Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

Caderno Pampa :: 9 de agosto :: Edição 317


PRÓXIMO PAMPA: 30 DE AGOSTO


Viver uma data tão especial como o Dia dos Pais ao lado de um filho recém chegado é uma emoção especial e que renova-se a cada bebê que nasce e passa a compor e completar uma família. É claro que, para todo pai, viver a data é sempre especial, independentemente da idade dos filhos, mas não há como se negar também que o primeiro Dia dos Pais é mágico, um dia que mistura ansiedade, amor, alegria e entusiasmo, afinal com um bebê novo em casa, tudo são descobertas e novidades. E, para ilustrar um domingo especial, como é amanhã, quando se comemora o Dia dos Pais, escolhemos contar histórias daqueles que estão experimentando a sensação de sentir o cheirinho, o carinho e o afeto de um filho pela primeira vez na data. E, ao mesmo tempo, não nos esquecemos dos papais de várias viagens e, a todos eles, desejamos um dia muito especial, repleto de beijos, abraços e da chance de viver bons momentos em família. Feliz Dia dos Pais para todos!
Como nenhum pai é de ferro, confere nessa edição dicas especiais de presentes que podem ser ótimas alternativas para tonar o dia do seu pai ainda mais especial. Ele irá adorar!

Orquestra de Câmara da ULBRA e Banda Nenhum de Nós em Bagé
Apresentação é aberta ao público e acontece dia 23 de agosto
Um concerto especial com as apresentações da Orquestra de Câmara da Ulbra com o Grupo Nenhum de Nós acontece em Bagé no sábado, dia 23. A inciativa faz parte do projeto “Felice Aplaude” e é financiado pelo Sistema Pró-Cultura/RS e Secretaria da Cultura do Estado, com promoção local pela Prefeitura de cada cidade e acontecerá em quatro municípios gaúchos com o objetivo de promover a interação e fusão da música orquestrada com a música popular e a descentralização dos concertos desse gênero. Em Bagé, a apresentação acontece no ginásio Presidente Médici e tem entrada franca.

VI SIEPE convida acadêmicos a explorar novos horizontes do saber
Evento da Unipampa acontece de 24 a 26 de novembro em Bagé
A sexta edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa, o VI SIEPE, ocorre no Campus Bagé de 24 a 26 de novembro de 2014 e traz neste ano o mote “Explore novos horizontes do saber” como temática central. A expectativa é que, aproximadamente, 2,5 mil pessoas participem do evento para apresentação de trabalhos da graduação e pós-graduação da Unipampa e de outras Instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de oportunizar a aproximação entre os dez campi e promover uma programação artístico cultural ao longo de todo o evento. A equipe organizadora já trabalha nas atividades previstas para os três dias de evento e o calendário de inscrições deve ser divulgado em breve por meio do site oficial http://eventos.unipampa.edu.br/siepe. O Salão faz parte do calendário acadêmico da Unipampa e é aberto à participação de universitários de todas as instituições de ensino superior.

Um Dia dos Pais mais do que especial
Amanhã é um dia especial para todos os pais, mas para aqueles que vivem a emoção pela primeira vez, o gostinho é diferente

Diogo vive junto com a esposa Cheisa e a filha Antônia o seu primeiro Dia dos Pais - Foto: Mickale Freitas

Anderson, Taís, Miguel e Theo estão descobrindo as emoções de compartilhar juntos o Dia dos Pais - Foto: Leko Machado
A emoção de descobrir os primeiros meses de vida de uma criança é um sentimento que marca a vida de qualquer pessoa, mas a emoção ganha ainda mais espaço e atenção quando aproximam-se dias como o Dia dos Pais que, nada mais são, do que oportunidades de renovar o amor e a cumplicidade entre pais e filhos. E, embora o Dia dos Pais, seja uma data importante para todos os pais, para alguns pode ser ainda mais especial, já que será a primeira vez que eles poderão compartilhar as emoções do dia na companhia dos filhos. É o caso dos papais Diogo Guerino e Anderson Vahl que amanhã terão a oportunidade de receber beijos e carinhos de seus filhos, Antônia e Theo, pela primeira vez.

Diogo que é casado com a professora de piano, Cheisa Goulart há oito anos conta que a expectativa pelo Dia dos Pais é grande e que o principal sentimento é o de gratidão a Deus pela filha Antônia de sete meses.

“Consideramos todos os dias especiais desde que recebemos o resultado positivo do teste de gravidez e soubemos que ela estava a caminho, mas a convivência com ela e a possibilidade de acompanhar o seu desenvolvimento é muito mais mágico do que imaginávamos, porque ao mesmo tempo em que cada descoberta é simples, ela é também maravilhosa. É o milagre da vida acontecendo diante dos nossos olhos. É divino termos a oportunidade de sermos pais”, contam Diogo e Cheisa.

Já para Anderson a vida de pai é mais recente, já que Theo nasceu há apenas quatro meses. Ele, junto com a esposa Taís Gonçalves Pires, compartilham também o crescimento do primeiro filho da Taís, o Miguel de três anos, mas contam que cada um possui suas peculiaridades e personalidade e que, a cada dia. acontece uma nova descoberta. Para o Dia dos Pais, eles esperam por mais uma oportunidade de bons momentos em família.

“Espero que o Dia dos Pais comece com um belo presente, é claro, mas que também possamos passar momentos felizes ao lado de nossa família, com as diferenças de cada um e cercados de bons sentimentos. Com uma vontade enorme que chegue logo o dia dos pais que o nosso bebê tenha aprendido a exteriorizar seus sentimentos e possa falar Eu te amo pai!”, conta Anderson.

Eles lembram ainda que muitas vezes, o Dia dos Pais, tem um pouco menos de glamour do que o Dia das Mães, já que é mais comum que os homens tenham dificuldades de exteriorizar os seus sentimentos, mas que homenagear os pais é uma oportunidade de lembrar de quem tem a responsabilidade de cuidar e proteger um ser pequeno e sensível, que precisa de muito amor, carinho e atenção, como toda criança.


Almoço em família!
Pai que se presa gosta de reunir a família para um bom churrasco, de curtir um futebol, de estar com os amigos e muitas outras coisas, mas também não abre mão de bons momentos em família e, principalmente, no Dia dos Pais, o desejo é que se possa compartilhar com os filhos tudo o que de melhor a data pode oferecer e, então, que tal dar uma folga ao assador oficial da família e sair para almoçar? O restaurante Da Maya Porão de Bagé contará com pratos especiais como o rocambole de costela de cordeiro, a picanha bovina, o pernil Suíno e a costela bovina desossada, preparados para agradar aos papais na hora do almoço, com atendimento das 12h às 15h.

Já em Dom Pedrito a pedida é pelo almoço no Restaurante Cumbuca, que atenderá das 11h30 às 14h30 com cardápio especial e toda a infraestrutura preparada para receber as famílias que desejarem desfrutar de bons e deliciosos momentos.

E, para os pais que não dispensam um bom vinho, a Vinícola Guatambu está oferecendo kits e descontos especiais como sugestão de presente de Dia dos Pais.

A mais curtida!
Recebemos várias fotos através da nossa página no Facebook e, lá mesmo, rolou uma pequena competição entre as fotos participantes, para ver quem recebia mais “curtidas”. Publicamos hoje a foto do pai Jorge Torres e suas filhas Karolyn e Kathryn, os nossos ganhadores. Feliz Dia dos Pais a todos os participantes!!


Amanhã é Dia dos Pais, aproveito o espaço para lembrar todos os pais, leitores de nosso Pampa, em especial o meu, Julio Cesar, a quem felicito pela data e, sobretudo, agradeço pelo amor, amizade e companheirismo. Pai, te amo!

Para os que ainda não conferiram de perto um Almoço Harmonizado na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, o dia 24 deste mês é a oportunidade. Prato principal: assado de cordeiro na parrilla, acompanhado do vinho Rastros do Pampa Tannat, Top Ten Expovinis 2014 como o melhor vinho tinto nacional, e os que desejarem, ainda, podem chegar um pouco mais cedo e fazer um tour pela vinícola. Para participar, só agendar pelo (53) 3243.3295.

O Comitê Regional de Bagé do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP recebeu esta semana o Prêmio Destaque no 15º Congresso Internacional da Gestão, que aconteceu na Fiergs, em Porto Alegre. Parabéns a todos que integram o Comitê, em especial, a presidente Sandra Farias Moraes.

Dia 19, o 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural – Nate, do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, de Bagé, realiza na sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé, o 9º Seminário Bagé Arroz em Destaque. O evento inicia às 8h e se estende até o fim da tarde. A programação completa você encontra no site www.irga.rs.gov.br.

Como sócia da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé - AJE recebo, semanalmente, boletins informativos sobre os eventos da entidade, e sempre na primeira segunda-feira de cada mês, a diretoria abre sua tradicional reunião para os sócios. A inciativa é muito bacana, mas, lamentavelmente, nunca participo, devido, justamente, o dia da semana em que é realizada, e acredito que outros sócios também não consigam prestigiar o evento. Por isso, deixo aqui uma sugestão ao presidente Eduardo e demais integrantes da diretoria para a troca do dia da semana para que possamos participar e contribuir ainda mais com o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos jovens empresários.

E para encerrar as curtas desta edição, parabenizo todas minhas colegas pelos 11 anos do Caderno Pampa, completados no dia 1º de agosto, não somente a elas, mas a todos que fizeram parte desta história, em especial, os leitores, que com carinho prestigiam e participam de nossas edições. Obrigada e continuem conosco!

No desfile beneficente em prol da Associação Pró Santa Thereza, Adriana Ferreira, coordenadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Helena Uberti, proprietária da grife Ovelha Urbana, e Maria Luisa Teixeira da Luz, a Marilu, presidente da associação

O cabeleireiro, Iramar Leal, e a modelo, Thaís Azambuja Oliveira

Conferindo o desfile, Rosane de Ornelas Camargo, e Teresinha Giorgis

Janine Pinto e Mônica Vieira

A diretoria do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora – COBAME, durante o evento Mulheres em Destaque 2014, que homenageou nove mulheres da sociedade bajeense e marcou os 25 anos de fundação da entidade

Clori Peruzzo, que foi uma das homenageadas, com a fundadora do Conselho, dona Cenir Mendes Costa

Gabriela Pötter durante a degustação orientada do 1º Encontro de Enologia no Pampa, atividade que integrou o 5º Festival Internacional Música no Pampa – FIMP, no Da Maya Porão

Sopas e caldos para todos os gostos
Elas oferecem inúmeros benefícios: aquecem nos dias mais frios, são rápidas e práticas, são de fácil digestão e podem ser consideradas uma refeição completa. As sopas e cremes são sempre uma boa pedida, mas ganham ainda mais espaço no inverno ou quando deseja-se economizar algumas calorias sem abrir mão do sabor e do prazer que um alimento bem preparado e quentinho pode proporcionar. E, como quanto mais  colorida a sopa, com variedade de legumes e verduras, maior será a quantidade de nutrientes e vitaminas, vale a pena investir também no preparo caseiro e, ainda utilizar temperos como o gengibre, que é termogênico (aumenta a temperatura corporal), a noz moscada ou ervas, especiarias e temperos naturais, como o tempero verde, por exemplo, que têm diversas propriedades nutricionais e são ricos em antioxidantes que deixam o prato ainda melhor. Outra dica importante é fugir sopas de pacote que, devido aos processos de cozimento e industrialização que os vegetais são submetidos, diminuem os nutrientes. Além disso, elas são ricas em gordura vegetal hidrogenada e contam com um alto teor de sódio, carboidratos e conservantes.

Caldo de capeletti

Ingredientes
1 cebola cortada grosseiramente
1 cenoura cortada grosseiramente
3 folha de couve cortadas em tiras
200g de massa tipo capeletti pré-cozida

Modo de preparo
Cozinhe a cebola, a cenoura e a couve em um litro de água até que todos os ingredientes estejam bem cozidos e que a cebola tenha liberado sua acidez. Leve o caldo com os ingredientes cozidos para o liquidificador e bata bem (se sobrar muita água, utilize somente o necessário para cobrir os vegetais no liquidificador). Leve de volta o creme para a panela, adicione o capeletti, tempere a seu gosto e deixe ferver até que a massa esteja cozida.

Creme de feijão

Ingredientes
1 cebola pequena cortado miúda
1 dente de alho cortado miúdo
1 batata média picada em cubos
1 litro de feijão cozido e sem tempero
1 tablete ou envelope de caldo de bacon
1 calabresa picada

Modo de preparo
Cozinhe o feijão normalmente, mas sem temperar e reserve. Refogue no azeite a cebola e o alho e reserve. De volta a panela do feijão, junte a batata, o refogado de cebola e alho e o tablete ou envelope de caldo de bacon. Espere ferver e a batata cozinhar, se o caldo ficar muito grosso, coloque um pouco mais de água.
Bata no liquidificador ou no mixer. Pique a calabresa e frite em frigideira antiaderente. Sirva sobre o creme.

Creme de ervilhas

Ingredientes
2 latas de ervilha
150 ml de água
2 dentes de alho
1 cebola pequena picadinha
50g de linguiça defumada
1 caixa de creme de leite
Pimenta calabresa e sal a gosto

Modo de preparo
Abra, escorra as latas de ervilha e triture no liquidificador com 150 ml de água e reserve. Em uma panela adicione o azeite, refogue a cebola, alho e a linguiça defumada, frite rapidamente e adicione o purê de ervilha, adicione um pouco de água, mexa e deixe reduzir até começar a ferver. Adicione pimenta e corrija o sal, junte o creme de leite, mexa em fogo baixo até começar a levantar fervura.

Kids e Teens

Artur Scheffer Rossi de 3 anos. Ele é filho de Jocelaine e Gustavo

Valentina Velasques de 4 anos. Ela é filha de Daiane e Fernando

Atividade
Quem não gosta de um delicioso cachorro-quente? Mas é verdade também que não pode faltar ketchup para ele ficar ainda mais gostoso, certo? Então, vamos ajudar as formigas a encontrar o caminho para o cachorro-quente e, depois, você ainda pode pintar os desenhos e se divertir ainda mais.

O presente ideal para quem deseja diversão e interação 
Os jogos são mais uma maneira de promover momentos de laser, diversão e integração entre pais e filhos

Os filhos que ainda estão em dúvida sobre com o que presentear os seus pais amanhã no Dia dos Pais não podem deixar de conferir as dicas da loja de brinquedos Nova Era de Bagé que preparou um grande mix de opções e sugestões que prometem agradar a todos os perfis e estilos de pais.
A grande dica são os jogos de tabuleiro, de estratégia, de raciocínio, que incentivam a criatividade, a leitura e vários outros aspectos e, que ainda, são uma oportunidade de aprender brincando e, também, de proporcionar bons momentos de diversão, laser e integração entre pais e filhos em atividades prazerosas e que são uma maneira de jogar e vivenciar experiências e aprendizagens juntos. Além disso, muitos jogos são também uma oportunidade para que os pais revivam e relembrem sua infância, mas agora na companhia dos filhos, já que alguns clássicos continuam a disposição e fazendo muito sucesso com todas as gerações.

Grandes marcas e muitas opções para o seu esporte favorito
Madalena Sports conta com linha completa para todos os esportes e, ainda, linha casual
Na hora de praticar o seu esporte favorito, as roupas, acessórios e tênis são fundamentais para que você tenha conforto e liberdade nos movimentos e possa render o máximo possível, além disso, é sempre bom também poder contar com peças bonitas e de acordo com as mais novas tendências de moda, aliando qualidade diferenciada, tecnologia para favorecer o desempenho esportivo e a beleza e conforto que ninguém abre mão. A loja Madalena Sports de Bagé trabalha com ampla linha de roupas, tênis e acessórios para vários esportes e oferece as melhores marcas do mercado com ótimos preços e condições de pagamento. Além disso, a loja conta com uma linha casual, especialmente pensada para o conforto do seu dia-a-dia.
 Modelos: Fiama Vieira e Cleider Júnior

Fiama veste blusa e legging Live! e tênis Mizuno Creation 15

Júnior veste abrigo Asics e tênis Asics Flux e Fiama usa blusa e legging Live! com tênis Asics Gel Contend 2

Júnior usa abrigo Penalty e tênis Asics Gel Contend 2

Fiama veste blusa e legging Live! e tênis Adidas Duramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário