Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

Caderno Pampa :: 26 de julho :: Edição nº316



O mês de julho vem sempre acompanhado de notas musicais que ecoam pelos pampas bageenses. É o Festival Internacional Música no Pampa (FIMP) que, há cinco anos, encanta a comunidade com suas belas apresentações e música de qualidade acessível para todos os públicos. A partir de amanhã, Bagé e região tem mais uma oportunidade para ouvir o que há de melhor e mergulhar em um mundo novo e cheio de charme. Vale a pena informar-se sobre a programação e participar dos concertos. Mas, não esqueça, chegue cedo e aproveite os espetáculos.

O finalzinho de julho marca também o final das férias de inverno e, é chegada a hora de preparar as crianças e adolescentes para retomar as aulas com a mesma dedicação e entusiasmo do primeiro semestre. E, embora pareça difícil, voltar à rotina pode ser bastante simples e natural, basta estar atento a algumas dicas e, principalmente, as necessidades e dúvidas dos estudantes. Para, passado o período de readaptação, continuar o trajeto rumo ao conhecimento e desenvolvimento.

PRÓXIMO PAMPA: 9 de agosto

Grupo Da Maya e Guatambu Estância do Vinho juntos no “1º Encontro de Enologia no Pampa”
Evento acontece dias 31 de Julho e 1º de Agosto

A primeira edição do “1º Encontro de Enologia no Pampa” que acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 31 e 1º de Agosto, contará com intensa programação reunindo técnicos, professores e produtores em um debate sobre a importância do setor no desenvolvimento regional. O evento acontece paralelamente ao 5º FIMP e está vinculado à Carta de Vinhos Regionais do restaurante Da Maya Porão - que reúne 10 empreendimentos vitivinicultores da região – tendo como objetivo incentivar as vinícolas e vinhedos do pampa, além de impulsionar a procura pelo “Roteiro Vinhos do Pampa” que foi idealizado pelo Da Maya Arte, Cultura e Turismo e lançado no início deste ano.

A programação contará com a participação da Guatambu Estância do Vinho através da presença da enóloga-diretora da vinícola, Gabriela Hermann Pötter que ministrará palestra sobre a história da vinícola e orientará degustação de produtos da Guatambu, além das demais palestras. O evento é uma realização do Arte, Cultura e Turismo do Grupo Da Maya, em parceira com Associação dos Vinhos da Campanha e Associação de Viticultores do Extremo Sul (Vitisul) e conta com o apoio da Vinícola Guatambu, Miolo Wine Group, Vinícola Peruzzo e Curso de Enologia da Unipampa, tem entrada franca e vagas limitadas. O 1º Encontro de Enologia no Pampa acontece na Da Maya Pousada. Inscrições e mais informações podem ser obtidas através dos contatos (53) 3311.1967 ou turismo@damaya.com.br.

Bons resultados no 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
A realização do 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha pode ser considerada um sucesso se a partir da participação do público e o nível das palestras e paineis que compuseram a programação. O evento que foi uma promoção da Associação e Sindicato Rural de Bagé em parceria com a Farsul, e fez parte da 58ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio aconteceu entre os dias 14 e 15 de julho no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães em Bagé.
O Seminário teve como objetivo destacar a evolução da agricultura e a importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento econômico dos municípios da região. Já na abertura do evento, prefeitos de Bagé, Aceguá e Hulha Negra estiveram presentes e compuseram a discussão da noite. O Presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Móglia, avaliou o resultado do evento como positivo.
“A participação do público é muito gratificante para a Associação e Sindicato Rural de Bagé, que está realizando esse evento, principalmente por ter conseguido o apoio de todos os segmentos, o que demonstra que os produtores, bem como todo o setor rural, estavam demandando a discussão sobre este tema. Havia a necessidade de termos um encontro que debatesse a cultura que está avançando em Bagé e na região”, destacou.

Alterações em locais de votação nas Eleições de 2014
Alguns eleitores de Bagé precisam estar atentos às mudanças nos locais de votação para a Eleição de 2014. Por isso, o cartório eleitoral da 7º Zona informa que as seções eleitorais que funcionavam na Escola Justino Quintana passarão a funcionar na Escola Municipal Teo Vaz Obino, no Campo do Ferrador e, que as seções eleitorais que funcionavam na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, passarão a funcionar na Creche Nossa Senhora do Carmo, em frente ao estádio do Bagé Futebol Clube.

Mais uma oportunidade para apreciar a boa música produzida durante o FIMP
A 5ª edição do Festival Internacional Música no Pampa acontece entre os dias 27 de Julho e 02 de Agosto
Ao chegar ao seu quinto ano de realização consecutiva, o Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) conta, mais uma vez, com nomes consagrados e já conhecidos do público bageense, mas também apresenta algumas novidades. A programação que inicia amanhã, dia 27, contará com a realização dos concertos noturnos, sempre às 20h no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, além dos concertos comunitários e acadêmicos que são mais um meio de aproximação entre os músicos e a comunidade de Bagé.

Outro ponto alto do FIMP são os músicos consagrados mundialmente e que se fazem presentes em Bagé durante o festival. Neste ano, o maestro Jean Reis, diretor artístico do evento, Marcos Machado, diretor pedagógico, Alejandro Drago, Guigla Katsarava, Cármelo de los Santos, Viktor Uzur, Ney Fialkow, e José Staneck, já estão confirmados. Além deles, estudantes de várias cidades do Brasil e também de outros países são esperados para participar do FIMP.

A novidade neste ano está entre os concertos comunitários que, além dos hospitais da cidade, do Da Maya, da Urcamp, do Centro do Idoso e da Vila Vicentina, serão realizados também no Centro Municipal de Inclusão e Qualificação Profissional com as apresentações especiais de alunos do FIMP e seus maestros.

Programação
- Concertos noturnos
Todas as noites a partir das 20h no Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza
Domingo, 27 de Julho
Concerto de Abertura do FIMP com a Orquestra do FIMP e regência de Jean Reis
Segunda-feira, 28 de Julho
Recital de Piano com Guigla Katsarava
Terça-Feira, 29 de Julho
Recital de Contrabaixo, Violino e Piano com Marcos Machado (contrabaixo), Alejandro Drago (violino) e Ney Fialkow (piano)
Quarta-feira, 30 de Julho
Recital de Violoncelo, Violino e Piano com Viktor Uzur (violoncelo), Cármelo de los Santos (violino) e Guigla Katsarava (piano)
Quinta-feira, 31 de Julho
Versatilis Ensemble com Cármelo de los Santos (violino 1), Renato Bandel (viola), Viktor Uzur (violoncelo), Marcos Machado (contrabaixo) e Ney Fialkow (piano)
Sexta-feira, 01 de Agosto
Música à meia luz com os Professores do FIMP
Sábado, 02 de Agosto
Concerto de Encerramento do FIMP com a Orquestra de Cordas do 5º FIMP, o solista José Staneck e a regência de Jean Reis

- Concertos acadêmicos
No Salão Nobre do IMBA sempre às 17h
Quarta, 30 de Julho
Bolsistas FIMP
Quinta, 31 de Julho
Classe de Cordas FIMP
Sexta, 01 de Agosto
Classe de Piano FIMP

- Concertos comunitários
Terça, 29 de Julho, 15 h – Centro Mun. de Inclusão e Capacitação Profissional e Vila Vicentina
Quarta, 30 de Julho, 15 h – Da Maya Espaço Cultural e UNIPAMPA
Quinta, 31 de Julho, 15 h – Hospital Universitário e Santa Casa
Sexta, 01 de Agosto, 16 h – Classe de Inclusão Social (Centro do Idoso) e URCAMP

Novo aliado no tratamento contra as rugas e marcas de expressão
Equipamento é uma novidade estética para o rejuvenescimento da pele

Cuidar do bem-estar e aparência da pele do rosto é mais do que vaidade, é uma questão de saúde e autoestima. O rosto é o nosso cartão de visitas e necessita de atenção especial e, como a ação do tempo acaba, sempre, resultando em linhas de expressão, rugas e outros problemas, o ideal é pensar em alternativas que promovam o rejuvenescimento facial, como o promovido pelo aparelho de rádio frequência fracionada FRAXX e que é a boa-nova estética no que diz respeito às tecnologias para o rejuvenescimento da pele.

O médico André Previtali conta que o FRAXX é um processo que pode atuar tanto em nível superficial quanto profundo, pois a potência da frequência pode ser regulada de acordo com a sensibilidade e tipo de pele, resultando em um processo de renovação da pele de maneira rápida e eficiente. O tratamento é realizado no próprio consultório da clinica e são necessárias apenas cinco aplicações, com intervalos de 15 a 20 dias, dependendo da resposta dada pela pele do paciente, com o uso somente de um creme anestésico na área. Por ser um procedimento minimamente invasivo, são pequenas as contraindicações e possibilidades de reação ou problemas, mas é sempre importante consultar o médico e buscar informações detalhadas a respeito do procedimento.

O tratamento atua na estimulação da produção de colágeno onde a pele necessita de rejuvenescimento, como nas rugas finas dos lábios, na testa, pés de galinha, flacidez da pele, envelhecimento solar do rosto, colo, braços, mãos, cicatrizes de acne e, manchas solares.


Bacana a inciativa da Clínica Previtali de Bagé em presentear os pacientes/clientes com guarda-chuvas personalizados no dia do aniversario de 203 anos da cidade (dia 17). Destaque para o detalhe no mimo, que tem o logotipo da empresa e a imagem do Museu Dom Diogo de Sousa, um dos patrimônios arquitetônicos, históricos e culturais da Rainha da Fronteira.

O pesquisador Alexandre Varella, então Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, foi reconduzido ao cargo novamente. Ele, que assumiu a unidade de pesquisa em 2011, permanece no cargo até 2017. Sucesso a ele e a equipe!

O 5º Festival Internacional Música no Pampa – FIMP começa amanhã em Bagé (27), e se estende até o dia 02 de agosto. Sete concertos noturnos devem acontecer no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza. A programação completa deste grande evento você encontra no site http://www.fimp.com.br/FIMP/Programacao.html. Não deixe de prestigiar!

O que falar da 1ª edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha? O evento foi sucesso absoluto e surpreendeu a todos. Mais de 600 participantes lotaram as dependências da Associação e Sindicato Rural de Bagé nos dois dias do evento. A organização, os palestrantes, as empresas patrocinadoras e, em especial, o público estão de parabéns!

No domingo, dia 20, me desloquei até o Centro Histórico e Cultural Vila de Santa Thereza em Bagé para o desfile beneficente da grife Ovelha Urbana, de Helena Uberti (fotos que trarei na próxima edição), e é vergonhoso e inadmissível transitar pela Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães no estado crítico em que se encontra. O que existe lá não são mais buracos, são crateras que estão colocando em risco a vida de muitos motoristas e pedestres que utilizam a estrada. Fica aqui (mais) uma “chamada” ou “apelo” aos órgãos responsáveis para que encontre uma solução imediata para o caos.


Nuria Pons, Nilza Severo, Cema Isquierdo, Caia Martins e Ane Suñé no jantar da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé, “Homens na Cozinha”

Verinha Jardim e Márcia Ivanoff, presidente da Liga, em Bagé

Jéea Macedo e Susana Magalhães

A consultora da Natura, Raquel Vidart, que pelo 12º ano consecutivo recebeu da empresa o prêmio Destaque Natura Bagé e Região. O evento aconteceu em maio, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Parabéns Raquel!

Delenice Frank Timm e Elenice Pazetto em recente evento do Sicredi Fronteira Sul, no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, que reuniu representantes de 12 municípios da região

A equipe do Sicredi Fronteira Sul, unidade de atendimento de Hulha Negra, comemorando os excelentes resultados do mês de junho, que renderam ao grupo o troféu Time de Craques Sicredi. Na foto, Roséli Borges Ribeiro, Guiomar Ramos Gehling, o gerente, Gilian Lima Tessele, Rafaela Barbosa da Silva, Ana Paula Dias Machado e o Conselheiro da Cooperativa, Eduardo Ternes Ebert


O inverno é um período que pede comidas mais quentes e, consequentemente, mais calóricas e, apesar de ser normal ganhar uns quilinhos a mais nesta estação, alguns ingredientes ajudam a controlar a balança com o mesmo sabor que os tradicionais.

Rocambole de carne light

Ingredientes
500g de patinho moído
Metade de uma cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa rasa de sal
Quanto baste de salsinha e pimenta do reino

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes (menos a carne) no processador ou mixer ou pique o menor possível e misture. Junte à carne e amasse bem. Deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Abra a carne sobre uma folha de papel alumínio em formato de retângulo. Para o recheio você pode usar ingredientes que tenha na geladeira, como tomate, queijo e azeitonas. Pique-os e espalhe sobre a carne. Com a ajuda da folha do papel alumínio vá enrolando o rocambole. No final, feche as pontas do papel, para o recheio não vazar. Coloque em uma assadeira e leve ao forno em 200º por 15 minutos coberto com papel alumínio. Retire do alumínio e deixe mais 15 minutos, até dourar e a água secar.

Torta de maçã e canela light

Ingredientes
Para a massa:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e picada em pequenos pedacinhos
2/3 xícara de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 ovo
1 xícara e mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:
1 maçã
15 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo
Para a massa, misture todos os ingredientes até desgrudar das mãos, o ideal é ir colocando a farinha aos poucos porque dependendo do tamanho do ovo, a quantidade necessária pode variar. Forre uma forma de aro removível com a massa. Cubra com fatias finas de maçã.

Prepare um creme (sem ir ao fogo) com os ingredientes do recheio mexendo bem todos juntos. Jogue-o por cima da massa e da maçã, polvilhe canela e leve para assar em forno pré aquecido em 200° até dourar.

KIDS E TEENS

Natalia Collares Hamm de 11 anos

Fernando Idalgo Menezes Filho, o tesouro da vida dos pais Giovana e Fernando

ATIVIDADE
As férias de inverno foram muito legais e, agora, está na hora de voltar para a escola e continuar descobrindo novas coisas. Antes, que tal lembrar de tudo o que de legal você fez durante as férias? Escreva uma cartinha contando como foi o seu descanso. Vai ser muito divertido se lembrar das férias.

As férias estão terminando e é chegada a hora de voltar às aulas
A pausa em julho não pode significar uma quebra no ritmo escolar

Embora sejam mais curtas do que as férias de verão, as férias de julho também interrompem o ritmo de estudos das crianças e, é normal bater aquela preguiça na hora de voltar à rotina, mas isso não pode significar desestimulo ou falta de vontade de recomeçar. É sempre importante incentivar e estar atendo às dúvidas das crianças e adolescentes para fazer do retorno para a escola um período tranquilo e de novas descobertas. Ansiedade e curiosidade também são naturais, principalmente quando envolvem assuntos como os colegas, as notas e as novidades do semestre, mas a boa notícia é que todos esses sentimentos podem ser utilizados a favor da criança, para transformar o retorno em um momento alegre e agradável.

O importante é, sempre, estar atento. E, nesse momento importante do calendário escolar, o papel dos pais é tranquilizar os filhos e motivá-los, para que esse segundo semestre se torne produtivo e que a criança tenha um desempenho cada vez melhor na escola. Uma boa dica é evitar que, durante as férias, as crianças e adolescentes abandonem totalmente a escola e, isso pode ser proposto através de leituras e passeios culturais.

Recomeçar a preparação do material escolar, do uniforme e de um local adequado para os estudos também é uma ótima maneira de anunciar para os estudantes que a rotina de aulas está prestes a ser retomada e, ainda, fazê-los participar destes momentos e interagir pode ajudar a empolga-los e dar mais ânimo para o recomeço.

E, se ainda assim, ele não demonstrar animação para retornar, os pais podem buscar conversar e relembrar das coisas que o filho mais gosta na escola, dos amigos, dos professores preferidos, dos passeios e atividades do primeiro semestre de que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com as crianças, essa é uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que a criança tenha ainda mais vontade de ir para a escola.

Além disso, voltar à rotina gradualmente, sem mudanças bruscas, também ajuda. É importante ir adaptando gradualmente a rotina para que o estudante não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram. Este é um período de adaptação e que merece atenção e cuidado, mas que pode ser enfrentado com naturalidade e alegria, tornando a readaptação das crianças natural e tranquila.

Ótimas oportunidades para comprar um carro novo
Feirão Tterrasul acontece durante todo o final de semana


Um mega feirão tem movimentado a Concessionária Tterrasul de Bagé desde ontem, dia 25, e estende-se até o domingo com muitas atrações e oportunidades para quem deseja realizar o desejo de comprar um carro novo. O Supervisor de Vendas, Isidoro de Leon, destaca que os clientes que visitarem a Tterrasul durante o feirão terão condições especiais e que tornam a compra de um Volkswagen ainda mais atrativa.

Entre as principais atrações está o bônus de até R$2,000.00 para veículos em estoque e a avaliação dos semi-novos em até 100% da tabela FIPE para veículos que se enquadravam no regulamento. Além disso, hoje a concessionária realiza mateada e trabalha com o teste drive premiado, quando o cliente tem a oportunidade de conhecer melhor o veículo e ainda ganhar brindes.
“O feirão é uma oportunidade diferenciada para os clientes visitarem a Tterrasul e saírem de carro novo. A programação está sendo um sucesso graças aos clientes que estão visitando a Tterrasul para conhecer nossas condições especiais, aproveitar a ótima oportunidade para trocar de carro e, ainda realizar um passeio agradável no final de semana e conhecer melhor a nossa concessionária”, destaca Isidoro.

Outras vantagens oferecidas são as inúmeras opções de veículos a disposição. Entre eles o recém lançado Up!, o carro mais econômico e com menor custo de reparo da categoria, o Gol, o carro mais vendido do Brasil a 27 anos e que oferece inúmeras versões e opções, e a linha completa de importados como a Tiguan, o Jetta, a Amarok e muitos outros. A Tterrasul é referência, ainda, em qualidade de atendimento e pós-venda, sendo este mais um atrativo para quem adquirir o seu Volkswagen 0KM.

Associação dos Agricultores de Dom Pedrito realiza 14ª Seminário Lavoura em Evolução
Programação está marcada para o dia 1º de Agosto
Tradicional na Metade Sul do Rio Grande do Sul, a 14ª edição do Seminário Lavoura em Evolução acontece, neste ano, dia 1º de Agosto em Dom Pedrito através da promoção da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (AADP). A programação acontece durante a manhã e tarde no Clube Comercial de Dom Pedrito e abordará a agricultura através do arroz e da soja, envolvendo palestras sobre tecnologias e rotação das culturas, clima, biorefinarias, entre outros temas relevantes ao setor. A noite, acontece o encerramento do Seminário com 9º Jantar Arroz e Riso no Dom Pedrito Country Clube com a realização de um show de humor e a presença de autoridades e integrantes da Cadeia Produtiva do Arroz do município e região.

Hulha Negra prepara a sua XIX Semana do Colono
Comidas típicas, shows artísticos e o comércio compõem a programação

Entre os dias 1º e 03 de Agosto a comunidade de Hulha Negra realiza uma das suas principais festa e recebe visitantes de várias regiões do Estado em seu Ginásio Municipal. A XIX Semana do Colono é uma oportunidade de conhecer os potenciais da cidade, que é o trabalho do homem do campo, além de prestigiar atrações artísticas e degustar da tradicional gastronomia colonial. Para isso, uma ampla programação está prevista contendo com shows artísticos e musicais, desfile das Soberanas da festa, presença de expositores e comidas típicas. Paralelo a programação da XIX Semana do Colono acontece a XIV Mostra de Artesanato e a XVII Mostra de Produtos Coloniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário