Páginas

sábado, 11 de junho de 2016

Caderno Pampa :: 11 de junho de 2016


O tradicionalismo ainda é uma das maiores marcas do gaúcho, que preserva e cultiva suas tradições com amor e orgulho. Não à toa, um dos principais concursos do Estado é aquele que elege os mais belos e bem preparados representantes das tradições gaúchas. Neste ano, além do espetáculo natural da competição, a 46ª Ciranda Cultural das Prendas elegeu uma representante da 18ª região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, a jovem Roberta Jacinto, natural de Bagé. Um orgulho para todos os gaúchos, mas especial para os da região do Pampa. Parabéns Roberta, obrigada por tão bem nos representar e ajudar a manter vivas as nossas tradições.

Restaurante e Parrillada La Perdiz inagura no Siñeriz Shopping
Um dos melhores restaurantes do Uruguai, chega a Rivera

A praça de alimentação do Siñeriz Shopping, que recentemente foi reformada e ampliada, passa, a partir do dia 15 de junho, a contar com o Restaurante e Parrillada La Perdiz, sucesso absoluto em Montevidéu, reconhecido pela qualidade dos seus produtos e preço justo. A inauguração acontece dia 15, quando o espaço já estará aberto ao público servindo das 12h ás 15h o almoço e das 19h30 às 24h o jantar.
Além do La Perdiz, a praça de alimentação do Siñeriz Shopping, que a partir da reforma pode ser acessada por dentro e também por fora do shopping, conta também com mais mesas, brinquedos para as crianças, uma nova cafeteria e, em breve, contará com uma nova sorveteria, tudo planejado para oferecer novas opções gastronômicas aos fronteiriços e turistas que visitam as cidades vizinhas de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Bagé altera Dia "D" da Campanha do Agasalho
Atividade será realizada dia 19 de junho
Para que pudesse ter mais tempo para a organização da Campanha do Agasalho 2016, o Dia “D” de Doação foi transferido para o dia 19 de junho. Assim, os pontos de doação foram organizados de maneira que melhor possa atender a comunidade, sendo eles: Urcamp, Círculo Militar, Posto de Saúde Camilo Gomes, Praça de Esportes, Praça Santos Dumont, Praça da Estação, Praça das Carretas, Praça Silveira Martins, Jardim do Castelo, Praça da Matriz, Igreja São Judas e Praça do Cemitério.
Além do dia “D”, será realizado mais um plantão de doações, no dia 16 de junho, no prédio do Prociba, antiga Cobagelã, das 14h às 17 horas.

Sicredi realiza palestras sobre Educação Financeira
Mais de 500 atividades foram realizadas

 O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – participou ativamente da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, que se realizou em maio. Uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e promovida pelo Banco Central e parceiros, a semana teve o objetivo de orientar colaboradores, associados e as comunidades onde o Sicredi está inserido sobre a importância de se fazer um planejamento e gestão da vida financeira.
As cooperativas do Sicredi promoveram 511 atividades em nível nacional, entre palestras, oficinas e cursos. Na região da Sicredi Fronteira Sul foram realizadas 11 palestras em escolas, universidades e entidades, nos municípios da sua área de ação. Reforçando as ações desenvolvidas na Semana de Educação Financeira, o Sicredi também desenvolveu o site sicredinasemanaenef.com.br  onde os usuários podem conferir ferramentas que ajudam a cuidar das finanças de forma consciente e responsável.

1ª Prenda do RS é da 18ª Região do Movimento Tradicionalista
Roberta Jacinto foi a eleita na 46ª Ciranda Cultura das Prendas

Roberta durante a prova escrita

Após o título, a comemoração de amigos, familiares e integrantes da 18ª Região do Movimento Tradicionalista

As representantes das tradições do Rio Grande do Sul foram eleitas durante a 46ª Ciranda Cultural das Prendas, em Passo Fundo, coroando Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto de 20 anos, representante do CTG Prenda Minha de Bagé e da 18ª região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como a primeira prenda da categoria adulta.
“Logo depois do resultado eu procurava palavras que expressassem o que eu estava sentindo, mas, a emoção só me permitiu dizer que se tratava de uma sensação indescritível. Pensei que com o passar do tempo conseguiria explicar qual a real sensação, no entanto, reafirmo aquilo que disse logo após ter sido anunciada como 1ª Prenda: é indescritível. Os sentimentos se mesclam entre euforia, alívio, felicidade, nervosismo, orgulho e satisfação. Além disso, trata-se da concretização de um sonho que transcendeu um objetivo individual. Família, amigos, entidade e região tradicionalista, tornaram-se sonhadores, tanto quanto eu”, lembra Roberta.

A Ciranda Cultural das Prendas é um dos concursos mais tradicionais e concorridos do Rio Grande do Sul e requer anos de preparação. Roberta conta que o preparo é bastante intenso e trabalhoso, exige abdicação de muitas coisas, dentre elas os dias de lazer, mas lembra que é possível manter a rotina de estudos, trabalho e preparação, desde que haja organização.
“Estudamos sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore. Montamos uma mostra folclórica sobre algum tema estipulado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Elaboramos uma prova artística com uma dança tradicional e uma de salão, além de escolher tocar, cantar ou declamar e nos preparamos para a prova oral, que tem o tema sorteado momentos antes da apresentação. É sempre importante mostrar nosso conhecimento e opinião sobre o tema. O tempo de preparação varia de prenda para prenda. E, além disso, apesar de muita gente não crer, eu acredito que as coisas dependem do momento certo para acontecer, além do preparo, que é essencial”, argumenta Roberta, que além de se dedicar ao movimento tradicionalista cursa o 7º semestre do curso de Direito na Universidade Federal de Rio Grande.

Agora, além de se dedicar os estudos e ao movimento tradicionalista, Roberta terá atividades para desenvolver como a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul.
“Meu principal objetivo agora é contribuir com o tradicionalismo de forma eficiente e responsável. Acredito que neste ano, em que o movimento completa seu cinquentenário, o objetivo maior deve ser buscar a real essência do tradicionalismo, reafirmar e colocar em prática os objetivos da Carta de Princípios e da Tese "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo", bem como incitar reflexões. "Por que estamos aqui?", "Qual a função social do tradicionalismo?", "Qual é o meu papel enquanto tradicionalista?", "De onde viemos, o que buscamos, para onde vamos?", "Como podemos melhorar?"; são questionamentos que deverão ser feitos e respondidos a todo momento no intuito de fortalecer nossa instituição. Este será um ano de desafios, inclusive para nós, jovens. O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem muita visibilidade perante à sociedade, fato que causa inquietação e muitas indagações, inclusive questionando justificativas para a sua existência e ideologia. Dessa forma, devemos estar preparados para bem atender a todas as solicitações e responder a todos os questionamentos”, explica.

Dia dos Namorados para as crianças
Pais podem aproveitar o período para tentar compreender como os filhos lidam com o tema

Amanhã é Dia dos Namorados, uma data muito festejada pelos lojistas e a mídia em geral e que pode gerar curiosidade nas crianças. E, como é bastante comum, algumas crianças costumam copiar os hábitos e falas dos adultos e, é bem possível que, uma criança, ao ver todo o apelo que a data possua, queria saber o que é um namorado e, até mesmo, diga que está namorando. Nesta hora, é fundamental o papel dos pais, que devem ser claros sobre o que é namorar, quais as responsabilidades que isto implica e que eles terão muitos anos na vida para namorar, até porque o tal do “namoro”, como eles chamam, nada mais é do que querer ficar perto, pegar na mão, abraçar, ou seja, ter um amigo.
Para que os pequenos entendam o que os adultos querem dizer, não dá para incentivar nem ficar falando no assunto o tempo todo. Pode ir tratando de esquecer aquelas brincadeirinhas do tipo “fala pra sua avó da sua namoradinha” ou “me conta, filha, você namora aquele menino bonitinho da sua sala?”. É aquela velha e boa medida do meio-termo: não pode incentivar nem reprimir demais, ou seja, proibir nunca é uma boa estratégia quando se trata de sexualidade. Quanto mais bola os pais derem para o tema, mais eles reforçam o comportamento, pois a criança saca rapidinho como provocar os adultos. Nesses casos, o papel dos pais é mostrar o que é certo e errado, não simplesmente reprimir as manifestações de afetividade.
Um termômetro para saber se seu filho está passando bem por essa fase de descobertas é a brincadeira, já que criança não namora, só brinca de namorar.



Nas Curtas dessa semana quero registrar a minha participação na 2ª edição da formação de Educação Cooperativa para Jornalistas, que aconteceu em Nova Petrópolis, nos dias 03 e 04, onde representei o Caderno Pampa. Um agradecimento muito especial à equipe de Marketing do Sicredi Fronteira Sul que, gentilmente, me convidou para o curso, cujo qual contou com excelente recepção e condução das atividades propostas pelo setor de comunicação da Central Sicredi Sul. Parabéns a todos da cooperativa de crédito pela iniciativa. Fica a dica para outros colegas também participarem e se inteirarem mais sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das regiões.

No próximo dia 14, terça-feira, o fotógrafo Mickael Freitas realiza a abertura da exposição “Compor com Cor”, que vai mostrar de uma forma diferente um pouco de seu belo trabalho. O evento acontece a partir das 19h, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé.

Ontem, hoje e amanhã, nossa Campanha Gaúcha recebe visitantes de Porto Alegre para um tour regado a boa gastronomia e a excelentes rótulos de vinhos aqui produzidos. É claro que a programação passa pela Guatambu, em Dom Pedrito, no dia hoje, e termina amanhã, com visita às vinícolas Batalha e Bellavista Estate, de Galvão Bueno, localizadas em Candiota, e almoço na vinícola Peruzzo, em Bagé. A promoção é da Vinho e Arte, loja especializada da Capital Gaúcha.

Alunos do curso de História da Urcamp, de Bagé, durante o curso “Desvendando os Segredos do Ceifador: símbolos e representações da morte sob a perspectiva histórica”, que teve início no sábado, dia 04 de junho, e é ministrado pela professora, Dra. Clarisse Ismério. Clic Jeferson Vainer

 Eu e a amiga Viviane Siuch – mamãe da minha afilhada Aléxia – durante o chá de fraldas surpresa que preparamos para elas com muito amor e carinho no dia 22 de maio. Foi super bacana!

Ainda sobre a escolha da Glamour Girl e Glamour Simpatia 2016 da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito, quem também prestigiou o evento foi Rafael Coradini e sua Joana Luz da Rosa

 O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, e sua esposa Suzana Weber. Clics Caroline Duarte

No dia 1º de junho, a Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE, juntamente com outras entidades parceiras, realizou o 2º Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha, que aconteceu no Campus do IFSul, em Bagé. Na foto de Gi Kraemer, o casal presidente da associação, Vinícius e Helena Assumpção, com Renato Collares e Gustavo Reis

 Integrantes do bloco carnavalesco “Os Fora da Casinha” durante jantar beneficente em prol do projeto “Salvar Vidas”, do grupo de apoio à pediatria da Santa Casa de Caridade de Bagé. Atitude que mostra que a união e o bem ao próximo vão muito além do que quatro dias de folia. Clic Roberta Hecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário