Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

CADERNO PAMPA :: 10 de maio :: Edição 311



Uma das palavras mais mágicas e repleta de significados do nosso dicionário é “Mãe”. Um ser especial, que nos acolhe, cuida, protege, encaminha e merece todo o amor e atenção, principalmente, amanhã no Dia das Mães. Um dia muito especial, para reunir a família, confraternizar e estar junto das pessoas que se ama. Nesta edição do Caderno Pampa preparamos uma matéria especial em homenagem a todas às mamães pelo seu dia. Três mães, em diferentes momentos, mas que são unânimes em seu amor e dedicação e que enfrentam as transformações da vida e dos filhos objetivando sempre o bem estar da sua família. Uma singela homenagem para todas as mães que vivem em seus dia-a-dia os desafios e sabores de criar um filho. Parabéns mamães!

Também nesta edição uma matéria especial sobre o 22º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos promovido pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito. A programação é uma oportunidade única de aperfeiçoamento e troca de informações entre produtores e envolvidos na área. Vale a pena se informar à respeito da programação e participar.

PRÓXIMO PAMPA: 31 DE MAIO


Dia Nacional de Ação Voluntária em Bagé
Programação acontece dia 17 de maio das 10h às 16h
Alunos, pais de alunos, professores e funcionários da escola da Fundação Bradesco e da Organização Bradesco, além de pessoas da comunidade que atuam em diversas áreas, realizarão sábado, 17 de maio, o Dia Nacional de Ação Voluntária. Serão desenvolvidas atividades gratuitas que deverão proporcionar atendimentos para os moradores das comunidades em torno da escola da Fundação Bradesco.

Em sua décima segunda edição, o Dia Nacional de Ação Voluntária acontece simultaneamente nas escolas da Fundação Bradesco distribuídas em todos estados brasileiros e Distrito Federal e também em pontos de atendimentos próximos das unidades escolares.

Em Bagé, serão atividades de prestação de serviços ligadas às áreas de saúde, esporte, lazer, cidadania, cultura, educação e pesquisa, meio ambiente e animais, emprego e renda. Algumas das atividades desenvolvidas: corte de cabelo; esmaltação de unhas; cadastro no Programa Bolsa Família (com orientação de benefícios em tarifas que o programa oferece); passeio turístico; feira de troca de livros (troca de livros por um alimento não perecível para doação); oficina de dança; adoção de animais; orientação de cultivos de chás e plantio de árvores; orientações sobre cuidados com a família e a primeira infância; verificação de pressão arterial; avaliação de peso e altura com orientações de saúde e dicas saudáveis; brinquedos pula-pula, frescobol; ping-pong; tiro de laço e vaca parada; gincana solidária, com a arrecadação de gêneros alimentícios não perecíveis, fraldas geriátricas e materiais de higiene pessoal, para beneficiar o José e Auta Gomes.

A programação acontece durante todo o sábado, dia 17, das 10h às 16h na Fundação Bradesco de Bagé.

Oportunidades de especialização na Unipampa
Aulas iniciam dia 30 de maio
Estão abertas as inscrições para oito cursos de Pós-Graduação lato sensu no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As inscrições, presenciais ou via correio, seguem até o dia 19 de maio para os cursos de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação Integral em Região de Fronteira; Gestão da Educação Básica; Metodologia do Ensino da História e da Geografia; Educação Ambiental; Cidades, Cultural e Fronteiras; Direitos Humanos e Cidadania; Metodologia no Ensino de Língua e Literatura.

Com exceção das especializações em Educação Ambiental e Direitos Humanos e Cidadania, que são semanais, os demais cursos tem encontro quinzenalmente, todos de forma presencial no Campus Jaguarão da Unipampa.

Para se inscrever, o candidato graduado ou graduando com previsão de conclusão do curso até a data da matrícula devem apresentar os documentos previstos no Edital 73/2014 no Campus Jaguarão, pessoalmente ou por correspondência na forma prevista no edital. A seleção analisará o currículo e o histórico escolar do candidato, considerando sua atividade profissional, sua atividade acadêmica e sua formação. Os resultados serão divulgados a partir do dia 24 de maio, e a matrícula ocorre de 28 a 30 de maio.

O início dos cursos está previsto para o dia 30 de maio. Todos os detalhes da seleção podem ser conferidos através do edital disponível no sie da universidade.


Cuidados especiais para as mamães
Dicas de beleza para as mães driblarem a rotina e ficarem lindas

A rotina é difícil, afinal contornar os compromissos de trabalho, da casa e, principalmente cuidar dos filhos com carinho e atenção não é fácil. Mas, a boa notícia é que com organização e dicas simples é possível encontrar um tempinho para se cuidar e ficar ainda mais linda.

Toque de seda
Para manter a pele bem limpa, além da rotina diária de higiene, você também pode investir em cremes esfoliantes. Mas não exagere. O ideal é conversar com um dermatologista para que ele avalie o seu tipo de pele e o produto que pretende usar. As receitas caseiras com açúcar, por exemplo, são mais indicadas em áreas como joelhos e cotovelos.

Lindo, leve e solto
Você pode hidratar os seus cabelos em casa, usando até mesmo aqueles produtos esquecidos no armário, no entanto fique atenta ao prazo de validade. A sugestão é aproveitar a hora do banho. Faça uma mistura com restos de condicionadores e uma colher de café de silicone, usado para evitar pontas duplas ou aquele frizz indesejado. Deixe o banheiro fechado para aproveitar o vapor, passe essa mistura nos cabelos e coloque uma touca de plástico. Deixe para tirar o produto por último no banho. Outros produtos no mercado também são de fácil aplicação e rápida ação.

Escalda-pés
Relaxe e alivie o inchaço tão comum. A receita é bem fácil: basta colocar duas tampinhas de álcool e um punhado de sal grosso em uma bacia com água quente e relaxar.

SOS das mãos
Fundamentais para fazer cafuné no seu filho, elas merecem estar bem hidratadas. Para evitar manchas ou rugas, bons hidratantes e filtro solar são a solução. Já na hora de escolher o sabonete, fique com os neutros que tenham na fórmula óleos essenciais, como os de uva ou de amêndoas.

Maquiagem
Um dos truques infalíveis é para quem ainda não voltou ao peso anterior à gravidez: esfumace uma sombra marrom-clara em toda a extensão do maxilar, o que vai garantir um rosto mais afinado (e uma sensação de alguns quilinhos a menos!). Na internet é  possível encontrar ainda várias outras sugestões de maquiagens que vão deixar as mamães ainda mais lindas e de maneira simples e rápida, basta se inspirar.

Diferentes mães, o mesmo sentimento
No Dia das Mães uma pequena mostra de que o tempo pode passar e a vida se transformar, mas o amor de mãe é sempre o mesmo

Liliane
Cléviston Pierobom/Especial

Cássia
Marcelo Pires/Especial

Deise
Tatiane Cougo/Especial

Elas estão vivendo três momentos distintos, com rotinas e desafios diferentes, além de emoções a flor da pele, mas as três são unânimes em afirmar o amor e o carinho que tem pelos filhos. Liliane Ferrarelli, 26 anos, Jornalista e Professora de dança do ventre, Casada com Milton Pedroso e a espera de Manuela, que deve nascer entre os dias 24 e 30 de maio. Cássia Marques, 27 anos, casada com João Vicente de Souza, mãe da Maria Antônia de dois anos e grávida de 35 semanas da Martina. Deise Quadros Rosa Veleda, 34 anos, casada há 18 anos com Maurício Delgado Veleda e mãe de Mauro e Matheus de 15 e 14 anos.

Vivendo a primeira gravidez, Liliane conta que vive momentos de muita expectativa e emoção, já que Manuela será também a primeira neta dos avós maternos e paternos. Ela conta que toda a gestação foi um período de muitas descobertas e vive agora a reta final, já sentindo saudades das emoções e expectativas que viveu. 
“Ser mãe é amar incondicionalmente um ser que está no seu ventre e que você nunca viu. É um sentimento que cresce a cada dia que passa. É querer proteger ela de todas as coisas ruins que habitam neste mundo e rezar muito para que ela tenha saúde. Ser mãe é trabalhar 24h por dia, sem final de semana ou feriado. É uma tarefa muito árdua, mas estou ansiosa em poder vivenciar. Sei que além da doação, vou ter que abdicar de muitas coisas, mas estou muito feliz em poder passar por tudo isso, além de perceber que é preciso deixar de ser egoísta e entender que você é muito mais forte do que imagina”, explica Liliane.

Já para Cássia a emoção está renovando-se agora com a segunda filha. Ela conta que vive hoje a felicidade completa e que desde que ouviu o coração das filhas pela primeira vez, sua vida de iluminou. 
“Costumo dizer que elas são o meu sol, e apenas agradeço a Deus por tê-las aqui conosco com saúde, e por ter me dado a oportunidade de ser sua mãe. Sinto que o Dia das Mães é todos os dias quando acordo e vejo o sorriso da Maria Antônia e sinto os movimentos da Martina dentro de mim, pois ser mãe, é estar presente todos os 365 dias do ano e as 24 horas do dia. Dia das Mães é todos os dias e eu comemoro sempre a benção de ser mãe das minhas filhas. No meu primeiro Dia das Mães, em 2006, a Maria Antônia tinha seis dias de vida, foi muito emocionante tê-la nos meus braços, mas esse ano será mais especial, pois além dela, terei o coraçãozinho da Martina pulsando dentro de mim. Minhas filhas são a minha vida, amo elas e vivo por elas”, conta Cássia.

E, passadas as emoções da maternidade é chegada a hora de enfrentar os desafios da infância e adolescência, exatamente conforme está vivendo a Deise. Ela destaca que ajudar um pequenino a se desenvolver e a se descobrir, criando um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe. Segundo ela ser mãe de adolescentes é assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampará-los nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.
“A missão de ser mãe é uma dádiva. Ser mãe é ler sobre uma tragédia no jornal e se perguntar: e se tivesse acontecido com meu filho? É ouvir o filho falar da primeira namorada, da primeira decepção e quase morrer de apreensão na primeira vez que ele se aventurar ao volante de um carro. É ficar acordada de noite, imaginando mil coisas, até ouvir o barulho da chave na fechadura da porta e os passos do jovem, ecoando portas adentro do lar. Passar o Dia das Mães com meus filhos é o melhor presente que poderia ter recebido na vida, é uma benção de Deus, pois eles são tudo de bom que alguém poderia desejar; não tenho palavras para descrever meu imensurável amor por eles”.



No último dia 04, o Jornal Zero Hora completou meio século de história. Parabéns a todos os profissionais que escreveram, escrevem e escreverão os próximos 50 anos do mais importante impresso do Estado.

O Da Maya Espaço Cultural inaugurou no dia 08 a exposição “Iberê Camargo – Um Homem a Caminho”, com trabalhos incríveis do pintor que revolucionou sua geração, e marcou a arte moderna na segunda metade do século XX no Brasil. O vernissage faz parte do Projeto Itinerâncias da Fundação Iberê Camargo, realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc-RS, que integra a programação comemorativa do centenário do artista. As obras ficam em exposição no Espaço até o dia 22 de junho.

Por falar em exposição, a Casa de Cultura Pedro Wayne também está com novos e belos trabalhos a espera de sua visita. O vernissage “Faces de Maria”, que inaugurou dia 06, é uma forma de homenagear Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Bagé, no mês em que festejamos o seu dia (24). A exposição reúne trabalhos de vários artistas locais.

O Rotary Clube de Bagé Campanha já está disponibilizando os convites para a 9ª edição do Almoço Campeiro, que acontece no dia 1° de junho​, domingo, no Salão de Festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, a partir das 12h. A renda deste ano beneficiará o Caminho da Luz e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

A Guatambu Estância do Vinho comprovou mais uma vez porque é umas das mais importantes vinícolas do país. Sim, do país! Afinal tem conquistado grandes prêmios do setor, como o Top Ten Expovinis 2014 – Melhor vinho tinto Nacional com o Rastros do Pampa Tannat 2013, medalha de prata no VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil com o espumante Guatambu Rosé 2013, e o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2012. Um trabalho que tem consagrado não só a empresa familiar, mas, também, as potencialidades da Região da Campanha.

Novidade em Bagé é o Mr. Batata, franquia inaugurada no início do mês pelo casal Guilherme Nocchi Macedo e Alessandra Silveira Alviggi. A famosa batata suíça traz inúmeras opções de recheios e é uma delícia. Vale a pena experimentar! O endereço é Av. Presidente Vargas, 98 (antigo Point Bar). Quem quiser saber mais sobre a opção gastronômica pode acessar o site www.mrbatata.com.br.

Eloisa e Michel Perrone Simão no 5º Cordeiro e Vinho. Em conversa, o casal comentou que em breve deve inaugurar o Villa Baron, um espaço personalizado para festas e eventos, ideal para atender até 60 pessoas, localizado na rua Barão do Triunfo, 1090

 
A RBS TV Região da Campanha inaugurou no último dia 24 o seu sinal digital, inicialmente para as cidades de Bagé e Sant’Ana do Livramento. Na foto, os prefeitos de Bagé e Sant’Ana do Livramento, Luis Eduardo Dudu Colombo e Glauber Lima, com o Diretor Geral de Televisão do Grupo RBS, Antônio Tigre, e o Gerente Executivo da RBS TV Bagé e Uruguaiana, João Moreira Junior, durante o descerramento da placa de inauguração. Clics Elieser Noble

O Diretor Geral Antônio Tigre e os prefeitos municipais no momento em que acionaram (ao vivo) a transmissão digital para Bagé e Sant’Ana do Livramento

Linda família, não?! É minha! Meus tios Ângela e Mário Acosta Gonçalves Junior, com os filhos Marianny e Mickael. Clics Renata Valent

 
Ele é gatão e um afilhado super esperto. #dindacoruja

Tem estilo esta guria, hein! Ela que completa seis aninhos hoje, dia 10. Tem festa em Dom Pedrito. Parabéns “Anny”!

Amanhã é Dia das Mães, uma data bastante especial e quando a sua mãe merece ainda mais atenção e carinho. Então, que tal, aproveitar para preparar um almoço ou jantar delicioso para ela? Inspire-se nas receitas e não esqueça também da sobremesa. Ela irá adorar.

Lasanha de frango
Ingredientes
1 peito de frango médio
2 colheres de chá de sal
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de sopa de cebolinha-verde picada
1 xícara de chá de molho branco
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada ralada
250g de massa para lasanha pré-cozida
100g de presunto cortado em fatias finas
100g de queijo mussarela em fatias finas
Para decorar: tomate-cereja e salsinha crespa

Modo de preparo
Pique o peito de frango em pedaços grandes, coloque em uma panela, cubra com água e junte metade do sal. Tampe e cozinhe por 45 minutos ou até a carne ficar macia. Retire do fogo. Reserve 1 xícara (chá) da água de cozimento e desfie a carne. Reserve.

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Assim que a cebola ficar macia, junte o frango, a água reservada do cozimento, o molho de tomate, a cebolinha-verde e o sal restante. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 25 minutos ou até encorpar. Retire do fogo e reserve.
Misture em uma tigela o molho branco com o parmesão e a noz-moscada.

Em uma assadeira (25cm x 20cm) monte a lasanha na seguinte ordem: frango, massa, molho branco, presunto e queijo. Mais uma camada de massa, de frango e termine com molho branco. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 35 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno. Ao servir decore com tomate-cereja e salsinha crespa.

Torta de limão
Ingredientes
300g de bolacha tipo Maria triturada
80g de manteiga derretida
3 caixas de leite condensado
1 e meia caixa de creme de leite
Meia caixa (mede na caixa de leite condensado) de suco de limão
3 claras
9 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo
Misture a bolacha Maria triturada com a manteiga derretida até que vire uma farofa. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível com essa farofa e leve para assar em forno pré aquecido em 200°C por 15 minutos. Reserve.

No liquidificador coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco do limão. Bata bem e despeje sobre a farofa assada anteriormente. Reserve. 
Diminua a temperatura do forno para 150 °C.

Bata as claras em ponto de neve firme e sem parar de bater acrescente o açúcar. Bata até virar um merengue firme. Despeje sobre o mousse de limão e leve tudo ao forno por 01 hora. Após esse tempo, aumente a temperatura apenas para dourar. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Retire da forma e sirva em fatias.

Kids e Teens

As irmãs Bruna e Jéssica Borges curtiram muita a páscoa

João Pedro Deiro Enderle, que completa seu primeiro ano dia 20 de maio. Ele é filho de Debora e Michael

Atividade

Amanhã é um dia muito especial. Dia de homenagear a sua mãe que, com tanto amor e carinho, cuida de você. Então, que tal preparar um cartão bem bonito e colorido para a sua mãe? Mãos à obra e capriche! Você pode pintar, recortar, assinar o cartão na frente e no verso escrever a sua mensagem. Vai ficar lindo e ela irá adorar!

Para deixar a sua mãe quentinha e confortável
As pantufas são uma ótima opção de presente no Dia das Mães



É certo que a sua mãe vai adorar todo o presente que você der para ela, mas que tal garantir que ela irá ganhar um presente realmente especial, que servirá para deixar ela mais quentinha e confortável, com qualidade e segurança? As pantufas e Kicks da loja de brinquedos Nova Era de Bagé são uma boa opção para quem ainda está em busca do presente ideal no Dia das Mães. Com vários modelos, cores, estilos e numeração completa as pantufas e Kicks possuem diferenciais importantes como a durabilidade, já que os modelos de pantufas de botinhas, tem solado de borracha, que permite que sejam utilizadas na rua, além de proteger além também as canelas do frio. Os modelos de Kicks tem o diferencial de permitir que a mamãe vista ou calce a pantufa com as alças removíveis, além de ter solado anatômico, sendo muito confortável e especialmente desenhada para promover o bem estar dos pés. As pantufas, botinhas e Kicks chamam a atenção também pela variedade de cores e estampas, incluindo as estampas animal prints. E para as mamães que não abrem mão das pantufas de bichinhos, a Nova Era conta também com vários modelos e personagens diferentes. Outro aspecto interessante é que, graças a grande variedade de numeração, é possível que mamães e filhos tenham o mesmo modelo de pantufa e compartilhem da sua comodidade e conforto.

Lista de presentes
A Nova Era continua com a opção da Lista de Presentes para as crianças que desejarem auxiliar os seus convidados na hora de escolher os seus presentes. Os interessados terão a disposição uma vendedora da loja que os levará por um tour completo por todas as opções, além de receber um presente especial da loja.


Iberê Camargo no Da Maya Espaço Cultural
Exposição está aberta ao público até 22 de junho
Mathias Cramer/Especial

Pela primeira vez a cidade de Bagé terá a oportunidade de receber uma grande exposição individual de Iberê Camargo, um dos maiores pintores de sua geração, que marcou a arte moderna na segunda metade do século XX no Brasil. “Iberê Camargo: Um Homem a Caminho” faz parte do Projeto Itinerâncias da Fundação Iberê Camargo, realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc-RS, e integra a programação comemorativa do centenário do artista. A exposição está aberta ao público gratuitamente até o dia 22 de junho no Da Maya Espaço Cultural, localizado na Rua General Osório, 572, de terça à sexta-feira, das 14h às 18h30 e sábado e domingo, das 15h às 18h30.

A mostra reúne 63 trabalhos, entre desenhos, gravuras em metal, guaches, serigrafias e litografias, produzidas entre os últimos anos da década de 60 e o final da vida do artista, em 1994. O recorte escolhido destaca a passagem, na obra de Iberê, do viés abstrato alcançado a partir da observação de carretéis para o protagonismo da figura humana. Ciclistas, manequins, modelos, mendigos e músicos são personagens com os quais o artista se deparou pelas ruas de Porto Alegre quando retornou do Rio de Janeiro, em 1982.

Nicolini lança campanha Torcida do Gostosão
Já tradicionais, as promoções dos supermercados Nicolini são sempre mais uma boa opção para os clientes que compram na rede e, neste ano, o supermercado aproveitou a realização da Copa do Mundo para lançar mais uma novidade aos seus clientes. Quem  realizar compras em qualquer uma das lojas em valor superior a R$50 recebe, junto ao seu cupom fiscal, um código com letras e números, chamado de código criptografado. De posse do código, o cliente acessa o site www.supernicolini.com.br, clica na marca da campanha, realiza seu cadastro e insere o número do código, passando a concorrer a 21 vale-compras no valor de R$200 cada, um televisor de 50 polegadas com uma assinatura de TV por um ano e ainda mais cinco televisores de 32 polegadas.

Os sorteios acontecem pela loteria federal, sempre aos sábados, tendo iniciado já no dia 26 de abril e estendendo-se até 05 de julho. O regulamento completo da campanha, que tem a certificação da Caixa Federal, está no site do Nicolini.

ESPECIAL SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO

Sindicato Rural realiza 22º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos
Programação acontece entre os dias 29 e 30 de maio em Dom Pedrito
Realizado anualmente pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito, o Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos chega a sua 22ª edição reafirmando-se como um dos mais importantes eventos da pecuária de corte do Rio Grande do Sul tendo como referência o enfoque em assuntos diretamente relacionados à atividade. Neste ano a programação acontece entre os dias 29 e 30 de maio no Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito e, mais uma vez, contará com conceituados especialistas que terão como objetivo a promoção da informação e a troca de experiências para a ampliação de conhecimentos e produtividade da área.

O Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, explica que o Seminário possui foco na promoção e aumento da produção rural na região e em países vizinhos, informando e difundindo a evolução tecnológica, pesquisas e resultados que tragam aos produtores benefícios reais em seu negócio.

“A nossa expectativa é apenas de confirmação do sucesso que obtivemos em todas as edições anteriores do Pastos e Pastagens. O evento vai para a 22ª edição e temos uma avaliação positiva e consolidada ao longo destes anos,  ou seja, o público sabe o que pode esperar e nós sabemos o que podemos oferecer. Evidente que a cada ano buscamos alternativas que estejam adequadas às questões mais momentosas, de forma a aguçarmos a curiosidade e o interesse dos participantes. Enfim, esperamos que esta edição seja tão exitosa quanto todas as anteriores”, argumenta Weber.

Os palestrantes e os assuntos tratados no Seminário são os principais destaques da programação. Já na abertura, o jornalista Rodrigo Constantino, colunista da revista Veja, falará sobre as perspectivas econômicas e sociais do Brasil. Outro destaque é a advogada, Dra. Samanta Pineda, do Paraná, que assessorou a Frente Parlamentar da Agricultura, nas questões relativas ao Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural, podendo prestar esclarecimentos e oferecer orientação segura aos produtores a respeito do assunto. As demais palestras também contam com profundos conhecedores da área e que, de acordo com Weber, certamente agradarão a todos os presentes.

Programação
22º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos
29 de maio – No Salão Nobre do Sindicato Rural
19h - Abertura
19h15 - “O cenário econômico brasileiro” com o palestrante Rodrigo Constantino – Presidente do Instituto Liberal; colunista da revista Veja e colaborador do jornal O Globo.

30 de maio – No Parque De Exposições Juventino Corrêa De Moura - Pavilhão Walter Germano Pötter
8h30 às 9h – Inscrições
9h – Abertura
9h30 – “O novo código florestal e o cadastro ambiental rural” com a palestrante Samanta Pineda
11h – “En tiempos de cambio: hacia una ganadería de precisión en el siglo XXI” com o palestrante Fabio Montossi
11h45 – “Encontre o tesouro do seu negócio” com o palestrante Renato Rocha

5º Curso sobre produção bovina com o tema “Irrigação para a pecuária de corte” na Unipampa
14h – “Sistemas de irrigação para pecuária de corte” com o palestrante Rodrigo Elesbão de Almeida – Agrônomo com Mestrado e Doutorado em Irrigação e Drenagem
15h – “Manejo e produção animal em pastagens irrigadas” com o palestrante Danilo Santana – Médico Veterinário e Dr. Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul
16h – Coffee break

17h – “Impactos indiretos da irrigação nos sistemas pecuários” com o palestrante Acélio Fontoura Júnior – Zootecnista

Nenhum comentário:

Postar um comentário