Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Caderno Pampa :: 28 de fevereiro :: Edição 330


PRÓXIMO PAMPA: 14 de março


O carnaval passou e, enfim, o ano do brasileiro está começando. A volta às aulas neste período também ajuda a reforçar a ideia de que somente agora, no final de fevereiro, o ano de 2015 está realmente valendo. Porém, brincadeiras a parte, foi realmente dada a largada no ano letivo e a maioria dos estudantes já retomaram suas rotinas para um ano de muita aprendizagem, descobertas e desafios. Nesta edição do Caderno Pampa, os estudantes e as crianças são os assuntos escolhidos. De um lado, o recomeço do ano, a expectativa e as novidades na volta para a escola e, de outro, um grupo de mamães que usa a internet para compartilhar dúvidas e angústias sobre o crescimento e desenvolvimento dos seus bebês. E, em um texto bastante interessante e oportuno, nossa amiga e colaboradora Sonia Alcalde nos faz refletir sobre a necessidade de mantermos a esperança em dias difíceis e repletos de maus exemplos. A esperança é o que nos mantém em pé diante das adversidades e que nos move rumo a um futuro mais colorido e alegre, assim como o desenho da Micaela, que ilustra as palavras da Vovó Sonia.

Resta a esperança
Sonia Alcalde
Membro do Cultura Sul, Associação Bageense de Escritores e Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal de Bagé

Micaela, neta, 2014

Na lembrança, fantasias que não guardei. Era muita tralha na mudança... E, uma a uma, foram sendo descartadas. Palavras que me acompanham: “nada levarei”. Então, saboreio enquanto posso. Depois tem destino solidário ou um centro de reciclagem que descobri há um ano. Mas o imaginário salta e a custo o detenho, como no carnaval. Só que agora, além da festança, a algazarra nacional faz pular a atenção.
A conta da luz vai aumentar mais com as bandeiras vermelha e amarela além do preço do KW/H que já subiu 16,9%? Já estamos pagando o rombo da Lava-jato na bomba de gasolina? A panela de pressão vai estourar.  Quem limpará a sujeira? O dinheiro público é de quem?

A política do grátis também contempla: meia entrada à estudante endinheirado, idoso sem necessidade pecuniária que senta no ônibus sem pagar e recebe remédio na farmácia popular. Quantos bilhões deixam de circular? Consultar com a carteira de saúde particular de outro é fraude de quem? Melhora o quê? As mães de hoje são filhas de família com bolsa, engrossando a fila de pedintes. Quem lucra? Mil e quinhentos passarinhos mortos ao longo da estrada margeando plantações. Largas manchetes. Acontece todos os anos, diz alguém. Ninguém sabe a razão?!

Ah, Vinícius, como tocas meu coração: ...A tristeza que a gente tem/ Qualquer dia vai se acabar/ Todos vão sorrir/ Voltou a esperança/ É o povo que dança/ Contente da vida/ Feliz a cantar...

Provas campeiras da 36ª Semana Crioula Internacional com premiação expressiva
Inscrições podem ser feitas na secretaria da Associação e Sindicato Rural de Bagé
A intensa movimentação para a organização final da 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé está revelando, ainda, boas noticias e expectativas para os interessados em participar das provas campeiras do evento. Isso porque a Associação e Sindicato Rural de Bagé, promotora do evento, decidiu que o valor entregue ao primeiro colocado na prova da gineteada pelo será de R$ 20.000,00.  A premiação divulgada, ainda no mês de janeiro, era de R$ 15.000,00. Os valores para os demais colocados, do segundo ao quinto lugar, permanecem os mesmos. Outro destaque é que o vencedor da gurupa sureña receberá uma moto Honda CG e uma vaga na seletiva para Jesus/Maria na Argentina. A 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé acontece entre os dias 11 e 15 de março no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.
As inscrições para as modalidades de gineteadas, gurupa e pelo, e demais provas campeiras ainda estão abertas, e podem ser efetuadas na sede da Associação Rural (Av. Portugal, 495, bairro Castro Alves), ou pelos telefones (53) 3242.8888 e 3242.5426.

Safra recorde em grãos
A partir de março, Bagé e região começam a colheita de mais uma safra recorde de grãos. São mais de 21 mil hectares de arroz e outros 95 mil hectares com soja, que devem encontrar mercado positivo e com expectativa de bons preços, segundo o diretor da Cerealista Coradini, Valmor Coradini Junior, já que os estoques de arroz são os mais baixos dos últimos 18 anos e a soja, tem sustentação dos negócios no mercado interno graças ao dólar.
Com tamanha oferta, Coradini Junior conta que foi preciso ampliar a capacidade de recebimento de grãos da empresa, garantindo que o produtor possa colocar o seu produto no mercado com a agilidade que a dinâmica dos negócios exige. Os investimentos foram direcionados aos setores de armazenagem, automatização e melhoria nos fluxos dos processos industriais, totalizando uma capacidade de recebimento de dois milhões de sacos de grãos pelo cerealista.

De mãe para mãe
Unidas, elas trocam experiências, compartilham momentos e criam laços de amizade e carinho




Fotos: Fran Pimentel

Elas se comunicam pela internet, compartilham angústias, trocam receitas, aprendizagens e estão, juntas, vendo os filhos crescerem e se desenvolverem. E, o que poderia ser um período difícil, de solidão, acabou tronando-se uma ótima oportunidade de fazer novas amizades. Tudo começou, conforme conta a Cake Designer, Fabi Godinho, logo após o nascimento do seu segundo filho, o Théo, em meio às madrugadas amamentando ou sofrendo com as cólicas dele.
“Eu pensava em quantas mamães estavam passando pela mesma experiência naquele exato momento e o quanto seria legal se uma pudesse de alguma forma fazer companhia para a outra, deixando aquelas longas madrugadas menos solitárias. Antes, ainda na gravidez, quando acompanhei blogs sobre maternidade, criei o grupo Gravidinhas e Mamães de Bagé no Facebook para unir mulheres, e só mais tarde, depois que o Théo nasceu, criei um grupo no WhatsApp, por ser uma ferramenta mais fácil de utilizar para quem está sempre com o bebê no colo ou na correria da vida de quem é mãe”, conta Fabi.

Hoje o grupo Mamães Corujas conta com 32 mamães, número que cresce a cada dia. O objetivo é dividir experiências e vivências, compartilhar os sentimentos que estão à flor da pele, fazer com que os bebês interajam com outros possibilitando assim criar um vínculo e um círculo de amizades entre eles, além de propor parcerias com profissionais e empresas que tenham algum serviço que possa interessar às mamães do grupo, como palestras, campanhas ou até mesmo a negociação de descontos com alguns profissionais da fotografia, de serviços de festas e lojas de roupas infantis. E, além das conversas virtuais, as mamães e os babys costumam também promover encontros e festinhas.
“Os encontros são a melhor parte. Fazemos uma comidinha gostosa e ficamos conversando sobre nosso novo universo entre fraldas, brinquedinhos, bebês dormindo, outros chorando e alguns brincando. Onde podemos também ensinar nossos filhos a viver em sociedade, a dividir um brinquedo, a aproveitar a companhia de um amiguinho. E, é sempre muito bom nessa fase que, apesar de deliciosa é muito cansativa, poder se produzir um pouco e ir jantar com as amigas. Acredito que esses encontros façam bem até para a nossa autoestima”, destaca Fabi.

O auxilio ao lado psicológico e emocional também é um dos pontos fortes do grupo.
“Eu posso dizer que o grupo ajudou a mim e a outras mamães e evitar uma depressão pós-parto. É um momento delicado, quando ficamos mais sensíveis, algumas amizades somem, não dormimos bem, aumentam as despesas da família, não se tem tempo para se arrumar, muitas precisam largar o emprego e tudo isso faz com que você se sinta mal. Estar junto com outras tantas mulheres que estão passando pela mesma situação, te faz perceber que tudo é passageiro e natural. A troca de experiências também é muito legal, porque mesmo sendo mãe de primeira, segunda ou quinta viagem, sempre temos dúvidas e medos que resolvemos no grupo”, destaca Fabi.

E, se alguma mamãe quiser fazer parte do Grupo Mamães Corujas basta procurar a página no Favebook (Mamães Corujas Bagé) e passar por mensagem o número do seu WhatsApp.



Dizem que o ano começa, efetivamente, a partir de março. Mês que será marcado por um dos principais eventos da região, a 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé, que tem início no dia 11 e se estende até o dia 15. Portanto, agendem-se e participem desse grande evento da cultura gaúcha.

Dia 14, acontece no Atelier Coletivo, do talentoso artista plástico, Carlo Andrei Rossal, “Tributo a Legião Urbana”. Quem já viu e ouviu, disse que é imperdível. O evento está previsto para às 23h.

Ah, e por falar em baladas pela cidade... Hoje, dia 28, a mais nova casa noturna de Bagé, Reina, retoma suas atividades, reunindo no ambiente os formandos do curso de Direito da Urcamp e seus convidados. A festa “Intimação” tem início a partir das 23h, e entre as atrações confirmadas está a banda Som da Cor, Jean Saliba e Ricardo Belleza.

Poetas, escritores e apreciadores da área terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências com o poeta, ensaísta, tradutor e advogado, Irineu Volpato, que passará por Bagé no dia 05 de março para um encontro com os poetas da cidade e, também, para rever sua amiga e poetisa, Sarita Barros. O evento, que é aberto ao público, acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos, das 15h às 17h, e é uma promoção do Grupo Cultura Sul.

Mais uma vez eles fizeram uma grande festa na maior praia do mundo. Os integrantes fundadores do Bloco Os Fora da Casinha reuniram uma multidão de foliões no Cassino, que agitaram as noites de Carnaval por lá. Na foto, Marcos Mello, Clayton Rocha, Luiz Carlos Silva, Marcio Cancio, Roberto Hecth Junior, e Carlos Cancio

O casal Maristela Barbosa e Carlos Cancio


Bere Borges com sua Natasha, felina de três anos que foi eleita Pet Destaque, no 1º Desfile Pet, realizado em Bagé. Clic Mickael Freitas


Por falar em Mickael Freitas... Recentemente ele clicou o casal Victória Ferreira e Axel Costa, de Candiota, que estiveram em Bagé eternizando seu amor pelas lentes do competente fotógrafo


No Almoço Harmonizado realizado na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, a enóloga Maria Amélia Flores, proprietária da Vinho e Arte, de Porto Alegre, que prestigiou o evento acompanhada de um grupo da Capital Gaúcha, e degustou e aprovou as delícias oferecidas no local. Na foto, ela, Maria Amélia, com as bageenses, Elizabeth Terra e Cátia Souza


O grupo de visitantes com os proprietários da vinícola, o casal Nara e Valter José Pötter

Lanches deliciosos para o intervalo na escola
As aulas já começaram e, com elas, o drama de muitas famílias em preparar diariamente o lanche das crianças na escola. Mas, antes de recorrer aos lanchinhos prontos e práticos, temos receitas bem fáceis, muito saborosas e saudáveis que a criançada irá adorar e que não darão nenhum trabalho de preparar.
Bolo de milho

Ingredientes
1 xícara (chá) de milho (pode ser em lata)
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de coco ralado seco
2 ovos
Margarina para untar a assadeira

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes (exceto o coco ralado) no liquidificador. Unte a assadeira com bastante manteiga, polvilhe o coco ralado e acrescente a massa batida. Asse em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos.

Novos itens de série e ainda mais segurança e tecnologia na Amarok 2015
Versões da pick-up já estão disponíveis nas concessionárias Tterrasul

Desde que chegou ao mercado a Amarok vem estabelecendo novos padrões de sofisticação e tecnologia em seu segmento e unindo, como diz o seu slogan, força e inteligência. A versão 2015 da pick-up média da Volkswagen já está disponível nas concessionárias Tterrasul da região com novos itens de série, reforçando sua posição de vanguarda no mercado, principalmente no que se refere à segurança e tecnologia.

A versão Highline da pick-up destaca-se pela novidade da presença da grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados, câmera traseira, regulagem elétrica da altura dos faróis e lanterna traseira de neblina como itens de série, além dos opcionais dos faróis bi-xenon com luz de condução diurna em LED, novas rodas de liga-leve de 19 polegadas e engate removível para reboque.
Entre os itens de segurança ativa e que são referência na Amarok pela proteção que proporcionam aos ocupantes, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), com Assistente para Partida em Subida (HSA) e Controle Automático de Descida (HDC) também passam a ser de série em todas as versões.

A Amarok 2015 também está disponível nas versões Trendline, S e SE. Os interessados em conhecer de perto a pick-up que revolucionou o mercado ao oferecer segurança, conforto e tecnologia podem passar em uma concessionária Tterrasul e realizar um test-drive.

Kids e Teens

Bernardo Gomes Hahn completou seu primeiro aninho no dia 07 de janeiro

Os irmãos Matheus e Cecília Lehr Pegoraro de Dom Pedrito

Atividade
Com a volta às aulas, você deve estar cheio de atividades bacanas para fazer.  Mas, que tal aproveitar o final de semana para brincar de bumerangue? O curioso deste brinquedo é que, não importa a força e o quanto longe você conseguir arremessar o bumerangue, ele sempre volta para a sua mão. Para brincar você só vai precisar recortar o bumerangue, pintar e colar em uma cartolina. Depois é só se divertir.

Por um lanche mais saudável e colorido
Salgadinhos, refrigerantes e frituras podem abrir espaço para alimentos gostosos e saudáveis na lancheira das crianças

Agradar ao paladar das crianças e, ainda manter uma alimentação balanceada e saudável, nem sempre é fácil. Pior ainda, quando a correria do dia-a-dia ainda atrapalha e elaborar o lanche que as crianças levam para a escola torna-se uma tarefa complicada. Até porque, nem sempre o lanche mais saudável é aquele que mais agrada a criança e, além disso, unir praticidade e qualidade não é nada fácil. Porém, é sempre importante ter em mente de que a alimentação infantil deve ser acompanhada com atenção e cuidado e que algumas sugestões e combinações podem ajudar.

Algumas dicas de como lidar com as crianças sobre o assunto também podem ser úteis:
- Negociar um dia da semana para a criança escolher o seu lanche e, em troca, combinar que nos demais dias a decisão final é do pai e da mãe. Dê preferência que este dia da criança seja no meio da semana para ficar mais distante do final de semana, quando acontecem mais abusos na alimentação.

- Varie o máximo as opções de lanche e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer.

- Cuidado com lanches que incluam produtos que necessitam de refrigeração.

- Sempre coloque uma fruta na lancheira e permita que a criança participe da escolha dessa fruta.

- Esteja atento ao lanche dos colegas, já que as crianças costumam trocar e compartilhar os lanches na hora de comer.

- Quando for colocar na lancheira biscoitos ou bolachas, nunca coloque o pacote inteiro, separe em porções adequadas à idade da criança. Sempre que possível opte por versões integrais.

- Sempre coloque uma garrafinha de água e reforce com a professora o pedido para que incentive a criança a beber bastante água durante a aula.

- Se a opção for pelo lanche na cantina, prefira os assados. O pão de queijo, o enroladinho e as torradas são boas opções.

Serviços especializados e qualidade em materiais escolares
A Plancópias é especializada em serviços de impressão, cópias, gráfica expressa e materiais escolares




Fotos: Estúdio Propaganda/Especial
Quem busca qualidade, agilidade, bons preços, ampla variedade, encontra nas lojas Plancópias serviços especializados de impressão, cópias, gráfica expressa, plotagem, além da completa linha de material escolar para todas as idades, estilos e gostos.

Os empresários Renê e Rosane Isoppo destacam que a Plancópias trabalha com a impressão de banners de trabalhos científicos (para estudantes) e em papel de plantas para engenharia e arquitetura e em adesivos e lonas para profissionais, além dos serviços de plotagem e gráfica expressa onde realiza todo o tipo de trabalhos de impressão (convites, cartões de visitas, folders e outros).

Entre os materiais escolares, as lojas estão com preços especiais para a volta às aulas. Vale o destaque para os cadernos de uma matéria com capa dura a partir de R$4,99, os cadernos de 10 matérias e 200 folhas a partir de R$6,99, as canetas esferográficas e lápis a partir de R$0,49 e as mochilas com descontos especiais de até 30%. A Plancópias oferece ainda desconto especial de 10% nas compras à vista ou parcela em até 10 vezes nos cartões de crédito Banricompras, Master, Visa, Verde Card e Gold.

Outras comodidades oferecidas pela Plancópias são o horário de atendimento até às 22h, na loja 03, passando a Urcamp, o ambiente climatizado e a possibilidade de que o estudante escolha com liberdade e tranquilidade a lista completa do seu material.

Novidades e boas vindas especial na volta às aulas do Colégio Auxiliadora

A diretora executiva Rose Dóglia e o diretor salesiano Padre Ademar Urbaimski junto ao mobiliário recuperado e que abriga a bandeira da escola

Alunos do 5º ano

Alunos do 4º ano

O ano letivo começou repleto de novidades no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé. Já no primeiro dia de aula, os alunos puderam conhecer algumas das inovações da escola, a começar pela estrutura administrativa que, agora conta com uma diretora executiva, a professora Rose Dóglia, e com um novo diretor salesiano, o Padre Ademar Urbaimski.

Rose conta que a divisão de tarefas entre os diretores permitirá que os alunos tenham um acompanhamento ainda mais eficiente e contínuo, uma vez que ela cuidará das questões mais práticas e o Padre Ademar dará continuidade ao trabalho de evangelização para que, juntos, possam realizar um dos objetivos de Dom Bosco e da filosofia salesiana de “Educar evangelizando e evangelizar educando”.  Outra novidade é a reformulação e restauração de alguns objetos antigos da escola, como alguns móveis e os instrumentos da banda.

“O colégio precisa se modernizar, mas sem perder a sua história de 110 anos. Estamos promovendo uma conversa entre o antigo e o novo”, conta Rose.

A reativação da Educação Infantil, atendendo crianças de 4 e 5 anos, também é uma novidade e representa a possibilidade de iniciar mais cedo o contato com a pedagogia salesiana com toda a estrutura, conforto e credibilidade do Colégio Auxiliadora. E, para a volta ás aulas, um calendário especial foi organizado de modo a receber todos com carinho e comodidade. Antes, a equipe diretiva, professores, funcionários e equipe de apoio passaram por 32h de formação com a intenção de fortalecer o ideal de que o aluno é o centro da atenção e que é necessário pensar no cognitivo e no pessoal de cada aluno para a formação de bons cidadãos.

“Dom Bosco sempre teve como lema a formação de “Bons cristãos e honestos cidadãos” e, por isso, pensamos sempre no nosso aluno em primeiro lugar. Ainda mais neste ano, quando comemoraremos os 200 anos de nascimento de Dom Bosco e contaremos com uma significativa programação. As novidades e reformulações na escola também são reflexos deste ano tão importante que viveremos”, destaca Padre Ademar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário