Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Caderno Pampa :: 30 de abril de 2016


PRÓXIMO CADERNO PAMPA: 14 DE MAIO


A gripe, que por muitos anos foi considerada uma doença quase que inofensiva é, hoje, motivo de atenção e alerta devido às consequências que o vírus H1N1 tem causado para grande parte da população. Muitos casos e, algumas mortes, já foram registradas em 2016, reforçando a importância da imunização e da adoção de medidas preventivas para evitar que o vírus continue a circular, principalmente porque estamos nos aproximando do inverno, época em que as pessoas ficam mais suscetíveis a contaminações e complicações por causa da doença. Além da vacina, é fundamental estarmos atentos a medidas de higiene e cuidados em ambientes fechados.
Também nesta edição, uma matéria especial para marcar os 30 anos da loja Nova Era de Bagé. Quem conhece a loja sabe da sua história, que acompanha o desenvolvimento de várias gerações, oferecendo opções para brincar e se divertir. Quem ainda não conhece, está perdendo. É o maior mix da região, em uma loja ampla e mágica. Parabéns Nova Era e obrigada por fazer parte da nossa infância.

Para evitar a gripe
Campanha de vacinação iniciou na segunda-feira, 25, e hoje, 30, em todos os postos de saúde está sendo realizado o “Dia D”

O grande número de casos e, também, de mortes, já registradas em decorrência da contaminação pelo vírus da gripe H1N1 colocou toda a população em alerta para a importância de prevenir-se. Só no Rio Grande do Sul, doze mortes já foram confirmadas, fazendo com que a campanha nacional de vacinação fosse antecipada e, desde o dia 25 de abril, os postos de saúde da região já estão vacinando as pessoas pertencentes aos grupos de risco. Hoje, dia 30, acontece o “Dia D”, com todos os postos de saúde abertos das 8h às 17h, e doses sendo distribuídas em locais estratégicos de cada cidade.

Devem receber a dose da vacina apenas as pessoas que compõem o grupo de risco, que são: idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da área da saúde e pacientes com doenças crônicas. Para os demais, a orientação é para a adoção de medidas de prevenção, evitando ficar em locais fechados ou com aglomeração de público, lavar as mãos, ter uma alimentação saudável, entre outras atitudes que podem contribuir para evitar o vírus. Para quem preferir, a rede particular também dispõe de doses da vacina.

Nas cidades da região, as Secretarias de Saúde são as responsáveis pela organização e distribuição das doses. Em Bagé, além da campanha de vacinação H1N1, a distribuição do antiviral Tamiflu também já está sendo realizada, através de 15 unidades de saúde do município, além do uso em casas hospitalares como Santa Casa, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospital Universitário. No entanto, a secretaria alerta que a medicação não é indicada para todas as pessoas. ''Apenas pessoas que apresentam os sintomas da gripe, e que tenham receita médica, devem procurá-la''. Para o “Dia D” de combate ao H1N1 unidades móveis atenderão a população, das 8h às 20h com a meta de que 80% da população seja vacinada.

Em Candiota, mais de duas mil doses da vacina foram recebidas e, algumas já foram encaminhadas também para o interior do município, visando atender aos pacientes com mais comodidade. Já Hulha Negra conta com mais de 1,7 mil doses e participará da programação do “Dia D”.

Oficina de fotografia em Sant’Ana do Livramento
O fotógrafo Eduardo Rocha realizará entre os dias 13 e 15 de maio um curso de fotografia, desenvolvido especialmente para os amantes do campo, da natureza e de belas imagens. O evento é organizado e promovido pela Cerro Verdes Pousada e Turismo Rural e a fotógrafa Patrícia Obrakat, e já está em sua VI edição, acontece em Sant’Ana do Livramento. A atividade apresenta teoria e prática da fotografia aplicada, em especial para produção de imagens da natureza, passando também por técnicas básicas de fotos em estúdio e edição. “É uma oportunidade para quem tem interesse desenvolver seus conhecimentos e técnicas para aprofundar suas experiências e ferramentas”, revela Rocha. Os alunos poderão conferir parte do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo em viagens em locais como Atacama, Patagônia, África do Sul, entre outros. Outras informações e inscrições podem ser realizadas através do e-mail patobrakat@gmail.com ou do telefone (55) 8115 9785.

Liga de Combate ao Câncer presente na programação do Dia das Mães
Dentro das atividades que marcarão as comemorações pelo Dia das Mães em Bagé, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizará o seu tradicional Pedágio da Esperança no dia 02 de maio. A partir do Pedágio da Esperança, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizará uma série de ações para garantir os recursos financeiros para seus atendimentos. "Só no último mês foram cerca de R$ 18 mil reais para aquisição de medicamentos e pagamento de tratamento de pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade, por isso toda ação voluntária em favor da Liga é bem-vinda", comenta a presidente Márcia Ivanoff.
Outras entidades, empresas e grupos de pessoas participação da programação da Quinzena das Mães, promovida pela Coordenadoria Municipal da Mulher de Bagé.

Aulas de cerâmica e teatro em Candiota
Com o objetivo de oferecer aos alunos uma atividade diferenciada em turno inverso ao escolar, a cidade de Candiota oferece aos seus alunos o projeto “Cerâmica de Candiota na Escola” desde 2012 e, além disso, criou neste ano o projeto “Teatro além da Escola”. Na primeira quinzena de abril, 10 kits de ferramentas e 15 litros de tinta, próprios para a cerâmica, foram entregues aos alunos, dando continuidade ao projeto.
O projeto da cerâmica que começou com 40 alunos, atualmente atende 120 estudantes, que tem no “Ateliê Aberto”, localizado no Centro Cultural, um espaço destinado à pessoas que tenham interesse em trabalhar com este tipo de arte. Já o projeto “Teatro além da Escola”, atende 30 alunos do sexto ao nono ano, das escolas municipais Santa Izabel e Neli Betemps. As aulas acontecem no Centro Cultural, todas as quartas-feiras, das 13h às 15, com foco no corpo e em performance teatral, fugindo das tradicionais peças teatrais.

Conferência Distrital do Rotary define palestrantes
A XXVI Conferência do Distrito 4780 do Rotary, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de maio em Bagé, terá como tema “Viver Rotary: Um presente para o mundo”. A abertura oficial está marcada para a noite de 13 de maio, no Centro Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, local que também sediará palestras e debates durante todo o dia 14. O jantar de encerramento será realizado no Clube Comercial. A Conferência Distrital está sendo organizada pelo Governador Paulo Prates Filho, com apoio e parceria da Universidade da Região da Campanha (URCAMP).
O Presidente do Rotary Internacional anunciou Gilmar Fiebig, do Distrito 4700, como seu representante para Conferência em Bagé. Também já estão definidos os palestrantes do evento, são eles: Henrique Vasconcelos, de Fortaleza/Ceará, Paulo Zanardi, de Curitiba/Paraná e Marcos Netto, de Canoas/ Rio Grande do Sul. A Conferência Distrital vai reunir em Bagé os integrantes dos 49 Clubes de Rotary das 22 cidades da região que fazem parte do Distrito 4780.

30 anos brincando e se divertindo
A loja Nova Era de Bagé está de aniversário e com muitos motivos para comemorar



Uma trajetória de 30 anos, repleta de sorrisos, brincadeiras, diversão e alegria. Essa é a história da loja Nova Era de Bagé, que no dia 03 de maio completa 30 anos. Tudo começou com uma pequena loja localizada no Iporã Center. Lá, o objetivo já era o de oferecer brinquedos para diversas idades e proporcionar a possibilidade de brincar para a criançada. Anos mais tarde, novos itens foram sendo incluídos no mix de produtos, como a linha bebê, os materiais escolares, as pantufas, as bolsas e mochilas e, logo foi preciso buscar uma casa mais ampla para que os sonhos das crianças tivessem um local adequado para ganhar vida. Assim, a loja Nova Era mudou-se para a Avenida Sete de Setembro, no coração de Bagé, e hoje conta com mais de 30.000 itens, atendendo ao público de 0 a 100 anos, com opções para brincar, se divertir ou presentear em todas as datas comemorativas do ano.

E, embora o desejo fundamental da Nova Era seja o de oferecer diversão para todas as idades, as empresárias Renata Malafaia Bernardes e Maria Luisa Pfeifer investem também em outras frentes de trabalho, que resultam em diferenciais expressivos da Nova Era. Um, em especial, diz respeito à gestão de pessoas, já que a loja investe constantemente no treinamento de seus funcionários, focando tanto em questões comportamentais como técnicas, com a presença dos fornecedores, que auxiliam prestando informações sobre os produtos e proporcionam que os colaboradores da Nova Era saibam indicar o brinquedo ideal para cada idade e necessidade. Tais investimentos resultam em melhor atendimento para o consumidor.

Também pensando em melhor atender os seus clientes, a Nova Era faz adequações de horário em datas especiais, assim como lança três encartes anuais (no Dia dos Namorados, das Crianças e Natal) reunindo promoções e lançamentos. Através da mídia e das redes sociais, a loja mantém uma comunicação direta com os seus consumidores, apresentando suas novidades e preços especiais. Outro diferencial interessante da Nova Era é quanto a realização de promoções, já que a loja sempre antecipa-se as datas comemorativas, buscando oferecer  bons preços e condições de pagamento aos pais, que terão a oportunidade de presentear as crianças e ainda economizar.

Para atender a todos os sonhos e desejos das crianças, a Nova Era participa de feiras nacionais e estaduais e antecipa os lançamentos de brinquedos, de modo que se possa encontrar os lançamentos e novidades sempre na loja.
Os cuidados com a vitrine (que recentemente foi reformada para apresentar de melhor maneiras as novidades e atrativos da loja), a oferta de um espaço destinado para as mamães e bebês (com uma cadeira adequada para amamentação e um local para a troca de fraldas), a possibilidade de realizar listas de presente (onde o presenteado escolhe tudo o que gostaria de receber, facilitando a tarefa dos seus convidados na hora de escolher um presente), e a participação constantes em campanhas sociais da cidade, também demonstram a atenção e o zelo da Nova Era em oferecer produtos e serviços diferenciados.

E, para comemorar os 30 anos de história da loja, uma série de promoções (tanto para o público interno como externo da loja) serão realizadas. Além disso, o símbolo da Nova Era, a mancha amarela, estará presente em diversas atividades.

Rede Nicolini de supermercados é destaque em ranking da Agas
Um encontro de mais de 600 convidados do setor supermercadista gaúchos coroou o trabalho dos mais se destacaram no ano passado e consolidou o Ranking Agas no calendário anual de grandes eventos do segmento varejista gaúcho. A entrega do prêmio Ranking Agas 2015 promoveu homenagens a 24 companhias do setor e a cinco agências de publicidade que mais se destacaram por suas campanhas publicitárias no ano passado. Entre os premiados da noite está a rede de supermercados Nicolini que, faixa das marcas que faturam entre R$ 150 e R$ 200 milhões, a empresa bageense foi o que mais cresceu no Rio Grande do Sul.
Criado em 1991, o Ranking Agas é realizado anualmente pela Associação para mapear o desempenho do setor supermercadista no Estado. Há sete anos, a Agas passou a premiar os supermercados gaúchos que mais se sobressaem por seu crescimento, consagrando empresas de todos os tamanhos, divididas em 12 categorias de faturamento. “Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e grandes companhias do autosserviço gaúcho”, explica o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo. Ao todo, 12 empresas supermercadistas foram contempladas por seu crescimento, além de outras 17 homenagens aos supermercados mais antigos do Estado, à rede de compras que mais cresceu, às empresas que abriram novas lojas em 2015 e ao maior empregador.

36ª Exposição Outonal da Raça Crioula de Bagé
O Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, da Associação e Sindicato Rural de Bagé, recebe nos próximos dias 06 a 08 de maio a 36ºª Exposição Outonal da Raça Crioula, evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé. Na programação, está prevista para sexta-feira, a partir das 9h a entrada de animais. No sábado, dia 07, a partir das 9h iniciam a concentração de machos, a admissão dos animais a galpão e a campo, almoço, inicio dos julgamentos e remate campeiro. No domingo os julgamentos iniciam às 9h e às 12h acontece o almoço de encerramento. Outras informações e inscrições podem obtidas no NCCCBagé pelos telefones (53) 3242-0006 ou 9945-6656 e 9976-6256.

Suco de cenoura
Ingredientes
1 cenoura média
1 maçã inteira
½  beterraba
1 talo de aipo
½ pêra
1 punhado de folhas de agrião
1/2 copo de água gelada
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Este suco além de proporcionar o aumento da imunidade, ainda favorece a manutenção do bronzeamento da pele, devido ao nutriente betacaroteno presente na beterraba e a na cenoura.

Suco de maçã com abacaxi
Ingredientes
½ xícara de chá de erva-cidreira picada
¼ de maçã
1 rodela de abacaxi
½ copo de 100 ml de suco de laranja puro
½ copo de água mineral ou filtrada
1 colher de sopa de mel
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, coe apenas se precisar. O suco de maçã com abacaxi é rico em cálcio, vitamina C fósforo e Potássio. Ele hidrata e fortalece o organismo.

Suco de couve com laranja-lima
Ingredientes
Suco de 1 laranja-lima
1 pedaço de 2 cm de gengibre
1 pepino
2 folhas de couve manteiga
1 cenoura grande
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador e beba sem adicionar açúcar. A vitamina C, o cálcio e as fibras da laranja e da couve, juntamente com a vitamina A da cenoura, irão garantir o aumento da imunidade do seu organismo.

Hoje, dia 30, acontece no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza o lançamento do CD “Com violão também se dança”, do grande músico bageense, Marcello Caminha. O evento está marcado para às 21h. Baita programa!

A Guatambu Estância do Vinho sempre nos brindando, literalmente, com novidades. A partir de maio, estará em funcionamento na vinícola um parque solar com 600 painéis foto-voltaicos que servirão para suprir 100% da demanda energética do empreendimento, o que a tornará a primeira vinícola da América Latina a ser movida a energia solar. Que sucesso! Parabéns a família Pötter por mais esse investimento.

Ahhh o Atelier Coletivo... Vai estar de volta dia 07 de maio com showzaaaço do Max Viana. Imperdível! Mais informações pelo 53.9948.1135.


Dia 15 de maio acontece a quarta edição do Encontro Pet, na Praça da Estação, em Bagé. Quem já participou com seu cãozinho ou gatinho sabe que a iniciativa é super bacana. Quem ainda não conferiu, essa é a data. Marquem na agenda, a partir das 14h, do dia 15.


A Miss Bagé Plus Size, Joice Santos, as princesas, Francine Moreira Ferreira e Anita Ribeiro, e a Simpatia, Rosilene Simon, em recente evento de moda. Clic da querida Marcia Duro Mello, sempre presente nos eventos sociais de nossa Bagé


No jantar de lançamento da Boutique do Pampa, que aconteceu no dia 07, no Fenícia Hotel, Cléo Coelho, Valter José Pötter, Franco Alves, Lindonor Peruzzo, Michele Rosa da Silveira e Clori Peruzzo

 Jocimara Gomes, Carla Vargas e Eder Peruzzo acompanhados de Franco e Michele, administradores da proposta. Clics Rosane Coutinho

De Dom Pedrito nos chega o clic (do fotógrafo Diones Alves) da família da bela Ana Carolina Ferreira Stochero, que comemorou no último dia 09 seus 15 anos, com festa assinada pelo competentíssimo cerimonialista, Leonardo Leão. Na foto, Ana Carolina está com os pais Germano e Camilla, e o irmão André Luiz


No dia 12, o escritor e jornalista bageense, Fernando Risch, lançou seu segundo livro, intitulado “Hotel Califórnia”, romance ficcional baseado na letra da música homônima da banda americana de coutry rock, The Eagles. O lançamento oficial aconteceu na livraria Café e Prosa, em Bagé


O belo casal Diego Cuadros e Su Côrrea celebram o seu casamento em uma bonita festa no Clube Cantegril de Bagé na noite de 16 de abril. Felicidades aos noivos. O clic é de Mickael Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário