Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Caderno Pampa :: 13 de junho de 2015 :: Edição 337



PRÓXIMO PAMPA: 27 DE JUNHO


Muito já se falou sobre os benefícios para a saúde da técnica do Pilates. Alívio de dores, aumento da flexibilidade, relaxamento, melhora na postura corporal e muitos outros, porém o que poucos sabem é que o Pilates pode ser também uma boa alternativa para quem deseja realizar uma atividade física prazerosa, desafiadora e que proporciona aumento do condicionamento físico e do tônus muscular através de inúmeros exercícios diferentes e que necessitam de poucas repetições para proporcionar bons resultados. Além do mais, o Pilates não possui restrições ou contraindicações, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e com diferentes objetivos, mas que terão a possibilidade de mesclar exercícios de força com exercícios de alongamento e, com isso, reforçar a musculatura e ganhar, principalmente, em qualidade de vida. Vale a pena informar-se e, até, realizar uma aula experimental para entender melhor como o Pilates é realizado.

Outro assunto desta edição do Caderno Pampa é a moda e as novas tendências que estarão nas ruas nos próximos meses compondo a coleção outono/inverno 2015. Muitas novidades e o retorno de antigas tendências marcam as estações mais geladas do ano e que são, também, reconhecidas pelo charme e elegância que possuem. Basta estar atento e inspirar-se nas dicas que preparamos para encarar os meses de frio com muita inovação e beleza.

FIMP chega a sua 6ª edição
Festival acontece entre os dias 5 e 11 de julho em Bagé
Bagé será cenário, pelo sexto ano consecutivo, do Festival Internacional Música no Pampa quando artistas internacionais realizam concertos diários abertos gratuitamente ao grande público, e jovens músicos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e outros países têm a oportunidade de estudar com professores renomados e participar de concertos de música de câmara e orquestra de cordas. A programação completa deve ser divulgada nos próximos dias e incluirá, também, os concertos comunitários que levam a música a palcos menos tradicionais em hospitais, lares de idosos, creches e onde a música puder ser apreciada. A 6ª edição do FIMP acontece entre os dias 5 e 11 de julho em Bagé e terá entre as principais atrações, a presença da banda sinfônica de Poços de Caldas (Minas Gerais) cidade irmã de Bagé, onde acontece o Festival de Música nas Montanhas, evento que estimulou a criação do FIMP.
Outro destaque do festival é o “Programa Adote um Estudante” que prevê a participação de famílias de Bagé que hospedam os músicos estudantes, já que alguns dos alunos são bolsistas e vêm de longe para ter a oportunidade de estudar com maestros renomados.

Final de semana dedicado à dança
Com o objetivo de fomentar e incentivar a cultura através da dança com a realização de mostras, concursos, intervenções, oficinas e fóruns, o 13º Dança Bagé recebe neste final de semana 67 grupos de dança de várias cidades do Rio Grande do Sul e, até, de outros estados.  Entre os destaques desta edição, está a presença do ator Miguel Roncato que foi o vencedor do quadro Dança dos Famosos do Domingão do Faustão no ano de 2011 e que realizará uma apresentação hoje, dia 13. Na mesma noite, sobe ao palco a atriz Luciana Paes para a apresentação do pocket show musical “Blue Sky”. As demais apresentações acontecem até domingo, dia 14, no Ginásio Militão e o valor do ingresso é R$10.

Concurso de artesanato na Unipampa
Inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, dia 15
Artesãos, tanto individualmente quanto em grupos, têm até segunda-feira, dia 15 para participar do Concurso Cultural Artesanato do Pampa, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e que tem como objetivo a aquisição de peças de artesanato tradicional ou de referência cultural representativos do pampa gaúcho e confeccionados com pelo menos um dos materiais: couro, osso, madeira, lã natural. Ao total, poderão ser selecionadas até 20 propostas sendo que cada candidato selecionado receberá premiação de R$3 mil. As propostas deverão ser enviadas via Correios, até o dia 15 de julho, para endereço especificado em edital. Existem duas modalidades de inscrição: artesanato tradicional que reúne artefatos mais expressivos da cultura de um determinado grupo, representativo de suas tradições e incorporados à vida cotidiana, sendo parte integrante e indissociável dos seus usos e costumes; e artesanato de referência cultural que tem como principal característica o resgate ou releitura de elementos culturais tradicionais da região onde é produzido.

Os muitos benefícios do Pilates
Muito além da promoção do alongamento e relaxamento, o Pilates pode ser uma alternativa para quem busca tônus e reforço muscular


Método mistura exercícios de alongamento com os de força, visando melhora nos ganhos físicos

Exercícios aéreos exigem controle corporal, força e elasticidade

A variada oferta em opções de atividades físicas permite que cada pessoa busque aquela que mais de adequá às suas necessidades e objetivos. No entanto, antes de tudo, é importante buscar informação e, em meio a um mar de elementos que chega aos interessados, questões como os principais benefícios da atividade, como ela é praticada e qual a frequência ideal, são aspectos fundamentais para escolher e evitar frustrações e o abandono da atividade física.

E, embora o objetivo da maioria das pessoas seja o de perder peso, melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida, é possível variar as atividades e buscar a que melhor se enquadra com a personalidade do praticante. Um bom exemplo são as pessoas que não gostam da agitação de uma academia de ginástica convencional, tampouco da necessidade de muitas repetições imposta pela musculação. Para estas pessoas, a alternativa é o Pilates que, embora seja muito difundido pelos benefícios que proporcionam para a saúde com ganhos de flexibilidade, resistência e alívio de dores, pode ser uma excelente alternativa para o ganho de tônus muscular, de força, de resistência e outros benefícios semelhantes aos propiciados pela musculação.

As Fisioterapeutas e Instrutoras de Pilates, Patrícia Furtado e Juliana Resende, contam que o Pilates parte das necessidades de cada paciente e que oferece inúmeros benefícios para a musculatura, auxiliando na correção da postura, na melhora no condicionamento físico e tônus muscular, já que todos os exercícios exigem a contração muscular abdominal, de pernas e braços. Outro destaque feito por elas é o atendimento individualizado oferecido pela Clínica Previtali que permite que cada aluno seja acompanhado durante toda a sessão evitando posturas erradas ou a execução inadequada de cada exercício.
“Mantemos a atenção constante no aluno, controlando a respiração, a postura e a execução de cada movimento. Isso evita riscos e potencializa os ganhos. Nosso método de trabalho é o clássico, por isso sempre iniciamos com exercícios de solo e depois vamos passando pelos aparelhos conforme as necessidades e objetivos de cada aluno e sempre intercalando um exercício de alongamento com um de força”, explica Patrícia.

Outras vantagens do Pilates são o número de repetições de cada exercício que é pequeno, e a grande variedade de exercícios possíveis de serem realizadas conforme o nível de cada aluno que varia desde o iniciante até o avançado. Crianças a partir dos sete anos já podem praticar o Pilates e, para elas, aulas mais lúdicas, com bolas e fitas coloridas, são utilizadas.
“A medida que o aluno ganha confiança nos exercícios, ganha também mais força, flexibilidade e estabilidade, melhorando seu nível e tendo benefícios que são levados para toda a vida. A melhora do tônus muscular é evidente e, além disso, o aluno elimina imediatamente as dores diárias, ganha em equilíbrio, coordenação motora e em muitos outros aspectos”, lembra Juliana.

A Clínica Previtali de Pilates conta ainda com uma Educadora Física, Márcia Teixeira, e atende de segunda à sexta-feira das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia. Os interessados podem agendar uma aula experimental e conhecer melhor a técnica do Pilates.

Para estar na moda no Outono/Inverno 2015

A bota over the knee com vestido mais solto

A união de duas tendências: calça flare na cor marsala

As franjas estão em alta e podem aparecer em bolsas, blusas, casacos, sapatos e etc

Os ponchos e as capas também estão em alta. Super estilosos, eles são também quentinhos e confortáveis
Fotos: Casa de Paetê/Especial

Ao mesmo tempo em que a moda outono/inverno precisa ser quentinha e confortável, ela precisa ser estilosa e charmosa para dar mais vida aos dias cinzentos e gelados das estações. Então, nada melhor do que buscar inspiração nas novas tendências e usá-las para deixar o guarda roupas pronto e repleto e opções modernas e fashion. A blogueira de moda da Casa de Paetê, Márcia Pacheco, lembra que, antes de mais nada, o ideal é ficar de olho no que está em alta e adaptar tudo ao seu estilo. Segundo ela, a moda tem que ser usada a favor de cada pessoa, variando conforme o que realmente veste bem e agrada cada um. E, se o grande desafio da estação é estar na moda e, ainda, quentinha e confortável, Márcia indica apostar em casacos com as cores da estação, também vale usar capas e ponchos, que são diferenciador e estão em alta, além de usar lenços e echarpes como aliados, apostando nas estampas da temporada. Para os pés, a dica da Márcia é escolher uma bota da temporada e tê-la como melhor amiga.

“Quanto mais informação de moda tiver, mais fácil vai ser escolher o que vestir no dia a dia. No dia que nos falta criatividade, podemos lembrar que alguém já foi criativo por nós. Então, criar uma pastinha no celular com looks que você viu e se identificou ajuda muito na hora de decidir o que vestir. Recortar das revistas de moda composições que você gostou e possam inspirar você e manter tudo isso num caderninho de inspirações também é uma boa ideia. Crie um banco de referências e vá experimentando até encontrar o seu estilo próprio de vestir”, sugere Márcia.

Tendências
Cores: Entre as cores quem vem fazendo sucesso, ganha destaque o Marsala – tom de vinho considerado pela Pantone a cor do ano 2015. Ao lado desse tom, as cores da paisagem outonal também estão em alta como verde musgo, mostarda e marrom. Tons terrosos – variações de marrom que passam pelo camelo e vão até o nude – também estão fazendo sucesso. E, na contramão dessas cores que tem bem a cara de inverno, os tons pastéis também começam a despontar na preferência das fashionistas – verde menta, rosa claro, azul bebê. O inverno desse ano tem uma cartela de cores variada, bem fácil de atender a diversos gostos diferentes.

Peças fundamentais
O estilo Boho e o Mood Setentinha são apostas certeiras. Vestidos com modelagens mais soltinhas do corpo, calça flare, poncho, coletes (principalmente os de pele) e peças com franja são hits da estação. O militarismo também é tendência confirmada. Então, parcas, casacos com influência militar e estampa camuflada entram na wishlist de inverno. Falando em estampas, os desenhos geométricos estão entre as preferidas da estação. A bota do momento cobre o joelho – a over the knee, ou cuissard. Ela apareceu no inverno passado e voltou com tudo neste ano. Para quem cansou dos casacos pesados, outra tendência para aquecer o frio do inverno são as capas. E uma peça que vem dividindo opiniões é a “pantacourt” - uma pantalona mais curtinha, mostrando o tornozelo. Talvez essa seja a novidade desta temporada.

Make
Nas últimas temporadas de moda, os desfiles apresentaram modelos de pele iluminada, blush bronzeador e batons discretos – muito parecida com a maquiagem de verão, mas é uma tendência de inverno: pele com um glow de saúde e cara de “acordei assim linda”. Para quem prefere boca colorida, os tons escuros como roxo e vinho estão em alta.




Reforçando o convite feito aqui na edição passada, hoje acontece a Festa do Cobertor no Cantegril Clube, evento beneficente e organizado pelo jornalista Nando Farinha que, este ano, conta com o apoio da diretoria do clube. Não deixem de participar e ajudar! Mais informações pelos telefones (53) 3242-5874 e 3240-0325.

E um último lembrete: no próximo mês, entre os dias 05 e 11, Bagé realiza a 6ª edição do Festival Internacional Música no Pampa – FIMP. Então, anote aí na agenda e prestigie!
Os eventos culturais da cidade sempre contam com as presenças das lindas Andressa Feldmann Camponogara, Anelise Feldmann, Cristina Silveira e Clarisse Ismério

Os participantes da Confraria do Networking organizada pela Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE), que aconteceu no dia 27 de maio

As organizadoras de mais uma bela mostra fotográfica no Centro Histórico e Cultural Vila de Santa Thereza em Bagé: Marcia Brum, Adriana Gonçalves e Maria Luiza Teixeira

Minha querida professora Yara Maria Botelho Vieira junto de uma foto de seu acervo pessoal exposta na mostra, que contou um pouco da primeira Eucaristia da comunidade de Vila Santa Thereza. Clics Jorge Elias

A artista plástica, Lenir de Miranda, que está expondo até o dia 28 de agosto no Da Maya Espaço Cultural, e a Coordenadora de Arte e Educação do Espaço, Lula Barros. Clic Diego Lameira

Os eventos culturais da cidade sempre contam com a presença das lindas Andressa Feldmann Camponigara, Anelise Feldmann, Cristina Silveira e Clarisse Ismério

Prepare o arraial!
No clima das festas juninas, vale a pena apostar em comidinhas típicas e realizar um verdadeiro arraial em casa.

Bolo de tapioca

Ingredientes
1 xícara (chá) tapioca
3 xícaras (chá) de leite
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
100g de leite de coco
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 coco fresco ou 100g de coco ralado

Modo de preparo
Deixe a tapioca de molho no leite por 3 horas, mexendo de vez em quando para não grudar. Bata as claras em neve bem firme e acrescente as gemas, o açúcar, o leite de coco, a margarina e a baunilha. Junte a tapioca e misture bem todos os ingredientes.
Em uma batedeira, bata as claras em neve e acrescente as gemas, o açúcar, o leite de coco, a margarina e a baunilha. Desligue a batedeira e acrescente a tapioca. Misture bem todos os ingredientes. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra com o coco ralado. Asse em forno, preaquecido a 200°C, por aproximadamente 1 hora.

Suco de milho

Ingredientes
6 espigas de milho verde
2 litros de leite de soja
3 ½ xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Retire os grãos das espigas cortando com uma faca. Em um liquidificador, bata os grãos junto com 4 xícaras (chá) de leite e 1 ½ xícara (chá) de água. Coe o líquido com uma peneira e coloque numa panela. Adicione o açúcar.
Leve ao fogo médio, sem parar de mexer, por 20 minutos ou até o líquido engrossar. Deixe esfriar. Bata novamente no liquidificador, junto com o leite de soja e a água restante. Sirva gelado.

Maçã do amor

Ingrediente
4 maçãs vermelhas
4 palitos de picolé 
1/2 xícara (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de glicose de milho
1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelho

Modo de preparo
Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve.
Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo.
Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir.
Dica: para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria - ela deverá formar fios duros. Se você tiver termômetro para doces, a temperatura da calda deve estar em 145 ºC.

Queijadinha de cenoura

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 gemas

Modo de preparo
Aqueça o forno a 180 ºC. No liquidificador, bata o leite condensado, a cenoura, o queijo parmesão e as gemas. Distribua a massa em forminhas de papel. Ponha em uma assadeira com água e leve para assar durante 1 hora ou até dourarem. 
Dica: coloque as forminhas de papel sobre forminhas de alumínio para não amolecer o papel e esparramar a massa.

Kids e Teens

Fábio e Henrique Gomes Palmeira aproveitando as férias na casa dos avós

Isabella Martin Ribeiro, filha de Franciele e Leonardo

Atividade

Ajude o palhacinho recortando as suas partes e colocando em ordem. Depois de tudo organizado, você pode ainda colar em outro papel e pintar. Vai ficar lindo!

Estilo e conforto para brincar São João
A loja Nova Era de Bagé recebeu vestidos, saias, jardineiras, coletes e ternos para adultos e crianças aproveitarem as festas de São João


 Fotos: Jenifer Rodrigues/Agência Nova/Especial



Os meses de junho e julho são movimentados pelas festas de São João e, nada melhor do que uma fantasia bem colorida, bonita, quentinha e confortável para ajudar a entrar no clima das festas. Pensando nisso, a loja Nova Era recebeu várias opções tanto para adultos quanto para crianças em vestidos, jardineiras, saias, coletes e ternos, todos ricos em detalhes, com fitas coloridas, estampas xadrez e floral e, ainda, algumas opções com o corpo em elastano, que permite que a roupa fique melhor adaptada ao corpo. A iniciativa da loja Nova Era em oferecer os trajes caipiras complementa o setor de fantasias da loja que conta com atendimento especializado e provador próprio para as crianças.

Definidos os palestrantes do 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Evento acontece entre os dias 06 e 08 de julho
A programação oficial do 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, uma promoção da Associação e Sindicato Rural de Bagé, contará com nomes como Antonio da Luz, Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura), Lucas Navarini, Dirceu Gassen, Vlamir Brandalizze, Mauro Braga e Anibal de Moraes, renomados economistas, mestres, doutores, pesquisadores do seguimento do agronegócio brasileiro entre os palestrantes do evento que acontece entre os dias 06 e 08 de julho no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães em Bagé.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone (53) 3242-8888, pelos e-mails imprensa@ruralbage.com.br e adienla@ruralbage.com.br, ou, ainda, no site www.ruralbage.com.br, e na Fan Page do Simpósio no Facebook, https://www.facebook.com/simposiosojabage.

Prouni com novo período de inscrições
Começam no dia 16 de junho as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre deste ano. Os estudantes interessados em obter bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior podem se inscrever até o dia 18 de junho na página do programa na internet. Estão habilitados para o Prouni estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, desde que não tenham tirado zero na redação e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ser pessoa com deficiência ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral. O Prouni será feito em duas chamadas. Os candidatos deverão informar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de junho e os estudantes terão até o dia 29 para comprovar as informações. A segunda chamada será no dia 6 julho e os estudantes deverão comparecer às instituições de ensino até o dia 10 de julho.

Atenção com a vacinação, pulgas e vermífugos
A Clínica Veterinária Império Animal oferece atendimento e informações especializados para a manutenção da saúde dos pets

Foto: Mickael Freitas/Especial
Manter a saúde dos animais de estimação é muito importante e, bastante simples, desde que se tenha atenção com alguns aspectos e, principalmente, com os sintomas demonstrados pelos animais. O controle de pulgas, o uso do vermífugo, o controle de problemas como a otite e a vacinação contra a raiva são assuntos bastante importantes e que podem ser facilmente evitados com a prevenção e orientação adequada.

Para o controle de pulgas, a Médica Veterinária da Clínica e Pet Shop Império Animal, Carina Barison Madruga, recomenda que o animal utilize, com acompanhamento e prescrição médica, medicamento anti-pulgas, que varia conforme o seu peso. Para evitar a otite, é importante ter cuidado com a umidade nas orelhas e, se detectado o problema (através de vermelhidão das orelhas ou sensibilidade do animal), buscar uma pet shop para a realização de uma limpeza e indicação do medicamento correto. Já a vermifugação deve ser realizada de três em três meses e, se identificado vermes nas fezes, realizar o uso de medicamento também após 15 dias para acabar com o ciclo do parasita. Sobre a vacinação contra a raiva, Carina alerta que o aparecimento de casos recentes aumentam ainda mais a importância de manter os animais vacinados, com um reforço anual.

Hospedagem
A Clínica Veterinária e Pet Shop Império Animal oferece ainda o serviço de hospedagem com três canis externos e mais três internos, onde cada cachorro ocupa um espaço individual, sendo uma ótima oportunidade para quem vai estar fora por alguns dias e deseja que seu animalzinho fique em local adequado e sendo bem cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário