Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

4º Sabores do Pampa :: 26 de maio de 2014


Sentar a mesa e desfrutar de uma ótima refeição é um enorme privilégio. Sabores, aromas, sensações, cores, tudo na cozinha contribui para nos deixar com água na boca e ávidos por experimentar sabores e texturas especiais, principalmente quando o prato é produzido com carinho e amor, que agregam ainda mais sabor e tornam as refeições momentos especiais.

Se, cozinhar é uma arte, comer e desfrutar dos sabores é um momento mágico e, não importa se você prefere doces ou salgados, se não gosta de determinado tempero, se prefere a carne ao ponto ou mal passada, ou se o macarrão precisa estar all dente, todas as pessoas que permitem-se experimentar novas receitas tem a oportunidade de vivenciar uma oportunidade gastronômica diferente, sendo ela altamente elaborada ou um simples e delicioso arroz com feijão.

Mais do que comer para sobreviver, comemos para nos satisfazer e, deixando a gula a parte, poucos momentos são tão marcantes e inesquecíveis do que descobrir um sabor ou prato preferido e, ainda, poder compartilhar com amigos e familiares bons momentos à mesa recheados daquilo que mais gostamos.

Nesta 4ª edição do Caderno Sabores do Pampa, produzido pela casa ZH Bagé, uma pequena mostra para inspirar bons e marcantes momentos gastronômicos para você. Delicie-se com as receitas, experimente e aproveite tudo o que a gastronomia tem a oferecer, com certeza, irá valer a pena!

Foto da capa
Nesta edição abrimos espaço para os nossos parceiros colaborarem com a foto de capa e, entre as inúmeras delicias que recebemos, selecionamos a simplicidade artesanal dos pães do Beliscatto, que representam um dos momentos mais gostosos do dia: o café da manhã ou da tarde, uma hora mágica e que é transformada sempre que acompanhada por um pão fresquinho, quentinho e de qualidade especial. Afinal, um pãozinho com manteiga tem valor especial! A foto é de Paula Bordignon Trojan.

-------------------------------------------------------------------
DICAS DE COZINHA
Com algumas sugestões simples e fáceis, você pode tornar o dia a dia na cozinha mais prático e ágil. Assim, você prepara receitas deliciosas para sua família sem passar horas e horas à beira do fogão. Confira!

Temperinho sempre à mão
Para economizar tempo, amasse dentes de alho com sal e guarde a mistura em um pote bem fechado na geladeira. Assim, quando você precisar, ele já estará pronto. E, para facilitar o trabalho de descascar, deixe os dentes de alho de molho em água durante 10 minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro nas mãos.

Ervas a toda hora
Se você não conta com vasos de temperos na sua cozinha, sem problemas! Compre as ervas bem fresquinhas, lave-as e deixe secar bem. Separe as folhas dos talos (no caso de salsinha, manjerona e manjericão, por exemplo), guarde pequenas porções em saquinhos plásticos, tire o ar e feche. Separe em porções que costume usarfeche e fixe uma etiqueta com o nome da erva e a data do congelamento. Deixe no freezer por até três ou quatro meses. Você também pode congelar os talos para usar em caldos ou ensopados. É só guardá-los inteiros em saquinhos ou potes plásticos bem tampados. E lembre-se que não é preciso descongelar as folhas antes de usá-las, elas podem ser levadas diretamente do freezer para a panela.

Organize a geladeira
O primeiro passo para uma geladeira organizada é caprichar na limpeza. Com ela vazia, use uma esponja suave ou um pano macio com um detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes porque além do odor, eles podem riscar ou corroer o plástico e o esmalte de sua geladeira. Não esqueça de lavar as gavetas e prateleiras e enxugar bem. A limpeza deve ser feita semanalmente para evitar odores e contaminar os alimentos. Depois de limpa é hora de organizar os alimentos. Lembre-se de que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo. Nas gavetas conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar. Depois, de baixo para cima, organize as prateleiras na seguinte ordem: as frutas, os alimentos que serão consumidos rapidamente, os ovos e os alimentos que sobraram das refeições, a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.
Na porta de geladeira acomode os condimentos, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

Ordem na despensa
A despensa também precisa de organização e ordem. Comece agrupando os itens por categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos e outra para produtos em lata, como milho-verde, ervilha, extrato de tomate e creme de leite. Junte os itens pequenos, isso tornará mais fácil de localizá-los. Os temperos e especiarias que já vêm em potes com tampa devem ser conservados assim; os demais, transferidos para recipientes bem fechados. Leve em consideração o prazo de validade dos produtos e, assim, os produtos comprados mais recentemente devem ir para o fundo do armário e os mais antigos, puxados para a fileira da frente. Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Mas atenção: depois de abertas, suas embalagens devem ser vedadas com papel-filme ou guardadas na geladeira, para que os produtos não amoleçam nem corram o risco de se estragar. Bebidas e produtos de limpeza podem ser dispostas em fileiras na prateleira mais alta do armário, para dificultar o acesso das crianças. Uma dica valiosa é acrescentar uma folha de louro ou uma pimenta crua dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto o louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes da despensa!

-------------------------------------------------------------------
SUPERMERCADOS NICOLINI
Mais saúde e qualidade com as hortaliças hidropônica

Em grandes estufas, alfaces e mostardas são cultivadas

Produção é toda comercializada na Rede Nicolini

Em média de 25 a 30 dias é o tempo necessário para a colheita do alface hidropônico

Alface, couve manteiga e verde, rúcula, mostarda, espinafre, radiche e tempero verde também são produzidos na chácara através do método tradicional de plantio

Eles são mais saborosos, macios e produzidos de forma completamente diferente do tradicional. A hidropônia é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra e, que resulta em produtos de qualidade superior por serem cultivados em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, de insetos, de animais e outros parasitas que vivem no solo. Na chácara da rede de Supermercados Nicolini, localizada em Bagé, o alface e a mostrada já são produzidos através da técnica resultando em benefícios diretos aos clientes Nicolini que tem a disposição um produto de alta qualidade em sua mesa e produzido com a qualidade e segurança reconhecida dos produtos do supermercado.

A qualidade é o principal diferencial dos hidropônicos que, além de vistosos e saborosos, são livres de doenças, pestes e tem maior durabilidade, podendo durar até sete dias ou mais se acondicionados em casa com a sua raiz submersa na água e em temperatura ambiente. Os hidropônicos do Nicolini também significam alta produtividade, utilização zero de herbicidas e quase nenhuma de praguicida, produção em ambiente protegido e com baixo consumo de água. Para o cliente, a produtividade significa ter a disposição um produto de qualidade durante o ano todo e, que ainda, auxilia no desenvolvimento econômico da região, já que produzido em Bagé, utiliza mão de obra local, gerando emprego e renda.

Um detalhe importante é que nas lojas Nicolini o cliente têm e, continuará tendo, a opção do consumo do produto hidropônico ou não. Além disso, a chácara produz também Alface, couve manteiga e verde, rúcula, mostarda, espinafre, radiche e tempero verde também através do método tradicional de plantio e que atendendo às necessidades da rede. Em breve, ainda, o espaço utilizado para o plantio das hortaliças será ampliado, duplicando a capacidade produtiva e diminuindo ainda mais a necessidade de trazer produtos de outros munícipios e, futuramente, os projetos preveem ainda mais ampliação da produção, atendendo a toda a necessidade interna.

Curiosidades
- A hidropônia ocupa um espaço muito menor do que se utilizado o solo e a perda de água por evaporação ou escorrimento é quase nenhuma.

- Como não existe o crescimento de plantas daninhas ou assemelhados, não há necessidade de capina, reduzindo o trabalho de cultivo.

- Um maço de alface demora entre 25 e 30 dias para estar pronto para a colheita.

-------------------------------------------------------------------
DICAS
Etiqueta à mesa

Reunir a família e os amigos para um jantar especial ou um almoço descontraído é um excelente programa. Melhor ainda quando tudo sai como o planejado e todos aproveitam e divertem-se, mas mesmo quem já está mais acostumado a organizar e participar de festas e eventos pode ter dúvidas de como se comportar à mesa. Algumas regras mais antigas já foram quebradas ou só são necessárias em ambientes mais formais, mas algumas delas são essenciais para que todos se sintam bem em todo tipo de confraternização. 

Conheça algumas delas:
- Se você for o anfitrião, sirva a todos os convidados e só depois se sirva.
- Coloque o guardanapo de pano no colo antes de iniciar a refeição, nunca em volta do pescoço. Se for de papel, ele deve ficar do lado esquerdo do prato. Quando terminar, não coloque o guardanapo usado no prato. 
- Se houver pãezinhos de entrada, parta com as mãos, em cima de um prato ou cesto.
- Use os talheres de fora para dentro, conforme forem servidos a entrada e o prato principal.
- Para comer massas, use o garfo e a colher. Como são fáceis de cortar, não precisam da ajuda da faca.
- Antes de levar o copo à boca, limpe os lábios com o guardanapo.
- Evite falar de boca cheia e fazer barulho quando bebe ou toma sopa.
- Cuidado com os cotovelos. Sobre a mesa, apoie apenas os punhos.
- Se você ainda estiver com apetite, pode repetir à vontade. Verifique apenas se todos já se serviram.
- E, por fim, lembre-se de que palitar os dentes na mesa não é aceitável, mesmo em família. Se precisar, peça licença e vá ao toilette.

Capriche na mesa!

Uma mesa bem posta e enfeitada é o primeiro passo para o sucesso do jantar ou almoço. Algumas dicas simples ajudam na organização dos talheres, copos e pratos e podem ainda ser uteis para deixar a mesa ainda mais bonita e organizada.

A regra básica para mesas mais elaboradas é bem simples. Os copos devem ficar alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados, o primeiro é o médio para vinho branco, depois segundo, um pouco maior, para vinho tinto e o terceiro, e maior de todos, para água. Em ocasiões formais haverá uma taça fina e alta, para champanhe. Já os talheres são colocados ao lado do prato e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato. Outras dicas, no entanto, podem ajudar na composição de diferentes mesas:

- Primeiramente é sempre bom investir nas molduras dos pratos, sejam elas sousplat ou jogos americanos, que darão todo o charme da mesa. Se optar por jogos americanos coloridos e ousados, prefira as louças lisas e poucos arranjos, mas se preferir jogos americanos ou sousplat neutros, destaque os acessórios e arranjos coloridos. O segredo é a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores. Caso queira pode esticar uma toalha de mesa de tom neutro antes de colocar os jogos americanos ou sousplats.

- Para arrumar uma mesa mais formal, tenha um prato raso abaixo do prato fundo. Porém, se estiver com o foco na praticidade característica do cotidiano, retire o prato fundo (com exceção de quando for servir sopas ou caldos).

- Na hora de arrumar os talheres, lembre-se da regra: garfo à esquerda, faca à direita, colher à direita após a faca. Se costumar servir sobremesa, coloque os talheres que serão usados, acima do prato, no centro. Não esqueça também de posicionar os guardanapos.

- O centro da mesa é o toque final e que faz muita diferença. Arranjos são sempre boas alternativas, que podem ser até mesmo um jarro de flores bem cuidadas que darão um charme especial que toda mesa pede. Só atenção para não usar flores com cheiros muito fortes, afinal elas podem atrapalhar o paladar e causar alergias momentâneas.  Outra ideia para enfeitar o centro é com frutas. Coloque-as em utensílios de cristal, que o charme estará garantido.

-------------------------------------------------------------------
RESTAURANTE CUMBUCA
Quem busca culinária de qualidade, com pratos diferenciados e especialmente elaborados precisa conhecer o Restaurante Cumbuca em Dom Pedrito. Em funcionamento desde 2004, o Cumbuca está localizado no coração da cidade, em frente ao calçadão da praça central, anexo ao centenário Hotel Alexandre, dos mesmos proprietários e reúne atendimento e comida de primeira qualidade através de um variado cardápio que inclui pratos campeiros e tradicionais, mas também oferece inovações através de pratos inovadores de paladar diferenciado, além da grande variedade de saladas e doces elaborados artesanalmente. O Cumbuca atende de segunda à sábado para o almoço das 11h30 às 14h com buffet por kg ou livre. No domingo, o atendimento do almoço estende-se até às 14h30 com buffet. A noite, o espaço está disponível para eventos e festas particulares, através de reservas com antecedência, contando sempre com o ingrediente principal do Cumbuca, que é a gastronomia; e poderão ser agendados para qualquer dia da semana, inclusive para os finais de semana.

Torta da Fran
Ingredientes
Massa
- 1 e meio pacote de bolacha do tipo maria tradicional
- 1 ovo inteiro
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 50g de castanha de caju

Ganache de chocolate
- 300g de chocolate meio amargo
- 1 e meio caixa pequena de creme de leite

Chantilly de leite condensado
- 350g de nata
- 1 caixa pequena de leite condensado
- 300g de morango para finalização

Modo de preparo da massa
Triturar as bolachas no processador, em seguida acrescentar o ovo inteiro, a manteiga em temperatura ambiente e as castanhas. Pode ser misturado com as mãos. Forrar o fundo de uma forma de aro removível. Assar em forno com temperatura 180°C por mais ou menos 15 minutos.

Modo de preparo da ganache
Derreter o chocolate na potência média (3min). Logo após acrescentar o creme de leite. Reservar.

Modo de preparo do chantilly
Na batedeira bater a nata com o leite condensado até atingirem a consistência do chantilly. É necessário que ambos estejam gelados.

Montagem
Sobre a massa já assada, colocar a ganache, levar a geladeira para firmar um pouco. Em seguida acrescentar o chantilly e finalizar com morangos e raspas de chocolate.

-------------------------------------------------------------------
BELISCATTO ATELIER GASTRONÔMICO
Do desejo de oferecer produtos de qualidade e sabor diferenciados surgiu o Beliscatto que, em dezembro de 2013, inaugurou sua loja em Bagé. Formados em Gastronomia, Paula Bordignon Trojan e Thomás Moraes, proprietários da Beliscatto, conheceram-se na França, onde buscavam mais conhecimento e aprimoramento na arte de cozinhar. Lá, trabalharam em hotéis três estrelas do Guia Michelin e Thomás se especializou em um instituto de panificação francês, para então decidirem retornar ao Brasil e iniciar em Bagé uma nova experiência gastronomica e cultural que tem proporcionado aos clientes uma deliciosa descoberta. Especializados em produtos 100% artesanais, como a confeitaria fina e a panificação francesa com fermentação natural e lenta, onde todos os pães são feitos a mão e sem adição de conservantes, o principal diferencial do Beliscatto é a qualidade dos produtos, produzidos artesanalmente e com sabor inigualável.

Velouté de aspargos verdes frescos
Ingredientes
1 maço de aspargos verdes
2 batatas grandes (em cubos)
100gr de bacon (em cubos)
1 cebola (finamente picada)
1 dente de alho (finamente picado)
100gr de creme de leite
Sal e pimenta do reino (moída na hora)
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Com um descascador, tire a pele fina que envolve os aspargos, corte em pequenos pedaços. Em uma frigideira, doure os cubos de bacon, até ficar crocante, reserve.

Em uma panela funda, coloque um fio de azeite, adicione a cebola o alho e deixe suar, em seguida, adicione as batatas e os aspargos, adicione água aos poucos até cozinhar bem as batatas. Depois de cozidas, processe a mistura em um liquidificador, volte à panela e apure o sabor com sal, pimenta do reino e creme de leite, até que fique bem cremoso. Sirva o Velouté, dentro de um pão italiano e coloque o bacon crocante para finalizar. Bom apetite.

-------------------------------------------------------------------
COMER
De bem com a comida

Mais do que servir para nos alimentar e suprir as necessidades diárias de nutrientes e vitaminas, o ato de comer pode ser também de prazer e, para isso, é preciso começar a pensar na concepção dos alimentos desde a sua apresentação. Afinal, uma receita colorida e apetitosa, por si só, já dá água na boca, não é? Se ela ainda despertar o olfato, exalando um aroma irresistível, melhor ainda! Para completar essa viagem sensorial, é essencial que a comida combine sabores e texturas variadas, que estimulem seu paladar. 

Confira algumas dicas para criar pratos irresistíveis:
- Use e combine as cores ao criar sua receita que, além de proporcionar uma alimentação mais equilibrada (já que alimentos de cores variadas possuem diferentes nutrientes que se complementam na alimentação diária), os pratos coloridos tornam a refeição mais atraente e apetitosa.

- Misture alimentos com diferentes texturas e sabores. Uma salada com verduras, frutas, sementes e queijos, por exemplo, surpreende a cada garfada pela mistura agridoce e pelas diferenças nas sensações de crocância e maciez.

- Decore bem os pratos antes de levá-los à mesa. Polvilhe-os com salsinha picadinha ou pimenta rosa, por exemplo, para dar um toque de cor e sabor. Quando servir um macarrão, concentre o molho no centro do prato, para que fique mais bonito e apetitoso. Já o arroz fica com uma aparência especial se você servi-lo enformado. Para isso, basta colocá-lo em uma forma, pressioná-lo bem e depois virá-lo sobre a travessa onde será servido. E, na hora da sobremesa, salpique raspas de casca de limão sobre a fatia de abacaxi, deixando-a ainda mais tentadora.

- Explore todo o aroma das ervas e temperos frescos. Eles exalam um perfume delicioso e despertam o apetite.

- Para lanchinhos rápidos, que tal investir em castanhas e frutas desidratadas ou secas que, além de saudáveis e deliciosas, são ótimas opções para o aquele momento do dia em que bate uma vontade irresistível de saborear um alimento bem gostoso. Crocantes, elas, ainda, matam a vontade de mastigar. Mas atenção, apesar dos benefícios, as castanhas são bastante calóricas e devem ser consumidas com moderação. Para não exagerar, lembre-se de que a maioria destes alimentos já exerce seus efeitos benéficos ao organismo mesmo quando consumidos em pequenas quantidades. Inclua estes petiscos gostosos e nutritivos na sua dieta e cuide da sua saúde com muito prazer! A dica é preparar um mix de frutas e castanhas e colocá-las em um saquinho. Assim fica fácil para levar na bolsa ou guardar na gaveta do escritório, já que estes alimentos não precisam ser conservados sob refrigeração. Portanto, sempre que a fome apertar, você terá uma opção saudável à mão!

- Nunca dispense o café da manhã. Tamanha importância se justifica porque, entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte (desjejum), você fica um longo período sem se alimentar, cerca de oito horas. E, durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas mantendo as funções básicas, como a respiração, o funcionamento cardíaco, a circulação, entre outras. Por isso, ao acordar, é preciso repor o combustível usado durante as horas de sono e também recarregar as baterias para que o organismo possa executar os trabalhos rotineiros!

- Por anteceder o sono, o jantar é também muito importante. Após ele você irá ficar muito tempo sem se alimentar e, por isso, jamais devemos dormir sem nos alimentar adequadamente. Entretanto, para não comprometer a digestão e, consequentemente, o sono, evite ingerir grandes quantidades de alimentos e dê preferência a refeições mais leves. É aí que entra a importância de um jantar saudável e equilibrado!

-------------------------------------------------------------------
PARRILLADA GARDEL Y PASTA
Um espaço que reúne o melhor da verdadeira gastronomia uruguaia nas tradicionais massas, queijos, vinhos, parrillada e choop, além de um ambiente diferenciado que tem na sua decoração o foco na música, visando especialmente a vida de Carlos Gardel, cantor e ator reconhecido em toda América Latina pela divulgação e valorização do tango.  A Gardel Parrillada Y Pasta está em funcionamento em Rivera desde janeiro de 2013 e já conquistou os paladares do habitantes da fronteira, bem como de seus visitantes, graças a excelência em seus serviços e nos pratos elaborados pelos chefs e parrilleros, sempre utilizando de produtos são de alta qualidade e 100% uruguaios. Outro diferencial é a ilha de massas e panquecas, que tem um Chef que prepara e personaliza o prato na hora a gosto do cliente. A Gardel Parrillada Y Pastas conta ainda com promoções diárias como a segunda em dobro, onde comprando um chopp Pilsen o cliente ganha outro, a terça solidária quando 3% do lucro é doado a uma instituição de caridade de Rivera, a quarta Brasil com samba de raiz, a quinta Tradicionalista com música ao vivo com Daniel Cavalheiro, a sexta ao vivo com apresentações de dança de salão, tango, salsa e merengue, o sábado MPB com música ao vivo a noite e o domingo em família, com a tradicional parrillada, ilha de massas e mais a opção de buffet executivo por quilo ao meio dia.

Relleno de cheddar
Sugestão do Chef Lorenzo Ramos
Ingredientes
250g de carne moída
40g de queijo cheddar
40g de bacon
20g de molho de requeijão e salsa
20g de tomate
25g de alface
30g de cebola cortadas em anéis

Modo de preparo
Pegue aproximadamente 250 g de carne moída e faça um disco. No centro do disco acrescente o queijo cheddar e feche-o formando uma bola. Depois de fechado e sem aparecer nenhum pedaço do queijo que está no interior, faça novamente um disco, formando o hambúrguer recheado.

Logo cubra todo exterior do hambúrguer com bacon em tiras colocando umas sobre as outras. Frite-o levemente em uma frigideira untada com óleo e coloque uma pitada de sal e pimenta-do-reino em cada lado do hambúrguer. Depois leve ao forno por 30 minutos

Cubra o hambúrguer com molho de sua preferencia (sugerimos ervas finas). Decore com anéis de cebola a milanesa e salada. Bom apetite

-------------------------------------------------------------------
CHURRASCARIA E GALETO MÁRIO
Referência em toda a região pela qualidade e variedade do seu buffet e cortes especiais de assado, a Churrascaria e Galeto Mário conquistou o paladar de seus clientes e amigos e, desde 1965 quando iniciou suas atividades com Mário e Aracy Sonza, especializou-se e aperfeiçoou-se até os dias atuais quando serve diariamente buffet livre e por quilo com os melhores cortes nobres assados. Atualmente o restaurante, localizado na Avenida Tupy Silveira desde 1972, conta com 3 salões e atende a 260 pessoas que tem a sua disposição gastronomia diferenciada pela qualidade e diversidade e, ainda, a possibilidade de reserva do espaço para festas, eventos, reuniões, palestras e outros à noite. O custo beneficio proporcionado pela ampla variedade de pratos servidos no buffet e pela diversidade de cortes no churrasco é um dos grandes diferenciais da Churrascaria e Galeto Mário, tornando seus preços acessíveis e gerando mais um atrativo ao restaurante.

Frango com espinafre e molho branco
Ingredientes
6 filés de peito de frango
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 maço de espinafre refogado
1 cubo de caldo de galinha
1 ricota
1 maço de salsa
Margarina para untar

Ingredientes molho branco
Meio litro de leite
2 colheres de margarina
1 caldo de galinha
1 e meia colher de maizena

Modo de preparo
Tempere os filés de peito de frango com o alho, o sal e a pimenta a gosto e deixe descansar por 10 minutos. Refogue o espinafre e adicione a ricota picada. Reserve.
Sobre cada peito de frango coloque a ricota e o espinafre. Enrole como um rocambole e prenda com palitos. Unte a forma com margarina e acomode os peitos de frango, leve ao fogo por 40 minutos. Retire do fogo e coloque o molho branco.
Arroz branco e batata adore são ótimos acompanhamentos. Bom apetite.

-------------------------------------------------------------------
RESTAURANTE DA MAYA PORÃO
Um ambiente diferenciado, resultado de um grandioso processo de restauração de um casarão do século XIX, típico exemplar da riqueza do Patrimônio Histórico de Bagé e que foi completamente transformado através do olhar da da empresária Zuleika Torrealba, da Arquiteta Eulália Anselmo e execução da Construtora Pampa Gaúcha. O restaurante Da Maya Porão é, hoje, o resgate da cultura regional, aliada a técnicas culinárias diferencias que proporcionam uma gastronomia leve e elegante, com equilíbrio e personalidade em sabores surpreendentes. Tudo começou com a escavação dos alicerces do casarão e que revelou um ambiente acolhedor e intimo, onde hoje funciona o Da Maya Porão e que cumpre o objetivo de reunir gastronomia de qualidade em um ambiente diferenciado, tudo pensado para receber a todos os públicos no jantar de terça-feira a sábado ou no almoço de domingo.

A frente da cozinha, dois Chef’s renomados: Marcos de Sousa, vindo de Pernambuco e Oséias Cavalcante, do Rio de Janeiro, que trouxeram à Bagé novos sabores e propostas gastronômicas, agregando importantes diferenciais ao trabalho desenvolvido no Da Maya Porão.

As novidades, agora, são os cardápios de tortas doces e canapés por encomenda, que são uma oportunidade a mais para os clientes desfrutarem dos sabores do Da Maya Porão. Entre as opções doces estão o quindão, a torta de nozes, o pudim de pão com amêndoas e passas, o cheesecake doce de leite, a torta diet de damasco e ricota, o cheesecake de goiabada, a torta de maçã, a torta mousse de chocolate e o cheesecake de frutas vermelhas. No cardápio de canapés, as opções são o tartelete de ovos de codorna com salsa tártara, satary caprese, bruschetta de queijo frescal e geleia de pimenta, wrap de presento e queijo, ceviche de filet de cordeiro com molho de ostras, tartelete de pasta de queijo com frutas, tartelete de frango ao curry com chutney de manga e satay de presento, queijo de cabra e pepino japonês, todos com dez unidades cada. A receita de - Brochete de frango com bacon ao molho curry, assim como outras, também são opções que podem ser encomendados.

A carta de vinhos regionais é, também, um diferencial do Da Maya Porão e integra dez empreendimentos vitivinicultores de municípios da região através de 46 rótulos entre vinhos tintos, brancos e espumantes, resultando em uma carta de vinhos bastante completa e especial, graças à qualidade dos vinhos produzidos na região. Os clientes têm, além da oportunidade de harmonizar os vinhos e espumantes da carta com os pratos do restaurante, de adquirir os produtos através da adega do Da Maya Porão.

Para o inverno, a novidade será o lançamento de um cardápio especial com pratos especiais. O Da Maya Porão atende de terça-feira a sábado das 19h às 23h e no domingo das 12h às 15h com brunch (espécie de buffet) para o almoço. Além disso, o restaurante realiza os mais variados eventos, tais como almoços, jantares, brunchs, coquetéis e jantares para grupos fechados e empresas.

Brochete de frango com bacon ao molho curry
Ingredientes do frango
8 cubos de peito de frango de 25g cada
8 fatias de bacon
Suco de um limão
Sal à gosto
Pimenta moída à gosto
Páprica doce à gosto
Manteiga p/ untar
2 brochetes de bambu (palitos)

Ingredientes do molho curry
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola
2 colheres (sopa) vinho branco
1 colher (sopa) de curry em pó
400ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo
Em um recipiente misture o frango, o suco de limão, o sal, a páprica e a pimenta. Reserve.
Sobre uma tábua estique as fatias de bacon, sobre elas coloque o frango já temperado, enrole o bacon e prenda com o brochete (4 cubos em cada palito). Coloque os brochetes na travessa untada com manteiga. Mantenha o forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos. Antes de colocar a travessa no forno, verifique se este atingiu 220 graus e asse por aproximadamente 35 minutos.
Verifique se o frango e o bacon estão dourados e passe ao preparo do molho.

Em uma frigideira pequena, esquente a manteiga. Refogue a cebola até ficar dourada. Junte o curry e cozinhe por 5 minutos, para que libere seus aromas. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir até a metade, a fim de que o álcool evapore. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos e sirva sobre o frango ou se preferir, em separado.


Sugestão do Chef Marcos de Sousa: Sugiro que acompanhe com arroz branco, arroz jasmim, manga, leite de coco, purê de batatas, legumes mistos ou simplesmente uma salada fresca com os ingredientes de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário