Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

CADERNO PAMPA :: 28 DE SETEMBRO DE 2013 :: Nº 296



Passados dias e mais dias de muito frio e chuva, finalmente a primavera começou. A estação das flores iniciou no domingo passado, 22 de setembro, com a promessa de temperaturas mais amenas, dias mais ensolarados e muito colorido nas flores e folhas pelas ruas. E, é exatamente esse desabrochar das flores e mudanças climáticas que influenciam diretamente na nossa saúde, por isso nesta época do ano é tão importante estar atento às modificações para conseguir utilizá-las a favor, já que a saúde, a beleza e o bem estar podem ainda ser melhorados se conseguirmos aproveitar o potencial da estação.
Esta época do ano também é dedicada à realização das Expofeiras de primavera. Várias cidades da região já estão com suas programações prontas e vivendo expectativas positivas quanto aos resultados. Aliando genética diferenciada nos remates, com programação diversificada e infraestrutura qualificada, a promessa é de bons negócios e momentos de lazer para toda a família. Vale a pena se informar sobre a programação de cada cidade e participar.

PRÓXIMO PAMPA: 12 de outubro

 Bagé celebra Nossa Senhora Conquistadora
 Romaria acontece amanhã, dia 29
Tradicionalmente realizada em setembro, a Romaria de Nossa Senhora Conquistadora será amanhã, dia 29, com o tema de Maria, a grande missionária, estrela da evangelização. A procissão inicia às nove da manhã, na Catedral de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora no bairro Castro Alves. Também haverá almoço no local, e serão realizadas três missas às 10h, 15h e 17h no Santuário. Na edição passada, a romaria reuniu cerca de 20 mil fiéis e, para este ano, a expectativa é que o número possa ser ainda maior.

 Literatura e muita cultura na 16ª Feira do Livro de Bagé
 Feira está na praça da Estação desde ontem e estende-se até 6 de outubro
Com o tema “A Literatura entre a Tradição e a Modernidade” a 16ª Feira do Livro de Bagé foi inaugurada ontem, dia 27, na praça da Estação. A programação estende-se até o dia 6 de outubro com as tradicionais bancas de livreiros, bate-papos com escritores, sessões de autógrafos, contações de histórias, oficinas literárias, exposições de artes visuais e apresentações de espetáculos musicais e teatrais. Nomes como Claudia Tajes, Lia Motta, MonikaPapescu, Thedy Corrêa, Luiz Coronel, Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira, estão entre as presenças confirmadas.

Neste ano, a feira tem como patrono Cláudio Antunes Boucinha e logo após a solenidade de abertura foi apresentado o espetáculo “Memorial Terra que Canta”, quando cantores e compositores têm o intuito de levar através do seu canto e autenticidade o amor ao Rio Grande do Sul, às coisas simples e puras das raízes e do povo. Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira apresentaram-se acompanhados do grupo musical Curandeiro Silêncio, do poeta e desenhista Adriano Alves, do fotógrafo Edu Rickes, do compositor e artesão Rogério Villagran e do escultor Camilo Pereira.

 Cinema a favor da criatividade
Uma visita diferente e que objetiva fomentar a criatividade e o gosto pelo cinema. Na semana passada, o escritor e jornalista José Francisco Botelho esteve no Colégio Franciscano Espírito Santo de Bagé, para auxiliar os estudantes na criação dos roteiros para curtas metragens que participarão do prêmio "Memória e Patrimônio", oferecido pelo da Maya Espaço Cultural, no V Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A iniciativa em promover a atividade partiu da professora de Língua Portuguesa, Rute Mara Ferreira, junto com a equipe de organização do Festival. Outros interessados também podem participar do prêmio e para maiores informações basta acessar o site do Festival (www.festivaldafronteira.com) e buscar o regulamento.                                                                                      

Aproveite a primavera a favor da sua beleza e saúde
A estação das flores iniciou pedindo algumas mudanças importantes para ajudar a melhorar a qualidade de vida e aumentar a beleza e saúde

Foto: Marcelo Pires/Especial

Junto com a chegada da primavera, chegam os dias de temperaturas mais agradáveis, mais ensolarados, mais coloridos e que pedem roupas mais leves, alimentação adequada e quando a vontade de desfilar beleza e bem estar é ainda realçada. A primavera é uma das estações do ano mais charmosa e que pede cuidados importantes com o corpo e rosto de modo que consigamos aproveitar o que a estação tem de melhor.

A Biomédica, especialista em Estética da Clínica Quimera, Karen Pinheiro Dias lembra que esse é o período certo para preparar a pele para a exposição típica dos dias ensolarados de verão, de praia ou piscina, libertando-a de células mortas, permitindo que a pele se renove, tornando-a mais resistente, e dando-lhe um aspecto saudável. E, para isso, ela sugere alguns tratamentos faciais que possuem características especificas e são indicados caso a caso conforme a necessidade de cada paciente.
“Para o rosto, um tratamento eficaz e adaptado a cada tipo de pele, consiste de três passos fundamentais que passam pela limpeza, renovação celular e hidratação cutânea, utilizando produtos de qualidade, o que torna esse ritual obrigatório para quem deseja um rosto cuidado de forma natural”, destaca Karen.

Ainda em termos de cuidados com o rosto, Karen recomenda que podem ser adotados o uso de esfoliante três vezes por semana para uma limpeza mais profunda e, diariamente um bom hidratante à noite, principalmente para peles secas, e durante o d
ia o uso de Protetor Solar com FPS de 60 (ao menos duas vezes ao dia) para proteger dos raios solares. Além de banhos não muito quentes para evitar o ressecamento da pele e o uso de sabonete líquido apropriado para cada tipo de pele.

Beleza do corpo
Karen destaca alguns procedimentos e dicas para aproveitar a primavera 

E, como a primavera é também uma época de roupas mais leves e corpos mais a mostra, é importante pensar em cuidados e tratamentos para todo o corpo. Karen explica que alguns procedimentos que podem ajudar, conforme as necessidades de cada pessoa.

Além de todos esses cuidados a primavera requer uma alimentação saudável. O momento é de desintoxicação, para isso é sempre bom lançar mão do uso de folhas, especialmente as verde-escuras, e frutas vermelhas, que tonificam o fígado sobrecarregado pelo inverno. Diminuir a ingestão de álcool, gorduras, açúcares e carboidratos, também é recomendado, já que comumente eles são mais ingeridos durante o inverno.
“Um bom suco de frutas com folhas pode ser uma ótima saída, além dos chás, digestivos (dente de leão), termogênicos (maçã ou abacaxi com canela e gengibre) e refrescantes (chá verde, canela e hortelã). Esses são alguns cuidados e tratamentos importantes e fáceis de serem realizados e que podem ajudar na manutenção da saúde e da beleza”, ressalta Karen. 

Provisão de Férias
A provisão de férias para os funcionários da empresa deve ser calculada para a apuração correta do resultado do exercício. Especialmente para as empresas que optam pela tributação com base no Lucro Real, o valor previsto a ser pago a título de férias constitui uma despesa a ser deduzida do lucro ou acrescida ao prejuízo do período.

A Provisão de Férias é dedutível como custo ou despesa operacional na apuração do Lucro Real, incidindo tanto para o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) como para a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Para o cálculo correto da Provisão de Férias, devem ser considerados:
a) Os valores de "férias negativas" não devem ser incluídos na relação: a provisão de férias é formada somente por valores positivos. Se algum funcionário recebeu, antecipadamente, seu direito a férias, não há que se reduzir a provisão em face do adiantamento realizado.
b) As férias proporcionais devem ser somadas às férias vencidas: se o funcionário tem direito a 30 dias de férias vencidas há 6 meses, então a base de cálculo da provisão não é de 30 dias, mas de 30 + 30/12 x 6 = 45 dias.
c) Devem ser somadas ao valor das férias provisionadas as contribuições para o INSS e o FGTS: aos valores calculados, individualmente, poderão ser acrescidos o INSS, contribuições a terceiros (SENAI, SESI, etc.), Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e o FGTS sobre as parcelas.
d) Deve, ainda, ser incluído na soma o adicional de 1/3 sobre as férias, previsto na Constituição.
e) As férias proporcionais dos funcionários com menos de 12 meses de emprego devem, também, ser computadas: o cálculo é proporcional, ou seja, se o funcionário tem 5 meses de emprego, aplica-se 5/12 do salário. Não é necessário aguardar o período aquisitivo exato de 12 meses para se proceder ao provisionamento.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Risoto a primavera 

Ingredientes
1,4 litros de caldo de frango
2 abobrinhas em pedaços pequenos
2cenouras em pedaços pequenos
4 vagens em pedaços pequenos
1 pimentão vermelho em pedaços pequenos
1 pimentão amarelo em pedaços pequenos
2 tomates em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de ervilha frescas
1 colher de sopa de cebola triturada
1 colher de sopa de alho-poró triturado
5 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
3 colheres de sopa de queijo ralado
2xícaras e meia de arroz arbório

Modo de preparo
Misture a cebola triturada e o alho-poró. Em seguida derreta 2 colheres de sopa de manteiga e coloque a metade da cebola e alho-poró para dourar, acrescente os pimentões, a abobrinha, a vagem, a cenoura e refogue por quatro minutos. Reserve.
Em uma panela coloque 2 colheres de chá de manteiga e deixe derreter. Depois junte o restante da cebola e do alho-poró para dourar, junte o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar.
Junte um pouco do caldo de frangoquase em ponto de fervura e mexa, apósoito minutos coloque os legumes que foram reservados, a ervilha e o tomate e continue colocando o caldo de legume e mexa por mais oito minutos. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o parmesão ralado e salpique salsinha. Sirva em seguida.


 Atividade
A primavera chegou, então ajude o beija-flor a encontrar mais flores e assim ajudar a deixar os jardins ainda mais coloridos. Depois, use a sua criatividade e deixe a figura bem colorida e bonita.

Kids e Teens

 O lindo colorado é o Pedro Miguel Lemos Marques 3 meses, filho de Camila e Leandro!

 Nayane de Souza Oliveira 1ª Prenda Mirim Farroupilha 2013. Ela filha de Crystiane e José

 As crianças e a primavera 
 A estação é uma ótima oportunidade para levar os pequenos a praticar atividades físicas que mais parecem divertidas brincadeiras


É importante reconhecer: no inverno, com o frio e a chuva fica realmente difícil criar coragem para liberar as crianças para correr e brincar na rua, mas agora com o início da primavera, já não há mais desculpa para fazer os pequenos permanecer em casa e é chegada a hora de incentivá-los a divertir-se com os amigos com brincadeiras simples e que ajudam a movimentar o corpo, unindo a realização de atividades físicas, tão importantes para o desenvolvimento corporal, com divertidas brincadeiras.

O educador físico Lucas Almeida lembra que a criança precisa se mexer para evitar a obesidade e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo, mas que precisa de incentivo para descobrir os benefícios de brincadeiras que movimentam o corpo e que requerem mais esforço do que o videogame, por exemplo. Com isso, ele destaca a importância dos pais levarem as crianças para realizar atividades ao ar livre e que requisitem o uso do corpo, aproveitando ainda a primavera para curtir os dias mais quentes e agradáveis em família.

E, se o repertório de brincadeiras das crianças resumir-se a correr, jogar futebol, vôlei ouandar de bicicleta, Lucas dá algumas sugestões para variar as atividades e divertir-se ainda mais. A variação da modalidade é importante também para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo.

Peteca
As mãos servem como raquete e a peteca é a bola. Pode ser jogado por duas pessoas, em roda, ou mais formalmente em uma quadra. O objetivo é fazer que a peteca ultrapasse a rede ou chegue às mãos do colega de roda. Marca ponto quem não deixar a peteca cair. Além de ser um exercício aeróbico, treina os reflexos e a capacidade de vigilância.

Queimada
As pessoas ficam em um espaço suficientemente grande para que todos possam correr sem risco de se chocarem. Alguém joga a bola para o alto e está dado o início. Quem pegar a bola deve arremessar contra um colega. Este, por sua vez, tem de se esquivar. Se a pessoa for "queimada", é obrigada a sentar no chão. Quem quiser "salvar" os que foram queimados deve passar a bola para ele. É uma excelente atividade aeróbica e, também desenvolve rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e pontaria.

Pega-pega
Pode ser jogado por um número ilimitado de pessoas e há uma série de variações. Basicamente, uma das crianças é o pegador e as demais, os fugitivos. Antes de a brincadeira começar, é preciso definir um local onde os fugitivos ficam protegidos, o pique. Uma variação divertida é o pique-corrente: quem for pego dá a mão para o pegador e vão todos juntos à caça. No final, a maior parte estará na corrente.

Cabo de guerra
Amarra-se um lenço no meio de uma corda e divide-se as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar. É uma excelente maneira de desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.

Bambolê
O bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos é colocado para rodar. O objetivo é conseguir mantê-lo girando pelo maior tempo possível. A atividade desenvolve o condicionamento físico e a coordenação motora.

Elefantinho colorido
Um participante é escolhido para comandar e diz: "Elefantinho colorido!". Os outros respondem: "Que cor?". O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo com a tonalidade. Quanto mais longe o acesso à cor, mais difícil o jogo fica.

PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Atenção empreendedores de Bagé e região: Diones Alves Fotografia estará promovendo no dia 14 de outubro um workshop com o conceituadíssimo empresário Eduardo Tevah. Há somente 45 vagas disponíveis. Portanto, é melhor correr e garantir a sua. Os telefones para contato são: (53) 3311.2001, 9974.0423 ou 8447.4437.

Tive o privilégio de no último dia 14 participar do Fórum de Informação Profissional da Escola Bradesco de Bagé, onde, com muito orgulho, fui aluna nos anos de 2002, 2003 e 2004. O evento acontece todos os anos e é voltado a alunos do Ensino Médio, e organizado pelos próprios, inclusive, a fim de esclarecer dúvidas e nortear os jovens que em breve ingressarão na universidade. Fiquei muito feliz em poder auxiliar os interessados pelo curso de jornalismo. Parabéns a todos os profissionais, direção, supervisão, coordenação, professores, colaboradores que continuam fazendo do Bradesco uma escola exemplar, principalmente, pelo suporte que dão aos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e digo isso com convicção!

Na próxima semana, dia 04, começa, oficialmente, a 101ª Expofeira de Bagé, e  já no dia 05, acontece o Jantar Destaques da Rural, que este ano vai o homenagear nove grandes nomes do ruralismo: Ricardo Wagner Saraiva Vieira, Fernando Dornelles Pons, Carlos Jacinto Fagundes dos Santos, Luiz Carlos Amaral, Antonio Karam, Arley José Teixeira Saraiva (in memorian), Eber Rosa Borba, Carlos Mário Suñé (Parceiro da Rural) e Talita Suñé (Ana Terra).


Os proprietários das Estâncias São Jorge e Rio Negro, Élio Coradini Filho e Gustavo Camponogara, também foram homenageados pelos títulos conquistados com as raças Hereford e Braford

Outro dia na Câmara de Vereadores de Bagé, produtores rurais e entidades que participaram ou foram premiados na 36ª Expointer receberam uma homenagem do Legislativo, proposta pelos vereadores Antenor Teixeira e Sonia Leite. Representou o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, o crioulista, Eduardo Rossell Romero

Dupla de talentos: o jornalista e colunista social, Marcos Pintos, e a produtora cultural e marchand da AZ Galeria, Lúcia Gomes. Click Iracema P. Isquierdo

A encantadora artista plástica de Bagé, Heloísa Beckman, que também participou da exposição “Se essas cores, se essas cores fossem minhas...”

O Secretário Municipal de Cultura, Silvio Machado, e a diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, Anacarla Flores, durante a abertura da exposição “Se essas cores, se essas cores fossem minhas...”

Ao verificar meus registros fotográficos de pequenas celebridades, encontrei, nada mais, nada menos, que Daniele Martins de Sousa e Helena Abascal Bulcão. “Tim Tim”, meninas!

 Prepare-se para o Enem 
Avaliação será realizada nos dias 26 e 27 de outubro deste ano


Os estudantes que sonham com o início da vida acadêmica na universidade precisam, antes, passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é uma das maneiras eleitas por universidades federais, estaduais e particulares para selecionar os seus estudantes. Neste ano, a avaliação será realizada nos dias 26 e 27 de outubro e até que o dia chegue a ansiedade dos alunos pelas provas é grande. É hora, então, de manter os estudantes tranquilos e dentro da rotina de estudos, conforme explica a Pedagoga Augusta Oliveira.

Ela destaca também que, faltando pouco menos de um mês para as provas, o papel dos professores é o de trabalhar os últimos detalhes e dar as últimas dicas. É importante trabalhar também o lado psicológico dos alunos e buscar mostrar que eles estão preparados conforme aquilo que estudaram. A hora agora é de dar uma última turbinada nos estudos e buscar reforçar pontos importantes e que precisam ser revisados, a rotina de estudos precisa ser mantida e também é importante acompanhar os noticiários jornalísticos para estar dos assuntos da atualidade e, assim, pronto para a redação.

E, quando chegar a hora da prova, a principal recomendação da Pedagoga é manter a atenção na leitura das questões, que requer calma e concentração para que seja possível interpretar o que está sendo pedido.

 Vida e Obra de Áttila Taborda motiva estudantes para o V Festival de Cinema
Tão importante quando conhecer a história de um país, de um Estado ou de uma cidade, é importante conhecer a história das pessoas que ajudaram a construir a sociedade em que vivemos hoje. Os alunos de quatro turmas do 6º ano da Escola Estadual Professor Félix Contreiras Rodrigues tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Vida e Obra do Dr. Átilla Taborda”, fundador da FAT FUNBA, atual Urcamp e Vila Vicentina. A iniciativa faz parte da divulgação do prêmio “Memória e Patrimônio”, oferecido pela Da Maya Espaço Cultural no V Festival de Cinema da Fronteira.

Os alunos assistiram atentos a trajetória de Áttila Taborda que, ainda menino, enfrentou inúmeras dificuldades na vida e acabou contribuindo historicamente para Bagé sendo parte importante na formação da memória da cidade.O documentário foi exibido pela coordenadora de mobilização do Festival e Coordenadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Adriana Gonçalves Ferreira. O encontro ainda contou a apresentação do regulamento do prêmio e uma oficina de criação de roteiro.
Outras escolas interessadas podem marcar visitações para educação patrimonial e apresentação do prêmio "Memória e Patrimônio" através do telefone (53) 3247.6861do Centro Histórico Vila Santa Thereza. Mais informações também podem ser obtidas através do site www.festivaldafronteira.com no link regulamento.

Arranjo Produtivo Local do Leite prepara 5º Seminário Rumos da Bacia Leiteira
Com os objetivos de capacitar produtores, valorizar a atividade leiteira no município e fazer um levantamento de demandas do setor leiteiro, Sant’Ana do Livramento sedia, nos dias 3 e 4 de outubro, o 5º Seminário Rumos da Bacia Leiteira. O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite) e acontece no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

A programação envolve palestrantes de diversas entidades e visa estimular o desenvolvimento na produção local. Os assuntos tratados envolvem cooperativismo, manejo vacinal, instrução normativa nº 62, recria, valorização da atividade leiteira, entre outros. Segundo a zootecnista da Emater/RS-Ascar Lisiane da Silva Schlick, nas edições anteriores do seminário, houve grande participação dos produtores.
“Além da oportunidade de capacitação, os produtores colaboraram no planejamento de algumas ações do APL do Leite. No entanto, a expectativa é que a participação este ano seja maior, já que o mês de realização foi alterado, conforme solicitação dos produtores”.

 Oferta qualificada no 4º Remate Estâncias Banhado e Santa Cecília
 Serão 50 touros Angus e Hereford

Com uma oferta qualificada de 50 touros selecionados de 3 anos, as Estâncias Banhado e Santa Cecília realizam seu 4º remate de produção durante a 101ª Expofeira de Bagé, dia 09 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães. De acordo com o proprietário da Estância Santa Cecília, Luis Cláudio Pereira, todos os animais em oferta são adaptados ao miu miu e resistentes ao carrapato, além disso, o remate possui amplas ofertas de financiamento bancários e seguro de vida total para todos os touros.
“Temos boas expectativas de comercialização de todos os animais baseados no mercado e também que já estamos na quarta edição com uma clientela consolidada, além da qualidade dos animais em oferta”.


Oferta qualificada e importantes diferenciais no 41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty

Sorteio de dozes do sêmen do touro Braford Trevo, grande campeão da Expointer 2013 e recentemente adquirido pela Estância Guatambu, é mais um atrativo do remate

Uma importante novidade torna-se mais um atrativo para o 41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty, isso porque ao mesmo tempo em que a Estância Guatambu anuncia a compra de 33% do touro Braford Trevo, consagrado como grande campeão da Expointer 2013, da Estância Mãe Rainha de Santa Catarina e de propriedade de João Raimundo Colombo, governador do Estado, brindará três clientes com cinco lotes de sêmen do touro, estimados em R$50 cada lote. O remate acontece dia 5 de outubro, na Estância Guatambu em instalações de manejo racional e, pela primeira vez, em instalações próprias.

O proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, destaca que a aquisição vem a qualificar ainda mais a cartela de “pais” da Guatambu.
“Este animal foi a sensação de Expointer 2013, sendo o grande campeão e o animal mais pesado da edição, sendo a primeira vez que um Braford venceu o concurso. É um animal de excelentes índices genéticos e fenótipo. Adquirimos 1/3 do animal pelo preço recorde de R$90 mil e com isso conseguimos agregar mais um atrativo ao nosso tradicional remate”, destaca Pötter.

O touro Braford Trevo pesou 1.265 kg na Expointer, arrebatando o grande campeonato Braford com características importantes como índices genéticos excepcionais e um fenótipo impecável em termos de características produtivas como a musculatura, carcaça, perito escrotal de 50cm, precocidade, mansidão e pigmentação ocular bem avantajada.

O 41º remate Guatambu, Alvorada e Caty ofertará 240 animais selecionados das raças PolledHereford e Braford, de qualidade superior e com garantia de reposição de quatro meses, além de equinos “montaria de patrão” da raça Crioula. Além da genética diferenciada dos animais em oferta, dos sorteios de lote de sêmen do touro Braford Trevo, outro diferencial do remate é a oferta de frete grátis para carga fechada em todo o Rio Grande do Sul ou com limite de mil quilômetros para outros estados.

20ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel terá Fase Piá
Uma novidade foi anunciada e objetiva aumentar ainda mais o público que prestigia a Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel: a partir da edição deste ano será incluída a Fase Piá, que contemplará intérpretes de até 15 anos, quando cada concorrente deverá interpretar uma música do acervo musical gaúcho, representando uma entidade tradicionalista. A Estância Piá será dividida em duas categorias: Mirim, até 10 anos e Juvenil de 11 a 15 anos de idade.

A 20ª edição da Estância da Canção Gaúcha acontece nos dias 20, 21 e 22 de dezembro em São Gabriel e é o principal festival de música gaúcha da cidade, sendo considerado um dos maiores festivais do gênero no Estado. Esta edição será aberta, no dia 20 às 21h no Palco da Estância no Parque Tradicionalista Municipal. Estão confirmados os shows da dupla César Oliveira e Rogério Melo, no dia 22 e de Mano Lima, no dia 20.

Associação Rural realiza lançamento oficial da Expofeira de Bagé
Evento de lançamento contou com a presença de autoridades, convidados e imprensa

Foto: Graciela Freitas
A 101ª Expofeira de Bagé acontece entre os dia 04 e 13 de outubro

Com a expectativa de sucesso, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lançou oficialmente a programação da sua 101ª Expofeira, que acontece entre os dias 04 e 13 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.
O presidente da entidade promotora, Aluízio Santos da Silva Tavares, destacou que são grandes as expectativas para a edição da Expofeira deste ano.
“Esperamos por mais uma grande exposição, com a demonstração de animais de alta qualidade genética, importantes remates, assim como atrações artísticas renomadas de nossa cidade e do país, como é o caso do show de lançamento com a dupla Zezé di Camargo e Luciano”, afirmou ele.

Destaques da 101ª Expofeira de Bagé
7 de setembro – Show de lançamento com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano
4 de outubro –Início da 101ª Expofeira com a entrada de animais das raças Hereford e Braford
5 de outubro – Jantar Destaques da Rural
6 de outubro – Remate NHB (raças Hereford e Braford)
7 de outubro – Remate Premium – Cabanhas São Jorge e Rio Negro (raças Hereford e Braford)
8 de outubro – Remate Cabanha Capanegra (raças Angus e Brangus)
9 de outubro – Entrada e julgamento de animais das raças Crioula, Holandesa, Jersey e ovinas
VI Remate de Produção das Estâncias Santa Cecília e Banhado (raças Angus e Hereford)
10 de outubro – Remate Genética do Pampa – Estâncias Santa Maria e Santa Prenda (raças Hereford e Braford)
Confraria do Agronegócio – Promoção Rural Jovem e AJE
11 de outubro – Workshop “Temas Atuais da Raça Crioula”
1º Remate Particular da Cabanha Campana (transmissão Canal Rural)
12 de outubro – Remate das raças Angus e Brangus
Remate de ovinos (todas as raças)
13 de outubro – Inauguração Oficial da 101ª Expofeira
Final Gineteadas
 Cabanha São Matheus é tri-campeã na Expointer 


Pelo terceiro ano consecutivo a Cabanha São Matheus do Cond. ParrasioS.Collares sagrou-se como campeã na raça Corriedale na edição de 2013 da Expointer, em Esteio. Agora, a Cabanha organiza-se para o seu remate anual acontecerá no dia 18 de janeiro de 2014, na Associação Rural de Bagé. O Remate contará com a venda do Grande Campeão 2013 além de vários borregos racionados filhos de grandes campeões. Neste remate haverá também a participação de grandes cabanhas convidadas.

Rosário do Sul realiza fase local da Gaudeirada da Canção Gaúcha
O final de semana do dia 12 de outubro será dedicado a música tradicionalista em Rosário do Sul com a realização da fase local da 32ª Gaudeirada da Canção Gaúcha a ser realizada noParque de Exposições Ananias Vasconcellos, durante a 64ª Exporosul.

A festa objetiva desenvolver, despertar, cultivar e preservar temas regionais, através de composições inéditas de músicas campeiras do Rio Grande do Sul, através da oportunidade de divulgação das composições musicais e da valorização dos compositores, poetas, musicistas e intérpretes locais que participarem do evento. Além disso, a Gaudeirada é uma oportunizar a comunidade cultural da área musical nativista, que apresentem seus trabalhos no palco buscando a classificação para a fase estadual em janeiro de 2014. A final da 32ºª Gaudeirada acontece entre os dias 10 e 12 de janeiro com programação ainda a ser definida, mas já com os shows de João Luiz Correa, João Quintana e Grupo Parceria, Delcio Tavares e Cesar Oliveira e Rogério Mello confirmados.


INTEC–Urcamp presente do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes em Florianópolis

 Os alunos do curso de Ciências Biológicas envolvidos no projeto, Lisandra Pinheiro, Célia de Oliveira, os professores Drª Ana Carolina Silveira da Silva, Dr. Marcelo Benevenga Sarmento, Drª Clarissa Santos da Silva, e as também alunas Luciara Correa e Maria Constância de Sousa

 Evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro
Um dos maiores eventos nacionais e internacionais da área, promovido pela Associação Brasileira de Sementes (ABRATES), o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis-SC, contou com a participação de alunos e professores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O evento reuniu público especializado e, também as principais empresas do setor, através da realização de palestras, painéis, minicursos, sessões pôster com trabalhos científicos e show room tecnológico.

O evento acontece a cada dois anos e, nesta edição contou com a participação novamente do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC) da Urcamp, através da apresentação de trabalhos na área de sementes de espécies nativas da região do pampa, realizados por pesquisadores do Instituto e que engloba substratos alternativos na produção de mudas de espécies nativas do bioma pampa, com a coordenação da Prof.ª Dr.ª Clarissa Santos da Silva, e como colaboradores os Professores Doutores Marcelo Sarmento, Ana Carolina da Silva e Ana Cláudia Kalil e os alunos do Curso de Ciências Biológicas. Outro tema apresentado foi a cerca da avaliação da morfologia interna de sementes de espécies nativas por meio de análise de imagens, sendo desenvolvida uma etapa na Universidade de São Paulo pelo Prof. Dr. Sílvio M. Cícero e Profª. Drª. Vanessa Neumann Silva e outra parte no INTEC-URCAMP.

O estudo a cerca de espécies nativas do Rio Grande do Sul tem sido uma das linhas de pesquisa da Drª Clarissa, que ressalta a importância de trabalhos científicos nesta área a fim de assegurar a conservação deste bioma, bem como contribuir com informações do uso destas espécies para a recuperação de áreas degradadas. A participação da universidade em eventos deste porte permite também a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, bem como atualização dos professores envolvidos nos projetos.

Fórum do Agronegócio terá etapa em São Gabriel
Programação acontece dia 3 de outubro
O Fórum Permanente do Agronegócio, serviço de orientação e difusão de conhecimento ao produtor rural, terá sua 52ª etapa em São Gabriel no dia 3 de outubro de 2013. A informação é do diretor da Casa Rural, José Alcindo da Silva, órgão ligado ao sistema Farsul/Senar.O evento em São Gabriel terá o tema “A resistência do carrapato Rhipicephalusmicroplus aos carrapaticidas e suas consequências à pecuária do Estado”.

Segundo José Alcindo, o controle deste parasita responde por uma parcela altamente significativa dos custos de produção do pecuarista, e o enfrentamento a esta questão é uma necessidade estratégica do setor. Para o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, o Fórum Permanente do Agronegócio será uma excelente oportunidade para os produtores aprofundarem o conhecimento sobre técnicas para o enfrentamento ao carrapato.

Programação
13h30 – Inscrições
14h – Abertura – Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
14h15 – “Métodos de Controle do Carrapato e a Situação da Resistência na Campanha do RS” – Dr. Francisco de Paula J. Alves Branco – médico veterinário, pesquisador aposentado da Embrapa-Bagé e responsável técnico da Consulvet – Bagé, RS.
15h – Intervalo
15h30 – “Causas da Resistência do Carrapato” – Dr. José Reck Jr, médico veterinário, pesquisador do IPDVF – Eldorado do Sul, RS
16h15 – “Impacto Econômico do Complexo Carrapato/Tristeza Parasitária Bovina” – Dr. João Ricardo de Souza Martins, médico veterinário – pesquisador do IPDVF – Eldorado do Sul, RS
17h – Mesa Redonda: Debate e Conclusões
19h – Encerramento e confraternização – Coquetel

Expofeira de São Gabriel divulga seus homenageados
Com o propósito permanente de conciliar tradição e inovação, a 79ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, que no ano de 2013 traz em sua programação atrações culturais e também leilões e remates com ênfase na genética e alta tecnologia, terá também o Jantar Baile Oficial, no dia 18 de outubro, com as tradicionais homenagens especiais a produtores rurais, além dos troféus “Persona” e “Quinquim”, concedidos respectivamente a um produtor e uma produtora rurais, destacados por sua trajetória no setor. Neste ano de 2013, o homenageado com o troféu “Persona” será o empresário e produtor rural Pedro Augusto Severo Pinto.  Já o troféu “Quinquim”, será concedido neste ano à produtora rural Maria Antônia da Silva Borges.

Outros produtores e profissionais serão também homenageados, como Cristina “Kiti” Gonçalves, Lacyr Raphael Montagner, Maria Luiza ValliCataldi, Ana Maria Silveira Machado, o produtor rural e radialista Dagoberto Focaccia, o escritor e advogado João Alfredo Reverbel Bento Pereira, o produtor rural Amaral Cunha, e o jornalista Danilo Ucha, do Jornal do Comércio de Porto Alegre. 

ESPECIAL EXPOFEIRA DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO 
 Bons negócios, genética de qualidade e lazer na 75ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento
foto: Francisco Luiz/Especial
 Programação acontece entre os dias 10 a 20 de outubro

Provas campeiras, julgamentos de raça, palestras técnicas, cursos e os concorridos remates compõem a programação da 75ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento que, neste ano, acontece entre os dias 10 e 20 de outubro no parque de exposições do Sindicato e Associação Rural do município, prometendo repetir o sucesso em comercialização de animais e público dos anos anteriores, conforme estima o presidente da entidade, Luiz Claudio Andrade.

A qualidade genética comprovada dos animais em oferta, resultado de muitos anos de seleção, aliada a diversidade da oferta são os principais atrativos dos remates, um dos pontos altos da Expofeira e que atraem compradores e visitantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e também de países vizinhos. Andrade destaca ainda que o local de realização dos remates está passando por reformas de melhoria, com novas instalações, visando proporcionar mais conforto e um espaço multiuso que, também poderá ser utilizado futuramente para palestras, shows ou outros eventos. Alguns dos remates terão ainda a transmissão pelo canal C2 Rural, permitindo que compradores de todo o país participem.
“O trabalho genético desenvolvido pelos produtores de Sant’Ana do Livramento garante a qualidade dos animais, que passaram por muitos anos de seleção, garantindo as melhores características das raças, fundando na cidade um celeiro genético de alta qualidade e que atrai compradores interessados em bons negócios, tanto em variedade como em qualidade. Também para os produtores é uma ótima oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e valorizado”, destaca Andrade.

Outro destaque na programação da 75ª edição da Expofeira de Sant’Ana do Livramento conta com a presença do palestrante José Luiz Trojan Megido, especialista em marketing e negócios rurais,  que tratará do tema “Desafios do Agronegócio: uma visão empresarial” no dia 14 a partir das 18h30 no parque e que configura-se como uma ótima oportunidade para a troca de ideias e conhecimento entre os participantes, que terão a oportunidade de assistir a fala de Megido, vindo de São Paulo para dividir suas ideias e experiências.

O lazer e a diversão também estão presentes na programação da feira, com a realização de mateada, shows artísticos e momentos de integração, caracterizando a Expofeira de Livramento também como uma opção para toda a família. Andrade destaca ainda que a cidade oferece toda a infraestrutura de entretenimento, hotelaria e gastronomia para receber os visitantes da feira.
“A Expofeira de Livramento é uma festa para toda a família. Temos a expectativa de ótimos resultados, repetindo o desempenho dos anos anteriores”.

Agenda de remates
12 de outubro – sábado, a partir das 19h remate Sossego e Cambápytá (raça Angus).
15 de outubro – terça-feira, a partir das 19h remate Bela Vista e convidados(raças Hereford e Braford).
16 de outubro – quarta-feira, a partir das 19h remate Reculuta e São Bento(raças Hereford e Braford)
17 de outubro – quinta-feira, a partir das 19h remate Cárcavio, Pedra Grande e Santo Antônio(raça Braford)
18 de outubro – sexta-feira, a partir das 19h remate Touros da Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário