Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Caderno Pampa :: 25 de abril de 2015 :: Edição 334

 


PRÓXIMO PAMPA: 9 DE MAIO


Sentir-se bem e ter qualidade de vida são desafios diários e que englobam uma série de elementos da nossa saúde. Mais do que isso, a necessidade de evitar estar doente ou exposto a situações de risco de contaminação, faz-se fundamental para quem deseja desfrutar de uma vida tranquila. E, com o mundo de inúmeras possibilidades que temos a nossa disposição atualmente, passando, principalmente, pela capacidade de acesso à informação e prevenção, fica mais simples saber cuidar-se e manter-se longe dos problemas, seja mantendo a cautela quando o assunto é saúde ou investindo em prevenção. Nesta edição especial de “Saúde e Bem Estar” abordamos temas distintos – gripes ou pneumonias, problemas cardíacos e dores nas articulações das mandíbulas – três problemas bastante comuns, que merecem especial atenção e o acompanhamento de profissionais capacitados para a sua solução. Leia, informe-se e esteja atento aos sinais do seu corpo e organismo. Quando a prevenção falha, o diagnóstico precoce e o tratamento adequando são as únicas alternativas.

Sindicato Rural de Dom Pedrito lança novo site
Dentro da proposta de levar mais conhecimento e informação ao produtor rural, promovendo sua aproximação ao Sindicato, o site do Sindicato Rural de Dom Pedrito foi completamente remodelado e já está disponível para acesso. Mais moderno e interativo, a página ganhou novos conteúdos e informação. Os interessados em conhecer a nova proposta podem acessar www.sindicatoruraldp.com.br.

Feira do Livro de Dom Pedrito já tem patrono escolhido
Uma votação que contou com a participação da Comissão Executiva da Feira do Livro de Dom Pedrito e administração municipal escolheu o novo patrono da feira deste ano. Na oportunidade, Nelso da Silva Oliva foi eleito o patrono da 11ª edição da Feira do Livro. Oliva é natural de Dom Pedrito, foi conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Coordenador Municipal de Tradicionalismo (CMT), Assessor de Tradição e Folclore de Dom Pedrito e atualmente é membro da Sesmaria Cultural.  Nelso ainda escreveu o livro “CTG Rodeio da Fronteira – 50 anos de história” e está produzindo sua nova obra, a qual irá contar fatos históricos ocorridos no município, englobando as Revoluções de 1893 e 1923. O maior evento cultural do município acontece entre os dias 5 e 11 de outubro na Praça General Osório.

Campanha pública de vacinação inicia em maio
Embora em anos anteriores as imunizações contra a gripe tenham começado em abril, em 2015 a campanha deverá ter início somente no dia 4 maio para que as doses incorporassem uma nova cepa de vírus que se tornou comum no Hemisfério Norte. O adiamento não deve trazer prejuízo à população, porque o indicado é que as doses sejam administradas antes de o inverno começar. A vacina é indicada para qualquer pessoa, mas idosos, gestantes e crianças são considerados grupos prioritários e podem receber a dose gratuitamente em postos de saúde. Os demais devem procurar a rede particular para vacinar-se e evitar problemas e complicações causadas pela gripe.

Para viver bem!
A qualidade de vida influência diretamente na nossa saúde

Muitos fatores em nossa vida cotidiana influenciam na saúde e qualidade de vida. E, embora pareçam bastante simples, ajudam na manutenção da saúde e bem estar.

Água
A maior parte do organismo humano é formada por água. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde. Com a ingestão de água provocamos uma diurese maior, o que favorece a eliminação de toxinas e previne algumas doenças. Alguns especialistas indicam também que, o consumo da água em jejum, pode trazer ainda mais benefícios. No entanto, todos são unânimes em afirmar que manter o corpo sempre hidratado ajuda em diferentes partes do nosso organismo, como no funcionamento correto do cérebro (quando estamos hidratados adequadamente, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta), no bom funcionamento dos rins (ajuda a eliminar resíduos e nutrientes desnecessários), na melhora no trato digestivo (aumenta a dissolução dos nutrientes para que sejam absorvidos pelo sangue e transportados para as células), na manutenção da elasticidade e tonicidade da pele, na lubrificação dos músculos e articulações e em muitos outros aspectos.

Exercícios
Levar em consideração as informações sobre os benefícios do bem-estar físico e mental através da prática de atividades esportivas, como forma de colaborar terapeuticamente no tratamento e prevenção de diversos males, pode ser uma alternativa interessante para quem deseja sentir-se melhor e mais disposto, uma vez que a atividade física libera no organismo os hormônios serotonina e endorfina, responsáveis pelas sensações de bem-estar e felicidade. Outro ponto importante é buscar apoio profissional e orientação na hora de praticar qualquer atividade física e, assim, evitar problemas.

Bom humor
Há muitos anos, a medicina em geral e a psiquiatria, em particular, estudam a importância do bom humor, dos bons sentimentos e dos pensamentos positivos na qualidade de vida e saúde global das pessoas. E, já não tem mais dúvidas nenhuma sobre a relação estreita entre o estresse, seja ele físico ou emocional, e a saúde, incluindo o sistema imunológico e o desenvolvimento de alguns tipos de doenças mais sérias. Então, a dica é buscar levar a vida de forma mais leve, sem grandes apegos ou valores desmedidos. As pessoas que sabem se divertir e rir são, geralmente mais saudáveis e mais capazes de sair de situações de estresse com facilidade, nelas a redução da liberação dos cortisóis e da adrenalina (hormônios do estresse e do envelhecimento precoce) atua desacelerando o desenvolvimento de infecções e doenças.

Alimentação
Falar da importância de manter uma alimentação saudável é ser repetitivo. No entanto, lembrar da necessidade de realizar refeições balanceadas a cada curto espaço de tempo e nunca é demais, já que trata-se de um hábito mantido por poucas pessoas. Tudo começa pelo café da manhã, uma etapa da alimentação essencial para a saúde, para a manutenção do peso ideal e, principalmente, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia. Estudos indicam ainda que indivíduos que fazem o desjejum têm melhor aporte nutricional diário, consumindo, na maioria dos casos, integrais com leite, frutas e iogurtes, o que significa mais macronutrientes (carboidratos, proteínas) e micronutrientes (vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio), além de fibras. Para aqueles que, por qualquer motivo, não tomam café da manhã, a recomendação inicial é descobrir o motivo que, na maioria dos casos, tem a ver com os hábitos da pessoa. A mudança de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde, bem estar e alguns anos de vida a mais por meio da alimentação.

Vacina contra Gripe X Vacina contra Pneumonia
No Brasil, a gripe e a pneumonia causam milhares de mortes todos os anos. A forma mais eficaz de prevenção e de evitar as complicações é a vacinação anual. O período ideal para vacinação é o outono, uma vez que a vacina precisa de 30 a 45 dias para atingir sua máxima proteção. Como a maior circulação do vírus acontece no inverno, a imunização antecipada permite que os indivíduos vacinados estejam protegidos nos meses mais frios. Estudos revelam que em idosos, a vacinação reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias em comparação aos não vacinados. Já em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC-bronquite e enfisema pulmonar), este número chega a 75% com a vacinação.

Gripe
A vacina da gripe pode ser realizada em todas as pessoas após os seis meses, porém determinados grupos de risco cujas complicações secundárias são mais comuns e graves possuem preferência na vacinação. São eles: idosos a partir dos 60 anos, cardiopatas, indivíduos com problemas pulmonares, diabéticos, indivíduos com Aids, renais crônicos, gestantes a partir do terceiro mês, profissionais de saúde, contactantes com indivíduos de risco, para que estes não sejam transmissores da doença para seus familiares. A vacina da gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora. A vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante.

Pneumonia
A vacina pneumocócica 13-valente (conjugada) (Prevenar) é indicada para proteção contra os sorotipos da bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças pneumocócicas, como meningite (infecção da membrana que recobre o sistema nervoso central), sepse (infecção e falência de múltiplos órgãos), bacteremia (infecção na corrente sanguínea), pneumonia (infecção dos pulmões) e otite média (infecção dos ouvidos). A vacina atua ajudando o organismo a criar seus próprios anticorpos. Grupos a serem vacinados: crianças de seis semanas até cinco anos, adultos com 50 anos ou mais, pacientes com doenças pulmonares ou cardíacas (a serem avaliadas pelo médico). Existe também a vacina Pneumo-23 que protege o indivíduo contra 23 sorotipos, podendo ser usada em esquema combinado com a Prevenar-13 (consulte nosso serviço para maiores informações).
Gravidade - O pneumococo é responsável por cerca de 30% dos casos de pneumonia em todo o mundo. As doenças respiratórias são a 5ª causa mais importante de morte no Brasil. A pneumonia é a 2ª doença respiratória mais comum no Brasil.

Conclui-se então que a vacina contra gripe e contra Pneumonia são coisas totalmente diferentes! Informe-se. Proteja-se. Prevenir ainda é o melhor remédio.

Dra Alice da Cruz Fernandes
Médica
CREMERS - 28775

Disfunções temporomandibulares - Artroscopia de ATM

Disfunção temporomandibular (DTM) é o termo geral usado para descrever a manifestação de dor e/ou mau funcionamento da articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas associadas. A prevalência de dor na ATM corresponde a, pelo menos, 5% da população em geral.

ATM é a articulação entre o crânio e a mandíbula (Figura 1) e é responsável junto com os músculos pela abertura, fechamento, lateralidade da boca e pela mastigação, contribuindo ainda, com a fonação. As doenças localizadas nesta estrutura são denominadas de DTM e tem potencial destrutivo, necessitando de tratamento precoce para evitar maiores danos à articulação. As DTMs são causadas por diversos fatores, como: estresse, apertamento e ranger dos dentes, disfunção hormonal (mulheres), alterações musculares, maloclusões (mordida errada), infecções da articulação, doenças como artrite reumatóide, fibromialgia, tumores benignos e malignos, diabetes entre outras.

Sintomas da DTM: dor ao mastigar, dificuldade de abrir a boca, travamento da boca, dor próxima ao ouvido, dificuldade de encaixar os dentes, dores de cabeça, dor na coluna cervical e pescoço, sensação de entupimento, água ou areia dentro do ouvido e barulhos (estalos a frente do ouvido) ao abrir a boca e mastigar.

Em geral a maioria dos casos (95 a 98%) se resolve com o uso de aparelho acrílico intra-oral, associado a medicamentos, fisioterapia e dieta alimentar. As cirurgias são reservadas para os casos mais graves, por isso a importância do diagnóstico precoce. As cirurgias são realizadas a nível hospitalar, sob anestesia geral. O Cirurgião Bucomaxilofacial acessa a área da articulação temporomandibular, através de uma incisão a frente da orelha. Em casos avançados de destruição da ATM, pode ser necessária a colocação de uma prótese articular. Atualmente está sendo muito utilizada a Artroscopia da ATM, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, sem necessidade de internação hospitalar. Na Artroscopia da ATM não há necessidade de incisão com a introdução de uma cânula através da pele na frente da orelha, por onde entra uma fibra óptica e, o Cirurgião observa o interior da articulação através de um monitor de vídeo. Por essa técnica podemos realizar a lavagem da ATM, outros procedimentos cirúrgicos e biópsias.

A Artroscopia apresenta menor risco de infecção pós-operatória, melhor e mais rápida recuperação, com menos dor, inchaço e sem risco de cicatriz, e apresenta os mesmos resultados positivos que a técnica cirúrgica convencional (aberta por incisão).

Dr. Pedro Moacir Peres Orabe
CRO/RS 11018
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Estomatologia (Doenças de boca, maxilares e Face)

Esteja atento à sua saúde
Clínica Vazmed é especializada em Clínica Geral, Cardiologia e Medicina do Trabalho, dispondo de infraestrutura e exames especializados


As doenças cardiovasculares são líderes em causas de morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% dos óbitos no Brasil. Ao mesmo tempo, problemas causados pela rotina ou acidentes de trabalho também são determinantes na vida de muitas pessoas. No caso dos problemas cardíacos, o tabagismo, dietas ricas em sódio, o estresse e o sedentarismo são apenas alguns dos vilões da saúde do coração. Já para os trabalhadores, a relação com a segurança no seu trabalho passa diretamente pela prevenção e acompanhamento especializado. Porém, em ambos os casos, cuidar da saúde, investindo em mais qualidade e tempo de vida é fundamental e depende diretamente da busca por profissionais habilitados e capacitados.

Em Bagé, a Clínica Vazmed é referência em atendimento e infraestrutura diferenciada, oferecendo atendimento de Clínica Geral, Cardiologia, Medicina do Trabalho e exames especializados em cardiologia como o Doppler color adulto e pediátrico, Ecocardiograma fetal com Doppler color, Teste ergométrico em esteira computadorizada, Holter de 24 horas, MAPA, Loop cardíaco, Doppler vascular e de carótidas, ECG computadorizado, com destaque para o Ecocardiograma de estresse físico e farmacológico e o Ecocardiograma com strain.

O médico Danilo Madruga Vaz conta que a atenção primária com a saúde é fundamental para todo paciente. Sendo assim, qualquer sintoma deve ser investigado para evitar surpresas desagradáveis, especialmente quanto às doenças do coração, quando os sintomas devem ser sempre valorizados com brevidade para evitar patologias mais sérias.
“Vemos muitos casos de hipertensão arterial, seguida da angina pectoris, arritmias, AVC, doenças valvulares e outros. São patologias muito frequentes porque a população vive mais hoje e, também, em função do sedentarismo. Indica-se sempre que todas as pessoas a partir do 30 anos comecem a se preocupar em fazer exames periódicos para rastrear alguma doença silenciosa como a hipertensão arterial, a dislipidemia e etc e, assim, evitar maiores problemas”, argumenta.

Medicina do trabalho
Obrigatória em todos os setores de atividade pública, privada e social, a Medicina do Trabalho é um instrumento para prevenir o aparecimento de doenças profissionais nos trabalhadores, realizando o acompanhamento e a prevenção de possíveis problemas. O setor de Medicina do Trabalho da Clínica Vazmed atende empresas e órgãos públicos através de técnicos em Segurança do Trabalho que permanecem em constante contato com as empresas oferecendo assistência e treinamento.

Sobre a Vazmed
Além de contar com exames de qualidade na área de cardiologia, equipamentos modernos, recursos tecnológicos avançados, ambiente climatizado e atendimento diferenciado, o paciente da Vazmed pode também desfrutar de benefícios como o sistema de consulta de exames via site da Clínica que, embora, ainda esteja sendo implantado, funciona de modo que o paciente realiza o exame na Clínica e depois tem acesso ao resultado pelo site, ao vivo. A Clínica Vazmed realiza todos os seus atendimentos mediante agendamento prévio, evitando longas esperas dos pacientes, que podem consultar particular ou via os convênios Assistência Social, IPÊ (com agenda ilimitada), Geboex, Fusex, Cabergs, Unimed, IBCM e Vale Saúde.

Kids e Teens

Camilli Marins Cuadro Fernandes de 11 anos.  Ela é filha de Ederson e Gislaine

Laura Klasener Regert de 1 ano e cinco meses, filha de Cris e Franco

Atividade
Cuidar do nosso planeta é muito importante e fácil. Basta ter atenção com a natureza e os animais, não desperdiçar água ou jogar lixo no chão e outras atitudes do dia-a-dia. Então, para lembrar sempre da importância de cuidar do nosso planeta pinte o desenho bem colorido e bonito!

Organização pessoal também para as crianças e adolescentes

A vida moderna, cada vez mais nos impõe quadros de estresse e ansiedade e, infelizmente, muitas vezes o problema atinge também as crianças e os adolescentes. E, embora, a qualidade de vida seja essencial em todas as idades, é nos primeiros ciclos que ela imprime papel de formação nos indivíduos, marcando-os de forma, muitas vezes, definitiva, sendo extremamente dependente de alguns aspectos:

Saúde emocional: Cuidar da saúde física é de extrema importância. No entanto, atualmente, é muito comum crianças com problemas relacionados à saúde emocional. Dar atenção aos sentimentos e comportamentos dos pequenos e promover o diálogo franco, é essencial para identificar os problemas e propor soluções.

Obrigações: Ouvir a criança antes de estipular tarefas e deveres é importante para que ele possa exprimir seus sentimentos. E não há lugar melhor para a criança desenvolver e praticar o diálogo do que na sua própria casa, com a sua família;

Tempo: A vida agitada e multitarefa faz com que os ponteiros do relógio não perdoem ninguém, nem mesmo as crianças. Para ajudar na hora de cumprir as obrigações e tarefas do dia, é importante organizar o tempo, estipulando horários para cada dever.



Sorry, sorry, sorry! Vou ficar devendo alguns clics aos leitores nesta edição, mas prometo que na próxima os garanto por aqui.

Anotem aí: em maio, a Guatambu Estância do Vinho vai promover dois almoços harmonizados, um no dia 02 e outro no dia 16, como sempre, cheio de delícias e com o melhor dos vinhos da Estância.

Estive conversando com a professora Clarisse Ismério, durante a mostra fotográfica de Pablo Meira da Costa, que está empolgadíssima com o mais novo curso de graduação da Urcamp, o de História; assim como os alunos, que mesmo recém chegados já participam de vários projetos, entre eles, o Sarau Noturno, que eu tive o prazer de integrar a primeira turma de pesquisa e apresentação teatral. Muito bacana!

Criadores de ovinos da região fiquem atentos ao prazo de inscrição de animais para a Feira Nacional Rotativa de Ovinos, a FENOVINOS, que acontece em maio, em Caçapava do Sul. O prazo encerra dia 30 de abril, e as inscrições devem ser feitas no site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO (www.arcoovinos.com.br).

Quanta gente linda numa foto só!!! A mãezona Maristela Barbosa e seus três filhos, Manuela, Carlos e Vitória, durante ensaio fotográfico no estúdio de Leko Machado

 Gilmar Minuzzi, superintendente regional do Sicredi Fronteira Sul, Geraldo Ott Filho, presidente, João Eduardo Tavares, vice-presidente, e Jalber Madruga, gerente regional administrativo financeiro, em recente evento da cooperativa de crédito.


Galera arrasou na Festa à Fantasia que aconteceu em Bagé este mês. No clic de Rodrigo Sarasol, fotógrafo oficial do evento, Daniela Rodrigues Lima e Claudio Severo

 A queridíssima Marcia Duro Mello prestigiando a mostra fotográfica, Ano Pampa, de Pablo Meira da Costa, na Galeria do Palacete Pedro Osório, em Bagé

Novo design e itens de série na SpaceFox 2015
Primeiras unidades já estão disponíveis na concessionária Tterrasul

Seguindo a reestilização e padronização visual aplicada em toda linha Volkswagen, a SpaceFox 2015 ganha cara nova e também novos itens de tecnologia e segurança. O modelo será oferecido em três configurações, Confortline, Highline e Cross, com a opção de motorização de 1.6 MSI e 120 cavalos de potência. As linhas mais modernas da nova SpaceFox aliam-se a novos itens de série como a direção elétrica, e os opcionais de teto solar, controle de estabilidade de tração, auxílio de subida e decida, o sensor dianteiro de estacionamento e muitos outros.

O modelo Confortline possui volante com ajuste de altura e distância, direção elétrica, comutador de bordo, faróis de neblina, retrovisores com indicação de direção. Já a versão Highline acrescenta à lista itens como volante multifuncional revestido de couro, rodas de liga leve aro 15, lanternas escurecidas, pedaleiras esportivas, assim como detalhes cromados na carroceria. O SpaceCross, por sua vez, possui visual aventureiro. O para-choque dianteiro é o mesmo da versão hatch, exceto pelo detalhe na grade com o nome do novo modelo. O carro traz também molduras dos para-lamas na cor preta fosca e rodas de liga leve aro 15.
Os interessados em conhecer a nova SpaceFox podem realizar um teste-drive na concessionária Tterrasul, que já conta com as primeiras unidades à disposição.

Crescimento e otimismo no Sicredi
Balanço de 2014, apresentado em assembleias realizadas nas cidades em que o Sicredi Fronteira Sul está presente, apresentou bons resultados aos associados
O ano de 2014 foi de crescimento para a Sicredi Fronteira Sul RS, instituição financeira cooperativa sediada em Bagé, que totalizou um volume de sobras de R$ 8,8 milhões, representando um incremento de 115% sobre o ano anterior. O valor corresponde às sobras geradas, representando o resultado positivo que será distribuído entre os associados, proporcionalmente a utilização de produtos e serviços e de acordo com definições estatutárias. O patrimônio líquido chegou a R$ 46,8 milhões, representando a força e solidez da instituição junto aos seus mais de 25 mil associados na região. Os resultados foram apresentados aos associados da cooperativa, durante as Assembleias 2015 que reuniram mais de 1.700 participantes nos encontros realizados nos onze municípios da área de atuação da Sicredi Fronteira Sul RS.

Promoção Poupança Premiada Sicredi Fronteira Sul RS
Entre os projetos em andamento para o ano de 2015, foi destacado pelo superintendente regional, Gilmar Miguel Uberti Minuzzi, a Promoção Poupança Premiada Sicredi. Até o mês de outubro, a instituição financeira cooperativa distribuirá 25 prêmios entre os associados e poupadores da Sicredi Fronteira Sul RS. São 12 televisões LED, 12 notebooks e, no sorteio final, uma camionete Montana.
As aplicações ou programações mensais em poupança, podem dar direito cupons para concorrer aos sorteios que acontecerão em todos municípios onde a Sicredi Fronteira Sul RS atua. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de atendimento, onde os associados e poupadores podem conferir os prêmios disponíveis e o regulamento completo da promoção.

Espetáculo Teatral
Jovens das cidades de Bagé e Dom Pedrito terão a oportunidade de assistir gratuitamente a peça “Qual vai ser?”, através de uma parceria entre o Sicredi e o Ministério da Cultura.  Em Dom Pedrito, a apresentação acontecerá no dia 5 maio, na Escola Nossa Senhora do Patrocínio e em Bagé, no dia 6 maio, na Faculdade Ideau.  A produção é da Liga Produção Cultural, com trilha sonora de Renato Mendonça, texto de Dedé Ribeiro e direção de Daniel Colin.
Misturando as linguagens de comédia e stand-up, o espetáculo teatral trata de um momento importante na vida de quem está escolhendo uma profissão ou recém entrou para a faculdade e busca formas de enfrentar os novos desafios. De forma subliminar o tema da educação financeira permeia toda a trama. O espetáculo itinerante percorrerá 100 cidades, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Pará.

ESPECIAL 15 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ACEGUÁ



Nenhum comentário:

Postar um comentário