Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

CADERNO PAMPA :: 12 DE OUTUBRO DE 2013 :: EDIÇÃO 297



Hoje é dia de brincar, de se divertir e de aproveitar. Seja você adulto ou criança, hoje é dia de sorrisos, alegria e animação. O Dia das Crianças possui uma atmosfera diferente, é um dia de expectativas, de sonhos realizados, de correria nas praças e de aproveitar em família. É um dia para celebrar a magia da infância e também uma oportunidade de valorizar esta importante fase da vida dando aos pequenos tudo o que eles precisam: amor, carinho, respeito e dedicação. Poucas coisas são tão sinceras e marcantes como um sorriso de criança, por isso invista em sorrisos, preserve a alegria de viver e aprenda com os pequeninos como a vida é bela e colorida. Crianças, aproveitem o seu dia! Brinquem, divirtam-se e nunca se esqueçam de ser crianças! Além disso, não esqueçam que hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Bagé haverá procissão, mesmo com chuva, com saída às 9h30 em frente a Catedral de São Sebastião em direção a Vila Gaúcha na capela de Nossa Senhora. Lá haverá missa logo na chegada da procissão e às 15h com benção da saúde.

As feiras agropecuárias e os remates de primavera continuam a movimentar a região, que possui uma agenda cheia de grandes eventos com excelentes expectativas de comercialização e público. Tudo isso, resultado de muitos anos de empenho e dedicação de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao campo e, nesta época do ano, tem o seu trabalho reconhecido.

PRÓXIMO PAMPA: 26 de outubro


Santa Fé sob um olhar artístico
Exposição na Casa de Cultura Pedro Wayne acontece até o dia 17 de outubro
Uma proposta itinerante que objetiva lançar um novo olhar sob a cidade cenográfica de Santa Fé, onde foram realizadas as gravações do longa metragem “O Tempo e o Vento”. Essa é a exposição "Um olhar artístico sobre a cidade cenográfica - Santa Fé sem fronteiras", que está aberta a visitações na Casa de Cultura Pedro Wayne de Bagé até o dia 17 de outubro. As obras são uma produção da artista plástica Vone Garcia e suas alunas com apoio da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria de Cultura. Além de apresentar um novo olhar sobre a cidade cenográfica, o projeto visa fomentar e divulgar a cultura e o turismo de Bagé e dos pampas já que a exposição é itinerante e deve seguir para outras cidades da região após encerrar temporada em Bagé.

Dom Pedrito define shows do 28º Ponche Verde
Festival acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro
O tradicional festival de música nativista de Dom Pedrito já tem a agenda de shows e bailes definida. Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro passam pelo palco do Ponche Verde, Mano Lima, Jairo Lombardi e Luiz Marenco, respectivamente. Os bailes acontecem nos dois primeiros dias de festa e a animação será do Grupo Bem Campeiro e Walter Morais. Paralelamente a programação do 28º Ponche Verde da Canção Gaúcha acontece a 12ª Mostra do Canto Campeiro.

Outubro Rosa com programação em toda a região
O mês de outubro é dedicado mundialmente a prevenção do câncer de mama e cólon de útero e, por isso, várias ações são realizadas com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames de rotina para a detecção precoce do câncer de mama e a prevenção do câncer de cólon de útero. Na região várias ações estão sendo desenvolvidas e já se pode ver pelas ruas prédios iluminados na cor rosa em alusão ao movimento. As ações na região concentram-se também no dia 19 de outubro quando será realizado um mutirão de atendimento através do SUS na sede do CIOM (Centro Integrado de Oncologia e Mama) que funciona em anexo ao serviço de Oncologia na Santa Casa. As cidades de Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Hulha Negra e Candiota também estarão com programação especial no dia, disponibilizando atendimento médico e informação para as mulheres em seus postos de saúde.

Tecnologia, conforto e design no Novo Golf
Modelo já está a disposição na Tterrasul
Muito aguardado, o Novo Golf já está nas concessionárias Volkswagen Tterrasul da região. Produzido na Alemanha, o modelo vai estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança em seu segmento. Conforme conta o vendedor de veículos, Márcio Brose que, em setembro esteve participando de um treinamento em São Paulo sobre o Novo Golf, o carro possui inúmeros itens de série, além de pacotes de opcionais que tornam o modelo bastante completo em questões de tecnologia, segurança, conforto, design, prometendo ser um dos grandes destaques no segmento hatch médio.
“O Novo Golf é totalmente atualizado em termos mundiais, é um carro completo e surpreendente”, destaca Márcio.

As novidades do novo modelo começam pelo motor de 1.4 cilindros de potência e que surpreende pelo desempenho, os acabamentos e o espaço interno também são bastante inovadores, já que reúnem conforto e design. O padrão de segurança com sete airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR), de série também destacam-se no novo modelo, que conta ainda com o sistema de infotainment de última geração com rádio CD player, bluetooth, tela sensível ao toque (touchscreen) de 5,8”, freio de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop, além de inúmeros outros opcionais, dependendo de cada versão do carro.

Com tantos diferenciais, O Novo Golf chega ao mercado brasileiro dando continuidade à sua trajetória de sucesso na indústria automotiva mundial.

Restaurante Cumbuca e Hotel Alexandre engajados no Outubro Rosa
Atividades serão desenvolvidas dia 17 de outubro em Dom Pedrito
Conscientes da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, o Restaurante Cumbuca e o Hotel Alexandre entram na programação do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização mundial realizada nos meses de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

A ação de iluminar de rosa os monumentos, as pontes, os teatros, prédios públicos e outros, fez com que o movimento tivesse uma rápida difusão entre as populações e a simplicidade da ação permitiu que o Outubro Rosa pudesse ser replicado por todo o planeta. Dom Pedrito, por sua vez, não faz diferente das outras cidades, colorindo-se também de rosa durante o mês de outubro, com isso, o prédio do Hotel Alexandre, na praça central, com seus mais de 100 anos de história, durante todo o mês de outubro, estará cor rosa. O Restaurante Cumbuca integra-se também a este Outubro Rosa, e estará executando durante todo o mês, pequenas ações que ajudem a valorizar a ideia da prevenção e o projeto como um todo, ajudando de alguma forma a multiplicar essa importante ação. Além disso, já está marcado o dia da ação principal do Outubro Rosa em Dom Pedrito: será 17 de outubro, uma quinta-feira, quando toda a comunidade está convidada a se fazer presente no calçadão da praça central para assistir a apresentações do Coral Terra da Paz e do artista Dante Ramon Ledesma. O Restaurante Cumbuca disponibilizará, nessa noite, mesas no calçadão, com aproximadamente 150 lugares, que podem ser reservados com antecedência.

Turisa adquire novo ônibus para sua frota
Novo ônibus já está a disposição dos clientes
Proporcionar mais conforto e segurança aos seus passageiros. Pensando nisso, a Turisa Turismo Santanense adquiriu recentemente um ônibus Scania K440, Marcopolo Paradiso LD 1600 G7, que conta com o que há de mais moderno no mercado de transporte de turismo. A nova aquisição foi apresentada no final de setembro no salão Aurora do Rivera Casino Hotel, onde foi realizado um coquetel para os convidados e também um desfile de moda em parceria com Shoppings de Santa Catarina, uma das principais rotas de compras dos comerciantes da região, onde foi apresentada uma mostra das tendências de moda primavera-verão.

De acordo com o proprietário da Turisa, Edison Sanfelice, o novo ônibus conta com capacidade para 36 pessoas, equipado com piloto automático, freios retarder, câmbio automático, poltronas leito máster, dvds, ar-condicionado, calefação, Wi-Fi e muito mais.
“É o primeiro ônibus quatro eixos de Livramento, onde iremos proporcionar maior segurança e uma viagem mas aprazível para os nossos clientes”, destaca Sanfelice.

Sabores e ambiente especial no Da Maya Porão 
Restaurante é uma ótima opção para quem busca uma proposta diferenciada com sabores únicos e atendimento especializado
Foto:
 Nilton Santolin/Especial

Sempre buscando resgatar elementos da cultura regional aliados a técnicas culinárias para a criação de uma gastronomia leve e elegante, este é o conceito oferecido pelo restaurante Da Maya Porão que, com equilíbrio e personalidade, oferece sabores variados de forma harmoniosa e equilibrada com receitas exclusivas em um ambiente diferenciado, onde tudo é preparado pensando na satisfação total do cliente. Desde o seu ambiente o Da Maya Porão já reflete a preocupação em criar uma proposta diferenciada e para tal um casarão do século XIX, típico exemplar da riqueza do Patrimônio Histórico de Bagé, foi completamente revitalizado e teve seus alicerces escavados revelando um ambiente acolhedor e intimo onde hoje o Da Maya Porão opera.

No cardápio ingredientes e sabores que valorizam produtos orgânicos oriundos da Cabanha Da Maya, que já fornece a carne de cordeiro, os queijos e os hortifrútis para o Porão e, que em breve, deverá suprir toda a necessidade do restaurante e, para completar, chefes de cozinha renomados comandam a cozinha. Tudo, pensado para cumprir o propósito de oferecer um conjunto de serviços diferenciados e de qualidade reconhecida, conforme deseja a proprietária, Dona Zuleika Torrealba que sempre busca a valorização e desenvolvimento de Bagé e região, investindo constantemente em ações de valorização da história, cultura e potenciais da cidade.

E, se o objetivo do Da Maya Porão é reunir gastronomia de qualidade em um ambiente diferenciado, tudo isso é pensado para receber a todos os públicos no jantar de terça-feira a sábado ou no almoço de domingo.
“Convidamos toda a comunidade que venha conhecer o Da Maya Porão. Toda a nossa proposta é pensada para oferecer serviços de qualidade para todos os públicos que estejam dispostos a conhecer uma proposta diferenciada com preços acessíveis”, destaca a Gerente Administrativa, Amanda Freitas.

Entre os pratos preferidos e que já conquistaram o paladar dos bageenses estão, além da carne de cordeiro, os frutos do mar e, principalmente, o camarão. Entre as sobremesas, a dica é não deixar de experimentar o Petit Gateau Formaggio e, para quem está sempre em busca de novidades, o Da Maya Porão está preparando um cardápio especial de petiscos e bebidas para o Happy Hour que em breve deverá estar em funcionamento na área externa aproveitando os dias quentes para proporcionar mais uma opção de lazer e diversão à cidade.

O Da Maya Porão atende de terça-feira a sábado das 19h às 23h e no domingo das 12h às 15h com brunch (espécie de buffet) para o almoço. Além disso, o restaurante realiza os mais variados eventos, tais como almoços, jantares, brunchs, coquetéis e jantares para grupos fechados e empresas.

Bolo Arco-Íris
Ingredientes
2 ovos (claras em neve)
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (Poderá substituir 2 dessas colheres por banha)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Essência de baunilha
Corantes em gel com as cores do Arco-Íris

Modo de preparo
Bata as gemas, a manteiga e o açúcar por uns cinco minutos. Depois acrescente a farinha, o leite, a essência e bata até ficar bem homogêneo. Por último misture as claras em neve e o fermento.

Separe porções da massa de acordo com a quantidade de cores. Uma das porções deverá ser maior.  Em cada porção coloque gotas de corante com as cores do arco-íris. A primeira cor (que irá no centro da fôrma) deverá ser em quantidade maior para que cubra o fundo da fôrma.

Pegue com uma concha, uma das massas já coloridas (a maior) e coloque no centro da fôrma. A próxima cor coloque por cima da cor anterior. Não mexa; como ficar deixe. A terceira cor continue colocando por cima da segunda e assim sucessivamente. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que colocando o palito na massa este saia limpo. Cubra com merengue, chantilly ou chocolate, conforme a sua preferência e decore com confeitos.

Rocambole de frango
Ingredientes
200g de ricota fresca
150g de amido de milho
130g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de manteiga gelada em cubinhos

Recheio
1 cebola picada
1 peito de frango cozido e desfiado
3 tomates picados
1 colher (sopa) de amido de milho
250ml de leite frio
1 lata de milho escorrida
1 cubo de caldo de galinha
Sal, orégano, cebolinha e salsinha picada

Modo de preparo
Passe a ricota pela peneira e misture a farinha, o amido, o sal e o fermento. Junte a manteiga em cubinhos e esfregue com a ponta dos dedos para formar uma massa homogênea e macia. Abra a massa sobre dois plásticos em uma espessura de aproximadamente 1cm e espalhe o recheio pronto e frio. Enrole cuidadosamente e pincele com a gema diluída no leite. Asse em forno pré-aquecido 180˚C por 40-60 minutos.

Recheio
Refogue a cebola em um fio de óleo. Adicione o frango e frite um pouco. Junte o tomate e frite mais um pouco. Dissolva o amido no leite frio e acrescente o refogado, misturando bem. Acrescente o milho, o caldo de galinha, a pimenta, o sal se necessário, o orégano e o colorau (se for usar). Cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e acrescente a cebolinha e a salsinha picada. Use o recheio frio.

Uma maneira muito especial e diferente de comemorar o Dia das Crianças
Alunos do Colégio Auxiliadora receberam crianças de dois CRAS para atividades de integração
Alunos da escola estiveram envolvidos com as atividades

A Tia Bonita e a Professora Matilde contam que a tarde foi de muitas descobertas e animação
Toda criança tem o direto a brincar, se divertir e interagir com outras crianças. Conscientes da importância de promover espaços que garantam esses direitos às crianças, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora pensou em uma maneira diferente para comemorar o Dia das Crianças ao mesmo tempo em que trabalha questões relacionadas a solidariedade e o respeito ao próximo. Com isso, na quarta-feira, dia 9, o pátio da escola transformou-se em um grande espaço de interação e emoções, quando crianças dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Prado Velho e Vila Damé foram recepcionados pelos alunos da escola para a realização de brincadeiras, oficinas, teatros, gincanas, apresentações e muita diversão.

A Professora de Educação Física, Maria de Fátima, a Tia Bonita, conta que o projeto faz parte da proposta pedagógica da escola de trabalhar os valores humanos desde a infância e que integrá-los à brincadeira é uma maneira de fazer as crianças aprenderem de forma lúdica e divertida.
“Trabalhamos de forma lúdica valores que as crianças irão levar para toda a vida. Neste projeto buscamos trabalhar a solidariedade de doar o seu tempo para o outro com a acolhida e o bem querer. Partilhar brincadeiras, atenção, respeito e carinho com crianças que vem de outra realidade e que também tem muito a compartilhar com os nossos alunos”, destaca Bonita.

A proposta é uma parceria da Professora com o Serviço de Orientação Escolar, através da Professora Matilde Ferreira e do Serviço Psicológico Escolar com a psicóloga Dilce Helena dos Santos e teve início através do macro projeto “Ser uma boa pessoa, alimente essa ideia” e que em setembro trabalhou a questão do respeito ligado aos festejos farroupilhas. Para novembro, o assunto será a gratidão e as professoras prometem muitas novidades e atividades diferentes.

Na atividade do Dia das Crianças os alunos mostraram-se bastante empolgados, conforme conta a Professora Matilde.
“Eles foram super receptivos e empolgados. Ficaram felizes em ser os anfitriões da tarde. Eles mesmos organizaram as atividades e as promoveram com o acompanhamento dos professores. Ficamos muito satisfeitos com o resultado porque foi uma oportunidade de aprender a respeitar as diferenças e conviver com a diversidade. Além disso, queremos que as nossas crianças sejam multiplicadoras do que é trabalhado na escola e por isso buscamos também que eles levem atividades para realizar com a família”.

Sobre a infância e a importância de brincar, a Professora Bonita defende:
“A escola não existiria sem as crianças e a infância não existe sem o lúdico. O desenvolvimento do ser é contínuo e a infância é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, por isso, reconhecemos a importância dessa fase e investimos em atividade que promovam conhecimentos como a solidariedade, o respeito e muito outros valores importantes. Queremos que nossos alunos aprendam brincando, com brincadeiras orientadas e contextualizadas”, destaca Bonita.

Kids e Teens
Valentina Velasques, filha de Daiane e Fernando

A turma do 3º ano do Colégio Espírito Santo com a professora Heloísa Fonseca durante a Semana Farroupilha

Cauan de 8 anos e Cauélen de 4 anos, filhos de Franciele Goulart e Nilton César Fernandes

Atividade
Nós sabemos que o dia hoje é todo seu, mas ele pode ficar ainda mais legal com um desenho para colorir. Pinte a cena, deixe-a bem bonita e depois vá aproveitar o seu dia.

Fantasias e diversão a serviço da imaginação
A loja de brinquedos Nova Era possui um setor especifico dedicado às fantasias e acessórios
Faz parte da infância brincar, divertir-se e usar a imaginação para criar novos mundos e fazer descobertas e, nada melhor do que poder vestir-se como o super-herói, a princesa ou personagem favoritos para dar vida a imaginação. Batman, Super Man, vários outros heróis, Ben 10, todas as princesas, Galinha Pintadinha, Chaves e Kiko, Carrossel, Backyardigans, Hot Wheels, Monster High, além das temáticas como de pirata, vampiro, bruxa e muitas outras fantasias estão a disposição no setor especializado da loja de brinquedos Nova Era de Bagé que pensando na importância do estímulo à imaginação e a brincadeira investiu em novidades que prometem agradar em muito as crianças.

As opções de fantasias atendem desde a linha bebê, até as crianças maiores e os adultos. Há também diversidade de tiaras de princesa, espadas de pirata, capas e máscaras de super-heróis, além dos baleiros de abóbora e aranha para o Halloween.

Um dia especial
Criar um mundo de encantamento e diversão, esse é um dos principais objetivos da loja de brinquedos Nova Era que, neste Dia das Crianças gostaria de homenagear todos os pequenos que são a razão da sua existência e, por isso, a loja está sempre em busca de novidades e lançamentos para não deixar nenhuma criança sem seu o brinquedo esperado. Para a Nova Era criança precisa brincar e explorar novas opções para crescer e se desenvolver de forma natural.

COLUNA PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Acontece logo mais no Tango Bar o evento “Tudo outra vez”, promovido e organizado por Rose Pinheiro, com o auxílio, é claro, de sua filha, a Design de Moda, Kelly Pinheiro. Para que vocês entendam a proposta, no flyer de divulgação da festa diz o seguinte: “Imagine que os melhores momentos da vida possam se repetir diversas vezes ao longo do tempo. Imagine as festas, as danças, as músicas, os amigos e as alegrias...”. Imaginou? Pois bem, aqueles que quiserem se divertir com uma boa música, reencontrar os amigos da antiga e dançar até o amanhecer não vão perder esta oportunidade. Hoje, às 23h, no Tango Bar.

O Movimento da Mulher Gaúcha já distribuiu as sacolas do projeto Sacola do Natal Feliz para a arrecadação de brinquedos. Os que desejarem contribuir devem ir até a sede da Oficina do Papai Noel na Melanie Granier, 81, pegar sua sacola, ou, simplesmente, fazer sua doação. Também está prevista para o fim deste mês a adoção das cartinhas. A notícia ruim é que a Oficina não vai receber aquela decoração linda de sempre, pois, como a casa onde o projeto está instalado é cedida, e não se pode alterar sua estrutura, o Corpo de Bombeiros, por segurança, não permitiu a decoração na parte interna. Somente a externa terá luzes natalinas. Uma lástima! Mas, é para segurança de todos os que lá trabalham com muito empenho e dedicação para fazer a alegria de crianças que não teriam a oportunidade de ser presenteadas se não fossem estes projetos sociais.

Não podemos esquecer que hoje é Dia da Criança, e também, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, por isso, o feriado. Mas, falando nas crianças, estive outro dia gravando na Nova Era, mais conhecida como o mundo encantado dos brinquedos. A loja é incrível e tem tudo o que vocês possam imaginar em brinquedos para meninos, meninas, bebês e até para as futuras mamães no setor de puericultura. É ótimo saber que Bagé conta com um local especializado em atendimento e produtos; lembrando que um brinquedo adequado estimula o desenvolvimento de qualquer criança. Então, aproveitem que hoje é o dia delas e deem uma passadinha por lá.

No sábado, dia 05, o salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé, que está promovendo a 101ª edição de sua Exposição-Feira, recebeu mais de 200 convidados para o jantar Destaques da Rural. Onze nomes do ruralismo foram homenageados. Além dos já citados na última edição do Pampa Vip, a Rural Jovem prestou homenagem ao jovem produtor rural, Thomas Furtat Marques, e ao vice-presidente da Associação Rural, Paulo Ricardo de Sousa Dias. O evento foi impecável em todos os detalhes. Parabéns as organizadoras Ana Beatriz Tavares, Simone Salles e Mana Romero.

Talita Dias Suñé recebeu o troféu “Ana Terra” das mãos do presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Aluízio Tavares, e flores de Maria Ilza Saraiva, que em 2012 foi agraciada com a mesma distinção pela entidade

O músico bageense Marcello Caminha abrilhantou o evento com seu “violão gaúcho”. Ao fundo a apresentadora de TV Valéria Maciel. Foi ela quem recitou as poesias de José Francisco Botelho, criadas especialmente para cada um dos homenageados

Outro músico que enalteceu o evento foi o pianista Ivon Léo Monteiro, que recepcionou os convidados ao tocar o melhor da música clássica

No dia 21 de setembro os pombinhos Manuela Barbosa e Carlos Eduardo Pavanatto trocaram alianças numa linda cerimônia na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Depois do “sim”, os convidados foram recepcionados no salão principal da Campestre do Clube Caixeiral, onde a festa rolou até o amanhecer. Clics Juliano Kirinus.

Os noivos com os pais dela, Maristela Barbosa e Carlos Cancio da Silva

E com os pais dele, Romilda e Celito Pavanatto

Tem se falado tanto no longa metragem “O Tempo e o Vento”, que diga-se de passagem é o filme brasileiro, na minha opinião bairrista, mais fantástico que já assisti, que cabe lembrar aqui que um dos protagonistas, o ator Thiago Lacerda, que interpreta um certo capitão Rodrigo, tem um apego especial pelo nosso Pampa Gaúcho. Na foto ele brinda com a família Pötter, em Dom Pedrito, a inauguração e o sucesso da Guatambu Estância do Vinho.

Nota Fiscal e tributos
A Câmara de Deputados aprovou, em novembro do ano passado, projeto de lei que obriga as empresas a informarem, na nota fiscal, os valores dos tributos incidentes na venda de mercadorias e serviços. A nova lei dependia, ainda, de sanção da presidente da República e regulamentação.

São 9 (nove) os tributos a serem discriminados no documento fiscal:
1) ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), pago aos estados federados;
2) ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), pago aos municípios;
3) IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), pago à União;
4) IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), pago à União;
5) IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), pago à União;
6) CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), paga à União;
7) PIS (Programa de Integração Social), pago à União;
8) COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), paga à União; e
9) CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), paga à União e incidente sobre a importação e comercialização de petróleo e seus derivados.

Ora, mesmo que entre em vigência, trata-se de uma lei difícil, se não impossível, de ser cumprida. Há tributos que são incalculáveis no momento da venda da mercadoria. O IRPJ e a CSLL, por exemplo, não incidem sobre o valor do produto, mas sobre o lucro da empresa. O lucro é um resultado variável, calculado em períodos que podem ser de um mês, ou trimestral, ou anual, dependendo do porte da empresa e do tipo de tributação que adota (Real ou Presumido), bem como é obtido através da comparação entre as receitas e as despesas, que também são variáveis e apuradas mensalmente.

No caso de pequenas empresas, optantes da tributação pelo Simples Nacional, o cálculo do IRPJ, da CSLL, do PIS e do COFINS (tributos federais), assim como do ICMS e do ISSQN (tributos estadual e municipal, respectivamente), depende de apuração mensal, podendo variar conforme a faixa de faturamento da microempresa ou empresa de pequeno porte.
Portanto, qualquer fixação de percentual para cada tributo, a ser informado na Nota Fiscal, será arbitrária e não será precisa, como seria a intenção da lei. Quem aprovou tal medida demonstra não conhecer a base de cálculo dos diversos tributos.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Os exercícios físicos à favor da prevenção de doenças
Estudo apontou que o exercício físico pode ser tão eficaz quanto remédio para algumas doenças
O exercício físico pode ser pelo menos tão eficaz quanto alguns medicamentos para reduzir o risco de morte em pessoas com derrame cerebral ou com doença cardíaca, de acordo com estudo realizado pelos investigadores da London School of Economics, da Harvard Medical School e da School of Medicine da Universidade de Stanford que chegaram a esta conclusão ao comparar os resultados de vários estudos para determinar a eficácia do exercício e a dos medicamentos em pessoas com doenças cardíacas, história de acidente vascular cerebral, pré-diabetes e insuficiência cardíaca.

Para chegar a esta conclusão, foram analisados 305 ensaios clínicos, envolvendo 339.274 indivíduos, e não foram encontradas “diferenças estatisticamente detectáveis” entre o exercício e o tratamento com medicamentos na redução da mortalidade de pessoas com doenças cardíacas ou sintomas de pré-diabetes, segundo comunicado da revista British Medical Journal, que publicou o estudo online. No entanto, especialistas alertam que isso não significa que as pessoas devem abandonar o uso de remédios, em prol de exercícios. Eles recomendam que ambos sejam usados ao mesmo tempo no tratamento de doenças e que sempre um especialista seja consultado antes de qualquer mudança.

Agora, os cientistas devem realizar mais estudos para avaliar a sua descoberta, mas defendem, no entanto, que até a essa altura o exercício “seja considerado uma alternativa viável e que acompanhe o uso dos medicamentos”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco para a mortalidade global, estimando-se que cause 3,2 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.

Tradição, qualidade genética e ótimos negócios no leilão Touros da Fronteira
Remate acontece dia 18 de outubro a partir das 19h em Sant’Ana do Livramento com transmissão pelo C2 Rural

Com uma oferta de 150 ventres Angus e Brangus e 100 touros Angus e Brangus, o leilão Touros da Fronteira acontece no próximo dia 18 de outubro no parque da Associação Rural de Sant’Ana do Livramento durante a programação da expofeira da cidade a partir das 19h. Integrantes do Touros da Fronteira as cabanas AML Agropecuária, Cantagalo, Sigma Brangus, Santa Inês, Santa Rita/Diamante, São Miguel do Sarandy e a convidada Cabanha São Izabelino, com fêmeas Angus, colocarão em  pista animais resultado de uma criteriosa seleção onde a preocupação maior é a oferta de animais melhorados e adaptados ao ambiente.

Resultado do trabalho e dedicação e reflexo da qualidade genética dos animais estão os vários prêmios conquistados pelos animais das Cabanhas participantes como, entre eles, na Expointer em Esteio, onde a Cabanha Santa Inês tirou o Reservado de Campeão Sênior e o Melhor CDP da raça Brangus e a Cabanha Cantagalo tirou o reservado de campeão 2 anos de rústicos Angus. A Sigma Brangus também conquistou prêmios recentemente quando participou da Expofeira de Uruguaiana vencendo o  trio reservado de Grande Campeão 2 anos e o Touro reservado de Grande Campeão como também o terceiro melhor trio da exposição na raça Brangus.

Outro atrativo do Leilão Touros da Fronteira é a facilidade de frete aos clientes com rotas de frete entregues nos Sindicatos Rurais de Quaraí, Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, São Borja, Dom Pedrito, Bagé, Pinheiro Machado, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi, Santa Maria, São Vicente e Júlio de Castilhos.

O leilão contará ainda com a chancela da raça Angus que colocará um Técnico da Associação disponível para atender algum cliente que sinta a necessidade de um assessoramento para escolher o animal que desejar, como também contará com um Técnico da Associação de Brangus com a mesma finalidade.
Outras informações e o catálogo de ofertas já está disponível no site www.tourosdafronteira.com.br. O leilão terá transmissão pelo C2Rural a partir das 19h onde o comando do martelo estará a cargo de Knorr Leilões e os clientes poderão dar lance através do call center  no número (53)3028.1400.

CRMV-RS promove seminário sobre saúde pública em Bagé
O papel do médico veterinário no controle da população de cães e gatos está entre os temas abordados
Atualmente, a grande população de cães e gatos que vivem em situações de abandono e de maus tratos é um problema recorrente nos centros urbanos.  Em vista disso, o controle é fundamental para o bem da sociedade, a manutenção da saúde pública, o bem-estar dos animais e evitar a transmissão de zoonoses (doenças que são passadas dos animais para os humanos). Para lidar com essa questão, são necessárias ações conjuntas entre gestores públicos, redes de proteção animal, Ministério Público e médicos veterinários, profissionais com conhecimento técnico para contribuir nessa problemática.

Para tratar desse assunto e de outros que envolvam a vida em sociedade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promoveu em Bagé, no dia 11 de outubro, o Seminário de Responsabilidade Técnica com o foco em Saúde Pública. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e teve o apoio da Sociedade Bageense de Medicina Veterinária (SOBAVE).

Na ocasião, o coordenador técnico do CRMV-RS, José Pedro Martins, apresentou as ações do médico veterinário na saúde pública e as legislação vigentes para o controle populacional de cães e gatos. Após, o presidente da Comissão de Ensino da Medicina Veterinária do Conselho, Celso Pianta, falou sobre o controle e prevenção das zoonoses. Fechando o ciclo de palestras, Martins retornou para abordar a Responsabilidade Técnica na Medicina Veterinária.

Definidos os primeiros grandes campeões da 101ª Expofeira
Raças marcaram presença no primeiro final de semana da feira
Os julgamentos de raça movimentaram o primeiro final de semana da Expofeira de Bagé. Em pista estiveram as raças Hereford e Braford e as aves. Entre os bovinos, cento e trinta e cinco animais das raças Hereford e Braford, de diversas regiões do Estado, estiveram em julgamento. De acordo com o presidente do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha – NHB, Gustavo Camponogara, o número de animais inscritos só não foi maior em função de programações paralelas em outras exposições-feiras. No entanto, o presidente destaca que, embora o número de animais não tenha sido tão expressivo, o preparo e a qualidade genética superaram expectativas.
“Os animais que foram a julgamento, tanto os de galpão, quanto os rústicos, todos apresentaram um preparo e uma qualidade excepcional. A Expofeira de Bagé teve mais uma grande mostra das raças”, conclui ele.

Os jurados, escolhidos através da votação pelos sócios que participaram da última edição da exposição, foram Marco Antônio Borges de Araújo Bastos, inspetor técnico credenciado da Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB, na raça Hereford, e Joal Brazalle Leal, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, na raça Braford. A listagem completa dos vencedores pode ser conferida no site da Associação Rural de Bagé.

O julgamento das aves teve início na sexta-feira, dia 04, quando a Sociedade Avícola de Bagé, presidida pelo criador Silvério Dias de Moraes, realizou o julgamento das mais de 200 aves inscritas na 101ª Expofeira.

Entre os machos, o grande campeonato ficou com o galo da raça Orpington Amarelo. O reservado foi o animal da raça Minorca Negra, e o terceiro melhor macho ficou com a raça Brahma Dark, todos de propriedade de Silvério Dias de Moraes.

Já entre as fêmeas, o título de grande campeã foi conquistado pelo animal da raça Orpington Amarelo do criador Eduardo Simão. A reservada, da raça Rhode Island Red, e a terceira melhor fêmea, da raça Leghorn Perdiz, também são animais de propriedade de Silvério Dias Moraes.

O julgamento de classificação das aves ficou sob a responsabilidade dos criadores Carlos Guido Mastela Iglesias, de Sant’Ana do Livramento, e Fabrício Almanza, de  Melo, no Uruguai. Além de galos e galinhas, o pavilhão das aves também recebeu pavão, porco da índia, coelhos, galinhas d’angola e garnizés miniaturas. Todos os animais ficarão expostos até o final da 101ª Expofeira, no dia 13.

Último final de semana
Depois de intensa programação, a 101ª Expofeira de Bagé realiza hoje e amanhã seus últimos dias de programação. Hoje acontecem os julgamentos das raças de Cavalo Crioulo, pôneis, Angus e Brangus e Holandês. Amanhã, dia 13, acontece a final da credenciadora do Cavalo Crioulo, almoço com entrega de premiações dos Cavalos e do Holandês. A abertura oficial da feira acontece a partir das 15h e às 17h acontecem as finais das gineteadas.

Sucesso no 41ª remate Guatambu, Alvorada e Caty
Tradicional evento de Dom Pedrito comercializou 238 animais das raças P. Hereford e Braford, além de sorteio de sêmen
A 41ª edição do remate Guatambu, Alvorada e Caty reafirmou a tradição de fornecedor de touros e fêmeas para os criadores mais exigentes das raças Polled Hereford e Braford. Com um faturamento de R$ 1.302.108,00, o leilão, realizado no sábado, dia 05, em Dom Pedrito, demonstrou que o já consagrado trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelas três estâncias.

O animal mais valorizado foi o Touro Alto da Cepa, da Guatambu, Tatuagem K413, um Braford de 2 anos, vendido por R$ 15.000,00 para Eduardo Hoffman, de São Francisco de Paula. O maior investimento foi Ingrid Maria Schmidt Ibargoyen Paiva, de Cacequi, totalizando 60 animais por R$ 198.682,50.

Para os organizadores, o sucesso do resultado, assim como o alto número de clientes, é o coroamento de um longo e sério trabalho que vem sendo desenvolvido pelas propriedades vendedoras: “Apresentamos anualmente animais oriundos de forte seleção genética e caracterizados pela adaptabilidade e rusticidade, todos com índices genéticos superiores no rigoroso programa de seleção por produção a campo da Conexão Delta G. Nossos costumeiros clientes comprovam essa superioridade genética e por isso retornam às compras”, enfatiza Valter José Pötter, diretor-proprietário da Estância Guatambu.

Oferta diversificada e qualidade genética no 5º Remate Genética da Campanha
Remate acontece dia 26 em Dom Pedrito
Dia de Campo da Fazenda da Barragem e Don Angélico apresentou os animais que estarão em pista no remate

Através de uma parceria iniciada em 2009, a Fazenda da Barragem e Fazenda Don Angélico, ambas de Dom Pedrito, realizam dia 26 de outubro o 5º Remate Genética da Campanha durante a programação da Farm Show 2013 a partir das 16h em Don Pedrito. Em pista estarão 25 touros Angus e Red Angus de 2 e 3 anos, 20 touros Hereford de 2 anos e 15 touros Braford de 2 anos, resultado de muitos anos de investimentos em melhoramento genético e adaptabilidade que resultam em animais com avaliação genética superior, que conhecem o mio-mio, são carrapateados e premunidos contra a tristeza parasitária, com seguro de vida de 120 dias.

De acordo com Fernando Flores Cardoso, doutor em melhoramento genético nos Estados Unidos e sócio-proprietário da Fazenda da Barragem, a parceria entre a Fazenda da Barragem e a Fazenda Don Angélico surgiu de uma filosofia comum de seleção criteriosa com dados objetivos e criação dos animais em condições de campo típicas da região da campanha para ofertar, em um único evento, alternativas de linhagens de material genético superior reconhecido por premiação em pistas locais.
“Assim os criadores das raças Angus, Hereford e Braford podem obter maior vigor híbrido e reduzir consanguinidade para aumentar a produtividade e eficiência dos seus rebanhos e lucrar mais no seu negócio”.

Entre os animais em destaque no remate, estará em pista 9 touros de 3 anos diferenciados, incluindo o lote grande campeão Angus do Farm Show 2012, que são animais pais de Cabanha, para serem usados em plantel, inseminação artificial ou rebanhos Top. Também estará à venda o touro Red Angus melhor classificado na 2ª Prova de Avaliação a Campo da Embrapa/Associação Brasileira de Angus (A135). Entre os Hereford da Dom Angélico, com mais de 50 anos de seleção, destaca-se o trio campeão terneiro Hereford do Farm Show 2012 e o melhor touro da raça (H10) na mesma exposição.
“Pela qualidade do material ofertado e por ser um dos últimos remates da temporada na região esperamos que seja uma grande oportunidade para os criadores adquiram material genético superior na melhor relação custo/benefício do investimento, exatamente no momento de iniciar a estação de monta”, argumenta Cardoso.

A expectativa positiva dos organizadores do Remate é também reflexo dos bons resultados obtidos pelas duas fazendas em seus dias de campo realizados no final de setembro e que serviram para mostrar o trabalho desenvolvido e os animais ofertados, recebendo um grande retorno sobre a qualidade da genética e interesse dos compradores de touros.

Além da qualidade genética, o 5º Remate Genética da Campanha, oferta frete zero no município de Dom Pedrito e rotas de entrega de touros no Sindicato Rural até Pinheiro Machado, passando por Bagé, Candiota e Hulha Negra, e até São Gabriel, passando por Rosário e até Quarai, passando por Livramento. As condições de pagamento do remate são de até 15 parcelas (2+2+11 mensais) com a alternativa de entrada mais prazo safra e 10% de desconto à vista. O remate estará a cargo do Escritório Raízes de Dom Pedrito.

SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO
Genética consolidada ao longo de 8 décadas
Feira acontece entre os dias 23 e 27 de outubro em Dom Pedrito
Uma feira já consagrada e considerada como referência no cenário do agronegócio nacional, onde o público visitante terá a oportunidade de observar o que há de mais produtivo no setor primário, realizado através de conquistas do homem do campo com a utilização de tecnologia diferenciada e inovadora, além de muitos anos de tradição e investimentos. Esta é a Farm Show que, em 2013, chega a sua 80ª edição com ótimas expectativas para repetir o sucesso das edições anteriores e com excelentes motivos para festejar a trajetória constante de sucesso e de luta do produtor rural.

A Farm Show acontece entre os dias 23 e 27 de outubro no Parque Juventino Corrêa de Moura em Dom Pedrito, quando aportam na cidade vários visitantes da região, do Estado e inclusive de países vizinhos, em busca de excelente qualidade e genética nos leilões realizados, além de opções que incluem na programação o julgamento de animais, a feira da indústria e o comércio, 2 praças de alimentação, shows artísticos, espaços culturais e históricos e palestras técnicas diversificadas.

Com o slogan “Genética consolidada ao longo de 8 décadas”, a 80ª Farm Show é uma realização do Sindicato Rural de Dom Pedrito com apoio da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito e que tem como patrocinadores o Banco Santander, Agrotierras, Cotrijui, Espinosa Automóveis, Sanchotene Agronegócios, Banco Banrisul, Agronutri; Banco do Brasil, Nicola Veículos e Senar.

Remates, julgamentos de raça, shows, palestras e muito mais
Os remates são um dos pontos altos da Feira reunindo tradição e boas oportunidades de negócios, através da qualidade genética comprovada e resultado de muitos anos de seleção. Os remates acontecem nos dias 24, 25 e 26 de outubro com o foco no alto potencial produtivo dos animais em pista e, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, as cabanhas participantes ofertarão em seus remates o fruto de trabalho e tradição genética, que resultam em um grande prestigio conquistado ao longo dos anos.
“Sabemos e garantimos a qualidade dos animais porque são criados aqui, com tecnologia e empenho. Aliado a isso, teremos as facilidades de pagamento e outros atrativos particulares de cada remate que resultam em uma expectativa bastante positiva para a feira que ao longo dos anos sempre alcança resultados expressivos em comercialização e receita”.

Ao mesmo tempo, os atrativos da Farm Show 2013 voltam-se para todos os públicos, sejam eles ligados ao campo ou não, através de uma variada e ampla programação, conforme destaca a Secretária Executiva do Sindicato, Marcelle Hennig Lehr. Para o público ligado à agricultura, a oportunidade relaciona-se aos negócios que aproximam os produtores das novas tecnologias através da aquisição de  maquinários e implementos agrícolas ampliando deste modo o cultivo e o rendimento da produção. Na área do comércio, mais de 20 os expositores estarão prontos para atender e comercializar seus diferentes produtos, demonstrando o que possuem de melhor. Para a cultura, o Museu Paulo Firpo resgatará a história de descobrimento, garra e liberdade do município de Dom Pedrito, através da exposição “Da terra do ferro ao campo das flores” que marca também o início das comemorações dos 140 anos do município, além disso haverá 10 shows durante a Feira que prometem divertir o público em geral. (E, novamente a superioridade genética dos animais em exposição, será o grande atrativo para o público relacionado a pecuária, que terá a chance de apreciar os remates e os julgamentos de raças, incluindo as principais cabanas da região e reforçando o potencial de Dom Pedrito para a produção de carne de alta qualidade. )A intensa comercialização dos espaços e a expressiva participação dos expositores, (conforme destaca Marcelle Hennig Lehr, Secretária Executiva do Sindicato,) também reforça o sucesso da Feira (e a variedade de opções para todos os públicos,) já que mais de 80 expositores já confirmaram presença. Para abrilhantar mais o evento em parceria com a Unipampa na execução do projeto “Conhecendo o Vinho” será realizado novamente o III Jantar de Harmonização de Dom Pedrito. E a tradicional mateada em parceria com a RBS está confirmada para acontecer na tarde de domingo.

Para os julgamentos de raças, são aguardados os Srs. Ricardo Gregory, que julgará as raças Angus, Hereford e Braford e o Sr. Mariano Oneto, que julgará os Cavalos Crioulos, configurando os julgamentos como uma ótima oportunidade para os expositores terem seu trabalho reconhecido e valorizado através de disputas acirradas e que evidenciam a qualidade genética dos animais de Dom Pedrito.
E, com o objetivo de impulsionar o crescimento do rebanho ovino será promovido o 1º Ciclo de Palestras em Ovinocultura, organizado pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito, pela Associação dos Criadores de Ovinos de Dom Pedrito (ACOPODE) e pelo grupo de pesquisa em pequenos ruminantes – NUPPER da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que será realizado no dia 23 de outubro a partir das 19h no Restaurante do Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura.

PROGRAMAÇÃO FARM SHOW 2013
23/10 – Quarta-feira
9h – Julgamento da raça Aberdeen Angus
14h – Julgamento das raças Hereford e Braford
19h – 1º Ciclo de Palestras em Ovinocultura
24/10 – Quinta-feira
16h – 24º Remate Agropecuária Quiri – Aberdeen e Red Angus
20h – 3º Jantar de Harmonização com vinhos da Região da Campanha – Restaurante Cumbuca
21h – Show do Instituto Artístico Carlos Gomes

25/10 – Sexta-feira
9h – Concentração de machos da raça Crioula
15h – 12º Remate Santa Thereza – Aberdeen e Red Angus
16h – Remate Wolf Genética & Pitangueira – Hereford e Braford
21h30 – Show com Vitor Silva – Praça de alimentação

26/10 – Sábado
8h30 – Exposição morfológica de primavera da raça Crioula
16h – 5º Remate Genética da Campanha – Fazenda Barragem e Cabanha Dom Angélico – Angus, Hereford e Braford
21h30 – Show com Sonido Del Alma Gaúcha – Praça de alimentação
21h30 – Show com Making OF – Palco principal
22h30 – Show com Samba Rock e Cia – Praça de alimentação
23h – Show com Grupo Yandê – Palco principal

27/10 – Domingo
8h – Prova de 6 meses da raça Crioula
12h – Inauguração oficial da feira e almoço de entrega de prêmios
15h – Mateada
21h30 – Show com Mate Novo – Palco principal
21h30 – Show com Dudu Barreto e Banda – Praça de alimentação
22h45 – Show com Conspiração – Praça de alimentação
23h – Show com Grupo Rodeio – Palco principal

Aurora e Sossego - Remate Anual Braford
No momento em que celebram 50 edições de Remates, as Estâncias Aurora e Sossego ofertam a seus clientes e amigos, dia 18 de outubro, sexta-feira, às 20 horas, no Parque da Associação Rural de Uruguaiana, animais de sua consagrada genética Braford.

Ano após ano, a superioridade das linhagens Braford das Estâncias Aurora e Sossego é confirmada com conquistas em importantes julgamentos. Um criterioso processo de seleção e investimentos permanentes nesta raça em constante ascensão são os pilares desta conceituada produção.

Na ocasião do remate, estarão em pista 100 touros e 250 ventres, incluindo exemplares campeões em grandes exposições como Esteio, Londrina e Uruguaiana, filhos e filhas de grandes campeões e prenhezes de renomados touros.
“Além dos animais premiados, merece resalva nossa oferta de ventres “confirmados B”, com prenhezes de touros melhoradores, com ótima caracterização racial, como o Grande Campeão de Esteio 2012, Bitrem”, pontua um dos titulares do leilão.

No pré-evento, uma mostra de fotos e imagens enaltece a trajetória de cinco décadas de remates e dedicação à pecuária.
O leilão terá transmissão ao vivo pelo C2 Rural. Na condução dos negócios, Trajano Silva. Catálogo on-line nos sites: www.estanciaurora.com.br e www.estanciadosossego.com.

Lotes destaques:
- TEG001 (2 anos ½) Grande Campeão de Uruguaiana 2013, Grande Campeão de Londrina 2013, Reservado Grande Campeão da Nacional 2013 e Touro Destaque 2013 CDP da ANC – Herd Book Collares.
- TEG066 – Melhor Macho Rústico da Expointer 2013 e Melhor Macho Rústico de Uruguaiana 2013.
- Vacas prenhas do touro Bitrem, Grande Campeão da Expointer 2012.
- Terneiras Grande Campeãs Rústicas de Exposição de Outono de Uruguaiana 2013.

Um comentário: