Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CADERNO PAMPA :: 23 DE FEVEREIRO DE 2013 :: EDIÇÃO 282


Mais um ano letivo se inicia. Muitas novidades, expectativas e desafios esperam pelos alunos que desde a semana passada retomaram suas atividades escolares. Os primeiros dias são de festa e reencontro, no entanto, o início também pode significar uma ótima oportunidade para começar bem e garantir boas notas desde o principio. Então, aproveite. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. A família e a escola precisam trabalhar juntas para tornar este período de transição o mais tranquilo e suave possível para que os estudantes sintam-se a vontade no ambiente escolar e consigam desempenhar suas funções com responsabilidade visando a aprendizagem. Sem esquecer que o período escolar é fundamental na formação do cidadão e determinante para o futuro.

Ainda nesta edição, uma matéria para quem comeu e bebeu demais nas férias e está sentindo os efeitos. A dieta detox apresenta-se como uma excelente alternativa para quem deseja recuperar saúde e eliminar tudo o que está sobrando no organismo. Inspire-se e coloque as sugestões da nutricionista em prática no seu dia-a-dia.

PRÓXIMO PAMPA: 09 DE MARÇO


ABHB realiza 5ª edição do PampaPlus
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com os Centros de Pesquisa da Embrapa Pecuária Sul e Gado de Corte, o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO – UFRGS) e o Geneplus, promove nos dias 21, 22 e 23 de março de 20143 no auditório da Federaração de Agricultura do Estado do Rio Grande do sul - FARSUL, a 5º edição do Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus. Maiores informações podem ser obtidas junto ao escritório da ABHB em Bagé.

CRMV-RS amplia horário de atendimento em Sant’Ana do Livramento
Objetivando atender de forma mais dinâmica e ágil, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) ampliou seu horário de funcionamento em Sant’Ana do Livramento para segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outra novidade é a contratação de um novo funcionário que esta a disposição de médicos veterinários, zootecnistas e empresas da cidade e região. Municípios vizinhos também poderão buscar atendimento na secretaria. Dentre os serviços oferecidos está a confecção do registro profissional, atualização cadastral e de endereço, anotação de responsabilidade técnica e inscrição de empresas. A Sede irá atender também acadêmicos de Medicina Veterinária e Zootecnia de todas as universidades do estado. Quem desejar pode procurar atendimento através do e-mail livramento@crmvrs.gov.br ou telefone (51) 9180-8370.

Concurso de São Gabriel é validado por mais dois anos 
O prazo de validade do concurso público para preenchimento de vagas no quadro geral dos servidores da Prefeitura de São Gabriel foi prorrogado por mais dois anos. A medida foi classificada pelo poder executivo como uma questão de justiça para quem participou, se preparou, foi aprovado, e ficou dois anos aguardando o chamamento. 

SAÚDE
Querendo reduzir medidas e ganhar em qualidade de vida? 
A Dieta Detox promove uma limpeza no organismo e promove inúmeros ganhos em qualidade de vida
Frutas, legumes e vegetais são fundamentais em qualquer dieta detox 

Comeu ou bebeu demais? Está sentindo-se pesado, inchado, precisando eliminar as toxinas do organismo? Que tal experimentar um detox? A dieta, adotada por pessoas que desejam “limpar o organismo” e que vem tornando-se febre entre os famosos pelos benéficos efeitos que proporciona, nada mais é do que uma dieta que auxilia no correto funcionamento intestinal, na eliminação de líquidos, na aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, proporciona uma maior sensação de saciedade e diminuição do apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. A nutricionais Ana Paula Nicoloso conta ainda que todos esses fatores contribuem tanto para redução quanto para manutenção do peso e alerta para algumas características da dieta:

“Durante o período em que estiver fazendo a detox a pessoa não poderá ingerir alimentos que contenham glúten e lactose, doces, café e chá preto, além de carne vermelha, corantes, frituras, sal (o mínimo possível), nem alimentos diet, light, adoçantes, açúcar e refrigerante”. 

Mas, então em que é baseada a alimentação durante a dieta detox? De acordo com a nutricionista em alimentos como o arroz integral, a quinua, em leguminosas como o feijão, o grão de bico e a lentilha, em peixes e frango(que não sejam preparados fritos), em frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicos, em chás de ervas e raízes, além de alimentos antioxidantes como cebola, alho, brócolis e couve-flor que estimulam o fígado a desintoxicar o organismo, ao mesmo tempo em que combatem o excesso de radicais livres, facilitando todo o processo.

Outro detalhe é a ingestão de pelo menos 1,5 litro de água mineral diariamente, já que é ela transporta as toxinas que serão eliminadas pelo corpo. Sucos desintoxicantes são ótimos para hidratar o organismo e prevenir ou aliviar a retenção de líquido e o inchaço. Mas, atenção, é sempre importante é procurar a ajuda de um profissional para a orientação de qualquer dieta.

“Mais do que simplesmente indicar o que você pode ou não comer; o nutricionista é o profissional que fará um levantamento detalhado de seus hábitos alimentares e estudará as melhores formas para que você se mantenha dentro do seu peso adequado”, destaca Ana Paula. 


De volta a rotina escolar 
Depois do período de férias, é hora de retomar os estudos e enfrentar novos desafios

Alunos foram recepcionados no primeiro dia com muita alegria, decoração especial e muitas novidades no Colégio Auxiliadora

As férias foram ótimas, mas passado o período de descanso é chegada a hora de retornar à escola para mais um ano de descobertas e conhecimento. O ano letivo em 2013 iniciou cedo em muitas escolas, a maioria retomou suas atividades na segunda-feira, dia 18, e com isso, foi chegada a hora de retornar da praia e encarar os desafios do novo ano. Nas escolas, o período de férias é de preparação e renovação para a recepção aos alunos. No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, por exemplo, várias reformas foram feitas para atender as necessidades dos estudantes. Entre as muitas novidades estão as reformas das quadras poliesportivas, da cantina e dos banheiros.

Mas, além das reformas estruturais, a Coordenadora Pedagógica do turno da manhã do Colégio Auxiliadora, Rose Dóglia, e a Coordenadora Pedagógica do turno da tarde, Rosana Gomes, contam que os professores e a equipe diretiva também passaram por períodos de formação e discussão sobre temas que serão retomados durante todo o ano junto aos alunos.A última semana de férias dos alunos, por exemplo, foi de formação pedagógica para os professores, que tiveram a oportunidade de planejar e organizar a acolhida aos estudantes.

Na chegada de volta ao colégio, em meio ao sentimento de reencontro, os estudantes novos também tiveram atenção especial e uma acolhida diferenciada para sentir-se integrados. Rose conta que a escola foi especialmente decorada e recebeu a todos com muita alegria. Agora, passada a primeira, e mais eufórica, semana, é hora de retomar completamente a rotina e encarar de cabeça erguida o novo ano. O papel da família nesse processo também é fundamental.

“A família precisa ajudar a organizar o material escolar com o estudante: mochila, cadernos, livros e etc precisam estar perfeitamente em ordem. O horário de dormir também é importante e precisa ser ajustado preparando-o para o retorno da rotina escolar. Além disso, dialogar com eles sobre os compromissos escolares que iniciam com o ano letivo pode ajudar bastante no processo de retomada”, destaca Rose

Outro aspecto importante é a alimentação, que precisa ter um cuidado especial. É chegada a hora de abandonar as besteiras, retomar as refeições e estar atento ao calor do início da jornada escolar. A dica é que uma alimentação leve e adequada pode ajudar a enfrentar o calor e a retomada dos compromissos. Com todas essas dicas é só se concentrar nos estudos, garantir boas notas e uma aprendizagem eficiente e preparar-se para as férias dos próximos anos.

Para voltar às aulas, nada melhor que estar como o material escolar pronto 
O material escolar em perfeito estado é um grande incentivo ao estudante que está retornando às atividades

Cadernos, mochilas, lápis, borracha, tudo pode servir como uma excelente lição sobre cuidados com os próprios objetos

Voltar para o colégio depois das férias não é fácil. Voltar a acordar cedo, a cumprir as lições, a ouvir as explicações dos professores, tudo isso requer muita atenção e cuidado especial. No entanto, voltar às aulas com a mochila nova, o caderno do personagem favorito e o estojo repleto de canetas e lápis coloridos pode ser um estímulo a mais para qualquer estudante que está adaptando-se novamente a rotina escolar. Mas, calma, não é preciso desembolsar uma verdadeira fortuna para organizar o material escolar das crianças, basta usar do bom-senso e ter consciência que as crianças podem sentir-se incentivadas quando possuem bons materiais a sua disposição para estudar.

A dica de especialistas é deixar que a criança escolha, ao menos, parte do seu material e, aproveitar, este momento para ensinar-lhe noções de capricho e cuidados com os seus objetos de uso pessoal. A criança que ganha a mochila tão sonhada pode estar sendo trabalhada para ter responsabilidade e cuidado com o bem que tanto quis e recebeu junto com um voto de confiança de seus pais. Além disso, a sensação de contar com materiais coloridos, de qualidade e que atendam as necessidades das crianças podem ser um estimulo muito especial para que os estudantes retomem a rotina com mais animo e empolgação.

A empresária Rosane Londero Isoppo da papelaria Plancópias conta que existem opções de materiais de todos os preços e que a variedade de opções é infinita, possibilitando assim que os pais atendam aos desejos dos estudantes sem estourar o orçamento. Entre os itens essenciais estão os cadernos, os lápis, canetas, e mochilas modernas e, para as crianças menores, vale a pena investir em lápis de cor e canetinhas de qualidade, que ainda evitam problemas de saúde quando entram em contato com a pele ou a boca.

PAMPA VIP - POR GRACIELA FREITAS
A Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE está organizando um grande evento com palestra do conceituado empresário e palestrante Eduardo Tevah. O evento deve acontecer no dia 16 de abril. Em breve mais informações.

Nosso querido Dom Gílio Felício estará comemorando 10 anos como Bispo da Diocese de Bagé numa bonita celebração agendada para o dia 12 de março, às 20h, no Santuário Nossa Senhora Conquistadora.

Esteve em Bagé no último dia 15, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Osvino José Both. Ele veio celebrar, junto do Pe. Welbert de Oliveira, os 60 anos da Capelania Militar na cidade.

O Rotary Club de Bagé Campanha vai promover no dia 08 de maio seu tradicional almoço campeiro. As entidades beneficiadas com a ação serão o Caminho da Luz e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Talheres disponíveis ao valor de R$ 25. Crianças até 10 anos não pagam.

Júlia Barbosa Pintos e Bruno Meideiros Dechi num clic Leko Machado. O casal trocou alianças no dia 02 deste mês na Igreja Nossa Senhora da Conceição

Letícia e Alessandro Mattos passaram férias em Santa Catarina. O casal visitou muito lugares, entre eles, Laguna

Aos cuidados da vovó Maristela Barbosa, Valentina pulou e brincou muito com o bloco Os Fora da Casinha, no Cassino

Os organizadores do bloco Os Fora da Casinha, leia-se idealizadores, Carlos e Márcio Cancio da Silva, o pai deles, Luis Carlos da Silva, Roberto Hetch e Marcos Melo

Elas eram só alegria no Carnaval de Jaguarão: Débora Madeira, Fernanda Azambuja, Samantha Porto, Cíntia Andrade, Bárbara Budó e Renata Otte, ah, e é claro, o pessoal do Tholl, de Pelotas, que também agitou muito no Trio Trem Bala


Roberto e Dania Hetch, no Cassino

No Cassino, o casal super apaixonado, Manuela Barbosa e Carlos Pavanatto

Despesas médicas e IR
As despesas médicas ou hospitalares, para fins de dedução dos rendimentos tributáveis no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) são os pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes, inclusive os alimentandos (em razão de decisão judicial), que devem ser de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do prestador de serviço. Admite-se que, na falta de documentação, a comprovação possa ser feita com a indicação do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento.



Conforme previsto no art. 73 do RIR/1999, a juízo da autoridade fiscal, todas as deduções estarão sujeitas a comprovação ou justificação, e, portanto, poderão ser exigidos outros elementos necessários à comprovação na Declaração de Ajuste Anual.

São consideradas despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

A dedução dessas despesas é condicionada a que os pagamentos sejam especificados e informados na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de despesa médica.

São dedutíveis da base de cálculo do IRPF as despesas médicas comprovadas independentemente da especialidade, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente.

As despesas com prótese de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor dela integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.
Como as empresas prestadoras de serviços médicos estão obrigadas a entregar declaração, informando os serviços prestados, estas informações são confrontadas com as feitas pelos contribuintes.

(Lei n º 9.250, de 26 de dezembro de 1995, arts. 5 º , § 2 º , e 8 º , inciso II, "a", e § 2 º ; Decreto n º 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), art. 80; Instrução Normativa SRF n º 208, de 27 de setembro de 2002, art. 16, § 4 º ; Instrução Normativa SRF n º 15, de 6 de fevereiro de 2001, art. 46 - Fonte: www.receita.fazenda.gov.br)           

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)
 
COMPORTAMENTO
É chegada a hora de aproveitar as liquidações 
Liquidações, descontos e muitas compras. O período de liquidações costuma movimentar o comércio
Liquidação é sempre sinônimo de boas compras. Será? Comprar barato nem sempre é comprar bem, até porque quem nunca levou uma peça “baratinha” que nunca foi usada? A temporada de liquidações e super descontos no comércio pode ser uma excelente oportunidade de renovar a casa, mas também esconde armadilhas. Algumas dicas podem ajudar na hora de optar pela comprar e ter certeza que você realmente precisa daquilo que está comprando.

- Dê preferência a peças clássicas. Elas são coringas no armário e vão render muitos looks. Pense em roupas e calçados fáceis de combinar com o seu estilo, nas cores que você mais usa no dia-a-dia. Lembre-se: o que é moda hoje pode não ser mais amanhã.

- Conheça o valor das peças antes da liquidação. Do contrário, você corre o risco de se enganar com descontos irreais. Algumas lojas aumentam o preço nesta época, para que o desconto pareça maior. Cuidado.

- Não compre o que não serve em você. A peça é linda, mas não é o seu número? Esqueça. Nada de levar para casa algo que não fica bem no seu corpo. Comprar pensando em perder peso, ou em dar uma passada na costureira para ajustar, quase sempre, resulta em mais uma roupa sem uso.

- A peça está com o preço baixíssimo, mas tem um defeitinho? Esqueça. Peças com defeito podem puxar fio, rasgar, descosturar e ainda demonstrar relaxamento. Você quer sempre o melhor para você, não compre peças mal acabadas


Os detalhes fazem a diferença
Em qualquer projeto de arquitetura ou decoração, são os detalhes que conferem o charme e o requinte dos ambientes. São eles, ainda, que fazem toda a diferença e que imprimem a personalidade das pessoas que habitam os espaços. São as artes, vasos, livros, cores, almofadas, tecidos, flores, formas e texturas que, quando combinados, produzem uma deliciosa sensação de bem estar e a vontade de querer estar naquele espaço.
A combinação de preto e branco é um clássico também no mundo da decoração.Essa combinação nos remete um ar sofisticado e moderno. No entanto, como tudo na vida, tenham cuidado ao fazer a combinação com essa dupla: a madeira é um material que “cai” muito bem com eles.

Vem chegando o outono 
O verão nem bem começou a dar uma trégua e as grifes já começam a apresentar as peças, cores e modelos que serão sucesso no outono/inverno 2013. As vitrines estão recheadas de novidades que prometem ganhar as ruas na próxima estação com muito charme e elegância.

O couro, como não poderia ser diferente, é uma das apostas do outono/inverno 2013. A novidade é que ele aparece bicolor. As cores que mais apareceram combinando entre si são o preto e bordô, preto e bege e o famoso preto e branco. 

Kids e Teens

Leonardo de 6 anos e João Pedro Cartier Rodrigues de 13 anos passeando no Rio de Janeiro durante as férias. Eles são filhos de Thaís Rodrigues

Matheus LehrPegoraro de Dom Pedrito. Ele é filho de Marcelle e Alex

Não ao andador! 
 Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais evitem o uso do equipamento

 
Os primeiros passos dos bebês são motivo de muita alegria para a família. Depois de meses engatinhando e ensaiando, eles finalmente conseguem permanecer de pé e conquistam autonomia para avançar ainda mais. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, todo esse desenvolvimento pode ser freado se os pais optarem por utilizar o andador. A entidade diz que há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador e que em um terço destes casos as lesões são graves. Os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento.

O exercício físico também é prejudicado pelo uso do andador, pois, embora ele dê mais mobilidade e velocidade, a criança precisa gastar menos energia com ele do que tentando alcançar o que lhe interessa sem ajuda.Um dos principais fatores de risco para traumas em crianças, de acordo com a SBP, é dar a ela mais independência do que sua idade permite. Tendo essa liberdade, a criança pode ter acesso a objetos e locais que podem provocar queimaduras, intoxicações e afogamentos.

Inspire-se na beleza das Garotas Verão 2013 
Finalistas intensificam preparação para a grande final em Capão da Canoa 

Depois de inúmeras etapas municipais e regionais, as selecionadas para a grande final do Garota Verão 2013 vivem momentos de expectativa e preparação até o dia 2 de março quando a vencedora será conhecida nas areias de Capão da Canoa. Da região, duas candidatas prometem fazer bonito e, quem sabe, trazer o título de menina mais bonita do verão. O maior concurso de beleza do Sul do Brasil, neste ano, ganhou novo foco, e a vencedora ganhará um contrato com uma grande agência de modelos, para tal, o perfil da nova garota verão também é diferente: busca-se agora meninas para atuar como modelo de passarela, ou seja, mais alta e com as medidas mais simétricas.
Assim, a preparação para o concurso está sendo intensa para todas as candidatas. Ana Carolina Simões Pires Pedroso de Sant’Ana do Livramento e Júlia Benitez Lucas  de Bagé são as representantes da região e prometem fazer bonito, para tal, aumentaram os cuidados com a alimentação, pele e o cabelo, além de intensificar os exercícios físicos.

Com 18 anos, manequim 36 e 1.73m de altura, Júlia conta que está confiante para o concurso e que esta cuidando de todos os detalhes para fazer bonito na passarela do Garota Verão.

“É um conjunto de cuidados, é preciso ter atenção com tudo. Estou cuidando também do bronzeado, mas sem esquecer da saúde da minha pele. A dica é tomar bastante água, manter uma alimentação balanceada e não descuidar dos exercícios físicos. Tudo isso significa não só cuidados com a beleza, mas também com a saúde do organismo e representa bem estar para o dia-a-dia”, conta Júlia.

Já a representante de Sant’Ana do Livramento tem 16 anos, manequim 38 e 1.74m de altura. Ana Carolina conta que seu principal foco durante a preparação para o concurso é emagrecer e reduzir medidas, para tal, focou em uma dieta balanceada com refeições de três em três horas. Ela, ainda, esta apostando na realização de drenagem linfática e exercícios aeróbicos.

“Só em estar participando da final já é uma grande alegria e tenho certeza que vou aprender muito e que várias portas irão se abrir. Agora o meu foco é estar bem preparada para representar muito bem Sant’Ana do Livramento e divulgar a cidade”.


 
Júlia é a representante de Bagé

Ana Carolina concorre por Sant’Ana do Livramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário