Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

Caderno Pampa :: 28 de novembro de 2015 :: Edição 348


PRÓXIMO CADERNO PAMPA: 05 de dezembro de 2015



 Vivemos em uma sociedade complexa, de muitas facetas e diferentes personalidades. Muitas vezes, nos deparamos com gestos e atitudes que nos chocam e entristecem, mas ao mesmo tempo, diariamente surgem iniciativas que nos fazem crer que ainda existem respeito e compaixão no mundo. Em épocas como a que se aproxima, com a chegada do Natal e do Réveillon, sentimentos como o amor, a solidariedade e o bem comum, afloram e fazem com que muitas pessoas preocupem-se com os seus semelhantes e realizem atos de solidariedade e amor. São iniciativas especiais, únicas que representam muito para quem as recebe e também para quem as realiza com a oportunidade de espalhar bondade, amizade, carinho e respeito. Afinal, nada melhor do que deixar-se contaminar pelo espirito natalino e confraternizar. Na edição de hoje do Caderno Pampa buscamos entender como a solidariedade age e, ao mesmo tempo, fazer um convite para que todos nós sejamos mais solidários e façamos, para todos, um mundo melhor, mais justo e amoroso. O Natal e o Réveillon são ótimas oportunidades para começar a praticar o bem, mas tão importante como a primeira iniciativa, está a continuidade do trabalho, por isso, mesmo depois das festas de final de ano, não deixe de ajudar quem precisa. São nas pequenas atitudes que vivem os grandes gestos.
Também em clima de final de ano, época em que muitas pessoas reúnem-se para confraternizar e realizar os tradicionais “amigos secretos”, temos uma coletânea de boas sugestões de presentes. Com opções de vários os preços e para todos os gostos, a nossa intenção é inspirar os indecisos e ajudar na hora da escolha.
Preparativos para a 21ª Descida do Camaquã
A 21ª Descida do Camaquã já tem data definida, deverá acontecer entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2016, e agora outros preparativos estão sendo providenciados. O coordenador do evento, Diogo Madruga, adianta que uma reunião com a prefeitura de Bagé serviu para acertar a solicitação de um veículo para transportar os materiais de cozinha para o acampamento e a manutenção da estrada que dá acesso ao local de largada da Descida.
A Descida do Camaquã teve início no ano de 1997, idealizada pelos remadores Diogo Madruga Duarte, João Dóglia e Nicanor Azambuja. Eles conseguiram reunir cerca de 20 homens que ocuparam cinco caiaques e cinco botes para remar entre o Passo dos Enforcados e a Estância do Chapeado. Durante a Descida de 2015 o Rio Camaquã foi considerado patrimônio histórico, natural e paisagístico do município, através da alteração da Lei Municipal nº 4.836/2010.

8º Bagé Moto Encontro acontece em dezembro
Os motociclistas da região já tem data certa para participar do 8º Bagé Moto Encontro. As atividades programadas para os dias 04, 05 e 06 de dezembro são uma realização da Associação Bageense de Motociclismo (ABM) em parceria com a prefeitura, que dá o apoio estrutural ao evento. De acordo com o integrante do conselho da ABM, Afranio de Souza, o Bagé Moto Encontro movimenta a cidade, fomenta o turismo e a economia da cidade, pois o movimento do comércio, hotéis e restaurantes da cidade aumenta significativamente durante os dias do evento, além de ser uma possibilidade de lazer para toda a comunidade.

Último dia para prestigiar o 7º Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Desde o início da semana, dia 23, Bagé e região vivem o 7º Festival de Cinema da Fronteira que hoje, dia 28, encerra sua programação depois de uma semana com mostras de longas, curtas universitários, mostras regionais e diversas atividades de formação, como a mostra escola, oficinas, palestras e debates. Na programação de hoje, a oficina Cineportátil, na Urcamp a partir das 10h e das 15h, a apresentação da peça teatral “Brevidades”, um monólogo da atriz Zezita Mattos a partir das 16h, a sessão especial com Luiz Rosemberg Filho “Curtas-metragens e reflexões sobre o processo de um cineasta brasileiro” às 19h, a cerimônia de premiação a partir das 20h, o show de encerramento com Júlia Vargas & Chico Chico às 21h e o baile “No tempo da Marchinha” a partir das 23h, todos no Centro Histórico Vila de Santa Thereza.

Dar e receber!

A solidariedade, que tanto aflora em épocas como o Natal e Réveillon, é um sentimento que une e mobiliza as pessoas em prol do bem

Lenise lembra que a solidariedade não atinge somente quem recebe, mas gratifica quem a prática

Ela envolve e une as pessoas, semeia o amor e a bondade e é um gesto de carinho e responsabilidade social. A solidariedade é, para muitos, o desejo de desenvolver boas ações, ajudar a quem precisa através da vontade de fazer algo bom e útil pela humanidade. Nesta época de final de ano, estes sentimentos afloram em muitas pessoas e, como resultado, vemos multiplicar-se ações e grupos dispostos a doar o seu tempo e energia em prol de outras pessoas. Eles arrecadam alimentos, roupas, presentes e outros donativos, que proporcionam momentos especiais para todos os envolvidos. Mas, o que é a solidariedade? O que ela envolve e como podemos fazer para que cada vez mais pessoas sejam cativadas por este sentimento?

A Psicóloga Lenise Collares Nogueira explica que a solidariedade é algo que surge fruto da empatia, ou seja, a capacidade que temos de nos colocar no lugar de outra pessoa, perceber como ela está se sentindo e imaginar como nos sentiríamos nas mesmas condições. Já a empatia é uma capacidade inata, biologicamente transmitida, que tem uma função adaptativa para a espécie, uma vez que, um grupo social ou espécie com adequada empatia será mais unido e solidário, o que lhes confere mais chances de sobrevivência frente a riscos e ameaças. Outro destaque feito por Lenise é quanto a maior disponibilidade e vontade das pessoas em ajudar em períodos como o do Natal e Réveillon.
“O período de final de ano possui dois importantes componentes: uma festa religiosa e uma data que representa recomeço. Estes elementos remetem as pessoas à uma reflexão sobre valores como amor, união, paz, família, provocando uma maior sensibilização para estes temas, revisão da própria vida e objetivos”, destaca.

Com a ajuda da internet e das redes sociais, ferramentas poderosas de conexão entre as pessoas, a cada dia surgem novas iniciativas e correntes do bem, onde não só quem recebe as doações é beneficiado, mas também quem ajuda desfruta de bons sentimentos.
“Pessoas solidárias tendem a receber muita gratificação e realização pelos atos de ajuda que empreende e geralmente a gratidão de quem recebe um ato de solidariedade se torna uma recompensa poderosa. Tanto quem ajuda como quem é ajudado ficam envolvidos por um sentimento de união que mobiliza emoções muito primitivas e essenciais, como as necessidades básicas de segurança, amparo, proteção, aceitação”, explica a psicóloga.

E, para quem está pensando em se organizar para ajudar alguém, Lenise dá uma dica:
“Quem pensa em ajudar alguém precisa estar atento a realidade da pessoa a ser ajudada. Ao oferecermos um auxílio é importante considerar o que é de fato que a pessoa está necessitando. Muitas vezes com o objetivo de ajudar oferecemos o que na nossa concepção e crenças é ajuda, mas nem sempre coincide com a real necessidade de quem precisa”.

Para agradar o amigo secreto
Boas alternativas e sugestões que auxiliam na hora de comprar uma lembrança para um familiar ou amigo
Muitas confraternizações, encontro entre amigos e familiares, festas no trabalho e, quando se percebe, somam-se vários presentes a ser comprados para os tradicionais “amigos secretos”. E, o que deveria ser um simples momento de confraternização, transforma-se em um dilema complicado de resolver com a dificuldade em comprar um presente que agrade a quem irá receber e que, também, não seja um problema no orçamento financeiro. Pensando nisso, garimpamos algumas sugestões em busca dos presentes criativos e também tradicionais, perfeitos para quem não quer errar na hora de presentear.

Não há quem não goste de ganhar chocolates. Eles adoçam a vida, satisfazem homens e mulheres e são uma ótima alternativa. Fique atento somente se o seu amigo secreto não possui nenhuma restrição alimentar ou está em dieta, nesses casos é melhor procurar outro presente

Elegantes, os vinhos e espumantes, além de ser uma boa sugestão de presente para homens e mulheres, combinam perfeitamente com o período de festas do final do ano

Para as mulheres, uma boa maquiagem, creme hidratante ou produto de beleza também costuma agradar a maioria. Se o presenteado for homem, vale investir em um creme de barbear, um pós-barba ou um perfume discreto

Livros, CDs e DVDs também são sugestões interessantes, mas para acertar você vai precisar investigar um pouquinho os gostos e preferencias do presenteado. Vale também apostar nos clássicos

Os chinelos de dedo, tradicionais companheiros do verão, são um presente descontraído e diferente. As opções de cores e estampas são infinitas e agradam a todos os estilos




 Ontem, dia 27, a jornalista e colunista da Zero Hora, Mariana Kalil, lançou em Bagé, seu livro “Tudo tem uma primeira vez”, que apresenta 28 crônicas bem humoradas sobre histórias inusitadas e de fácil identificação. O coquetel de lançamento aconteceu na loja Solaetela, de Leilah Kalil Castro.

Amanhã, dia 29, o Sesc e a Unimed promovem corrida e caminhada de aventura e lazer, com dois percursos diferentes. A largada acontece às 9h no Ginásio Presidente Médici, o Militão.

A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, recebeu três medalhas do 9º Concurso do Espumante Brasileiro. Os espumantes Poesia do Pampa Brut e Guatambu Nature, safra 2014, foram selecionados na categoria Ouro, e o Poesia do Pampa Demi-Sec, recebeu medalha de Prata.

Por falar em vinhos de excelência, a vinícola Batalha, de Candiota, lançou recentemente sua espumante Nature, produzida pelo método tradicional de fermentação na própria garrafa e com 18 meses de repouso na segunda fermentação. Também é uma ótima sugestão para as festas de fim de ano.

No próximo dia 13 de dezembro, domingo, a Bio Center Centro de Danças apresentará seu espetáculo anual, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, às 20h. O tema deste ano leva o título de “Era uma vez”, dos contos de fadas para o palco. Os ingressos já estão à venda com as alunas. Quem preferir adquirir no dia do show, também contará com convites à disposição.

 Professora Ana Fernandes, e Suzana Curi Jorge, coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp, na festa dos 25 anos do curso no restaurante Betemps. Clic Tiago Rolim



Prestigiando o evento Alquimia dos Sabores, Carmem e Antônio Cougo
  

Ademir Souza e Ana Lúcia Dalé Souza. Clics Viviane Becker

Ela é destaque por onde passa. Nossa querida Marcia Duro Mello recebeu recentemente, na cidade de Estrela, a comenda “Personalidade Gaúcha”, pelo incentivo à cultura local e regional. Parabéns! Título mais do que merecido
  

Deivid Goulart, Rafael Gomes e Julia Ingrid, alunos vencedores do I Concurso de Pintura Infantil, promovido pela artista plástica, Vone Garcia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bagé. O concurso reuniu trabalhos incríveis, que exigiram muito dos jurados

 
A diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, Anacarla Flores, ao lado da artista plástica, Vone Garcia, durante a entrega da premiação, no dia 17. Clics feitos por Marcia Duro Mello

Dezembro vem chegando e, como ele, o desejo de estar com a família, com os amigos e pessoas queridas. Hora também de muita criatividade para elaborar os pratos e petiscos que serão servidos nesses encontros. Boas sugestões ajudam a surpreender os convidados e tornar as festas ainda mais agradáveis.

Espetinhos

Ingredientes
10 bolas pequenas de mussarela de búfala
10 tomatinhos cereja ou grape
Folhas de manjericão
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Palitos de dente
Modo de Fazer
Em cada palito de dente espete 1 folha de manjericão, um tomatinho, 1 bola pequena de mussarela de búfala e outra folha de manjericão. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva.

Cestinhas de presunto e queijo

Ingredientes
Massa de pastel
Presunto e queijo
Orégano
Tomatinhos
Modo de Fazer
Acomode a massa de pastel em forminhas de brownie. Recheie com pedaços de mussarela, presunto, orégano e tomatinhos. Leve ao forno preaquecido até dourar. Decore com os tomatinhos.

Palmier ao pesto de manjericão

Ingredientes
1 pacote de massa folhada laminada
1/2 maço de manjericão
1 dentes de alho
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
30g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Modo de Fazer
Tire a massa folhada do congelador 30 minutos antes de usar. Bata no liquidificador o azeite, as folhas de manjericão, o alho e o queijo ralado. Abra a massa folhada o coloque essa mistura espalhando bem. Salpique um pouquinho de sal. Dobre as duas extremidades até o meio. Dobre novamente uma sobre a outra (fica um rolo). Com uma faca afiada corte as bolachinhas não muito grossas. Coloque em uma assadeira antiaderente e asse em forno preaquecido em temperatura média. Depois de uns 10 minutos no forno, se já estiver dourada, vire e doure do outro lado.

Paçoquinha de colher

Ingredientes
10 paçocas amassadas
5 colheres de sopa de leite em pó
1 lata de creme de leite
3 paçocas esfareladas
Modo de preparo
Misture as paçocas amassadas com o leite em pó. Va acrescentando o creme de leite aos poucos até a mistura ficar cremosa. Sirva em porções em copinhos e decore com as paçocas esfareladas.

Kids e Teens


As irmãs Bruna e Jéssica Borges. Bruna é apaixonada pelos personagens do desenho Frozen e, Jéssica, aproveitou o aniversário da prima Laura, para visitar o Rio de Janeiro

Atividade
As férias estão começando e, logo, você terá tempo de sobra para brincar e se divertir. Para já ir entrando no clima, o que você acha de pintar o desenho e já começar a programar tudo o que você deseja fazer nas férias?

Solidariedade desde a infância
Se incentivados, as crianças podem tornar-se adultos ainda mais éticos e conscientes do seu papel na sociedade

Se desejamos um mundo mais justo e amoroso para todas as pessoas, nada melhor do que começar a incentivar a solidariedade entre as crianças, desde os primeiros anos, para formarmos adultos mais conscientes do seu papel na sociedade e capazes de pensar e agir para ajudar outras pessoas. São atitudes simples, do dia-a-dia que tornam as crianças capazes de compreender a importância de ajudar.

Exercício diário e de todos
O conceito de solidariedade deve ser construído por meio do convívio social, dia após dia, pois é no cotidiano que as crianças desenvolvem suas virtudes. Ele precisa ser um trabalho da família e da escola, comprometidos com o objetivo de formar um cidadão de bem, em todas as oportunidades. O exemplo também é fundamental. Os pais devem exercitar a solidariedade entre eles, com seus filhos, vizinhos, amigos e outros familiares. O exemplo é o exercício que mais incentiva a interiorização dos valores nas crianças. É necessário ensinar as crianças a se colocarem no lugar do outro. A partir dos 2 anos de idade, as crianças já começam a ter mais consciência do outro, de condutas como compartilhar, ajudar, colaborar, etc. Esse é um bom momento para começar.

Compartilhar
As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire-o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar. Buscar outra alternativa ou comprar um brinquedo igual para cada filho só ensina sobre individualismo e egoísmo, impedindo que a criança perceba e enxergue as necessidades do outro. O diálogo é fundamental e ajuda as crianças a entenderem o está bem e o que está ruim, como também o que eles poderiam fazer para colaborar, ajudar ou cooperar.

Encorajar
Sempre que houver a possibilidade da criança exercer a sua solidariedade, é fundamental que ela seja encorajada e tenha sua atitude valorizada. Pequenos gestos como preocupar-se com os amigos, emprestar o material escolar para quem tenha esquecido, compartilhar brinquedos e brincadeiras e outras, já são pequenas atitudes que ajudam. Comentar algumas situações ou acontecimentos que reforcem a importância da solidariedade e do que essa atitude gerou em quem recebeu esse valor, ajudará a criança a entender que tanto quem é solidário como quem recebe solidariedade são presenteados.

Mercado dos veículos seminovos em alta
Vendas já registram um aumento de 20% em relação ao mesmo período em 2014

Muitas são as vantagens de quem opta por um veículo seminovo que, nos últimos meses, vão além do preço mais competitivo e da ampla variedade a pronta entrega, atingindo a possibilidade de melhores negócios em função do bom momento vivido pelo setor que já registra um aumento de vendas em torno de 20% em relação ao mesmo período de 2014. O supervisor de seminovos da concessionária Tterrasul, Jefferson Collares, explica que o mercado está aquecido e que a concessionária tem investido muito no segmento.
“Optamos por produtos com qualidade superior e excelente estado de conservação, para oferecermos sempre as melhores e mais variadas opções para nossos clientes. A garantia dos veículos é outro diferencial, que proporciona mais segurança aos clientes, oferecendo uma garantia diferenciada que vai além da exigida por lei”, explica Collares.

A Tterrasul já ganhou a confiança da região sendo líder de mercado na venda de veículos 0km à 17 anos, e investe forte para também ser uma referencia em venda de veículos seminovos, garantindo a confiabilidade e segurança para quem opta por adquirir um veículo seminovo do seu estoque.

- Produtores gaúchos intensificam plantio do arroz
Apesar do tempo úmido e por vezes chuvoso, os produtores de arroz tentam finalizar o plantio dentro do prazo hábil que, na maioria das zonas produtoras, se encerra neste mês de novembro. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, mais de 60% da área projetada para este ano já foi plantada, contra uma média de 86%. Apesar dos pequenos períodos de umidade do solo, adequada para o plantio da soja, os produtores concentraram esforços para aproveitar ao máximo o tempo para a implantação da cultura. A realização do plantio com o solo no limite da umidade para a operação preocupou os produtores, pois após o plantio ocorreram fortes chuvas, provocando escorrimento superficial das águas, carreando solo, fertilizantes, sementes e matéria orgânica. Lavouras com baixa quantidade de palha e semeadas no dia anterior às fortes chuvas apresentam baixa emergência de plantas. As lavouras já emergidas apresentam desenvolvimento lento pelo excesso de umidade e baixa luminosidade.

Sucesso no 9º Jantar Luz
Mais de 300 pessoas compareceram no Jantar Luz, realizado na sede social do Clube Caixeiral pelo Caminho da Luz com o objetivo de arrecadação de recursos para auxiliar no complemento do pagamento do 13º salário dos funcionários da instituição. Todos os ingressos para a nona edição do Jantar Luz foram vendidos. Na oportunidade houve a apresentação da coreografia “Gritos de Liberdade” apresentada pela Oficina de Dança Caminho da Luz. Outro momento marcante foi o lançamento da revista Caminhada, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da instituição. A publicação conta a história dos 56 anos da entidade, a luta para manutenção e prestação de serviços à comunidade regional e a estrutura dos atendimentos oferecidos à população. O público presente recebeu exemplares da revista para acompanhar como são realizados os atendimentos, considerados modelo dentro do Rio Grande do Sul pelo carinho e dedicação dos profissionais envolvidos e pela satisfação de assistidos e seus familiares. “A revista é uma forma de prestar contas à comunidade de como são nossos serviços e tudo o que fazemos para manter a instituição e ampliar os atendimentos”, ressaltou o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas. A Fazenda São José foi a responsável pelo buffet da noite e, a sonorização e animação foram realizados pelo DJ Flávio Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário