Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

CADERNO PAMPA :: 29 DE JUNHO :: EDIÇÃO 290


Basta prestar a atenção ao termômetro e também na necessidade de usar mais agasalhos e cobertores para se perceber claramente que, enfim, o inverno chegou e trouxe consigo os dias e noites mais gelados, o vento e a umidade. O inverno dos gaúchos costuma ser bastante rigoroso e pede cuidados especiais para que as suas consequências não ultrapassem o frio, com isso, nesta edição especial de inverno vamos abordar vários temas relacionados ao assunto com a intenção de tornar a estação mais charmosa e menos sofrida. Arrume a casa, preste atenção com a saúde e também com a educação e, ainda, desfile charme e elegância com as últimas tendências de moda para os calçados femininos e masculinos.

Também nesta edição, uma matéria especial em homenagem ao Dia do Leite, alimento tão importante para o desenvolvimento humano com saúde e bem estar. Apresentamos bons motivos para você consumir mais e mais leite e conquistar uma saúde ainda melhor em todas as fases da vida.

PRÓXIMO PAMPA: 13 DE JULHO
INVERNO

 Prepare a sua casa para o inverno 
 Um ambiente bem elaborado para o frio, não deve abrir mão de uma boa lareira

A Arquiteta Ana Carolina dá dicas para a casa pronta para a estação

O inverno já chegou e, com ele, a época em que as pessoas buscam o aconchego dos seus lares para fugir das baixas temperaturas e desfrutar de bons momentos de descontração e conforto, mas para isso, é importante preparar a casa para deixá-la mais quentinha e pronta para os dias mais frios. Desde a parte estrutural até o layout dos móveis e da decoração podem ser pensados e preparados, conforme conta a Arquiteta Ana Carolina Vieira Sá.

Para quem está disposto a fazer uma reforma em casa ou, ainda, está em fase de construção e decidindo os detalhes finais, Carol Sá, como assina seus trabalhos, destaca atenção especial à escolha dos pisos, da colocação da lareira e do planejamento das aberturas que devem ser observados e que ajudarão muito a manter a casa  mais aquecida no inverno.
“Preferencialmente o piso de madeira é o mais indicado, já que ajuda a manter a temperatura e a não gelar os ambientes. As lareiras, calefatores ou os modernos inserts, que são módulos de metal colocados dentro da lareira e que ajudam na contenção da fumaça e da sujeira, também são ótimas alternativas. E, para quem está projetando a sua residência, é fundamental pensar no posicionamento das janelas que, quando possuem orientação norte, conseguem aproveitar melhor o sol, que mantém a casa mais aquecida”, argumenta.

Mas, se você não deseja passar por grandes reformas e tão pouco quer grande trabalho para preparar a casa para o inverno, a dica da Arquiteta é investir em cortinas, que podem ser em cores quentes, e também nos tapetes, que tornam os ambientes mais aconchegantes e, facilmente, podem ser retirados no verão. Outra solução é investir no ar-condicionado, útil tanto para o verão quanto para o inverno.

A umidade nos ambientes também é um problema recorrente na região e, para fugir do desconforto causado por ela, Carol Sá recomenda aquecer a casa.
“Não existe muita solução para a umidade. O importante é projetar um bom layout de interior e no mobiliário de modo que a casa fique mais quentinha e, consequentemente, mais aconchegante”, destaca.

NEGÓCIOS

 Impostos e tributos no Brasil 
 Muitos manifestantes foram às ruas na semana passada e questionaram vários pontos, entre eles o custo de vida no país

Gastos elevados e pouco retorno são alvos de críticas

 Palmeira destaca a importância de saber o que se está pagando

Os protestos que movimentaram as ruas das principais cidades do Brasil e, que também, chegaram à região, trouxeram vários questionamentos à tona. Entre eles, está o custo de vida no Brasil, que devido ao alto índice de cobrança de impostos torna-se alto e assusta. O economista Eduardo Mauch Palmeira destaca, inicialmente, que o Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 40% do seu PIB (Produto Interno Bruto). Ainda, em um ranking de 30 países sobre o índice de desempenho em termos de retorno à população dos impostos pagos, o Brasil ocupa o 30º. Quanto maior o valor do Índice de Retorno de Bem-estar à Sociedade (IRBES), melhor é o retorno da arrecadação dos tributos para a população.

“Talvez nesses pontos estejam o início da discussão sobre o custo de vida no Brasil. Uma grande parte da população está endividada e paga cada vez mais impostos, que não dão o devido retorno de bem estar e segurança aos brasileiros, por outro lado às noticias são de mais e mais corrupção no Brasil sem falar nos gastos com estádios de futebol”, destaca Palmeira.

E, como ainda não há maneira de fugir dos impostos, a não ser pagá-los, o economista destaca a importância de a população saber quais tributos está pagando e entender as diferenças entre impostos e taxas, que ao final somam 89 tributos pagos e que de forma direta ou indireta afetam todos os brasileiros.

 Não frustre-se com o novo emprego!
 Uma recente pesquisa apontou que de cada 10 profissionais, seis imaginam realidades diferentes no novo emprego

O anúncio do jornal lista requisitos e oportunidades e, ao que tudo indica, aquela oportunidade profissional é o emprego dos sonhos. Após um longo processo seletivo, as expectativas aumentam e, a realidade só começa a ganhar forma nos primeiros dias de trabalho. Ai é que está o problema, segundo uma pesquisa recente do Glassdoor (uma empresa “startup” reconhecida pela satisfação de seus funcionários), aponta que de cada dez profissionais que mudaram de emprego, seis afirmam que a rotina diária no novo trabalho é muito diferente daquilo que eles haviam projetado antes de aceitar a proposta. Para fugir deste problema, alguns passos ajudam a reduzir as frustrações com o novo emprego.

Pesquise
Chegar na entrevista de emprego com um bom repertório de informações sobre os negócios da companhia não serve apenas para impressionar o recrutador. Tais dados são essenciais para que você faça as perguntas certas e saiba, de antemão, qual o contexto em que provavelmente será inserido.

Ouça
O processo seletivo também é uma oportunidade de ouvir a empresa e entender um panorama mais claro dos bastidores da cultura da empresa.Mas as entrelinhas não são as únicas a falar neste contexto. Muitas vezes, o futuro chefe fala e muita gente, simplesmente, escolhe não entender ou, pior, julga que quando chegar ao novo emprego tudo poderá mudar – algo com raras chances de acontecer.

Conheça-se
Mas não adianta saber cada detalhe que compõe a estrutura corporativa da empresa sem ter uma noção clara se esta cultura combina com você. Ter uma noção clara de si é outro fundamento básico para minimizar as frustrações.

Assuma
Responsabilize-se pelas suas escolhas e encare os desafios. A responsabilidade de estar feliz é do profissional e tenha claro: muitas vezes, não é só da corporação a culpa pelas expectativas frustradas. Em algumas situações, faltou ao profissional a capacidade de prestar atenção em si mesmo e nos detalhes da companhia para tomar a melhor decisão, ou não teve disposição para se adaptar e por aí vai.

Sociedades entre cônjuges

O novo ordenamento civil pátrio proibiu a constituição de sociedades, a partir de 11 de janeiro de 2003, entre cônjuges casados no regime da comunhão universal de bens, ou pelo regime da separação obrigatória.

Eis o que dispõe o artigo 977 do novo Código Civil, na parte que trata do Direito Empresarial:
“Art. 977. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.”

As sociedades constituídas antes de entrar em vigor a Lei 10.406/2003, ou seja, antes de 11 de janeiro de 2003, têm direito adquirido por força do art. 2.035 do Código Civil, pois foram formadas com base em ato jurídico perfeito, o que configura um direito adquirido, consumado pela legislação que vigia no tempo de sua realização.

O direito adquirido é regido pelo § 1º do art. 6º do Decreto-lei 4.657/1942 – Lei de Introdução ao Código Civil.

Portanto, a nova legislação não afeta às sociedades que já existiam, por força dos princípios da irretroatividade da lei e da autonomia da vontade.

No caso de haver necessidade de formar novas empresas, tendo como sócias pessoas casadas, entre si, pelos regimes da Comunhão Universal ou da Separação de Bens, a solução para essas novas sociedades será alterar o Regime de Casamento, se possível for, por força do § 2° do artigo 1.639 do CC/2002, que pode ser para:

a) Art. 1.658 do CC/2002: Regime de Comunhão Parcial;
b) Art. 1.672 do CC/2002: Regime de Participação Final nos Aqüestos;
c) Art. 1.687 do CC/2002: Regime de Separação de Bens.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


TURISMO 

 Conheça os encantos e a magia de Santiago no Chile 
 Santiago encanta pela mistura do velho e do novo e pela hospitalidade de seus moradores


Uma metrópole organizada, com fama de ser uma das melhores capitais da América do Sul para se viver. Quer mais? Vinhedos e pistas de esquis para conhecer e desfrutar em seus arredores. A capital do Chile apresenta-se como uma cidade bem planejada urbanisticamente e localizada aos pés dos Andes, mas não é apenas isso que faz com que o turista se encante com a cidade. A educação dos seus cidadãos, a mistura do velho e do novo presente em sua arquitetura, sua efervescência cultural nos bairros boêmios, museus e centros culturais e a beleza de cidade fincada no vale do rio Mapocho fazem de Santiago um destino turístico obrigatório na América do Sul.

Sem dúvida, a imagem que se tem de Santiago é de que se trata de um destino turístico para o inverno. Mas, apesar das estações de esqui monopolizarem a cabeça do visitante brasileiro quando se pensa na cidade, há inúmeras outras coisas a se fazer dentro da capital e até em seus arredores: desde visitar vinhedos seculares, piscinas térmicas nos Andes ou o Cajon (Cânion) de Maipo até passeios por museus, parques e pelo Mercado Central.

Para quem deseja realizar o sonho de conhecer Santiago no Chile, a Turisa – Turismo Santanense está organizando uma viagem à cidade com saída dia 30 de agosto e retorno em sete de setembro, aproveitando o feriado. A saída da viagem é de Sant’Ana do Livramento, com passagens por Mendoza e passeios na cidade e, após partida para a capital chilena. Na cidade, vários passeios estão programados como idas à Viñadel Mar, Valparaíso e vários outros. O pacote de transporte terrestre incluí ainda três noites de hotel em Mendoza e quatro noites em Santiago do Chile, orientador acompanhante, guia local em Mendoza, Santiago, Viña Del Mar e Valparaíso, serviço de bordo, seguro de viagem e transporte.

ESPECIAL VERDE PLAZA 

Uma noite especial regada à gastronomia e serviços de qualidade em Sant’Ana do Livramento
 O IV Salão de Queijos e Vinhos é uma realização do grupo Verde Plaza e acontece dia 13 de julho

A edição de 2012 confirmou o sucesso do evento que deve ser repetido neste ano

Uma oportunidade para provar da melhor gastronomia e vinhos da fronteira Brasil e Uruguai é o IV Salão de Queijos e Vinhos, uma promoção do grupo Verde Plaza que demonstra para sociedade Santanense, Riverense e seus turistas a sua preocupação e incentivo a gastronomia e suas raízes, sempre visando realizar um evento de qualidade e inovando constantemente para surpreender seus clientes e patrocinadores. Neste ano a programação acontece dia 13 de julho a partir das 20h no Clube Comercial de Sant’Ana do Livramento.

Entre as atrações da noite estão os melhores vinhos do Estado e região, ilha de queijos, fiambres e massas, além de espaço HASHI com gastronomia oriental, música ao vivo e dança flamenca. De acordo com o grupo Verde Plaza o principal objetivo na realização do evento é valorizar a cultura da região, prestigiando o país vizinho e também com a participação das principais vinícolas de Bento Gonçalves, demonstrando integração e qualidade.

A tradicional ilha de queijos, fiambres e pães será acompanhada de dois outros espaços: o espaço Green Palace, que contará com uma ilha de massas preparada por quatro chefs de cozinha ao vivo, mostrando a qualidade dos produtos e principalmente, personalizando o prato para cada cliente e o espaço HASHI, com os principais pratos da gastronomia japonesa (opcional).
“Nossa expectativa é que o público saia plenamente satisfeito e surpreso com o evento, desde a recepção, serviço, atrações musicais e artísticas, gastronomia, vinhos, organização, assim como o ingresso, que a cada ano tem um formato diferenciado, pois sempre trabalhamos com muito carinho e dedicação”, destacam Eduardo Hillal e João Gabriel Hilal, Diretores do grupo.

Os ingressos estão sendo comercializados em todo grupo Verde Plaza, Casa Verde, Green Palace Restaurante e Ópticas Ponto de vista no valor de R$45,00 ou R$ 40,00 mais um agasalho ou alimento não perecível, que serão repassados para a Cidade dos Meninos de Livramento. Os ingressos são limitados e estarão disponíveis até durarem os estoques. Na chegada ao evento, o participante será presenteado com uma taça personalizada para cada ingresso. Os apoiadores do IV Salão de Queijos e Vinhos são: Cultural Santanense, Granja Rivera, Rivera Cassino &Resort, Óticas Ponto de Vista, Fronteira Veículos, Unimed, Vivo – Ricassul e viação Ouro e Prata.

PAMPA VIP
Porr: Graciela Freitas

A Unimed Região da Campanha estará festejando no dia 12 de julho 35 anos. O jantar em comemoração a esta importante data vai acontecer no Clube Comercial, a partir das 20h30.

Em 21 de setembro, Manuela Barbosa e Carlos Eduardo Pavanatto trocam alianças numa cerimônia que promete movimentar a sociedade bageense. Depois de jurarem amor eterno na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, os pombinhos vão recepcionar os convidados no salão panorâmico da Campestre do Clube Caixeiral ao embalo do DJ Murilo Dotto e da banda Som da Cor. O serviço de buffet será da renomada banqueteira Josi Cantarelli, e a decoração de Patrícia Kloppenburg, da Casa de Festas. O vestido de Manuela vai ser assinado por Célia Dalmolin, e o cerimonial por Elisa Quintanilha. Ah, e a cerimônia religiosa vai ser celebrada por ninguém, ninguém menos, que nosso querido bispo Dom Gílio Felício, ou seja, união que promete!

Hoje, dia 29, o Rotary Clube de Bagé Campanha está comemorando 10 anos de fundação, por isso, os rotarianos vão festejar a data com um jantar, previsto para às 20h, no salão paroquial do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora. Os talheres estão à venda com os companheiros do Rotary ao preço de R$ 15.

Por falar em Rotary, o Rainha da Fronteira promove, no dia 04 de julho, às 20h30, um evento no restaurante Mercado Gourmet, do Obino Hotel, para marcar a posse de seu novo presidente, Jefferson Alves. Estará deixando o cargo o empresário Carlos Câncio da Silva que, sem dúvidas, contribuiu significativamente para com os projetos sociais do clube.

O trabalho político e social da vereadora Sônia Leite a levou à indicação do Troféu Símbolo 2012-2013, oferecido pela revista gaúcha Símbolo.  A cerimônia de entrega da distinção acontece no dia 1º de julho, no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.

Juliane e Rodrigo Lima curtindo as férias em Paris. Ao fundo o cartão postal da cidade, a Torre Eiffel

O casal deu uma passadinha, também, na EuroDisney, para a felicidade da pequena Isabela


O cabeleireiro Bruno Hilário, a proprietária da Faroo e Tato, Ivaniza V. Rossato e o contato comercial da Agência Estúdio Propaganda, Leandro Lignon, na oportunidade em que a empresária apresentou Bruno às clientes. O cabeleireiro terá um salão de beleza próprio junto à loja, a partir do mês de julho

No dia 06 de junho, a família Pötter teve a honra de apresentar seu novo e audacioso projeto, a Guatambu Estância do Vinho. O evento, que aconteceu na sede do novo empreendimento, contou com a presença de autoridades políticas municipais, estaduais e federais, imprensa local e estadual e até mesmo do ator Thiago Lacerda. O investimento de aproximadamente 6 milhões de reais torna a propriedade num centro eno turístico que terá à disposição dos visitantes passeios, degustação e restaurante. Aqueles que desejarem conferir a novidade de perto podem ligar para o (53) 3503 1227 ou, então, acessar o site www.guatambuvinhos.com.br. Clics Simôni Costa

O ator Thiago Lacerda foi uma das atrações da noite de inauguração da Guatambu Estância do Vinho, que teve, também, as delícias do restaurante Cumbuca, que deram o que falar entre os presentes. Huuummm!

Mariana Pötter, uma das anfitriãs da noite, com o marido Rodrigo e a filha Cecília

Raquel Pötter e a pequena Valentina
Atividade
Ajude a abelha a encontrar o caminho correto até a árvore!


Kids e Teens

Hisadora Dilélio posando para os clicks da tia Sinara Nottar. Ela é filha de Priscila e Diego

Kauã completou sete anos dia oito de junho. A comemoração foi ao lado do irmão Érick e dos pais Tiago Soares e Rosana Oliveira

Os primos Mariáh da Silva Luiz e João Vitor dos Santos Silva no show da Galinha Pintadinha em Bagé

Cuidados especiais com as crianças no inverno 
Gripes e resfriados são as maiores preocupações com as crianças no inverno

A Pediatra Gabriela destaca os cuidados com as crianças para evitar problemas de saúde

Com a chegada dos dias mais frios e úmidos, as crianças e adolescentes ficam mais pré-dispostos a infecções virais, bacterianas e a muitos episódios de reações alérgicas. Com isso, aumentam consideravelmente as consultas aos Pediatras, assim como a Dra. Gabriela Silveira, que alerta aos pais que fiquem atentos à sintomas como coriza, tosse, febre, dificuldade respiratória e recusa alimentar.
“As patologias respiratórias normalmente iniciam como um leve resfriado, mas podem evoluir para processos mais intensos com a necessidade de medicações potentes e muitas vezes até hospitalização”, destaca a Pediatra.

Ainda de acordo com ela, cuidados importantes com as crianças são a manutençãode uma alimentação saudável, o incentivoao aleitamento materno exclusivo atéos seis meses de vida, o aumentoda oferta de líquidos, agasalhar adequadamente os pequenos, lavar as mãos com frequência, usar álcool gel, manter os ambientes aquecidos, evitar aglomerados, observar o calendário vacinal, principalmente a vacina contra gripe a partir dos seis meses de vida e fazer revisões periódicas com o Pediatra.
“Alguns pais ficam muito preocupados com a frequência com que os episódios virais acontecem no primeiro e segundo ano de vida, mas é importante saber que isso deve-se a fragilidade imunológica nesse período e ao histórico familiar, mas inúmeras vezes adotando as medidas preventivas adequadas e usando as medicações certas podemos evitar o uso indiscriminado de antibióticos”, explica Gabriela.

E, se todos os cuidados falharem e, ainda assim, os pequenos acabarem doentes é importante saber que o tratamento é simples.
“O resfriado comum pode ser resolvido com higiene nasal abundante, antitérmicos e hidratação. Casos mais intensos podem utilizar antialérgicos e descongestionantes, mas o mais importante e procurar atendimento médico para definir o tratamento correto”.



Bolsa Chenson com alça transversal e bota Tanara

Além de manter os pés aquecidos, os sapatos e botas tem função especial no inverno, como o de tornar a estação mais charmosa e com estilo e originalidade. As opções são bastante variadas e agradam a todos os estilos e personalidades, assim como demonstra a coleção outono-inverno 2013 da Gathi Calçados. As bolsas também são outro atrativo da coleção, elas aparecem com alças transversais e em couro.


CALDO VERDE


Ingredientes:
1 kg de batata
1/2 kg de calabresa defumada
250 g de bacon
3 colheres de sopa de óleo
2 cubos de caldo de bacon
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1 molho de coentro
1 porção de couve (cortado bem fininho)
1 colher de chá de pimenta-do-reino
Sal a gosto

Modo de preparo:
Descasque as batatas e leve para cozinhar. Corte em cubinhos a calabresa e o bacon. Pique separadamente todos os temperos. Frite a calabresa e reserve. Frite o bacon e reserve. Quando as batatas estiverem cozidas, bata com água no liquidificador até formar um caldo grosso e reserve. Aqueça o óleo, frite a cebola, acrescente o alho, logo após os cubinhos de bacon e a pimenta cominho.
Despeje o caldo batido (batata) na panela do recheio e acrescente a calabresa e o bacon fritos. Mexa o caldo para não grudar na panela. Quando ferver acrescente o sal (a gosto), o coentro e a couve. Sirva com vinagrete, torradas e patê.


Não ceda à preguiça e, vamos para a escola 
Nos dias mais frios, a vontade de ficar na cama pode até ser grande, mas não maior que a disposição para o colégio

Sílvia destaca o exemplo da família como uma maneira de evitar que as crianças queiram fugir de seus compromissos

O despertador toca, é hora de ir para a escola. Do lado de fora dos cobertores, as temperaturas baixas tornam a cama ainda mais atrativa e, está formado o dilema: como não sucumbir a preguiça e levantar com disposição para ir à escola? A psicóloga Sílvia Vargas explica que um bom começo é encarar a escola como um compromisso e não como uma obrigação e, que os pais devem evidenciar que cumprir compromissos faz parte da rotina de todas as pessoas e que isso implica em ganhos reais, como conviver com o grupo, estar presente quando as coisas estão acontecendo, estar informado, qualificar o aprendizado e ter bons momentos com os colegas e amigos. Ainda, se mesmo assim, a preguiça apertar a dica da psicóloga é buscar formas lúdicas de agir contra o frio.
“Construir rituais como "brincar de aquecer a roupinha/uniforme" colocando-a embaixo do cobertor por um tempinho antes de vestir, por exemplo. Utilizar cantigas e músicas conhecidas, trocar seus versos ou letra por outros que brinquem com a situação, que motivem e sejam inspiradores. Ensinar a criança que "ela é muito mais forte que o frio, que ela é corajosa e valente" e que "esse friozinho de nada" não vai impedi-la de ir a escola que ela gosta tanto. Desafiar!! E mostrá-la capaz, vencedora!!”, ensina Sílvia.

Neste processo o exemplo dado pela família é fundamental. Se a criança vê os pais reclamando de ir ao trabalho ou a qualquer outro compromisso por conta do frio, tendem a repetir o gesto.
“Se, de outra forma, eu não reclamo ou fico exaltando o frio, cumpro com as minhas atividades cotidianas e nas minhas falas elas seguem sendo ditas como boas, importantes e prazerosas, independente do clima, a criança e mais tarde o adolescente, agirá assim. Ele cumprirá seus compromissos e aprenderá a encontrar até coisas boas nos dias de frio, nem que seja desenhar no vidro embaçado pela respiração... quem nunca fez isso??”, questiona.


DIA DO LEITE

 Indispensável a vida, o leite e seus nutrientes são fundamentais em uma dieta balanceada
 Na data em que se comemora o Dia Internacional do Leite, 24 de junho, um alerta para a importância do seu consumo nas diferentes fases da vida

Uma vida saudável requer uma dieta balanceada, que é aquela que oferece as calorias e os nutrientes adequados para cada indivíduo em quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras. A ingestão adequada de nutrientes também é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Assim, alguns alimentos apresentam-se como fundamentais ao desenvolvimento humano como o leite, por exemplo, que tem um importante papel na dieta, pois fornece uma série de nutrientes essenciais.

A nutricionista Gabriela da Silva Schirmann conta que a organizações como o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras internacionais recomendam três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base do líquido, mas que a importância do consumo varia de acordo com a faixa etária.

 A Nutricionista Gabriela destaca o consumo diário de leite nas diferentes idades


Crianças
Até o sexto mês de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite materno. Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de cinco anos.
“Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais”, destaca Gabriela.
Vale lembrar que a partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. Entre 1 e 3 anos, a quantidade de consumo diário de cálcio deve estar entre 2 e 3 copos de leite integral. Dos 4 aos 6 anos, a criança necessita de 3 a 4 copos de leite integral.

Adolescentes
Na adolescência, há um período de crescimento muito rápido. Por essa razão, as necessidades de cálcio para os jovens são maiores, chegando a 1.300 mg por dia. Nessa fase, para suprir suas necessidades de cálcio, o ideal é que o jovem beba diariamente de 4 a 5 copos de leite.


Adulto
Nutricionalmente, para o adulto, recomenda-se a ingestão do leite de vaca e seus derivados, pois a possibilidade de atingir os índices necessários de cálcio é muito maior. Para manter os ossos saudáveis, é preciso ingerir entre 1.000 mg a 1.200 mg de cálcio por dia. Esta meta torna-se muito difícil de ser alcançada se houver a impossibilidade do consumo do leite de vaca. Dessa forma, para atingir o índice, deve-se beber quatro copos de 200 ml.
“O início da idade adulta é uma etapa importante para a formação da massa óssea – processo que chega a seu ponto máximo entre os 25 e os 30 anos. Depois dos 35 anos, os adultos começam, na verdade, a perder estrutura óssea em vez de ganhar e nas mulheres a perda de estrutura óssea decorre ainda mais depressa após a menopausa. O consumo de leite se torna fundamental nesse processo para ajudar a evitar danos causados pelas mudanças do organismo”, explica a nutricionista.

Idosos
Para manter os ossos saudáveis, é preciso ingerir entre 1.200 mg de cálcio por dia. Dessa forma, para atingir o índice, deve-se beber de quatro a cinco copos de 200 ml. Pode-se tomar leite com baixa lactose para evitar incômodos gastrointestinais que podem ser causados ao idoso pela ingestão de grande quantidade de leite. Também ingerir leite com fibras, por exemplo, aveia, farelo de trigo ou de aveia, ameixas e frutas secas. Assim, numa só receita, é possível ingerir leite (cálcio) e fibras, tão importantes para o funcionamento do organismo.
O leite contra as doenças
Além dos benefícios já conhecidos do leite na nutrição humana, novas descobertas tem realçado a importância do seu consumo, entre elas que o consumo de leite auxilia na manutenção do peso! Segundo o recente estudo publicado no “Journal of the American College of Nutrition”, pela pesquisadora Marta Van Loan, PhD. da Universidade da Califórnia (EUA), o consumo de leite  pode ajudar no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. O estudo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e têm menos tendência a serem obesas. O artigo sugere que essa relação pode ser atribuída ao cálcio presente no leite que pode estimular a redução de gordura no organismo.

Festa Junina do Colégio Auxiliadora 
Comidas, bebidas e danças típicas serão as atrações na Festa Junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que acontece amanhã, dia 30. Os alunos da escola se envolveram nos preparativos e prometem novidades além das comidas típicas, apresentações artísticas e casamento caipira, apresentado pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que iniciam sua despedida do colégio. A festa será no pátio da escola, iniciando às 11h e terminando às 20h com a queima da fogueira e show pirotécnico. Para a gurizada se divertir haverá praça de brinquedos infláveis com variadas opções. Entre as novidades do evento estão a apresentação dos alunos do 2º ano do Ensino Médio que realizarão uma “quadrilha estilizada” e o grupo de Invernada Gaúcha do colégio que dançará “pau de fita” em versão caipira. Antes da queima da fogueira serão sorteados um tablet e uma bicicleta com os números dos ingressos.

 Unimed Região da Campanha comemora 35 anos
Cuidar da saúde e bem estar de Bagé e região é um dos principais trabalhos da Unimed Região da Campanha. O resultado de tamanho esforço e dedicação está na credibilidade conquistada pela instituição que, agora, completa 35 anos de existência na região e comemora junto com a comunidade. Para marcar a data um jantar está sendo organizado. A programação acontece dia 12 de julho a partir das 20h30 no Clube Comercial de Bagé. Participam cooperados e colaboradores da Unimed Região da Campanha, presidentes de outras Singulares Áreas 1, 2 e 3, a presidênciada Unimed Federação, a presidência da Unimed Central de Serviços, a presidência da Unimed do Brasil, a presidência da Uniair, autoridades do município, os meios de comunicação, entre outros. Para a noite está sendo preparado um jantar, seguido de homenagens e shows musicais.

 Cabanha da Maya sedia curso de reciclagem com classificadores de todo o Brasil
A Cabanha da Maya sediou o curso de reciclagem dos classificadores das raças Jersey e Holandesa, evento que não era realizado há sete anos e reuniu 22 classificadores de todo o Brasil além de ter contado com palestras do classificador canadense Bruno Jubinville. O evento realizado pela Maya Genética foi restrito a técnicos e aconteceu na propriedade da criadora Zuleica Borges Torrealba. A realização deste curso de reciclagem representou os esforços da Cabanha Da Maya com a pecuária leiteira, já que o objetivo é sempre trabalhar o melhor da produtividade e qualidade.  

Produtores prestigiam Dia de Campo da raça Jersey em Dom Pedrito

             Foto: Clênio Scherer/Especial
                                                  
Mais de 80 produtores, entre técnicos, associados e simpatizantes da raça Jersey no Estado estiveram no Dia de Campo promovido pela Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul.Os participantes puderem acompanhar palestras e debates sobre o manejo dos animais e a gestão de propriedades produtoras de leite.

De acordo com o presidente da entidade, Claudio Nery Martins, os objetivos propostos para o encontro foram alcançados com êxito. “O evento foi um sucesso, e a intenção de divulgar e incentivar a criação da raça junto aos produtores foi muito bem colocada pelas empresas parceiras de nossa Associação”, comentou ele.

O Dia de Campo foi o primeiro organizado pela Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul em 2013 e aconteceu na Cabanha Nacauita, de propriedade de Nei e Elaine Severo.

Um comentário: