Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Caderno Pampa :: 30 de agosto :: Edição 318


PRÓXIMO PAMPA: 13 de setembro


A luta contra o tabagismo não é nova, mas a sua importância é sempre grande quando se olha para as inúmeras pessoas que perdem em saúde e qualidade de vida por conta do hábito de fumar. E, fora os problemas de saúde que o cigarro causa, ser fumante trás inúmeras outras consequências sociais, econômicas e que afetam todas as pessoas que cercam o fumante. Então, como sempre há tempo para mudar e conquistar mais qualidade de vida, saúde e bem estar, o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, marcado para 29 de agosto, serve como mais um alerta para os riscos que o hábito causa e para a importância de se ter força de vontade e muita determinação para abandonar o vício. Nesta edição do Caderno Pampa, que é dedicada ao tema, buscamos o outro lado do tabagismo com o objetivo de mostrar as vantagens/benefícios que os não-fumantes tem em relação à aqueles que não conseguem abandonar o vício. Buscamos este enfoque com o simples objetivo de apresentarmos bons motivos para que o cigarro seja deixado de lado definitivamente. Leia, informe-se, inspire-se e seja bem vindo a uma nova vida.

Novidades!!
Quem não gosta de repaginar o visual, apostar em novas ideias, dar um novo rumo para a sua trajetória? Com o Caderno Pampa não é diferente e, a partir da primeira edição de setembro, passamos a desfilar um novo layout com propostas editoriais renovadas e muito conteúdo interessante com o objetivo de continuar sendo uma leitura agradável aos finais de semana, mas também de trazer novidades e informação. Será um caderno renovado, mas que não se esquece das suas raízes!

Comemorações pelo aniversário de Dom Bosco movimentam o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Grupo de Noviços integrou as atividades da Semana Vocacional Salesiana em Bagé


Com o objetivo de trabalhar com os alunos do período da manhã do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé assuntos relacionados a vida de Dom Bosco, sua pedagogia e projeto de vida para adolescentes e jovens, um grupo de seis noviços esteve na escola entre os dias 11 e 16 de agosto para participar da Semana Vocacional Salesiana do Auxiliadora através da realização de atividades, dinâmicas e uma gincana que mobilizou os alunos em torno do tema.

O Diretor da Escola, Padre Álvaro Noriler, conta que os noviços são jovens de 18 anos ou mais que estão vivendo uma etapa de sua formação na qual preparam-se para tornar-se salesiano, sacerdote ou irmão e, entre as atividades deste tempo formativo, estão os estágios em escolas, obras sociais e paróquias.
“São jovens falando para os jovens e transmitindo a mensagem de humildade do Evangelho de Jesus. Foi uma semana muito proveitosa para todos nós, em que os nossos estudantes puderam ter um pouco mais de contato com a mensagem de Dom Bosco e sua pedagogia preventiva e também sobre estes rapazes, os noviços, que estão preparando-se para uma vida de fazer o bem”, destaca.

Entre os objetivos das atividades está o de celebrar Dom Bosco, nascido em 16 de agosto de 1815, seu modo de educar e sua espiritualidade, além de tomar conhecimento a respeito da congregação salesiana com sua presença na educação e evangelização em mais de 130 países.
Durante a Semana Vocacional Salesiana comemorou-se ainda o Dia do Estudante Salesiano, no dia 15. Na data, os alunos foram convidados a partilhar de momentos juntos e de um saboroso cachorro-quente. Outro destaque na programação foi a realização de missa presidida pelo Padre Álvaro e animada pelos noviços junto com o Padre Vergilio Altini e coordenação.

E, fechando as comemorações, o dia 21 foi marcado também pelas celebrações do aniversário do Reitor-mor do Conselho Geral dos Salesianos, Padre Ángel Fernándes Artime.

As vantagens e os benefícios para quem não fuma!
Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado dia 29 de agosto, é um alerta para os riscos causados pelo vício do cigarro


Rodrigo destaca a importância de se ter força de vontade para enfrentar e superar o problema do cigarro

Basta manter um cigarro acesso durante alguns minutos para causar inúmeros malefícios para a sua saúde, bem estar e até para o meio ambiente, já que fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações, que podem causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata e outros 50 tipos diferentes de doenças. Vale destacar ainda que, o ciclo de produção do cigarro, envolve outros fatores de risco a saúde e ao meio-ambiente, tendo em vista o uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos. Ou seja, o vício do cigarro é um problema que trás inúmeras consequências negativas e precisa ser combatido.

Por outro lado, uma pessoa que nunca fumou tem a possibilidade de desfrutar de vários benefícios, como explica o médico Geriatria, Formado pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC/RS, Rodrigo Marquetoti (CREMERS 31208). Segundo ele, em primeiro lugar devemos lembrar que o cigarro é fator de risco para uma série de cânceres (bexiga, mama, estomago, esôfago, laringe, faringe, boca, pulmão), logo quem não fuma tem menor risco da doença. Ainda, devemos ter em mente que o cigarro é fator de risco para doença cardiovascular (infarto, AVC, oclusão arterial periférica), então, quem não fuma, também tem menor risco dessas doenças. O cigarro é, ainda, a principal causa de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que causa crises de tosse crônica e falta de ar. Essa doença não tem cura e, causa muitos transtornos a vida do portador, que tem limitações para atividades no dia-a-dia, como tomar banho ou vestir-se, devido à falta de ar.

Rodrigo destaca também o cigarro como fator importante para o envelhecimento da pele do rosto que em fumantes ocorre bem mais rápido, devido a fumaça do cigarro e aos danos a circulação da pele. O tabagista ainda tem dificuldade de cicatrização em cirurgias, obtendo um resultado estético da cicatriz, em geral, pior do que o não fumante. O fumo é importante fator de risco ainda para a perda cognitiva (Demências) então, quem não fuma tem menos chance de na velhice adquirir Alzheimer ou um Demência Cerebrovascular.

Mas, para quem ainda não abandonou o vício, o médico antecipa que já nos primeiros dias sem o cigarro já é possível sentir os primeiros benefícios, como uma melhor disposição para as tarefas do dia-a-dia e, a longo prazo, diminuir os riscos de patologias sérias, além de amenizar o ritmo de progressão da DPOC, mais facilidade em controlar a hipertensão e outros problemas.

Já sobre a mensagem para quem ainda fuma, Rodrigo diz que não é fácil, mas é sempre possível.
“Primeiro que nunca é tarde para parar. Claro que quanto antes melhor! Parar não é fácil, mas com força de vontade e ajuda profissional isso é possível. O primeiro passo é procurar auxílio de um médico. Se o seu médico não faz o tratamento para o tabagismo, com certeza irá encaminha-lo para um que o faça. Não desista de tentar, por mais difícil que possa parecer no início, sempre vale a pena a persistência. E nunca subestime o seu vício! Parar de fumar, para a maioria das pessoas, não é tão fácil como quem não fuma pensa que é. E, quem não fuma, não inicie! Fumar faz muito mal à saúde e cobra um alto preço no futuro”, destaca.

Para os fumantes da região que estiverem interessados em iniciar o tratamento, ele está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do CAPS AD, localizado na rua General Osório, através de acompanhamento medicamentoso e psicológico.



E lá se foi o mês de agosto, e que mês bem cumprido, não nos vemos desde o dia 09. Mas eu, particularmente, não posso me queixar, pois foi um mês bastante produtivo e de muito resultado, por isso, estou muito contente!

E neste mês de agosto tivemos alguns eventos importantes e tradicionais em Bagé, como o Prêmio Distinção Empresarial, da Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBa. Muitas empresas de diferentes segmentos foram lembradas, entre elas, parceiras do Caderno Pampa: Madalena Calçados, Colégio Auxiliadora, CC Corretora de Seguros, Óptica Bagé, Supermercados Nicolini e Tterrasul.

O mês de setembro é o mês dos festejos farroupilhas, e no próximo dia 06 serão escolhidas as prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé 2014. O evento acontece no CTG Sentinela da Fronteira, durante todo o dia, culminando com o baile de posse dos eleitos à noite.

Nos dias 10 e 24 de setembro, o Da Maya Espaço Cultural, dentro do projeto “Percurso Da Maya – Conversas entre o Arroio e a Cidade”, promove, respectivamente, as palestras “Construções Ecológicas”, e “Resgates e Variedades”, que serão ministradas por João Rockett, que é fundador do Instituto de Permacultura do Pampa, criador do projeto de sementes ecológicas BioNatur e consultor em design de Permacultura e agricultura orgânica. As palestras acontecem a partir das 19h no Espaço e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (53) 3311.1874 ou 3311.1471, ou também pelo e-mail contato@damayaespacocultural.art.br.

E atenção leitores: vem aí uma novidade. Em breve, aqui, no Caderno Pampa. Super ansiosa!

Da Guatambu Estância do Vinho chegam novidades enviadas pela queridíssima Isadora Hermann Pötter. Na foto, Eliana Pires, proprietária do Restaurante Cumbuca, de Dom Pedrito, Nara e Valter José Pötter e a conceituada Chef, Monica Rangel, durante o lançamento do livro “Interpretações do Gosto”, na vinícola

Isadora ao lado dos Chefs Neka Menna Barreto, Vinícios Capovilla e Ana Luiza Trajano, proprietária do famoso restaurante Brasil a Gosto, e de seus pais Nara e Valter José

Também de Dom Pedrito chegou o registro desta princesa, Yasmin Machado Jayme, Miss Turismo Dom Pedrito Mini. Lindinha! Clic da Revista Conceito

Os irmãos Lindonor Peruzzo Junior e Eder Peruzzo na noite de lançamento dos novos vinhos da Vinícola Peruzzo. Clic Viviane Becker

Lucianne Campello e Arima Dalé de Souza no “Mulheres em Destaque 2014”, do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora – COBAME

As jornalistas Marcelle Ceolin e Stela Vasconcellos

Entrevero

Ingredientes
300g carne de gado picada em cubos
300g de carne de frango picada em cubos
300g de carne de porco picada em cubos
100g de bacon picado em cubos
100g de calabresa
200g de coração de frango
300g de mandioca cozida
1 cenoura
Pimentões verde, amarelo e vermelho em pedaços
2 cebolas em pedaços
2 tomates em pedaços
Sal, pimenta, tempero verde e cebolinha a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma grande frigideira com um fio de óleo. Vá acrescentando um a um os ingredientes começando pelo bacon, a calabresa, o coração de frango, a carne bovina, de frango e de porco. Frite todos os ingredientes. Acrescente a cebola, os pimentões, a cenoura, a mandioca e o tomate. Tempere a gosto com sala, pimenta, tempero verde e cebolinha. Deixe cozinhar para que os ingredientes misturem seus sabores. Sirva em seguida.

Batata assada crocante
Ingredientes
4 batatas grandes
Alecrim, azeite de oliva, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Higienize as batatas cruas, mas as mantenha com a casca.  Cozinhe na água por seis minutos, após iniciar a fervura. Com uma faca bem afiada faça fatias finas em toda a batata sem chegar até o final para não separar as fatias ou abrir demais ao assar.
Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com azeite. Coloque as batatas já cortadas sobre ela. Regue-as com o azeite e alecrim, abrindo delicadamente as fatias para que o azeite penetre bem. Leve ao forno por 40 minutos ou até que fiquem bem cozidas por dentro e crocantes nas bordas.

Kids e Teens

 Os irmãos Maria Eduarda e Leonardo Leão, em evento do Lions Club Dom Pedrito, quando a pequena foi premiada como "Boneca Lions Simpatia 2014"

Os irmãos Guilherme e Manuela, filhos de Ana e Jucenir

Atividade
Os dois desenhos até podem parecer iguais, mas se você olhar com atenção e calma vai encontrar algumas coisas faltando. Então, use sua concentração e encontre os sete erros no segundo desenho. Mãos à obra! Depois você pode também pintar os desenhos e deixá-los bem bonitos.

Em busca de crianças mais solidárias
Ciência pode contribuir para a formação de crianças mais solidárias e compreensivas

As crianças, desde cedo, absorvem os ensinamentos recebidos em casa e podem entender a importância de se contagiar com a alegria dos outros. E, embora uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA), com 10 mil estudantes e suas famílias, ter mostrado que a intenção de 96% dos pais é de ter filhos éticos e generosos, muitas crianças não estão absorvendo esses valores. De acordo com o levantamento, 80% das crianças se preocupam mais com a felicidade própria do que com o bem-estar alheio. Para elas, os adultos ficarão mais orgulhosos se a prioridade for conquistar notas altas na escola, do que participar de atividades comunitárias, por exemplo.

A solução para tal dilema? Os cientistas pedem que os pais revejam o modo como educam os filhos, já que a solidariedade é fundamental para que as crianças sejam cidadãs: não praticarão bullying ou racismo, cultivarão relacionamentos saudáveis, respeitarão diferenças, terão vontade de fazer o bem e, com tudo isso, serão mais felizes. Isso evita que ela se torne egocêntrica ou egoísta. E acredite: situações muito simples podem servir como lição.

Dê o exemplo em casa
Não basta apenas fazer um discurso que ressalte a importância de ser generoso, até porque as crianças são mais fortemente influenciadas pela observação e pela vivência para internalizar determinado hábito. São pequenos gestos, quase imperceptíveis, que farão com que a criança entenda a importância de pensar no bem-estar do próximo.

Não poupe as crianças de todas as situações de sofrimento
Momentos dolorosos são tão importantes quanto os de diversão. Um momento de velório, por exemplo, pode representar a união dos parentes do falecido, as demonstrações de amor e saudade. É claro que é importante levar em conta a maturidade da criança e, a exposição à situações de sofrimento, deve ser gradual.

Ensine que ser feliz também é ver o outro feliz
É claro que todos desejam a felicidade para as crianças e não há nada de errado nisso. Só que essa sensação de plenitude depende também da satisfação de quem conviver com a criança. A felicidade é algo que envolve mais pessoas além da própria criança e, a medida que ela passa a compreender que os outros também possuem sentimentos e que estes sentimentos merecem respeito e atenção, ela passará a entender que somente a sua satisfação pessoal não é o suficiente para a felicidade.

Saveiro Cabine Dupla chega a Tterrasul
Novidade já está a disposição para os clientes



Com vocação para o transporte de cargas, a Saveiro tornou-se, desde o seu lançamento em 1982, um veículo diferenciado, voltado não só para o trabalho como também para o lazer. Na sua quinta geração em 2009 uma nova versão foi lançada, a cabine estendida. E, agora, outra novidade está a disposição dos clientes Volkswagen: a cabine dupla. As primeiras pick-ups já estão na Concessionária Tterrasul para que os clientes possam conhecer os seus diferenciais e vantagens.

Entre os vários atrativos da caminhonete está o novo motor 1.6 MSI com 16 válvulas e 120 cavalos de potência (na versão Cross) proporcionando mais estabilidade, força e desempenho. Além disso, diferenciais como o controle de estabilidade, o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, o freio a disco nas quatro rodas, as janelas laterais basculantes, a tampa da caçamba com sistema de amortecimento, o "Park Pilot" com OPS (Optical Parking System), os ganchos deslizantes para amarração da carga e o sistema E-Flex de partida a frio (sem tanquinho) que, aliados às características como versatilidade, confiabilidade, robustez, conforto, segurança, desempenho e amplo espaço interno, sendo a primeira pick-up compacta com cinco lugares, são os grandes destaques da Saveiro Cabine Dupla.

A Saveiro Cabine Dupla está disponível em três versões: a Trendline, a Highline e a Cross. Os interessados em conhecer mais detalhes desta novidade podem passar na concessionária Tterrasul e ver de perto tudo o que a Saveiro Cabine Dupla tem a oferece e, ainda, desfrutar da qualidade de atendimento tanto na venda quanto no pós-venda da Tterrasul.

Greice Martins indicada ao Prêmio Açorianos 2014
Vencedores de cada categoria serão conhecidos dia 24 de novembro em Porto Alegre
Mais uma vez os bageenses estarão representados entre os concorrentes ao prêmio Açorianos. Desta vez, é a obra da escritora Greice Martins, o livro Fábulas Gaúchas, que concorrerá na categoria de literatura que, assim como os concorrentes das demais categorias, se encontrarão na noite de 24 de novembro em Porto Alegre durante a “Noite do Livro” para que os vencedores sejam conhecidos.  O prêmio Açorianos é um dos mais importantes do meio artístico e literário do Rio Grande do Sul, realizando em 2014 a sua 21ª edição.

O livro Fábulas Gaúchas foi lançado em 2013 na Feira do Livro de Porto Alegre e retrata plantas, animais e objetos de arte de modo singelo e belo, dando vida a cada ser e a cada fábula.

Inicia hoje a 37ª Expointer
Feira ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio
“A festa do campo. Do desenvolvimento. De todos gaúchos”. Este é o tema da 37ª Expointer que, de hoje até o dia 07 de setembro movimenta o parque de exposições Assis Brasil em Esteio com o que há de melhor no setor, sendo a maior feira do agronegócio da América Latina. O slogan de 2014 é, ainda, uma referência os bons resultados obtidos no campo nos últimos anos e uma forma de comemorar os bons momentos, como a sequência de safras recordes, sendo a última a maior safra de grãos da história do Rio Grande do Sul, com 30 milhões de toneladas, além do momento positivo com avanços concretos em outras áreas como pecuária, produção leiteira de aves e suínos.

A realização do fórum sobre logística e infraestrutura para exportação de grãos e a formalização da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, são alguns dos destaques da programação da feira. Além da assinatura de convênios, entrega de equipamentos a municípios e a apresentação dos novos projetos de modernização do Parque.

A Expointer é promovida pelo Governo do Estado do RS e realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Conta, também, com a promoção do Sistema Farsul/Senar/Casa Rural; Febrac – Federação Brasileira de Raças, Sistema Ocergs; Sescoop; Simers – Sindicato das Indústrias de Máquinas do RS; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul; Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS; e Prefeitura Municipal de Esteio.

Candiota passa a contar com a escola de Educação Infantil Odete Lazzare Corrêa
Desde o início de agosto a comunidade de Candiota já pode desfrutar das instalações da Escola Municipal de Educação Infantil Odete Lazzare Corrêa. A construção da instituição em Dario Lassance, no centro de Candiota, era uma demanda importante e antiga de toda a comunidade que agora é realidade.

A pretensão é que nesse segundo semestre os alunos da instituição Gente Miúda (Pré I e Pré II) já sejam transferidos para o novo prédio. A capacidade é para atender mais de 200 crianças de zero a seis anos, a ideia é que a sua capacidade máxima seja ocupada no início do ano letivo em 2015.


Com um orçamento total aproximado de R$ 1,5 milhão, o recurso é advindo do Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Executivo Municipal, a escola conta com salas de aula, espaço para recreação, biblioteca, laboratório de informática, lavanderia, berçário, refeitório e um anfiteatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário