Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

CADERNO PAMPA :: 25 DE MAIO DE 2013 :: EDIÇÃO 288




A base da economia da Região da Campanha está ligada diretamente às potencialidades do campo e ao trabalho dos homens e mulheres que dedicam-se às suas terras, campos, pastagens e produções. Neste contexto, o Caderno Pampa abre espaço para falar das histórias, potencialidades, produções e criações das propriedades da região, que merecem destaque a atenção em contrapartida ao trabalho que realizam e que beneficiam toda a região. A partir desta edição inauguramos a coluna Criadores do Pampa, um espaço voltado para o homem do campo e uma excelente oportunidade do homem da cidade reconhecer e conhecer o trabalho arduamente realizado. Nesta semana de inauguração voltamos os olhos para São Gabriel e a Cabanha Luz de São João e Estância do Bolso. Propriedades onde a produção e o trabalho são levados à serio e onde o principal objetivo é o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura e pecuária.

Também nesta edição uma homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora, co-padroeira de Bagé e que teve sua festa realizada ontem, dia 24.  A tradição das velas votivas foi mais uma vez renovada e a cidade iluminou-se para renovar sua fé.


Região movimenta-se no Dia do desafio
 Várias cidades da região participam da competição que visa mobilizar a população

Uma iniciativa que visa promover uma grande mobilização em favor da qualidade de vida através do incentivo a prática de atividades físicas.Realizado em várias partes do mundo, o Dia do Desafio é a data marcada para que duas cidades de países diferentes compitam entre si com o desafio de mobilizar o maior número de pessoas a saírem da rotina por, pelo menos, 15 minutos, e realizarem algum exercício. O município que envolver a quantidade percentual superior em relação ao número oficial de habitantes vence a competição.

Na região várias cidades toparam o desafio. Bagé enfrenta cidade de Granada, na Nicarágua. Aceguá vai concorrer com a cidade chilena de Corral. Candiota encara a paulista Flora Rica. Dom Pedrito enfrenta Nickerie, do Suriname. Hulha Negra confronta os colombianos de Bituima. Lavras do Sul terá o desafio com os moradores de Albán, da Colômbia. E Pinheiro Machado contra os habitantes de Piratininga, São Paulo. Neste ano, o Dia do Desafio acontece dia 29 de maio. 

Prêmio Distinção Empresarial Aciba
Como já tornou-se tradicional, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) promove mais um prêmio de reconhecimento e incentivo às pessoas e empresas mais lembradas de Bagé em cerca de 100 segmentos entre industrial, comercial e prestadores de serviços. A grande novidade deste ano esteve na realização da pesquisa que apontou os vencedores. A opinião dos bageenses foi ouvida através de pesquisa foi realizada pela Consultoria Jr – URCAMP, onde a comunidade foi convidada a responder além do nome das empresas mais lembradas em determinados segmentos, o que mais lhe satisfaz no que diz respeito à qualidade do atendimento, qualidade dos produtos, preços praticados ou todos os itens.

De acordo com os professores João Henrique Costa e Daniela Marques Costa foram abordados 3087 entrevistados, sendo que a pesquisa ocorreu dentro da normalidade e no prazo estimado.  A Consultoria Jr. agora passará a trabalhar na formatação dos resultados para apresentação da pesquisa finalizada. Os dados finais apontarão os nomes das empresas vencedoras do Prêmio Distinção Empresarial da ACIBA.  A tradicional solenidade acontece no dia 18 de julho, no Clube Comercial.  Durante o jantar de entrega do 11º Prêmio Distinção Empresarial, também está prevista a posse da diretoria do futuro presidente da entidade, Cléo Coelho e a despedida de Valmor Coradini Jr, que atuou frente à ACIBA na gestão 2012/2013.

Como não ficar estagnado no mercado de trabalho 
 O primeiro passo é identificar o que está acontecendo e onde se quer chegar

Diariamente o trabalho impõe novos desafios. A rotina, os problemas e, em alguns casos, a insatisfação, acabam tornando a jornada de trabalho ainda mais difícil e cansativa. E, é exatamente neste momento que o profissional precisa tomar uma atitude para evitar a estagnação, a acomodação e, consequentemente, o desgaste e a insatisfação. A Psicoterapeuta Fernanda Schneider da Silva destaca que o primeiro sinal da estagnação no mercado de trabalho é a desmotivação.
“A segunda-feira vira uma vilã, quando o individuo pensa que tem que voltar para o trabalho. O trabalho deixa de ser prazeroso e vira rotina”, explica Fernanda.

Com o sinal de alerta ligado, é hora de buscar novos rumos e, principalmente, a realização profissional.
“O ser humano está sempre em constante mutação. Ao perceber que sua carreira está estagnada, o profissional deve buscar orientação para mudar esse quadro. Existe, dentro mesmo do consultório, o planejamento de carreira, onde o profissional é auxiliado a identificar duas questões importante: "o que eu quero?" e "aonde eu quero chegar?". A partir daí, é preciso traçar planos e planejar como chegar ao seu objetivo”.

E, se parece difícil optar por buscar mudanças, Fernanda aconselha buscar atualização profissional, através dos milhares de cursos que se tem a disposição e que proporcionam o aperfeiçoamento destes profissionais e, ainda, muitos trabalham na motivação do profissional a sempre querer buscar mais e mais e assim, conquistar novos cargos e subir na empresa.

Boas maneiras no trabalho
A convivência no ambiente de trabalho pode ser uma situação estressante para muita gente. Afinal, uma relação tão profunda, que acontece diariamente e por várias horas, inevitavelmente trará conflitos e diferenças. Mas, também pode ser bastante recompensadora, gerando oportunidades profissionais, boas ideias e, porque não, amizades.Para você que deseja ter uma boa relação profissional no escritório em que trabalha, fique atento em sete dicas de boas maneiras. São regras simples, infalíveis e imprescindíveis para manter boas relações com seus pares, chefe ou subordinados.

Não abuse dos bens da empresa
É óbvio que a vida pessoal não para quando se inicia o período de trabalho e, a medida que, as demandas do dia-a-dia aumentam, cresce também a tentação de usar da estrutura da empresa para resolver esses problemas. Fique atento, pega muito mal se aproveitar de impressoras, máquinas de cópias e até do telefone da empresa para adiantar assuntos pessoais. Claro que emergências, são emergências!

Ouça e fale
Ninguém gosta de ser interrompido, principalmente em reuniões importantes de trabalho.  Saber ouvir é uma arte e vai garantir olhares de confiança e simpatia dos outros funcionários. E, quando for a hora de falar sua atenção deve ser redobrada. Cuide o volume da sua voz e corrija o seu português. Não precisa exagerar em palavras difíceis, mas lembre-se de manter um mínimo de formalidade.

Cuidado com o celular
Definitivamente os telefones celulares invadiram o ambiente de trabalho, mas isso não quer dizer que não se deva tomar algumas precauções ao utilizar o equipamento. Se precisar falar de assuntos pessoais, saia para um lugar mais reservado e seja breve. Fique atento também ai toque do seu aparelho, evite músicas de gosto duvidoso.

Não coma na mesa de trabalho
O prazo pode estar esgotando-se, a correria pode estar grande e, ao mesmo tempo, a fome pode apertar, mas evite ao máximo comer em frente ao computador e esparramar migalhas de alimentos sobre o teclado. É importante arrumar um tempo para sair e comer em um lugar adequado seja o refeitório ou o restaurante mais próximo. Além de ser muito mais saudável para seu corpo, ajuda a cabeça a funcionar melhor.

Saiba usar o e-mail
E-mail de trabalho é para tratar de assuntos de trabalho. Esqueça as piadinhas, correntes, provocações de futebol e afins. Deixe isso para o e-mail pessoal e lembre-se também de revisar seus e-mails evitando erros de português e digitação.

Seja pontual
Não dá para usar da fama do brasileiro de não cumprir seus horários e sempre chegar atrasado ao escritório. Atrasos só podem acontecer muito esporadicamente e bem justificados. Reuniões são situações ainda mais críticas, já que muito gente estará esperando.

Não ao cigarro
Com o cerco contra o cigarro apertando cada vez mais, fumar no horário do expediente fica ainda mais complicado e, na maioria dos casos, resta somente a calçada. E, isso significa, minutos preciosos desperdiçados. Ai está mais um ótimo motivo para deixar o cigarro e ganhar em qualidade de vida.


CRIADORES DO PAMPA

Cabanha Luz de São João
 Inovando, diversificando e colhendo resultados 
Projeto de coleta e transferência de embriões (TE) nacional e internacionalmente é um dos focos de trabalho da Cabanha Luz de São João

A Estância Luz de São João localizada no município de São Gabriel-RS, teve a sua origem nos campos desmembrados da antiga “Estância do Inhatium”, propriedade da família Bento Pereira desde o ano de 1879. A pecuária bovina que desde o início foi a sua principal produção, a partir do final da década de 20 iniciou a criação da raça Hereford, de forma extensiva. Em virtude da sucessão familiar e divisões da antiga propriedade, a atual sede da estância foi estabelecida no ano de 1965, quando os animais da raça Hereford, desta propriedade, foram registrados pela primeira vez na Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB). Entretanto, a raça Braford, foi iniciada a partir de 1995 através dos primeiros cruzamentos com touros zebuínos.

Desde 2003, quando assumiram a administração da estância, os atuais proprietários, o casal Celso Jaloto e Magda Jaloto (Maguí), buscou inserir novas medidas que aumentasse a produtividade de forma sustentável. Com esse pensamento, a estância aderiu ao programa PAMPAPLUS que foi implementado pela ABHB em parceria com a Embrapa. Através desse programa a Estância Luz de São João teve uma ferramenta que possibilitou o gerenciamento de informações provenientes do campo, permitindo realizar diversos tipos de simulações, formando os seus próprios índices de seleção, podendo direcionar acasalamentos e gerar relatórios que facilitam a condução dos trabalhos a campo e que permite apoiar as suas tomadas de decisões.

Segundo o Coronel Jaloto, como é conhecido, devido sua formação militar, além da sua formação em engenharia civil, e análise de sistema, ao começarem a comercialização de genética todo o processo produtivo foi revisto. Desde o início um pequeno planejamento estratégico foi elaborado para tornar a estância mais eficiente na produção de qualidade.

“Ao elaborarmos este planejamento, antigas ações e rotinas da propriedade foram modificadas ou melhoradas. Isto influi direta e indiretamente no dia-a-dia, a tal ponto que até os funcionários agiram de maneira mais interessada se envolvendo na produção sabendo que determinada atividade está ligada a uma comercialização de qualidade e, portanto deve ser redobrada de cuidados. Hoje, com o lema “Raça e Genética que geram resultados” a estância busca produzir fêmeas de alta qualidade, muita fertilidade e precocidade, buscando nos machos o desenvolvimento de massa muscular para aumentar a velocidade de ganho de peso e consequentemente a terminação com uma idade em torno dos 24 meses. O atestado disso, como exemplo de fertilidade, foi o índice de prenhez de todas as fêmeas da estância, nos últimos dois anos, que fecharam em 94,30%, e 93,10% respectivamente”, conta Jaloto.

Novos e promissores rumos
Com os novos rumos do comércio em nível nacional e internacional, e com o aumento da competitividade na busca por novos mercados, a Estância Luz de São João, a partir de 2009 aderiu a um grupo de exportadores de nome “BrazilianHereford&Braford”, da ABHB com fomento da Apex Brasil, cujo objetivo é a exportação de insumos e genética das raças Hereford e Braford. Com essa nova postura a estância se fez representar em diversos eventos e feiras internacionais, principalmente na Colômbia, Bolívia, Paraguai, e Uruguai. Além disso, tem recebido visitantes internacionais de vários países com a finalidade de conhecer o trabalho da estância e sua genética.

Buscando sempre inovar e dando um salto qualitativo na sua genética Braford, a partir de 2010, a Luz de São João diversificou o seu portfólio de produtos, quando deu início a um projeto de coleta e transferência de embriões (TE), com a seleção de doadoras dentro de seu plantel, bem como na aquisição de doadoras com novas linhagens genéticas. A estância que iniciou a comercialização de embriões a partir de 2011, já teve em seu leilão de 2012 a comercialização de touros oriundos de TE. Este ano desmamou mais de sessenta produtos de TE e hoje possui mais de 100 fêmeas prenhas de TE, tendo em seu banco genético, embriões congelados de várias doadoras. Como destaque de seus embriões comercializados, foi o Grande Campeão Macho (Tat TE H001) da 11ª Expofeira do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford, ocorrida em abril deste ano, em Uruguaiana, cujo embrião foi adquirido pela Estância do Sossego, há dois anos, e agora sagrou-se campeã com este animal.

“Vejo um grande futuro para a raça Braford. Sem dúvida hoje é a raça sintética mais procurada por criadores do Brasil e sul americanos. A marca da Estância Luz de São João é como um certificado de garantia. Não só pela origem e qualidade dos animais, mas pelo trabalho sério focado na busca de uma genética de qualidade, tendo suas atividades aliadas ao bem estar social e o cuidado com o meio ambiente. Hoje são comercializados anualmente touros, fêmeas e embriões. Este ano o seu leilão “Genética Reunida” que ocorrerá no dia 24 de outubro em São Gabriel, tem como parceiro de remate o Grupo Pitangueira. Conheça nosso trabalho e nossos produtos através de nosso facebook (www.facebook.com/luzdesaojoao) e nosso site (www.luzdesaojoao.com.br)”, destaca Jaloto.


CRIADORES DO PAMPA

Estância do Bolso
 Seleção genética e união entre agricultura e pecuária 

Estância do Bolso de São Gabriel é reconhecida por seu investimento efetivo em tecnologia

De geração em geração, a Estância do Bolso de São Gabriel consolida seu trabalho de seleção genética e colhe frutos de muito trabalho e dedicação ao campo. A história da Estância remete à 1868, quando o bisavô de Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, iniciou a criação em São Gabriel. De acordo os arquivos de família, a Estância do Bolso, em 1935 já criava Hereford e mantinha em seus rodeios reprodutores de cabanhas de Uruguaiana e Bagé.

Em 1945 foram adquiridos touros do Sr. Tunico Macedo também de São Gabriel. Em 1956 começaram as importações de touros do Uruguai que, até 1963, somaram um total de 80 touros. Em 1962 iniciou-se a inseminação dos plantéis com sêmen dos Estados Unidos. Conforme conta Geraldo, de 1967 até 1974 junto com o seu irmão Carlos Flávio importaram um total de 60 touros de renomeadas cabanhas uruguaias, além de um lote de 20 vaquilhonas P.P. da CabanhaRincon de Francia e mais 170 vaquilhonas P.P.C.H. da Estância Santa Elisa, que na época produzia o melhor PolledHereford do país vizinho. A partir de 1980, após visitarem 24 cabanhas nos Estados Unidos e 26 no Canadá, deu-se início a importação de sêmen de touros aprovados por ganho de peso do Canadá.

Com o passar dos anos e com as sucessões hereditárias, a Estância do Bolso especializou-se na integração entre agricultura e pecuária tendo contribuído em muito com o desenvolvimento da raça Hereford, através de rigorosa seleção genética e trabalho junto à Associação Brasileira de Herford e Braford (ABHB). Sendo sócio fundador e ex-presidente da entidade, Geraldo lembra que quando assumiu a presidência da ABHB, juntamente com o Dr. Joal Leal (diretor da Embrapa Bagé) foi criado o teste de avaliação de touros em regime de pasto na Estação Experimental de Hulha Negra - Secretaria de Agricultura.
“A partir daí, nossos touros se destacaram por vários anos entre os melhores em ganho de peso. Tais touros foram coletados, e seu sêmen usado em nossos planteis junto com sêmen vindo do Canadá”.

Como resultado do trabalho, atualmente os machos com 18 meses chegam a pesar mais de 650kg e as vaquilhonas 450kg, estas atingem a prenhez já aos 14-16 meses, o que demonstra a evolução dos últimos anos. O produtor conta que a chave para a precocidade do animal está na alimentação e na genética.
“O nosso objetivo é sempre aumentar a eficiência do nosso gado, e para tal, estamos sempre investindo em alimentação e genética avançada. Possuímos ferramentas para isso e temos que usar. As mudanças são diárias e temos que acompanhar o progresso e com as novas ferramentas, a experiência é um contínuo trabalho”, destaca Geraldo.

Integração agricultura e pecuária
O trabalho de seleção genética realizado na Estância do Bolso é reconhecido por seu investimento efetivo em tecnologia e pelos resultados obtidos, além disso, os investimentos na lavoura também rendem frutos à propriedade, que se dedica à uma integração muito forte entre agricultura e pecuária em função da alimentação produzida com pastagem e de feno de azevém e aveia para a alimentação dos animais.
 “Fazendo uso do feno e das pastagens de aveia e azevém, colocamos os animais na pastagem logo após a cria e isso impulsiona a precocidade das vacas”, destaca Geraldo.

Com boa alimentação as novilhas são colocadas em cria já aos 14 meses, tendo uma nova oportunidade aos 24 meses. As que não pegam cria, são eliminadas, o que garante um ótimo percentual de fertilidade em seu rebanho e altos níveis de prenhez. Outro diferencial é o uso somente de inseminação com touros aprovados, anteriormente pelo PROMEBO, atualmente pelo PAMPA PLUS.

 Produtores podem aderir ao sistema Troca-Troca para receber sementes de milho 
Prazo para realizar pedidos é até o final de maio

Os agricultores e pecuaristas familiares de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Bagé e Pedras Altas, que são atendidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé tem até o final do mês de maio para solicitar ao governo do Estado a participação no sistema Troca-Troca para a safra 2013/2014 e receber sementes de milho. O sindicato informa que estão disponíveis diversas variedades de sementes, inclusive, pela primeira vez, sementes transgênicas, além de híbridas e de variedade.

Os pedidos podem ser feitos na sede do Sindicato ou nos escritórios de atendimento na Colônia Nova, Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas. Porém, o presidente Nelson Wild lembra aos beneficiários de sementes referentes à safra 2012/2013, que ainda não pagaram os contratos, que estes já estão vencidos desde o final de abril, sendo que, para a renovação do contrato, é necessário estar em dia com o Programa.

 Tarso Teixeira é reeleito coordenador da Regional II da Farsul
Em reunião realizada no Parque de Exposições de Sant’Ana do Livramento, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, foi mais uma vez reconduzido à função de coordenador da Regional II da Farsul – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, cuja diretoria já integra na condição de vice-presidente de Carlos Sperotto.

Teixeira foi reeleito pela unanimidade dos presentes à reunião da Regional, que congrega os sindicatos rurais de São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista.

O coordenador reeleito agradeceu pela missão renovada:
“Levo muito a sério toda confiança de cada presidente de sindicato rural desta região, e posso garantir que trabalharemos com renovada energia na missão permanente de assegurar a unidade dos produtores da nossa região, sempre em cooperação com cada líder, cada produtor dos municípios desta Regional”, assinalou.

A foto da capa!
Retratar as lidas campeiras, o dia-a-dia rural e focar no trabalho e empenho de homens e mulheres que de sol a sol dedicam-se às suas propriedades com afinco e amor. Beatriz Barcellos, a Bia, é médica veterinária e começou a fotografar no ano de 2010 após o falecimento do seu irmão, Kéke Barcellos. Ela conta que está foi uma forma de sentir-se mais perto dele.
“Sempre que podia acompanhava-o no seu trabalho. Na época eu ia só pelo prazer de vê-lo fotografar, pois ele amava o que fazia. Hoje, sou formada em medicina veterinária e sempre que posso, saio para fotografar. Poder eternizar o que a nossa cultura nos oferece através de um "retrato" é um presente de Deus, pois nós gaúchos, já nascemos com esse amor pela nossa terra e pelos animais”, destaca Bia Barcellos.

A foto da capa é um ângulo especial de algo muito corriqueiro ao homem do campo, mas que causa encantamento ao homem da cidade que sabe reconhecer e valorizar as potencialidades e importância do trabalho desenvolvido. 

 Nacional Hereford e Braford 2013 foi a maior da história 

Programação aconteceu durante toda a semana em Alegrete

Com 380 animais inscritos para julgamento e 1000 animais a venda, a Exposição Nacional Hereford e Braford 2013, promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), se consolidou no cenário agropecuário e torna-se uma das maiores exposições especializadas em bovinos de corte do Brasil.A Nacional HB 2013 aconteceu de 13 a 19 de maio, em Alegrete, no Parque de Exposições Lauro Dornelles e, pelo 2º ano consecutivo, bateurecorde em comercialização de animais atingindo o valor de R$1,2milhõese consolidou-se como um dos maiores eventos especializado em pecuária de corte do outono no Rio Grande do Sul.

A extensa programação teve início no dia 13 com a 11ª edição do Curso de Julgamento e Atualização das raças, promovido em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, foram mais de 70 participantes, entre criadores, estudantes, técnicos e pesquisadores que buscam qualificar seu trabalho e se preparar para o mercado de trabalho. Na quarta-feira foi dedicado aos produtores da Carne Certificada Pampa, programa de certificação de carne de qualidade da ABHB, com visita ao frigorífico Marfrig, em Alegrete, para a 1ª Etapa do Circuito de Concursos de Carcaças e tarde de palestras sobre resultados de produção de bovinos sob pivô central, demonstração de resultados do uso de touros braford na produção de carne, experiências de criadores uruguaios na produção de gado hereford e braford e apresentação de resultados do programa pelo frigorífico Silva de Santa Maria degustação de carne ao final da Jornada Técnica. Na mesma noite, dia 15, aconteceu o primeiro leilão de animais da exposição, com o remate de liquidação e pista limpa da estância Dona Genoveva, de Bagé.

No dia seguinte iniciaram os julgamentos dos animais de argola, sendo os vencedores conhecidos na manhã de sexta-feira. A tarde foi realizado o julgamento dos Hereford, sendo os Supremos Campeões Rústicos apontados ao final da tarde.A listagem completa dos vencedores pode ser conhecida no site da ABHB (http://www.abhb.com.br/). À noite, o Núcleo Fronteira Oeste, promoveu o 1º Leilão Reserva Especial, agregando cabanhas consagradas nas pistas de exposições, que produzem grandes raçadores e matrizes campeãs de pista e de produção e atraiu muitos investidores nacionais e internacionais em busca da melhor genética HB. Os criatórios Santa Ana, Sossego, Nova Aurora e Anjo da Guarda, São Fernando, Touro Passo, Agropecuária Odair Gonzales e Agropecuária São Pedro ofertaram 15 lotes de reprodutores e matrizes da reserva genética dos estabelecimentos. O sábado foi o grande dia dos rústicos Braford, com os julgamentos e a realização do Leilão Nacional de Rústicos HB 2013, com 300 matrizes Hereford (PO e PC) e Braford de campo registradas com oferta de 200 terneiros e terneiras, 400 novilhas e vacas e 150 novilhos. No domingo, o almoço de entrega de prêmios e confraternização encerrou a programação comemorada como uma das maiores da história da Associação. O dia marcou ainda o lançamento do Anuário 2012 da Associação Brasileira de Hereford e Braford.

Renegociação das dívidas arrozeiras em pauta
 Prazo para renegociação poderá ser estendido após audiência pública
Os arrozeiros que não renegociaram suas dívidas para pagamento em 10 anos, poderão ganhar prazo até o dia 30 de junho para fazê-lo, segundo Renato Rocha, presidente da Federarroz. Esta decisão foi tomada em conjunto pelos representantes do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Fazenda (MFAZ), presentes na audiência pública para debater o endividamento dos arrozeiros na Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

A Federarroz contextualizou o problema, suas razões e fez referência a adesão parcial dos bancos privados ao refinanciamento, colocando todo o esforço do governo federal, dos parlamentares e das entidades em risco. O prazo para a renegociação era 30 de abril, mas como os bancos privados não aderiram integralmente às regras aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional, vários produtores não conseguiram repactuar o passivo nas condições aprovadas pelo governo.
"Fizemos o pedido. O governo foi sensível e vamos esperar novo prazo nos próximos dias", afirma Rocha.

PAMPA VIP
Por: Graciela Freitas
Na próxima terça-feira, dia 28, acontece no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, a partir das 20h, a 11ª edição do Troféu Vitoriosas, evento promovido pelo programa Rota 20, do qual sou uma das apresentadoras e, também, coordenadora de produção. O evento será o primeiro de muitos outros que prometem movimentar o ano em que o Rota 20 comemora seu 15º aniversario. Esperamos a todos vocês, leitores e telespectadores, para prestigiarem as 15 Vitoriosas desta edição. Confira quem são as homenageadas: Cáren Cristiane da Rosa Castêncio Nogueira, Denise Ramos Guasque, Diule Marques Minotto Pereira, Dirce Helena Ragagnin Zago, Elvira de Macedo Nascimento, Yara Maria Botelho Ustárroz, Josiane da Silva Cantarelli, Kelly Pinheiro, Lucia Helena Blanco Romero, Luciane Hepp da Silva Volz Pereira, Luise Bispo da Costa Dalé, Marília Fernandes Fara, Marta Rover Duarte, Renata de Carvalho Meirelles e Vera Lúcia Pereira Ferreira Jardim.

A vereadora e presidente do Movimento da Mulher Gaúcha, Sonia Leite, lançou, no último dia 10 de maio, o projeto “Meia Hora de Carinho – Amor por Inteiro”, que consiste em doar meia hora ou mais de nosso tempo a pessoas com deficiência física ou com problemas de locomoção. Duas entidades de Bagé já se integraram ao projeto, que são a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes e a Vila Vicentina. Quem desejar ser voluntário deve fazer seu cadastro pelos telefones (53) 9964 8931, 9955 1758, 9947 0339 ou 3241 4922, pelo turno da manhã. Parabéns a Sonia e as senhoras do Movimento da Mulher Gaúcha pela iniciativa.

Adriana Gonçalves, coordenadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, comunica, através de e-mail, que todos os terceiros sábados de cada mês haverá missa na Capela Santa Thereza Dávila, às 17 horas.

No próximo dia 29, quarta-feira, o Da Maya Espaço Cultural receberá professores interessados em ensino contemporâneo de arte e mediação cultural. Durante o evento os professores debaterão a obra do artista Hilal Sami Hilal e receberão material educativo para uso nas atividades de sala de aula. O encontro será coordenado e conduzido pelo curador educativo do Da Maya, Igor Simões. Inscrições e informações pelo telefone (53) 3311 1471 ou pelo e-mail contato@damayaespacocultural.art.br.

A Toko de Gente e a Intuição Kids, das empresárias Diule Minotto Pereira e Joseane Soll Costa, respectivamente, promoveram no dia 08 deste mês mais um desfile beneficente em prol da Casa da Menina e Casa do Guri. O evento aconteceu no Balakatoon. Confira os clics de Roberta Hecht.

Diule entre a empresária Simone Marum Machado e sua filha Maria Eduarda Viana

Márcia Gaffreé e Diule

Nilvânia Pereira e Joseane 

O casting de modelos Lúmina que desfilou a moda outono-inverno da loja, no sábado, dia 11. Clic Roberta Hecht

Renata Praun, banqueteira de mão cheia, está com novidades. Seu antigo salão de festa Praun Eventos agora Abracadabra, é exclusividade da criançada. É isso mesmo! Ela readaptou o local com brinquedos super diferenciados para atender apenas aos pequenos. Vale ressaltar, é claro, que ela continua com os serviços de encomendas para festas e eventos.

Sempre muito querida e educada com todos, Umbelina Azambuja destaca-se por sua finesse

A bela Mirella Godoy festeja hoje, com big festa na Campestre do Clube Caixeiral, seus 15 anos. Ela é filha de Lucia e João Rozendo Godoy. Clic Roberta Hecht


STJ admite a reaposentação
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforçou o entendimento de que o aposentado pode renunciar ao benefício e requerer condição mais vantajosa, sem necessidade de devolver os valores recebidos da Previdência Social. Como a decisão da Primeira Seção da corte foi tomada no rito dos recursos repetitivos, a orientação serve para os tribunais regionais federais na análise de casos sobrestados.

“Os benefícios previdenciários são direitos patrimoniais disponíveis e, portanto, suscetíveis de desistência pelos seus titulares, dispensando-se a devolução dos valores recebidos da aposentadoria a que o segurado deseja renunciar para a concessão de novo e posterior jubilamento”, assinalou o relator do caso, ministro Herman Benjamin.

Posição unificada
Em vários recursos julgados nos últimos anos, contrariando a posição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o STJ já vinha reconhecendo o direito à desaposentação. Em alguns julgamentos, houve divergência sobre a restituição dos valores, mas a jurisprudência se firmou no sentido de que essa devolução não é necessária.

Assim, a pessoa que se aposentou proporcionalmente e continuou trabalhando — e contribuindo para a Previdência — pode, mais tarde, desistir do benefício e pedir a aposentadoria integral, sem prejuízo do dinheiro que recebeu no período. Esse direito dos aposentados nunca foi aceito pelo INSS, que considera impossível a renúncia ao benefício e nega todos os pedidos na via administrativa.
Recurso Repetitivo

A diferença entre os julgamentos anteriores e este da Primeira Seção é que a decisão tomada no rito dos recursos repetitivos vai orientar os cinco tribunais regionais federais do país. O entendimento será usado na solução dos recursos que ficaram sobrestados à espera da posição do STJ.

O sistema dos recursos repetitivos está previsto no artigo 543-C do Código de Processo Civil. Com a consolidação do entendimento da corte em repetitivo, os recursos que sustentem posição contrária não mais serão admitidos para julgamento no STJ. Os tribunais de segunda instância que julgaram em outro sentido poderão ajustar sua posição à orientação, e apenas se o TRF insistir em posição distinta é que o recurso será admitido para a instância superior.

Dois recursos
A Primeira Seção julgou dois recursos especiais, um do segurado e outro do INSS. Na origem, o segurado ajuizou ação com o objetivo de renunciar à aposentadoria por tempo de serviço, concedida pelo INSS em 1997. Ele pretendia obter benefício posterior da mesma natureza, a partir do cálculo das contribuições feitas após a primeira aposentadoria.

A sentença de improcedência da ação foi reformada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que reconheceu o direito à desaposentadoria. A corte, porém, condicionou o uso do tempo de contribuição para futura aposentadoria à devolução do benefício recebido.

As duas partes recorreram ao STJ. O INSS contestava a possibilidade de renúncia à aposentadoria. Já o segurado alegava a ausência de necessidade de devolução dos valores e apontava várias decisões proferidas pelo tribunal nesse sentido. O recurso do segurado foi provido por 7 votos a 0. Pelo mesmo placar, a seção rejeitou o recurso apresentado pelo INSS. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
(Fonte: Revista Consultor Jurídico – 08/05/2013)

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Bolo de leite condensado 

Ingredientes
Massa
4 ovos
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara chá de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
2 colheres sopa de margarina
Cobertura
1 colher sopa de manteiga
4 colheres sopa de achocolatado
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo
Bater as claras em neve com o fermento em pó. Na batedeira, bater as gemas com a manteiga até ficar um creme. Depois vá colocando aos poucos o leite condensado, misture as claras batidas em neve e mexa delicadamente sempre de baixo para cima.

Coloque a farinha de trigo e mexa até ficar uma massa homogênea. A seguir coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido (180º graus) e asse até dourar.

Para a cobertura misture todos os ingredientes, leve ao fogo até dissolver bem o achocolatado e a manteiga. Retire e coloque por cima do bolo depois de assado.
Não perca tempo com o estresse 
 Pesquisa apontou que as preocupações do cotidiano podem roubar até 2 horas do seu dia


Com tantos compromissos, atribuições e preocupações, o estresse acaba tornando-se companheiro de muitas pessoas, assim as preocupações do cotidiano afetam a saúde e até a maneira como aproveitamos o tempo, de acordo com um levantamento recém-divulgado pelo instituto Benenden, na Inglaterra, que aponta que a tensão da vida moderna rouba até duas das 24 horas do dia. A hipótese dos autores para explicar o déficit no cronômetro é a de que esse período seria gasto pensando nos problema são invés de focar na causa e solução do mesmo problema.

Além disso, o trabalho revelou dados preocupantes: em média, as pessoas enfrentam dificuldade para dormir por causa das chateações durante seis noites por mês. E 45% dos dois mil entrevistados admitiram que o estresse atrapalhou diretamente a sua saúde, já que quando é contínuo e de natureza psicológica, o estresse pode facilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares e reduzir a resposta do sistema imune. A dica dos pesquisadores é, então, tentar buscar alternativas mais simples de vida e fugir das preocupações excessivas.

O trabalho apontou também as principais causas que provocam mais apreensão nas pessoas. São elas: o sobrepeso, os problemas financeiros, a insegurança no emprego, a casa em mau estado, uma vida sexual ruim, problemas familiares, vícios, dirigir, a saúde dos filhos ou um bicho de estimação doente. Já as principais consequências de tantas apreensões são: a hipertensão, úlcera no estômago, infecções oportunistas, fraco desempenho no trabalho e o consumo exagerado de álcool.


Mitos sobre o estresse
Dependendo de como se encara a situação, ela pode parecer um sonho ou um aborrecimento. E, a confusão começa exatamente na hora de decidir o que fazer para lidar com o nervosismo. Certas práticas que aparentemente esfriam a cabeça podem, na verdade, acabar esquentando os ânimos, então chega o momento de introduzir as atitudes que causam uma tempestade na massa cinzenta e as correções que asseguram a bonança cerebral.

Não durma nervoso
Em um mundo ideal, as preocupações ficariam restritas ao período em que o sol dá as caras. Mas, na realidade, cada vez mais elementos interferem no equilíbrio do dia — e muitos deles entram noite adentro. E, mais do que isso, se trocamos horas de sono para resolver pendências, o risco de o estresse despertar junto com você aumenta. Uma estratégia que traz bons resultados é, em vez de resolver o que o atormenta na calada da madrugada, traçar um planejamento do que realizar ao amanhecer para solucionar a situação. Essa luz no fim do túnel serve como calmante e, de quebra, agiliza a resolução de fatores enervantes.

Organize-se!
Priorizar certos assuntos, organizar-se e manter uma agenda dos eventos são passos importantes para manter a serenidade. Mas que fique claro: a disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. Ficar engessado também atrapalha, porque qualquer imprevisto pode desencadear nervosismo

Recorra aos familiares
Até pela intimidade, as pessoas da sua família, servem como válvula de escape em muitas ocasiões. E a ciência realmente comprova que uma boa estrutura em casa reduz a inquietação excessiva.

Respire fundo!
Pôr oxigênio para dentro e gás carbônico para fora não é tão fácil quanto parece. Ao longo da vida — e inclusive por causa de traumas ou acontecimentos emocionalmente marcantes —, a respiração vai ficando apressada. Isso, por sua vez, não contribui em nada quando os circuitos cerebrais já estão funcionando sob alta tensão. É por essas e por outras que os especialistas são unânimes: usar e abusar do diafragma, o músculo responsável por encher e esvaziar os pulmões, ajuda demais a manter a paciência.


Blazers para manter o charme e se proteger do frio
Peças coringas em qualquer guarda-roupas, o blazers estão com tudo no outono-inverno 2013 com várias opções de cores e modelos. A loja Anita de Bagé mostra boas opções para compor looks atuais, modernos e perfeitos para proteger nos dias mais frios.


Os encantos da neve em Bariloche 
 
A combinação de neve, gastronomia diferenciada e ótimas opções de lazer e turismo torna Bariloche um excelente destino nas férias. Belas paisagens completam a viagem

Uma cidade emocionante, romântica e sempre linda. Essa é Bariloche, na Argentina, um lugar com deslumbrantes paisagens e capaz de proporcionar momentos inesquecíveis de diversão e lazer para toda a família. A gastronomia, chocolates e os vinhos são atrações a parte. Localizada na Província de Rio Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile, está rodeada por lagos e montanhas, como o Cerro Tronadore o Cerro Catedral, uma movimentada estação de esqui. A neve é um dos grandes atrativos da cidade, que é um dos destinos preferidos tanto entre os praticantes de esqui como entre aqueles que se satisfazem em usar o teleférico só para ver de perto os campos nevados.

E para quem sonha em conhecer Bariloche, a Turisa Turismo Santanense tem viagem marcada para os campos nevados argentinos. De acordo com O diretor da Turisa, Edison Sanfelice, o pacote turístico é ótimo para visitar a cidade pela primeira vez e, também, para quem já esteve em Bariloche e deseja reviver as emoções que a cidade proporciona.

A viagem inicia por Sant’Ana do Livramento dia 19 de julho e inclui sete noites de hotel, sendo duas noites em Santa Rosa (com café da manhã) e cinco noites em Bariloche (com café da manhã), guias locais, serviço de bordo, orientador acompanhante, transporte, seguro de viagem e os seguintes passeios em Bariloche: Circuito Chico (sem acesso ao cerro campanário), transporte até o Cerro Catedral (sem acesso ao teleférico) e passeio de barco a Islã Victoria e Bosque de Los Arryanes.

 Bagé festeja sua co-padroeira 

A festa da co-padroeira de Bagé é bastante especial. A cidade ilumina-se com a tradição das velas votivas e desperta uma atmosfera de fé e homenagens à santa que, conta a história, tanto já protegeu e abençoou os bageenses. Na sexta-feira, dia 24, a tradição se repetiu e, mais uma vez, a procissão luminosa saiu da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e percorreu as principais ruas da cidade entoando cânticos e levando fé e devoção. Voltando a história, conforme conta o padre Juarez Testoni da Paróquia Auxiliadora de Bagé, assim como em várias cidades onde os Salesianos estão presentes, Bagé abraçou Nossa Senhora Auxiliadora como sua co-padroeira em função da sua tradição e devoção à santa.

“Dom Bosco dedicou todo o seu trabalho de ajuda aos jovens à Nossa Senhora Auxiliadora que é a nossa mãe protetora. O que se percebe na cidade é uma devoção muito grande à santa que renova-se a cada ano durante as suas celebrações”.

Já a tradição das velas votivas remete-nos ao ano de 1943, quando o padre Edgar Aquino Rocha convidou a população de Bagé a ornamentar as fachadas das casas para produzir um espetáculo luminoso a fim de homenagear Maria. A população vivia um momento de instabilidade devido ao envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial com militares bageenses lutando no front europeu. A atitude do padre deu início a esta tradição que faz votos de paz. Os anos passaram e as velas continuam a ser acessas como forma de devoção à Nossa Senhora Auxiliadora.

“É uma demonstração de fé única no Brasil, ao menos eu não tenho notícia de nada parecido em outras cidades, além das tradicionais em outras partes do mundo como em Fática ou Lurdes”, destaca padre Juarez.
Programação
Após a realização das novenas que tiveram como tema “Maria, modelo de fé”, a programação encerra dia 29 com a realização de uma carreata que trará de volta a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para a sua igreja seguida de missa de coroação às 18h.


Últimos dias para se inscrever no Enem 2013
A porta de entrada para muitas universidades brasileiras é, atualmente, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano acontece dias 26 e 27 de outubro, segundo o Ministério da Educação (MEC). Os estudantes que desejam participar do Enem deste ano precisam se inscrever para a prova até o dia 27 de maio, prazo final para pagamento da taxa de R$ 35,00 até 29 de maio. O edital da prova está a disposição através do site do MEC e contém todas as informações necessárias.

Uma das novidades desta edição do Enem está no anúncio de uma correção mais rigorosa para as redações através da ampliação da estrutura de avaliação. Na região, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza o seu processo anual de ingresso usando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir do qual o candidato disputa vagas em instituições de ensino superior com a nota obtida nas provas do Enem. A opção pelo SISU vem desde a primeira edição do sistema, em 2009, e desde então a Unipampa não realiza seleções no modelo de vestibular. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) também seleciona os seus candidatos através da nota do Enem.

 Incentivo a leitura através de prêmio
 Iniciativa do grupo RBS e da FMSS tem como foco a mediação de leitura

Com o objetivo de reconhecer práticas de incentivo à leitura, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançam o Prêmio RBS de Educação para Entender o Mundo. A iniciativa, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem como foco a mediação de leitura. As inscrições vão até o dia 14 de julho. Serão distribuídos R$ 155 mil em prêmios.

Um dos diferenciais é a oferta de qualificação gratuita aos profissionais envolvidos com a atividade por meio de um curso pela internet. Podem participar organizações não-governamentais (ONGs), órgãos públicos e instituições da comunidade, professores e educadores em geral, que desenvolvam a prática da mediação de leitura com crianças e jovens como ferramenta de compreensão das diferentes áreas do conhecimento. O regulamento, as inscrições e o material de treinamento online estão no site do prêmio (www.premiorbsdeeducacao.com.br). 
Atividade
 Caça-palavras dos ritmos 
Encontre no caça-palavras os nomes dos ritmos:
Jazz – frevo – rock – samba – sertaneja – country – pagode – baião – funk – clássica – blues – popular e rum
Kids e Teens

 Isabelle e sua mamãe Michéli Santos

João Carlos de seis aninhos. Ele é filho de Sandro Louzada e Gisele Berchon

Homenagem ao Dia das Mães 
Alunos do 6º ano do Colégio Félix C. Rodrigues e do colégio Espírito Santo contemplaram o Dia das Mães com acrósticos alusivos à data. As produções aconteceram nas aulas de língua portuguesa, ministradas pela professora Rute Mara Gonçalves Ferreira.




 Dossul: nova marca para o Grupo Peruzzo
 Loja de Atacarejo inaugurou dia 22 em Alegrete
A Rede Peruzzo de Supermercados inaugurou em Alegrete o Macro Atacado Dossul. A nova unidade funcionara com 1350m² de área de vendas e 8 checkouts, localizada no Bairro Prado, o empreendimento conta com estacionamento para 40 automóveis.

De acordo com o diretor presidente da Rede LindonorPeruzzo, a abertura inauguração representa a entrada da empresa no ramo de Atacarejo, ou seja, uma loja voltada para o atendimento além do consumidor final e também para o atendimento do pequeno e médio comerciante, que busca suprir o dia-a-dia de seu negócio com produtos vendidos em maiores quantidades por um preço diferenciado. Assim, o Dossul terá a oferta de diversos produtos com preço por unidade e também por caixa/fardo.
“Estando em um endereço onde já funciona um supermercadoPeruzzo, o nosso objetivo é o foco no novo segmento, quando o Dossul vem para ser especialista em atacado, com produtos e foco direcionados ao segmento, o atacado com produtos e preços diferenciados sem deixar de ser uma opção de compras também para o consumidor final que busca produtos por condições melhores, uma vez que o preço ofertado é para comerciantes e também consumidores. Nossa expectativa é com esse segmento consolidar-se inicialmente em Alegrete, para num futuro próximo ser implantado em outras cidades onde já operamos”.

Com um perfil de expansão a Rede tem como meta inaugurar uma nova loja com a marca Dossul em Venâncio Aires, ainda neste ano. Atualmente a rede Peruzzo possui 24 lojas instaladas em diversas cidades da região e ocupa 4º lugar em faturamento no Estado do Rio Grande do Sul e é a 51° maior empresa do segmento no Brasil, segundo Ranking Abras 2012/2013.

Noivas de Santa Thereza
Retratar as mudanças nas celebrações de casamentos em uma das capelas mais charmosas da cidade. Este é o objetivo da exposição Noivas de Santa Thereza que está aberta ao público até o dia 31 de maio no Centro Histórico de Vila de Santa Thereza em Bagé.

Guatambu com inauguração à vista 

Depois de muito trabalho e dedicação, a Guatambu Estância do Vinho prepara os últimos detalhes para a inauguração da sua vinícola enoturística, próximo a cidade de Dom Pedrito. No dia 6 de junho, imprensa e autoridades serão guiadas pelo local, que tem arquitetura marcada pela influência espanhola. Com uma produção de 180mil garrafas, a vinícola é adaptada ao enoturismo, com sala de degustação, auditório, espaço gourmet com culinária típica e salão de eventos para 250 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário