Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Caderno Pampa :: 25 de outubro :: Edição 322


PRÓXIMO PAMPA: 8 de novembro


O Dia das Bruxas ou de Halloween, marcado para 31 de outubro, é um dia cercado de misticismos, superstições e, para muitos, também um dia de festa. A tradição de comemorar o Halloween chegou ao Brasil e, a cada ano, ganha ainda mais força e novos adeptos que aproveitam a data como mais uma oportunidade de diversão. Por outro lado, há também que leve muito a sério o assunto e defenda que o dia 31 de outubro pode ser um dia de sorte e boas energias assim como qualquer outro. Afinal, a visão que liga a bruxaria ao mal perde, diariamente, força contra argumentos que explicitam que a bruxaria, na atualidade, está ligada à natureza, às energias positivas e no trato e uso de ervas. Ou seja, o Dia das Bruxas não é mais visto como um dia de azar, mas sim um dia para cultivar o contato com a natureza, então, aproveite, comemore e divirta-se!

Também nesta edição a cobertura especial do desfile de moda que, além de apresentar as principais tendências para a primavera/verão 2014, tem um significado bastante especial porque repassa toda a sua renda há 15 anos ao Grupo de Apoio à Santa Casa de Caridade de Bagé. Um belo exemplo da Nory Boutique que consegue unir solidariedade à uma tarde alegre, bela e muito agradável.
Na edição anterior do Caderno Pampa, em uma pauta especial do Outubro Rosa falamos sobre o trabalho desenvolvido pelas Ligas Femininas de Combate ao Câncer de Bagé, Sant’Ana do Livramento e Dom Pedrito e, cometemos um equivoco no nome da presidente da Liga de Dom Pedrito. O nome correto é Eveline Fernandes da Rosa. Pedimos desculpa pelo erro!

Começa venda de ingressos para oitavo Jantar Luz do Caminho da Luz
Programação deste ano acontece dia 8 de novembro
O Jantar Luz, programação anual do Caminho da Luz de Bagé, chega a sua oitava edição e, no dia 8 de novembro, realizará sua programação no Clube Caixeiral, servindo buffet, que estará a cargo da Fazenda São José, e realizando apresentações de seus assistidos e do show musical com Gésner e Cotinha. Até lá, os convites para os interessados em participar já estão à venda no valor de R$35 na instituição ou com os seus funcionários.

A diretoria do Caminho da Luz está também em busca de patrocinadores para o evento. A renda do Jantar Luz irá servir para o pagamento de parte do 13º salário dos funcionários da entidade e, a expectativa é que, pelo menos, sejam vendidos 300 convites. O presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, destaca que embora a instituição seja contemplada com recursos para o desenvolvimento de projetos, as ações precisam de prestação de contas e os valores não podem ser destinados ao pagamento de funcionários, por isso a importância de ações como o Jantar que auxilia na renda da instituição.
“Temos certeza que as pessoas entendem o caráter beneficente do Jantar Luz e principalmente as dificuldades que passamos”, pondera o presidente.

Da Maya Porão lança novo cardápio

Os apreciadores da gastronomia do Da Maya Porão tem, desde a semana passada, novos motivos para frequentar o restaurante que, inaugurou cardápio e ampliou sua oferta de pratos proporcionando novas experiências gastronômicas em sabores e aromas únicos, pensados e planejados para oferecer à Bagé e região o que há de melhor na gastronomia internacional.

Os Chef’s Marcos de Sousa e Oséias Cavalcante contam que a proposta do novo cardápio é de ampliar as opções, incluindo pratos da culinária internacional e agregando sabores, condimentos e produtos típicos da região, além de continuar servindo a produção oriunda da Cabanha da Maya como carnes, queijos e outros e, de manter no cardápio os pratos que fazem sucesso entre os clientes. Para tal, as novidades do cardápio incluem entradas frias e quentes, petiscos, mais de 40 opções de pratos principais e variadas sobremesas. Entre as propostas, encontram-se pratos peruanos, japoneses, indianos, franceses, italianos, brasileiros e oriundos de vários cantos do mundo, que são fruto dos anos de experiência dos Chef’s no trabalho em restaurantes cinco estrelas por todo o Brasil. O novo cardápio está também completamente integrado e harmonizado com os vinhos e espumantes que integram a Carta de Vinhos Regionais do Da Maya Porão. Para a sua elaboração, os Chef’s contaram com a consultoria da nutricionista Cássia Medeiros, que auxiliou na elaboração de pratos mais saudáveis e balanceados.

