Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Caderno Pampa :: 29 de junho :: Edição 314


Próximo Pampa: 12 de julho


As festas caipiras tem um charme diferenciado. Comidinhas típicas, danças, quadrilhas, roupas coloridas e alegria nos remetem a um mundo especial, onde tudo é muito gostoso, colorido e animado, conquistando não somente as crianças, mas também os adultos que conseguem reconhecer o quanto uma boa festa junina pode ser interessante. Nas escolas, elas são unanimidade e agitam alunos, professores e familiares em torno de grandes fogueiras, muita animação e integração. E, existe ainda a chance de você preparar um grande arraial em sua própria casa e, com isso, divertir-se ainda mais. Inspire-se nas dicas e festas e aproveite muito!


Associação Rural realiza 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Programação acontece nos dias 14 e 15 de julho
Com o objetivo de debater importantes temas relacionados à expansão da soja na região, através da participação de palestrantes de renome nacional, a Associação e Sindicato Rural de Bagé realiza o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, evento idealizado e promovido pela entidade e que vai integrar a 58ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, numa parceria com o Sistema Farsul.

O Simpósio acontece nos dias 14 e 15 de julho na sede da Associação Rural, o Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Além do espaço para as palestras, o evento vai contar, também, com estandes de empresas ligadas ao setor e exposição de máquinas agrícolas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (53) 3242.8888 ou (53) 9971.7073.

Inscrições abertas para Ovinos na Expointer
Campeonato “Ovinos do Futuro” é uma das novidades da 37ª Expointer
De 30 de agosto a 07 de setembro acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, a 37ª Expointer. Entre as novidades para os ovinos desta edição estará o campeonato “Ovinos do Futuro”, para animais com idade entre quatro e oito meses, desde que estejam aptos a confirmação, conforme explica a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, que realizou uma reunião junto às Associações promocionais de raças para repassar os detalhes da exposição-feira. O encontro contou com a presença de presidentes e representantes das entidades associadas e serviu também para marcar o início das inscrições para a Feira, que podem ser realizadas até o dia 10 de julho, pelo site www.arcoovinos.com.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3242.8422, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45, e das 13h30 às 17h45.

Sindicato Rural de Lavras do Sul promove seminário
Entre os dias 10 e 11 de julho o Sindicato Rural de Lavras do Sul promove o VI seminário “O pampa e o gado” que contará com painéis que abordarão assuntos como o Índice de Conservação de Campos Nativos, o Cadastro Ambiental Rural, a questão do plantio da soja no bioma pampa, o Turismo Rural, os investimentos tecnológicos, a presença do javali e do capim Anonni no Pampa, além de relatos sobre o sucesso da Estância do Vinho, da Ovinofest e do Remate Alianza Del Pastizal. A programação acontece no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo e as inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas através do (55) 3282.1020 ou do Facebook do Sindicato Rural.

Para dançar quadrilha, comer comidas típicas e se divertir muito
Preparar o seu arraial pode ser muito simples e promessa de muita animação para amigos e familiares

As festas juninas do Colégio Auxiliadora são conhecidas pelo grande público e variedade de atrações

Junho e julho são meses especiais para quem não abre mão de um bom arraial caipira. Com isso, várias festas são realizadas reunindo grandes públicos que são atraídos por comidas e bebidas típicas, danças e muita animação e diversão. Na região, muitas festas já foram realizadas, mas amanhã, dia 29, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé abre suas portas a partir das 11h para toda a comunidade e realiza sua festa junina. Em Dom Pedrito, o palco do arraial é a praça General Osório a partir das 15h. Por lá, haverá brincadeiras, shows artísticos, comidas típicas, além do concurso “Mais bela Caipirinha Municipal” que irá eleger a representante da festa entre as estudantes da cidade.

No colégio Auxiliadora, os atrativos passam pelas comidas e bebidas, e reúnem também as tendas personalizadas, o casamento caipira do 3º ano do Ensino Médio, a quadrilha do 2º ano do Ensino Médio, a escolha do casal caipira entre os estudantes do 1º a 7º ano do Ensino Fundamental, a pescaria, a mega fogueira, os jogos eletrônicos, a praça de brinquedos infláveis e o show pirotécnico.

A Coordenadora Administrativa do colégio, Liliane Hoeset, conta que a expectativa pela festa é bastante grande, já que é uma oportunidade de outras pessoas visitarem a escola.
“Nossa intenção é partilhar o espaço do pátio da escola com toda a comunidade em uma festa animada e saudável com vários atrativos e que envolvem toda a comunidade do colégio Auxiliadora”.

A programação inicia às 11h e ao meio dia será servido almoço. No decorrer da tarde, acontecem as apresentações artísticas dos alunos, ao mesmo tempo em que os demais atrativos estarão a disposição do público. Para encerrar a festa, às 20h será acessa a mega fogueira e realizado o show pirotécnico.

Prepare o seu arraial
Para reunir a família, os amigos ou a vizinhança inteira para um verdadeiro arraial caipira algumas sugestões simples podem ajudar na organização da festa. A principal dica para não fazer feio é manter a tradição, ou seja, tem que vestir camisa xadrez, chapéu de palha e armar fogueira. Para compor o visual da festa, bandeirinhas e balões devem ser bem coloridos e abundantes. A mesa precisa ser farta e atraente, forrada com toalha xadrez e recheada de quitutes clássicos. Brincadeiras devem estar no roteiro, já que é muito fácil organizar uma pescaria em casa, enchendo uma piscininha de plástico com areia, ou mesmo uma torre de latinhas para derrubar com uma bolinha. O correio elegante, já caído no esquecimento, também anima convidados de todas as idades. Para manter a animação, as músicas e danças típicas também são importantes.

Vendas aquecidas
E não somente de diversão sobrevivem as festas juninas, elas são também ótimas oportunidades para o setor supermercadista que prevê um aumento de 40% nas vendas de alimentos típicos da temperada como a pipoca, o milho de canjica, os doces derivados do amendoim e as bebidas típicas.
Com isso, os empresários varejistas, como o Peruzzo Supermercados, tiveram que se antecipar e organizar o estoque para abastecer as festividades da temporada.  De acordo com o diretor comercial Lindonor Peruzzo Júnior, para preparar as empresas para o período e potencializar as vendas, o grupo está promovendo ofertas especiais voltadas para as festas juninas e, também, para a Copa do Mundo.


No feriado que passou estive na capital gaúcha. Sensacional a movimentação de estrangeiros por lá. Pessoas de todos os lugares do mundo reunidas em nome do futebol. Super bacana!

No último dia 06 deste mês, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, comemorou seu primeiro aniversario como vinícola enoturística. Em um ano, o local recebeu mais de 4.500 visitantes e seu faturamento aumentou em 147% após a abertura do espaço. Parabéns a Valter José Pötter e família pelo trabalho espetacular que têm feito, valorizando ainda mais nossa Campanha Gaúcha.

Já estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, evento promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, com o apoio e co-realização do Sistema Farsul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (53) 3242 8888, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho e a programação completa já está disponível no site da entidade, www.ruralbage.com.br. Confira e participe!
Fiquei sabendo que no dia 05 de julho tem mais uma edição da festa “Tudo outra vez”, de Rose Pinheiro e Pedro Borba. Informações pelos telefones (53) 9972 7810 e 9979 9015. Imperdível!

O Senac Bagé está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação (leia-se especialização) em Gestão de Negócios. As aulas iniciam no dia 13 de agosto e serão ministradas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30, na Unidade, localizada na rua Marechal Floriano, 1456. Mais informações pelo telefone (53) 3242 7233.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia, em recente visita ao Grupo RBS, em Porto Alegre. Na foto, ele apresenta o material de divulgação do 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha a jornalista, editora do Caderno Campo & Lavoura, Gisele Leoblein

Na abertura da Exposição "Entre Linhas", do Grupo Oficina dos Panos, minha querida professora Maria Elizabeth Brasil, também conhecida como Teti, mostrando um de seus trabalhos: a delicada capa de cadeira

Patrícia Infantini, que também integra o grupo, e o esposo Marcos Borba

Vera Lúcia Cardoso Medeiros, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, e Cristina Wayne Silveira, presidente da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Pedro Wayne

Nilvânia Pereira e Ana Raquel Veloso Rocha

Mariana Fuchs Costa e Helena Fuchs Costa

Comidinhas típicas
As festas caipiras pedem comidas típicas e deliciosas. O melhor é que existem receitas muito fáceis e práticas e que são sinônimo de sucesso para a sua festa, basta colocar a mão na massa e caprichar para rechear o seu arraial de comidinhas típicas e deliciosas.

Bolo de fubá
Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de trigo
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
4 colheres de chá de fermento

Modo de preparo
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e continue batendo. Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo. Coloque por último o fermento misturando com uma colher ou espátula.
Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Arroz doce

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz
2 xícaras de água
1 lata de leite condensado
Canela em pó para decorar

Modo de preparo
Misture o arroz e a água fria em uma panela grande e leve ao fogo até ferver, abaixe o fogo e deixe até que fique cozido. Junte o leite condensado, mexa bem e retire do fogo. Sirva polvilhado com canela
Para fazer a receita no micro-ondas, use um recipiente refratário com bordas altas. Coloque o arroz e três xícaras de chá de água, deixe semi-tampado e cozinhe por cerca de 15 minutos em potência alta. Acrescente o leite condensado e deixe por cerca de mais dois minutos em potência alta. Polvilhe a canela em pó e leve para gelar.

Pé-de-moleque

Ingredientes
Meio kg de amendoim torrado e descascado
Meio kg de açúcar
1 lata de leite condensado
3 colheres de margarina

Modo de preparo
Coloque na panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Coloque em um tabuleiro untado com margarina. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Queijadinha

Ingredientes
1 xícara de chá de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque em forminhas de papel e leve ao forno até que fiquem douradas.

Kids e teens

Os irmãos Matheus e Cecília Lehr Pegoraro de Dom Pedrito

Arthur Collares Hamm de 10 anos

Atividade
O inverno está chegando e, que tal, recepcioná-lo com um belo e colorido desenho? Então, pinte o menino e a menina e deixe-os prontos para a chegada da estação mais fria do ano. Vai ficar lindo!



Fique atento com a alimentação das crianças no inverno
Dias mais frios requerem atenção também com os alimentos que são consumidos

O inverno está chegando e irá alterar a rotina das crianças que, por causa do frio, tendem a ficar mais em casa e, consequentemente acabam comendo mais, gerando algumas dúvidas sobre a sua alimentação e necessitando de atenção e cuidados especiais. A boa notícia é que é simples manter uma alimentação balanceada e saborosa, mesmo atendendo as vontades e desejos dos pequenos. A dica principal é investir no fracionamento dos alimentos, com várias refeições ao dia e que inclua diversos tipos de alimentos que ajudarão a manter a saúde e o bom funcionamento do organismo. Além disso, o consumo de frutas da época, como a laranja, ajuda a repor a vitamina C e também é uma deliciosa alternativa.

Outro ponto fundamental é quanto a ingestão de líquidos, que merece mais atenção, já que é comum que as pessoas sintam menos sede e, com isso, ingiram menos água. Uma boa alternativa são os chás que, além de quentinhos, ajudam a repor os líquidos. E, como é natural a busca por alimentos mais quentes, as sopas de legumes são boas alternativas, podendo também ser reforçadas com carnes magras e com ervas ou especiarias como cheiro verde e salsinha, que ajudam a dar mais sabor e cremosidade à sopa.

Investir em brincadeiras mais ativas, que ajudam a praticar exercícios também são fundamentais, basta ter atenção com os agasalhos corretos e aproveitar para brincar e divertir-se bastante.

Promoções e condições especiais
Quem deseja comprar o carro novo tem muitas opções e condições especiais para realizar o seu sonho

Realizar o sonho do carro novo é o desejo de muitas pessoas que tem na concessionária Tterrasul muitas opções, condições especiais e atendimento especializado para conquistar o seu desejo. Entre os principais atrativos, além dos próprios veículos Volkswagen, estão as varias modalidades de compra, conforme explica a consultora de vendas da Tterrasul, Natalia Machado.

“Temos várias modalidade de venda à disposição dos clientes que podem buscar aquela que mais se adequa a sua necessidade. Para os veículos em estoque, por exemplo, temos taxas a partir de 0% através do banco Volks, além da possibilidade de compra sem entrada”, destaca Natalia.

O consórcio com planos em até 80 meses também é uma opção e que serve, também, como um plano de investimento para os interessados. A venda direto de fábrica é outra opção e oferece também descontos especiais para produtores rurais, para quem possui CNPJ, taxista, frotista e pessoas com necessidades especiais. Para os pequenos produtores rurais, o programa “Mais Alimentos” oferece grandes descontos, além de maior tempo para pagamento, podendo chegar até a 10 anos, maior carência de até dois anos e juros de 2% ao ano.

“Além de todas essas condições, a Tterrasul investe constantemente no treinamento da sua equipe visando um atendimento de qualidade superior tanto durante a venda, mas também no pós-venda, garantido ao cliente todo o suporte e atenção que ele merece”, conta Natalia.

Os interessados em conhecer melhor os serviços da Tterrasul podem visitar uma concessionária em Bagé ou Livramento ou, ainda, entrar em contato pelo site ou facebook e agendar uma visita, através do projeto “Tterrasul Itinerante” que realiza visitas em todas as cidades da região.

Sucesso de vendas
Desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, o Up! vem conquistado o público pela sua beleza e desempenho. Natalia conta ainda que o compacto moderno é o 1.0 mais potente da categoria, além de ser considerado o mais seguro da e ter menor custo de reparo.
”Ele vem sendo muito bem aceito e já é sucesso de vendas. Aparentemente são as mulheres que se encantam, mas assim que realizam o teste drive, os homens passam a admirar também o Up!”.

E, em clima de Copa do Mundo, a Volkswagen, que é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, lançou as edições especiais Seleção do Gol, Fox e Voyage. Os carros contam com acabamentos especiais e esportivos em alusão ao campeonato.
Para conhecer melhor os veículos da Tterrasul, os clientes podem realizar um teste drive e, se fechada a compra, o cliente ganha um kit especial com camiseta, chapéu, corneta, copo e manta para reforçar a torcida.

Nicolini reinaugura sua loja da General Neto em Bagé
Loja foi ampliada e agora oferece mais conforto e comodidade aos seus clientes

Prestes a completar 35 anos de atividades, a loja de Bagé localizada na rua General Neto da rede de supermercados Nicolini foi completamente reformada e ampliada. Agora os clientes tem a sua disposição, além de uma vasta e completa gama de produtos, uma loja completamente remodelada, com maior área de circulação, novos equipamentos e expositores. A ampliação, além de manter o mix de mercadorias secas, possibilitou o aumento significativo dos perecíveis como açougue, mercearia e hortifrutigranjeiros. A estrutura de refrigeração foi triplicada, resultado em uma maior quantidade de câmaras de retaguarda e, consequentemente, em um maior estoque para os clientes.


Atualmente a rede de supermercados Nicolini está entre as 150 maiores do Brasil e 20 do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), contando com nove lojas, mais de 700 funcionários e atuando em Bagé, Dom Pedrito e Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário