa jurídica). Este expediente é usado, geralmente, para tentar esconder a receita real da empresa. Todavia, convém esclarecer que as contas particulares dos sócios e de seus dependentes não estão imunes a uma investigação fiscal (sendo que informações sobre movimentações elevadas e com cartão de crédito são prestadas pelas instituições financeiras ao Banco Central e à Receita Federal).
Também, é comum verificar-se a ocorrência de depósitos em valor superior ao dos recursos disponíveis em Caixa, sinal claro de sonegação de receitas.
Outra prática a ser evitada é a de confundir-se a conta bancária da empresa com a do sócio ou empresário, emitindo cheques da empresa para o pagamento de despesas pessoais destes. O empresário deve possuir uma retirada mensal (pró-labore) que dê cobertura aos seus gastos e, se quiser, movimentar conta bancária exclusiva, na qual não devem ser depositadas as receitas da empresa.
Tendo em vista a exigência dos cheques nominativos, as empresas, para não terem problemas com o fisco, devem escriturar corretamente a movimentação de suas disponibilidades nos bancos, registrando-as no Caixa. Eis alguns exemplos: os cheques recebidos de terceiros, depositados e devolvidos pelo banco por falta de fundos, devem retornar ao Caixa como entrada de recursos; os cheques emitidos pela empresa constituem, também, uma entrada no Caixa (observar que os cheques emitidos devem referir-se a pagamentos de contas da empresa e estar relacionado a elas!); os depósitos são lançados como saída de recursos do Caixa. Os rendimentos de aplicações financeiras e as despesas bancárias (custo de talões, etc.) não são lançados no Caixa, pois somente alteram o saldo da conta bancária. 
As empresas devem exigir dos bancos os extratos e enviá-los junto com a documentação a ser contabilizada. 
Mario Pinheiro 
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)







Risoto Milanês
Enviada por Receita da Clau. Veja esta e outras receitas em www.receitadaclau.com.Excelente acompanhamento para qualquer tipo de carne, o risoto milanês é fácil de fazer e super saboroso!
Rendimento: 5 porções - Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes
2 copos de arroz arbóreo
4 a 5 copos de água fervente
1 cubo de caldo de galinha
1 colher de manteiga (ou margarina)
1 cebola média bem picadinha
2 dentes de alho amassados
1 copo de vinho branco
Cúrcuma (açafrão-da-terra)
½ copo de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Modo de Preparo
Numa panela, coloque a água e o caldo de galinha de deixe fervendo, em fogo baixo.Na panela que vai preparar o risoto, derreta a manteiga. Acrescente a cebola e o alho e deixe até que refoguem bem (a cebola deve ficar translúcida, não dourada). Coloque o arroz e mexa bem, por cerca de 3 minutos. Salpique uma ou duas pitadas de cúrcuma e misture. Adicione uma concha da água fervente, com o caldo de carne já diluído nela. Misture delicadamente até que o arroz tenha absorvido todo o caldo. Acrescente o vinho e mexa até que o líquido tenha sido absorvido.
Em seguida, a sequência se repete: vá acrescentando uma concha da água fervente de cada vez, e mexendo até absorver. O processo deve ser repetido até que o arroz fique al dente.Desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão. Misture devagar. Acerte o sal e sirva.
Dicas e opções
- Essa receita pode servir de base para qualquer risoto. Use a imaginação e acrescente/substitua carnes, legumes, temperos e queijos diferentes.
- Para finalizar, troque o queijo parmesão por uma colher de manteiga (ou margarina).
- Risoto é bom de comer na hora que sai do fogo. Se for preparar o prato para as visitas, o melhor a fazer é deixar todos os ingredientes preparados e começar quando os convidados já tiverem chegado.
- Quando o arroz está al dente? Na dúvida, vá provando. O ideal é que o arroz fique cozido, mas não mole demais.
- Não lave o arroz. Você vai tirar a cremosidade necessária ao risoto.
- Sobrou? Faça Bolinhos de Risoto e sirva como aperitivo!



Você sabe identificar o que são aftas e o que é uma lesão bucal mais grave?
O diagnóstico correto é o primeiro passo para o tratamento

Elas aparecem como um pequeno desconforto, mas logo tomam forma e passam a incomodar bastante, interferindo na fala e na mastigação. Estes inchaços, manchas, inflamações ou feridas na boca, lábios ou na língua podem ser mais comum do que se imagina e cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com o problema em algum momento da vida. As aftas e o câncer de boca apresentam sintomas parecidos, mas são problemas distintos e o diagnóstico correto é o primeiro passo do tratamento, segundo explica o Dentista Especialista em Estomatologia, Pedro Orabe. A recomendação principal é que se fique atento a qualquer ferida que persista por mais de uma semana e neste caso, o especialista deverá ser consultado.

Principais diferenças
- As aftas ou úlceras aftosas recorrentes podem ser consideradas uma doença e possuem três variedades: a Afta Vulgar (menor) que aparece como ulceração única ou múltiplas, dolorosas não encontradas na gengiva ou palato duro. Em geral a sua reparação ocorre entre 10 e 14 dias e não deixa cicatriz; a Afta Maior, geralmente uma úlcera única, bem maior em tamanho, extremamente dolorosa e com um período de reparação de 3 a 4 semanas, podendo deixar cicatriz; e a Afta Herpetiforme que são ulcerações rasas e múltiplas, de pequeno tamanho, encontradas em qualquer local da boca. Segundo o especialista, o sexo feminino é o mais comumente atingido, mas o mecanismo causador ainda permanece obscuro, algumas teorias apontam para problemas infecciosos (vírus ou bactéria), outros para problemas imunológicos (sistema de defesa do organismo), e há ainda uma teoria genética (transmissão familiar).
“Não podemos deixar de lado as alterações hormonais e distúrbios psicogênicos, tornando-as mais frequentes e agressivas. Para o tratamento das aftas não há um método especifico e deve ficar claro que não existe um tratamento curativo permanente, a afta se apresenta como uma doença recorrente”.
- O Câncer de boca mais frequente é o carcinoma espinocelular (95% de todos os casos), e o seu principal sintoma, de acordo com Pedro Orabe é o aparecimento de uma úlcera na boca, que não cicatriza em algumas semanas e é indolor.
“Essa úlcera diferentemente das úlceras causadas por trauma podem aparecer em qualquer local da boca, em locais que não indicam possibilidade de trauma, também geralmente apresentam um tamanho maior, com borda elevadas e endurecidas, e estão mais fixas aos tecidos profundos, com pouca ou sem mobilidade”, destaca o médico
O principal fator de risco é o fumo (90% das pessoas acometidas são fumantes) e este aumenta consideravelmente se associado ao álcool. É importante observar que o fumo passivo também representa risco. Os homens são mais acometidos e o risco aumenta muito após os 40 anos. Em 2010 segundo o INCA ocorreram aproximadamente 14.120 casos de câncer de boca, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres, com cerca de 3.800 óbitos. Esse maior acometimento em homens é explicado pelos hábitos de vida.
Existem ainda vários outros tipos de lesões bucais, por isso, ao menor sinal de alerta procure sempre um médico e faça o tratamento adequado.



Expofeira
O lançamento da 100ª Expofeira de Bagé que aconteceu no salão nobre da entidade, no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães, reuniu muitos produtores, imprensa e convidados. Este ano, a tradicional feira agropecuária promete ser uma das mais concorridas e segundo o presidente Paulo Ricardo de Souza Dias ela vai entrar para a história. Clics de Graciela Freitas

Estilo no lançamento: Panta Pereira, Maria Carmem Paiva e Marcos Pintos


Debutantes
Muitas beldades estarão desfilando pelos salões do Clube Comercial no dia 20 de outubro na noite do debut. As garotas estão com a agenda lotada de eventos até o grande dia. Hoje, os nomes e fotos (Diones Alves) de algumas delas. Nas próximas edições tem mais!

Bianca Scardoelli Dalmolin

Kaline Centena Sholant

    Curtas
Hoje tem lançamento dos livros "A Evolução do Amor" e "Aprendendo a Amar" de José Brasil Teixeira na Casa de Cultura Pedro Wayne com início às 18h.
........................................................................................
A festa "Mulheres que Brilham", que acontece em São Gabriel, no Clube Comercial, já tem data marcada: será no dia 16 de novembro e promete ser um sucesso, como foi na primeira edição. Rita Dias sempre cuidadosa nos detalhes...
........................................................................................
O desfile temático do Memorial do Gaúcho, iniciativa da moçada da Rural Jovem de Bagé, promete ser um dos atrativos mais bacanas da Expofeira de Bagé. A diretoria conta com os dedicados Alvim Faria, Rafael Macedo, Joaquim Soares Neto, Rodrigo Antunes e Cadú Simões Pires. Na Expointer o evento foi impressionante!









Isabelle WudelSulzbach é a netinha linda de Lúcia Borges de Dom Pedrito. Ela completou nove meses em agosto e mora em Lages-SC. Ela é filha de Felipe e Danielle e quando vem visitar a vovó não separa-se do cachorrinho Theodoro.

Com o Clube Cantegril e a Cabanha da Maya como cenários, Káren Morrudo fez o seu book de 15 anos com o fotografo Leko Machado.



Sabe aqueles assuntos que passamos a vida convivendo, mas que não sabemos como funciona ou de onde surgiu?? Agora você pode começar a tirar algumas dúvidas... Então, se você tem alguma dúvida que não sai da sua cabeça mande sua pergunta para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com ou, ainda, mande sua dúvida via Facebook que vamos procurar as respostas para você...


Por que quando tomamos sol nossa pele descasca? 
Mesmo sem percebermos a nossa pele está sempre se renovando e, quando tomamos sol, este processo é acelerado e a pele acaba descamando. O que acontece é que os raios UV, que são produzidos pelo sol, aumentam a divisão das células da pele, enquanto a alta temperatura faz com elas ressequem, gerando a descamação. Para evitar o problema, use sempre o protetor solar e fique longe do sol entre às 10h e às 16h, período em que os raios UV estão mais fortes.


- Que tal uma massagem nos pés? 
OLHO: Massagear os pés do bebê pode ser uma ótima maneira de acalmá-lo
O choro é o mecanismo mais eficiente que o bebê tem para chamar a atenção dos pais e logo cedo ele já percebe que fazer manha atrai mais cuidados. Para terminar com o choro uma boa é massagear os pés dos pequenos. Eles têm uma sensação boa, relaxam e ficam calmos.
O pé é uma região muito sensível do bebê, por isso, outra maneira de relaxá-lo é colocá-lo descalço em contato com a grama. Faça com que ele caminhe e descarregue as energias. Outra boa dica é cantar para a criança e incentivá-la a entrar no ritmo, assim como fazer caretas ou imitar sons de bichinhos, como gatos e cachorros. Distrai e diverte os pequenos.
Se nada disso adiantar, tente colocar o bebê no banho. A água morna ajuda a relaxar e os brinquedos espalhados pelo banheiro são uma boa distração.


 As novas tecnologias e a educação
O trabalho com as novas tecnologias pode ser uma ótima ferramenta a favor da aprendizagem

A disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provocam reações variadas, mas todos são unânimes em afirmar que cada vez é mais difícil imaginar a vida sem a tecnologia. A escola, neste contexto, vê-se desafiada novamente e precisa buscar alternativas como as do professor Deividi Ribeiro Quintana para tornar a aprendizagem cada vez mais atrativa e significativa tirando proveito ao máximo das inúmeras possibilidades que o mundo digital proporciona.
Professor de história da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Deividi conta que a chave está em usar a tecnologia a favor da educação, mas que para isso é preciso muita criatividade e empenho por parte dos professores.
“Foi-se o tempo de uma educação em que o professor fala e o aluno escuta. Hoje tudo é muito mais dinâmico e a aula precisa ser atrativa, por isso exploramos ideias para que os alunos tenham o contato com o conteúdo, mas que também consigam fazer o que gostam, que hoje em dia está sempre ligado ao uso de novas tecnologias”.
Dentro desta proposta, os alunos são convidados a trabalhar com o uso de software, programas de criação gráfica para a elaboração de histórias em quadrinhos, trabalhos com arquivos digitais, paródias de músicas e até a elaboração de telejornais, mas tudo sempre relacionado com os conteúdos.
“Não basta somente levar para o laboratório de informática, precisa ter uma proposta bem elaborada e, eles, adoram. Sentem-se desafiados, envolvem a família, realizam ótimos trabalhos e, o fundamental, aprendem”, destaca Deividi.
........................................................................................

Definido calendário de matrículas estaduais 
Rematrículas devem ser feitas entre os dias 1º e 31 de outubro
Os estudantes da rede estadual de ensino e aqueles que desejam se transferir para esta rede devem ficar atentos ao calendário divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) que prevê que as rematrículas devem ser feitas pelos alunos entre 1º e 31 de outubro, enquanto as inscrições para ingresso na rede ficarão disponíveis entre os dias 16 e 31 do mesmo mês. Os candidatos aceitos nas instituições correspondentes deverão se matricular entre 3 e 11 de janeiro de 2013.
Os estudantes que não realizarem a inscrição no período previsto, tanto no 1º ano do Ensino Fundamental como no 1º ano do Médio, poderão preencher o formulário entre os dias 3 e 11 de janeiro. Os designados farão a matrícula entre os dias 24 e 30 do mesmo mês. Interessados em transferência ou reingresso também devem fazer a inscrição entre 3 e 11 de janeiro. As matrículas ocorrem entre os dias 24 e 30.A SEC informa que as vagas serão distribuídas de acordo com a capacidade de oferta de cada escola. Caso haja mais estudantes inscritos do que assentos disponíveis, a preferência será pela idade mais baixa ou por sorteio.

A educação precisa de respostas 




O grupo RBS embarcou em uma nova campanha: A educação precisa de respostas. Na semana passada o grupo lançou a segunda pergunta da campanha: Por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente à sua idade?
Agora, especialistas da área da educação serão procurados para falar sobre o assunto e apresentar alternativas ao problema e uma série de reportagens especiais passarão a ser apresentadas em todos os veículos do grupo RBS.A bandeira institucional “A Educação Precisa de Respostas” é uma grande campanha de mobilização da sociedade para estimular o debate e a busca de soluções que elevem a qualidade da Educação Básica brasileira.



RURAL 
Uma prosa sobre a Estância Cinco Salsos
Estância completa 90 anos de trabalho agropastoril em 2013

Situada no Município de Aceguá, região da Campanha Meridional do Rio Grande do Sul, a Estância e Cabanha Cinco Salsos se assenta em ótimos solos argilosos e indicados, principalmente, para a produção pecuária. Até o ano de 1923 a Estância era propriedade do Visconde Ribeiro Magalhães e já possuía o nome de Cinco Salsos, quando foi adquirida pela família Martins que já vive a quarta geração nessa exploração e esta prestes a completar 90 anos de trabalho agropastoril em 2013.
O pioneiro foi Placido Martins, seguido pelos seus filhosFelipe e Claudio Martins. Hoje a propriedade é tocada pelo neto de Placido, Claudio.
“Comecei a trabalhar em 1981 em uma área, naquela época, de 5000 ha.com pecuária de corte, ovinos, arroz e, é claro, muitos cavalos crioulos, os famosos Marca de Fisga, que eram, e continuam sendo, uma das nossas grandes paixões. Logo que aqui cheguei, introduzi algumas modificações no manejo, buscando melhorar a genética bovina através de classificações mais apuradas e principalmente utilizando a inseminação com touros comprovados da raça PoledHereford. Depois, influenciado pelos muitos encontros técnicos que participava, inseri os cruzamentos zebuinos para melhorar o rendimento nos frigoríficos. Em seguida institui o desmame precoce de terneiros de 60 dias, para aumentar a gestação das vacas de cria, processo que mantenho até hoje”.
E a evolução na Cinco Salsos continuou com investimentos para plantio de arroz. Outras culturas também tem espaço na Estância, já que são realizadas rotações de culturas com pastagens de inverno e verão para engorda de bovinos e manutenção do plantel crioulo. A mais nova atividade da Cinco Salsos é a pecuária de leite, que utiliza a raça Jersey.
“Foi uma boa opção, pois rapidamente conseguimos produzir um produto de qualidade. Hoje, produzimos em torno de 2000 litros diários com aproximadamente 100 vacas em lactação e efetuamos boas vendas de matrizes em exposições importantes no Estado, tais como Expointer, Fenasoja e Expofeira de Bagé”.
Projetando o futuro, Claudio conta que tanto nas produções leiteiras como de carne, está sempre atento às tecnologias modernas e investindo em iniciativas como produzir alimento para suplementar os animais em períodos de frio ou estiagem e o uso de irrigação nas pastagens do gado leiteiro e para engorda do gado de corte. A produção de rolões de palha de arroz, e de silagem de sorgo e milho já é uma rotina há muito tempo implantada na propriedade.
“Creio que nossa atividade é bastante rentável e, embora cansativa, nos dá o prazer de estar em contato com a natureza e acompanhar os resultados de nosso trabalho nos melhoramentos que provocamos.Praticamente fico a maior parte da semana na propriedade, pois ela é muito perto de Bagé.Junto com minha esposa e filhos, seguiremos trabalhando em nossa propriedade que é para mim o melhor lugar do mundo!”.

Capanegra realiza seu remate anual na Expofeira de Bagé
No dia 9 de setembro às 16h30 no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães a Capanegra Negócios Rurais leva à pista a oferta de animais de alta qualidade e o resultado de muitos anos de trabalho em aprimoramento genético.Estarão em oferta 30 touros Aberdeen Angus, 10 touros Brangus, 60 vaquilhonas Aberdeen Angus com 3 anos prenhas ou com cria e 25 vaquilhonas Brangus de três anos prenhas ou com crias.
Segundo o proprietário da Capanegra, Fernando Pons a expectativa para o remate é boa graças a grande procura por reprodutores de qualidade aproveitando de financiamentos oficiais e com condições de pagamento oficiais. A propriedade aceita o parcelamento em 15 vezes e compras a vista tem 10% de desconto. O remate ficará a cargo da Trajano Silva.

Abertas inscrições para a 100ª Expofeira de Bagé
Entre os dias 8 e 14 de outubro no Parque de Expsições Visconde Ribeiro de Magalhães recebe a 100ª edição da Expofeira de Bagé. A promoção é da Associação e Sindicato Rural do município. Os criadores de Hereford e Braford que desejam participar da exposição podem se inscrever até o dia 1° de outubro junto a Secretaria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que é a promotora da exposição das raças.
A taxa de inscrição para trios rústicos é de R$ 300 para 1 trio; R$ 585 para dois trios, R$ 870 para 3 trios e R$ 1,155 mil para 4 trios (o número máximo por expositor). Para cada reserva do trio a taxa de inscrição é de R$ 80.Já nos animais a galpão, a inscrição pode ser realizada por R$ 200 (machos e fêmeas).
Já para os animais da raça Angus as inscrições vão até o dia 08 de outubro e para os Brangus terminam dia 05. A 100ª Expofeira de Bagé é uma exposição especial, contando pontos extras para o Ranking Nacional de Criadores.


Associação Rural desenvolve projeto Expo-Aula
Escolas podem se inscrever até o dia 04 de outubro
Para promover uma maior aproximação entre a comunidade escolar e o trabalho desenvolvido pelo produtor rural e tendo a 100ª Expofeira como palco para a discussão do tema, a Associação/Sindicato Rural de Bagé está realizando o projeto Expo-Aula. O projeto objetiva esclarecer aos estudantes das redes municipais, estadual de 12 a 15 anos e que estejam cursando o 8° e 9°, a importância do trabalho do produtor rural, explicando os resultados que são gerados, bem como, os impactos sócio-econômicos que influenciam no desenvolvimento da sociedade na qual estão inseridos.
De acordo com o proponente da iniciativa, Rodrigo Móglia, a intenção é proporcionar aos alunos um ambiente de conhecimento, integração e lazer.
Ao chegarem ao Parque Visconde de Ribeiro Magalhães, os alunos assistirão a um vídeo didático sobre a produção agropecuária e sua importância. Depois, serão guiados pelo Parque, onde terão a oportunidade de conhecer todas as espécies e raças de animais que fazem o sucesso da 100ª Expofeira.
Rodrigo conta que, além destas atividades, os alunos vão participar de um concurso de redação e desenho, que será desenvolvido após a visita em suas respectivas escolas. As escolas que desejarem participar do projeto Expo-Aula devem agendar visita até o dia 04 de outubro, no turno da tarde, das 14h às 18h, pelo telefone (53) 3242.8888.




Adoráveis varandas 
Um cantinho verde com as cores e as flores da primavera
Ter um terraço, uma varanda ou um pátio para desfrutar da natureza e das pessoas queridas é o sonho de muita gente. Considerados ambientes diferenciados e especiais, esses espaços atendem a diferentes aspirações: do cultivo de flores a reuniões entre a família e amigos ou um simples espaço para relaxar e curtir o contato com a natureza.
Siga algumas dicas e monte o ambiente dos seus sonhos:

Flores multicoloridas e de fácil manutenção brindam o olhar. Se tiver a possibilidade, invista em trepadeiras que se enredam nas treliças e criam uma bela proteção solar. Para realçar o ar campestre invista em materiais naturais e busque uma convivência harmônica entre os objetos que decoram o espaço, eles precisam ajudar a alegrar a área. 

As cores vibrantes precisam ser usadas em harmonia entre móveis e acessórios.Elas também tem a função de alegrar o ambiente e tem a cara da primavera . Vale também investir em floreiras que completem a decoração e tragam mais cor para a varanda. (foto 2)

Faça você mesmo...
Jardim de temperos

Cultivar uma pequena horta em casa além de ser uma excelente terapia é uma oportunidade de consumir alimentos saudáveis e dar um toque especial à decoração, com muito verde e aromas inconfundíveis. A dica para quem esta começando a montar a sua horta é investir em jardineiras para temperos, mas é bom estar atento já que em pouco tempo as mudas podem precisar de mais espaço e terão que ser replantadas. Isole cada espécie em um vaso, o que auxilia no seu desenvolvimento. Hortelã, sálvia, alecrim, salsinha, manjericão, tomilho e até o alface são ótimas opções.


Diversão e conforto


A moda para crianças evoluiu bastante e hoje várias grifes trabalham para agradar os pequenos e, principalmente, as mamães e papais que não abrem mão de ver suas crianças bem vestidas, com conforto e casualidade e, ainda, de acordo com as tendências de moda. E, como não poderia ser diferente, uma nova coleção está sendo preparada para agradar aos pequenos no verão que se aproxima. A empresária DiuleMinotto da loja Toko de Gente conta que a nova estação será muito colorida e divertida.
Os vermelhos, laranjas, verdes e todas as cores vivas aparecem nos looks infantis, que estão bastante despojados e conferindo uma identidade próprias às crianças, sem aquela antiga ideia de mini adultos ou bebês que não ligam para moda. Hoje as tendências são pensadas especialmente para um público que mostra-se bastante exigente com qualidade e conforto. A ideia é sempre proporcionar aos pequenos oportunidades de brincar e se divertir estando bem vestido.
Para as meninas, a dica é apostar em saias com rendas, no dourado, mas sem esquecer o que os vestidos de corte mais tradicional nunca saem de moda a menina parecida com uma princesa. Já para os meninos, as bermudas e camisetas continuam sendo a preferencia, mas ganham em cores e estampas que seguem os desenhos animados preferidos.
 Otávio Moreira Martins de 5 anos e Maria Paula Pedra Lopes de 7 anos vestem a grife 1+1. Eduarda Tavares dos Santos de 3 anos e Ana Luisa Lopes também de 3 anos vestem Nina Menina.


A primavera chegou
Depois de meses de muito frio é chegada a primavera. Estação das flores, das temperaturas mais amenas, dos passeios ao ar livre, enfim, um tempo mais agradável em que belas imagens, como a registrada pelas lentes de Marcelo Pires, podem ser vistas com frequência. Vale a pena sair as ruas e aproveitar!

AGENDA 
Feira do Livro em Livramento e Rosário do Sul
Entre os dias 25 e 28 de outubro, Sant’Ana do Livramento realiza a II Feira do Livro Binacional na Praça Internacional. A programação ainda está sendo definida, mas as apresentações do grupo “Mototóti: O vendedor de palavras” estão confirmadas nos dias 25 e 26 às 16h e 22h, respectivamente. O mesmo grupo apresenta-se também em Rosário do Sul, no dia 14 de outubro às 14h durante a Feira do Livro do município no Parque de Exposições Ananias Vasconcelos.

Nova exposição no Museu Paulo Firpo de Dom Pedrito
Até o dia 10 de outubro o Museu Paulo Firpo de Dom Pedrito recebe a exposição “Estilo Marinho”, que evoca a presença em Porto Alegre do colunista social natural de Dom Pedrito, Azul Marinho, que faleceu no ano passado. A exposição apresenta alta costura,quase todas assinadas por Milka Wolf, pinturas e desenhos de artistas consagrados que decoravam o apartamento do colunista, fotografias com celebridades nacionais e internacionais, documentos e sua produção literária em jornais e revistas.

Lançamento literário na Casa de Cultura de Bagé
Hoje acontece o lançamento dos livros de José Brasil Teixeira “A evolução do amor” e “Aprendendo a amar” a partir das 18h na Casa de Cultura Pedro Wayne em Bagé. O lançamento conta com o apoio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Pedro Wayne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário