Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Caderno Pampa :: 29 de agosto de 2015 :: Edição 342


PRÓXIMO PAMPA: 12 de setembro


Estação do ano, dia da semana, companhia e acompanhamentos. Esses e muitos outros não podem ser motivos para se deixar de apreciar um bom vinho. Seja no calor ou no frio, durante a semana ou no sábado e domingo, acompanhado de amigos, familiares ou sozinho, servido junto a elaborados pratos ou à simples delícias, o vinho e, também, o espumante, são bebidas especiais, que agregam valor ao momento e proporcionam deliciosas experiências. E, como para não perder nada do que as bebidas têm a oferecer, o melhor caminho é o conhecimento, preparamos nesta edição do Caderno Pampa um material simples, mas muito elucidativo sobre o consumo, armazenamento e harmonização de vinhos e espumantes e, ainda, apontando alguns dos rótulos mais procurados e vendidos devido ao seu ótimo custo benefício. Aos amantes dos vinhos e espumantes e, também, aos recém chegados ou curiosos da área, vale a leitura que, com certeza, irá ajudar a aprimorar ainda mais o consumo das bebidas. E, sem esquecer também, que tanto vinhos como espumantes são bebidas alcóolicas que necessitam de moderação para o seu consumo.

Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito representada na 12ª MEP
A Mostra de Educação Profissional aconteceu em Pelotas entre os dias 5 e 7 de agosto
Dez alunos do segundo e terceiro módulo do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito participaram da 12ª MEP (Mostra de Educação Profissional) que foi realizada na cidade de Pelotas entre os dias 5 e 7 de agosto. A Escola foi representada pelas Professoras orientadoras dos trabalhos, Profª Pâmela Pozzebon e Profª Elizethe Rieffel, e apresentou seis projetos de pesquisa com os títulos: Introdução da Cultura Gastronômica com a Harmonização de Vinhos e Espumantes, Lavanderia Aquarius, Reciclasul, Ecocar, Recycled House e Casa Geriátrica João Paulo II, de um grupo de alunos da Turma 105 e que recebeu o prêmio de 3º lugar na classificação geral da Mostra no eixo Gestão e Negócio, além da indicação para participar da FECITEP 2015 que ocorrerá no mês de setembro em Porto Alegre.

Últimos ajustes para a 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito
Os últimos ajustes na programação final da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito já foram discutidos, a fim de tornar a Feira interessante para todos os públicos. Com a expectativa de atrair o maior número de pessoas, oferecendo uma estrutura de qualidade e uma variedade de atrações com a presença de vários livreiros, apresentações artísticas e culturais, sessões de autógrafos e muitas outras atividades. O horário da Feira também foi alterado, e, entre os dias 5 e 11 de outubro, o evento acontecerá durante todo o dia.  A 11ª edição tem como patrono o tradicionalista Nelso Oliva.

Definida a data do 7º Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Com o início dos preparativos para a sétima edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira a data para a realização do Festival já foi definida e está marcada para 23 a 28 de novembro. A expectativa para esta edição é que mais de 30 mil pessoas participem das sessões apresentadas nos cinco dias.

Feira e Chocolate Solidário da União Municipal Espírita
Com o objetivo de promover a confraternização entre as casas espíritas e divulgação da Doutrina Espírita, a União Municipal Espírita (UME) de Bagé, juntamente com casas espiritas de Hulha Negra e Aceguá, realiza amanhã, dia 30, 6ª Multifeira Espírita Solidária e o 3º Chocolate Solidário na sede do Caminho da Luz das 10h30 às 18h.  Entre as atrações, está a palestra com Ana Úrsula Abascal e apresentação do músico Cassiano Mendes, além de contação de histórias para crianças, brechó de roupas e acessórios, sebo com livros espíritas e diversos, além de ações para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, verificação de glicose, embelezamento capilar e venda de produtos de artesanato e a apresentação do coral do Centro do Idoso e do Caminho da Luz. 

Para degustar, apreciar e harmonizar 
A combinação de vinhos ou espumantes com cada tipo de alimento é um dos segredos para aproveitar ao máximo o sabor, aroma e qualidade das bebidas

Foto: Daniela Villar/Ibravin/Especial

Muitas vezes o inverno e as baixas temperaturas parecem ser o pretexto ideal para apreciar um bom vinho. Ao mesmo tempo, a primavera e o verão, e os seus entardecer e noite quentes são um convite à uma taça de espumante. Porém, mesmo em épocas de temperaturas mais amenas, um bom vinho ou um espumante, quando bem escolhidos, também podem ser excelentes. E, com a grande variedade de rótulos e tipos de uvas diferentes, saber escolher a que melhor se encaixa com cada período do ano e, também, com cada tipo de alimento, é a chave para desfrutar de bons bebidas em qualquer ocasião.
Com as temperaturas mais amenas típicas do final do inverno e chegada da primavera, o vinho mais indicado é o Rose e o Champagne, um vinho espumante muito versátil de fácil harmonização com alimentos leves como verduras, peixes em geral, massas com molhos suaves, frango e sobremesas. A temperatura ideal para o consumo da bebida depende muito do gosto de cada pessoa, mas varia entre 7 a 12 °C. É importante ressaltar que quanto mais gelada uma bebida, menos vamos sentir os seus aromas e o gosto. Um grande Champagne com alguma idade, como um Bollinger, Roederer ou Billecart-Salmo, por exemplo, deve-se beber entre 10 e 12 °C. Para quem não abre mão da carne bovina, a recomendação é buscar um Champagne que tenha como uva base o pinot-noir 100%, mas ainda assim os molhos não devem ser muito fortes.

Possibilidades
E, apesar das várias possibilidades de harmonização, o importante é que a pessoa que for beber sinta prazer com a combinação entre a comida e a bebida que acompanhará sua refeição, seja um champagne, um vinho branco, tinto ou rose, uma vez que existe uma infinidade de opções e rótulos diferentes. As lojas Siñeriz Free Shop, por exemplo, trabalham com mais de oito mil rótulos de todos os tipos de vinhos e, devido a grande variedade de rótulos e marcas que possuem, disponibilizam em suas lojas consultores frequentemente treinados para auxiliar os clientes a encontrar a melhor bebida que harmoniza com o seu objetivo de consumo, seja para uma festa, um jantar, uma comemoração ou para o dia a dia.

Mas, para quem já deseja ter algumas sugestões, os espumantes franceses Kriter, Veuve du Vernay ou J.P. Chenet, e o chileno Estellado Rosé, eleito o número 1 do Chile e elaborado pela vinícola Miguel Torres, são boas alternativas para épocas de temperaturas mais amenas. Entre os Champagnes, vale experimentar o Billecart-Salmon ou Bollinger. 


Uma novidade que vem agradando aos paladares são os espumantes ICE, como o próprio nome já diz, são feito para beber com gelo. Os espumantes Veuve du Vernay Ice e J.P. Chenet Ice são mais concentrados que o normal e, dessa maneira, ao colocar gelo no espumante que está na temperatura ambiente e diluir, ele fica bem semelhante a um espumante normal, o grande benefício é que pode-se beber a qualquer hora sem precisar preocupar-se em gelar ou estar de hora em hora cuidando para que não se congelem no freezer. Outro benefício é que com os espumantes ICE é possível agradar simultaneamente aos que gostam de espumantes mais suaves e os que gostam de espumantes mais fortes, pois ao ser concentrado no caso de querer toma-lo mais forte é só coloca-lo para gelar ao invés de utilizar gelo, e para quem quer mais suave é só acrescentar o gelo no espumante já gelado.


Armazenamento
E, para quem pretende armazenar o espumante, é bom estar atento para alguns cuidados. Se for para bebere em pouco tempo, basta um lugar sem luz solar, muito pouca luz artificial, guardar as garrafas na posição horizontal e com temperatura máxima de até 22°C. Já quem deseja guardar as garrafas por períodos maiores, as exigências são maiores, mas os consultores do Siñeriz Free Shop estão treinados para dar este tipo de assessoramento.

Siñeriz Free Shop
Calle Sepé, 71 - Rivera/Uruguai
www.sineriz.com.uy

Novidades e planejamento para o ano letivo de 2016
Formação integral do ser humano para a vida é o lema do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora



Fotos: Samuel Duarte/Especial

Ainda que o ano letivo de 2015 esteja em pleno desenvolvimento, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé já lança seu olhar para 2016 através da preparação das atividades pedagógicas e complementares que nortearam o ano escolar de 2016. Muitas novidades e inovação já fazem parte dos planos da escola que atende desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio com a proposta de oferecer, além da educação formal, várias outras oportunidades de aprendizagem que agregam valor na vida de cada estudante.

A Diretora Executiva, Rose Dóglia, e a Coordenadora do turno da tarde, Matilde Ferreira, destacam que as novidades para 2016 começam pela Educação Infantil que é oferecida para alunos de quatro e cinco anos, mas que no ano seguinte poderá ser ampliada conforme a demanda de estudantes, que já podem manifestar sua vontade em frequentar a escola e compor uma lista de interessados. Outra proposta, a do Turno Estendido, que em 2015 funciona como um projeto piloto que deverá ser ampliada, compreende a oferta de oficinas e recreação após o horário das aulas, permitindo que os estudantes permaneçam na escola até às 18h30. A iniciativa do Turno Integral, quando os alunos frequentam a escola no turno inverso uma vez por semana, também será mantida e, assim como o Turno Estendido, estará disponível para os alunos da Educação Infantil e também para os do 1º ano do Ensino Fundamental.

“Compreendemos o novo formato de vida moderno das famílias, em que os pais precisam se ausentar durante um período maior para exercer suas atividades profissionais e, por isso, oferecemos uma alternativa para que as crianças permaneçam mais tempo na escola. Esta é uma oportunidade dos pais proporcionarem um espaço sadio, com acompanhamento e segurança aos seus filhos, além de ser mais uma oportunidade de aprendizado e interação para as crianças”, explica Rose.
Aos alunos do Ensino Fundamental I, além do Turno Integral, a novidade é a modernização das aulas de Robótica, que chegam a sua versão 3.0 e tornam-se mais interativas e virtuais. No Ensino Fundamental II, as aulas do Turno Inverso ganham um caráter bastante ampliado, já que são responsáveis pelo aumento da base curricular dos alunos que podem contar também com a escolinha de futsal, aulas de judô, dança moderna, participar da banda da escola ou ter aulas de música em diferentes instrumentos.

No Ensino Médio a grande mudança é a alteração do Turno Integral para a oferta de aulas de apoio, ofertadas no contra turno e que poderão ser agendadas pelos alunos conforme as necessidades de cada um. Matilde ressalta ainda que todos os alunos da escola utilizam material didático digital e frequentam aulas de mídias no laboratório de informática.
“Essas aulas proporcionam grandes avanços aos alunos, que tem contato com um novo mundo e fazem excelentes descobertas”, destaca.
As matrículas do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora estarão abertas a partir de 1º de outubro e as famílias interessadas poderão agendar uma visita para conhecer melhor a estrutura e proposta pedagógica da escola. Além disso, no dia 03 de outubro, a escola estará aberta para a comunidade que desejar conhecer o seu trabalho, que será apresentado por professores, alunos e pais.

Filantropia
Junto com a campanha de matrículas, o Colégio Auxiliadora estará realizando o cadastro das famílias interessadas em concorrer a uma bolsa de estudos na escola.  Os interessados podem buscar mais informações junto com a secretária da escola, que contará inclusive com as fichas de inscrição.



No próximo dia 02 de setembro, a Associação e Sindicato Rural de Bagé e o Sindicato Rural de Pinheiro Machado, a exemplo do ano passado, vão lançar, durante a Expointer, a 103ª Expofeira de Bagé e a 32ª Feovelha, respectivamente. O evento tem início às 19h, e acontece na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Por falar em Associação e Sindicato Rural de Bagé, nos dias 16 e 17, a entidade ruralista recebe em suas dependências, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, mais uma etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que traz, desta vez, o evento “De onde virão os terneiros”, que será realizado pela primeira vez no município. Além de um Dia de Campo e de importantes palestras, a etapa vai contar, também, com renomados nomes do setor pecuário do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Mais informações poderão ser obtidas no site da Associação e Sindicato Rural, www.ruralbage.com.br, ou pelo telefone (53) 3242 8888. “De onde virão os terneiros”, etapa Bagé, é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS, promoção do Sistema Farsul e Casa Rural, e apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé e UFRGS.

Em Dom Pedrito, a Guatambu Estância do Vinho comunica seus apreciadores que no dia 10 de outubro, realiza mais um almoço harmonizado. Para mais detalhes, basta ligar para o (53) 3243 3295. Programa-se com antecedência e não perca essas delícias da Campanha Gaúcha.


As notáveis Maria Zilma Karam, Lúcia Gomes e Angela Zaffari na AZ Galeria, em Bagé

“Na noite do dia 15 de agosto, ocorreu a festa em comemoração aos 15 anos de João Gabriel Pereira da Costa, nas dependências do salão Piato D'oro, em Dom Pedrito. O conceito da festa foi ‘rústico chic’. A decoração foi composta de arranjos florais com frutas, que davam a impressão que pomares de maçãs faziam naturalmente parte do local, trazendo a atmosfera do campo para próximo dos convidados. O buffet foi harmonizado com vinhos da campanha gaúcha. A família Pereira da Costa recebeu em torno de 300 convidados, que festejaram até o amanhecer na pista de dança. Os clics são do fotografo residente, Guilherme Brasil”, e o texto é do cerimonialista, responsável por todo esse sucesso, Leonardo Leão, top dos eventos mais badalados da Capital da Paz. Na foto, o aniversariante ao lado de Leonardo

João Gabriel junto à família


No último dia 07, estive cobrindo, pelo Programa Rota 20, o tradicional Baile do Rubi, organizado pela OAB Subseção Bagé. Como de praxe, gente bonita e serviço de qualidade não faltaram ao evento que, com todo o capricho, é organizado pela diretoria da entidade, a fim de comemorar o mês do advogado. Na foto de Letícia Franck, o Conselheiro Federal e ex-presidente da Subseção de São Gabriel, Renato da Costa Figueira, o presidente da OAB Subseção Bagé, Roberto Hecth Jr., o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, e o advogado, Ernesto Fernandes Jr.


Num dos principais pontos turísticos de Bagé, o Centro Histórico Vila de Santa Thereza, os participantes do 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, o SEURS, organizado pela Unipampa, foram muito bem recebidos pela equipe e vizinhança do local, com o objetivo de conhecer a riqueza histórica e arquitetônica do Centro. A visita aconteceu no dia 06 deste mês

Entrando no clima das harmonizações, algumas opções de peixes que se encaixam perfeitamente com bons vinhos e espumantes indicados para épocas de temperaturas mais amenas.

Salmão cozido no vapor com pimentões

Ingredientes
2 filés de salmão sem pele
4 colheres (sopa) de sal
1L de água
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 dente de alho
Folhas de manjericão e hortelã a gosto
Azeite para finalizar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento; retire e despreze as sementes e o topo.
Numa tigela, misture a água e o sal. Junte os filés de salmão e deixe de molho por 10 minutos, fora da geladeira. Enquanto isso, leve uma panela de ferro ou com fundo triplo ao fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione os pimentões e a cebola, sem nenhum tipo de gordura, e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar e chamuscar. Misture o alho, tempere com sal e mexa por apenas 1 minuto. Desligue o fogo e mantenha os legumes na panela enquanto prepara o vapor.
Coloque um pouco de água numa panela média, cerca de ⅓ do volume, e leve ao fogo alto. Retire os filés de salmão do soro, lave em água corrente e transfira para a o cesto ou peneira de cozimento a vapor. Quando a água começar a ferver, diminua o fogo e encaixe o cesto com os filés, tampe a panela e deixe cozinhar por 7 minutos.
Transfira os peixes para os pratos e cubra com os legumes chamuscados. Polvilhe com as ervas, regue com azeite e sirva a seguir.

Peixe cozido

Ingredientes
1 cenoura cortada em pedaços
1 talo de salsão
1 cebola pequena
1 maço de cheiro verde amarrado
1 folha de louro
Pimenta do reino a gosto
1/4 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
Sal a gosto
1 peixe com cerca de 2kg (robalo, namorado, merluza, corvina, etc.)
Modo de preparo
Coloque numa panela oval especial para peixes a cenoura, o salsão, a cebola, o cheiro verde, a folha de louro, a pimenta do reino, as rodelas de limão, o vinagre e o sal. Despeje água até a metade da panela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 30 minutos.
Acrescente o peixe inteiro e cozinhe por mais ou menos 30 minutos até soltar o olho (use fogo baixo para que o peixe não se desmanche). Tire a panela do fogo e deixe esfriar. Depois, tire o peixe com cuidado da panela e coloque-o sobre uma tábua. Corte em filés, eliminando a pele e as espinhas. Espalhe por cima manteiga ou margarina derretida, misturada com suco de limão e um pouco de salsa picada.

Kids e Teens

Em clima de Festa Junina, o caipira Vitor Hugo Soares de dois anos, com os pais Deisi e Renan

Arthur Collares Hamm

Alice de 5 meses‏

Atividade
Ligue os pontos, complete o desenho e depois pinte

Pais precisam orientar seus filhos sobre o consumo de bebidas alcoólicas
A conversa é sempre importante para que as crianças e adolescentes tenham condições de enfrentar os desafios da vida e ter decisões acertadas
A curiosidade das crianças e adolescentes quanto a bebida alcoólica até pode ser natural, afinal eles crescem vendo seus familiares bebendo naturalmente, mas daí permitir que eles experimentem, mesmo que sob o argumento de ser apenas um gole que sacia a curiosidade, é um risco extremamente grande e muito prejudicial ao desenvolvimento das crianças e adolescentes em diversos aspectos.

Neste aspecto, mais do que dar o exemplo, a função dos adultos é a de orientar, jamais deixando de conversar, pois crianças e bebidas alcoólicas não combinam. Para saber orientar, o ideal é que os pais estudem sobre o assunto e busquem explicar em uma linguagem adequada à faixa etária, argumentando que aos adultos é permitido o consumo, desde que com limites, que o organismo da criança e do adolescente ainda não está preparado para a bebida e, que, principalmente, eles terão a vida toda para experimentar, desde que com moderação, as bebidas que desejarem, então que não há pressa. É importante também lembrar que incentivar o consumo ou dar bebidas alcoólicas para menores de idade é crime, com pena prevista de 2 a 4 anos.

Oportunidade especial para trocar de carro 
Quem deseja trocar de carro busca qualidade de atendimento, praticidade e boas ofertas. Então, com o objetivo de oferecer propostas diferenciadas de negociação, a Concessionária Tterrasul estará realizando durante todo este final de semana o seu tradicional Feirão, que com ofertas e condições especiais aposta na manutenção dos bons números de venda, que são a garantia de melhores preços para um estoque de mais de 60 carros.
Entre os principais atrativos deste Feirão estão a taxa 0% para alguns modelos, a avaliação do usado de acordo com a tabela Fipe (respeitando algumas regras), o bônus de fábrica de até R$5 mil em alguns modelos, até 60 meses para pagar, até 21% de desconto para produtor rural e CNPJ, além de carro emplacado para todas as compras realizadas durante o feirão.
Lançamento

Desde que chegou ao mercado, o Up vem conquistado espaço ao agregar qualidade, desempenho e economia de combustível. Agora, o modelo ganha uma nova versão: o Up TSI, com mais potência, 105cv e que vai de 0 a 100km/h em 9,1s. Além disso, o modelo recebeu do IMMETRO o selo de garantia de carro mais econômico do Brasil. O novo modelo já está disponível para teste-drive na Tterrasul e será uma das ofertas do Feirão.

Turismo na Primavera nas Palmas
Pacotes estarão disponíveis a partir de setembro
Com o objetivo de desenvolver o turismo de forma sustentável e resgatar o valor do patrimônio cultural e humano existente na região das Palmas, de setembro à outubro, três opções de pacotes turísticos estarão a disposição da comunidade que desejar conhecer melhor as riquezas naturais da região, com opções de gastronomia e hospedagem também. Os interessados em passear pela região poderão comprar seus pacotes junto à Associação de Moradores de Palmas ou através das agências Larus e Tchê, que trabalham com turismo receptivo e que venderão os pacotes turísticos por meio dos vouchers únicos. As opções incluem trilhas na Casa de Pedra, no Rincão do Inferno via Rio Camaquã e a cavalo.

Ovinos com presença marcante e extensa programação na 38ª Expointer
ARCO renova a tradição de realizar uma extensa agenda técnica na feira e inova com a realização de noite em homenagem aos destaques da Expointer 2015
Acompanhando o momento de crescimento e muito trabalho que a Ovinocultura vive, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) prepara mais uma participação na Expointer com expectativas positivas para sucesso de comercialização e reconhecimento da qualidade genética dos animais que participarão da feira. A Expointer acontece entre 29 de agosto e 06 de setembro no parque Assis Brasil, em Esteio. Com uma extensa agenda técnica para admissão dos animais, que desde sexta-feira, dia 28, já está sendo realizada e estende-se até o sábado, dia 5, a ARCO contará com mais de 900 ovinos inscritos e um envolvimento do corpo de Inspetores Técnicos bastante intenso.

Entre as novidades deste ano, está a festa para entrega de prêmios aos grandes campeões. Será a Noite dos Destaques da Ovinocultura e a entrega do Troféu Ovelheiro Gaúcho, que acontecerão na noite do dia 02 de setembro às 20h no Lounge da Pista de Bovinos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ARCO fará também um Coquetel para receber a imprensa presente no evento, que será no dia 03 de setembro, quinta-feira às 19 horas na Casa da ARCO no Parque de Exposições.
“Vivemos, há alguns anos, bons resultados e expectativas positivas com a Expointer. Temos atingido bons números de comercialização e participação de animais e, somado a isso, estamos vivendo um momento de expansão e concretização do trabalho que vem sendo realizado. Temos um rebanho de grande qualidade genética e, agora precisamos trabalhar pela organização da cadeia produtiva, para que possamos aumentar nosso rebanho, mantendo a qualidade genética e explorando os mercados internos e externos para comercialização de carne e lã. E a noite de homenagens aos produtores é um reconhecimento aos produtores que dedicaram-se à ovinocultura e que hoje tem um material genético diferenciado e que, por isso, merecem destaque e reconhecimento”, explica o presidente da Arco, Paulo Schwab.


Programação por raça
Merino Australiano
31/08 às 11h – Julgamento de Classificação
31/08 às 18h – Remate

Ideal
01/09 durante todo o dia - Julgamento de Classificação
02/09 às 17h – Remate

Corriedale
31/08 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
01/09 às 19h – Remate

Romney Marsh
02/09 durante a manhã – Julgamento de Classificação

Hampshire Down
02/09 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
02/09 às 19h – Remate

Texel
30/08 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
31/08 durante todo o dia - Julgamento de Classificação
01/09 durante todo o dia - Julgamento de Classificação
02/09 às 17h – Remate
03/09 às 18h – Remate

Ile de France
01/09 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
02/09 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
02/09 às 16h – Remate

Suffolk
30/08 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
31/08 durante todo o dia - Julgamento de Classificação
01/09 às 19h – Remate

Santa Inês
30/08 durante a manhã – Julgamento de Classificação

Poll Dorset
01/09 durante a manhã – Julgamento de Classificação
03/09 às 15h – Remate

Dorper/W. Dorper
01/09 durante a tarde – Julgamento de Classificação
02/09 durante todo o dia – Julgamento de Classificação
03/09 às 19h - Remate

Crioula
31/08 durante a tarde – Julgamento de Classificação
31/08 às 20h – Remate

Naturalmente Coloridos
02/09 durante a tarde - Julgamento de Classificação
03/09 às 16h – Remate

Nenhum comentário:

Postar um comentário