Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº273 :: 13 de outubro de 2012




A temporada de exposições agropecuárias está em pleno vapor graças à vocação para a agricultura e pecuária de muitas cidades da região que tem esse setor como um dos principais motores da sua economia. Bagé, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito e São Gabriel organizaram suas Feiras, com programações artísticas, provas campeiras, palestras e, os esperados, remates, que levam a pista animais de qualidade genética superior e de raças consagradas. Vale a pena então aproveitar a programação e, para quem é do ramo, bons negócios, afinal, oportunidades não faltam!
Ainda no clima rural, uma oficina promovida na semana passada destaca o uso da lã natural para a confecção de peças que dão um toque a mais em qualquer ambiente. Além disso, usar a lã é uma maneira de se apropriar de uma das raízes mais fortes da região. Inspire-se e redecore a sua casa!





- Guatambu é destaque em avaliação de vinhos 

Após ser avaliado por 120 enólogos, que degustaram 387 amostras de 70 vinícolas, vindas de sete estados brasileiros, o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2012 da Vinícola Guatambu está entre os 16 vinhos mais representativos da safra. A XX Avaliação Nacional de Vinhos - safra 2012 –reuniu especialistas de oito países (Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai) sendo considerado o Oscar dos Vinhos Brasileiros, por sua importância e relevância.

- Santa Fé aberta a visitações 


Os sábados, domingos e feriados estão sendo movimentados na Vila de Santa Fé no Parque do Gaúcho em Bagé que agora também oferece aos seus visitantes a comercialização de artesanatos relacionados a produção do filme “O Tempo e o Vento”. Os artesãos que desejam comercializar peças devem se cadastrar na Cada do Artesanato. Segundo os organizadores da ação, a venda tem movimentado em mais de 200% as vendas do artesanato local.A ação acontece sábados, domingos e feriados, no Parque do Gaúcho - Vila de Santa Fé, das 10h às 18h, sem fechar ao meio dia.

- Projeto Luzes no Pampa começa a ganhar forma
O trabalho dos profissionais que atuarão no Luzes no Pampa – Natal 2012 tem-se intensificado com a aproximação da data. O levantamento e distribuição de equipamentos para as ruas e praças inseridas no projeto já foi finalizado. Oficinas de reciclagem de materiais para a decoração também já foram iniciadas e os atores, figurantes e dançarinos que atuarão no Auto de Natal estão sendo selecionados. O projeto começa a tomar forma e corpo e a cada dia recebe mais. Interessados podem entrar em contatos através do telefone (53) 3242.5022.



74ª EXPOFEIRA DE LIVRAMENTO
Grandes atrações e bons negócios na 74ª Expofeira de Livramento
Programação reúne remates, julgamentos, apresentações artísticas, palestras, provas campeiras e outras opções de lazer

Com uma estrutura física renovada e remodelada para melhor receber os visitantes e diferentes públicos a Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento realiza a sua 74ª Exposição-Feira. A programação acontece até o dia 21 de outubro com a realização de provas campeiras, julgamentos palestras técnicas, apresentações artísticas, mateada e os remates, que são o ponto alto da feira e que neste ano estarão sendo realizados em um novo espaço, inaugurado especialmente para a realização dos remates.
O presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Cláudio Andrade, destaca que as palestras técnicas abordarão desde exigências legais para irrigação, boas práticas na agropecuária, até o planejamento na propriedade rural. Também haverá uma palestra já com novo e importante enfoque na lista de atividades, que é o planejamento familiar na sucessão das empresas rurais.
“Busca-se assim a integração das gerações, para a continuidade e sustentabilidade da empresa rural e também, fortalecer os jovens, dando espaço às novas lideranças”.
A diretoria da Associação Rural está otimista em relação aos remates, uma vez que as cabanhas locais vêm aprimorando seus plantéis, investindo em genética de ponta, seleção e manejo e tem se destacado nos eventos estaduais e mesmo nacionais.Os expositores trarão à feira uma importante representação de mais de 400 touros e 450 matrizes, principalmente das raças Hereford, Braford, Angus e Brangus da melhor qualidade, além de outras raças bovinas como Holandes, Montana e Limousin, cavalos Crioulos, ovinos e aves.
A qualidade genética dos animais em pista aliado a grande oferta atrai compradores de diversos locais do Rio Grande do Sul, de outros estados e, até de países vizinhos. A Expofeira de Livramento é, assim, uma boa oportunidade de negócios tanto para os produtores, que tem seus animais valorizados, mas também para os compradores que tem a certeza de encontrar em Livramento o animal que busca para o seu plantel.

Programação:
Dia 12/10
9h: Julgamento de Angus e Brangus
Dia 13/10
Durante todo o dia - Crioulaço
18h: Remate Cabanha Sossego e Cambapytá
Dia 14/10
Durante todo o dia -Crioulaço
Dia 15/10
18h: Remate PaipassoRed
Dia 16/10
9h:Julgamento das aves
18h:Remate Bela Vista e Convidados
Dia 17/10
9h:Julgamento das raçasHereford e Braford
18h: Remate Reculuta e São Bento
Dia 18/10
9h: Palestra - Legislação e Licenciamento de Irrigação com Eloy Luffti
14h: Palestra - Boas práticas na agropecuária com Leonardo Viecelli
18h: Remate Carcávio, Pedra Grande e Santo Antônio
Dia 19/10
9h30: Palestra - Planejamento da Propriedade Rural com Fabio Eduardo Schlick
14h:Concentração de machos da raça Crioula
18h: Remate Touros da Fronteira
Dia 20/10
9h:Entrada de gado Holandês e concentração dos Crioulos
12h: Carreteiro oferecido pelo Irga, Sec da Agricultura do RS e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento
18h: Palestra – Planejamento sucessório nas empresas rurais com Dr. Rolando Juan Soliz Estrada, prof. da UFSM no Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana


FARM SHOW DOM PEDRITO
Farm Show 2012 estima movimentar mais de 3 milhões em negócios 
Programação acontece de 20 a 28 de outubro em Dom Pedrito


Com foco na comercialização de animais de qualidade genética superior, mas sem esquecer de proporcionar opções de lazer e diversão para toda a comunidade, o Sindicato Rural de Dom Pedrito promove entre os dias 20 e 28 de outubro a 79ª Edição da Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, a Farm Show 2012, evento tradicionalmente realizado no último final de semana de outubro, quando aportam no município  visitantes de várias cidades da região, do estado e, inclusive de países vizinhos.
Com uma trajetória marcada pela excelência de qualidade e genética, os leilões realizados são o ponto alto da feira, mas a programação inclui ainda comercialização de indústria e comércio, praça de alimentação, shows artísticos, espaços culturais e históricos. O sucesso da Farm Show 2012 iniciou já pela comercialização dos espaços comerciais, que em pouco tempo estavam esgotados.
O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, destaca que toda a programação da Farm Show 2012 apresenta algumas inovações como o almoço de inauguração que acontece na quarta-feira, dia 24 e também o almoço de premiação, que este ano será realizado no domingo, dia 28 e reunirá todos os homenageados da Feira. Outras atrações, que registraram sucesso na edição passada, ganham novas edições. É o caso do 2° Jantar de Harmonização com os vinhos da campanha, uma parceria entre o Sindicato Rural, o curso de Enologia da Unipampa e o Restaurante Cumbuca e apresentação de pastoreio com cães BorderCollie.
Os shows também prometem atrair o público e foram planejados de forma que agradem a todos os públicos e vários estilos musicais. Ao todo serão 10 shows revezados entre a praça de alimentação e o palco principal. Para os julgamentos das raças, a expectativa do Sindicato Rural é por uma disputa muito acirrada. Para julgar as raças Braford e Hereford está confirmada a presença do produtor bageense Aldo Tavares, para os Angus o jurado será Luís Felipe Moura e para os cavalos Crioulos a jurada será Márcia Linhares da GAP de Uruguaiana.
A participação das aves também será um dos pontos altos da festa, com a presença de quatro criatórios de aves, que apresentarão exemplares lindos e exóticos. Outra inovação será a realização de palestras técnicas em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a Associação dos Criadores de Ovinos de Dom Pedrito (ACODOPE) e com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Industria e Comércio de Dom Pedrito (SMAPIC) e que abordarão temas de relevância para o setor e que acontecem de modo menos formal e mais atrativo ao público.
Com tantas atrações a expectativa é que um público de mais de 20 mil pessoas prestigiem a Farm Show 2012, que terá preços dos ingressos a valores populares em parceria com o Lions Clube da cidade.

Alta qualidade genética em pista 

Com uma expectativa de faturamento superior a R$3 milhões, os remates movimentam compradores de todas as regiões do Rio Grande do Sul, de outros estados e até de países vizinhos que tem a certeza de encontrar em Dom Pedrito uma grande oferta de animais de qualidade genética superior.
“Nossas Cabanhas tem muitos anos vendendo em remates concorridos e de qualidade reconhecida. Tudo fruto de muito trabalho e de tradição em trabalho genético. Conquistamos prestigio e sabemos e garantimos a qualidade dos animais porque são criados aqui, com tecnologia e empenhos. É gente nossa fazendo e só por isso podemos ter o slogan que temos para a Farm Show 2012: Touros de Dom Pedrito: Evolução com Qualidade”, destaca Weber.
Ao todo, serão 400 touros e 350 ventres entre os seis remates que acontecem na Farm Show 2012. Com tantos atrativos, a expectativa do Sindicato Rural de Dom Pedrito é de reafirmar o sucesso da feira.
“Animais de alta qualidade e facilidades de pagamento resultam em uma feira superavitária, que ao longo dos anos sempre alcança resultado expressivos em comercialização e receita para o Sindicato Rural, que tem na Farm Show, uma feira de grande prestigio e histórico de sucesso. Com certeza, ela é uma das feiras que mais fatura na região”, ressalta Weber.

Programação:
24/10 – Quarta-feira
9h:Julgamento da raça Aberdeen Angus
12h:Inauguração oficial da feira
14h: Julgamento das raças Hereford e Braford
19h: Palestra - A importância do planejamento estratégico nas organizações com Dr. Vitor Reisdorfer da Unipampa no pavilhão Walter Germano
20h: Palestra - Plantio, manejo e consorciação de forrageiras tropicais e subtropicais com Pablo Henrique Souza no restaurante do Parque
25/10 – Quinta-feira
20h: Palestra - Parasitoses ovinas e a chegada de ZolvixMonepantel com o M.ScZootecnia Ulisses Ribeiro da Novartis no pavilhão Walter Germano
20h: 2º jantar de harmonização com vinhos da região da campanha no Restaurante Cumbuca
21h: Palestra - Cordeiro: o negócio do momento com o EngenheiroAgrônomoLeonardo Cáceres Vicelli do Senar/Sebrae/Farsul no pavilhão Walter Germano
21h:Show com grupo TchêCordeona na praça de alimentação
26/10 – Sexta-feira
8h30: Palestra – Qualidade do leite com Renata Suñe da Emprapa no pavilhão Walter Germano
9h: Concentração de machos da raça Crioula
10h: Palestra – Estratégias na utilização de alimentos concentrados em vacas leiteiras com a Drª.Mylene Müller da Unipampa no pavilhão Walter Germano
11h: Palestra – Manejocorreto das ordenhas com o Técnico Agrícola Marciano KabkeRusch da Milkshop no pavilhão Walter Germano
21h30: Show com Dudu Barreto e Augusto na praça de alimentação
27/10 – Sábado
8h30:Exposição morfológica de primavera da raça Crioula
9h30: Palestra – Alternativaspara melhorar os índices de produção de cordeiros com a Drª.Gládis Ferreira Corrêa da Unipampa no pavilhão Walter Germano
11h: Palestra - Cão pastor MaremanoAbruzês - proteção para o rebanho ovino com o EngenheiroAgrimensor Bernardo Chiodelli da Cabanha Aguada no pavilhão Walter Germano
21h: Show com Léo Paim e banda no palco principal
21h30: Show com Sonido Del Alma Gauchana praça de alimentação
22h30: Show com Tudo Di Bom na praça de alimentação
22h45: Show comBanda Bagualadas no palco principal
28/10 – Domingo
8h:Prova de 6 meses da raça Crioula
11h: Apresentação de pastoreio com cães BorderCollie
12h:Almoço de entrega de prêmios
A partir das 15h mateada RBS TV
15h30: Apresentação de pastoreio com cães BorderCollie
21h: Show comGrupo TchêCordeona no palco principal
21h30: Show comJoão Vitor e Márcio na praça de alimentação
21h45: Show comGrupo Minuano no palco principal
22h45:Show com Pitiço e Banda na praça de alimentação



- Expofeiras movimentam munícipios da região
Livramento, Dom Pedrito, Bagé e São Gabriel estão realizando suas feiras de primavera
Remates são o ponto alto das Exposições com a grande oferta de animais
O mês de outubro é bastante especial e movimentado para o setor rural graças a realização das feiras agropecuárias que reúnem o que há de melhor em genética de touros, ventres, cavalos e outros animais que são sinônimo de bons negócios tanto para vendedores quanto para compradores que são atraídos pela grande oferta de animais diferenciados. Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé e São Gabriel estão vivendo suas expofeiras. As programações tem nos remates o ponto alto das festas, mas há ainda outros atrativos e opções.
O Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães vive neste final de semana o encerramento da 100ª Expofeira de Bagé com diversas atrações, entre elas a Vitrine da Carne Gaúcha, uma das novidades deste ano sendo um projeto que visa a promoção da qualidade da carne gaúcha e o diferencial das raças britânicas. Outro ponto alto da festa é o show de encerramento com Paula Fernandez que acontece amanhã a partir 21h. Outras atividades serão realizadas durante todo o final de semana.
Em São Gabriel 78ª Exposição-Feira Agropecuária transcorre de 20 a 28 de outubro e também tem programação especial. Toda esta programação no setor rural movimenta também o setor de acordo com o economista Eduardo Mauch Palmeira. Ele destaca que antes mesmo da realização das feiras a economia local e da região começa a movimentar-se e que diversos setores envolvem-se, mesmo sem perceber, ou seja, todos os trabalhadores e fornecedores da Feira faturam também, mesmo de forma indireta. Além disso, o turismo de negócios ganha impulso nestas oportunidades.


- Tradição, genética e boas ofertas no remate Guatambu, Alvorada e Caty

Foto: Valter José Potter

A parceria de 40 anos das estâncias Guatambu e Alvorada, de Dom Pedrito, e Caty, de Sant’Ana do Livramento estará levando a pista de remates da 79ª Farm Show de Dom Pedrito dia 20 de outubro a oferta volumosa de 150 touros melhoradores, 200 novilhas prenhes e 150 novilhas de 12 meses, totalizando um plantel selecionadíssimo de 500 animais.
O maior leilão das raças PolledHereford e Braford do Brasil acontece a partir das 14h no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito com destaque especial para o volume de oferta, que garante não só quantidade, mas qualidade genética e física dos animais que serãocomercializados: os touros são a nata da produção das três estâncias, todos com índices genéticos superiores no rigoroso programa de seleção por produção a campo da Conexão Delta G. Ainda, irão a pista touros que podem ser adquiridos para os mais exigentes planteis das raças PolledHereford e Braford, bem como por Centrais de Inseminação artificial, pois são os exemplares tops da geração 2010 que somente neste remate serão leiloados.
Para completar a destacada oferta, as 200 novilhas selecionadas pelo melhor dos plantéis das três estâncias e prenhas por touros líderes do teste de progênie da Conexão Delta G. Ainda, de forma inédita, uma oferta de 150 novilhas jovens, de um ano de idade, todas vistoriadas pelo técnico Leonardo Correa da ABHB.
Condições especiais de pagamento e desconto, além de frete cortesia para todo o Rio Grande do Sul para clientes que adquirirem 12 touros ou 20 fêmeas completam os atrativos do remate.

- Braford em pista no remate Aurora e Sossego
O Braford reúne precocidade, rusticidade, adaptabilidade e qualidade de carne
Exaltadas por uma genética Brafordcampeoníssima na Expointer 2012, as Estâncias Aurora e Sossego realizam seu remate anual dia 19 de outubro, às 19h30, no Parque Agrícola e Pastoril em Uruguaiana.
A primorosa oferta, alicerçada em 37 anos de seleção, apresentará 100 touros e 250 ventres Braford, com destaque para o Trio Braford Grande Campeão de Machos Rústicos da Expointer 2012, da Estância do Sossego, e prenhezes do Grande Campeão Braford da Expointer 2012, o exemplar Bitrem, da Estância Aurora – entre outros tantos lotes de confirmada genética.
Segundo os organizadores do evento, em conjuntura à constante ascensão do Braford, a excelente oferta promove a expectativa de um ótimo Remate. “Touros melhoradores e ventre tatuados e de prenhez confirmada, com condições habituais de pagamento, prospectam preços diferenciados para os animais que serão colocados em pista”, ressaltam os criadores.
O Remate Aurora e Sossego terá transmissão ao vivo pelo C2 Rural. No martelo, Trajano Silva Remates. Catálogo on-line nos sites: www.estanciaurora.com.br e www.estanciadosossego.com.

- Hereford e Braford no remate Wolf Genética e Pitangueira 
Animais da Wolf Genética tem seleção baseada em dados objetivos, com uso de ultrassom e investigação de paternidade

A parceira entre a Wolf Genética de Dom Pedrito e Estância Pitangueira de Itaqui levará a pista do parque Juventino Corrêa de Moura em Dom Pedrito a oferta de 60 touros Hereford e 30 touros Braford todos resultado de uma rígida seleção genética. O remate acontece dia 26 de outubro a partir das 16h dentro da programação da Farm Show 2012.
Entre os touros que merecem destaque estão o touro Hereford Wolf 2200, de três anos, que foi usado no plantel da Wolf Genética, tem ótima conformação e bons índices de avaliação genética, além de perímetro escrotal de 47 cm, conforme destaca Patrícia Wolf.
“Nosso foco é ter uma média de padrão de qualidade da oferta. São reprodutores feitos para produzir terneiros com potencial de ganhar peso e ter bom acabamento, além de fertilidade e precocidade nas fêmeas”.
Além da qualidade genética dos animais, o remate Wolf e Pitangueira oferece atrações especiais também nas condições de pagamento. Patrícia destaca o prazo de pagamento do Plano Safra, cujo vencimento é dia 30 de maio, época conveniente graças ao calendário de feiras de terneiros.

- Rusticidade e precocidade nos touros da São Pedro
Vendendo touros desde 1907, a Estância São Pedro realiza neste ano remates em Bagé e São Caçapava do Sul hoje, dia 13 de outubro, às 16h e 15h, respectivamente. O proprietário GlênioMércio Carneiro destaca que seus animais tem clientela cativa porque são criados em campos nativos sem adquirir gordura excessiva e acostumados às pragas habituais. Estarão em pista animais das raças Hereford e Braford.
“Seus filhos são procurados em várias feiras pelo peso e precocidade reprodutiva, além das características de rusticidade”, destaca Carneiro.


- Falta menos de um mês para o Enem, você está pronto? 

Provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro
São quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, uma redação e o passaporte para a universidade. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a oportunidade para que os estudantes do ensino médio ingressem no curso superior e as vésperas da prova, que neste ano acontece nos dias 3 e 4 de novembro, é hora de turbinar os estudos e começar a garantir o seu futuro. Em 2012, quase 6,5 milhões de inscritos irão realizar as provas que tratam de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação. Para que o estudante não se desespere e nem se perca em sua programação nestes últimos dias, algumas dicas podem ajudar.
- Leia bastante
As questões do Enem são elaboradas para avaliar as competências e as habilidades dos candidatos, por isso a leitura de modo que o estudante consiga observar os questionamentos que o texto apresenta. Aquele que se habitua a refletir sobre o que lê, busca no texto as respostas para os questionamentos feitos. Vale ler jornais, revistas e, assim, atualizar-se ao mesmo tempo.
- Mantenha o ritmo
Não é porque a hora da prova está chegando que o estudante deve diminuir o ritmo dos estudos. Quem está se preparando há alguns meses deve manter o cronograma e quem começou recentemente precisa, antes de mais nada, se organizar e procurar fazer um cronograma que contemple a resolução das questões das provas do Enem dos últimos anos – começar do zero, nessa altura, será pouco produtivo. Refazer as provas do Enem de anos anteriores pode ser uma maneira bem produtiva de estudar.
- Faça um plano de estudos
O Enem é uma prova muito abrangente, por isso, a palavra-chave agora é não focar em nenhuma matéria específica. O ideal é fazer um plano bem rápido, nessas ultimas semanas, o aluno deve colocar no papel os temas em que ele não tem conhecimento nenhum e procurar saber um pouco sobre eles. O importante é saber um pouquinho de muita coisa.
- Pratique a redação
Nada melhor para aperfeiçoar a escrita do que praticar. Treine suas habilidades escrevendo redações com temas sociais e da atualidade. Alguns professores apostam que temas comoas condições climáticas, a Rio+20, a questão Palestina, o crescimento econômico da China, entre outros, podem estar entre os apontados para a redação do Enem 2012.
- Aprenda não decore
O melhor roteiro dos conteúdos importantes é formado pelas provas dos anos anteriores. Se o aluno possui resumos pessoais, anotações específicas, fichas ou algum material didático sintético, deve fazer uso do mesmo na medida em que as questões dos anos anteriores forem exigindo. Tentar produzir um resumo agora ou decorar um resumo existente é completamente inviável. Além disso, as provas do Enem não favorecem estudantes que possuam informações “decoradas” ou “descontextualizadas”.
- Aprenda com os erros
Ao refazer as provas dos anos anteriores fique atento também aos seus erros, eles podem ser um sinal de alerta para alguns conceitos que ainda não estão bem compreendidos. Aproveite o tempo que ainda resta para rever suas dificuldades.
- Tenha uma estratégia
A prova, geralmente, é composta por questões fáceis, médias e difíceis e estão embaralhadas. É comum o aluno não conseguir fazer rapidamente uma questão ou outra devido ao seu grau de dificuldade. É muito importante que o aluno tenha uma estratégia para fazer a prova. Começar pelas fáceis é importante para a autoestima, pois dará uma sensação de que está fazendo “certo uma boa parte da prova”. Em seguida, fazer as questões com nível de dificuldade médio. E no final, caso dê tempo, as mais difíceis.
- Descanse
Estudar é fundamental, mas cuidado com o exagero: conviver com amigos e familiares é importante, manter a prática de atividades físicas também ajuda muito. Mesmo os que utilizarem algum tempo do sábado e/ou do domingo para estudar, devem procurar descansar também – estudante cansado não conseguirá bom desempenho nas provas do Enem (duas longas provas, realizadas em dias seguidos).


Festa Mais

A festa que elegeu a Glamour Mais e Glamour Simpatia 2012 foi um tremendo sucesso! Mulheres bonitas e elegantes brilharam no desfile que aconteceu no salão repleto do Clube Comercial de Bagé. As juradas, Maria Alice Curra, que já foi Miss Rio Grande do Sul, a médica Elisabeth Fagundes, a professora Rafaela Ribas e as empresárias Norma Kopper e Nivaldes Mattos tiveram muito trabalho para escolher Andrea Menezes Salles como Glamour Mais e Mirta Palermo como Glamour Simpatia. Este evento está consolidado e já figura como um dos melhores da temporada. Parabéns à Liga Feminina de Combate ao Câncer pela promoção do evento! Clics de Fabiana Harter

 Andrea Salles, Maria Zilma Karam e Mirta Palermo elegantérrimas antes do desfile

As componentes da Liga comemorando com as vencedoras



Debut
 As garotas que irão debutar no próximo dia 20 de outubro estão com a agenda lotada de eventos. Elas são convidadas para coquetéis, palestras, festas e desfiles aproveitando ao máximo esse momento único. A diretoria do Clube Comercial promete um baile para ficar na história, com muitas atrações. Estarei lá, mais uma vez, apresentando esta festa. Aqui, fotos de mais algumas das deb’s. Lindas!

A debutante Laura Pilon

Em um dos inúmeros eventos, Gabriela Sberse, Pietra Anselmo, Mariana Pinto, Vitória Martinez e Larissa Posta

 Todo o charme de Manuela Suñé Montano


Vernissage
 As artista plásticas Judith Plentz e Rejane Osório estão expondo suas obras no Café do Parque, na Associação Rural de Bagé, durante a Expofeira. O vernissage aconteceu ontem, ao cair da tarde, com degustação de vinhos da Miolo. A foto mostra um dos trabalhos de Judith. Vale a visita!




Curtas

Local de muita badalação na Expofeira de Bagé é, sem dúvida, o núcleo do gado Brangus. Capitaneado por Vera jardim e Claudia Meirelles, o espaço é dica certa para um bom happy hour. Passa lá...

É lindo de ver as lojas que iluminaram suas fachadas de rosa, numa alusão ao “Outubro Rosa”, mês escolhido para que as mulheres fiquem antenadas na prevenção do câncer de mama. As lojas ASM deram o exemplo: pintaram a fachada de uma filial com o símbolo da campanha. Show!


A Associação Rural de Bagé comemora o seu centenário com inumeras atrações. Entre elas, o Jantar de Destaques, que aconteceu na quinta-feira, dia 11, onde foram homenageadas diversas personalidades que se destacam em suas atividades. Na próxima coluna virá a cobertura completa. Aguardem!






- Óleos funcionais que te dão saúde e ajudam a emagrecer 
Eles aceleram o metabolismo, dão saciedade e podem até ser usados como hidratantes para a pele
A descoberta da funcionalidade dos alimentos para a saúde e o bem estar é uma das grandes descobertas da ciência e, principalmente, quando estes benefícios vão além da perda de peso. Aumentar o metabolismo e a saciedade, manter a pele bonita e atenuar os sintomas da TPM são só algumas das ações comprovadas.Vale lembrar que o consumo desse e dos outros óleos deve estar sempre associada à prática regular e orientada de atividade física.
Óleo de cártamo
Rico em antioxidantes e ácidos graxos auxilia na redução do apetite, já que promove saciedade. Pesquisas também mostram que o óleo de cártamo pode estimular a lipólise (quebra da gordura) e a oxidação de gordura (queima da gordura), favorecendo o emagrecimento.
Óleo de gergelim
Rico em substâncias antioxidantes que protegem o fígado dos processos oxidativos e evita o acúmulo de toxinas e gorduras. O produto também contém grandes quantidades de vitamina E - que é anti-inflamatória e alivia os sintomas da TPM.
Óleo de linhaça
A linhaça é uma semente oleaginosa rica em ácidos graxos, que ajudam na redução de triglicerídeos, na regulação da pressão arterial e no combate à inflamação das células de gordura. Os ácidos graxos do óleo de linhaça também estimulam mais a saciedade do que os outros tipos de óleo. 
Óleo de girassol
Fonte de ácidos graxos (ômega-6 e ômega-9) e vitamina E, nutriente que auxilia na defesa do organismo contra os radicais livres e evita a formação de placas de arteriosclerose (doença inflamatória que afeta os vasos sanguíneos). Atua também no controle do sono e do apetite e na melhora do humor e do inchaço.
Óleo de amêndoa
Suas propriedades garantem um bom funcionamento do sistema cardiovascular, além disso, ele pode ser usado também para aplicar na pele, já que têm as mesmas (e até mais) propriedades que os óleos e cremes hidratantes de aplicação exclusivamente tópica.


- São Gabriel realiza 19ª Estância da Canção Gaúcha
Entre os dias 18 e 21 de outubro cantores e músicos tradicionalistas de todo o Estado estarão em São Gabriel para a 19ª Estância da Canção Gaúcha, que acontecerá no Estádio Municipal Dr. Sílvio de Faria Corrêa. Além do festival de músicas inéditas, todas as noites acontecem shows, que ficarão a cargo do grupo Os Serranos (1ª noite), Cristiano Quevedo (2ª noite), Miguel Marques (3ª noite) e João de Almeida Neto, com a nova turnê, “Gaúcho Também Chora”, que alterna boleros, tangos, samba com o nativismo, na 4ª e última noite.
- Programação religiosa em Santa Thereza 

Dando continuidade aos festejos de Nossa Senhora Aparecida e ao Dia das Crianças a partir das 16h de hoje a Capela estará aberta para a Bênção das Terezas, que é uma bênção especial, para todas as pessoas batizadas com o nome de Tereza. Haverá ainda apresentação artística de Lorena Vieira e Ivon Léo. No domingo acontece a benção das famílias com a presença do Movimento Familiar Cristão. E na segunda-feira, dia 15, será realizada a partir das 15h uma procissão em homenagem a Santa Thereza. A saída será da frente da Transportadora Dachery (local do antigo prédio da charqueada)até a Capela de Santa Thereza D’ávila com acompanhamento da Banda do Imba. Na chegara haverá celebração de missa com a participação do Coral Auxiliadora.

- Peruzzo inaugura nova loja
A partir do dia 16 de outubro Bagé ganha mais uma loja da rede Peruzzo de supermercados. O novo empreendimento, localizado na Avenida Espanha, conta com 1.200 metros de área de vendas e a inovação de um estacionamento coberto que proporcionará mais conforto e segurança aos clientes. O empresário LindonorPeruzzo destaca que a expectativa é atender o público da região com uma loja nova, moderna e com produtos e serviços oferecidos nas outras quatro lojas de Bagé.
“O grande diferencial Peruzzo em suas lojas são o atendimento ao cliente, variedade e qualidade de produtos. O Peruzzo conta ainda com o diferencial da carne Sabor da Campanha, padaria e confeitaria com produtos própriosde alta qualidade, frutas e verduras de primeira qualidade”.



- Enfrente a segunda-feira de cabeça erguida 

Muitos detestam o primeiro dia da semana, mas com algumas dicas, o dia pode se tornar muito proveitoso
O despertador toca: é o anúncio do fim do descanso. Depois de dois dias de folga, chega a segunda-feira, que mais parece um monstro pronto para te atacar. E, se retomar o trabalho na segunda-feira não é uma tarefa fácil fica ainda mais difícil quando o final de semana foi prolongado como no caso deste que foi precedido por um feriado na sexta-feira. Mas, como não há alternativa e a rotina precisa ser retomada existem alguns conselhos práticos que podem ajudar para que o retorno ao trabalho seja mais tranquilo e até mais proveitoso, basta um pouco de organização e força de vontade.
Conclua as tarefas de sexta-feira
O lema "não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje" é o que fala mais alto no planejamento semanal. Sempre que possível, evite deixar atividades por terminar na sexta-feira. Se for inevitável, distribua o restante da atividade nos três primeiros dias da semana.
Esqueça as reuniões no começo da semana
O ideal, segundoespecialistas é marcar as reuniões de planejamento nas quartas, quintas e sextas-feiras, já que estamos em um ritmo mais lento no começo da semana e reuniões acabam tomando muito tempo e sobra pouco para a organização das tarefas.
Tome notas
Utilize ao menos um organizador prático como o Outlook, uma planilha de atividades ou até mesmo um bloco de notas. Não se pode confiar na memória, caso contrário perdemos a concentração nas atividades com a voz interna lembrando de tudo que temos a fazer. Também não perca seu tempo verificando e-mails a todo momento, se alguém precisar urgentemente falar com você, vai telefonar.
Faça primeiro o pior
O livro de gestão 'EatThatFrog' (Engula esse Sapo, em português), de Mark Twain, sugere que você já faça tudo que você considera pior antes de qualquer outra atividade 'mais prazerosa'. Se você escolher a tarefa que está enrolando ou temendo e tirá-la do caminho mais cedo, você poderá se concentrar (aliviado) em outras coisas mais agradáveis para o resto do dia.É fácil deixar inúmeras tarefas pendentes quando se trabalha individualmente. Mas é importante pensar também sobre como seu trabalho afeta as outras pessoas da equipe.
Receba a segunda-feira de braços abertos
Apesar de todas as reclamações quanto às segundas-feiras, o início de uma nova semana deve ser sempre lembrado como uma nova oportunidade de realizar seus projetos. É claro que ninguém fica feliz quando acaba o descanso, mas quando se faz o que se gosta, uma segunda-feira deixa de ser um martírio e vira uma oportunidade.



- Você conhece todos os termos que precisa para lidar com os seus investimentos? (foto)
A partir das novas regras da poupança e da alteração nas taxas de juros alguns novos termos começam a fazer parte do dicionário dos investimentos
Agora não tem mais jeito. Gostando ou não, o investidor terá de se habituar a alguns termos econômicos que sempre existiram, mas que fingia não ver nem ouvir falar.
O fato é que, ao alterar as regras de remuneração da caderneta de poupança e forçar os bancos a baixar os juros cobrados na concessão de crédito e financiamento, o governo impôs uma mudança estrutural na economia, que vai mexer diretamente no seu bolso.
Taxa Selic
A taxa básica de juros, conhecida como selic, é que remunera os títulos do governo e baliza os juros praticados em diversos financiamentos e também em alguns investimentos de renda fixa principalmente aqueles emitidos pelo governo e pelos bancos.
Debêntures
Uma empresa pode captar "empréstimos" no mercado por meio da emissão de debêntures. Esses títulos são comprados pelo investidor, que passa a ser um credor da companhia. Com data de vencimento predeterminada, a garantia para o investidor é o próprio patrimônio da empresa.
Juro e juro real
É a remuneração que alguém que toma empréstimo deve pagar para aquele que fornece o capital. É chamado de juro real o valor que o tomador se propõe a pagar para seu fornecedor, considerando a correção monetária do montante, que inclui o desconto da variação da inflação.
CDI
O Certificado de Depósito Interbancário é o título de uma transação financeira realizada para a captação de recursos ou investimentos. A média dos juros praticados pelas instituições financeiras nessa operação é umadas possíveis referências para o cálculo da rentabilidade de outros investimentos, como o do Certificado de depósito bancário (Cdb), um dos papéis mais negociados do mercado.
Títulos de renda fixa
São títulos com prazo de vencimento predeterminado, que pagam remuneração que pode ser prefixada (no momento da contratação) ou pós-fixada. É como um empréstimo: você empresta dinheiro ao emissor (governo, empresa ou banco) e ele paga juros pelo seu empréstimo.
Títulos de renda variável
Todos os títulos com remuneração definida pelas condições do mercado e não atrelados a um indicador preestabelecido na hora da contratação são títulos de renda variável. Os mais conhecidos são as ações de empresas negociadas em bolsa, os commodities (ouro, café, entre outros) e os fundos de investimento que reúnem ativos desse tipo.
Dividendos
O dividendo é uma parte do lucro de uma empresa que é dividido entre os acionistas. As carteiras de dividendos são a reunião de uma série de ações de companhias que pagam uma boa porcentagem de seu lucro ao investidor.




 De Dom Pedrito, Bernardo Simões Leal de dois meses curtindo a semana farroupilha. Ele é filho de Lissandrae Márcio.


Júlia Pimentel, cultivando as tradições gaúchas. Ela é filha de Sandra.


Comemorando a Semana Farroupilha Mariah, Júlio, Emilly, Júlia e Manuela.

- Cuidado com os cosméticos infantis
O cheirinho do bebê é inconfundível, mas é preciso ter cuidado na hora de usar produtos químicos nas crianças
Eles adoram estar cheirosos e ficam praticamente irresistíveis. O cheirinho de bebê e de criança é inconfundível, mas alguns cuidados devem ser tomados com os cosméticos infantis para evitar alergias e irritações já que a pele dos pequenos ainda é bem delicada e precisa de cuidados especiais.
Opte por sabonetes sem cheiro, eles existem aos montes nas prateleiras dos supermercados e o ideal é escolher um neutro de pH 5,5 e sem muito cheiro. Lembre-se que seu bebê ainda tem um sistema de defesa imaturo. Por isso, existe um risco de infecções, irritações e alergias. A dica é bem simples: quanto menos pH, melhor.
O xampu também deve ser neutro, até porque ainda não há comprovação de que o extrato responsável pelo perfume do xampu traga benefícios à criança. O ideal é você escolher um produto neutro com o mínimo de perfume e corante. Além disso, dispense a preocupação de escolher do xampu para cabelo liso, cacheados etc. Isso não faz diferença para o bebê que ainda nem completou um ano.
Antes dos seis meses não há indicação do uso de cremes hidratantes. Reserve o uso do hidratante para casos específicos como peles ressecadas devido a dermatoses como a dermatite atópica. Ou, ainda, para atípicas condições ambientais como inverno intenso, aquecedores e baixa umidade do ar. Nestes casos, sim, é recomendável, mas utilize produtos neutros e passem na criança até três minutos depois do banho para não reduzir a eficácia do produto.
Evite o talco, que não é recomendado porque o pó aspirado pelo bebê pode causar problemas respiratórios e alérgicos. Não use colônias. Estes produtos costumam conter substâncias que entram em contato com a pele sem necessidade e podem causar irritação e alergia. Mas, claro, algumas mães adoram deixar aquele cheirinho de bebê. Então, a recomendação é passar na roupinha do bebê e bem pouquinho.


55º Remate Anual Cabanha Paineiras 

Paineiras - Tradição, excelência e qualidade genética.
Consagrado berço genético do País, a Cabanha Paineiras abre as porteiras de sua sede, dia 21 de outubro, às 14 horas, para a 55ª edição de seu renomado remate anual. O leilão conta com as Cabanhas Basca, Reconquista e Rincondel Sarandy como convidadas.
Evento que figura entre os mais aguardados da temporada, o Remate Paineiras colocará em pista 350 bovinos – 120 touros e 230 ventres – das raças Angus e Brangus de uma genética respaldada por mais de 8 décadas de seleção.
Touros melhoradores e ventres de exceção com prenhezes de importantes reprodutores são alguns dos diferenciais em oferta. “No próximo dia 21, os clientes terão à disposição exemplares com a qualidade dos plantéis das cabanhas realizadoras, animais raçadores e melhoradores, portadores das mais distintas genéticas do Brasil”, salienta Mariana Franco Tellechea, proprietária da Cabanha Basca.
 Destaques nas pistas de todo o País, as Cabanhas Paineiras, Basca, Reconquista e RincondelSarandy formam um dos grupos mais premiados da pecuária nacional. “A marca Paineiras se consolidou pela busca constante do aperfeiçoamento de seus plantéis, conquistando a confiança dos clientes e tornando, assim, os eventos da Cabanha e de seus sucessores sempre competitivos”, ressalta Mariana.
O material genético superior atrai pecuaristas de todo o Brasil, que através do Canal Rural poderão investir na confirmada genética Paineiras. “Nossa expectativa é que o leilão deste ano repita o desempenho de 2011, com pista limpa e médias dentro da normalidade”, pontua a criadora.
A revisão dos animais terá início às 10h30, seguida pelo almoço e, na sequência, o leilão. O Remate Paineiras ofertará touros com seguro de vida e transporte por 100 dias, além de frete free dentro do Rio Grande do Sul.


Remuneração dos administradores (I)

Pró-labore é uma palavra de origem latina que significa remuneração por serviço prestado. Esta remuneração, que é paga ao sócio ou titular da empresa, não deve ser confundida com os lucros apurados ou com os juros a que têm direito os sócios que aplicaram seu capital no empreendimento, mesmo que não exerçam qualquer atividade laboral na empresa. Portanto, o pró-labore é o “salário” do sócio ou titular que exerce atividade gerencial e/ou administrativa na entidade econômica.
O valor a ser fixado para o pró-labore deve levar em conta os limites e os efeitos estabelecidos pela legislação fiscal, bem como a capacidade econômica e financeira da empresa e as necessidades do sócio ou titular.
Em geral, deve-se fixar a remuneração mensal do administrador de forma a atender suas necessidades de sustento, buscando o menor ônus possível para ele e para a empresa, tanto do ponto de vista tributário quanto da preservação do capital de giro do negócio.
Assim, os parâmetros para a fixação do pró-labore devem ser os seguintes: 
a) os rendimentos do empresário devem cobrir suas despesas pessoais e familiares, bem como suportar investimentos (compra de automóvel, aplicações financeiras, consórcios, etc.); 
b) o valor deve ser compatível com a função exercida (não é convincente que o empresário ganhe menos que seus funcionários ou perceba pouco mais que o salário mínimo); 
c) o pró-labore deve ser compatível com o faturamento/lucratividade da empresa; 
d) o pró-labore pode ser inferior às necessidades do empresário, caso este possua outras fontes de renda (aluguel de imóveis, etc.), e 
e) deve-se levar em conta os reflexos da tributação sobre o pró-labore relativa ao Imposto de Renda na Fonte (caso ultrapasse o limite de isenção da tabela = R$ 1.637,11) e à Previdência Social, cuja contribuição equivale a 31% sobre o valor pago ou creditado, sendo 11% retidos do beneficiário e 20% pagos pela empresa (são isentas desta parte as empresas enquadradas no SIMPLES NACIONAL).


Mario Pinheiro 
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




- O requinte e a exclusividade vindos do artesanato em lã 

Artesãs participaram da oficina de tapeçarias em lã com a arte terapeuta Margaret
A poltrona Flor Crioula, estofada em crochê de lã de ovelha por artesãs de Bagé orientadas pela designer Eulália Anselmo – CREDITO: Prima Desing/Especial ZH

O Cubo Tricot de espuma e tricot em pura lã também agrega charme e estilo ao ambiente - CREDITO: Prima Desing/Especial ZH

Os chapéus de feltro estão em destaque no trabalha da artesã Clair

Decorar a casa com peças produzidas manualmente, exclusivas e que resgatam uma das características mais marcante do Pampa pode ser uma excelente opção para quem deseja agregar aconchego e requinte ao seu lar sem deixar de lado as tradições e marca gaúchas de lado. A designer Eulália Anselmo destaca que a lã como um produto de produção primária ganha em valor agregado quando transforma-se em uma peça de artesanato.
“As pessoas ligam a lã ao artesanato rústico e às coisas campeiras,mas se bem trabalhada ela é um dos mais nobres materiais que temos”.
Na semana passada uma oficina de tapeçarias em lã reuniu artesãos no Da MAya Espaço Cultural. A professora e arte terapeuta Margaret Spohr conta que lidar com trabalhos manuais além de desenvolver a criatividade é uma excelente maneira de aliviar o estresse do dia-a-dia e de dar um charme especial a decoração da casa.
“Produzir as peças que irão decorar a sua casa é uma maneira de se apropriar daquele espaço. De colocar boas energias no trabalho e, como resultado, ter uma casa mais aconchegante e parecida a com a nossa personalidade”.
E para quem se animou com a ideia pode procurar cursos de artesanato ou mesmo as peças prontas na Casa do Artesão em Bagé. Lá, profissionais como a Clair Schneid Vaz Luiz expõem seus trabalhos.
Vale lembrar também que a lã é um dos melhores isolantes térmicos, nos protege do frio e também do calor, já que hoje existem tecidos de lã de alta tecnologia e finos como seda. Também da lã se retira a Lanolina, substância emoliente, umectante, utilizada nos cosméticos.
“No meu trabalho como designer tenho como um dos objetivos explorar a Lã no Design contemporâneo de móveis e objetos”, destaca Eulália.




A modelo Raquel Vidart posou para as lentes de Leko Machado para mostrar a linda coleção da Loja Exclusiva. Os looks casuais da loja ganham um charme especial quando combinados com os acessórios certos.

 Novidade na estação, o slipper chegou com força total

Todo look ganha novos ares quando combinado com um belo acessório, seja ele um óculos, um relógio ou um sapato. Com as novas coleções chegando é hora de começar a se preparar para o verão ficando atento às tendências da estação, que pede cores vivas e que combinam perfeitamente com o clima.
A empresária Rozane Gusmão da Ótica Conquistadora conta que as inovações são muitos e que o setor está em pleno crescimento. As linhas importadas com a Ray Ban, a Carmin, a Zen Barcelona e outras como a Ana Hickmann, a Mormaii, a Speedo, a Atitude e outras lançaram coleções inovadoras e arrojadas em linhas fashion urbanas ou esportivas para todas as idades e personalidades. Investir em óculos solares de qualidade é, além da garantia de compor um look casual, uma maneira de garantir a saúde dos seus olhos. Rozane lembra que todas essas novidades estão a disposição na Ótica Conquistadora que constantemente busca inovações, como as trazidas da feira Ajorsul, a qual recentemente participou.
As cores vibrantes também estão presentes nos calçados, que na coleção primavera-verão da Gathi Calçados aparecem muito coloridos e com opções de salto para todos os estilos e gostos. Para um look mais despojado vale a pena investir em um slipper, que aparece tanto em cores vibrantes como com estampas. Os saltos continuam em alta é trazem glamour ao look.

Nenhum comentário:

Postar um comentário