Unipampa seleciona para exposição Arte Postal durante o VI SIEPE
Artistas e interessados em artes tem a oportunidade de participar da exposição Arte Postal que será promovida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) durante o VI Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE). Os trabalhos enviados serão expostos no Campus Bagé da Unipampa de 24 a 26 de novembro, como parte da programação do Salão, além de serem publicados na página do evento. Os trabalhos podem ser enviados até 5 de novembro.

O tema da exposição, “Horizontes do Saber”, conversa com a temática do VI SIEPE. Conforme explicam os organizadores da mostra, o produtor cultural da Unipampa, Mauro Lemos, e a artista plástica e organizadora da proposta, Mara Caruso, a escolha do tema remete às novas e diversas possibilidades e suportes que a divulgação científica e a circulação do conhecimento têm na atualidade. Mais informações sobre a exposição e modos de participação podem ser encontrados no site da universidade.

Investimentos em treinamento e qualificação
A concessionária Tterrasul investe constantemente em seus funcionários



Sempre objetivando oferecer serviços de qualidade e que possibilitem a total satisfação de seus clientes, a concessionária Tterrasul investe constantemente no treinamento e aperfeiçoamento da sua equipe de venda e pós venda, tanto que, no último “Campeonato do Conhecimento”, um teste promovido pela Volkswagen e que reúne mais de seis mil vendedores da marca em todo o Brasil, a Tterrasul teve três de seus funcionários entre os oito finalistas. Jaber Ferreira, Márcio Brose e Filipe Mattos participaram de testes que avaliaram o atendimento oferecido aos clientes e os seus conhecimentos sobre os carros da Volks. Além da classificação, a Tterrasul coleciona outros bons resultados em provas e testes realizados pela Volkswagen em relação ao atendimento prestado.
O Supervisor de Vendas, Isidoro de Leon, destaca que os prêmios conquistados são um retorno pelo investimento que a concessionária realiza no treinamento de seus colaboradores sendo, inclusive uma das primeiras no Brasil a ter o seu atendimento, tanto nos serviços de venda e pós venda, no padrão mundial da Volks.

“Trabalhamos para oferecer o melhor para os nossos clientes que serão muito bem atendidos na hora da compra do seu carro, objetivando a realização de um bom negócio e, também no pós venda, quando oferecemos serviços especializados para a manutenção e reparação dos veículos, com a garantia para o cliente de que o seu veículo está em boas e qualificadas mãos”.

Pesquisa aponta um horizonte otimista até o final do ano


O último trimestre de 2014 deverá ser o melhor do ano para as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. Essas informações constam da pesquisa Expectativa dos Pequenos Negócios Gaúchos para o 4º trimestre de 2014, realizada pelo SEBRAE/RS entre os dias 15 de setembro e 1º de outubro de 2014. A amostra foi de 600 representantes de micro e pequenas empresas (MPEs) e 598 microempreendedores individuais (MEIs).
O índice para estes últimos meses de 2014 chegou a 63,7 pontos de uma escala que vai até 100. Ou seja, o crescimento foi de 2,2 pontos a mais do que em relação aos 61,5 que haviam sido somados no trimestre anterior.

O levantamento de expectativas para o 4º trimestre é a sétima edição da pesquisa que, hoje, é uma importante ferramenta de análise para os cenários econômico e social no segmento de micro e pequenas empresas do Estado. A primeira versão ocorreu em abril de 2013. O número final de expectativa é um indicador do resultado futuro dos negócios e entende-se que quanto maior o otimismo, maior o ritmo de atividade. Os dados são disponibilizados por perfil de público (MEI e MPE) e por setor de atividade econômica (indústria, comércio e serviços). “O índice sintetiza a percepção da evolução futura dos diversos aspectos que interferem no desempenho das empresas que respondem à pesquisa”, complementa a técnica da gerência de Planejamento e Orçamento do SEBRAE/RS Andréia Grätsch do Nascimento.

Para exemplificar, neste 4º trimestre, verificou-se que todos os componentes do índice, tais como Economia do País, Faturamento da Empresa, Custo Financeiro e Custo Operacional da Empresa e Investimentos em Infraestrutura, Máquinas e Equipamentos, apresentaram aumento no sentido de melhorias para as duas categorias, MPEs e MEIs.

Mostra de trabalhos científicos para toda a comunidade
Colégio Auxiliadora realizou mais uma edição da Expoideias







O resultado de meses de muito trabalho, empenho, pesquisa e estudo dos alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé foram expostos para a comunidade na sexta-feira, dia 17, durante mais uma edição da feira Expoideias, que mobiliza todos os estudantes da escola, que são convidados a pesquisar um tema para expor para a comunidade. Neste ano, a temática escolhida para ser estudada foi a saúde, sendo que outros temas como a sustentabilidade, por exemplo, já foram abordados em outras edições. A programação aconteceu durante todo o dia no ginásio da escola, mobilizando os alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, além de toda comunidade escolar e familiares.

A coordenadora pedagógica do turno da tarde, Matilde Cubo Ferreira, conta que a proposta da Expoideias é proporcionar aos alunos um primeiro contato com a pesquisa cientifica e, para tal, eles são convidados a pesquisar, estudar, organizar dados e apresentar os resultados para a comunidade, buscando despertar o interesse pela pesquisa e, também, auxiliando na formação do conhecimento de forma lúdica e interessante já que os alunos são levados a vivenciar os assuntos estudados e, assim, podem formar suas conclusões com mais clareza e objetividade.

“Eles realizam verdadeiras pesquisas de campo, envolvem-se com o tema e ficam bastante satisfeitos em poder compartilhar o conhecimento que construíram. Além disso, procuramos temáticas que os ajudem a pesquisar assuntos relacionados à vida de modo que os faça pensar sobre o ambiente em que vivem e o seu corpo como um todo. Eles não constroem conhecimento somente para a feira, mas para toda a vida”, conta Matilde.

E, mesmo que baseados em no tema central da saúde, os alunos apresentaram trabalhos relativos à vários aspectos. Entre os estudantes do Ensino Fundamental, por exemplo, a temática da água, da natureza, dos animais, dos chás naturais, da importância do esporte e da alimentação, estiveram entre os trabalhos apresentados. Outro ponto importante da Expoideias é que os trabalhos são interdisciplinares, ou seja, relacionam todas as matérias e englobam vários aspectos a respeito do mesmo assunto. Neste ano a feira teve como homenageado especial o ex-professor de química da escola, Vitor Hugo Maia.

O Halloween e seus mistérios
A figura da bruxa faz parte da festa folclórica exportada para o mundo pelos Estados Unidos

Maria divide seus conhecimentos, fruto de vivências e pesquisas históricas, e Pedro conta um pouco sobre a cultura americana

Daqui alguns dias é Halloween, data celebrada tradicionalmente nos países ocidentais no dia 31 de outubro. Embora seja mais representativa nos Estados Unidos, onde chegou pelas mãos dos imigrantes irlandeses, é lembrada em vários países inclusive o Brasil. Nas escolas, principalmente, as crianças se divertem com o tema.

Apesar de não ter nada que a relacione com as bruxas, originalmente, é esta a figura mais marcante da festa nos dias atuais. E foi uma bruxa uruguaia radicada no Brasil deste os dez anos de idade, Maria Yaguna, que contou algumas coisas sobre a festa. Já entrando no clima de sorte ou azar podemos apontar para a sorte como norteadora desta entrevista. Maria tem um hóspede que veio direto de Miami (Flórida - EUA). O enteado Pedro de Azevedo, que mora lá há uma década e meia, trouxe algumas impressões da celebração do Halloween no país que exportou a versão moderna da festa para os quatro cantos do mundo.

Azevedo conta que não lembra de festejar o Dia das Bruxas até os dez anos de idade, quando deixou o Brasil. Mas, em Miami,  ele se viu personagem da festa que conhecia um pouco através do cinema. Ele comenta que, a pretexto da data, os jovens fazem festas o mês inteiro na cidade onde mora. Festas onde todos vão fantasiados, a brincadeira é livre e tudo pode acontecer. É como se o Halloween para eles fosse o Carnaval para os brasileiros. E manda a tradição que as crianças participem saindo pelas casas vizinhas dizendo a frase doce ou travessura (trick or treat).

Origem da festa
A origem do Halloween remonta cerca de 1.000 a.C. Conta a história que a data marcava o fim do ano para o povo Celta. Os camponeses festejavam o fim da colheita e celebravam a vida. Na sua origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain - que tinha o objetivo dar culto aos mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Quando misturada a cultura latina, perdeu a sua essência. Maria explica que a cristianização da festa, na Europa de 1.500 a 1.700 d.C, foi transformando a celebração. Atualmente a festa em honra a todos os santos acontece no dia 1º de novembro, e o dia de finados, na igreja católica, no dia 2 de novembro. Com a universalização do dia de todos os santos os católicos instituíram também uma data para preparar essa comemoração. O dia 31 de outubro, então, passou a ser o dia da Vigília de Todos os Santos (All Hallow’s Eve). As formas do nome foram sendo contraídas e chega-se ao Halloween dos dias de hoje. Esta é a origem católica da festa.

E as bruxas?
Essas eram mulheres das aldeias que tinham grande conhecimento sobre as ervas medicinais para a cura de enfermidades. Na idade média foram consideradas pecadoras. Bruxas, porque estariam manipulando ervas e curando doenças e, isso, interferia no curso divino das coisas segundo os ideais da época, onde só Deus tinha esse poder. Nesse imaginário simbólico as acusações contra essas mulheres foram legitimadas e muitas foram mortas em diversas cidades da Europa até a chegada do Iluminismo.
Para Maria, a bruxa moderna é aquela que sabe que faz parte do todo, tem uma visão holística das coisas, acredita nos sonhos, estimula outras mulheres a se valorizarem, não tem medo de cozinhar, conhece as plantas, os temperos, o significado das cores, enfim, sente mais do que racionaliza. Sente-se parte do todo.

No imaginário de hoje...
... o que se percebe é que algumas pessoas não acreditam em bruxas e outras nem mesmo nunca pararam para pensar no assunto. Outras acreditam nessas mulheres que, segundo relatam, são pessoas conectadas ao poder na natureza, das plantas e na força da atração que as pessoas e as coisas têm no universo. Ainda tem quem diga que a palavra bruxa é vista com muito preconceito, e que elas podem existir sim, como seres diferenciados espiritualmente e que não necessariamente são ruins ou praticam maldades.

Essas ideias foram capturadas através de um bate-papo por meio das redes sociais. A participação, na maioria, foi de mulheres. Mas os homens também opinaram e compartilham da ideia de que as bruxas são mulheres conhecedoras das forças, elementos e energia da natureza.


Reforçando alguns convites: Dia 05, Seminário de Assuntos Contábeis, no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza. Promoção do CRC/RS, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Bagé. Dias 08, 5ª edição do evento “Tudo outra vez”, no Circulo Militar. Os ingressos podem ser adquiridos na W/Pinheiro Contabilidade.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o grupo Pianistas de Bagé estará fazendo uma apresentação inédita no Museu da Moda em Canela. Quem desejar prestigiar o espetáculo “Pianistas de Bagé em Concerto: Cinco Pianos a Vinte Mãos”, pode se informar sobre a venda dos ingressos antecipados através do contato (51) 9996 6552.

As inscrições para o 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira na Mostra Regional foram prorrogadas até o dia 16 de novemnbro e podem ser feitas pelo site www.festivaldafronteira.com. Este ano o evento acontece entre os dias 24 e 29 de novembro. Em breve, mais informações.

No dia 22 teve início o Festival de Música Sul Sur, evento anual que se reinventou a partir do Latin
Jazz, festival que originalmente acontecia em Bagé desde o ano de 1996. Quem ainda não foi conferir de perto as apresentações e oficinas, no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, tem até o dia 30. Então, corre lá. Entrada franca!

Para fechar as curtas desta edição, fica a dica para visitarem a nova exposição do Da Maya Espaço Cultural, “Pomar tecido à mão”, que abriu oficialmente ontem, dia 24. Um trabalho super bacana do tecelão e designer de artesanato, Renato Imbroisi, e de artesãs mineiras e bageenses. Imperdível! A mostra ficará aberta a visitação até fevereiro de 2015 e, até lá, novas árvores serão produzidas aumentando o pomar.

Depois da 17ª Feira do Livro de Bagé, o restaurante Da Maya Porão foi alegrar os paladares na 102ª edição da Expofeira de Bagé. Aliando boa gastronomia a arte, o Café do Parque recebeu muita gente bonita que conferiu, também, os trabalhos magníficos de talentos de Bagé. Na foto, a gerente de Hotelaria e Turismo do Da Maya Pousada e Porão, Natali Schmitt, com as artistas, Rejane Karam, Sandra Brito e Helena Uberti

Elas também prestigiaram o sucesso do restaurante no Café do Parque, Bárbara Coradini Moglia, esposa do presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, com as filhas Vitória e Manuela

Por falar em Da Maya Porão, no dia 16, um novo cardápio foi inaugurado pelo restaurante, que tem a frente da cozinha os chefs Marcos Sousa e Oséias Cavalcante. Estiveram por lá conferindo de perto as novas delícias, os jornalistas, Roberta Mércio, Marcos Pintos, e Viviane Becker, e a coordenadora da Casa ZH Bagé, Dilce Souza. Clic de Fabiana Gonçalves

Eulália Anselmo, Zeca Brito, e Gabriela Silva, coordenadores do VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira, Aristides Kucera, presidente de honra do Festival, e o chef Oséias Cavalcante. Clic de Simôni Costa

Bombou o aniversário de 50 anos do cirurgião plástico André Previtali, que recepcionou seus convidados na charmosíssima Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, que, diga-se de passagem, tem sido palco de muitos eventos, conforme tenho acompanhado nas redes sociais. No clic de Fábio Lucas, o aniversariante com a esposa Eveline e as filhas Luiza e Alice

Fábio Lucas e sua Fabiana, Caia Martins, André, Márcia Ivanoff, Lúcia Gomes e Eveline. Clic de Iracema P. Isquierdo

Falando em Guatambu, que além dos vinhos e espumantes reconhecidos nacionalmente, também tem uma pecuária forte, que todos os anos é ofertada em pista no tradicional leilão Guatambu e Alvorada. Na foto, a família Hermann Pötter: Isadodra, Gabriela, Nara, Valter José, e Mariana. Clic de Fabíula Ferreira


A Nory Boutique, de Norma Kopper, comemorou 30 anos com um belo desfile no domingo, dia 19, no Obino Hotel. Na passarela, 11 modelos desfilaram as tendências das principais marcas da boutique. A tarde marcou também as comemorações dos 15 anos do grupo de Apoio à Santa Casa de Caridade de Bagé, coordenado por Celi Santos, que recebeu toda a renda do desfile para realização de suas atividades beneficentes. Clic de Simôni Costa

Comer brócolis é bom, e pode ficar melhor ainda
Versátil, ele pode ser salada, mas também pode virar suco!
Uma alimentação saudável e equilibrada passa pelo consumo de legumes e verduras. O vegetal de hoje é o brócolis: da família das crucíferas, ele possui grandes quantidades de vitaminas e sais minerais. Nas tabelas nutricionais ele aparece com alto teor de vitamina A, ferro e cálcio - o que lhe dá a boa fama de ser inimigo da osteoporose.
É um alimento de baixa caloria – menos de 25 calorias em uma porção de 80g, onde flores, folhas e talos são comestíveis em preparações cruas ou cozidas. Mas, atenção: o cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. Neste caso o ideal é cozinhar no vapor.

Panqueca de brócolis com ricota
Ingredientes
Massa de panqueca de sua preferência
2 xícaras de brócolis cozido e picado
½ cebola pequena picada
1 xícara de ricota picada ou esfarelada
Nozes picadas a gosto
1 caixa de creme de leite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
- Refogue a cebola com um fio de óleo. Junte o brócolis picado, já cozido, e refogue mais um pouco. Junte a ricota, tempere com sal e pimenta. Acrescente o creme de leite e as nozes picadas.
- Recheie as massas e acomode em um refratário untado com azeite. Se quiser cubra com um molho de sua preferência – vermelho ou branco, um pouco de queijo ralado e leve ao forno para esquentar.
Dica para a massa: No liquidificador bata dois ovos, 2 colheres de sopa de óleo, 1 xícara de leite, uma xícara de farinha, 1 colher de café de sal e 1 colher de café de fermento químico. Unte uma frigideira e faça os discos com fogo médio.

Suco de brócolis com abacaxi

Ingredientes
 2 xícaras de buquês de brócolis
 1 maçã média com casca e sem sementes
1 xícara de espinafre
1 fatia grossa (100g) de abacaxi
2 cubos de gelo (opcional)

Modo de preparo
- Passe os ingredientes na centrífuga, alternando o espinafre com o brócolis, a maçã e o abacaxi para evitar que o aparelho não fique entupido com as folhas.
- Caso bata os ingredientes no liquidificador, passe na peneira grossa. Sirva em seguida.
Alternativas: experimente combinar o brócolis com cenoura e laranja ou com limão siciliano e água.

Risoto de brócolis

Ingredientes
2 litros de água quente
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras de arroz cateto
1 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de brócolis semi-cozidos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
50g de queijo parmesão ralado
1 xícara de queijo mussarela ralado
2 colheres (sopa) de iogurte natural para finalizar

Modo de preparo
- Refogue a cebola e o alho no óleo até murchar. Acrescente o arroz, misture, junte o vinho e deixe evaporar. Adicione metade da água, aos poucos, mexendo sempre, até o arroz ficar quase no ponto. Acrescente o brócolis e o restante da água, tampe e deixe cozinhar até o brócolis amaciar e o arroz ficar cozido. Desligue o fogo, adicione sal, pimenta, o parmesão, a mussarela e o iogurte. Misture bem, transfira em uma travessa e sirva.

Saladas
A dica é cozinhar o brócolis no vapor para que não perca seus nutrientes. Temperados um fio de azeite já vira uma salada deliciosa. Para incrementar experimente acrescentar vagens e cenouras cozidas, ou então polvilhe sementes de gergelim para enriquecer mais ainda o prato. Também é opção regar com creme de leite e temperar com pimenta do reino, quando ainda quentes. Fica uma delícia.

Novidades na Feira de Terneiros de Bagé
Programação acontece dia 06 de novembro
A Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas de Primavera de Bagé acontece neste ano no dia 06 de novembro no parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães com promoção e organização da Associação e Sindicato Rural de Bagé, que empenhada em incentivar a participação de produtores de toda a região, buscou inovar. Todos os criadores de terneiros que inscreverem animais para o evento estarão concorrendo ao sorteio de touros das raças Braford e Angus, doados pela Estância Rio Negro e Cabanha Capanegra. O objetivo, segundo a comissão organizadora, é fomentar a melhoria continua da qualidade dos rebanhos e promover a participação dos produtores.

Os interessados em participar do evento e concorrer aos touros, devem inscrever seus lotes até o dia 31 deste mês nos escritórios Agropec e AT Remates. Já para os compradores é recomendado que verifiquem seu cadastro junto aos bancos que fornecerão os financiamentos, que são Santander, Sicredi, Banrisul, Caixa e Banco do Brasil.
A programação da feira inicia no dia 06 pela manhã com o julgamento dos lotes inscritos, almoço de entrega de prêmios, momento em que acontecerá o sorteio dos touros doados e a homenagem ao produtor de terneiros falecido recentemente, Edemar Pires Scholant, culminando com o remate a partir das 14h30.

Mais informações sobre as inscrições para a Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas de Primavera podem ser obtidas diretamente nos escritórios de remates pelos telefones (53)3242.5094 – 9948.0558 (Agropec Negócios Rurais) e (53)3241.3306 – 9975.5273 (AT Remates).

Identificação eletrônica para cães e gatos
O chip é uma alternativa para a identificação de animais e controle de zoonoses


Os donos dos animais recebem um certificado da microchipagem dos seus cães ou gatos

Para quem pensa em viajar de avião com cães e gatos o uso da tecnologia é uma obrigação. Nos aeroportos a leitura do chip dos animais garante acesso a todos os dados sobre os bichinhos, como idade, quem são os proprietários, quais vacinas já fizeram e outras informações importantes cadastradas por profissionais habilitados. No entanto, a medica veterinária Carina Barison Madruga, da clínica Império Animal em Bagé, alerta que o chip não funciona como um rastreador. Um animal perdido não pode ser localizado por um satélite porque está usando um chip. O objetivo aqui é a certificação da posse e a prevenção de zoonoses. 

Por outro lado quem encontra um animal pode sim verificar se ele está chipado e então localizar facilmente os proprietários. O Ministério da Agricultura, em cada município, e algumas clínicas veterinárias têm o aparelho necessário para fazer a leitura.
A colocação do chip é rápida e indolor. O implante, subcutâneo, mede 1,4x8,5mm. Ele não oferece riscos de rejeição e, diferente de algumas tecnologias antigas, não se desloca pelo corpo dos animais.

Cada chip tem um código. É com este número que o médico veterinário acessa um banco de dados do site da empresa detentora da tecnologia e cadastra todos os dados dos bichanos. Os proprietários também podem se cadastrar no site para acessar as informações. Isso pode ser muito útil em caso de extravio da carteira de vacinação ou, quando em viagem, para que outros profissionais possam conhecer o histórico de saúde dos cães e gatos e assim poder tratá-los com mais segurança, se for necessário.

Na Império Animal, Carina e a sócia, Franciane de Souza Teixeira, que também é médica veterinária, podem tranquilizar aqueles donos que pensam em colocar chip nos seus animais de estimação. Além das vantagens e da segurança da aplicação, a tecnologia já está mais barata – implantar um chip hoje custa R$80,00.

Ansiedade, faz mal?


Nem sempre. Na verdade ela é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado e do encontro da própria identidade e significado da vida. Mas, a ansiedade patológica caracteriza-se por intensidade excessiva e duração prolongada. Esta, ao invés de contribuir para o enfrentamento das mudanças ou das novas experiências, atrapalha e dificulta o processo de adaptação. O comportamento pode modificar podendo ocorrer atitudes agressivas e depressão.

Para tratar o problema é preciso trabalhar a causa. O uso de medicamentos são úteis nas situações críticas e deve ser feito com critério e sempre com acompanhamento médico. Atividades físicas, realização de tarefas relaxantes como leitura, pintura, jardinagem, pescarias conseguem ótimos resultados no combate à ansiedade. Algumas vezes há necessidade de orientação por parte de terapeuta ocupacional.

Calor, incomoda?
O tempo ensolarado é motivo de animação para muita gente, mas o calor intenso pode ser sinônimo de moleza, dores e mau-humor. Mas antes de ser uma questão de gosto, dias muito quentes podem sim interferir no funcionamento do organismo, causando uma série de sintomas. O aumento da temperatura, por exemplo, leva a uma maior dilatação do sistema circulatório, e essa dilatação diminui a pressão dos vasos sanguíneos. Por conta disso é comum que algumas pessoas se sintam mais cansadas e indispostas.

Outra característica comum a muitos nos dias mais quentes é a transpiração excessiva. A transpiração acontece para que o corpo mantenha sua temperatura normal mesmo no calor. Junto ao suor, a pele também produz mais oleosidade. Nada disso é problema se a pele as roupas estão bem higienizadas, assim não há acúmulo de bactérias causadoras do mau cheiro. A recomendação é evitar tecidos sintéticos ou com muito elastano, pois eles retêm o suor e abafam a pele.
Para aliviar essas e outras queixas comuns dos dias quentes a dica é beber bastante água.

Primavera, sinal de alergia?
A primavera é assim: flores coloridas e perfumadas para todo lado. Uma delícia. No entanto, ela pode causar muitos transtornos de saúde para quem é alérgico. A floração, o clima seco e as oscilações de temperatura da estação contribuem para o aparecimento ou agravamento das crises. A resposta alérgica ocorre quando um indivíduo sensível entra em contato com uma substância desencadeante (alérgeno) e seu organismo produz uma reação exagerada (hipersensibilidade), resultando em uma crise. As manifestações mais comuns são a asma brônquica, a rinite alérgica, as alergias cutâneas e a conjuntivite alérgica.  A rinite é uma das principais doenças que se agravam na primavera. Pode ser causada por vírus, bactérias ou ser de origem alérgica. Extremamente incômoda, ela é a inflamação da mucosa nasal, e seus principais sintomas são crises de espirro, coriza (nariz gotejando), coceira no nariz, garganta ou nos olhos e obstruções nasais. Muitas vezes o sono é afetado e acumulam-se cansaço, indisposição e déficit de atenção. Um tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, isso aliado ao controle ambiental.

Em conjunto com a rinite, ou como uma complicação dela, pode ocorrer a sinusite. Nesse caso, é chamada de rinossinusite alérgica, em que ocorre a inflamação ou infecção dos seios paranasais e das cavidades dos ossos da face, em conjunto com a inflamação da mucosa nasal. Os sintomas são congestão nasal, dor na face e nos dentes superiores, presença de uma secreção amarelada/esverdeada no nariz ou que desce pela garganta, e tosse. A dor de cabeça ao acordar pela manhã é típica da sinusite. Quem já sofre de alguma doença alérgica não pode descuidar da medicação e do controle ambiental, e os cuidados devem ser redobrados com a chegada da primavera. Os alérgenos conhecidos mais comuns são a poeira doméstica, ácaros, pelos de animais, baratas, fungos, pólen, além de agentes irritantes como a poluição.

Kids e Teens

Inácio Mércio, xodó da mamãe Roberta

Solano de Souza Mena Barreto, filho de Ana Medora e de Galeno, morador de Lavras do Sul, no desfile dos cavalinhos de pau, no dia 19 de setembro 2014! A foto é de Nina Boeira

Atividade
O Dia das Bruxas está chegando, então é hora também de começar a pensar no tema. Que tal, então, ajudar a bruxinha, desenhando o seu rosto? Depois, você pode pintar e deixar o desenho ainda mais bonito.

Atitudes positivas, mesmo diante de um boletim com notas vermelhas!
O final do ano letivo está se aproximando e, é chegada a hora de tomar providências antes que não haja mais tempo


O ano letivo passou voando e, as vésperas do mês de novembro, muitos alunos, pais e professores estão apreensivos com os resultados que esperam das crianças e adolescentes e, embora receber um boletim de notas com médias insatisfatórias não seja agradável é necessário pensar que algumas posturas neste momento ajudam a reverter a situação e a superar as dificuldades.

Diálogo
Conversar e tentar entender a situação, sem gritos ou discussões é sempre um bom caminho. Mostrar para a criança que esses resultados não são definitivos muito menos indicativos de incapacidade também é fundamental para encorajá-lo a seguir em frente.

Estudos
Avalar se a rotina de estudos está adequada e se o local é calmo e silencioso também ajuda. E, quando a criança ou adolescente prometer estudar mais, é importante questioná-lo sobre o que é estudar para ele. Os estudantes precisam entender que fazer a lição não serve apenas para fugir da bronca do professor, mas também aprender e tirar as dúvidas.

Ajuda
A escola e o orientador educacional podem ajudar a encontrar respostas e a identificar se é uma dificuldade específica de uma matéria ou se é problema comportamental. A ajuda de especialistas de outras áreas também é importante, já que problemas de visão, audição ou dificuldades em se concentrar podem refletir nas notas.

Envolvimento
Demonstrar interesse e envolvimento nos estudos da criança pode fazer muita diferença na vida escolar, então, diariamente, peça para ver as tarefas e as anotações feitas em sala.

Metas
Quando se sabe onde se quer chegar, o caminho pode ser mais simples, por isso estabeleça metas de superação, ou seja, conte para seu filho o que espera dele no fim do ano letivo e diga que vai ajudá-lo a alcançá-las.

Consequências
Estabeleça também consequências, caso veja que ele não está comprometido. Agora, se ele se esforça e não consegue, procure apoio na escola ou em aulas particulares.

Nory Boutique comemora 30 anos e apresenta tendências
Para marcar os seus 30 anos de trabalho, a Nory Boutique apresentou no domingo, dia 19, os lançamentos e as tendências para a primavera/verão 2014 das suas principais grifes como a Ton Âge, Maria Filó, Stroke, Limite Urbano, Nutri Sport, Catalina, Scalon, Ambicione, Malharia Nacional, Realist e outras. A empresária Norma Kopper destaca que o grande diferencial da Nory Boutique é o de trabalhar com peças exclusivas e diferenciadas pela qualidade e design. O desfile teve ainda um caráter especial com a presença de duas modelos que fizeram parte do primeiro desfile da Nory Boutique. Anelise Silva e Patrícia Borba foram as responsáveis por abrir, mais uma vez, o desfile. O desfile contou também com a participação de Madalena Calçados e Angela Joias.

MODELOS: Gabriela Roque, Carolina Gesner, Tayná Pires, Anelise da Silva, Patrícia Borba de Mello, Daiane Cougo Coradini, Thays Abascal, Laura Zamberlan, Flúvia Rigoni, Carolina Alt da Silva e Mirela Ferreira















Nenhum comentário:

Postar um comentário