Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Caderno Pampa :: 28 de março :: Edição 323


PRÓXIMO PAMPA: 11 DE ABRIL


Finalmente o calorão dará uma trégua. A chegada do outono, comemorado por muitos, é, também, um período de muitas mudanças na rotina de vida das pessoas. Os dias passam a ser mais curtos, a temperatura é mais amena, chove bastante e é chegada a hora de começar a se preparar para o inverno. Ao mesmo tempo, o outono tem um charme especial, com as calçadas e praças cobertas de flores e folhas das mais diversas cores, com o entardecer mais laranja e muitas outras peculiaridades. É uma nova estação e, com ela novos hábitos, costumes e cuidados.

Nessa edição o reforço de um conselho importante: prevenir é sempre melhor do que remediar. Principalmente quando o assunto é a saúde e a qualidade de vida. Ter atenção com a carteira de vacinação e estar protegido contra doenças importantes é fundamental, seja você criança ou adulto. E, voltando ao outono, vem chegando a época de reforçar a vacina da gripe e evitar resfriados.

Um agradecimento especial ao fotografo Mickael Freitas que compartilha conosco a bela imagem da capa. O olhar de um apaixonado pelo outono.

Candiota celebra 23 anos de emancipação
Aniversário aconteceu dia 24 de março e contou com uma semana inteira de programação festiva
As atividades em comemoração ao 23º aniversário de Candiota marcaram toda a semana no município com a realização de variada programação que teve como objetivo agradar a vários tipos de público. No dia 24 de março, data em que Candiota completou 23 anos de emancipação, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude em parceria com a Secretaria de Turismo e o Gabinete da Primeira-Dama programaram um dia de atividades diversas, com palestra, atividades recreativas, apresentações artísticas, parabéns e bolo.
21º Canto Moleque
O final de semana está sendo de muita música e tradicionalismo em Candiota com a realização da 21ª edição do Canto Moleque, evento que marca o encerramento das comemorações de aniversário da cidade. As apresentações acontecem no Ginásio Municipal de Dario Lassance e reúnem mais de 60 competidores nas categorias mirim, juvenil e especiais masculino e feminino. A programação estende-se até amanhã, dia 29, com a apresentação dos candidatos e a grande final. Após cada apresentação dos concorrentes, há shows de nomes consagrados da música. Hoje quem sobe ao palco é o Gaúcho da Fronteira e, amanhã, a Família Guedes.

Programação especial para comemorar os 15 anos de emancipação de Aceguá
Todo o mês de abril será marcado por atividades
O município de Aceguá completa 15 anos de emancipação em 16 de abril e, para comemorar, atividades serão realizadas durante todo o mês. A programação terá início com a realização de um culto ecumênico dia 1º de abril às 19h no Ginásio Municipal. No dia seguinte, acontecem algumas das principais atividades comemorativas como o 5º Festival de Balonismo no Pampa a partir das 16h no Canteiro Internacional e o baile show com César Oliveira e Rogério Mello na Sociedad Crioulla La Tropilla. Nos dias seguintes, torneios esportivos, palestras, reuniões, passeios ciclísticos e turísticos, mostras, encontros, gincanas, apresentações artísticas e o lançamento da campanha do agasalho marcam a extensa programação. A mostra campeira e a 3ª edição do Marco da Canção de Aceguá também são destaques da programação e acontecem entre os dias 10 e 12 de abril.

Almoço Peixes do Pampa em benefício do Caminho da Luz
Mais uma vez o Caminho da Luz é uma das entidades beneficiadas pelo almoço "Peixes do Pampa", promovido pelo Rotary Bagé Sul. O evento será realizado amanhã, dia 29 de março, a partir das 12h30min, no salão do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora. Em 2014, mais de 500 pessoas compareceram ao evento, proporcionando o encaminhamento de cerca de R$4 mil ao Caminho da Luz.  Entre as iguarias que serão preparadas por integrantes do clube rotário estão carpa assada, traíra frita, filé empanado, paella (frutos do mar), pirão de peixe, isca de peixe, além de peixe ao molho. Como acompanhamentos haverá arroz branco, purê de batata e saladas, além de sobremesas. A instituição está com ingressos à venda para a programação, ao valor de R$40.

62 anos da Biblioteca Pública Infantil de Bagé
A Biblioteca Pública Infantil Prof ª Maria Martins Rossell está de aniversário dia 30 de março, completando 62 anos. Em comemoração, a partir das 19h, os alunos, professores e toda a população estão convidados para uma confraternização que também marcará os 45 anos da Escolinha de Arte Tia Lêda. De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Denise Rossal, o evento contará com diversas atrações, entre elas a apresentação dos alunos do Fábrica de Gaiteiros, de projetos do IMBA e outros.

Chegada do outono provoca alterações na vida e rotina
Estação de temperaturas mais amenas e dias mais curtos pede novos hábitos
Foto: Mickael Freitas/Especial

Se prestarmos mais atenção aos detalhes da natureza, perceberemos que cada estação do ano traz mensagens e convites específicos para novas posturas e aprendizados. É uma época de transição entre os extremos de temperatura verão-inverno e que nos faz lembrar da clássica imagem das árvores perdendo suas folhas. O outono é, também, a estação do ano caracterizada pela diminuição do calor e da umidade do ar e, nesse período de transição, o organismo já tende a estranhar a queda da temperatura.
O primeiro reflexo desta mudança é que o organismo passa a utilizar maior quantidade de energia para manter a temperatura corpórea equilibrada. Ainda, nesse período a necessidade de ingerir líquidos é amenizada, já que o organismo não expele tanto líquido.

Um reflexo bastante comum e sentindo, principalmente, pelas mulheres é a queda acentuada de cabelos já que nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade do sol e essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, gerando um número menor de fios, além de enfraquecer a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rapidamente, eles também nascem mais devagar. O ressecamento causado pelas temperaturas mais baixas também pode ser uma causa da queda.

Outro problema causado pela mudança de estação é o surgimento de alguns problemas na respiração e até mesmo na pele, que fica mais seca e suscetível a rachaduras e alergias. Isso acontece porque, na transição para o outono, o ar seco e as temperaturas baixas dificultam a dispersão de partículas, comprometendo o sistema respiratório e cardiovascular. Durante a troca de estações as condições crônicas tornam-se mais abaladas para pacientes de bronquites, asma, rinite e sinusites. O uso de umidificadores de ar pode amenizar as dificuldades respiratórias. É importante, também, estar atento a possíveis irritações nos olhos. Secura e coceira podem indicar um quadro de conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias o ideal é procurar tratamento médico.

Por mais saúde e qualidade de vida
Manter-se protegido através da vacinação é sempre uma boa maneira de ficar longe dos problemas causados por uma contaminação

Algumas doenças podem causar sérias consequências à saúde e à vida. No entanto, algumas delas são facilmente evitadas através da prevenção, o modo mais seguro e barato de garantir qualidade de vida e saúde. Nesse contexto, as vacinas apresentam-se como importantes aliadas para evitar doenças e que seriam capazes de criar sérios problemas para toda uma comunidade – uma vez que algumas doenças são altamente infectáveis e estão fora de circulação no Brasil graças a vacinação.
A médica Alice Cruz Fernandes da Clínica de Vacinação CLINIPAMPA que funciona integrada ao Centro Clínico CLINIPAMPA, destaca ainda que vacinação não é, somente, coisa de criança.
“Os adultos também precisam estar atentos e manter suas carteiras de vacinação em dia. Uma boa sugestão é procurar auxílio médico para saber quais vacinas são importantes de serem feitas e, assim, estar seguro. A Clínica de Vacinação CLINIPAMPA está pronta para esclarecer dúvidas e ajudar”.

Na Clínica de Vacinação estão disponíveis todas as vacinas do mercado. Entre as mais procuradas estão a HPV Bivalente, HPV quadrivalente, Prevenar 13, Hexavalente, Varicela, Meningo C, Meningo ACWY, além da Zostavax (Herpes Zoster) e, em breve, a da Gripe 2015 de dois tipos: trivalente e tetravalente.

A vacina Nimenrix, lançada em 2014, e que atua contra a Doença Meningocócica merece destaque pela importância que possui e capacidade de atacar quatro sorotipos (ACWY), tornando-a mais potente e completa. A vacina já existente no país protege apenas do sorotipo C. A Doença Meningocócica é considerada um problema de saúde pública mundial, altamente contagiosa, com consequências potencialmente incapacitantes, como surdez, epilepsia e outras desordens neurológicas e, em casos graves, podendo ser até fatal, daí a importância de estar prevenido e seguro. Dra. Alice acrescenta que qualquer pessoa pode ser imunizada contra a doença com essa vacina a partir de 1 ano (ACWY-TT) e a partir de 2 anos (ACWY-CRM).

Outro destaque importante é com relação a vacinação contra o HPV, uma vez que meninos também devem receber a vacina a partir dos 9 anos e, geralmente o foco da divulgação são só as meninas, um fator dificulta no controle da transmissão da doença.



Atenção tenista: começou esta semana o ranking de tênis do Cantegril Clube de Bagé, que neste ano deve contar com aproximadamente 40 participantes. Os desafios entre os jogadores acontecem toda a semana. Após o término da disputa, os 12 melhores ranqueados disputarão o torneio dos campeões. Aos interessados, as inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelo telefone (53) 3242.5874.

Hoje, na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, tem mais um delicioso almoço harmonizado. Os pratos serão acompanhados do espumante Brut Rosé (vencedor de Medalha de Ouro Duplo, em 2014, na Argentina), Luar do Pampa Chardonnay, Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, e o espumante Poesia do Pampa Demi-Sec. A visitação nas instalações da propriedade inicia às 11h.

Nesta segunda-feira, dia 30, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, cuja sede é em Bagé, realiza uma assembleia geral ordinária e extraordinária para associados. Portanto, se você leitor é sócio da entidade, está convidado a participar do evento que inicia às 9h. Mais informações podem ser obtida no site da ARCO, www.arcoovinos.com.br.

Conferindo o sucesso da 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé, Caia Martins, apresentadora do programa Rota 20, e o cinegrafista, Mario Pereira

O gerente geral do Banrisul, Ireneu Maders, o superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, Edemundo Gressler, e sua esposa, Jussara Barreto

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, com sua Bárbara Coradini Moglia

Helen Navarrina, que recentemente colou grau em Direito, pela Urcamp, ao lado de seu marido, Clodoaldo Soares. Clic Rosane Coutinho

Hoje eles estão completando 10 anos de união. Viviane e Pedro Siuch fizeram um ensaio comemorativo no estúdio do fotógrafo Leko Machado. Parabéns aos pombinhos!

A nova diretoria da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE, que tem a frente da presidência o publicitário Vinícius Assumpção, na noite de posse, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Na foto estão, também, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sandra Farias de Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Lara, e o ex-presidente da AJE, Eduardo Soares

 O evento contou com a palestra do empresário bageense, Ícara Cardoso, que atualmente reside em São Paulo, e é proprietário de um grupo de empresas. Clics Diones Alves

A páscoa está chegando e, antes, dela a Sexta-feira Santa. Dia de comer peixe, bacalhau e frutos do mar. Inspire-se com as receitas de hoje e bom apetite.

Arroz de bacalhau ao forno

Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 1/2 xícara (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes
1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
700g de lascas de bacalhau dessalgada
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada
100g de muçarela fatiada
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola e o arroz. Adicione a água e cozinhe o arroz até ficar no ponto. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o tomate até começar a desmanchar. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate e deixe levantar fervura. Adicione o bacalhau, a azeitona e cozinhe no fogo brando por 5 minutos. Coloque a pimenta e, se necessário, o sal. Misture o arroz, polvilhe a salsa e coloque em um refratário. Cubra com a muçarela e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno, pré aquecido a 220ºC, até derreter os queijos e dourar. Sirva em seguida.

Dica: para dessalgar as lascas de bacalhau, deixe de molho na água, mantenha na geladeira durante dois dias e troque de água, no mínimo, três vezes ao dia.

Batata recheada ao forno

Ingredientes
6 batatas médias
5 xícaras de água
1 colher (sopa) de sal
1 1/2 xícara de maionese com limão
4 filés de peixe picado
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1/2 xícara de ervilha

Modo de preparo
Coloque em uma panela média as batatas, a água e o sal e cozinhe até que fiquem macias. Pré aqueça o forno em temperatura média. Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e, com o auxílio de 1 colher (chá), retire a polpa deixando uma borda de 1cm de espessura. Reserve.
Passe a polpa retirada na peneira ou no espremedor de batatas, coloque em uma tigela e acrescente a maionese com limão, o peixe, o tomate e a ervilha. Misture. Recheie fartamente as metades das batatas com a mistura e coloque, lado a lado, em um refratário grande (35cm x 22cm). Leve ao forno por 15min. Sirva quente.

Dicas: Se preferir, substitua os filés de peixe por 1 lata de atum ou de sardinha escorridos.

Colomba Pascal

Ingredientes
1 xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
2 xícaras (chá) de rum
60g de fermento fresco para pão (4 tabletes de 15g cada)
200g de açúcar
9 ovos
1 1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de casca  de laranja
Gotas de essência de laranja a gosto
2 copos (americano) de leite morno aproximadamente
700g de farinha de trigo aproximadamente
100g de farinha de castanha de caju
200g de açúcar de confeiteiro
2 gotas de essência de amêndoas
1/2 colher (sopa) de suco de limão coado

Modo de preparo
Prepare a massa: ponha as passas de molho no rum e reserve. Misture o fermento com o açúcar até formar uma pasta. Separe as gemas e as claras de 6 dos ovos. Adicione a manteiga, 6 gemas, 3 ovos inteiros batidos, o sal, as raspas de casca de laranja, a essência de laranja e o leite. Ponha esses ingredientes um de cada vez e misture-os até incorporar bem.  Acrescente a farinha de trigo aos poucos e sove até formar uma massa macia. Escorra as passas e junte à massa. Divida a massa em duas partes e ponha em formas de papel próprias para colomba. Deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno médio pré aquecido.
Prepare a cobertura: misture a farinha de castanha de caju, o açúcar de confeiteiro, a essência de amêndoas e o suco de limão. Acrescente 3 claras (descarte as restantes), misture bem e reserve. Retire do forno e espalhe a cobertura. Devolva ao forno por mais 15 minutos, aproximadamente.

Kids e Teens

Yasmin Antunes Mendonça, 1 ano e 10 meses

De Dom Pedrito, Agatha Lucas Silveira Miss Beleza Sul Brasil, Thaize Foggiato Hubner Miss Beleza Sul RS Mirim, Vitor Maia Mister Del Mundo Teen e Tatiele Foggiato Hubner Miss Beleza Sul RS Teen

Atividade

O coelhinho da páscoa está chegando e, está faminto. Ligue os pontos, descubra a comida favorita do coelho e pinte o desenho.
Para mamães e bebês
A loja Nova Era preparou um espaço especial para receber com conforto as mamães e os bebês para a hora da amamentação ou troca de fraldas

Mônica Mota e o seu bebê Bernardo aproveitam o novo espaço

A hora da amamentação e da troca de fraldas precisa de conforto e sossego e, pensando nisso, a loja Nova Era preparou um espaço especial e reservado para que mamães e bebês possam aproveitar esses momentos com privacidade e conforto. O espaço Mamãe e Bebê foi inaugurado no mês de março também em alusão ao Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo acolher uma hora tão doce para a mãe, quando ela está cuidando do seu bebê. O espaço conta com trocador de fraldas, lencinhos umedecidos, uma poltrona para amamentação e está disponível para todas as mamães e bebês, permitindo mais conforto e tranquilidade na hora de realizar as suas compras.

Cuidados com o chocolate
Na páscoa as crianças costumam abusar do chocolate, mas é preciso ter atenção para evitar problemas
A data mais doce do calendário está chegando e as crianças mal podem esperar para saborear todos aqueles chocolates e doces. Porém, para evitar os problemas que o consumo em excesso podem causar é importante estar atento e ajudar as crianças na hora de aproveitar todas essas delícias. A dica, então, é ficar mais atento nessa época em que a tentação exercida pelo chocolate é tão evidente.

Quantidade
Não exagere no consumo. A quantidade aceitável para cada um varia de acordo com o tamanho do estômago e a absorção de cada pessoa. O limite das crianças varia em torno de 200 gramas. Fique atento porque chocolate em excesso pode causar irritação gástrica, enjoo e diarreia.

Quem pode?
Não dê chocolate para bebês. Apenas crianças que já estão com todo tipo de alimento incorporado à dieta é que podem comer pedaços de chocolate. Mas lembre-se: quanto menos açúcar a criança comer, melhor. Se possível, permita o consumo apenas depois das refeições. Se comer de manhã, provavelmente não vai almoçar e, quando sentir fome, vai recorrer ao chocolate, passando o dia inteiro alimentando-se com o produto.

Qualidade
O chocolate deve ser fresco, por isso confirme a data de fabricação e o prazo de validade. Verifique sempre a procedência do chocolate, confiando em marcas já conhecidas, tanto em chocolates industriais como artesanais. Em caso de problemas ou intoxicações, busque o médico imediatamente.

Esportividade e alta performance no novo Golf GTI
Modelo já está disponível na concessionária Tterrasul


Com roupagem moderna, esportiva e destacando-se pela potência de 220 CV do motor, o novo Golf GTI é a união da tecnologia, com design arrojado e muita potência, além de contar com a qualidade e os diferenciais de ser um Volkswagen. O novo modelo já está disponível na concessionária Tterrasul para Bagé e região e atrai olhares pela presença imponente, esportiva e itens de série e opcionais que oferece.
Entre os itens tecnológicos que são exclusividades do novo modelo destaca-se o Sistema de Direção Progressiva, que permite mais conforto e facilidade nas curvas, tanto em alta como em baixa velocidade através da diminuição de voltas do volante, que torna a direção mais direta. O novo Golf GTI tem disponível ainda dois pacotes de opcionais: o Exclusive e o Premiun, além da possibilidade de ter teto solar. Entre os itens de série destaca-se os sete airbags, o volante multifuncional com comandos de rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade e shift paddles, além do sistema Infotainmente “Composition Media” com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5,8”, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone, além de inúmeros outros itens.  O acabamento interno superior e com toques de esportividade também merece destaque.
Os interessados em conhecer melhor toda a tecnologia e esportividade que o novo Golf GTI oferece devem procurar a concessionária Tterrasul.

Supermercados Nicolini realizam mais uma entrega da campanha Troco do Bem
Apae de Bagé foi beneficiada com R$ 51.842,44

Preocupados com as comunidades em que estão inseridos, a rede de supermercados Nicolini tem como uma das políticas da empresa a realização de campanhas beneficentes e que são uma oportunidade de retribuir o carinho e confiança que recebe de seus clientes. A campanha Troco do Bem, por exemplo, é uma oportunidade que os clientes Nicolini tem de fazer o bem através das moedinhas do seu troco. Como resultado, o Nicolini já contabiliza sete entidades beneficiadas, totalizando mais de R$288 mil doados em 30 meses de campanha.


A mais recente entrega aconteceu em Bagé, no dia 11 de março, para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o valor de R$51.842,44 referente ao período de arrecadação de 1º de outubro de 2014 até 07 de março de 2015. Agora, a campanha tem uma pausa até o final de março e será retornada em abril quando os novos beneficiados serão anunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário