Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

CADERNO PAMPA :: 20 de dezembro :: Edição nº326



Enfim chegamos à última edição de 2014 do Caderno Pampa. Durante todo o ano muitas pessoas, histórias, novidades, curiosidades e informação passaram por nossas páginas sempre com o objetivo de oferecer aos leitores um conteúdo agradável, interessante, novo e leve. E, para isso, não medimos esforços, buscamos sempre estar atentos e acompanhando as movimentações modernas nas mais diferentes áreas. Terminamos mais um ano com a sensação de dever cumprido e agora renovamos nossas energias para novas realizações em 2015. Desejamos à todos um excelente Natal, repleto de luz, união e compaixão e, que 2015 comece de maneira brilhante e renovadora para todos nós, que possamos realizar nossos sonhos com a alegria e leveza. Até 2015!

Antes, preparamos uma edição temática de Natal e Réveillon muito especial e que reúne diversos aspectos das datas, desde os sentimentos e emoções que surgem com força nesta época do ano, até os cuidados com a saúde e a escolha dos presentes e, passando ainda, por uma gastronomia especial e que promete deixar as suas ceias ainda mais deliciosas e práticas. No entanto, dois artigos merecem atenção especial nesta edição: Mágicas do Natal e Renovação, verdadeiros presentes de Natal e Réveillon que recebemos das amigas Sonia Alcalde e Sarita Barros. Vale a pena a leitura!

PRÓXIMO PAMPA: 10 de janeiro

Produtor da região da campanha assume presidência da ABA
A Associação Brasileira de Angus tem a missão de congregar criadores e fomentar a utilização da raça Aberdeen Angus na pecuária, através do apoio técnico e promocional, buscando a excelência e a valorização do trabalho do associado e dos usuários da raça.
Com estes objetivos e, mais com a intenção de ampliar o programa de carne certificada da raça para 330 mil cabeças certificadas, assume a presidência, em janeiro de 2015, o produtor rural José Roberto Pires Weber, que é também o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito e proprietário da Cabanha Santa Thereza. O jantar de confraternização e encerramento das atividades aconteceu na semana passada, em Porto Alegre. Weber toma posse logo depois das festas de fim ano. A Associação terá na vice-presidência o produtor Joaquim Francisco Mello.

Canto Moleque da Canção Nativa de Candiota é transferido
Evento acontecerá dias 27, 28 e 29 de março de 2015
Realizado tradicionalmente junto as comemorações de aniversário de Candiota em março, o 21º Canto Moleque da Canção Nativa, maior festival do Rio Grande do Sul na categoria, estava marcado para acontecer entre os dias 12 e 14 de dezembro, mas por decisão da comissão organizadora do evento, a data do festival foi transferida para, mais uma vez, acompanhar a celebração de aniversário de Candiota e, também porque dezembro é um mês bastante concorrido com festas e eventos. Assim, o festival acontecerá dias 27, 28 e 29 de março de 2015 no bairro Dario Lassance e mantendo as mesmas atrações musicais. A organização do evento informa também que não abrirá novo período de inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site do festival www.cantomoleque.com.br.

Da Maya Orquestra Filarmônica lança associação
Embalados por uma linda apresentação de natal especial, quem esteve presente no lançamento da Associação Amigos Da Maya Orquestra Filarmônica, que aconteceu na quarta-feira, dia 17, no Da Maya Espaço Cultural, teve a oportunidade de conhecer melhor e participar da Associação que será responsável pela manutenção e ampliação do projeto. Na oportunidade, o maestro Joab Muniz explicou que a Da Maya Orquestra Filarmônica completou seu primeiro ano de atividade atendendo gratuitamente 65 jovens e crianças, em sua maioria de baixa renda, proporcionando formação musical e social, além de ser uma nova oportunidade de vida e melhora de autoestima para todos os atendidos. Já a Associação reunirá pessoas e empresas que tenham interessem em colaborar financeiramente para a manutenção do projeto. Os interessados em participar podem entrar em contato através do (53) 3311-1874 ou joab.maestro@damaya.com.br.

Tterrasul dá dois Ups! na promoção test drive premiado
Os clientes foram contemplados em uma das maiores promoções da Volkswagen do Brasil


Os clientes da concessionária Tterrasul estão com sorte. Dois Ups! da promoção test drive premiado, da Volkswagen do Brasil, saíram para Irileia de Fátima Nunes das Neves e Dowglas Vallenott Lemos. A promoção entregou um Up! por dia desde o seu lançamento. Serão 40 no total.

A promoção encerra amanhã, e foi uma das maiores da empresa no país. Quem fizer o test drive em qualquer concessionária da rede Volkswagen em todo o Brasil concorre a um compacto Up! Todos os clientes que fizerem o test drive até o dia 21 de dezembro também ganham um cupom para concorrer a um Golf GTI com 5 anos de combustível grátis.
Quem comprar um Volkswagen durante a promoção terá direito a 10 cupons, aumentando suas chances de ganhar. O sorteio final será realizado no dia 30 de janeiro de 2015.
O cliente se cadastra no hotsite da promoção ou em uma concessionária Volkswagen, aceita os termos do regulamento, e faz o test drive. Ao ligar o veículo, o motorista receberá uma mensagem de boas-vindas pelo rádio e será informado de que concorre a um up! e ao prêmio final.

Os carros que participam do test drive têm um equipamento conectado ao acendedor no painel, importado e desenvolvido a partir de uma tecnologia inovadora. Ele está ligado ao rádio do veículo por uma frequência FM programada.
É por ele que o carro em movimento é identificado, e é este aparelho que fornece as informações para que o motorista receba a mensagem de boas-vindas e o comunicado de que recebeu o prêmio, se for sorteado.

O sorteio é aleatório e realizado pelo próprio sistema. O test drive será validado depois que o motorista o avaliar e responder, no computador da loja, à pergunta "Qual a marca que te dá um up! por dia e um Golf GTI no final?".
A cada test drive realizado, há uma chance de ganhar o up!. Cada participante pode concorrer apenas uma vez ao sorteio do modelo, mesmo que realize mais de um teste no período da promoção.
O Golf sorteado no final da promoção está sendo comercializado a R$ 140 mil. A Tterrasul tem os carros Fox 1.0 e 1.6, Crossfox, Saveiro Cross, up!, Gol, Voyage e Amarok disponíveis para o test drive.

Comércio espera faturar mais neste Natal
As ruas do centro de Bagé começam a ficar mais movimentadas conforme se aproxima a data

O Natal é a data mais esperada pelo comércio. As festas de fim de ano representam o maior faturamento do setor. Em Bagé as lojas começaram a atender em horário diferenciado para atender a demanda dos consumidores.
O movimento em algumas lojas já é bastante intenso, dizem os gerentes. Nas lojas de departamentos a procura maior por móveis e eletro eletrônicos foi no final do mês de novembro e início do mês de dezembro. “No início do mês as pessoas procuram mais esses produtos para arrumar a casa”, conta Cláudia Rodrigues, gerente de uma loja de departamentos.
A segunda etapa de compras é mesmo de itens para presentes. Na loja especializada em brinquedos infantis a gerente conta que o movimento é intenso desde o início do mês e a muitas pessoas já chegam  com listas de compras. O cliente vem organizado, sabendo o que quer comprar e para quem vai levar os brinquedos.

No último domingo muitas lojas abriram e o movimento foi de clientes passeando que aproveitaram as portas abertas para procurar presentes e comprar algumas coisas. Mas em geral o comércio espera um fluxo maior de vendas mesmo para os dias que antecedem o Natal.
As lojas vão abrir hoje durante todo o dia, e amanhã no período da tarde. Na segunda e terça-feira, fecham às 21h. Na quarta, dia 24, trabalham até às 20h.

Mágicas do Natal
Por Sonia Alcalde

Ilustração de Micaela Machado – 9 anos

Esta noite vou dormir mais tarde. Olhar as estrelas. Semear esperança na saudade. Talvez as lágrimas venham bailar ou escorregar ao calor das emoções. Sempre foi assim.  A partida de um ente querido é compensada pela abundância dos risos infantis.

Vinte e cinco. Tudo converge para esta data. Os preparativos, a reunião em família. Que se parte, reparte, longe-perto, ímãs. A mágoa pode afastar por uns tempos, mas alguns exageram.  Tem a história de dois primos que ficaram de mal por oito anos. Outro virou porco-espinho, os parentes não sabiam a razão, mas se chegavam perto eram machucados. Até que um dia a doença aproximou-os. Calaram o passado, só o presente importava. Era Natal. Um brinde ao reencontro.

Com a lista de compras repenso alternativas para os comes e bebes. Repenso a família. Dividir tarefas, deixar mais natural esse momento. Só com a pompa do afeto.  Este Natal está clamando por comidas heroicas, que passam pelas gerações. O bolinho de bacalhau da mãe. Chamavam batatalhau de bom resultado.  O Bacalhau a Gomes de Sá da vó Virgínia...  Com a fragrância de Portugal, pois, pois. Merece um clic, mandar pelo WhatsApp para aqueles que estão longe. E as rabanadas da vó Bigail? Ela seria minha o quê?, pergunta uma neta curiosa interrompendo o cântico do menu. Respondo sem muita convicção de atendê-la. Será que consegui? Só o tempo dirá.

Os outros podem trazer suas especialidades. O peru com frutas e farofa incrementada do mano. A salada de batata com maionese caseira que só a cunhada sabe fazer. Mas nem todos poderão vir. Talvez tivessem que sentar no chão, o que seria bom, mais descontração. Ao lado da Manu. É o seu primeiro Natal.

Esta noite vou orar mais cedo, bem antes de chegarem. Lembrar os que estão longe por gosto ou desgosto. Para a mágica do Natal  chegar a todos os corações.

Um turbilhão de emoções
Natal e Réveillon marcam o encerramento de um ciclo e o começo de muitos outros... muitas emoções acompanham esta época do ano e, não poderia ser diferente!

Fernanda argumenta que a velocidade do mundo moderno nos faz, as vezes, ter a impressão de que é difícil viver tudo e tanto ao mesmo tempo

O ano está acabando. É preciso organizar o trabalho, planejar as festas, os presentes, as confraternizações, organizar as férias, pensar na escola das crianças, pagar o IPVA, começar 2015. E, um período que deveria ser de descanso, paz e reflexão, torna-se de estresse e angústia. Tantos acontecimentos e obrigações acabam, algumas vezes, deixando-nos cansados, frustrados, com a sensação de que não conseguimos fazer tudo aquilo que gostaríamos e, até entristecidos com tanta correria e pressão. Sentimento completamente opostos a toda a paz, felicidade e compaixão tão desejados para esta época do ano.

A psicoterapeuta Fernanda Schneider da Silva explica que devido a velocidade do mundo moderno, às vezes parece difícil carregar tantos sentimentos e afazeres ao mesmo tempo e nos sentimos frustrados porque vemos no final de um ano, o simples final de um ciclo.
“Vejo essa reflexão de final de ano, de rever metas e objetivos, como um exercício muito importante, pois é neste momento que podemos identificar os erros e acertos e planejar algo melhor para o próximo ano. A ansiedade pelo novo ano e as expectativas acontecem porque realmente estamos iniciando um novo ciclo e existe a possibilidade de fazermos algo melhor do que no ano que passou”, explica.

E, já que trata-se de um período de renovação e que sentimentos como a tristeza e a angústia costumam aparecer, a dica é aprender a vivenciar estes sentimentos e a compartilhar com pessoas queridas para que eles possam vir a tona e ajudem a nos tornar mais forte.

“O melhor presente que podemos dar ao outro é o presente. Estarmos presentes, participando, convivendo, conversando, confiando, ajudando o outro. Temos que nos doar um pouco mais. Outra coisa muito importante pra um bom final de ano é a gratidão. Minha dica de final de ano é chegar pra cada pessoa importante na sua vida e dizer pra ela o porque e o quanto você é grata por ela estar na sua vida... São coisas simples, que fazem a diferença pra quem ouve e pra quem fala”, aconselha Fernanda.

E para quem já está pensando em 2015, em entrar o ano confiante, positivo, é chegada a hora de fazer planos e traçar metas.
“Particularmente, sou fã dos planos e metas, eles impulsionam a vida. E organizam nossa mente e nosso cotidiano. Sempre frizo com os pacientes a questão de estabelecer metas reais. Nada muito grande, todas possíveis de serem realizadas, pra que no final do ano, não exista aquela frustração por não ter conseguido realizá-las”, argumenta Fernanda.

Renovação
Por Sarita Barros

Fim de ano implica em renovação, mudança e novas atitudes. Natal e Ano Novo datas próximas e diferentes. A primeira remete ao recolhimento, a segunda à extroversão. Será? Nosso mundinho anda tão contraditório...

A todo o momento somos surpreendidos por descobertas científicas e tecnológicas impensáveis há vinte anos. Na onda da modernidade quase tudo ficou descartável. Ética, valores, moral foram parar no mesmo fosso das lendas e mitos. Estava quase descrendo do presente/futuro quando dois netos me fizeram crer, outra vez, no futuro/presente.

Mateus (10) teve de apresentar na escola um discurso político. Todos os alunos deveriam. Sua fala foi mais ou menos esta: estou decepcionado com o ser humano. Recebeu de Deus uma casa tão bonita e não cuida dela. Suja a água e o ar. Polui e envenena a Terra. Mata os animais e as florestas. Deixa seus irmãos morrerem nas ruas. Maiara (8) na carta de Natal pediu: “querido Papai Noel faz com que terminem as brigas familiares, assassinatos, acidentes, faz a paz ganhar o mundo e que nenhuma criança ande pelas ruas com fome e frio”.

Minha confiança voltou. Quantos milhares de crianças têm igual pensamento? Talvez minha geração não veja a transformação, mas ela virá. Já está chegando. Está nas casas, escolas, ruas. Silenciosa e sem alarde vem ocupando corações

Sendo assim vamos saudar 2015 com amor e alegria. Danças, champanha, fogos! Solidariedade, união familiar, reconciliações! Que 2015 venha repleto de amor, paz, justiça, respeito à coisa pública, que a verba enviada a paraísos fiscais ou malbaratada aqui mesmo, retorne aos cofres públicos e seja aplicada em educação, transporte coletivo, saúde e segurança. Que 2015 seja um sol nascendo em cada ser.


Este é o último Caderno Pampa do ano de 2014, por isso quero agradecer a todos os leitores, em especial os anunciantes do Pampa Vip, pela parceria e prestígio. Desejo que o Natal seja repleto de bênçãos, e que 2015 chegue carregado de esperanças e paz. Um fim de ano maravilhoso a todos! Vamos em frente!

Olha só que bacana... Dia 28 de dezembro, na Praça da Estação, em Bagé, acontece o “Encontro Pet”. Todas as pessoas que tiverem um pet em casa podem participar, afinal, esse é um evento exclusivo para eles, e, especialmente, para aqueles donos que tratam com carinho e atenção seus animalzinhos. O evento tem início às 16h30. Participe!

Criadores de ovinos do Estado já podem inscrever animais para as feiras de ovinos de verão. Em Bagé acontece a 7ª edição da Agrovino (de 13 a 18 de janeiro), em Sant’Ana do Livramento tem a 17ª Mercotexel e 5ª Nacional do Texel (de 22 a 25 de janeiro); já em Pinheiro Machado, ocorre a tradicional Feovelha, que este ano completa 31 edições, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. Mais informações com as entidades promotoras, ou na Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) pelo (53) 3242.8422.

Compartilho aqui a felicidade da minha querida amiga Cibele Machado, que há mais de três anos trabalha e reside em Dubai, nos Emirados Árabes, e atua na conceituada companhia aérea Emirates como comissária de bordo. Pelas redes sociais recebi a notícia de que ela foi aprovada - com excelência – no curso que capacita os comissários para atenderem exclusivamente a primeira classe dos voos internacionais da empresa. Esforço e dedicação reconhecidos e titulação mais do que merecida! Parabéns! Saudades minha querida amiga!

Estive com o Programa Rota 20 na inauguração do novo empreendimento da família De Carli Silveira. Uma linda loja de confecção e objetos decorativos para a casa. Vale a pena conferir (na rua Bento Gonçalves, 31, direita). Na foto, Celso e Cecília, com as filhas Camila e Cássia. Clic Adilson Roccini

A Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE agora tem novo presidente, o empresário Vinícius Assumpção, que na foto está ao lado de seu 1º vice, Giovâni Peres. Sucesso a nova diretoria!

 Quem retorna a Bagé, após um ano e meio de estudos na Austrália e com a bagagem cheia de conhecimentos e histórias para contar, é Tiago El Uri

O pedritense e promoter, Leonardo Leão, ao final de mais um evento organizado por ele na Capital da Paz. Dessa vez, a festa foi para o desfile da coleção verão 2015 da Loja Perfil Acessórios e Jane Confecções, que aconteceu no Clube Comercial, no dia 05. Clic Luciano Ramires/Patrícia Paim

A Biblioteca Pública Municipal de Bagé completou 81 anos, e na comemoração a este importante local de cultura e conhecimento, estiveram Särita Bárros, que na ocasião lançou seu livro “Raízes ao Vento”, e o jornalista Mario Lopes, que recentemente lançou o segundo volume do livro “Personalidades de um século em Bagé”

Naira Caminha Bedin na Suprema Corte da Georgia, EUA, onde está se especializando num curso na área de Direito Penal

Medalhões ao rum
Ingredientes
6 medalhões grandes
4 cebolas médias, cortadas em rodelas finas
5 colheres (sopa) de manteiga
2 pimentões vermelhos, grandes, cortados em cubos
2 pimentões verdes, grandes, cortados em cubos
4 cenouras grandes, em rodelas
1 1/2 copo de vinho branco seco
1/2 copo de rum claro
6 colheres (sopa) de queijo tipo  suíço ralado
5 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 maço grande de agrião
Sal e pimenta-do-reino, a gosto

Modo de fazer
- Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino e deixe-os tomando gosto por 10 minutos. Aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e doure-os, rapidamente, em fogo forte. Molhe com o rum, aqueça-os e flambe-os.
- Numa travessa untada, arrume os medalhões e seu molho. Regue-os com o vinho. Reserve em local aquecido. Aqueça uma colher de manteiga e doure nela a cebola. Coloque sobre os medalhões.
- Polvilhe com o queijo misturado com a farinha de rosca. Leve-os ao forno quente por 30 minutos. Enquanto isso, derreta as duas últimas colheres de manteiga e refogue nela os pimentões e as cenouras. Finalmente, transfira os medalhões para uma travessa grande, rodei-os com a mistura de pimentões e cenouras e depois com uma porção de folhas de agrião.


No Ano Novo não podem faltar...
Bebida:
A champanha, ou champagne, é a bebida ideal para festas, principalmente de final de ano. Bebida nobre, ela deve ser servida bem gelada e em taças de cristal para brindar a chegada do novo ano.

Lentilha:
Segundo a tradição, devemos comer lentilha ou, na falta desta, feijão. Acredita-se os grãos que aumentam de volume durante o cozimento trazem fortuna.

Uvas pretas:
O folclore recomenda comer sete bagos de uvas pretas. Assim, o indivíduo atrairá prosperidade para o ano que chega.

Romã:
Há a crença de que caroços de romã podem trazer boa sorte. Deve-se comer uma romã e guardar sete de seus caroços na carteira.

Frutas secas ou cristalizadas:
A tradição manda comer pêssego, figo, amêndoa ou avelã para se ter mais sorte e fortuna.

Carnes:
Segundo as crenças populares, aves não devem ser preparadas na ceia de ano novo, porque ciscam para trás e possuem asas. Sendo assim, fariam a felicidade voar embora. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. Peixes como atum, bacalhau e salmão , considerados peixes "destemidos", também são recomendados.

Noite de reconhecimento aos maiores contribuintes de Bagé
A noite de 03 de dezembro foi especial para algumas das maiores empresas e empresários de Bagé com a realização do 14ª Prêmio Mérito Empresarial, uma realização da Associação Comercial e Industrial de Bagé e Prefeitura de Bagé, com apoio do Patrocinador Master Sicredi. A solenidade visa homenagear as empresas e produtores rurais que figuraram no ranking dos maiores contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Bagé, no ano de 2013.  O evento, neste ano, inovou em sua realização e aconteceu ao ar livre, na Praça de Esportes, na concha acústica.

A premiação acontece em três categorias: empresas em geral, empresas optantes do simples nacional e produtores rurais, sendo um reconhecimento para essas representativas forças produtivas locais. "O prêmio é o aplauso público da Aciba e da prefeitura às classes e não tem custo aos agraciados. Assim estamos promovendo a valorização dos setores que mais participam do montante da arrecadação de Bagé", explica o presidente da ACIBa, Cléo Coelho.

Entre os agraciados da noite estiveram os 15 maiores Produtores Rurais (Composição do índice do ICMS), 14 empresas da modalidade Simples Nacional e 41 empresas da modalidade geral. Entre os agraciados estão a Cerealista Coradini e o Charque Tradicional Paladar.

Cerealista Coradini
Preocupados com a constante expansão e investimentos para modernização, a Cerealista Coradini, fundada em janeiro de 2006, atua na indústria de beneficiamento de arroz branco e comercialização de soja em grãos, atendendo uma demanda regional da nova fronteira agrícola formada no pampa gaúcho. Em seus oito anos de atuação, a Cerealista Coradini consolidou-se no mercado regional na atuação de recebimento, comercialização e armazenagem de grãos, aumentando e modernizando constantemente sua capacidade industrial.

Charque Tradicional Paladar
Com uma história de mais de 30 anos de trabalho, sendo destes 10 anos já instalados em Bagé o Charque Paladar Tradicional recebe o prêmio Mérito Empresarial 2014 pela segunda vez ao mesmo tempo em que trabalha para ampliar suas instalações e oferecer produtos cada vez mais diversificados e de qualidade à novos mercados. A empresa realiza todo o processo de produção do charque, que resulta em produtos como o charque picado, em pedaços, light e de ovelha e que são comercializados por todo o Estado atendendo as maiores redes de supermercados do Rio Grande do Sul.

É Natal e as crianças mal podem esperar pelos presentes

Para a maioria das crianças esta época do ano é tempo de ganhar muitos presentes. Pais, avós, tios, amigos, todos querem ver o sorriso de satisfação estampado nos rostinhos dos pequenos ao receber um brinquedo ou roupa novos, porém é importante estar atento para que o Natal e o recebimento de vários presentes possa se tornar mais uma oportunidade de aprendizado e não mais uma oportunidade da criança fazer birra ou malcriação. E o Natal pode ser uma ótima oportunidade para aprender a lidar com sentimentos como a frustação, respeito e solidariedade, desde que observados alguns aspectos importantes como o diálogo, o respeito e o relacionamento em família.

Diálogo
A conversa em família é fundamental em todos os aspectos, mas ao invés de focar as conversas nesta época na escolha de presentes, que tal exercitar a solidariedade junto com as crianças? Conversar sobre a importância de ajudar outras pessoas e convidá-los para escolher presentes (novos ou usados) para outras crianças pode ser fundamental na construção de um adulto mais consciente das suas responsabilidades com o próximo.

Relacionamento

Muitas crianças tem a péssima ideia de acreditar que, obrigatoriamente, irão receber presentes de todos os familiares. E, muitas vezes, embora recebam tais presentes, decepcionam-se com as escolhas feitas por quem está presenteado e deixam o sentimento de decepção transparecer. Nessas horas é fundamental a ação da família que precisa mostrar que não podemos e nem temos tudo o que desejamos na vida e que o sentimento de frustação aparecerá em vários momentos, mas que acima de tudo, um presente é um agrado que recebemos e devemos ser gratos por ele.

Excessos de final de ano
Exagerar na bebida alcoólica ou na ceia e dormir pouco prejudica o organismo

Fartura de comidas e bebidas, horas e horas de divertimento, troca de presentes. As festas de final de ano são regadas de prazeres. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida, passar muitas horas sem dormir e até mesmo se descontrolar com as finanças tem seu preço. A seguir, confira quais são estes prejuízos e as dicas para afastá-los das festas.

Perigo: exagerar nos pratos de fim de ano
Com a ceia posta à mesa e as diversas opções de pratos de fim de ano saborosos é difícil não encher o prato bem além do que a sua fome manda. O problema é que esta atitude, além de prejudicar a dieta, pode te deixar indisposta para aproveitar a festa. Comer em excesso em qualquer período do ano coloca o regime em risco. Nas festas, as preparações típicas são ricas em gorduras e açúcares e, por isso, levam ao maior consumo de calorias. Entretanto, é importante curtir o momento e, no dia seguinte, retomar uma alimentação balanceada e com menor quantidade calórica para que volte a eliminar peso.

Mas, aproveitar o fim de ano não significa comer muito de tudo. Que tal fazer um prato equilibrado com todos os grupos alimentares? Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.

Perigo: encher o copo
Espumante, vinho, cerveja, caipirinha. As festas de final de ano costumam ser recheadas de bebidas alcoólicas e extrapolar pode significar uma noite inteira passando mal e com uma ressaca daquelas. Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico.

As dicas de alimentação da especialista incluem a hidratação. Para não acabar a noite em um hospital se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas é essencial, e claro, não abusar. Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não.

Perigo: dormir pouco
É hora de comemorar. Não é difícil encontrar pessoas que passam quase toda a época de fim de ano dormindo muito pouco. A concentração, o equilíbrio e a imunidade ficam prejudicados. As pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças, como a gripe. Outro fator preocupante é que estas pessoas acabam dirigindo mesmo nessas condições, correndo o risco de acidentes.

Kids e Teens

Maria Luísa e Maria Alice, filhas de Vanessa Madeira

Atividade
É quase Natal. Época de casa enfeitada, repleta de luzes coloridas. Então, que tal, pintar esta árvore de Natal e deixa-la bem bonita para esperar o Papai Noel?

O que vestir neste fim de ano
Aposte na criatividade, abuse do branco
O Natal chegando, e com ele o Réveillon, é hora de começar a pensar o que vestir e o onde festejar. As comemorações de final de ano sempre pedem looks elaborados e cheios de estilo. Os especialistas em moda indicam que, na companhia da família, vale apostar num look comportado, como vestidos em comprimento médio, shortinhos no estilo alfaiataria. Para quem vai curtir com os amigos na praia, a dica é investir em looks confortáveis e amplos, como as saias longas, batas, top croppeds e vestidinhos. E não deixe de usar muitas cores, se essa é a sua vontade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário