Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CADERNO PAMPA::12 DE JANEIRO DE 2013:: EDIÇÃO Nº 279






O mês de janeiro é bastante movimento para os produtores rurais que investem nos ovinos e tem nesta época o reconhecimento pelo trabalho e esforços dedicados. É um período de intensa movimentação nos parques rurais principalmente nas cidades da região, como Bagé, Dom Pedrito, Livramento e Pinheiro Machado que já estão com suas programações definidas e com tudo pronto para suas feiras de verão. Nesta edição abrimos espaço para algumas das principais feiras de ovino da região, sua programação e destaques. Uma oportunidade tanto para os produtores como também para a população em geral que tem uma chance de se familiarizar com as rotinas e trabalhos desenvolvidos.

No Caderno Especial Decoração e Construção que publicamos no dia 22 de dezembro faltou explicar que para melhores informações sobre arquitetura deve-se buscar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

PRÓXIMO PAMPA: 26 de janeiro

RURAL
 Ovinos realizam suas feiras de verão 
Como de praxe, o mês de janeiro é marcado por grandes eventos da ovinocultura gaúcha, entre eles a 5ª Agrovino em Bagé, a 34ª Feira de Ovinos de Dom Pedrito, a35ª Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento e a XXIX Feovelha de Pinheiro Machado. Com diversas atividades, além dos tradicionais julgamentos de raças e remates, as férias movimentam a região com amplas programações.

Agrovino em Bagé
 Programação acontece até amanhã
A Agrovino, realizada pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos – ABACO em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé teve sua programação iniciada no dia 09 e se estende até amanhã, dia 13, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Na programação da feira, destacam-se entre as várias atividades, os tradicionais julgamentos e remates.

Outro detalhe que deve marcar a 5ª edição é a entrega do Troféu WalmoreNot ao produtor rural que vencer três vezes consecutivas ou cinco alternadas, somando a maior pontuação, independente da raça. Hoje acontece ainda o 2º Remate de Produção da Cabanha São Matheus e convidados e amanhã o dia será dedicado a saída dos animais.


34ª Feira de Ovinos em Dom Pedrito 
 Programação acontece dias 1° e 2 de fevereiro
Com a realização de julgamentos e remate de carneiros, borregos e ventres tatuados das raças ovinas, além do 7º Concurso de Carcaça, do 5º Concurso de Churrasco de Cordeiro e de palestras técnicas, o Sindicato Rural de Dom Pedrito prepara a 34ª edição da Feira de Ovinos, que este ano acontece nos dias 1° e 2 de fevereiro no Parque Juventino Corrêa de Moura na cidade.

Além da Feira, o Sindicato está com eventos agendados para a próxima temporada, conforme explica a Secretaria Executiva Marcelle Henning Lehr. Em maio acontece a 9ª Feira de Terneiros, também confirmada para acontecer no Parque de Exposições do município. Na sequência, de 6 a 8 de junho, está programado o 21º Seminário Pastos Pastagens e Suplementos e de 19 a 27 de outubro a 80ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito - Farm Show 2013, ambos os eventos no Parque Juventino Corrêa de Moura. Mais Informações pelos telefones: (53) 3243.3378 ou (53) 3243.1103 ou no site www.sindicatoruraldp.com.br.


 XXIX Feovelha de Pinheiro Machado
Entre os dias 23 e 27 de janeiro Pinheiro Machado realiza sua XXIX Feovelha – Festa e Feira Estadual da Ovelha no parque Charrua em uma promoção do Sindicato Rural de Pinheiro Machado.Em 2013 estará na sua edição que antecede os 30 anos do evento, tendo como ponto alto a qualidade genética dos animais que serão leiloados e que são motivo de grande procura por produtores de diversas partes do país.
Em sua última edição, a Feovelha reuniu mais de 60 expositores e atraiu um público de 52 mil visitantes e, para esta edição, a expectativa da organização é de superar o ano anterior tanto em comercialização como em público, para tal uma grande programação está sendo planejada.

35ª Expofeira de Ovinos de Verão de Livramento
Remates e julgamentos acontecem até o dia 30 de janeiro


O mês de janeiro será dedicado aos ovinos em Sant’Ana do Livramento. Isso porque o Sindicato e a Associação Rural realizam a 35ªExpofeira de Ovinos de Verão entre os dias 11 a 31 de janeiro de 2013, no parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho. Somente entre os dias 23 à 27 haverá uma pausa na programação da Feira em função da participação de representações locais na Feovelha, em Pinheiro Machado. Entre os pontos chaves da Feira estão a realização de remates e julgamentos de raça.

O presidente da Rural santanense, o engenheiro agrônomo Luiz Claudio Pereira de Andrade, manifestou a expectativa de comercialização positiva, seja pela origem genética dos produtos que serão apresentados, seja pela facilidade de financiamentos bancários.
“Estimamos uma oferta de 500 ovinos machos e 2.500 fêmeas, o que poderá proporcionar uma venda de R$ 1.500.000,00. Temos o maior e melhor rebanho ovino do Rio Grande do Sul e o produtor rural irá seguir investindo na ovinocultura, que proporciona renda e alimento para as propriedades durante o ano inteiro”.

Com destaque para os remates, a 35ª Expofeira de Livramento oferta animais de qualidade reconhecidos 
em nível estadual, nacional e no território uruguaio, por suas genéticas de ponta.



PAMPA VIP
Por GRACIELA FREITAS
Recebi um e-mail do amigo Sávio Machado expressando sua gratidão pelo apoio concedido a ele e aos Bufões da Rainha em 2012, e também antecipando os 10 anos do grupo no mês de março. Pois bem, prezado Sávio, saiba que o trabalho de vocês merece destaque sempre! Podem contar comigo, e desde já, parabéns e ainda mais sucesso!

Meninas de Bagé e região fiquem atentas às inscrições para o concurso Garota Verão edição 2013. Este ano, a vencedora vai assinar um contrato de dois anos com uma agência de modelos internacional. As inscrições podem ser feitas na RBS TV Bagé.

Quem quiser ficar “fora da casinha” neste Carnaval já pode adquirir seu abadá com os integrantes do bloco. O endereço para aquisição é na rua Juvêncio Lemos, 736. Mais informações pelo telefone (53) 3242 8433.



Vinícius Ferreira e Caroline Rich trocaram alianças no dia 15 do mês passado, na capela do Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Clic Leko Machado

Num gesto de amor e cumplicidade, Mary Machado e Leonardo de Moraes. O casamento aconteceu em dezembro na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Clic Leko Machado


Mamãe Lú Faria só sorrisos durante o aniversario do primeiro aninho do pequeno Alvim Faria Neto. A festa aconteceu na Estância Rincão do Silêncio dos avós Alvim e Marly. Parabéns a eles e também ao papai David Mendes



Entre os pais, Mariana e João Carlos, a bonequinha Bianca Sousa Lima festejou seu primeirinho
aninho, em Dom Pedrito. Clic Leko Machado

Cola grau em Nutrição, hoje, pela Universidade da Região da Campanha, minha amiga
Josiane Hernandes. A ela o desejo de muito sucesso. Parabéns!



Atividade rural – despesas (II)

         Eis outras perguntas e respostas sobre a atividade rural, constantes no sítio da Receita Federal do Brasil (RFB):
516 - Qual é o valor que deve ser considerado como despesa de custeio pelo proprietário rural que, tendo empregado que mora em casa situada dentro do imóvel rural, desconta do valor total devido ao empregado um percentual a título de habitação por força de contrato de trabalho?
O proprietário rural pode considerar como despesa de custeio o valor total devido ao empregado e deve considerar como rendimento de aluguel, sujeito ao carnê-leão e, também, ao ajuste anual, o valor a título de habitação descontado do empregado. Esse entendimento é válido mesmo na hipótese de não haver contrato de locação formalizado entre as partes, sendo suficiente, para esse efeito, a cláusula do contrato de trabalho.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 62; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 7º)     
519 - Quando se considera despesa a aquisição de bem da atividade rural por intermédio de consórcio?
            Somente após o recebimento do bem, os valores já pagos, expressos em reais, acrescidos do valor correspondente ao lance, se for o caso, podem ser considerados despesa. Daí em diante, os demais pagamentos, até o final do contrato, também serão considerados despesa no mês correspondente. Enquanto o bem não for recebido, os valores pagos em cada ano-calendário devem ser informados apenas na ficha relativa a Bens da Atividade Rural do Demonstrativo da Atividade Rural, não podendo ser considerados despesa.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 62, §§ 5º e 6º; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 17, §§ 2º e 3º)
            520 - Como devem ser consideradas as importâncias recebidas a título de financiamento ou empréstimo para formação e manutenção da atividade rural?
            As importâncias correspondentes aos financiamentos ou empréstimos obtidos são consideradas recursos no ano em que forem recebidas e declaradas pelo saldo em 31 de dezembro de cada ano na ficha Dívidas Vinculadas à Atividade Rural do Demonstrativo da Atividade Rural. Os dispêndios com formação e manutenção da atividade rural são considerados despesas ou investimentos no mês em que forem efetivados como custeio ou como inversão de capital. Os encargos financeiros efetivamente pagos em decorrência de empréstimos contraídos para o financiamento de custeio e investimentos da atividade rural podem ser deduzidos como despesa na apuração do resultado. Ressalte-se que as parcelas de amortização do financiamento ou empréstimo, no montante correspondente ao valor do principal, não podem ser deduzidas como despesa quando de seu pagamento, devendo apenas ser informadas na ficha Dívidas Vinculadas à Atividade Rural do Demonstrativo da Atividade Rural.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, arts. 61 e 62; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 16; Parecer Normativo CST nº 90, de 1978)
            521 - Podem ser deduzidas as multas pagas durante o ano-calendário?
            A regra geral é que são indedutíveis como despesa da atividade rural os pagamentos de multas efetuados durante o ano-calendario, especialmente aquelas decorrentes de infrações legais aplicadas por auto de infração/notificação.
            Entretanto, as multas moratórias decorrentes do pagamento em atraso de despesas dedutíveis da atividade rural têm o mesmo tratamento destas despesas e, neste caso, são também dedutíveis.
Também as multas decorrentes do descumprimento de obrigações acessórias, de que não resulte falta ou insuficiência de pagamento de tributos, são dedutíveis, bem como as decorrentes do descumprimento de obrigações contratuais que representem despesas dedutíveis da atividade rural”. (Fonte: RFB)      

Mario Pinheiro
SAÚDE
 Exames fundamentais para quem tem mais de 30 anos
 Eles são o primeiro passo para cuidar mais da saúde

Se você já ultrapassou a marca dos 30 anos e deseja manter a saúde e a qualidade de vida pode começar a prestar atenção à uma série de exames preventivos que podem ser a chave para a descoberta de problemas fáceis de serem resolvidos quando descobertos precocemente. Ou seja, a partir dos 30 anos é a idade certa para a realização do primeiro check-up, que é uma avaliação médica ampla, que pressupõe a abordagem pelo especialista de diversos aspectos da saúde mental e física do paciente nas diferentes etapas da vida.

Colonoscopia
Exame indicado a partir dos 50 anos, mas que deve ser feito antes se houver casos de câncer na família, sendo fundamental para a prevenção do câncer de cólon.

Densitometria óssea
Recomendado a mulheres com mais de 65 anos, deve ser realizado antes se houver menopausa precoce ou osteoporose na família. Verifica a densidade e a integridade de ossos, como a bacia e o fêmur, diagnosticando a perda de massa óssea e a osteoporose.

Ecocardiograma
É a ultrassonografia do coração. Deve ser indicado por cardiologista em casos de suspeitas de alterações cardíacas. O método permite avaliar a capacidade de contração do músculo cardíaco, alertando para possíveis disfunções.

Eletrocardiograma e teste ergométrico
Podem ser solicitados ainda na casa dos 20 anos e se tornam obrigatórios após os 40, quando devem ser feitos anualmente. Ambos se valem de eletrodos sobre o peito para apurar o risco cardiovascular.

Mamografia
Deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. Se houver casos de câncer na família, a investigação começa mais cedo. O exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, um dos mais comuns no sexo feminino.


SEGURANÇA
Vai viajar? Antes, proteja o seu lar 
 Alguns cuidados podem garantir o sossego nas férias e evitar 
problemas na hora de voltar para casa
Verão, calor, sol, férias, família, combinação mais do perfeita para embarcar em um período de renovação e descanso, mas que também pode se transformar em preocupação e problemas na hora de voltar para casa. Mas, não é preciso desistir das férias, basta tomar alguns cuidados simples, mas que são fundamentais para prevenir inconvenientes.
O primeiro passo, de acordo com o segurança Ledo Marques, é montar um checklistque do é preciso providenciar, que deve levar em consideração o tempo da viagem, cuidados com plantas e animais, recolhimento de correspondências e jornais, pode-se também transferir assinaturas de jornais e revistas ou cancelá-las temporariamente, para evitar acúmulo de correspondências; conversar com um familiar ou amigo de confiança e combinar visitas periódicas, que aparentem movimento na residência; e manter a discrição, evitando comentários sobre a ausência.


Não dê chance ao azar
Guardar grandes quantias em dinheiro e joias em casa nunca é uma boa alternativa. Procure empresas especializadas e invista em alarmes monitorados. Jamais comente sobre a viagem no Facebook e Twitter, por exemplo. Reforce as janelas e fechaduras. Grades externas e internas são boas desde que não sirvam como apoio para escalada; nas janelas que deslizam, devem ser colocadas peças de madeira nos trilhos para impedir o deslocamento; dê preferência a portas maciças e marcos chumbados, opte por dois tipos de fechaduras e proteja com grades os aparelhos de ar condicionado.

Outras dicas:
- Deixe gás, registros de água e aparelhos eletrônicos desligados;
- Feche bem as janelas;
- Seque a água dos vasos sanitários e ralos;
- Deixe uma cópia da chave com alguém de confiança;
- Seja discreto. Comunique sua ausência somente para quem for realmente necessário;
- Remova da geladeira tudo o que pode estragar;
- Direcione a chamada do telefone fixo para o celular.


 Novo acordo ortográfico só em 2016 
 Adoção das novas regras foi adiada






Quem estava preocupado em aprender as novas regras ortográficas propostas pelo novo Acordo tem agora mais tempo para se atualizar. O Acordo Ortográfico que pretende unificar a língua portuguesa, e que deveria ter entrado em vigor no início de 2013, só será adotado pelo Brasil a partir de janeiro de 2016. Até lá, as regras antigas de ortografia coexistirão com as novas. As duas, por exemplo, serão consideradas corretas em provas escolares e no vestibular.

O novo prazo foi definido durante reunião de um grupo interministerial formado por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Educação e da Casa Civil, que decidiu adiar a introdução oficial do acordo por três anos, ajustando-se ao prazo de sua implantação por Portugal.



 Rotary Club de Bagé Campanha realiza almoço campeiro em maio
O primeiro domingo de maio, dia 5, será marcado pela realização do 8° Almoço Campeiro, evento de caráter beneficente, já efetivado no calendário anual de atividades do clube e que este ano será especial, pois marcará também o inicio das festividades dos dez anos de fundação desse clube de serviço.
Fundado em junho de 2003, o Rotary Clube de Bagé Campanha, tem na presidência, atualmente, o militar da reserva e empresário do ramo do Ensino, José Antônio Marques da Silva. Para o ano rotário 2013/2014, assumirá como presidente, o professor universitário João Paulo Lunelli, no início do segundo semestre do corrente ano.

O 8º. Almoço Campeiro, mais uma vez será realizado nas dependências do salão paroquial do Santuário Nossa Senhora Conquistadora, localizado na Rua Amélia Resende, nº 175, no Bairro Castro Alves. Os talheres, por se tratar de uma promoção cuja renda total será destinada à entidades assistências locais, deverão ser comercializados nos próximos dias, quando também estarão sendo visitadas as empresas locais a fim de serem angariados recursos e gêneros para a efetivação desse 8º. Almoço Campeiro.

URCAMP realiza novo processo seletivo
Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior através da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e não participaram do primeiro processo seletivo da instituição têm agora uma nova oportunidade com três opções de data. Isso porque a segunda chamada do vestibular da Urcamp poderá ser agendada conforme a conveniência do candidato, que optará em realizar a prova nos dias 29 de janeiro, 7 ou 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas através do site da Universidade, onde também serão divulgados os resultados.

A realização da prova de redação é presencial, no campus de Bagé, Caçapava do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito, Alegrete, Sant’Ana do Livramento e São Gabriel.

Nicolini faz entrega de doações para Liga Feminina de combate ao câncer


A rede de supermercados reservou os dias que antecederam o natal para concluir as duas principais campanhas que desenvolveu em 2012, o ano do seu 33º aniversário.O Troco do Bem, iniciativa com objetivo puramente social, arrecadou um total de mais de R$52 mil, sendo R$38.029,41 em Bagé, R$9.925,10 em Dom Pedrito e R$4.116,89 em Pelotas, valores que foram repassados para as ligas femininas de combate ao câncer das cidades.

Junto a entrega dos valores à Liga de Bagé foi realizado o sorteio da promoção Natal Gostosão que distribuiu um total de nove prêmios, sendo dois refrigeradores, quatro TVs LCD 32’ polegadas, um frigobar, um lava-roupas e uma moto Dafra zero km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário