Páginas

sábado, 9 de março de 2013

CADERNO PAMPA :: 09 DE MARÇO DE 2013 :: EDIÇÃO 283



O mês de março tem um colorido e charme especial. Dedicado às mulheres, principalmente o dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a data é mais do que uma oportunidade de reconhecimento ao universo feminino, suas conquistas, importância e lutas, mas também uma data para ressaltar a beleza e os dilemas da alma feminina. As mulheres foram a luta e conquistaram seus espaços, hoje são grandes empresárias, politicas influentes e poderosas, empreendedoras cheias de ideias e potencial para crescer, são médicas, advogadas, psicólogas, administradoras, jornalistas e tantas quantas forem as opções. Elas dividiram tarefas e conquistaram seu espaço na sociedade. Agora, os dilemas são outros: como conciliar a vida profissional com a pessoal? Casar ou não? Quando ter filhos? Que rumos tomar? A sociedade evoluiu e a mulher também, então que este Dia Internacional da Mulher sirva de reflexão e reconhecimento à todas as mulheres que de alguma forma saíram a luta e contribuíram para uma sociedade menos desigual atualmente e que permite a mulher repensar seu papel e estar consciente e feliz com as suas decisões e conquistas.

Próximo Pampa: 30 de março

Da Maya Espaço Cultural inaugura temporada com obras mineiras

A exposição “Fora dos limites: Três autodidatas mineiros”, com curadoria do artista plástico José Alberto Nemer ilumina o Da Maya Espaço Cultural desde a sexta-feira, dia 22. A mostra reúne os pintores Célio de Faria, Lorenzato e Valmir Silva, com dez obras de cada um deles. A exposição enfatiza os aspectos poéticos de suas criações, sua originalidade e independência em relação aos cânones tradicionais e acadêmicos da representação artística. “Fora dos limites: Três autodidatas mineiros”fica em exposição até 24 de março, de segunda a sábado, das 15h às 19h, e aos domingos das 17h às 20h.

Rotary Bagé Sul realiza mais um almoço do peixe

O já tradicional Almoço do Peixe, uma promoção beneficente do Rotary Bagé Sul, acontece no próximo dia 24 de março no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora. A renda do evento será revertida para três entidades de Bagé: Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Magalhães e Instituto Caminho da Luz. Os ingressos para o Almoço do Peixe, no valor de 35 reais, já estão a venda com os integrantes do clube de Rotary.

Uma noite para discutir os rumos da soja

Apostando no momento positivo da soja e objetivando apresentar a sua estrutura a Cerealista Coradini reuniu produtores de soja de toda a região para uma noite especial em que os rumos da soja foram discutidos e os produtores tiveram a oportunidade de trocar experiências e conversar sobre os rumos do setor. O diretor da Cerealista Coardini, Valmor Coradini Júnior destacou em sua fala que a região tem mais de 35mil hectares de soja plantada e que esse montante representa o potencial da soja para o desenvolvimento econômico da região. Um grande número de produtores prestigiou o evento que culminou com um jantar de confraternização.

Abertura do ano museológico na região

O mês de março marca a abertura oficial do Ano Museológico da região. A primeira reunião que tratará das ações do ano todo acontece dia 15 de março em Quaraí, uma das cidades que integra a VI Região Museológica e que tem sede em Dom Pedrito. Outras reuniões durante todo o mês reunirão representantes de todas as cidades que integram o grupo, que e coordenado pelo Museólogo Adilson Nunes de Oliveira, que também é Diretor do Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito. Nos encontros serão discutidos temas relativos ao sistema estadual de museus, subsídios para a criação e manutenção de museus municipais, além de atribuições dos trabalhadores de museus e outros assuntos da categoria.



Profissional, esposa, mãe... mulher!

No Dia Internacional da Mulher os dilemas do universo feminino ganham mais força e voz


 Chefiar a casa, ter novas responsabilidades no trabalho, educar os filhos e jamais deixar de cuidar de si, são alguns dos desafios femininos

No início dos tempos a mulher tinha uma função bem definida: a de gerar e cuidar dos filhos. O tempo foi passando e logo as mulheres chegaram, com muita luta,a novos papeis na sociedade. Saiu de casa, foi trabalhar fora e, ainda, em funções com menor relevância, logo demonstrou seu potencial e foi alavancando novos postos e conquistando o seu espaço na sociedade. Muitos anos depois, as lutas femininas resultaram em conquistas fundamentais e o papel da mulher sofreu inúmeras transformações.

A psicóloga Carmen Regina Fara destaca que a versatilidade de papéis desenvolvidos pelas mulheres dá vários sentidos às suas vidas e, com isso, ela passou a assumir espaços importantes no mercado de trabalho, ocupando cargos de liderança e ampliando seus horizontes através de conquistas que as fazem dividir espaço com os homens em cargos que antes eram somente masculinos. Ela destaca que tais mudanças tiveram início, principalmente, nos anos 70 e, de lá para cá, a mulher precisou aprender a conciliar a nova rotina com as antigas tarefas. A boa notícia é que cada vez é mais comum e natural encontrar homens que dividem as tarefas do lar e no cuidado com os filhos.

“Várias mudanças aconteceram no universo feminino e a mulher se viu obrigada a aprender a conciliar a sua vida pessoal (casa e família) com o trabalho. Tal dilema não parece mais ser o maior problema atualmente, uma vez que o homem decidiu ajudar e a vida moderna impôs ao casal uma rotina mais compartilhada”.

Com os problemas das tarefas domésticas resolvido, ou pelo menos amenizados, a mulher teve mais tempo e disposição para dedicar-se a carreira profissional e, com isso, alcançou voo nunca antes imaginados. Surgem, assim, novos dilemas para alma feminina. Carmen lembra que uma das principais consequências dessas mudanças é a diminuição na taxa de natalidade por casal. Num sinal de maior presença da mulher no mercado de trabalho e da redução da fecundidade no país, cresceu o número casais sem filhos que viviam sozinhos e nos quais tanto o homem como a mulher possuíam seu próprio rendimento. O percentual avançou de 18,8% em 2001 para 21,7%, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE.

Chefiar a casa e o trabalho tem afastado cada vez as mulheres da maternidade. Paula Souza é fisioterapeuta e um exemplo de mulher que, ao menos até o momento, prioriza a sua carreira profissional e adia a visita da cegonha.

“Conclui a faculdade, comecei a trabalhar, logo veio a possibilidade de começar o meu mestrado e a ideia de casar e ter filho foi ficando cada vez mais distante. Hoje a ideia nem passa pela minha cabeça. Estou focada na minha carreira, daqui há alguns anos talvez eu retome a ideia”.

Carmen destaca que as mulheres não mudaram de ideia somente quanto ao casamento e aos filhos.
“Hoje encontramos mulheres de 50 anos que preocupam-se com a aparência e com a saúde como nunca antes. São lindas, cheias de vida e com muitos sonhos para realizar. Sob o meu ponto de vista todas essas mudanças começaram no momento em que a mulher conquistou a sua liberdade e, hoje, não há limites para mais nada. As novas gerações tem a oportunidade de desfrutar dessa e de outras tantas conquistas para, naturalmente, alcançar novos objetivos”, finaliza Carmen.

A psicóloga Carmen Regina Fara destaca as conquistas das mulheres como o principal passo dado pela atual geração feminina

COLUNA PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
É com muito orgulho que compartilho com vocês, amigos leitores, que meu namorado, Rodrigo Carneiro de Campos de Azambuja, Médico Veterinário, foi aprovado com êxito como Mestre em Zootecnia no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Federal de Pelotas, além de já estar garantido no Doutorado da mesma instituição, porém, com um distinto detalhe: ele se classificou em primeiro lugar no processo seletivo. Mais uma vez, parabéns e o desejo de mais e mais sucesso!

Vem aí a festa mais campeira do Mercosul. Estou falando, é claro, da Semana Crioula Internacional de Bagé, que este ano acontece de 11 a 14 de abril. A Associação e Sindicato Rural de Bagé vão premiar o ginete e os laçadores vencedores em suas respectivas provas com um carro e duas motos zero quilômetro – nesta ordem. Evento que promete!

Clientes da Net TV a cabo agora podem ter imagem em alta definição. O lançamento da novidade aconteceu dia 27 de fevereiro. Aqueles que desejarem aderir à nova tecnologia devem ligar para 10621 ou 0800 726 0800 e solicitar a instalação do aparelho codificador. Simples e sem custo para aqueles que já forem clientes. 

Ooops
Peço desculpa ao amigo leitor Roberto Hecht Junior por ter escrito incorretamente seu sobrenome na edição passada.

Formatura
No próximo sábado, dia 16, 23 alunos do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha colam grau no Clube Comercial. Parabéns aos formandos!

Exposição Da Maya
Fora dos Limites: três autodidatas mineiros. O primeiro vernissage do Da Maya Espaço Cultural em 2013 foi um sucesso. Os trabalhos dos artistas Célio de Faria, Amadeo Lorenzato e Valmir Silva estão sob a curadoria de José Alberto Nemer e ficarão em exposição até o dia 24 deste mês. Vale a pena conferir! Clics Cristiano Lameira.

No clic, parte da distinta equipe das empresas de Dona Zuleika Torrealba. Sempre presente nas inaugurações das exposições do Espaço

Dona Zuleika Torrealba entre o curador José Alberto Nemer, o colecionador da obra de Lorenzato, Eduardo Simões e a artista plástica Lenir Miranda

Raíssa Quadros fotografada por Leko Machado em seu aniversário de 15 anos, em janeiro, no Clube Caixeiral

Aniversário de princesa
A princesinha Luísa da Cruz Gervasio ganhou dos papais Kélen e João Luis Gervasio uma big festa para comemorar seu primeiro aninho. O aniversário aconteceu no dia 25 de janeiro, no Salão de Festas do Jardim do Castelo. Clics Tatiane Cougo Fotografia.

A princesinha posando para a lente de Tatiane Cougo

Luísa com os pais Kélen e João Luis e o irmãozinho Luis Eduardo

Outro dia estive na residência da amável professora Marcia Duro Mello, em Bagé, para um happy hour super alto astral. Estavam lá o colega jornalista e colunista Marcos Pintos, Dulce Rich Dias, Liane Silveira Fernandez Machado e a professora Maria Helena Deibler Mansur. Adorei!
IRPF 2013 - Documentação


Para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), são necessários os seguintes dados e documentos:
a) comprovante anual do pró-labore, a ser fornecido pela empresa;

b) comprovante anual dos rendimentos do trabalho assalariado, a ser fornecido pela empresa pagadora;

c) comprovante anual da aposentadoria ou pensão, a ser fornecido pela entidade de previdência (INSS, IPERGS ou empresa de previdência privada);

d) comprovante anual dos rendimentos, a ser fornecido por outra fontes pagadoras;

e) relação mensal dos valores recebidos por locações de bens; incluir DARFs do Carnê-Leão pagos no ano de 2011;

f) recibos ou escrituras da compra e da venda dos bens ou direitos, informando data, valor, nome e CPF do comprador e do vendedor;

g) talão de produtor, relação de semoventes (informando o estoque de bovinos, ovinos, equinos e suínos em 31/12, os animais nascidos, perdidos e consumidos), relação de máquinas e equipamentos agrícolas, etc.;

h) comprovantes das doações ou prêmios recebidos; formal de partilha, no caso de heranças.
Além dos documentos mencionados acima, são necessários os seguintes dados e comprovantes:

1) Do declarante:
- nome completo, CPF e Título de Eleitor;
- data de nascimento;
- endereço atual;
- telefone (se tiver).

2) Do cônjuge:
- nome completo, CPF e Título de Eleitor;
- comprovantes de rendimentos, se trabalha, ou renda líquida, se declara em separado;
- data de nascimento.

3) Dos dependentes (se não foram incluídos na declaração do cônjuge):
- nome completo;
- data de nascimento e CPF (obrigatório para maiores de 18 anos).

OBS.: São dependentes os filhos menores de 21 e  os universitários com até 24 anos, desde que não possuam rendimentos próprios.
4) Despesas com instrução do declarante e/ou dos dependentes (escolas, universidades, etc.)
5) Despesas médicas e hospitalares (recibos de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, clínicas, laboratórios).
6) Contribuições pagas em 2011 ao INSS, relativas à  empregada doméstica.
7) Extratos de contas bancárias com saldo em 31/12 e extrato anual de poupanças e aplicações financeiras, com os rendimentos auferidos no ano.
8) Relação de dívidas existentes em 31/12.
9) Prestações de consórcio e da casa própria pagas no ano da declaração.


Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Como identificar e agir contra o bullying
O bullying ainda é um problema velado que precisa de atenção e cuidado por parte da escola e também da família
O ano escolar começou e, ao mesmo tempo em que este período é de muita alegria e de reencontro para muitos estudantes, outros tem desafios que ultrapassam a aprendizagem dos conteúdos e esbarram na agressividade e perseguição promovida pelos colegas. O bullying é uma realidade em muitas salas de aulas brasileiras e um problema que precisa de soluções rápidas para evitar maiores consequências. A psicóloga Lenise Collares destaca que entender o fenômeno do bullying é o primeiro passo para eliminar o problema e que pais e educadores precisam estar muito atentos aos sinais para identificar que o bullying está acontecendo.

O que é o bullying? E como ele acontece na escola?
Lenise: O bullying, pode se conceituar como comportamentos agressivos no âmbito escolar (ou outros) que ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos. Quem pratica bullying tem o objetivo de se divertir com esse comportamento. Utilizam-se de uma condição de poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. Na escola os agressores fazem brincadeiras de mau gosto, gozações, colocam apelidos pejorativos, difamam, ameaçam, constrangem e menosprezam alguns alunos. Furtam ou roubam lanches e pertences de outros estudantes. Divertem-se à custa do sofrimento alheio.

A quais sinais os pais devem estar atentos para identificar que o filho está sofrendo ou praticando bulliyng?
Lenise: Crianças e adolescentes que sofrem bullying frequentemente se queixam de dores de cabeça, enjoo, dor de estômago, tonturas, vômitos, perda de apetite, geralmente no período que antecede o horário de entrarem na escola. Também é comum mudanças frequentes e intensas de estado de humor, com explosões repentinas de irritação ou raiva. Geralmente elas não têm amigos ou, quando têm são bem poucos; existe uma escassez de telefonemas, e-mails, torpedos, convites para festas e passeios com o grupo escolar. Passam a gastar mais dinheiro do que o habitual na cantina ou com a compra de objetos com o intuito de presentear os outros. Apresentam diversas desculpas (inclusive doenças físicas) para faltar às aulas.

Já o praticante de bullyng (agressor) em casa geralmente mantêm atitudes desafiadoras e agressivas em relação aos familiares. São arrogantes no agir,no falar e no vestir, demonstrando superioridade. Manipulam pessoas para se safar das confusões em que se envolveram. Costumam voltar da escola com objetos ou dinheiro que não possuíam. Muitos agressores mentem, de forma convincente, e negam as acusações.

Que atitudes tomar quando confirmar o problema? E como ajudar a criança?
Lenise: A criança que sofre bullying em geral não tem coragem de revelar o que acontece por medo e vergonha, porém uma observação atenta da família é capaz de dar elementos que permitam reconhecer que algo está acontecendo. Geralmente vítimas de bullying necessitam de ajuda psicológica para superar os traumas e transtornos psíquicos advindos da situação. Em relação ao agressor também pode ser necessário um tratamento psicológico, pois esse comportamento revela uma deficiência da capacidade empática. O exemplo dentro de casa é fundamental. O ensinamento de ética, solidariedade e altruísmo se estende para o âmbito escolar e para a vida.

Também nesta questão é de fundamental importância a atuação da escola. A direção deve acionar os pais, para que tomem as atitudes necessárias e se for preciso acionar também os Conselhos Tutelares ou os órgãos de proteção à criança e ao adolescente.

Atividade:
Encontre sete erros na segunda imagem
Respostas: Folha da planta na mão do menino, minhoca, pá do balde, bico chaleira, desenho borboleta vermelha e verde, tiara da menina, água saindo da mangueira.

Renan Vieira Malagues de 4 anos. Ele é filho de Valdeir e Bruna

Os manos José Tiago e Ramiro Freire de Andrade

Jogos para aprender brincando

Jogos auxiliam para uma aprendizagem mais prazerosa e natura. A Nova Era, em Bagé, oferece uma infinidade de opções para todas as idades
Apostar em jogos com cores, letras e números para potencializar a aprendizagem e tornar o processo de alfabetização e letramento mais natural e tranquilo para as crianças pode ser uma ótima alternativa. A brincadeira fica ainda mais divertida para as crianças quando os joguinhos trazem também seus personagens de desenho favoritos e conseguem de uma forma leve proporcionar uma aprendizagem prazerosa. As opções de brinquedos lúdicos é infinita e atende a todas as idades e gostos. Entre os principais destaques estão os dominós de números, os que auxiliam na tabuada e a fazer as contas e, ainda, outros como o Soletrando do Luciano Huck, verdadeira febre entre os jovens que disputam entre si, enquanto aprende e fortalece o português. Outras opções ainda tratam de assuntos como a cidadania. Os benefícios dos jogos lúdicos são tantos que muitas escolas incluem em suas listas de materiais escolares os jogos e os utilizam em sala de aula para potencializar a aprendizagem.

Páscoa não é só chocolate

Na Nova Era as opções de presente de páscoa incluem as pelúcias e os ovos com personagens
 
A data mais doce do calendário está chegando. A páscoa é, para muitas crianças, sinônimo de muito chocolate. Tanto que, em alguns casos, podem trazer problemas de saúde pelo grande consumo em um pequeno espaço de tempo. Então, para os adultos que não abrem mão do simbolismo da data, mas não quer ajudar a empanturrar as crianças de chocolate, pode optar pelos coelhos de pelúcia antialérgica e que são presentes que não se acabam logo e que servem para brincadeiras e decoração do quarto. Outra novidade deste ano são os ovos com personagens. Tem da Galinha Pintadinha, do Sansão e de vários outros.

Arroz à primavera
 
O arroz a primavera é uma excelente alternativa para dias em que se deseja uma refeição saborosa, rápida e fácil. Bons acompanhamentos completam o prato. Pode-se optar por preparar um molho tártaro com a mistura de 1 xícara de creme de leite fresco, meia cebola ralada, ¼ de xícara de azeitonas verdes picadas, ¼ de xícara de alcaparras, 1 colher de sopa de mostarda e 1 colher de sopa de suco de limão. Filés de peixe ou frango empanados e assados no formo completam a refeição.

Ingredientes

2 copos de arroz cru
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
2 cenouras cortadas em cubinhos ou ralada
200 g de presunto cortado em cubinhos
100 g de bacon cortado em cubinhos
3 colheres de óleo
4 copos de água
Sal, alho, cebola e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Aqueça o óleo e refogue o bacon o alho e a cebola. Acrescente o arroz e frite por alguns minutos. Coloque o sal, a água e os demais ingredientes e cozinhe até o arroz ficar seco e macio. Acrescente o cheiro verde e sirva.

PAIPASSO RED ofertará 1.300 Angus e Brangus registrados em sua liquidação
Leilão acontece nos dias 8 e 9 de maio

O maior leilão de reprodutores do Rio Grande do Sul, considerando o número animais (aproximadamente 1.300) será realizado pela Cabanha PAIPASSO nos dias 8 e 9 de maio, quando a Agropecuária Corrêa Osório realiza um leilão sem qualquer reserva de animais, onde serão ofertados todos os ventres, novilhas, terneiras, terneiros e touros jovens dos planteis Angus e Brangus, representando uma oportunidade rara para quem busca volume e qualidade.

Os planteis das raças Angus e Brangus da Cabanha PAIPASSO completou 25 anos de seleção por dados objetivos. Os rebanhos foram formados por absorção e a tecnologia está presente desde o trabalho do Sr. Walter Elizalde Osório nos anos 60. O foco da Agropecuária Corrêa Osório e por consequência de sua unidade de seleção, a Cabanha PAIPASSO sempre foi a produção de novilhos jovens. Os planteis são fornecedores de novilhos Angus e Brangus de qualidade para as unidades de engorda do grupo.

Desde a formação dos planteis os investimentos em genética foram contínuos, seja no uso de touros de inseminação artificial dos mais avançados ou na aquisição de touros pais para repasse das principais cabanhas do RS. Todo o gado registrado será ofertado na liquidação dos planteis e será possível acessar a genética de importantes pais.

Valter José Pötter recebe homenagem da Federarroz 
Proprietário da Estância Guatambu recebeu o prêmio “Homem do Arroz” durante a 23ª Colheita do Arroz

Anos de trabalho, pioneirismo e inovação renderam frutos ao Médico Veterinário e Diretor-Presidente da Estância Guatambu Valter José Pötter que ultrapassam os limites de sua propriedade. O produtor de Dom Pedrito recebeu no dia 23 de fevereiro, durante a 23ª Colheita do Arroz a homenagem “Homem do Arroz”, oferecido pela Federarroz.

Seu trabalho e sua empresa já obtiveram mais de 300 prêmios nos setores de arroz, pecuária, vitivinicultura, diversificação, inovação, tecnologia, produtividade e sustentabilidade. A Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos PolledHereford e Braford, e ovinos Texel. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Em 2009 a Guatambu intensificou suas atividades na vitivinicultura, iniciada em 2003, estreando na produção de vinhos finos com o lançamento do vinho Rastros do Pampa, e, esse ano, inaugurará a primeira vinícola enoturística na Região da Campanha Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário